You are on page 1of 3

Brasil pode cair em grupo da morte no sorteio da Copa

Seleo anfitri tem 2% de chance de cair em chave complicada e encarar Itlia, Frana ou Inglaterra Jornal Correio da Paraba
Reproduo

Aldo Rebelo

As regras definidas pela Fifa (Federao Internacional de Futebol) para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que ser realiza do nesta sexta-feira (6), na Costa do Saupe, na Bahia, mantiveram a possibilidade de um dos oito grupos do torneio ter trs campees do mundo, formando um supergrupo da morte. O Brasil, como cabea de chave, poderia cair num possvel supergrupo, com outros dois europeus campees mundiais como Frana e Itlia, por exemplo.

Segundo clculo do professor da Unicamp, Sebastio de Amorim, engenheiro e PhD em estatstica, a probabilidade de um grupo com trs selees que j venceram a Copa do Mundo se formar de 6,25%. J a chance do Brasil estar nele de 2,08%. Com a seleo brasileira so trs combinaes possveis [de um supergrupo]: com Itlia e Inglaterra, com Itlia e Frana ou com Inglaterra e Frana, disse. A Fifa criou um critrio para o sorteio para evitar que haja um grupo com trs europeus ou outro com dois sul-americanos. A principal novidade a existncia de um pote, o 4, formado por nove selees, todas europeias. Uma equipe desse grupo ser sorteada e ir para o pote 2, que a princpio est com sete selees (cinco africanas e duas sulamericanas). desse sorteio paralelo que surge a chance de um grupo com trs campees mundiais. Empresa lana a Brazuca, bola oficial da Copa A Adidas apresentou a Brazuca, bola oficial da Copa do Mundo de 2014, com um show de luzes. A substituta da Jabulani foi lanada em uma projeo 3D de imagens nos muros do Parque Lage, em festa na zona Sul do Rio de Janeiro. Canhes de luz mostravam todos os modelos lanados desde a Copa de 1970 at a atual. A bola tem formas curvilneas nas cores verde, laranja e azul, inspiradas na fita do Senhor do Bonfim e simbolizam a paixo e alegria do futebol brasileiro, segundo a empresa alem. O produto, que j havia vazado em blogs na internet, foi apresentado pelo ex-jogador Cafu, capito do pentacampeonato da seleo brasileira, pelo meia Seedorf, do Botafogo, e pelo atacante Hernane, do Flamengo. A Brazuca foi testada durante dois anos e meio por 600 jogadores de 30 times de dez pases do mundo. Segundo a Adidas, a bola que mais foi posta experimentada no mundo antes de um lanamento. Ela tem a mesma estrutura da Tango 12, usada na Eurocopa de 2012, e da Cafusa, bola da Copa das Confederaes deste ano. O preo inicial de R$ 399. Jogadores patrocinados pela empresa alem como Barcos e Z Roberto, do Grmio, Josu, Victor e Leonardo Silva, do Atltico-MG tambm participaram do lanamento como convidados. O holands Seedorf, que teve apario rpida no evento e no concedeu coletiva, ao contrrio de Hernane e Cafu, disse que a presena da torcida poder ser o diferencial para a seleo brasileira na Copa de 2014.

O Brasil tem essa coisa especial, essa energia que foi mostrada na Copa das Confederaes. O Brasil todo est acreditando, dando energia Seleo. Isso vai ser o diferencial para a seleo brasileira que, claro, tem muito talento em campo. Mas esse diferencial vai ajudar muito. O nome Brazuca foi escolhido em votao popular realizada via internet e ganhou com 77,8%, uma boa vantagem com relao aos outros nomes, Bossa Nova e Carnavalesca. Ela rolar pela primeira vez no dia 12 de junho.

You might also like