You are on page 1of 5

www.pciconcursos.com.

br

||MJ13_CBNS01_01N570620||

CESPE/UnB MJ/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, nafolha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliamnoes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 11
1

Segundo o filsofo Rancire, para que haja democracia, a poltica no se deve caracterizar como um regime policial.

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

Marilena Chaui, filsofa brasileira, afirma que, para a classe dominante brasileira (os liberais), democracia o regime da lei e da ordem. Para a filsofa, no entanto, a democracia o nico regime poltico no qual os conflitos so considerados o princpio mesmo de seu funcionamento: impedir a expresso dos conflitos sociais seria destruir a democracia. O filsofo francs Jacques Rancire critica a ideia de democracia que tem estruturado nossa vida social regida por uma ordem policial, segundo ele , devido ao fato de ela se distanciar do que seria sua razo de ser: a instituio da poltica. Estamos acomodados por acreditar que a poltica isso que est a: variadas formas de acordo social a partir das disputas entre interesses, resolvidas por um conjunto de aes e normas institucionais. Essa ideia empobrecida do que seja a poltica est, para o autor, mais prxima da ideia de polcia, j que diz respeito ao controle e vigilncia dos comportamentos humanos e sua distribuio nas diferentes pores do territrio, cumprindo funes consideradas mais ou menos adequadas ordem vigente. Estamos geralmente to hipnotizados pela necessidade de um compromisso para se alcanar o bem comum e pela opinio de que as instituies sociais j esto fazendo todo o possvel para isso, que no conseguimos perceber nossa contribuio na legitimao dessa poltica policial que administra alguns corpos e torna invisveis outros. O conceito de poltica trabalhado pelo autor traz como princpio a igualdade. Uma igualdade que no est l como sonho a ser alcanado um dia, mas que uma potencialidade que s ganha realidade se atualizada no aqui e agora. E essa atualizao se d por aes que iro construir a possibilidade de os no contados serem levados em conta, serem considerados nesse princpio bsico e radical de igualdade. Para alm dos movimentos sociais, existem os ainda-sem-nome e ainda-sem-movimento. Diz o autor que a poltica a reivindicao da parte daqueles que no tm parte; poltica se faz reivindicando o que no nosso pelo sistema de direitos dominantes, criando, assim, um campo de contestao. Em uma sociedade em que os que no tm parte so a maior parte, preciso fazer poltica.
Marco Antonio Sampaio Malagodi. Geografias do dissenso: sobre conflitos, justia ambiental e cartografia social no Brasil. In: Espao e economia: Revista Brasileira de Geografia Econmica. jan./2012. Internet: <http://espacoeconomia.revues.org/136> (com adaptaes).

Os integrantes da sociedade que no so levados em conta (R.31) devem ser representados pelos movimentos sociais existentes para que tenham suas necessidades atendidas e, de fato, sejam tratados com igualdade, segundo o filsofo francs.

O texto defende a ideia de que a sociedade brasileira conforma-se com o sistema poltico vigente e, por essa razo, no reivindica mudanas.

Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas lingusticas do texto.


5

As formas verbais compostas esto fazendo (R.22) e iro construir (R.30) poderiam ser substitudas, respectivamente, pelas formas verbais simples fazem e construiro, uma vez que so equivalentes em sentido. A expresso no qual (R.4) poderia ser substituda pelo vocbulo onde, sem prejuzo para a correo e para as ideias do texto. A correo do texto seria mantida caso o pronome se (R.10), em vez de anteceder, passasse a ocupar a posio imediatamente posterior ao verbo: devido ao fato de ela distanciar-se. No trecho devido ao fato (...) da poltica (R.9-11), mantendo-se as ideias e a correo do texto, a expresso nominal a instituio da poltica poderia ser transformada em orao, desde que o sinal de dois-pontos que a antecede fosse substitudo por vrgula, da seguinte forma: por ela se distanciar do que seria sua razo de ser, que a instituio da poltica.

O emprego do sinal indicativo de crase na expresso respeito ao controle e vigilncia dos comportamentos humanos (R.16-17) facultativo.

10

A orao reduzida cumprindo funes (...) ordem vigente (R.18-19) poderia ser reescrita, sem alterao das ideias ou prejuzo para a correo gramatical do texto, da seguinte forma: de forma a cumprir funes, de certa forma, conformadas sociedade vigente.

Com base nas ideias do texto, julgue os itens de 1 a 4.


1

O emprego da locuo no entanto (R.3) evidencia que a ideia de Marilena Chau acerca do conceito de democracia diverge da ideia de democracia que a autora atribui classe dominante brasileira.

11

O sentido original do texto seria alterado caso se inserisse uma vrgula imediatamente aps a palavra policial (R.24).
1

www.pciconcursos.com.br

||MJ13_CBNS01_01N570620||
1

CESPE/UnB MJ/2013

A Constituio Federal de 1988 prev que o cidado que comprovar insuficincia de recursos tem direito a assistncia jurdica integral e gratuita. Em outras palavras, o

Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das caractersticas das comunicaes oficiais.
16

brasileiro ou o estrangeiro que no tiverem condies de pagar honorrios de um advogado e os custos de um processo tm disposio a ajuda do Estado brasileiro, por meio da defensoria

pblica. Podem ter acesso ao servio pessoas com renda familiar inferior ao limite de iseno do imposto de renda.
17

Somente as comunicaes dirigidas aos chefes de poder recebero o vocativo Excelentssimo Senhor. As comunicaes dirigidas s demais autoridades tratadas pelo pronome Vossa Excelncia tero como vocativo Senhor, seguido do respectivo cargo. Caso os ministros da Justia e da Educao queiram propor medida ao presidente da Repblica, eles devero encaminh-la por meio de uma exposio de motivos interministerial, a qual deve ser assinada por ambos. Para tratar de assuntos oficiais internos aos rgos da administrao pblica, os documentos oficiais mais adequados so o aviso e o memorando, os quais apresentam estrutura praticamente idntica. Telegrama e correio eletrnico tm em comum a flexibilidade em sua forma estrutural, a celeridade da transmisso de informao e o baixo custo. Esses meios diferenciam-se, principalmente, pelo fato de que o correio eletrnico prescinde de certificao digital que ateste a identidade do remetente, conforme determina a lei.

10

No

entanto,

se deve

esse

patamar

for que com

ultrapassado, tem

o
18

indivduo

c o mp r o v a r despesas

gasto s

extraordinrios,
13

como

medicamentos

e alimentao especial. A assistncia gratuita inclui orientao e defesa jurdica, divulgao de informaes sobre direitos e deveres,
19

16

preveno da violncia e patrocnio de causas perante o Poder Judicirio desde o juiz de primeiro grau at as instncias superiores, inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF). Com

19

a assistncia jurdica gratuita, o indivduo conhece um pouco mais sobre seus direitos e deveres e tem acesso justia para exercer sua cidadania.
Internet: <www.brasil.gov.br> (com adaptaes).

Julgue os prximos itens, acerca de redes de computadores, do programa de correio eletrnico Outlook Express e do Microsoft Office 2013.
20

Julgue os itens a seguir, referentes estrutura lingustica e s ideias do texto acima.


12 21

Durante a edio de um texto no Microsoft Word 2013, caso haja necessidade de substituio de uma palavra por outra com o mesmo significado, pode-se fazer uso do dicionrio de sinnimos, acessvel no menu Editar. Uma rede local (LAN) permite conectar um nmero reduzido de computadores entre si, uma vez que ela usada para comunicao em uma rea geograficamente pequena. A recomendao tcnica de que esse nmero no ultrapasse cem computadores. No Outlook Express, existem algumas pastas padro, como, por exemplo, a pasta Caixa de sada, que destinada a armazenar os emails que foram criados e que ainda no foram enviados aos destinatrios. possvel, por meio dessa pasta, agendar um horrio para o envio dos emails.

O trecho A assistncia gratuita (...) Poder Judicirio (R.14-17) pode ser reescrito, mantendo-se a correo e as ideias do texto, da seguinte forma: A assistncia gratuita inclui: orientao, defesa jurdica, divulgao de informaes sobre direitos e deveres, preveno da violncia e patrocnio de causas frente ao Poder Judicirio.
22

13

As duas ocorrncias de sinal indicativo de crase no texto (R.5 e 20) so obrigatrias.

Julgue os itens seguintes, relativos a procedimentos de segurana da informao e utilizao do firewall.


23

14

O governo brasileiro oferece o mesmo tipo de assistncia a brasileiros e estrangeiros que residam em territrio nacional e comprovem insuficincia de recursos.

Uma das formas de um servidor pblico proteger as informaes confidenciais de uma organizao impedir que pessoas no autorizadas acessem seu ambiente de trabalho e utilizem seu computador. Um firewall um software que realiza anlises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteo requeridas pela rede e pelas informaes nela disponveis.
2

15

A supresso do acento grfico da forma verbal tm (R.5) no prejudicaria a correo gramatical do perodo, uma vez que o verbo pode apresentar concordncia com a ideia singular de brasileiro (R.4) ou de estrangeiro (R.4) ou com a ideia plural de o brasileiro ou o estrangeiro (R.3-4).

24

www.pciconcursos.com.br

||MJ13_CBNS01_01N570620||

CESPE/UnB MJ/2013
RASCUNHO

Para a tramitao de processos protocolados, determinado tribunal adota a metodologia apresentada a seguir: C todos os processos referentes apenas administrao pblica so encaminhados seo A; C todos os processos referentes apenas a entidades privadas so encaminhados seo B; C todos os processos que envolvem administrao pblica e privada so encaminhados seo C e, aps anlise, so encaminhados seo A ou B; C todos os processos que chegam seo A, provenientes de C, so, posteriormente, encaminhados para B, e todos os processos que chegam seo B, provenientes de C, so posteriormente encaminhados para A. C todos os processos que chegam seo A, que no sejam provenientes diretamente da seo C, so analisados por Francisco; C todos os processos que chegam seo B, que no so provenientes diretamente da seo C, so analisados por Rute ou Mateus; C Francisco, Rute e Mateus analisam apenas processos que no sejam provenientes diretamente da seo C. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes.
25

Um processo que for enviado da seo C para a seo B ser necessariamente analisado por Francisco. Se, de sete processos que chegarem seo B, apenas dois deles forem encaminhados diretamente pela seo C, ento a quantidade de formas distintas de escolha do servidor (Francisco, Mateus ou Rute) que analisar esses processos ser superior a 15. Considerando que, em determinado dia, foram protocolados 50 processos, dos quais, 28 faziam referncia administrao pblica e 40, a entidades privadas, ento, nesse dia, a quantidade de processos que faziam referncia exclusivamente administrao pblica foi superior a 12. Nenhum dos processos analisados por Francisco se refere exclusivamente a entidades privadas. Caso dois processos sejam aleatoriamente selecionados de uma lista que contenha 10 processos relativos exclusivamente administrao pblica, 10 relativos exclusivamente a entidades privadas e 20 relativos aos dois setores, a probabilidade de esses dois processos se referir exclusivamente ao setor pblico ser igual a .

26

27

28

29

No tocante aplicabilidade e eficcia dos direitos fundamentais, julgue os itens seguintes.


30

Segundo jurisprudncia firmada pelo STF mediante aprovao de smula vinculante acerca da matria, somente ser admissvel o uso de algemas quando houver necessidade de transporte do preso para ser conduzido at delegacia, presdio ou mesmo sala de audincias, justamente pelo fato de se expor a perigo a autoridade policial, colocando em risco a sua integridade fsica. O direito tutela jurisdicional efetiva tem o condo de direcionar a atuao do juiz, vinculando-o em seu modo de proceder, j que seu dever empregar a tcnica processual adequada ao caso concreto.
3

31

www.pciconcursos.com.br

||MJ13_CBNS01_01N570620||

CESPE/UnB MJ/2013
40

Em relao s atribuies e s competncias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, julgue os prximos itens.
32

O Superior Tribunal de Justia tem competncia para processar e julgar originariamente mandado de segurana contra seus prprios atos. O presidente do Conselho Nacional de Justia ser o presidente do STF; e, nas suas ausncias e impedimentos, o substituto ser o presidente do Superior Tribunal de Justia. Se, por iniciativa de um deputado federal, o Congresso Nacional aprovar lei ordinria que insira dispositivo legal no texto da Lei n. 8.112/1990, para criar gratificao destinada a remunerar todos os servidores pblicos que exeram atividade em regio de fronteira, o presidente da Repblica dever sancionar a referida lei ordinria, tornando-a vigente a partir da sua publicao, j que ela se encontra em conformidade com a Constituio Federal. Diante de duas interpretaes possveis de lei ou ato normativo federal ou estadual, deve ser adotada a interpretao compatvel com a Constituio Federal, sendo admitida tambm a declarao de inconstitucionalidade daquela que se encontre em dissonncia com o texto constitucional, por meio de ao direta de inconstitucionalidade perante o STF. Constatada a violao do direito de pessoas carentes, em face da publicao de lei federal voltada para a regulamentao da previdncia social que impea o acesso dos cidados a informaes de seu interesse particular perante rgos do Instituto Nacional do Seguro Social, o defensor pblico geral federal ter legitimidade para ajuizar ao direta de inconstitucionalidade perante o STF. Contudo, tal providncia no impedir que cada cidado possa individualmente impetrar habeas data para resguardar o seu direito. Se, diante das recentes manifestaes populares, a presidenta da Repblica editar medida provisria, tornando vinculantes os efeitos das decises que, no caso concreto, sejam tomadas pelos juzes em primeira instncia, com a impositiva necessidade da observncia dos casos julgados pelo STF, denominados leading case, ento, nessa situao hipottica, dentro do prazo legal, o Congresso Nacional dever ratificar a referida medida por meio da converso desta em lei ordinria, e a presidenta sancionar o texto normativo, passando a nova lei a vigorar a partir de sua publicao.

Instaurado processo de ofcio pela comisso de tica para apurao de prtica de ato em desrespeito s normas ticas, no haver ilegalidade em ser mantida, para esse processo, a chancela de reservado, at que ele seja concludo. O referido cdigo de tica no considera servidora pblica a pessoa que presta servio de natureza eventual e sem remunerao a entidade da administrao pblica indireta.

41

33

34

Com relao ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, julgue o item abaixo.
42

O fortalecimento das aes de enfrentamento ao uso de crack e outras drogas ilcitas envolve a estruturao, a integrao, a articulao e a ampliao das aes voltadas preveno do uso e ao tratamento dos usurios, mas no contempla a ampliao das redes de ateno sade em benefcio do usurio, haja vista o dever do poder pblico de dar tratamento igualitrio a toda a comunidade.

35

Com relao ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.


43

Os princpios fundamentais orientadores de toda a atividade da administrao pblica encontram-se explicitamente no texto da Constituio Federal, como o caso do princpio da supremacia do interesse pblico. Nos termos da Lei n. 8.666/1993, h apenas dois critrios para julgamento das propostas dos interessados em participar de certame licitatrio: o menor preo, que seleciona a proposta mais vantajosa para a administrao; e a tcnica e preo, que utilizada para servios de natureza predominantemente intelectual. Embora institua normas para licitaes e contratos da administrao pblica, as disposies da Lei n. 8.666/1993 aplicam-se, no que couber, aos convnios, acordos, ajustes e outros instrumentos congneres celebrados por rgos e entidades da administrao. Considerando-se que o poder administrativo disciplinar discricionrio, a administrao tem a liberdade de escolha entre punir e no punir a suposta infrao cometida por servidor pbico. O Poder Judicirio pode examinar atos da administrao pblica de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionrios, mas sempre sob os aspectos da legalidade e, tambm, da moralidade. O Poder Executivo compe, junto com o Poder Legislativo, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico, a quadripartio de poderes no Estado brasileiro.

36

44

45

37

46

47

A respeito do acesso informao por parte dos cidados e do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens de 38 a 41.
38

48

Caso determinado servidor do Ministrio da Justia tenha dvidas a respeito de qual opo escolher entre as disponveis, a lei estabelece que, com base no seu senso de justia e acuidade, dever optar pela que se apresente mais razovel. Considere que determinado cidado tenha apresentado petio no Ministrio da Justia insurgindo-se contra o fato de no ter sido divulgado no stio oficial do rgo na Internet programa elaborado com vistas ao combate s drogas. Nesse caso, tem razo o requerente, haja vista que a divulgao do programa no stio obrigatria.

Com relao aos agentes pblicos e improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem conforme entendimento do Superior Tribunal de Justia.
49

39

No devido o pagamento de auxlio-transporte ao servidor pblico que utiliza veculo prprio no deslocamento para o trabalho. Para a caracterizao de ato de improbidade por ofensa a princpios da administrao pblica, exige-se a demonstrao do dolo lato sensu ou genrico.
4

50

www.pciconcursos.com.br

You might also like