You are on page 1of 6

RESUMO MARINA LOPES

A Fora Normativa HESSE, Konrad -IFerdinand Lassalle Tese: entendia que as questes constitucionais eram originariamente polticas; e, no, jurdicas. Constituio Real Expresso da correlao de foras resultantes dos fatores reais de poder dominante. Em um conflito entre as Constituies, a Escrita sucumbiria diante dos fatores reais de poder dominante. Realidade Fluida e Irracional Pontos acerca da concepo de Lassalle: Constituio: expresso das relaes do poder Militar (Foras Armadas), Social (latifundirios), Econmico (grande indstria e grande capital) e Intelectual (conscincia e cultura gerais). Estes fatores conjugados produziriam relaes fticas que integrariam a fora ativa das leis e das instituies da sociedade. Sua concepo tem confirmao aparente na experincia histrica. que tanto na prxis poltica cotidiana, quanto nas questes fundamentais do Estado, o poder da fora se mostrou superior ao das normas jurdicas, de maneira que a normatividade ficou submetida realidade ftica. Apresenta uma permanente situao de conflito entre a Constituio Jurdica e a Constituio Real em que aquela sucumbe cotidianamente em face desta. Entende que o Direito Constitucional est em contradio com a prpria essncia da Constituio e que, portanto, no tem valor enquanto cincia jurdica, sendo simples justificador das relaes de poder dominantes quando Se a Cincia da Constituio adotasse o modelo segundo o qual a Constituio Real fosse decisiva, perderia seu carter normativo e se igualaria s demais cincias da realidade (Sociologia, Cincia Poltica...). A doutrina de Lassalle falha por negar que a Constituio contm uma fora prpria, motivadora e ordenadora da vida do Estado. Constituio Jurdica Documento escrito que, segundo Lassalle, no passava de um pedao de papel. Precisa ser compatvel Constituio Real para ter capacidade de regular e motivar. Norma esttica e racional

RESUMO MARINA LOPES

- II Konrad Hesse Entende que entre a realidade e a Constituio jurdica, h um condicionamento recproco, ou seja, existe uma relao intensa entre a ordenao jurdica e a realidade poltico-social.
O pensamento constitucional do passado recente marcado pelo isolamento entre norma e realidade como pode ser constatado no positivismo jurdico (Paul Laband e Georg Jellinek) e no positivismo sociolgico (Carl Schmitt).

Duas posies extremadas: a) Uma norma despida de qualquer elemento da realidade; b) Uma realidade sem qualquer elemento normativo. Pontos relevantes acerca da concepo de Hesse: Importante: a Constituio determinada pela realidade e determinante em relao a ela e no pode ser imposta aos homens. A norma constitucional no tem existncia autnoma em face da realidade, pois a situao por ela regulada deve se concretizar na realidade. Dessa maneira, a pretenso de eficcia no pode estar apartada das condies histricas de sua realizao. Pretenso de eficcia da norma: s se realiza quando se leva em considerao as condies naturais, tcnicas, sociais e econmicas da realidade. A Constituio configura expresso de um ser e de um dever ser, e devido pretenso de eficcia que ela procura imprimir ordem e conformao realidade poltica e social. Ainda que a Constituio real e a Constituio Jurdica se condicionem mutuamente, esta ltima tem significado prprio e sua pretenso de eficcia se apresenta como elemento autnomo dentro do campo das foras da qual resulta a realidade do Estado. A Constituio adquire fora normativa na medida em que logra realizar a pretenso de eficcia. Somente a Constituio dotada de uma ordenao jurdica racional que se vincule a uma situao histrica concreta e s suas condicionantes, pode se desenvolver efetivamente.

RESUMO MARINA LOPES

Humboldt Pontos importantes acerca de sua concepo: Constituio: ordem geral objetiva do complexo de relaes da vida. Entende que a Constituio tem realidade visvel, embora sua origem jamais possa ser totalmente compreendida, reproduzida ou copiada. Preleciona que altamente precrio querer conceber a Constituio com base somente em princpios da razo e da experincia, uma vez que esta deve encontrar um germe material de sua fora vital no tempo, nas circunstncias, no carter nacional... necessitando apenas de desenvolvimento Onde no h fora decorrente da natureza das coisas a ser despertada pela Constituio, no pode esta atuar modificando ou dando forma realidade. A fora vital e a eficcia da Constituio tm base na vinculao da Constituio s foras espontneas e s tendncias dominantes do seu tempo, o que possibilita o seu desenvolvimento e a sua ordenao objetiva. A fora normativa da Constituio no reside s na adaptao inteligente a uma realidade.

IMPORTANTE: A Constituio no realiza nada por si s, mas tem a capacidade de impor tarefas. O cumprimento destas tarefas mediante disposio da prpria pessoa em orientar a sua conduta conforme a ordem estabelecida na Constituio identifica a vontade de concretiz-la que denominada por Hesse como Vontade de Constituio. A Constituio ir se converter em fora ativa no momento em que se verificar na conscincia geral no s a vontade de poder, mas tambm a vontade de Constituio. Vertentes acerca da origem da Vontade de Constituio: 1) Compreenso da necessidade e do valor de uma ordem normativa que proteja o Estado contra o arbtrio desmedido; 2) Compreenso de que esta ordem mais do que uma ordem legitimada pelos fatos, estando em constante processo de legitimao; 3) Tal ordem no pode ser eficaz sem o concurso da vontade humana, pois adquire e mantm sua vigncia mediante atos de vontade. necessrio ter em mente que todas as pessoas esto permanentemente

RESUMO MARINA LOPES

convocadas a dar conformao vida do Estado, assumindo e resolvendo as tarefas por ele colocadas. Pressupostos da Fora Normativa: a) O desenvolvimento da fora normativa da Constituio ser tanto mais seguro quanto corresponder o contedo desta natureza singular do presente. indispensvel que a Constituio tenha condies de se adaptar a eventuais mudanas dos condicionantes da realidade (elementos sociais, polticos, econmicos...) se limitando a estabelecer poucos princpios fundamentais cujo contedo seja capaz de ser desenvolvido mesmo tendo algumas caractersticas novas em virtude das mudanas na realidade sciopoltica. A constitucionalizao de interesses momentneos exige uma constante reviso constitucional o que invariavelmente acaba desvalorizando a fora normativa. Para preservar sua fora normativa, a constituio no deve assumir uma estrutura unilateral, ou seja, deve incorporar parte da estrutura contrria tendo em vista s constantes mudanas poltico-sociais. b) Um timo desenvolvimento da fora normativa da Constituio depende no apenas do seu contedo, mas tambm de sua prxis. A vontade de Constituio fundamental, considerada global ou singularmente. Aquela pessoa que sacrifica um interesse em favor da preservao de um princpio constitucional fortalece o respeito Constituio. O que perigoso fora normativa a tendncia frequente reviso constitucional em prol de necessidades polticas, uma vez que se acaba valorizando as exigncias de ndole ftica em detrimento do prprio ordenamento jurdico vigente. A estabilidade da Constituio constitui condio fundamental de sua eficcia. Outro ponto relevante que a interpretao importantssima preservao e consolidao da fora normativa. A interpretao constitucional est submetida ao princpio da tima concretizao da norma que significa que ela precisa contemplar os fatos concretos da vida (que condicionam a eficcia da Constituio) os relacionando a proposies normativas da Constituio. A interpretao adequada aquela que consegue concretizar de forma excelente o sentido da proposio normativa dentro das condies reais de uma determinada situao. Depreende-se da que o sentido da proposio jurdica o limite da interpretao e da mutao normativa no que tange s

RESUMO MARINA LOPES

mudanas na interpretao da Constituio provocadas por mudanas das relaes fticas. A reviso constitucional deve ser feita apenas quando o sentido de uma proposio se tornar impossvel de ser realizado. Desse modo, a interpretao construtiva necessria e condio fundamental da fora normativa e da estabilidade da Constituio. - III Esquema/sntese:
condicionada pela realidade histrica e no pode ser separada da REALIDADE CONCRETA de seu tempo sob pena de no realizar sua pretenso de eficcia. Graas ao elemento normativo, ORDENA e CONFORMA a realidade poltico-social. A fora normativa tanto mais efetiva quanto mais forte for a VONTADE DE CONSTITUIO. Busca tornar ativa a fora que existe na prpria natureza das coisas e se transforma em fora ativa quando as tarefas que impe so realizadas efetivamente.

Constituio Jurdica

Quanto mais intensa, menos significativas so as restries (fatores sociais, econmicos...) impostas fora normativa. a vontade de concretizar a ordem constitucional.

Vontade de Constituio

Observaes importantes (Hesse): Direito Constitucional: no se encontra em contradio com a natureza da Constituio(Lassalle estava errado) sendo legtimo enquanto cincia jurdica. Alm disso, ele deve explicitar as condies sob as quais as normas constitucionais podem adquirir a maior eficcia possvel propiciando o desenvolvimento da dogmtica e da interpretao constitucional. Como visto, compete ao Direito Constitucional despertar e preservar a Vontade de Constituio, maior garantia de sua fora normativa. Disciplina Cientfica do Direito Constitucional: condicionada pela grande dependncia de seu objeto em relao realidade poltica e social e

RESUMO MARINA LOPES

pela falta de uma garantia externa para observao das normas constitucionais. A meta a ser alcanada pela cincia do Direito Constitucional a concretizao plena da fora normativa.

You might also like