You are on page 1of 4

Aprenda a fazer uma drenagem linftica em casa

Eficcia da massagem dependem da presso dos dedos e movimentos feitos da forma certa
POR LETCIA GONALVES - PUBLICADO EM 01/04/2013

Share on emailShare on facebookShare on twitter ?

Uma massagem que elimina o inchao, ajuda a combater celulite e gordurinhas localizadas, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunolgico. A drenagem linftica consiste em estimular o sistema linftico (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rpido lquidos e toxinas. As drenagens feitas por profissionais especializados so as mais eficientes, mas voc tambm pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefcios. Lembre-se de que o resultado no ir aparecer logo na primeira vez, mas sim aps algumas semanas que voc repetir regularmente essa massagem. Confira as orientaes de especialistas sobre como realiz-la:

1 DE 8

Prepare a pele
"O ideal fazer uma esfoliao corporal uma vez por semana", indica a dermatologista Daniela Landim, especialista em Medicina Esttica. Antes de iniciar a drenagem, massageie a pele de forma circular e suave para ativar a circulao local. A dermatologista Miriam Sabino, de So Paulo, tambm recomenda se deitar e colocar apoio nas pernas (pode ser um travesseiro mais alto na altura dos tornozelos e panturrilha) para melhorar o retorno venoso. Fique nessa posio durante uns 15 minutos antes de iniciar a massagem.

Tome um banho
Miriam Sabino acha melhor fazer a massagem aps o banho, que ativa a circulao e relaxa o corpo, tornando o procedimento mais prazeroso e eficaz. "Alm disso, a gua morna promove vasodilatao e facilita a penetrao dos ativos do creme que voc usar", acrescenta Daniela Landim.

Objetos
As mos podem ser usadas para uma massagem clssica, mas as dermatologistas contam que o bambu tambm timo para a drenagem feita em casa. Tem gente que prefere pincel, escova especial, esponja de banho e outros objetos. "S evite usar objetos pontiagudos e lembre-se de que a drenagem no necessita ser vigorosa, e sim com suave presso", afirma Miriam Sabino.

Cremes
"O uso de leo de massagem ou creme ajuda no sentido do deslizamento das mos e do objeto", conta a dermatologista Miriam. Alm disso, ajuda a diminuir o atrito com os pelos, principalmente no caso dos homens. A fisioterapeuta e especialista em drenagem linftica do Centro de Qualidade de Vida (CQV) Luciene Martins recomenda cremes com princpios ativos que ajudam a melhorar a circulao e combater a celulite, como cafena, guaran, ginko biloba, cavalinha e centelha asitica.

Regies do corpo
Voc pode fazer a massagem de drenagem nos membros inferiores chegando at a virilha; nos membros superiores at as axilas; na regio do tronco e na face. "Todas essas reas apresentam gnglios linfticos que, ao serem estimulados, aceleram o processo de drenagem e perda de excesso de lquido corporal que causa inchao e edema", justifica a dermatologista Daniela.

Movimentos
Ateno nessa hora: o movimento no precisa ser forte a ponto de machucar a sua pele. "Se voc possui varizes, deve evitar ainda mais massagens vigorosas e movimentos bruscos, pois pode causar inflamao nas veias e formao de trombos", alerta a dermatologista Miriam. Faa movimentos circulares com o polegar na direo dos vasos linfticos, ou seja, sempre com movimentos ascendentes. "Com a mo em forma de conchinha, faa tambm movimentos lentos e de leve compresso como se estivesse bombeando a pele", sugere Luciene Martins. Repita algumas vezes esses movimentos, entre cinco a dez vezes nas regies dos corpos que apresentam gnglios linfticos.

Prefira fazer noite


Segundo Daniela, a drenagem no perodo vespertino ou noturno mais adequada porque libera as toxinas e retira o lquido do corpo, ambos acumulados ao longo do dia. "Voc pode at associar uma msica suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono", indica Miriam Sabino.

Repita mais de uma vez por semana


Dependendo do caso, possvel at fazer todos os dias. "Mas voc pode ver um resultado interessante se fizer a massagem de duas a trs vezes por semana", conta a dermatologista Miriam. A mdica sugere pedir auxlio de um profissional especializado para que voc tenha mais garantias de que ir acertar nos movimentos. " a presso e a forma de movimentar durante a massagem que traro o benefcio esperado", diz.

You might also like