You are on page 1of 10

EDITAL N.

001/2007 SEAD/SEDUC CONCURSO PBLICO C-125 REALIZAO DA PROVA: 17 de fevereiro de 2008

PROFESSOR AD-4

EDUCAO FSICA
Nome do Candidato: ______________________________________________________ N de Inscrio: ________________________ ________________________________________
Assinatura

INSTRUES AO CANDIDATO
1. Ser automaticamente eliminado do concurso, o candidato que durante a realizao da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital n 001/2007 do concurso pblico C-125. 2. Esta prova contm 50 questes objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Bsicos (10 de Lngua Portuguesa e 10 de Conhecimentos Pedaggicos) e 30 de Conhecimentos Especficos. Caso exista alguma falha de impresso, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova h espao reservado para rascunho. 3. A resposta definitiva de cada questo deve ser obrigatoriamente, assinalada no CARTO RESPOSTA, considerando a numerao de 01 a 50. 4. O candidato dever permanecer, obrigatoriamente, na sala de realizao da prova por, no mnimo, uma hora aps o incio da mesma. A inobservncia acarretar a no correo da prova, e consequentemente, a eliminao do concurso. 5. O CARTO RESPOSTA o nico documento vlido para o processamento de suas respostas. 6. O CARTO RESPOSTA no pode ser amassado, molhado, dobrado, rasgado, manchado ou conter questes com marcao pouco ntida, dupla marcao, marcao rasurada ou emendada ou mais de uma alternativa assinalada ou qualquer registro fora dos locais destinados s respostas, sob pena de arcar com os prejuzos advindos da impossibilidade de realizao da leitura ptica. 7. A maneira correta de marcar as respostas no CARTO RESPOSTA cobrir totalmente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTO RESPOSTA. 8. Em hiptese alguma haver substituio do carto resposta por erro do candidato. O carto resposta s ser substitudo se for constatada falha de impresso. 9. Utilize somente caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, pois no sero consideradas marcaes a lpis no CARTO RESPOSTA. 10. Confira se seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo, consta na parte superior do CARTO RESPOSTA que voc recebeu. 11. Assine seu nome na lista de presena e no CARTO RESPOSTA do mesmo modo como est assinado no seu documento de identificao. 12. Esta prova ter durao de 04 (quatro) horas, tendo seu incio s 8:30h e trmino s 12:30h (horrio de Belm).

REALIZAO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

CONHECIMENTOS BSICOS
LNGUA PORTUGUESA Com base na leitura do texto abaixo, assinale a nica alternativa que completa corretamente as questes de 1 a 10.

Receita infalvel para virar incompetente


Uma das melhores notcias para a educao brasileira a crescente sofisticao dos exames para entrar nas faculdades, exigindo mais reflexo e menos decoreba. Deve-se comemorar a mudana porque, afinal, os ensinos mdio e at fundamental passam a estimular cada vez mais um currculo centrado na viso crtica do aluno e em sua capacidade de associar idias e informaes conectadas a questes concretas. A USP acaba de divulgar sua inteno de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar trs provas, uma ao fim de cada ano do ensino mdio. Mais uma vez, se cobrar reflexo, o que exige formao geral. o fim da mediocridade dos cursinhos e dos professores que ensinam matrias sem nenhuma ligao com outras matrias e, muito menos, com o cotidiano. O que est em jogo no fazer bons alunos, mas bons profissionais, capazes de sobreviver num mundo de inovaes cada vez mais velozes e no qual se demanda a habilidade da autoaprendizagem. O problema que, muitas vezes, os professores esto longe, muito longe, do mercado do trabalho, e ficam ensinando coisas inteis; seu poder deriva no da relevncia do que ensinam, mas da nota e do vestibular. Os novos vestibulares esto desmontando esse poder. O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades. At porque todo o conhecimento disponvel j est na internet. Empanturrar a criana e o jovem com informaes sem contextualizao e, pior, sem que os alunos sejam protagonistas, uma frmula infalvel para produzir, no presente, um ser humano infeliz diante dos prazeres da descoberta intelectual e, no futuro, um trabalhador incompetente. Ou um desempregado.
Gilberto Dimenstein http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u332716.shtml

01. A receita infalvel a que se refere Gilberto Dimenstein s no tem entre seus ingredientes o(a)
(A) acmulo de informaes desvinculadas da vida prtica. (B) memorizao de contedos de disciplinas sem relao entre si. (C) professor como principal sujeito do processo de ensino-aprendizagem. (D) capacidade de associar idias e informaes resoluo de problemas da vida real.

02. Da leitura do texto, depreende-se que, para Gilberto Dimenstein, o que realmente importa em
educao (A) adotar mtodos de ensino centrados em informaes e teorias. (B) sofisticar cada vez mais os exames de acesso ao ensino superior. (C) preparar os alunos para utilizar com eficincia as informaes aprendidas. (D) formar alunos, com boa formao geral, que tenham sucesso nos vestibulares.

03. De acordo com Dimenstein, o papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades. Isso
significa dizer que ao professor s no cabe (A) iniciar os alunos nos prazeres da descoberta intelectual. (B) estimular os estudantes a encontrar novas solues para os problemas que temos de enfrentar. (C) enfatizar mais a busca pelo uso adequado da informao do que a lembrana da informao em si. (D) levar os alunos a reproduzir, como autmatos, as concluses e descobertas propostas por autores renomados.

04. Nos enunciados seu poder deriva no da relevncia do que ensinam e O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades, os pronomes em destaque referem-se, respectivamente, a (A) professores e papel. (B) inovaes e professor. (C) nota e vestibular e poder. (D) bons profissionais e problema.
3

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

05. No enunciado os ensinos mdio e at fundamental passam a estimular, a concordncia nominal justifica-se porque, (A) estando a palavra determinada no singular e mais adiante o determinante, este vai para o plural. (B) quando h mais de uma palavra determinada do mesmo gnero, o determinante vai para o plural. (C) havendo uma s palavra determinada, a palavra determinante ir para o gnero e o nmero da palavra determinada. (D) havendo uma s palavra determinada e mais de uma determinante, a palavra determinada vai para o plural ou fica no singular. 06. Em a crescente sofisticao dos exames para entrar nas faculdades, a palavra destacada significa (A) requinte. (B) sapincia. (C) complexidade. (D) inacessibilidade. 07. Em A USP acaba de divulgar sua inteno de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai
enfrentar trs provas, uma ao fim de cada ano do ensino mdio, o elemento coesivo destacado introduz um (A) argumento exemplificativo e meramente acessrio. (B) esclarecimento ou um desenvolvimento do que foi dito anteriormente. (C) segmento que estabelece uma gradao entre os argumentos citados. (D) argumento decisivo, apresentado como acrscimo para rebater uma idia contrria.

08. No enunciado e ficam ensinando coisas inteis; seu poder deriva no da relevncia do que ensinam, mas da nota e do vestibular, usou-se o ponto-e-vrgula para separar oraes (A) intercaladas. (B) reduzidas adverbiais. (C) adjetivas explicativas. (D) coordenadas de certa extenso. 09. No que se refere s relaes de retomada de sentido, o enunciado em que a retomada no feita por meio de pronominalizao : (A) Mais uma vez, se cobrar reflexo, o que exige formao geral. (B) o fim da mediocridade dos cursinhos e dos professores que ensinam matrias sem nenhuma ligao com outras matrias. (C) mas bons profissionais, capazes de sobreviver num mundo de inovaes cada vez mais velozes e no qual se demanda a habilidade da auto-aprendizagem. (D) Empanturrar a criana e o jovem com informaes sem contextualizao e, pior, sem que os alunos sejam protagonistas, uma frmula infalvel para produzir, no presente, um ser humano infeliz. 10. A primeira frase do texto poderia ser: Uma das notcias sobre a educao brasileira que merecem
ser comemoradas a crescente sofisticao dos exames para entrar nas faculdades. No que diz respeito s normas de concordncia verbal, pode-se afirmar que o verbo destacado (A) tambm poderia ser flexionado no singular. (B) est no plural porque o sujeito composto. (C) tem como sujeito uma orao subordinada subjetiva. (D) concorda com um nome que s se emprega no plural, precedido de artigo.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS

11. Dentre as caractersticas da gesto democrtica de uma escola, destaca-se o(a)


(A) liberdade de organizao do grmio estudantil. (B) liberdade e a autonomia para a comunidade escolar definir o currculo. (C) fortalecimento das relaes entre a famlia e a escola e dos laos de solidariedade humana. (D) participao de pais, alunos e professores no processo de discusso e deliberao das questes poltico-administrativas e pedaggicas da instituio escolar.

12. Tendo como base os saberes necessrios prtica educativa definidos por Paulo Freire, pode-se
considerar que ensinar exige o(a): (A) compreenso de que a educao uma forma de interveno no mundo. (B) entendimento da educao como processo tecnicista. (C) efetivo processo de transmisso de conhecimentos. (D) comprometimento com a educao bancria.

13. O aproveitamento escolar representa uma questo pedaggica fundamental para o sucesso da
prtica educativa. Neste sentido pode-se afirmar que o(a) (A) maior e principal causa da reprovao escolar reside nas prticas avaliativas adotadas pela escola. (B) processo burocrtico instalado no mbito da escola o grande responsvel pelos altos ndices de reprovao escolar. (C) adoo de prticas pedaggicas que atendam as diferenas individuais do educando com a efetivao do processo avaliativo classificatrio constituem os determinantes do fracasso escolar. (D) fracasso escolar causado por diversos fatores sejam eles de ordem psicolgica, social ou organizacional da escola, sendo a reprovao, bem como a efetivao da repetncia um dos fatores determinantes desse fracasso.

14. Uma instituio educacional, ao construir seu projeto poltico-pedaggico, na perspectiva da participao coletiva e da gesto democrtica, deve pautar-se como pressuposto a: (A) necessidade de especialistas em elaborao de projetos. (B) participao de professores, de preferncia os que tiverem maior experincia educacional. (C) participao efetiva da comunidade escolar baseada na responsabilidade de todos numa ao integrada, como elemento norteador. (D) centralizao das tomadas de decises na equipe da coordenao pedaggica da escola. 15. O planejamento educacional baseado na abordagem dialgica enfatiza a (A) subjetividade, a dimenso individual, a organizao e o pragmatismo. (B) dimenso institucional e as condies estruturais de natureza econmica do sistema educacional. (C) eficincia individual de todos os que participam do sistema, a dimenso subjetiva e a orientao determinista. (D) dimenso grupal ou holstica e os princpios de totalidade, contradio, prxis e transformao do sistema educacional. 16. No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condio pedaggica fundamental, a relao professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que (A) ensinar a memorizar uma de suas tarefas primordiais, independentemente da rea de atuao de sua disciplina. (B) ele a autoridade mxima em sala de aula, cabendo-lhe controlar as manifestaes que possam colocar em risco o xito do ensino. (C) a repetio dos contedos a prtica pedaggica fundamental para a aquisio de novos conhecimentos. (D) normas claras e explcitas e respeito s diferenas individuais contribuem para a manuteno de um bom clima de trabalho educativo e para o sucesso da aprendizagem.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

17. A dimenso formativa da avaliao da aprendizagem caracteriza-se pelo(pela)


(A) sua funo processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os xitos e as dificuldades do aluno ao longo do trabalho escolar. (B) organizao e pelo arquivamento de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles prprios, com o objetivo de fornecer uma sntese de seu percurso de aprendizagem. (C) diagnstico da situao da aprendizagem em que se encontra o aluno no incio do processo de ensino. (D) carter classificatrio e controlador, tendo como objetivo a certificao, no final do percurso escolar.

18. No contexto da sociedade brasileira contempornea, marcada por grandes diferenas sociais,
cabe escola (A) reconhecer as diferenas e formar turmas homogneas. (B) ignorar as diferenas e realizar o trabalho pedaggico numa perspectiva da homogeneidade. (C) negar as diferenas e buscar a equidade, com vistas a humanizao no ambiente de trabalho. (D) superar a concepo segundo a qual diferenas so deficincias e saber trabalhar com as diferenas.

19. Na histria da educao brasileira, diferentes concepes pedaggicas influram principalmente na


prtica docente. A concepo defendida por Paulo Freire foi a pedagogia (A) tradicional. (B) libertadora. (C) histrico-crtica. (D) da Escola Nova.

20. Para acompanhar a gesto democrtica em uma instituio escolar, existe um importante rgo com funes especficas para tal. Trata-se do(da) (A) Conselho Escolar. (B) Conselho de Classe. (C) Coordenao Pedaggica. (D) Direo do Estabelecimento de Ensino.

RASCUNHO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
EDUCAO FSICA

21. Em seu livro Da Cultura do Corpo, Jocimar Daolio revela os resultados de sua pesquisa sobre a
competncia e a atuao dos professores de educao fsica, na qual verificou que treinos de equipes, ensaios, organizaes de festas, palestras sobre sexo, sadas com equipes para jogos etc. tomam todo o tempo que deveria ser gasto com as atividades curriculares. Segundo o autor, esse expediente descaracteriza a especificidade da Educao Fsica, dando-lhe o perfil de uma disciplina de natureza (A) no curricular. (B) curricular ostensiva. (C) curricular participativa. (D) essencialmente curricular.

22. A relao interdisciplinar entre a Educao Fsica e as demais disciplinas de sala de aula decorre do(da)
(A) fato de o professor de educao fsica conhecer os demais professores da escola. (B) formao acadmica dos professores de educao fsica e dos demais professores. (C) barulho provocado pelas aulas de educao fsica, que acaba atrapalhando as demais aulas realizadas em sala. (D) facilidade que a Educao Fsica tem para estabelecer uma correlao entre os objetivos das atividades realizadas no ptio ou nas quadras e aqueles pretendidos em atividades de sala de aula.

23. A Educao Fsica, como disciplina que tem por objetivo preparar o aluno para o pleno exerccio da cidadania, deve (A) conscientizar a todos quanto a seus deveres e direitos ao lazer, estimulando-os a participar de prticas da cultura corporal em espaos pblicos. (B) orientar a criatividade dos alunos no sentido de faz-los aproveitar apenas os espaos que lhes so oferecidos, levando-os a abdicar da luta pela conquista de novos espaos. (C) direcionar as aulas de educao fsica para uma modalidade esportiva, visando o aprimoramento tcnico para a conquista de medalhas. (D) elaborar um esquema de aula no qual o aluno possa decorar a seqncia de exerccios de aquecimento, para finalizar a aula com a famosa pelada ou queimada. 24. Quando a Educao Fsica deixa de limitar-se a selecionar os indivduos mais aptos e passa a preocupar-se com os objetivos, os contedos, o processo de ensino-aprendizagem, a avaliao etc., dizemos que a disciplina tem em vista o(a) (A) princpio da incluso. (B) princpio da diversidade. (C) categoria dos contedos. (D) categoria das tendncias sociais. 25. Dentre os temas transversais indicados nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), objeto de
publicao do Governo Federal (1998), destaca-se um que chama a ateno por tratar do aprimoramento moral do indivduo, do respeito mtuo, da justia, da dignidade, da solidariedade, valores que esto em todos os ramos das atividades fsicas. O tema em questo o(a) (A) sade. (B) tica. (C) meio ambiente. (D) pluralidade cultural.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

26. O projeto poltico-pedaggico de uma escola vai muito alm de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. No algo construdo e em seguida arquivado ou encaminhado s autoridades educacionais. Deve ser (A) um processo de reflexo baseado nos conhecimentos de todos os professores que compem o quadro docente da escola. (B) vivenciado coletivamente, em todos os momentos, por todos os segmentos envolvidos no processo educativo da escola. (C) construdo no sentido de atender aos interesses da direo e dos professores da escola. (D) um projeto de manuteno das experincias atuais com base em experincias passadas. 27. Um dos objetivos da Educao Fsica no ensino fundamental e mdio levar o aluno a respeitar as diferentes formas de organizao social e a apropriar-se dos diferentes conhecimentos, tidos como teis para o convvio social. Esse objetivo diz respeito (A) verbalizao. (B) socializao. (C) representao. (D) contextualizao. 28. Entre as atividades da educao fsica, h uma que, alm de oferecer meios para a aprendizagem de outros conhecimentos, tem grande alcance social e possibilita o verdadeiro equilbrio entre os membros de um grupo social. Trata-se (do)da (A) jogo. (B) ginstica. (C) recreao. (D) brinquedo cantado. 29. Se uma criana levada a realizar movimentos conhecidos sem necessidade, porque os est realizando por prazer ou para melhorar o movimento aprendido e no mais o esquecer. Segundo Piaget, esse procedimento um jogo de (A) regras. (B) atitude. (C) simblico. (D) exerccios. 30. Alguns autores consideram que o movimento que confere especificidade educao fsica, no
qualquer movimento, mas o movimento do homem que tem sentido no contexto sociocultural em que produzido: um aceno, um piscar de olho, um dedo polegar levantado etc. Pode-se concluir, portanto, que, se o gesto um cdigo de comunicao, ele (A) pluralidade cultural. (B) uma forma de linguagem. (C) um princpio metodolgico. (D) uma categoria de contedos.

31. O corpo humano passa por um processo constante de aprendizagem e de construo de hbitos
que vai alm dos limites da anatomia e da fisiologia, estendendo-se pela cultura e pelos instrumentos criados pelo homem. Essa transformao denomina-se (A) corporeidade. (B) imagem corporal. (C) esquema corporal. (D) conscincia corporal.

32. Lino Castellani Filho, em seu livro Educao Fsica no Brasil: a histria que no se conta (1988),
afirma que os princpios militares adentraram a escola por meio de duas disciplinas propagadoras da ideologia hegemnica. Ambas serviram para a construo de um modelo de homem brasileiro. Essas disciplinas foram a (A) Educao Fsica e a Histria. (B) Educao Fsica e a Sociologia. (C) Educao Moral e Cvica e a Histria. (D) Educao Fsica e a Educao Moral e Cvica.
8

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

33. O instrumento por meio do qual o homem se expressa de forma contextualizada, atrai o olhar do outro e atrado pra ele; o pensamento, a emoo, a dor, o prazer, o (A) corao. (B) crebro. (C) corpo. (D) gesto. 34. Nas dcadas de 70 e 80, surgiram movimentos renovadores na Educao Fsica. Entre eles um
apresenta-se como contestador da Educao Fsica por consider-la ligada a uma concepo dualista do corpo, privilegiando o estmulo ao desenvolvimento psicomotor e, especialmente, a estruturao do esquema corporal e as aptides motoras. Esse movimento renovador ficou conhecido como (A) humanista. (B) crtico superador. (C) psicomotricidade. (D) desenvolvimentista.

35. Quando se faz um trabalho voltado para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva, observase que os alunos tm ritmos diferentes de aprendizagem, de aprimorao dos movimentos. Por isso, o professor, alm de estimular seus alunos, deve (A) eliminar os que no conseguem aprender em um determinado tempo. (B) exigir agilidade na apreenso dos fundamentos. (C) respeitar a individualidade dos alunos. (D) promover peladas entre os alunos.

36. O So Paulo hoje o clube que, com vrios ttulos nacionais e internacionais, possui a melhor estrutura em termos de futebol, tanto profissional como amador. O clube tem centro de treinamento com escolinhas de vrias categorias, alojamento, cozinha prpria, salas de musculao e de fisioterapia, revelando talentos para o futebol do mundo. A organizao do So Paulo caracteriza-se pela tendncia (A) militarista. (B) higienista. (C) pedagogicista. (D) competitivista. 37. Segundo Ghiraldelli Jnior, h cinco vertentes que influenciaram a Educao Fsica brasileira. Uma delas exige que a sociedade encare Educao Fsica no somente como uma prtica capaz de promover sade ou de disciplinar a juventude, mas tambm como uma prtica eminentemente educativa. Essa a tendncia (A) popular. (B) higienista. (C) militarista. (D) pedagogicista. 38. Autores atuais so unnimes em afirmar que o melhor tipo de esporte a ser praticado na escola, segundo uma viso crtica emancipatria, o esporte (A) na escola. (B) da escola. (C) da comunidade. (D) de rendimento. 39. O esporte praticado na escola ou na comunidade como forma de lazer deve ser uma atividade
(A) metdica e exibicionista. (B) descontrada, realizada em busca de prazer. (C) realizada em busca de uma boa performance. (D) de carter eminentemente tcnico, realizada em busca do movimento perfeito.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

40. Considerando uma viso holstica do homem, pode-se afirmar que o objeto de estudo da Educao
Fsica, como componente dos currculos educacionais, o movimento humano (A) consciente. (B) conduzido. (C) inconsciente. (D) alienado.

41. Tubino, em seu livro As dimenses sociais do esporte (1992), apoiado no pressuposto de que todos tm direito s prticas esportivas, prope que o esporte seja entendido segundo trs perspectivas, com objetivos e finalidades distintas: (A) esporte de rendimento, popular e formal. (B) formal, de participao e de rendimento. (C) popular, educacional e de rendimento. (D) adaptado, classista e de rendimento. 42. A Educao Fsica como atividade educativa ser tanto mais conseqente, em relao aos objetivos poltico-pedaggicos, quanto mais os professores, como intelectuais, desenvolverem a capacidade de descobrir, na sua prtica de vida e de trabalho, as relaes sociais reais que esto por trs das tendncias, das tcnicas e dos discursos, dos programas de ensino. Nesse sentido, quando o trabalho um esporte, o docente deve buscar, entre outros objetivos, o(a) (A) esporte de alto rendimento. (B) esporte educativo em vez do espetculo. (C) aprimoramento da tcnica para conquistar medalhas. (D) seleo dos mais aptos em detrimento dos mais fracos. 43. O Brasil ainda carece de professores de Educao Fsica que possuam envolvimento com a histria
e que realmente demonstrem conhecimentos metodolgicos adequados e suficientes para serem historiadores. Podemos melhorar essa carncia estimulando mais os professores por meio de atividades de (A) ensino. (B) pesquisa. (C) docncia. (D) extenso.

44. At um determinado perodo da histria da Educao Fsica no Brasil, havia uma lei que restringia
sua prtica ao limite de trinta anos de idade. Posteriormente, surgiu uma nova legislao que aboliu essa restrio. Trata-se do(da) (A) Reforma Capanema. (B) Decreto Lei n. 9394/97. (C) Lei n. 5692, de 11 de agosto de 1971. (D) Lei n. 4024, de 20 de dezembro de 1961.

45. Segundo muitos autores, a ginstica, no ciclo de ampliao da sistematizao do conhecimento (7. e 8. sries), deve incluir (A) formas ginsticas com fundamentos iguais para os dois sexos. (B) a formao de grupos ginsticos que pratiquem exibies e as realizem dentro e fora da escola. (C) a elaborao de programa de ginstica baseado em conhecimentos tcnico-cientfico. (D) programas de formas ginsticas tecnicamente aprimoradas, considerando os objetivos e os interesses dos prprios alunos. 46. As primeiras sistematizaes das prticas de atividades fsicas ocorreram na sociedade europia
ocidental. Seu contedo aprisiona toda a forma de linguagem das prticas corporais. Estamos falando de (A) esporte. (B) ginstica. (C) exerccios. (D) tendncias.
10

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

47. Em 1929, um anteprojeto foi submetido apreciao da comisso de Educao Fsica. Um dos artigos prescrevia o seguinte: enquanto no for criado o mtodo nacional de educao fsica, fica adotado em todo o territrio nacional brasileiro o mtodo denominado (A) sueco. (B) alemo. (C) francs. (D) austraco. 48. Nezil, na dcada de 20 do sculo XX, enfatizava os movimentos naturais e respeitava a anatomia do corpo em sua relao com a gravidade. Exclua exerccios que forassem as articulaes e os msculos em movimento e posturas antinaturais (saltos acrobticos). Trata-se do mtodo (A) alemo. (B) austraco. (C) calistnico. (D) desportivo generalizado. 49. Na concepo de Paulo Freire, Gadotti e Saviani, homem e sociedade formam uma unidade em
constante transformao. Essa concepo deu origem a uma viso de educao como prtica transformadora que tem uma dimenso (A) filosfica. (B) dialtica. (C) sociolgica. (D) democrtica.

50. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), se as pessoas que levam uma vida
sedentria possussem um estilo de vida mais ativo, praticando regularmente atividade fsica, haveria um enorme bem-estar individual e benefcios para o(a) (A) famlia. (B) municpio. (C) sociedade. (D) sade pblica.

RASCUNHO

11

You might also like