You are on page 1of 3

27/05/2011

Thais Alexandre de Oliveira

A postura uma atitude adotada por um corpo mediante apoio durante a inatividade muscular ou por meio da ao coordenada de vrios msculos atuando para manter a estabilidade ou para assumir determinados movimentos que se precisa realizar.

Gardiner, 1968

Ativa
Ao muscular voluntria Esttica: interao muscular em equilbrio mediante fora. Dinmica: na realizao do movimento

Inativa
Atitude do corpo no sono ou repouso de modo a permitir liberdade respiratria e cardaca.

Mecanismo responsvel por manter nossa postura, involuntariamente, embora por interferncia na qualidade dos padres posturais. Gera:
RITMO HARMONIA COORDENAO EQUILBRIO

Usar a marcha correta; Usar sapatos adequados; Manter postura ereta e olhar na linha do horizonte; Andar com musculatura abdominal contrada, pelo menos em intervalos de 5 minutos, 1 hora por dia; Quando pegar objeto, carreg-los junto ao corpo, flexionando os joelhos para apanh-lo e mantendo a coluna ereta; Transportar e posicionar os pacientes seguindo os princpios de mecnica corporal.

ABDUO

ADUO

27/05/2011

FLEXO

EXTENSO

ROTAO

CIRCUNDAO

PRONAO

SUPINAO

INVERSO

EVERSO

1. 2. 3.

4.

Os grandes msculos no se cansam to rapidamente quanto os pequenos; Os msculos esto sempre ligeiramente contrados; A estabilidade de um objeto maior quando h uma ampla base de sustentao e centro de gravidade dentro da base de sustentao porm o mais afastada possvel; A quantidade de esforo necessria para mover um corpo depende de sua resistncia, fora e gravidade.

5. 6.

7.

8.

Mudanas de atividade e posio ajudam a manter o tnus muscular e evitar a fadiga; A frico entre um objeto e a superfcie sobre a qual ele se move afeta a quantidade de trabalho necessria para mover o objeto; Empurrar ou fazer deslizar um objeto pesado requer menos esforo que levantlo; Usar o prprio peso para contrabalanar o peso do cliente requer menos energia de movimento.

27/05/2011

Para o lado da cama


Coloque-se de frente, ao lado da cama para o lado que o paciente ficar; Coloque uma das pernas frente com quadris e joelhos fletidos, com o brao no nvel da cama; Brao sob o ombro e pescoo do cliente e o outro sob o trax; Transfira o peso do corpo para o p que est atrs; Arraste o cliente para sua direo;

Sentado para a beira do leito


Coloque-se ao lado da cama, de frente para o cliente com o p mais prximo da cama atrs do outro p; Passe um dos braos sob o ombro do cliente e com o outro apoio- o pela frente, transferindo o peso para coxa e glteos; Levante o cliente, mudando o peso do p a frente para o de trs; Com um dos braos, puxe as pernas para fora do leito.

Da cama para a cadeira


Sentar o paciente no leito; Coloque a cadeira lateralizada em relao cama, com as costas aos ps do leito; De frente ao cliente, pea-o para apoiar-se com as mos em seus ombros, enquanto voc o segura pela cintura, trazendo-o aos poucos para a borda da cama; Solicite que o paciente desa da cama, apoiando os ps no cho. Gire o corpo, sentando-o na cadeira.

Da maca para o leito e vice- versa


Pea ajuda de, no mnimo mais 2 pessoas; Use lenol mvel abaixo do cliente como apoio p/ movimentao; Posicione-se em pontos mais pesados, que precisam de apoio (ombros, quadris e coxas); Proceda a transferncia em ao coordenada.

Qumica:
Por meio de sedativos;

Manual:
Por interveno do corpo (mos, por exemplo)

Mecnica:
Com auxlio de talas, ataduras, grades, etc.

You might also like