You are on page 1of 19

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M.

Pereira

PEDAGOGIA E EDUCAO DOS COSTUMES NUM ANTIGO LIVRO INFANTIL: DER STRUWWELPETER
MARIA DA CONCEIO LIMA DE ANDRADE* MELITA BONA** GILSON R. DE M. PEREIRA***
Vertrauen ist gut, aber Kontrolle ist besser . Confiana bom, mas controle melhor (adgio alemo).

RESUMO: A partir da anlise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformandolhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas prticos de percepo, apreciao e ao necessrios integrao do indivduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasio privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituies educativas contribuem para a adeso dos indivduos ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinao da criana vida urbana e estimula a autorregulao infantil. Isso feito pela inculcao de uma crena prtica voltada a regular ritmos e relaes da criana, bem como a transferir um certo nmero de metforas prticas destinadas a possibilitar criana a adeso a um mundo social marcado pelo risco. Palavras-chave: Der Struwwelpeter. Literatura infantil. Educao dos costumes. Violncia simblica. Pedagogia difusa.

* ** ***

Doutora em Cincias Sociais e professora no Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Regional de Blumenau (FURB). E-mail: mconceicao@furb.br Mestre em Educao pelo Programa de Ps-Graduao em Educao da melitab@terra.com.br
FURB .

E-mail :
FURB .

Doutor em Educao e professor no Programa de Ps-Graduao em Educao da E-mail : gilsonmp@furb.br

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

131

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

PEDAGOGY

AND CUSTOM EDUCATION IN AN OLD CHILDRENS BOOK:

DER STRUWWELPETER ABSTRACT: Based on a childrens book originally published in Germany in 1845, Der Struwwelpeter, by Heinrich Hoffman, the present study grasps how diffuse pedagogies act on the agents, moulding both the structure of their feelings and the practical perception, appreciation and action schemes necessary to the integration of individuals in the social world. We understand that studying childrens books is a privileged occasion to unveil the ways through which educational institutions contribute to the adhesion of individuals to the social order. We thus come to the conclusion that the pedagogy of Der Struwwelpeter is intended to subordinate children to urban life and stimulates an early selfregulating attitude. That is attained by impressing a practical belief meant to regulate childrens rhythms and relations, as well as to transfer a number of practical metaphors destined to enable their adhesion to a risk-marked world. Key words: Der Struwwelpeter. Childrens literature. Custom education. Symbolic violence. Diffuse pedagogy.

Introduo
texto a seguir apresenta os resultados de um estudo destinado a apreender os modos pelos quais as pedagogias difusas, quer dizer, implcitas e no intelectuais, conformam nos agentes a estrutura dos sentimentos e as disposies geradoras, ou seja, os esquemas prticos de percepo, apreciao e ao necessrios integrao lgica e moral do indivduo ao mundo social. Se, como afirma Bourdieu (1987, p. 257), a ao pedaggica deve sempre transmitir, alm de um contedo, a afirmao do valor desse contedo, e se isso mais verdadeiro particularmente nas inculcaes pedaggicas cujo contedo no outro seno o prprio valor inculcado, ento se conduzido hiptese segundo a qual o estudo sociolgico de livros infantis, manuais de bom comportamento, tratados das virtudes, entre outros, justamente por serem obras capazes de operar a colagem quase completa entre contedo e valor do contedo, constitui ocasio privilegiada para desvelar as formas mediante as quais as instituies educativas (famlia e escola), ao legitimar e disseminar valores bons comportamentos, modos corretos, preceitos a serem

132

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

seguidos, modelos de virtude , contribuem, cada uma a seu modo, para a adeso dos indivduos ordem social. Alm disso, e como complemento, a anlise sociolgica de textos como os anteriormente mencionados tambm constitui oportunidade para trazer luz os mecanismos, acionados pelas pedagogias difusas, necessrios incorporao, pelos agentes, das disposies capazes de orientar a prtica e dot-la de sentido prtico (Bourdieu, 1980). Por sua vez, o estudo das pedagogias difusas, cujo efeito propriamente simblico exercido sem prtica especfica, sem institucionalizao e sem objetivos conscientemente postos por sujeitos conscientes, auxilia na tarefa de desvelar, relativamente aos processos educativos, aquilo que Malinowski (1978, p. 29) chamou de os imponderveis da vida real, isto , toda a trama de aes e reaes, muitas vezes invisveis, que conformam os indivduos e revelam como estes so capazes de ao inteligvel e coerente, muito embora esta no seja necessariamente o produto de deliberaes racionais ou tericas (Bourdieu, 1980). As pedagogias difusas aqui referidas diferem das pedagogias dos pedagogos precisamente por no serem pensadas e organizadas segundo um plano de conjunto, por no serem codificadas, mas funcionarem segundo o modus operandi assistemtico do encorajamento, da emulao e da imitao (Wacquant, 2002).

O referente emprico
O material emprico submetido anlise um antigo livro infantil, Der Struwwelpeter (O menino desleixado), de autoria do doutor Heinrich Hoffmann. Para tanto, consultou-se uma edio em alemo, lanada pela Pestalozzi Verlag, sem data e local de publicao, ilustrada em cores, com 20 x 27cm, de 22 pginas, cotejada com as verses eletrnicas em francs e ingls (Hoffmann, 2007a; 2007b) e com duas recentes edies em ingls, impressas pela Dover (Hoffmann, 1995) e pela Reclams Universal-Bibliotechek (Hoffmann, 1994), sendo, esta ltima, a famosa traduo de Mark Twain. Der Struwwelpeter, com o ttulo de Joo Felpudo, foi publicado no Brasil pela Editora Laemmert, no final do sculo XIX, e teve oito edies. Posteriormente, uma verso de Guilherme de Almeida, ilustrada por Dorca, foi publicada pela Editora Melhoramentos. A primeira edio feita nesta

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

133

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

casa editorial de 1942 e a ltima, a quinta, de 1950, atingindo a tiragem de 36.000 exemplares (So Paulo, 2007). O livro, originalmente publicado na cidade de Frankfurt em 1845 e, atualmente, na 568 edio alem, consta de nove historietas rimadas em verso, ilustrativas de aes no desejadas o menino que maltrata os animais (A histria do malvado Frederico), a menina que acidentalmente ateia fogo s vestes (A triste histria da caixa de fsforos), os meninos que zombam de um negrinho (A histria dos meninos negros), o rapaz que caa (A histria do famoso caador), o menino que chupa os polegares (A histria de Conrado, o chupador de polegares), o menino que no quer tomar sopa (A histria de Kaspar da sopa), o menino que no pra quieto mesa (A histria de Felipe, o inquieto), o menino que no olha por onde anda (A histria de Joo, o cabea-de-vento) e o menino desobediente carregado pelo vento (A histria de Roberto, o voador) , aes merecedoras de corretivo exemplar. Este vem sempre sob forma inesperada, quase abrupta, mais ou menos trgica (morte, perda de dedos, entre outras) e, simultaneamente, mais ou menos engraada.
Especializado nos cuidados s crianas tambm uma disciplina em plena inveno na primeira parte do sculo XIX , Hoffmann imagina o Struwwelpeter e cria o primeiro livro cmico, em sua forma moderna, destinado s crianas de 3 a 6 anos de idade. Esse pequeno livro ilustrado compreende nove pequenas histrias, todas inspiradas numa desventura nascida da vida cotidiana, mas para cuja resoluo o autor faz intervir o nonsense. (Feuerhahn, 2007)

Escritas, sobretudo, para divertir e entreter a criana pequena, as histrias so dirigidas para o desenvolvimento moral da infncia, expresso no controle de impulsos considerados inadequados (recusar-se alimentao, no parar quieto mesa), na correo de ms aes (maltratar e caar animais) ou maus costumes (chupar o dedo, no cortar e no pentear os cabelos, deixar as unhas crescerem), na previso dos perigos manifestos ao no se seguir os conselhos familiares (queimar-se, sofrer as consequncias de sair de casa sob tempestade) e no combate aos preconceitos (ridicularizar os diferentes). As condies imediatas de produo da obra anteriormente mencionada so assim descritas pelo autor:
134
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

Nas proximidades do Natal de 1844, quando meu filho mais velho estava com 3 anos de idade, fui cidade comprar um livro ilustrado para presente-lo no Natal. O livro deveria estar de acordo com a capacidade de compreenso da faixa etria deste pequeno ser humano. Mas o que encontrei? Longas histrias ou ridculas coletneas de figuras, histrias moralistas, que iniciavam e terminavam com prembulos repletos de advertncias, tais como: A criana comportada deve ser honesta, ou: Crianas comportadas devem manter-se limpas etc. Finalmente, ao encontrar um Foliobuch com ilustraes de um banco, uma cadeira, uma panela e muitas outras coisas, de seres animados e inanimados, um verdadeiro repertrio ilustrado do mundo, em que junto a cada ilustrao viase escrito muito claramente: a metade, um tero ou um dcimo do seu tamanho natural, a minha pacincia se esgotou (...). Mas, ao chegar em casa naquele dia, eu trazia comigo um livro. Entreguei-o minha esposa, dizendo: Eis aqui o livro para o menino. Ela pegou o livro e exclamou surpresa: Mas isto um caderno de folhas em branco!. Sim, e ns vamos transform-lo em um livro.. (Hoffmann, s/d., contracapa)

Embora tendo criado Der Struwwelpeter apenas para consumo domstico, Hoffmann cede aos apelos de amigos e o publica: de todos os lados fui solicitado a editar e publicar o livro (...) a princpio rejeitei a idia (...) a forma como isso aconteceu foi involuntria e meio a contragosto (Hoffmann, s/d., contracapa). O livro, ento, conheceu uma fortuna crtica inesperada:
E foi assim que esta obra caseira, pouco ambiciosa, repentinamente ganhou o mundo, fazendo sua viagem acho que posso dizer ao redor do mundo, alcanando hoje, aps 31 anos, a sua 100 a edio. At o momento chegaram at mim tradues para os seguintes idiomas: ingls, holands, dinamarqus, sueco, russo, francs, italiano, espanhol e uma em portugus (para o Brasil). Tambm gostaria de comentar sobre o especial sucesso inicial que o livrinho obteve na prpria cidade de Frankfurt. (Idem, ibid.)

Sucesso editorial e atualizaes modernas


O sucesso do livro pode ser avaliado pela quantidade de referncias atualmente disponveis na rede mundial de computadores (na produo brasileira, em peridicos educacionais especializados, meno a Der Struwwelpeter pode ser encontrada em Zuin [2003]; tambm, em
135

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

pgina brasileira na internet [Lago, 2007]). Diversos endereos eletrnicos discutem a questo pedaggica presente no Struwwelpeter, muitos deles analisando detalhadamente as histrias. Isso pode ser visto, por exemplo, na enciclopdia eletrnica Wikipedia (2007). Sob o ttulo Interpretao psicolgica , esta pgina comenta que, recentemente, o Struwwelpeter foi descoberto pelas clnicas de psicologia e de psiquiatria para jovens, uma vez que suas histrias descrevem certos tipos de distrbios que se manifestam na infncia: distrbio da ateno, acompanhado da hiperatividade, como no caso de A histria de Felipe, o inquieto (cf. tambm Shansis & Grevet, 2007), oposta A histria de Joo, o cabea-de-vento, enquadrado como sonhador, isto , sem hiperatividade, porm com a ateno muito reduzida. Supe-se que o prprio Hoffmann apresentava certo distrbio de ateno. Em todos os casos, como mdico, esses distrbios lhe eram familiares. A mesma pgina apresenta obras e ttulos inspirados no livro de Hoffmann, como, por exemplo, o Struwwelhitler , o livro de histrias nazistas do Doutor Schrecklichkeit, uma cida pardia inglesa publicada em 1941 por Robert e Philip Spence. O livro foi relanado em 2005, por ocasio da comemorao dos 60 anos da queda do regime nazista, com os textos originais em ingls e traduo para o alemo. Na pgina eletrnica, Der Struwwelpeter eine Sitten und Kulturgeschichte (Der, 2007), so apresentados os imitadores do Struwwelpeter, uma srie de tentativas de copiar ou inverter o sucesso e a pedagogia do Dr. Hoffmann, ora intensificando a pedagogia do chinelo, ora chamando ateno para o conflito com o autoritarismo. Em 1864, surge a primeira contrapartida feminina ao Struwwelpeter, Die Schreiliesel (Maricota gritalhona ou A menina gritalhona), uma coletnea alegre e educativa para crianas em torno dos 8 anos de idade, de autoria do Dr. Ernst. As histrias so engraadas e muito coloridas, uma espcie de pardia do Struwwelpeter, com cenas do tipo: A menina gritalhona quer andar sozinha, mas cai; A menina gritalhona que no quer beber seu leite etc. Os finais so bem mais drsticos do que os de Hoffmann, como por exemplo: o pai agarrou a menina gritalhona, que no quer se lavar, e a mergulhou numa tina, ou varreu seus brinquedos [jogou fora] quando ela no os quis arrumar. Em 1870, surgiu outra verso feminina, Die Struwwelliese , com certo sucesso; em 1896, este livro comemorou sua 40 a edio e est at hoje disponvel no mercado editorial. Muito tempo depois, em oposio ao
136
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

Struwwelpeter original, surgiria em 1970 o Anti-Struwwelpeter, de autoria de Friedrich Karl Waechter, uma crtica aos tabus sociais e s prticas educativas consideradas repressivas e inadequadas ao sculo XX. Por sua vez, Der Struwwelpeter von heute (1914), obra de Fritz Stern, um livro em quadrinhos para adultos. Aqui o Struwwelpeter aparece como smbolo do homem natural, do movimento da juventude e do neorromantismo, quebrando os moldes culturais antigos, opondo-se a todo tipo de regulamentao da liberdade de esprito do jovem. Este Struwwelpeter amigo dos animais e se alegra com a natureza divina.

A educao moral no Der Struwwelpeter


O livro infantil alemo, segundo observa Walter Benjamin, nasceu com o Iluminismo, como parte integrante de um programa de formao humanitria. Se o homem era piedoso, bom e socivel por natureza, ento poderia ser possvel fazer da criana, ser natural por excelncia, o homem mais piedoso, mais bondoso e mais socivel (Benjamin, 1984, p. 49). Dotado de um conjunto de atributos simblicos, a seguir descritos, Der Struwwelpeter constitui modelo de uma forma hoje j desaparecida de educar os costumes e ensinar moralidade a crianas. Por um lado, anacrnico, em razo da rudeza e do carter fatalista das narrativas, alm da dimenso do que hoje poderia ser chamado de educao pelo terror, identificvel ao longo de todo o texto, Der Struwwelpeter , por outro lado, atual quando comparado com livros infantis recentes, no que diz respeito aos propsitos de educao dos costumes e, por extenso, de educao moral. Na introduo de O livro das virtudes para crianas, seleo de textos voltados edificao infantil, o organizador faz notar que:
(...) a educao moral a educao do esprito e da mente para o bem envolve diversos aspectos. Envolve regras e preceitos o que se deve e o que no se deve fazer no convvio com o outro. Envolve a prtica reiterada de bons hbitos. E envolve ainda o exemplo dos adultos, que, por meio das atitudes que adotam no cotidiano, demonstram s crianas o apreo que tm pela retido. (Bennett, 1997, p. 5-6)

Provavelmente, este esboo de programa de educao infantil seria subscrito por Heinrich Hoffmann, muito embora, bem entendido, a estrutura da sensibilidade dos alemes cultos de meados do sculo
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

137

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

no partilhasse o apreo pelo gesto adocicado presente nas narrativas infantis, sobretudo as atuais, como as organizadas por Bennett. Para Benjamin (1984, p. 53), este gesto adocicado corresponde no criana, mas s concepes distorcidas que se tem dela. Com outras palavras, conquanto inserido no movimento que estende educao das crianas e ao livro infantil o iderio do Iluminismo, processo correlativo ao que Norbert Elias (1993, p. 207-210) chamou de difuso da presso pela previdncia e pelo autocontrole, Der Struwwelpeter estruturado numa forma tal que no faz concesses, pela aspereza e quase brutalidade das historinhas, a uma literatura infantil agradvel e digestiva, razo pela qual parece aos contemporneos deste incio de sculo XXI como desprovido de sensibilidade (uma constante na crtica atual ao livro caracteriz-lo como humor negro; fala-se tambm em black pedagogy). Produzido numa poca da narrativa infantil onde no se faz economia de realismo, Der Struwwelpeter no evita os problemas da vida, nem tampouco as coeres advindas da convivncia social. Distinguese, por conseguinte, do tipo de narrativa infantil fora de perigo (Bettelheim, 2001, p. 15), na qual so eludidos os problemas suscitados pelos confrontos no cotidiano. Escrito, conforme notificado na edio consultada, com o objetivo de criar um livro infantil que no estivesse dotado das caractersticas mais marcantes das admoestaes dirigidas s crianas pelos adultos da poca, consideradas excessivamente severas por Hoffmann (s/d., contracapa) Filho, se voc no se comportar, o limpador de chamin vem e te pega ou: Filho, se voc comer demais, vem o doutor e te d um remdio amargo ou te aplica sangue-sugas , Der Struwwelpeter aparentemente se situa, no entanto, no que diz respeito sensibilidade adulta relativamente educao da criana pequena, a meio caminho daquilo que se poderia chamar de realismo medieval, com seu apelo s descries mais cruas e produo de histrias sumamente terrificantes, e do pathos das atuais histrias infantis, mais inclinadas ao j mencionado gesto adocicado. Seria talvez suficiente submet-lo a uma comparao sistemtica, a montante, com os contos tradicionais, de origem russa, protagonizados pela bruxa Baba Iaga, como, por exemplo, Vassilissa, a bela (cf. Os mais belos..., 1993, p. 75-93), ou mesmo com o clssico Joozinho e Mariazinha dos irmos Grimm (cf. Os contos..., 1989, p. 79-90), contemporneos de Hoffmann, histrias seguramente marcadas pela
XIX

138

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

sensibilidade medieval, tanto na problemtica como na forma (a solido, o bosque, a escurido, o casebre, a bruxa comedora de gente), e, a jusante, com as histrias infantis atuais, para reter essa caracterstica de transio de Der Struwwelpeter.

Educao dos costumes e autocontrole


Neste estudo, faz-se a opo segundo a qual as possibilidades objetivas disponveis para os autores de livros infantis na Alemanha em meados do sculo XIX orientam as tomadas de posio, funcionando como uma espcie de sistema comum de coordenadas que faz com que, mesmo que no se refiram uns aos outros, os criadores contemporneos estejam objetivamente situados uns em relao aos outros (Bourdieu, 1996, p. 54). Isso quer dizer, ainda seguindo Bourdieu (1996, p. 64), que o projeto criador dos autores de livros infantis na poca e lugar aqui considerados depende da percepo das possibilidades disponveis capazes de orientar praticamente as opes simultaneamente estticas e pedaggicas. Por essa lgica, pertinente procurar as propriedades simblicas de Der Struwwelpeter no nas eventuais idiossincrasias do autor, porm no estado da produo do livro infantil poca e no que esse estado deve tanto constelao das preocupaes pedaggicas ento mais legtimas quanto estrutura da sensibilidade inscrita, sob a forma de esquemas prticos de classificao, percepo e apreciao, no habitus das classes cultivadas do perodo. Der Struwwelpeter deve todas as suas propriedades s condies sociais nas quais foi produzido. Como anteriormente mencionado, o livro de Hoffmann tributrio de uma etapa do processo civilizador do Ocidente, na qual ocorreu o fortalecimento do autocontrole e a permanncia das compulses a inibio de paixes e o controle de pulses impostos pela vida no centro dessas redes [de interdependncias] (Elias, 1993, p. 207). Disso decorre que a pedagogia difusa de Der Struwwelpeter est inteiramente voltada a operar a converso das coeres sociais externas em autorrestries ou autorregulaes da criana. Ou seja, a inculcar na infncia disposies destinadas ao controle dos impulsos (da conduta e das emoes) e ao desenvolvimento do esprito de previso. Isso fica claro j na epgrafe do livro, posta na capa, uma exortao educao dos costumes e ao uso de modos civilizados:
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

139

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

Vejam s, ele est aqui. / Vergonha! O menino desleixado! / De ambas as mos, / No permitiu que lhe cortassem as unhas / Durante quase um ano; / No permitiu que lhe penteassem os cabelos. / Vergonha! Exclamam todos: / O asqueroso menino desleixado!

A j mencionada converso das coeres sociais externas em autorrestries ou autorregulaes to mais importante de realar quando se observa que Hoffmann, mdico, membro das classes cultivadas, estava seguramente predisposto, pela posio social ocupada e pelo habitus correspondente, a ver no controle da conduta o trunfo decisivo na manuteno de seus privilgios e no cumprimento de suas funes sociais. Um breve apontamento biogrfico do autor evidencia o que se quer dizer:
Heinrich Hoffmann nasceu em 1809, em Frankfurt am Main, filho de Jacob Hoffmann, arquiteto, e Marianne Caroline (Lausberg) Hoffmann. Estudou Medicina nas Universidades de Heidelberg, Halle e tambm em Paris. Aps a graduao em 1833, trabalhou como clnico-geral em sua cidade natal. Em 1840, casou com Therese Donner. Entre 1844 e 1851, ensinou anatomia. De 1851 a 1888, Hoffmann foi diretor do Hospcio Pblico de Frankfurt am Main. Durante esses 37 anos se dedicou ao tratamento psiquitrico de pacientes e lanou as bases para um novo hospital municipal, que foi construdo entre 1859 e 1864. Publicou Der Struwwelpeter em 1845, sob ttulo Lustige Geschichten und drollige Bilder mit 15 schn kolorirten Tafeln fr Kinder von 3-6 Jahren . O nome Struwwelpeter apareceu na terceira edio alem. Hoffmann tambm publicou poesia, humor e stira, vrios outros livros para crianas e escritos sobre Medicina e Psiquiatria. Hoffmann morreu a 20 de setembro de 1894. (Heinrich, 2007)

Sem ser intencionalmente normativo (ver o desagrado causado no Dr. Hoffmann pelas histrias moralistas, que iniciavam e terminavam com prembulos repletos de advertncias, tais como: a criana comportada deve ser honesta, ou: crianas comportadas devem manter-se limpas etc [Hoffmann, s/d., contracapa]), Der Struwwelpeter, no entanto, um livro de educao moral: tudo se passa como se o autocontrole visasse, embora o autor no necessariamente tivesse isso em mente, a transformar a ordem domstica em ordem moral, esta ltima no sentido durkheimiano de ordem regrada, consistindo de regras de conduta sancionadas (Durkheim, 1995, p. 42). Por um lado, isso operado pelo controle das pulses, termo aqui entendido no sentido psicanaltico de tendncias permanentes, em geral inconscientes,
140
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

que dirigem a atividade do indivduo, como, por exemplo, a libido sexual, e, por outro, por meio da coero pela previdncia, entendida como disposio para o clculo, o mais das vezes tcito, das consequncias engendradas pela ao. A propriedade simblica mais caracterstica da pedagogia de Der Struwwelpeter a utilizao de um modo no-eufmico de comunicao com as crianas. Com efeito, a violncia simblica da inculcao, no livro do Dr. Hoffmann, apoiando-se quase sempre apenas na autoridade pedaggica familiar (pai, me), no dissimula sua verdade objetiva de violncia. assim no controle das pulses, exemplificado por A histria de Conrado, o chupador de polegares: Conrado advertido pela me para no chupar os dedos, pois do contrrio o alfaiate viria cort-los. To logo esta sai de casa, o menino no controla suas pulses e, conforme previso materna, tem os dedos decepados (Eis que a porta se abre / e com saltos rpidos / o alfaiate se lana sala adentro / em direo ao menino chupador de polegares / e ento, oh infelicidade!, fazendo clip e clap / corta-lhe os polegares / com a grande e afiada tesoura / Ai! Conrado grita muito!). Mesmo nas relaes de comunicao apoiadas em evento fsico, por vezes trgico ou cruel, obtm-se o efeito propriamente simblico de educao dos costumes, considerando que no h relao de fora, por mecnica que seja, que no exera tambm um efeito simblico (Bourdieu & Passeron, 1992, p. 24). A eficcia simblica obtida pela mistura de no-eufemizao com nonsense. O sucesso alcanado pelo livro de Hoffmann, quer dizer, sua rentabilidade simblica, deve-se tambm, segundo o prprio autor, a feliz estilo e forma dos versos. Observa-se que as rimas, de fcil assimilao, obedecem sequncia lgica dos acontecimentos e, em algumas histrias, tm sua fluncia incrementada pelo uso de onomatopias, como, por exemplo, na anteriormente mencionada histria de Conrado, o chupador de polegares: Fort geht die Mutter und Wupp! (expressa o som do gesto do polegar sendo levado boca), den Daumen in den Mund / Bauz! (o rudo da porta sendo aberta) Da geht die Tre auf, / (...) Weh! Jetzt geht es klipp und klapp (som da tesoura cortando os dedos). Assim como em A triste histria da caixa de fsforos: Miau! Mio! Miau! Mio! / wirf s weg! Sonst brennst du lichterloh. Neste caso, a onomatopia do miado dos gatos rima com lichterloh, num refro que se repete algumas vezes. Parte-se, aqui, do pressuposto

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

141

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

de que as histrias eram lidas em voz alta pelos adultos, considerando o fato de o pblico-alvo ser constitudo de crianas na faixa etria de 3 a 6 anos, dando-se a aprendizagem, ou melhor, a memorizao, por meio da mtrica e da concordncia sonora da rima (memria musical). Parece que Hoffmann se antecipou na pedagogia das rimas. O desenvolvimento da sensibilidade cultivada ou urbanidade, bons modos acionados pela conteno das pulses, tambm se faz presente em Der Struwwelpeter. Em A histria dos meninos negros aparece claramente o preconceito, a molestao e a falta de respeito, que tm como desenlace o castigo, arcar com as consequncias, alis, uma tnica na educao alem. Um ditado muito utilizado nesta pedagogia afirma: Wer nicht hren will muss fhlen, ou seja, quem no quer ouvir [os conselhos] ser obrigado a sentir. Por sua vez, integrante do citado processo civilizador das sociedades ocidentais, o desenvolvimento do esprito de previdncia est associado ao controle e noo de risco. No mundo moderno, racionalizado,
(...) procura-se controlar o futuro calculando os riscos (...) esta nova interpretao participa da transformao da cadeia de causalidade. O acontecimento infeliz aparece ento como o resultado de uma srie de decises inadequadas. A responsabilidade humana ocupa seu lugar na fatalidade. (Poulain, 2004, p. 98)

A previdncia, associada noo de risco, bastante evidenciada em A triste histria da caixa de fsforos, na qual a menina Pauline desobedece aos pais ao brincar com fsforos (Ah! Esta caixa, como bela! / Eu vou me divertir, diz ela. / Eu acenderei os palitos, / como faz a mame algumas vezes). Embora os gatos faam-lhe lembrar os conselhos paternos para no fazer isso (E os gatos Minz e Maunz / A ameaam com suas patas / E dizem, o dedo em riste: / Teu pai te avisou! / Miau! Larga isso, / Ou tu vais te queimar toda), Pauline termina por atear acidentalmente fogo s vestes (Oh! M hora! Eis que a chama / atinge o vestido: tudo se queima. / As mos, os cabelos, tudo queimava. / A criana inteira ardia!). A histria conclui com os gatos chorando diante das cinzas da menina (E de Pauline, oh! Sorte funesta! / dois sapatinhos, eis o que resta. / E perto das cinzas da criana / Os gatos sentam-se chorando). O deslocamento das coeres externas para o mbito interno das disposies, capazes de antecipar o que vai ocorrer antes mesmo do fato
142

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

eventual, simbolizado, na histria de Pauline, pela ausncia dos pais na cena, substitudos que foram pelos gatos, metfora da conscincia moral ainda no inteiramente desenvolvida. A lgica da coero pela previdncia instaura-se, assim, na seguinte sequncia: perigoso para a criana brincar com fsforos (pressuposto da regra), logo, a criana no deve brincar com fsforos (regra); porm, o circuito moral s se completa quando a criana, independentemente de sua vontade e mesmo sem a presena ostensiva dos legitimadores da regra (os pais), no brinca com fsforos em virtude da fora da regra em si mesma (moralidade). O efeito obtido por essa pedagogia prtica a capacidade internalizada tanto de previso de um acidente potencial (queimar-se) como das consequncias da ao (morrer). Considerando, hoje, os dados estatsticos de acidentes domsticos com crianas pelo menos momentaneamente postas na ausncia de adultos, constata-se a atualidade, mais de um sculo depois de publicado, do tema proposto por Der Struwwelpeter. Tambm em A histria de Kaspar da sopa, a previdncia e o risco esto presentes. Pelo carter exemplar da pedagogia difusa identificvel no livro, a histria de Kaspar merece ser transcrita na ntegra:
O Kaspar era muito saudvel, / um menino forte e gorducho, / tinha bochechas rosadas e viosas; / tomava a sopa de maneira comportada. / Porm, certa vez comeou a gritar: / Eu no quero tomar a sopa! No! / Eu no vou tomar minha sopa! / No! A minha sopa eu no tomo! / No dia seguinte, ora, veja s! / Ele j estava bem mais magro. / E novamente ps-se a gritar: / Eu no quero tomar a sopa! No! / Eu no vou tomar minha sopa! / No! A minha sopa eu no tomo! / No terceiro dia, ai que desgraa! / Como Kaspar est magrinho e fraco! / Mas eis que a sopa posta na mesa, / Logo comeou a gritar: / Eu no quero tomar a sopa! No! / Eu no vou tomar minha sopa! / No! A minha sopa eu no tomo! / E, finalmente, no quarto dia / Kaspar est magro como um fio. / Pesava, possivelmente, 15 gramas; / E no quinto dia estava morto.

Na histria de Kaspar, ao que tudo indica, trata-se de assegurar a socializao do menino por meio da identidade cultural da famlia, controlando a ambivalncia prazer/desprazer no mbito alimentar (um exemplo emprico desse controle pode ser visto na anlise feita por Cicourel [2004] de uma microssituao familiar me-criana mesa). Se, como observa Poulain (2004, p. 105), comer um ato que impe fazer escolhas, decidir, mas tambm assumir riscos objetivos e simblicos, ento se levado concluso de que a insero nos gostos e nas
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

143

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

regras alimentares familiares inculcada pela pedagogia difusa de Der Struwwelpeter acionando, assim como na histria de Pauline, o par constitudo pela previdncia e pelo risco.

A atualidade de um livro inatual


Os arbitrrios pedaggicos so recebidos diferencialmente pelas distintas classes e fraes de classe, ou, por outras palavras, o reconhecimento e a incorporao das exortaes pedaggicas dependem da congruncia entre o contedo da mensagem e as condies sociais e o modo de vida dos receptores (cf. a anlise da produtividade do trabalho pedaggico em Bourdieu & Passeron, 1992, p. 43-64). Esse enunciado sociolgico, to frequentemente ignorado, sobre as condies de possibilidade de todas as pedagogias serve como preventivo epistemolgico necessrio ruptura com as mitologias pedaggicas, to caras ao mundo escolar, dos enunciados performativos vlidos para todos indistintamente, e, simultaneamente, de uma segunda ruptura, dessa vez com a noo falsamente erudita que estabelece a atualidade, o moderno e o contemporneo segundo a ordem da cronologia, como operador capaz de tornar compreensvel o fato de livros como Der Struwwelpeter permanecerem, simultaneamente, atuais e inatuais no sculo XXI. Inatuais, nas sociedades diferenciadas, para os grupos e as camadas sociais que, por meio das atualizaes pretritas do habitus, j incorporaram a seu modo de vida o autocontrole, fazendo deste o ncleo de um programa difuso de transmisso familiar de padres sociais legtimos. Para tais grupos e camadas, visto que j dispem do autocontrole como capital incorporado, ou seja, como disposio estruturada e estruturante, permanente e transfervel de gerao a gerao, Der Struwwelpeter tem pouco ou quase nada a acrescentar. Porm, a prtica do autocontrole no to difundida no espao social quanto se supe, mesmo hoje em dia. trusmo, reforado pelas pginas dos jornais, afirmar que o autocontrole est desigualmente distribudo entre as diferentes classes e os grupos sociais. Isso sugere a atualidade de Der Struwwelpeter e da forma pedaggica pela qual se reveste, considerando o papel educativo do medo (A criana e o adolescente jamais aprenderiam a controlar o prprio comportamento sem o medo instilado por outras pessoas [Elias, 1993, p. 269]).
144

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

De fato, seria preciso ler a notcia Abuso sexual termina em morte de garoto de 7 anos, entre tantas outras, para identificar em crianas contemporneas traos de personalidades sociais do passado, cuja caracterstica mais notvel a incontinncia das paixes:
O crime chocou a comunidade [Trs Barras, norte de Santa Catarina] pelo envolvimento de meninos to novos com a violncia sexual e pela forma brutal como Rafael [7 anos] foi morto afogado nas guas de um rio. (...) O menino [13 anos] acusado pelo crime (...) disse que tinha oferecido um rdio de pilha a Rafael em troca de relaes sexuais. Em princpio, Rafael aceitou a oferta. Eles chegaram a tirar parte das roupas, em cima de um barranco que dava no rio e comearam a fazer sexo anal. Mas, segundo o depoimento da criana, Rafael teria pedido para parar. Ento o menino maior se recusou a entregar o rdio e eles comearam a trocar socos. Rafael foi empurrado no barranco de cerca de quatro metros e ameaou contar tudo aos pais. Logo aps, o menino o empurrou no rio e esperou que ele se afogasse, indo para casa em seguida. Rafael estudava no CAIC do bairro. A me, que diarista, conta que nunca deixava o filho mais novo sair sozinho, mas na quinta-feira foi trabalhar e deixou os seis filhos sob os cuidados do pai, desempregado. ( Jornal de Santa Catarina, 2005, p. 26)

Considerando que as famlias investem to mais duradouramente no trabalho pedaggico de controle das pulses e previdncia quanto maiores as expectativas relativamente posio que ambicionam ocupar na estrutura das funes sociais (Elias, 1993), ento se compreende por que as famlias das camadas populares tendem ao laxismo nos controles das pulses. Coagidas, pela violncia inerte das necessidades e urgncias, ao realismo e a no apostar demasiado numa forma de controle social cuja rentabilidade lhes escapa, as famlias das classes e dos grupos populares tendem a no estabelecer as redes internas de admoestaes e incitaes que conformam os habitus e regulam as estratgias cotidianas adequadas aos arbitrrios mais legtimos (escolares, culturais, sociais, entre outros). Tudo sugere, no caso anteriormente noticiado, assim como em outros semelhantes, sobretudo em razo de condies de existncia (me diarista, seis filhos, pai desempregado) mais favorveis descontinuidade das experincias, instabilidade das emoes e ao descontrole das aes, que a pedagogia difusa das famlias nessas especficas condies sociais no consegue acionar o trabalho prolongado de inculcao cujo trmino proporcionar criana pequena o desenvolvimento do eu autorregulado, com o consequente
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

145

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

ingresso na esfera da moralidade, no sentido durkheimiano antes referido. Desnecessrio dizer que o fracasso deste trabalho pedaggico familiar de incitaes difusas resulta amide em excluso escolar, quando no em consequncias trgicas.

Algumas consideraes complementares


Para explicitar inteiramente as propriedades simblicas de Der Struwwelpeter, seria preciso observar, mais uma vez, as condies sociais de produo, vale dizer, as condies de produo do produtor. Heinrich Hoffmann, certamente, apreciava os valores citadinos do modo de vida urbano das classes cultivadas alems do sculo XIX. Mencionar a cumplicidade entre habitus e posio social bastante para, retomando as anlises de Weber e Marx sobre as relaes entre o desenvolvimento do capitalismo, o ambiente urbano e a construo do esprito de previso, afirmar que a pedagogia difusa de Der Struwwelpeter constitui uma espcie de transfigurao das propriedades de posio do autor (profissional especfico, citadino, membro das elites). De fato, considerando, como o faz Weber, que a urbanizao contribui decisivamente para a racionalizao da conduta, mormente das classes sociais dominantes, e, como o faz Marx, que a estrutura temporal da atividade produtiva no capitalismo abre a possibilidade de calculabilidade e previsibilidade dos agentes, e considerando tambm as correspondncias entre estrutura social e formas simblicas, ento se pode concluir que a pedagogia de Der Struwwelpeter est voltada a favorecer a subordinao da criana vida urbana com todos os seus inusitados perigos, com as inmeras coaes impostas pelas redes muito estreitas de relaes e a estimular desde cedo a idolatria da cultura, na forma de controle das pulses e previdncia, oposto imediato idolatria da natureza (descontrole, clera, incontinncia etc.) favorecida pelas caractersticas mais marcantes da vida rural e camponesa. A artimanha da razo pedaggica, observa Bourdieu (1980, p. 117), reside precisamente no fato de extorquir o essencial sob aparncia de exigir o insignificante. No caso de Der Struwwelpeter, o essencial, isto , tirar partido da autorregulao infantil, sob formas de controle das pulses e de previdncia, para inculcar na infncia as disposies exigidas pela socializao primria, ou seja, para fazer incorporar na criana pequena a ordem social sob a forma de hexis corporal, encontra sua
146

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

eficcia simblica no fato de possuir todas as aparncias de somenos (no chupe o dedo, no brinque com fsforo, preste ateno onde pisa etc.). Destarte, a pedagogia de Der Struwwelpeter inculca uma espcie de crena prtica voltada a regular tempo, espao, ritmos e relaes da criana, assim como a transferir, sem eufemismo e sem o j citado gesto adocicado, um certo nmero de metforas prticas (as historinhas, os versos, as rimas) destinadas, uma vez incorporadas como esquemas operatrios, a possibilitar criana a adeso a um mundo social marcado pelo risco:
No mundo moderno, aqueles que so mais felizes na tranquilidade domstica [como as crianas] talvez sejam os mais vulnerveis aos demnios que assediam esse mundo; a rotina diria dos parques e das bicicletas, das compras, do comer e limpar-se, dos abraos e beijos costumeiros talvez no seja apenas infinitamente bela e festiva, mas tambm infinitamente frgil e precria; manter essa vida exige talvez esforos desesperados e hericos, e s vezes perdemos. Ivan Karamazov diz que, acima de tudo o mais, a morte de uma criana lhe d ganas de devolver ao universo o seu bilhete de entrada. Mas ele no o faz. Ele continua a lutar e a amar; ele continua a continuar. (Berman, 1987, p. 14)

Talvez esta seja tambm a lio do doutor Heinrich Hoffmann. Recebido em setembro de 2007 e aprovado em maio de 2008.

Referncias
ABUSO sexual termina em morte de garoto de 7 anos. Jornal de Santa Catarina , Blumenau, v. 33, n. 10, p. 369, 11 e 12 jun. 2005. BENJAMIN, W. Reflexes: a criana, o brinquedo, a educao. So Paulo: Summus, 1984. BENNETT, W.J. (Org.). O livro das virtudes para crianas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. BERMAN, M. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. So Paulo: Cia das Letras, 1987. BETTELHEIM, B. A psicanlise dos contos de fadas . 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2001.
Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

147

Pedagogia e educao dos costumes num antigo livro infantil: Der Struwwelpeter

BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980. BOURDIEU, P. A economia das trocas simblicas . 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1987. BOURDIEU, P. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas: Papirus, 1996. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992. CICOUREL, A.V. Lhabitus et le pouvoir symbolique comme processus sociocognitifs: quelques suggestions empiriques. In: BOUVERESSE, J.; R OCHE, D. (Org.). La libert par la connaissance: Pierre Bourdieu (1930-2002). Paris: Odile Jacob, 2004. OS CONTOS DE GRIMM. Trad. do alemo de Tatiana Belinski; ilustrao Janusz Grabianski. So Paulo: Paulus, 1989. DURKHEIM, E. Leons de sociologie. Paris:
PUF,

1995.

ELIAS, N. Formao do Estado e civilizao. In: ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. v. 2. HOFFMANN, H. Der Struwwelpeter. [S. l.]: Pestalozzi, [s.d.] HOFFMANN, H. Der Struwwelpeter auf englisch. Nachdichtung von Mark Twain. Stuttgart: Philipp Reclam jun. GmbH & Co., 1994. HOFFMANN, H. Struwwelpeter in English translation. Nova York: Dover, 1995. OS MAIS BELOS CONTOS DA RSSIA. Ilustrao Mariana Belieyeva. Lisboa: Civilizao, 1993. MALINOWSKI, B.K. Argonautas do Pacfico ocidental : um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin Melansia. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores). POULAIN, J.-P. Sociologia da alimentao. Florianpolis:
UFSC ,

2004.

WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnogrficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002.
148

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Maria da Conceio Lima de Andrade, Melita Bona & Gilson R. de M. Pereira

ZUIN, A.A.S. Sobre a atualidade dos tabus com relao aos professores. Educao & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 417-428, ago. 2003.

Referncias eletrnicas
FEUERHAHN, N. Pierre lbouriff: lnigme dune figure surraliste. Disponvel em: <melusine.univ-paris3.fr/astu/Feuer.pdf>. Acesso em: 5 set. 2007. HEINRICH HOFFMANN (1809-1894): pseudonyms Reimerich Kinderlieb, Heinrich Kinderlieb, Peter Struwwel, Heulalius von Heulenburg, Polykarpus Gastfenger, and Zwiebel. Disponvel em: <http://www.kirjasto.sci.fi/hhoffman.htm>. Acesso em: 5 set. 2007. HOFFMANN, H. Pierre lbouriff . Disponvel em: <http://www. struwwelpeter.com/SP/_pierre.php>. Acesso em: 5 set. 2007a. HOFFMANN, H. Slovenly Peter . Disponvel em: <http://www.fln. vcu.edu/struwwel/furpete.html>. Acesso em: 5 set. 2007b. LAGO, A. Struwwelpeter de Heinrich Hoffmann. Disponvel em: <http:// www.angela-lago.com.br/1Hoffmann.html>. Acesso em: 5 set. 2007. SO PAULO. Centro de Referncia em Educao. A escola pblica e o saber, literatura infantil. Disponvel em: <http://www.crmariocovas. sp.gov.br/obj_a.php?t=infantil01>. Acesso em: 5 set. 2007. SHANSIS, F.; GREVET, E. Histrico do Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade . Disponvel em: <http://www.sinodal.com.br/fotos/ 2004/palestra_shansis/historico.ppt>. Acesso em: 5 set. 2007. DER STRUWWEELPETER eine Sitten und Kulturgeschichte. Disponvel em: <http://www.bikonline.de/histo/struwwel1.html>. Acesso em: 5 set. 2007. WIKIPEDIA DIE FREIE ENZYKLOPDIE. Struwwelpeter . Disponvel em: <http://de.wikipedia.org/w/index.php?title=Struwwelpeter &printable=yes>. Acesso em: 5 set. 2007.

Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 106, p. 131-149, jan./abr. 2009


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

149

You might also like