You are on page 1of 10

Universidade Estadual da Paraba Centro de Cincias Biolgicas e Sociais Aplicadas Departamento de Relaes Internacionais

AS CAUSAS DA 2 GUERRA: Uma guerra de causas sistmicas ou simplesmente a Guerra de Hitler?

Camila Arajo Jernimo Leite Mariana Barreto de Arajo

Histria das Relaes Internacionais II Prof. Joo Ricardo P. X. de Siqueira

Joo Pessoa 2013.1

Resumo

O artigo a seguir uma reviso bibliogrfica a cerca das causas da deflagrao da 2 Guerra Mundial, sob a tica e perspectiva de autores que tratam e estudam a temtica, tais qual Joseph Nye, Luz Amado Cervo e Christian Lohbauer. O artigo teve como principal objetivo, trazer uma discusso breve, pontual e objetiva sobre os motivos que ocasionaram o conflito. Utilizando os autores citados, pode-se refletir traando uma viso global no sentido de amplitude; a respeito das vrias possibilidades de interpretao que o estudo do embate proporciona. Ao final, tem-se um panorama mais abrangente da situao em que encontrava-se principalmente a Alemanha e tambm a atmosfera melindrosa, incerta e insegura que rondava o continente europeu antes do segundo conflito; alm da percepo de que Hitler fora apenas mais um dos pivs do evento, e no o seu nico causador.

Palavras Chave: 2 Guerra; Hitler; Embate.

1. Introduo

A Segunda Grande Guerra fora um acontecimento nunca antes visto na histria da humanidade. O mundo j conhecera o poder das trincheiras e a carnificina derivada do primeiro confronto. Porm, diferentemente deste, a segunda guerra contara com novos tipos de armamentos e novas tticas de combate, que deixariam os povos ainda mais horrorizados. Ao fim da Primeira Guerra, tratados foram institudos no intuito de firmar a paz e evitar um novo embate. Contudo, a histria mostraria mais adiante que eles no seriam capazes de sustenta-la por muito tempo. A paz obtida no perodo entre-guerras fora mais nominal que efetiva e as imposies oriundas dos acordos, em sua maioria s pioraram o clima de tenso que j pairava sob o continente. O tratado de Versalhes, encabeado pelas naes vencedoras, mostraria-se mais adiante como um tiro no p nessas naes, que na tentativa de suprimir a Alemanha, fomentaram sua insatisfao da pior forma possvel. Entre os tantos autores que dissertam sobre essa temtica, decidiu-se priorizar aqueles que mais se aproximaram do ponto de vista das autoras, alm claro, pela forma como os mesmos abordam a questo. A 2 Guerra fora um

evento sombrio, que ps abaixo toda uma estrutura poltica e de poder que vigorava at ento. Suas perdas foram certamente irreparveis e serviram para mostrar ao mundo o mal causado pelas chamadas armas atmicas, como as bombas lanadas em Territrio civil Japons. O ambiente incerto e catico que dominou a Alemanha fertilizou e deu vida a conceitos e ideologias deturpadas, e alm de civis, etnias foram diretamente atingidas (vide o holocausto judeu). Tema de filmes, livros, e arte em geral, a Segunda Guerra Mundial durou seis anos e compreendeu o perodo que vai de 1939 1945.

2. Antecedentes: O perodo entre-guerras

Com a Europa abalada e com a queda de trs dos principais imprios europeus: o alemo, o austro-hngaro e o russo; o sistema internacional passava a ser comandado no mais unicamente pela a Europa, mas tambm pelos Estados Unidos, este sendo um dos atores de destaque. O perodo entre guerras foi marcado por crises econmicas, polticas e sociais. A Conferncia de Paz de Paris, ocorrida em 18 de Janeiro de 1919, foi o evento no qual o foco principal das discusses fora as condies que deveriam ser impostas aos perdedores da primeira guerra. Na conferncia destacou-se o desempenho do presidente norte-americano Woodron Wilson, que apresentou os seus 14 pontos, que versavam entre outros, a despeito da criao da Liga das Naes. O Tratado de Versalhes, nome com o qual fora batizado o acordo que efetivamente trataria sobre as consequncias da guerra para os perdedores, e que teria como principal objetivo dar fim ao conflito e trazer de volta a paz; fora elaborado um pouco acima de tom, e as suas exigncias pareceriam grandes demais aos pases perdedores, especialmente a Alemanha. No pas era visvel a insatisfao popular e a crise poltica devido ao fato da queda do governo e da sua dificuldade em se reerguer; onde em quanto s demais naes considerariam a Alemanha como causadora da Primeira Guerra, a prpria se julgava injustiada pelas demais partes. [...] Foi na esperana de se reestruturar que a Alemanha seguiu para o terceiro Reich (MAGNOLI, 2008). A idia de Paz que alguns autores costumam utilizar para o perodo entre-guerras bastante questionvel. A forma como ela fora instituda e o modo como ficara o sistema internacional nesse novo modelo de gesto bastante controverso, visto que as polticas de equilbrio de poder tiveram de voltar novamente a vigorar, passando a serem indispensveis. A liga das naes tenta se estabelecer como uma mediadora equilibrada, na tentativa de manter essa paz como ressalta Nye (2009) destacando o pensamento de Woodrow Wilson presidente americano durante a Primeira Guerra:

Embora os crticos tenham chamado Wilson de utpico, ele acreditava que a organizao da segurana internacional poderia ser um tratamento prtico da poltica mundial. Ele sabia que meros acordos e tratados no papel no seriam suficientes; eram necessrias organizaes e regras para pr em prtica os acordos e obrigar o cumprimento das leis. Foi por isso que Wilson acreditou tanto na ideia da Liga das Naes. (2009, p. 109)

Porm, a liga das naes como o tempo ir mostrar-se fraca e falha, servindo apenas para resolver algumas questes pontuais. Em 1925 como menciona Pedro Tota, colaborador no livro de Magnoli Histria das Guerras, foi constitudo o Tratado de Locarmo, que vem a surgir como uma ratificao do Tratado de Versalhes. Durante este perodo percebeu-se uma atmosfera de calmaria, mesmo que pequena. Porm, mais a frente, as coisas viriam a tomar contornos diferentes por uma srie de fatores internos e externos. O prenncio do segundo ato da guerra era fato; e a sua deflagrao, praticamente uma questo de tempo.

3. Causas da Segunda Guerra

O perodo compreendido entre 1914 a 1918 e 1939 a 1945, foi sem dvidas, um dos mais trgicos e nebulosos perodos da histria da humanidade. Foi certamente o mais sangrento da histria recente e at a atualidade, dada suas controvrsias e gamas de interpretao, gera desentendimento por parte dos autores quanto aos seus reais motivos e causas. As motivaes da primeira guerra so as mais debatidas. Uns a percebem como um grande mal entendido, um acidente de percurso que poderia ter sido evitado. Outros a enxergam como o resultado de polticas fracassadas e de um sistema de poder que no poderia mais se sustentar. As causas da segunda guerra, apesar de parecerem mais bvias, tambm so conflitantes em certo ponto. Abordando sob perspectivas diferenciadas, uma parte dos autores e estudiosos entende que ela foi consequncia de uma srie de insatisfaes por parte dos pases vencidos no

primeiro grande conflito; um segundo round do enfretamento - e aqui destacase principalmente a nao Alem. Outros a enxergam como o resultado da fracassada poltica de apaziguamento ensaiada no perodo entre-guerras; e alguns a percebem como a materializao das pretenses megalomanacas do lder do terceiro reich Adolf Hitler, que enxergou na Alemanha fragilizada, a oportunidade de ascender ao poder. A segunda guerra mundial foi global e envolveu praticamente todos os pases. Das colnias europeias, asiticas e africanas; s repblicas latinoamericanas - ainda que de forma mais nominal nesse ltimo caso; o conflito reuniu novamente os povos e inaugurou tambm uma nova modalidade de se fazer guerra. As armas nucleares utilizadas mais adiante do confronto pelos Estados Unidos sob os territrios civis japoneses de Hiroshima e Nagasaki revelaram ao mundo o poder de destruio causado por esse tipo de arma, desconhecido at ento, e quanto a isso no h discordncias. A guerra destacou-se pelos avanos no material blico. [...] E ao fim da guerra, claro, a bomba atmica anunciou o amanhecer da era nuclear (NYE, 2009). Eric Hobsbawn, importante historiador britnico do sculo XX, ao doutrinar a cerca da 2 guerra afirma:

Suas perdas so literalmente incalculveis, e mesmo estimativas aproximadas se mostram impossveis, pois a guerra (ao contrrio da Primeira Guerra Mundial) matou to prontamente civis quanto pessoas de uniforme, e grande parte da pior matana se deu em regies, ou momentos, em que no havia ningum a postos para contar, ou se importar (2008, p.51)

Contudo, ser que ela fora o confluir de uma srie de fatores, ou ser possvel apontar em especial algum agente que contribuiu de forma mais decisiva para o desembocar deste novo embate? A proposio do Tratado de Versalhes pelos pases vencedores aos pases perdedores como condicionante do fim da primeira guerra mostrou-se mais a frente como uma grande falha poltica/estratgica e que traria graves

consequncias com o passar do tempo, como j mencionado. O tratado levou cerca de 6 meses entre deliberaes e pontos divergentes at sua pronta execuo. Ao fim, a Alemanha, que j havia sido bastante castigada pelo conflito, teve decretada sua falncia. A assinatura do tratado instigou na populao alem um sentimento de revanche e humilhao pelo fato da culpa e estragos da Primeira Guerra ter sido direcionada exclusivamente a ela. Tal situao gerou no pas uma inflao exorbitante, uma instabilidade poltica e social, e claro a atmosfera ideal para a propagao de ideologias nacionalistas radicais. No podemos deixar de mencionar a Itlia, tambm perdedora da guerra e que viu em seu territrio o mesmo aflorar de ideologias de cunho extremista.

O Tratado de Versalhes garantiu apenas 20 anos de paz na Europa e no mundo. Ele acabou levando a uma srie de insatisfaes que estimulariam ressentimentos nacionalistas e rivalidades. A situao econmica do perodo entre-guerras contribuiu para a radicalizao das posies polticas condenando a democracia e o constitucionalismo necessrios manuteno dos acordos de paz. Quando as condies polticas se radicalizaram os acordos no ofereciam mais garantias suficientes para a paz. (LOHBAUER, 2005, p.49).

E foi aproveitando-se dessa situao, que a figura de Adolf Hitler se consolidou como um potencial embatedor para o momento complexo no qual encontrava-se a Alemanha. Hitler, um oficial polons que lutara como soldado na primeira guerra; foi lder do partido nacional dos trabalhadores alemes e com a crescente ascenso da frente NAZI, como era conhecido o partido, viuse em pouco tempo sob a liderana do 3 Reich e com a responsabilidade de transformar a realidade alem de ento. Hitler comumente apontado como o principal, seno nico, causador da 2 grande guerra. Ms, como argumenta Joseph Nye em seu livro Cooperao e conflito nas Relaes Internacionais, atribuir ao ditador Nazista a culpa exclusiva pelo confronto seria uma explicao simples demais. Entre as vrias causas que, sob sua tica foram essenciais para o desenrolar da

guerra, Nye cita dentre outros: o colapso econmico causado pela grande depresso, que afetou todos os pases e que na Alemanha teve os seus efeitos multiplicados dada a sua situao devido a vulnerabilidade do povo alemo; toda uma populao que viu em Hitler um potencial salvador; a dureza do Tratado de Versalhes que fomentou no povo o sentimento de revanche, alm claro, da estratgia de dominao e expanso do lder nazista.

claro que houve outras causas. A segunda Guerra Mundial foi mais do que apenas uma guerra de Hitler [...]. Podemos dizer que as causas profundas da Segunda Guerra Mundial foram sistmicas o negcio inacabado da Primeira Guerra Mundial. As causas intermedirias foram amplamente internas as perturbaes sociais e ideolgicas que produziram Hitler na Alemanha e a fraqueza poltica e econmica das democracias. A causa precipitante foi estratgia de dominao de Adolf Hitler. (NYE, 2009, p.127).

Sendo assim, seria bem mais sensato perceber o conflito da segunda guerra como o resultado de uma confluncia de fatores. Hitler foi apenas o bode expiatrio na deflagrao da guerra, uma vez que na ausncia desse cenrio de caos e perecimento, seus ideais dificilmente teriam sido levados adiante. A fragilidade desses homens e mulheres e sua situao de vulnerabilidade foram cruciais para que se implantasse o regime nazista, que acabou se mostrando mais que um plano poltico de governo e econmico, com caractersticas racistas e iderios de eugenia e supremacia de raas. Amado Luz Cervo, professor de Relaes Internacionais da UnB e colaborador no livro Histria das relaes contemporneas: da sociedade internacional do sc XIX era da globalizao de Jos Flvio Sombra Saraiva; fomenta tal linha de pensamento e levanta tambm outras questes relevantes como o isolamento dos Estados Unidos e da Unio Sovitica antes da conflagrao do conflito. No seu artigo intitulado A instabilidade internacional (1919 1939) Cervo preceitua que:

As concepes fascistas de relaes internacionais, os planos expansionistas das ditaduras, os egosmos das democracias e da

Unio sovitica e a averso da opinio pblica a pagar pela frente antifascista correspondem a fatores que explicam as atitudes e as iniciativas dos governos, da ascenso de Hitler em 1933 ao incio da guerra europeia em 1939. Explicam, portanto, uma srie de golpes de fora, crises diplomticas, apaziguamentos, avanos e recuos calculados, at a conflagrao geral. (SARAIVA, 2008, P.161).

Desta forma, no temerrio dizer que a Segunda Grande Guerra fora juno de fatores; uma srie de deles que ao mesmo tempo, contriburam para o seu desenrolar. Hitler teve um papel fundamental no processo de desenvolvimento e expanso da Guerra; ms suas causas iniciais foram bem mais amplas e complexas.

4. Concluso

Analisar a deflagrao da Segunda Grande Guerra como sendo o resultado da poltica expansionista Hitleriana , nas palavras de Joseph Nye, simples demais. O conflito da Segunda Guerra Mundial no foi simplesmente a guerra do lder nazista. Ela foi sim confluncia de vrios fatores; sistmicos ou no, que ao fim trouxeram e fizeram a humanidade reviver os horrores da primeira, s que de modo mais fatal e cruel. O Tratado de Versalhes fora um duro golpe para uma nao que j pagava pelas perdas do primeiro confronto. A grande depresso de 30 piorou ainda mais essa situao, fazendo com que o pas, que j se encontrava em grave crise social e financeira, encontrasse a bancarrota. Junte-se ainda a situao de vulnerabilidade psicolgica e social em que se encontrava o povo alemo: humilhado, pobre e falido, e que enxergou no lder nazista a possibilidade da mudana, mesmo que sob a condio de um regime fechado e ideologicamente duvidoso. O isolacionismo estratgico americano e sovitico tambm um fator que no pode ser esquecido nessa somatria. Ao fim, estava pintado o cenrio perfeito para que o sentimento de insatisfao e incerteza que j tomava a regio pudesse em

fim, ter algum tipo de resoluo, ainda que ela implicasse na pior possvel na Guerra.

Referncias Bibliogrficas

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. So Paulo, Companhia das Letras, 2008. LOHBAUER, Christian. Histria das Relaes Internacionais. Petrpolis, Vozes Ltda., 2005. MAGNOLI, D. (org). Histria da Paz. So Paulo. Contexto. 2008. MAGNOLI, D. (org). Histria das Guerras. So Paulo. Contexto. 2009. NYE, Joseph S. Jr. Cooperao e conflito nas Relaes Internacionais . So Paulo: Ed. Gente, 2009. SARAIVA, J. F. S. (org). Histria das relaes contemporneas. So Paulo, Saraiva, 2008.

You might also like