You are on page 1of 2

Universidade Federal da Paraba Disciplina: Termodinmica Qumica II Projeto 3 Diagrama ternrio Profa. Claudia de F.

. Braga Diagrama Ternrio de Fases de Elementos Constituintes do Biodiesel e Glicerol INTRODUO O biodiesel um combustvel renovvel que vislumbra, entre outros, diminuir o impacto da crise energtica e apresentar vantagens emitir menos partculas poluentes do que combustveis fsseis. A transesterificao uma reao utilizada para a produo de biodiesel que utiliza como matria-prima um lcool de cadeia curta e leo vegetal ou animal. A reao pode ser promovida por catalisador cido, bsico, heterogneo ou enzimtico e visa obter uma mistura de steres de cadeia curta, diminuindo a viscosidade do produto final em relao ao leo de origem. Trata-se de uma reao de equilbrio, no qual um excesso de reagentes necessrio para que o rendimento seja o maior possvel. Os lcoois mais utilizados so o metanol e o etanol. Na reao de transesterificao com metanol, a separao de fases do produto final (biodiesel) e subproduto (glicerol) ocorre rapidamente, bastando deixar a mistura decantar por um certo perodo de tempo, geralmente 24 horas. J quando se utiliza etanol, a separao de fases ocorre de forma problemtica, ou no ocorre, de modo que necessrio evaporar o etanol remanescente na reao. Isto porque a emulso formada pelo metanol e triacilglicerdeos constituintes do leo se desfazem facilmente, enquanto que a emulso formada com o etanol mais estvel (MEHER et al., 2006). Como h remanescente de matria-prima no produto final, faz-se necessrio um estudo da interao entre as possveis substncias presentes ao final da reao e como a elas interferem na solubilidade das demais. MATERIAIS E MTODOS Aqueceu-se a mistura de glicerol comercial e lcool etlico em um tubo de ensaio imerso em um banho de gua quente at a temperatura desejada e de modo que a mistura fosse homognea. Utilizou-se uma placa de aquecimento e dois termmetros, um imerso na gua e outro na mistura dentro do tubo, sendo que este ltimo tambm foi utilizado para agitar, como ilustra a Figura 1. Depois que a temperatura da mistura foi homogeneizada, adicionou-se, por gotejamento, leo soja utilizando uma bureta de 5 mL. Adicionou-se o leo at que o primeiro sinal de turvao aparecesse na mistura, indicando uma mudana de fase. Anotou-s o volume do leo. O procedimento foi feito para diversas fraes mssicas das substncias, no qual se colheu dados de dez pontos. No entanto, manteve-se a frao mssica de etanol alta de maneira que, caso esta fosse diminuda, a sua mistura com glicerol no seria homognea na temperatura em questo. Por fim, foi estimada a densidade do leo obtendo um volume conhecido do mesmo e pesando-o em uma balana analtica. O procedimento foi feito em triplicata e a densidade considerada como a mdia dos resultados.

Figura 1. Mistura de etanol e glicerol em banho de gua quente.

RESULTADOS Os resultados esto apresentados na tabela 1. Tabela 1 - Fraes mssicas de etano, glicerol e leo de soja bruto a 72 C.

A partir da tabela 1 resolva as questes a seguir: 1. Faa do diagrama ternrio para esses dados. 2. Identifique as regies do diagrama ternrio? Discuta esse resultado. 3. Na sua concepo o que pode afetar esse equilbrio na curva do diagrama ternrio? Justifique. PS. Use o programa Origin. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Disponvel em: http://www.biodiesel.gov.br/docs/congresso2007/producao/19.pdf> Acesso em 10 nov. 2010.
BEVILAQUA, G.; PIGHINELLI, A. L. M. T.; PARK, K. J.

ATKINS, P.W. Physical Chemistry. 5ed. Oxford: Oxford University Press, 1994 CAETANO, T. Estudo da miscibilidade de etanol com componentes do diesel e biodiesel. 2003. 113 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Processos) Faculdade de Engenharia Qumica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. MEHER, L. C., SAGAR, D. V., NAIK, S. N. Technical aspects of biodiesel production by transesterification a review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 10, p. 248 268, 2006.

You might also like