You are on page 1of 25

ESTATUTOS DA LIGA DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

CAPTULO I DENOMINAO, SEDE, MBITO, DURAO, FINS E ATRIBUIES Artigo 1. Denominao e Sede 1. A Liga dos Bombeiros Portugueses, fundada a 18 de Agosto de 1930, com existncia legal, por escritura pblica, de 30 de Maio de 1932, a Confederao Nacional que congrega associaes humanitrias de bombeiros, federaes de bombeiros e entidades pblicas, sociais e privadas, que mantm corpos de bombeiros. 2. A Liga dos Bombeiros Portugueses, doravante aqui tambm designada por LBP, tem a sua sede no distrito de Lisboa. 3. A LBP pode estabelecer delegaes ou quaisquer outras formas de representao no territrio nacional ou no estrangeiro. Artigo 2. mbito e Durao A LBP tem mbito nacional, prossegue fins no lucrativos, por natureza e tradio apartidria e no confessional e durar por tempo indeterminado. Artigo 3. Fins 1. A LBP constitui um instrumento de cooperao, consulta e representao dos seus associados, nas relaes com os rgos de Soberania e com a administrao central, regional e local. 2. A LBP tem por fins principais: a) Congregar, representar e assumir a defesa dos interesses comuns dos seus associados; b) Promover a valorizao da identidade dos bombeiros portugueses e das suas estruturas; c) Participar na definio das polticas nacionais nas reas da proteco e socorro s populaes, nomeadamente nas iniciativas legislativas respeitantes ao sector de Bombeiros; d) Promover a realizao de aces de apoio aos seus associados, nomeadamente nos domnios da formao, informao e gesto de recursos; e) Promover a qualidade tcnica do desempenho dos bombeiros portugueses;

f) Apoiar a criao de associaes de bombeiros e a homologao dos respectivos corpos de bombeiros e seces destacadas, nas localidades onde tal se justifique e, ainda, diligenciar para que se desenvolva o apetrechamento dos existentes; g) Propor ao Governo e demais rgos de Soberania a adopo de medidas legislativas ou executivas que se considerem indispensveis ao desenvolvimento e consolidao dos servios de socorro e das suas estruturas de suporte; h) Promover, por sua iniciativa ou em colaborao com as entidades pblicas, sociais e privadas, o apoio social aos elementos dos corpos de bombeiros. 3. A LBP pode desenvolver outras actividades, individualmente ou em associao, parceria ou por qualquer outra forma societria legalmente prevista, com outras pessoas singulares ou colectivas, desde que os lucros delas resultantes revertam para os seus fins estatutrios. Artigo 4. Atribuies 1. Constituem atribuies normais da LBP: a) Realizar aces que visem o reforo da cooperao e do intercmbio entre os associados; b) Estabelecer relaes e acordos com outras entidades nacionais e estrangeiras ou internacionais e assegurar o seu fiel cumprimento; c) Pronunciar-se sobre projectos de natureza legislativa e normativa que versem questes relacionadas com a actividade dos seus associados, bem como propor, a quem de direito, medidas sobre as mesmas matrias; d) Assegurar a adequada gesto do Fundo de Proteco Social do Bombeiro; e) Emitir parecer sobre as convenes colectivas de trabalho aplicveis s associaes humanitrias de bombeiros e aos bombeiros profissionais de corpos mistos detidos por estas associaes; f) Constituir, por sua iniciativa ou em colaborao com outras entidades, grupos de trabalho, comisses especializadas ou equipas de misso, bem como promover a realizao de encontros, conferncias, aces de formao e viagens de estudo, tendo por objectivo qualificar a interveno da LBP e dos seus associados; g) Promover o alargamento das aces de ordem social, visando o benefcio dos associados e de quantos participam das suas actividades especficas; h) Promover as aces, tendentes a obter a autonomia econmica e financeira da LBP e dos seus associados; i) Prestar apoio jurdico, administrativo e tcnico aos seus associados, bem como prestar todas as informaes relativas s matrias da sua competncia e atribuio; j) Mediar conflitos, quando solicitada a sua interveno por qualquer dos seus associados litigantes; k) Fomentar o esprito do associativismo e do voluntariado junto da populao do pas, em geral; l) Integrar a Comisso Nacional e Comisses Distritais de Proteco Civil, bem como o Conselho Nacional de Bombeiros; m) Promover a imagem dos bombeiros junto dos meios de comunicao social.

CAPTULO II INSGNIAS Artigo 5. Insgnias So insgnias da LBP, institudas em Congresso, a bandeira e o emblema, cujos modelos e descries constam de anexo aos presentes estatutos.

CAPTULO III DOS ASSOCIADOS Seco 1. Categorias de Associados Artigo 6. Associados Colectivos, Singulares e Extraordinrios 1. A LBP constituda pelas seguintes categorias de associados: a) Singulares; b) Colectivos; c) Extraordinrios. 2. So associados singulares da LBP entidades pblicas, sociais ou privadas que mantm corpos de bombeiros; 3. So associados colectivos da LBP as federaes de bombeiros, juridicamente constitudas, congregadoras de entidades pblicas, sociais ou privadas, que mantm corpos de bombeiros, sedeadas em cada distrito. a) Dadas as especificidades geogrficas da Regio Autnoma dos Aores, podem ser admitidos, como scios colectivos, as federaes que congreguem entidades que mantm corpos de bombeiros, agrupadas por ilhas. 4. So associados extraordinrios da LBP e, como tal, devem inscrever-se todos os indivduos e empresas que, depois de aceites e atravs de quota, adquiram essa qualidade. Artigo 7. Associados de Mrito e Honorrios 1. A LBP pode nomear associados de mrito e associados honorrios, em distino pelo valor e aco, revelados em prol dos bombeiros, conferindo o respectivo diploma. 2. Podero ser propostos para nomeao, como associados de mrito, todos os bombeiros de qualquer quadro e categoria e os membros dos rgos sociais da LBP ou dos seus associados singulares ou colectivos, que tenham prestado pelo menos dez anos de bom e efectivo servio. 3. Podero ser propostos para nomeao como associados honorrios os indivduos ou pessoas colectivas cujos servios relevantes prestados LBP, e/ou causa dos bombeiros, sejam considerados dignos de tal distino.

Seco 2. Admisso e Nomeao de Associados Artigo 8. Admisso 1. A admisso dos associados, colectivos e singulares, ser feita mediante requerimento dos interessados, subscrito por legal representante e dirigido ao Conselho Executivo, acompanhado dos documentos comprovativos da existncia legal do requerente. 2. A admisso dos associados extraordinrios ser feita mediante requerimento dos interessados, dirigido ao Conselho Executivo, acompanhado pelos seus elementos identificadores e subscrita por um associado da LBP. 3. Da deciso do Conselho Executivo, a proferir no prazo de trinta dias, cabe ao requerente o direito de recorrer para o Conselho Nacional, aps decorrido o referido prazo. Artigo 9. Nomeao 1. A nomeao dos associados de mrito, em funo do tempo de servio, da competncia do Conselho Executivo. 2. A nomeao dos associados honorrios da competncia do Congresso, por iniciativa prpria ou por proposta do Conselho Executivo. Seco 3. Direitos e Deveres dos Associados Artigo 10. Direitos dos Associados Constituem direitos: 1. Dos associados singulares: a) Possuir diploma de filiao; b) Participar activamente e votar nos Congressos; c) Votar e proceder apresentao de candidatos aos rgos da LBP; d) Requerer, nos termos da lei e dos presentes Estatutos, a convocao do Congresso; e) Apresentar as propostas que considerem de interesse para a LBP e para a causa do socorrismo; f) Reclamar, perante os rgos competentes da LBP, dos actos que considerem lesivos dos seus direitos ou interesses e recorrer sucessivamente, das decises de cada um desses rgos para os imediatamente superiores; g) Examinar os livros, relatrios e contas e os demais documentos, desde que o requeiram por escrito com a antecedncia mnima de quinze dias; h) Solicitar LBP todo o apoio e informao que no ultrapasse as suas legtimas atribuies; i) Frequentar a sede ou sedes sociais e utilizar, nos termos regulamentares, os servios disponibilizados em benefcio dos associados; j) Recorrer ao apoio da LBP, em caso de necessidade de justa defesa perante a opinio pblica, tribunais ou organismos oficiais; k) Requerer dispensa da sua qualidade de associado; l) Usufruir de todos os demais benefcios ou regalias da Confederao.

2. Dos associados colectivos: a) Possuir diploma de filiao; b) Participar activamente e votar nos Congressos; c) Requerer, nos termos da lei e dos presentes Estatutos, a convocao do Congresso; d) Exercer os demais direitos consignados nas alneas e) a l) do n. 1 do presente artigo. 3. Dos associados extraordinrios, de mrito e honorrios: a) Possuir diploma comprovativo da respectiva qualidade; b) Sugerir ao Congresso as providncias julgadas teis ao desenvolvimento e prestgio do socorrismo na rea dos bombeiros; c) Participar nos Congressos nos termos do n. 2 do artigo 24.; d) Exercer os direitos consignados nas alneas f), j) e k) do n. 1 do presente artigo. Artigo 11. Deveres dos Associados 1. Constituem deveres dos associados colectivos e singulares: a) Elaborar os seus Estatutos e Regulamentos, quando for caso disso, procurando que os mesmos reflictam, nas suas linhas gerais, a filosofia e os princpios bsicos da LBP; b) Pagar pontualmente as quotas anuais ou semestrais que vierem a ser estabelecidas em Congresso; c) Facilitar aos seus representantes ou delegados o exerccio dos cargos para que foram eleitos ou designados, no mbito da LBP; d) Defender a LBP, seus fins, bom nome e prestar-lhe toda a colaborao possvel nomeadamente, fornecendo-lhe, a pedido ou espontaneamente, todas as informaes que possam concorrer para a realizao dos fins comuns; e) Comunicar por escrito ao Conselho Executivo, no mais breve espao de tempo possvel: - A mudana de sede ou de residncia dos representantes; - As alteraes na constituio dos rgos sociais ou, no caso dos associados singulares, de comando dos corpos de bombeiros; - A suspenso ou cessao da actividade dentro do sector; f) Zelar pelo cumprimento dos estatutos e demais legislao, referente aos associados e ao sector, bem como de todas as convenes, acordos ou compromissos em que a LBP tenha sido outorgante; g) Enviar LBP exemplares, devidamente actualizados, dos seus Estatutos, relatrios anuais e contas e demais publicaes; h) Quaisquer outros que lhe sejam atribudos por estes Estatutos, pelos regulamentos ou por deliberao do Congresso; i) Cumprir as deliberaes do Conselho Nacional e do Congresso. 2. Constituem deveres dos associados extraordinrios: a) Pagar pontualmente as quotas que vierem a ser definidas em Congresso; b) Defender a LBP, seus fins, bom nome e prestar-lhe toda a colaborao possvel; c) Zelar pelo cumprimento dos Estatutos e demais legislao aplicvel, bem como de todas as convenes, acordos ou compromissos em que a LBP tenha sido outorgante; d) Cumprir as deliberaes do Conselho Nacional e do Congresso; e) Comunicar por escrito ao Conselho Executivo as alteraes de residncia ou sede social. 3. Constituem deveres dos associados de mrito e honorrios: a) Todos os definidos nas alneas b) a e) do nmero anterior do presente artigo.

Artigo 12. Perda da qualidade de associado 1. Perdem a qualidade de associado, sem direito a reaver as quotizaes ou outras importncias pagas LBP, mantendo a obrigao de pagarem as quotas e outras prestaes em dvida, os que tenham: a) Deixado de reunir as condies exigveis para ser associado; b) Faltado aos seus compromissos para com a LBP ou deixado de os satisfazer nos termos estatutrios; c) Requerido, por carta registada, o seu cancelamento; d) Incorrido em irregularidades ou utilizado processos reconhecidamente contrrios aos princpios por que se rege a Confederao; e) Cometido faltas graves, devidamente comprovadas pelas autoridades administrativas ou judiciais e pela LBP; f) Persistam em no pagar as quotas referentes a dois anos e as no liquidem nos trinta dias seguintes notificao para o efeito, por carta registada com aviso de recepo. 2. A demisso dos associados colectivos, singulares, extraordinrios e de mrito da competncia do Conselho Nacional, nos termos do n. 2 do artigo 74.. 3. A demisso dos associados honorrios da competncia do Congresso nos termos do n. 3 do artigo 74.. CAPTULO IV RGOS DA LBP Seco 1. Disposies Gerais Artigo 13. rgos So rgos da LBP: a) b) c) d) e) f) Congresso; Conselho Nacional; Conselho Executivo; Conselho Fiscal; Conselho Jurisdicional; Conselho Superior Consultivo. Artigo 14. Eleio e Durao dos Mandatos 1. O Congresso elege os membros dos rgos por escrutnio secreto e segundo o sistema de lista completa, para cada um dos rgos, considerando-se eleita a lista que obtiver a maioria dos votos dos associados presentes com direito a voto. 2. A durao do mandato dos membros dos rgos de trs anos, podendo ser reeleitos sem limitao de mandatos.

3. O mandato dos membros dos rgos considera-se prorrogado, at posse dos novos rgos, excepto no caso de destituio, em que caber ao Congresso deliberar quanto garantia do normal funcionamento do rgo. Artigo 15. Condies para Exerccio dos Cargos Sociais 1. O exerccio dos cargos sociais depende da eleio, de entre os representantes dos associados singulares ou colectivos de indivduos designados por motivo das suas qualidades pessoais e no pelos cargos que ocupam. 2. O exerccio dos cargos sociais gratuito mas pode justificar o pagamento de despesas, dele derivadas. 3. O Conselho Executivo pode dispor at ao mximo de dois elementos em regime de permanncia, recebendo, em consequncia desta situao, as remuneraes que vierem a ser fixadas em regulamento interno a aprovar pelo Conselho Nacional. Artigo 16. Requisitos Gerais para Candidatura 1. Para alm dos requisitos especficos nos presentes estatutos, s podem ser eleitas para os rgos da LBP pessoas que renam os seguintes requisitos gerais: a) Tenham nacionalidade portuguesa ou outra atribuda por lei que lhes garanta iguais direitos e deveres; b) Sejam maiores de dezoito anos. Artigo 17. Formalizao das Candidaturas 1. Salvo os casos especiais previstos nos presentes estatutos, as listas concorrentes aos rgos da LBP, a submeter a sufrgio, devero ser apresentadas na sede da Confederao, at ao trigsimo dia anterior ao da realizao do Congresso Eleitoral, comunicadas aos associados, com pelo menos quinze dias de antecedncia, e subscritas pelo menos por cinquenta destes associados. 2. O Conselho Executivo pode propor uma lista s eleies. 3. As listas de candidatura aos rgos da LBP devero incluir um nmero de candidatos efectivos igual ao nmero de membros do rgo respectivo, acrescido de um nmero de suplentes no inferior a metade dos efectivos, arredondado por excesso, no podendo qualquer associado subscrever nem integrar mais do que uma lista, nem integrar mais do que um rgo da LBP. 4. As listas so nominais, devendo contemplar candidatos para todos os rgos, sendo estes votados conjuntamente. 5. As listas a submeter eleio, devero ser acompanhadas de declarao dos candidatos, onde expressamente manifestam a sua aceitao.

Artigo 18. Posse dos Membros dos rgos Cumpre ao presidente da Mesa do Congresso conferir posse aos membros dos rgos da LBP. Artigo 19. Primeira Reunio dos rgos 1. A primeira reunio de cada rgo da LBP realizar-se- no prazo mximo de trinta dias aps a posse dos seus membros e ser convocada pelos respectivos presidentes, devendo, nesta ocasio, aprovar os respectivos regimentos de funcionamento. 2. Salvo casos especiais previstos nos presentes Estatutos, os rgos da LBP deliberam com a presena da maioria dos seus membros com direito a voto, tendo quem preside voto de qualidade, em caso de empate. 3. As deliberaes ficaro a constar de actas, assinadas por todos os presentes e registadas em livros prprios, autenticados pelos respectivos presidentes. Artigo 20. Substituio de Membros dos rgos 1. No caso de falta, impedimento ou vacatura do lugar de presidente de qualquer rgo, o mesmo ser preenchido pelo vice-presidente, segundo a ordem de precedncia da sua colocao na lista, no caso de haver mais que um vice-presidente. 2. No caso de vacatura do cargo de qualquer membro, incluindo o do vice-presidente que assuma a presidncia, ser a vaga preenchida, entrando o suplente para completar o rgo, segundo a ordem de precedncia da sua colocao na lista. 3. No caso de se esgotar o nmero de suplentes para preenchimento das vagas, e o rgo ficar sem qurum, proceder-se- a nova eleio para esse rgo. 4. Os membros do rgo eleito, nos termos do nmero anterior, completaro o mandato para que tinham sido eleitos os anteriores membros. Artigo 21. Renncia ao Mandato 1. Os membros dos rgos da LBP podem renunciar ao mandato, devendo para o efeito comuniclo de imediato ao presidente da Mesa do Congresso. 2. Compete ao presidente da Mesa do Congresso, em consequncia da renncia, declarar a vacatura do lugar, dando de imediato conhecimento ao presidente do respectivo rgo.

Artigo 22. Perda do Mandato dos rgos 1. Perdem o mandato os membros dos rgos da LBP que, injustificadamente, faltarem a trs reunies consecutivas ou cinco alternadas, ou que no cumpram as obrigaes decorrentes dos presentes Estatutos e Regulamentos. 2. Compete ao respectivo rgo apreciar e decidir sobre as faltas que impliquem a perda do mandato de qualquer dos membros desse rgo da LBP e disso dar conhecimento ao presidente da Mesa do Congresso. Seco 2. Congresso Artigo 23. Composio 1. Compem obrigatoriamente o Congresso da LBP os associados singulares e colectivos que se encontrem no pleno gozo dos seus direitos. 2. Cada associado singular far-se- representar no Congresso por dois elementos, sendo um do rgo dirigente e outro do comando do corpo de bombeiros, que devem apresentar-se devidamente credenciados. 3. Cada associado colectivo far-se- representar no Congresso pelo presidente do respectivo rgo executivo ou substituto, devidamente credenciado. 4. Os titulares dos rgos da LBP no tm voto prprio. 5. No permitido o voto por correspondncia. 6. permitido o voto por procurao, devidamente credenciado, no podendo qualquer associado exibir mais do que uma procurao. Artigo 24. Participao no Congresso 1. Participam obrigatoriamente no Congresso, sem direito a voto, os membros dos rgos da LBP em efectividade de funes. 2. Podero assistir ao Congresso os associados extraordinrios, de mrito e honorrios, tendo direito a intervir, mas sem direito a voto, apenas sobre os assuntos que digam respeito sua categoria ou quando esse direito lhes seja concedido pelo Congresso. Artigo 25. Competncia do Congresso Compete ao Congresso: a) Eleger e destituir os membros da sua Mesa e dos restantes rgos da LBP; b) Apreciar, discutir e votar as reformas estaturias e regulamentares que lhe sejam propostas; c) Ratificar a alienao ou onerao de bens imveis;

d) Deliberar sobre a dissoluo da LBP; e) Ratificar a filiao da LBP em organismos internacionais; f) Deliberar sobre outros assuntos que a lei, os presentes Estatutos ou Regulamentos atribuam sua competncia; g) Deliberar, em definitivo, sobre todas as teses ou propostas enviadas ao Congresso e admitidas pela respectiva Mesa; h) Deliberar sobre casos no previstos nos Estatutos ou nos Regulamentos e que carecem de soluo; i) Apreciar e deliberar sobre propostas ou recursos que lhe forem apresentados, de acordo com o estabelecido nos Estatutos; j) Autorizar o presidente do Conselho Executivo a demandar judicialmente os membros dos rgos, por actos lesivos praticados no exerccio das suas funes; k) Fixar, sob proposta do Conselho Executivo, quota a pagar pelos associados; l) Nomear os associados honorrios, atribuir louvores, bem como atribuir ou ratificar as distines honorficas, de acordo com o regulamento referido na alnea e) do artigo 76.; m) Zelar pelo cumprimento da lei, dos Estatutos e dos Regulamentos. Artigo 26. Mesa Congresso A Mesa do Congresso ser constituda por um presidente, um vice-presidente, um secretrio, um secretrio adjunto e um vogal, eleitos em Congresso, em lista completa, quando da eleio geral dos rgos da LBP. Artigo 27. Competncias do Presidente da Mesa 1. Ao presidente da Mesa ou, na sua falta, ao vice-presidente compete: a) Convocar e presidir ao Congresso e Conselho Nacional; b) Verificar as condies de elegibilidade dos candidatos aos rgos da LBP; c) Declarar a perda do mandato e aceitao da renncia; d) Exercer as demais funes atribudas pelos Estatutos, pelos Regulamentos e pelo Congresso. 2. O presidente tem voto de qualidade, em caso de empate. 3. O presidente coadjuvado por um secretrio e por um secretrio adjunto aos quais compete providenciar quanto ao expediente e elaborao das actas do Congresso. 4. Se ao Congresso faltar algum dos membros da Mesa, ser o mesmo substitudo, por escolha da Mesa do Congresso, entre os delegados dos associados presentes. Artigo 28. Reunies 1. Os Congressos so ordinrios ou extraordinrios. 2. O Congresso reunir ordinariamente, no decorrer do ms de Outubro, coincidente com o final de cada mandato, para definio das grandes linhas de orientao da actividade da LBP e eleio dos respectivos rgos sociais.

3. O Congresso reunir extraordinariamente sempre que for convocado por iniciativa do presidente de Mesa, ou a requerimento do Conselho Executivo, do Conselho Nacional ou de, pelo menos, cinquenta associados. 4. O Congresso funcionar em primeira convocatria, feita nos termos do n.1 do artigo 29., com a presena de, pelo menos, metade dos seus associados, ou, em segunda convocatria, meia hora depois, com qualquer nmero de presenas; Artigo 29. Convocatria 1. O Congresso ser convocado por aviso postal, dirigido a todos os associados com, pelo menos, trinta dias de antecedncia, mencionando-se, no aviso convocatrio, claramente, o dia, hora e local do Congresso e a respectiva ordem de trabalhos. 2. No se podem tomar quaisquer deliberaes sobre matria no constante do aviso convocatrio. Artigo 30. Locais de Realizao do Congresso Os locais de realizao dos Congressos so deliberados pelo Conselho Nacional. Artigo 31. Deliberaes 1. As deliberaes do Congresso so tomadas por maioria absoluta de votos dos associados presentes com direito a voto, no contando, para o efeito, os votos de absteno. 2. A deliberao que vise a alterao dos estatutos s vlida desde que aprovada, pelo menos, por trs quartos dos votos dos associados presentes, com direito a voto. 3. A deliberao que vise a dissoluo da LBP s vlida desde que aprovada, pelo menos, por trs quartos dos votos de todos os associados singulares e colectivos. Artigo 32. Recursos 1. Das deliberaes da Mesa, ou das decises do seu presidente, cabe recurso hierrquico para o Congresso. 2. Das decises do Congresso, cabe recurso contencioso nos termos da lei aplicvel. Artigo 33. Acta Congresso 1. De tudo o que ocorrer em Congresso se lavrar acta, que ser assinada pela Mesa, depois de aprovada no Congresso seguinte.

2. No fim de cada Congresso, far-se- constar da minuta assinada pela Mesa, o teor das deliberaes tomadas e respectivas declaraes de voto, bem como a meno dos resultados das votaes. Seco 3. Conselho Nacional Artigo 34. Composio Compem o Conselho Nacional: a) Presidente da Mesa do Congresso, que preside igualmente a este rgo e demais membros da Mesa; b) Presidente da Direco de cada associado colectivo e dois elementos eleitos em Assembleia Geral desse mesmo associado. Artigo 35. Participao por Inerncia 1. Participam, por inerncia, nas reunies do Conselho Nacional mas sem direito a voto, todos os membros dos rgos da LBP. 2. Participa ainda, por inerncia mas sem direito a voto, nas reunies do Conselho Nacional, o Presidente da Comisso Coordenadora Nacional da Juvebombeiro, organizao da Confederao que se rege por Regulamento prprio aprovado pelo Conselho Nacional. Artigo 36. Competncias 1. O Conselho Nacional o rgo investido de competncias deliberativas entre Congressos, no sobrepondo as suas deliberaes s do Congresso. 2. Compete ao Conselho Nacional, nomeadamente: a) Acompanhar a actuao dos rgos da LBP; b) Solicitar a convocao extraordinria do Congresso; c) Apreciar e votar os relatrios e contas do exerccio do ano anterior, bem como o parecer do Conselho Fiscal; d) Apreciar e votar o plano de actividades e oramento para o exerccio do ano seguinte, bem como os oramentos suplementares propostos pelo Conselho Executivo; e) Propor ao Conselho Executivo a constituio de comisses, ncleos e grupos de misso para execuo de tarefas especficas; f) Aprovar o regulamento interno do Conselho Executivo; g) Autorizar o Conselho Executivo a contrair ou fazer emprstimos e aquisies, desde que excedam os actos de administrao ordinria, aps parecer do Conselho Fiscal; h) Exercer o poder disciplinar sobre os membros do Conselho Executivo da LBP; i) Decidir dos recursos hierrquicos que lhe forem interpostos, no prazo de 60 dias; j) Autorizar o Conselho Executivo a alienar imveis e participaes ou outras que a LBP detenha; k) Aprovar, sob proposta do Conselho Executivo, as dotaes referidas na alnea e) do artigo 80.; l) Aplicar a pena de demisso aos associados de acordo com o estabelecido no n. 2 do artigo 74. destes Estatutos.

Artigo 37. Convocatria 1. O Conselho Nacional convocado por aviso postal dirigido a todos os seus membros com, pelo menos, oito dias de antecedncia, mencionando-se no aviso convocatrio, claramente, o dia, hora e local e a respectiva Ordem de Trabalhos. 2. O Conselho Nacional funcionar em 1. convocatria com, pelo menos, metade dos seus membros ou em 2. convocatria, meia hora depois, com qualquer nmero de presenas. 3. O Conselho Nacional dirigido pelo presidente da Mesa do Congresso e o seu funcionamento assegurado pela respectiva Mesa. 4. Por impedimento ou ausncia do presidente, presidir ao Conselho Nacional o vice-presidente da Mesa do Congresso, segundo a metodologia prevista no artigo 27.. Artigo 38. Reunies O Conselho Nacional rene ordinariamente trs vezes por ano e extraordinariamente sempre que for convocado, por iniciativa do presidente da Mesa do Congresso, a pedido do Conselho Executivo, do Conselho Fiscal ou de, pelo menos, um quarto dos seus membros.

Artigo 39. Deliberaes 1. As deliberaes do Conselho Nacional so tomadas pela maioria dos presentes. 2. O presidente da Mesa tem o voto de qualidade em caso de empate na votao. 3. As deliberaes constaro de actas registadas em livro prprio que sero assinadas pela Mesa. Artigo 40. Actas 1. De tudo o que ocorrer no Conselho Nacional se lavrar acta, que ser assinada pela Mesa, depois de aprovada na sesso seguinte. 2. No fim de cada Conselho Nacional, far-se- constar da minuta assinada pela Mesa o teor das deliberaes tomadas e respectivas declaraes de voto que sobre elas recarem bem como a meno dos resultados da votao. Seco 4. Conselho Executivo Artigo 41. Composio 1. Compem o Conselho Executivo, onze membros eleitos: Um presidente, cinco vice-presidentes e cinco vogais.

2. O Conselho Executivo possui um Secretariado Executivo, integrado por cinco dos seus membros, eleitos por este rgo, para assegurar a gesto corrente da Confederao. 3. O Secretariado Executivo exercer as competncias que lhe forem delegadas pelo Conselho Executivo, nos termos de Regulamento Interno a aprovar por este rgo para o efeito.

Artigo 42. Competncia Compete ao Conselho Executivo praticar todos os actos de gesto e administrao, com ressalva da competncia dos outros rgos e, em especial: a) Cumprir e fazer cumprir os estatutos e regulamentos; b) Executar as deliberaes dos outros rgos; c) Administrar os recursos da LBP; d) Nomear associados de mrito de acordo com o disposto no n. 2 do artigo 7.; e) Propor ao Congresso a nomeao de associados honorrios, a atribuio do Colar de Mrito e a ratificao do Crach de Ouro; f) Atribuir louvores e as demais distines honorficas de acordo com o Regulamento referido na alnea e) do artigo 76.; g) Elaborar propostas de alteraes dos Estatutos e Regulamentos; h) Admitir associados singulares colectivos e extraordinrios; i) Decidir sobre a filiao em organismos internacionais; j) Diligenciar para que os associados singulares e colectivos disponham dos recursos necessrios ao seu normal funcionamento; k) Elaborar o relatrio e contas relativo ao ano findo, apresent-los ao Conselho Fiscal para parecer, submet-los anualmente aprovao do Conselho Nacional e promover a sua distribuio pelos membros deste rgo e pelos associados da Confederao, vinte dias antes, pelo menos, da data do respectivo Conselho; l) Elaborar o plano anual de actividades, o respectivo oramento ordinrio, bem como os oramentos suplementares e apresent-los ao Conselho Fiscal para parecer e ao Conselho Nacional para aprovao; m) Requerer ao presidente do Conselho Nacional e da Mesa do Congresso a convocao de reunies extraordinrias destes rgos; n) Superintender em tudo o que respeita s instalaes da sede e a todo o restante patrimnio, gesto do pessoal da LBP, bem como sua valorizao tcnico-profissional; o) Organizar os servios internos e nomear as comisses que considere necessrias ao bom desempenho das suas funes; p) Instaurar os processos e aplicar as sanes disciplinares previstas nas alneas a) a c) do artigo 72. e de acordo com o estabelecido no n. 1 do artigo 74. dos Estatutos; q) Diligenciar pelo desenvolvimento da Confederao e sua colaborao com as entidades pblicas, sociais e privadas, nacionais e estrangeiras, ligadas ao socorrismo e actividades afins; r) Negociar e celebrar contratos, acordos e compromissos com entidades pblicas, sociais privadas e com os prprios associados, diligenciando pelo seu exacto cumprimento; s) Organizar, nos termos dos presentes Estatutos, o Congresso da LBP; t) Elaborar e manter actualizado o inventrio do patrimnio da LBP; u) Exercer todas as demais funes que lhe sejam atribudas pelos Estatutos e Regulamentos e praticar todos os actos necessrios defesa dos interesses morais e patrimoniais da LBP; v) Promover actividades de natureza formativa nos domnios associativo e operacional, por iniciativa prpria ou em cooperao com entidades pblicas, sociais ou privadas, nacionais ou estrangeiras e internacionais.

Artigo 43. Competncias do Presidente do Conselho Executivo 1. Ao presidente compete: a) Superintender na administrao da LBP; b) Representar a LBP em juzo e fora dele e outorgar os contratos em que esta seja parte; c) Convocar e presidir s reunies do Conselho Executivo e do Secretariado Executivo; d) Designar o vice-presidente que o substitui, nas suas faltas e impedimentos, bem como o vice-presidente para a rea financeira; e) Propor a distribuio de pelouros pelos membros do Conselho Executivo; f) Promover o cumprimento das deliberaes do Congresso; g) Assinar os termos de abertura e encerramento e rubricar o livro de actas do Conselho Executivo; h) Exercer todas as demais funes que lhe sejam atribudas pelos Estatutos e Regulamentos. Artigo 44. Substituio do Presidente O Presidente do Conselho Executivo substitudo nas suas faltas e impedimentos pelo vicepresidente por si designado. Artigo 45. Competncias dos Vice-Presidentes Aos vice-presidentes compete desempenhar as funes que, expressamente, lhes forem delegadas pelo Conselho Executivo ou pelo Presidente deste rgo, designadamente no mbito dos pelouros que lhes forem atribudos.

Artigo 46. Competncias do Vice-Presidente para a rea financeira Ao Vice-Presidente para a rea financeira compete: a) Visar os documentos de autorizao de pagamentos e de receitas; b) Propor ao Conselho Executivo a rentabilizao dos fundos disponveis; c) Efectuar o necessrio provimento de fundos para que, nas datas estabelecidas, a LBP possa solver os seus compromissos; d) Apresentar ao Conselho Executivo o balancete, em que se descriminem as receitas e as despesas do ms anterior, bem como a prestao de contas, sempre que este rgo o entenda; e) Proceder elaborao anual de um oramento em que se especifiquem as receitas e despesas previstas para o exerccio do ano seguinte; f) Prestar, em geral, todos os esclarecimentos relativos contabilidade e tesouraria da Confederao. Artigo 47. Competncias dos Vogais Aos Vogais compete coadjuvar os trabalhos dos restantes membros do Conselho Executivo e desempenhar as funes que lhe sejam confiadas.

Artigo 48. Reunies O Conselho Executivo ter, pelo menos, uma reunio ordinria mensal e as reunies extraordinrias que forem convocadas pelo seu presidente, por sua iniciativa ou a requerimento de um tero dos seus membros. Artigo 49. Deliberaes 1. As deliberaes do Conselho Executivo so tomadas por maioria dos votos dos presentes, que nunca podero ser menos de seis. 2. O presidente tem voto de qualidade em caso de empate. Artigo 50. Actas 1. As actas das deliberaes do Conselho Executivo tm de ser aprovadas em minuta no final de cada reunio deste rgo. 2. O Conselho Executivo responder solidariamente pelas responsabilidades que assumir por maioria, excepto no caso de declarao de voto de alguns dos seus membros e dos que no hajam comparecido reunio.

Seco 5. Conselho Fiscal Artigo 51. Composio Compem o Conselho Fiscal cinco membros eleitos: Um presidente, um vice-presidente, um secretrio, um relator e um vogal. Artigo 52. Competncias 1. Compete ao Conselho Fiscal: a) Examinar as contas da LBP e zelar pelo cumprimento do oramento; b) Elaborar no final do ano econmico um relatrio e parecer sobre a actividade do Conselho Executivo; c) Emitir pareceres de conformidade sobre os oramentos; d) Solicitar a convocao do Congresso Extraordinrio, quando a actividade do Conselho Executivo ou a situao da LBP assim o justifique; e) Emitir parecer sobre emprstimos a contrair, antes destes serem submetidos ao Conselho Nacional; f) Exercer os demais poderes que lhe sejam conferidos pelos Estatutos e pelos Regulamentos. 2. Sempre que solicitado pelo Congresso ou pelo Conselho Nacional, o Conselho Fiscal proceder justificao dos seus actos, bem como do contedo das actas.

Artigo 53. Competncias do Presidente Ao presidente compete: a) Convocar e presidir s reunies do Conselho Fiscal; b) Assinar os termos de abertura e encerramento e rubricar o livro de actas do Conselho Fiscal; c) Exercer as demais funes que lhe sejam atribudas pelos estatutos e regulamentos. Artigo 54. Competncias do Vice-Presidente Compete ao vice-presidente coadjuvar o presidente no exerccio das suas funes e substitu-lo nas suas faltas ou impedimentos. Artigo 55. Competncias do Secretrio Ao secretrio compete: a) Preparar as agendas de trabalhos para as reunies do Conselho Fiscal; b) Prover a todo o expediente; c) Lavrar o respectivo livro de actas; d) Passar, no prazo de quinze dias, certides das actas solicitadas pelos associados. Artigo 56. Competncias do Relator Ao relator compete: a) Coadjuvar o secretrio nas suas funes; b) Relatar os pareceres do Conselho Fiscal sobre os assuntos que lhe forem submetidos. Artigo 57. Competncia do Vogal Ao vogal compete colaborar em todas as atribuies respeitantes ao Conselho Fiscal, exercendo funes que o rgo lhe atribuir. Artigo 58. Reunies 1. O Conselho Fiscal rene ordinariamente uma vez em cada trimestre. 2. O Conselho Fiscal poder reunir extraordinariamente, para apreciao de assuntos de carcter urgente, por convocao do presidente, por iniciativa deste ou da maioria dos seus membros e, ainda, a pedido do Conselho Executivo ou do Conselho Nacional. 3. O Conselho Fiscal s poder reunir com, pelo menos, trs dos seus membros.

Artigo 59. Deliberaes 1. As deliberaes so tomadas por maioria simples de votos, cabendo ao presidente, em caso de empate, voto de qualidade. 2. As deliberaes constaro de actas registadas em livro prprio que sero assinadas pelos presentes. Artigo 60. Actas 1. As actas das deliberaes do Conselho Fiscal tm de ser aprovadas em minuta no final de cada reunio. 2. O Conselho Fiscal responder solidariamente pelas responsabilidades que assumir por maioria, excepto no caso de declarao de voto de alguns dos seus membros e dos que no hajam comparecido reunio. Seco 6. Conselho Jurisdicional Artigo 61. Composio 1. Compem o Conselho Jurisdicional cinco membros, sendo a sua maioria licenciados em Direito, nomeadamente o Presidente, um vice-presidente e trs vogais. 2. O presidente ser substitudo nas suas faltas e impedimentos pelo vice-presidente. 3. O Conselho designar, de entre os seus membros, um relator para cada processo. Artigo 62. Competncias 1. Ao Conselho Jurisdicional compete, com base nos princpios dos Estatutos, do Direito e da tica: a) Emitir parecer sobre os recursos interpostos das deliberaes do Conselho Executivo ou das decises de alguns dos seus membros; b) Emitir parecer sobre projectos de Regulamentos, de alteraes dos Estatutos da Confederao e, noutros casos, sempre que solicitado por qualquer rgo da LBP; c) Interpretar e dar parecer sobre todos os assuntos que regulam as relaes entre a LBP e os associados, a pedido de qualquer dos seus rgos; d) Exercer as demais atribuies que lhe sejam conferidas pelos presentes Estatutos, pelos Regulamentos e por deliberaes do Congresso.

Artigo 63. Elaborao de pareceres 1. Os pareceres so aprovados por maioria de votos e so sempre fundamentados, sendo lcito aos membros vencidos expressar resumidamente as razes da sua discordncia. 2. Os pareceres devero ser emitidos no prazo mximo de trinta dias teis, a contar da data da recepo do recurso: a)Todos os pareceres do Conselho Jurisdicional so registados em acta lavrada em livro prprio, sendo rubricado em todas as folhas pelo Presidente deste rgo que assina os termos de abertura e de encerramento; b) A acta ser submetida a aprovao do Conselho Jurisdicional na reunio seguinte, podendo conforme a urgncia do parecer, ser esta aprovada em minuta, a transcrever depois no respectivo livro; c) Esta minuta assinada pelos membros do Conselho Jurisdicional que a elabora e pode ser desde logo enviada em fotocpia ao rgo que solicitou o parecer. Artigo 64. Natureza dos pareceres Os pareceres do Conselho Jurisdicional so obrigatrios mas no tm carcter vinculativo Artigo 65. Reunies O Conselho Jurisdicional reunir, ordinariamente, por iniciativa do seu presidente, pelo menos uma vez por ano, ou a solicitao de qualquer dos seus membros. Artigo 66. Deliberaes 1.No permitida a absteno na votao de matrias da competncia do Conselho Jurisdicional. 2. O presidente tem voto de qualidade em caso de empate. Artigo 67. Actas As actas do Conselho Jurisdicional tm de ser aprovadas em minuta no final de cada reunio. Seco 7. Conselho Superior Consultivo Artigo 68. Composio 1. Compem o Conselho Superior Consultivo, onze membros eleitos em Congresso, de reconhecido mrito no exerccio de funes no sector de Bombeiros, tanto nas estruturas de

natureza associativa ou operacional, como nos servios de tutela e em organizaes parceiras ou afins. 2. O presidente e o secretrio deste rgo sero eleitos pelos seus pares na primeira reunio do mesmo, aps a sua eleio em Congresso. Artigo 69. Competncias Ao Conselho Superior Consultivo compete: a) Acompanhar a actividade estratgica da Confederao, em especial no domnio das opes politicas para o sector de Bombeiros e emitir parecer sobre as mesmas, a pedido do Conselho Executivo ou sobre as quais entenda pronunciar--se; b) Exercer as demais atribuies e misses que lhe sejam confiadas ou solicitadas pelo Conselho Executivo. Artigo 70. Reunies O Conselho Superior Consultivo reunir ordinariamente uma vez em cada trimestre e extraordinariamente quando convocado por iniciativa do seu presidente ou a solicitao do Conselho Executivo. Artigo 71. Actas As actas do Conselho Superior Consultivo devero ser aprovadas em minuta no final de cada reunio. CAPTULO V DISCIPLINA Artigo 72. Infraces e Sanes As infraces lei e aos presentes Estatutos e o desrespeito pelas deliberaes dos rgos da LBP tomadas no exerccio das funes e competncias conduzem, segundo a gravidade, aplicao das seguintes sanes: a) Advertncia; b) Repreenso por escrito; c) Suspenso do exerccio dos direitos associativos at dois anos; d) Expulso. Artigo 73. Processos Disciplinares 1. As sanes das alneas c) e d) do artigo anterior no podem ser aplicadas sem processo disciplinar, devendo assegurar-se a audio do arguido e as garantias de defesa do Direito.

2. A instruo do processo disciplinar ser feita por um instrutor, a nomear pelo presidente do Conselho Executivo tendo em conta a natureza do associado. 3. O arguido ser notificado por carta registada com aviso de recepo e ser-lhe- dado prazo para deduzir a sua defesa em vinte dias, devendo constar obrigatoriamente da referida carta os factos que lhe so imputados, da sua responsabilidade nos mesmos, normas violadas e sano em que incorre. Artigo 74. Aplicao de Sanes 1. A aplicao das sanes previstas nas alneas a) a c) do artigo 72. da exclusiva competncia do Conselho Executivo, mediante o relatrio elaborado pelo instrutor do processo disciplinar, devendo a sano aplicada ser comunicada aos interessados, em carta registada com aviso de recepo. a) Da sano aplicada pode ser interposto recurso para o Conselho Nacional, o qual tem que se pronunciar no prazo de 60 dias. 2. A aplicao da sano prevista na alnea d) do artigo 72. para os associados colectivos, singulares, extraordinrios e de mrito da exclusiva competncia do Conselho Nacional, mediante o relatrio elaborado pelo instrutor do processo disciplinar, devendo a sano aplicada ser comunicada aos interessados, em carta registada com aviso de recepo. a) Da sano aplicada pode ser interposto recurso para o Congresso. 3. A aplicao da sano prevista na alnea d) do artigo 72. para os associados honorrios da exclusiva competncia do Congresso, mediante o relatrio elaborado pelo instrutor do processo disciplinar, devendo a sano aplicada ser comunicada aos interessados, em carta registada com aviso de recepo. Artigo 75. Readmisses 1. Os associados que tenham sido exonerados a seu pedido, podem ser readmitidos mediante requerimento e pagamento da quota em vigor data. 2. Os associados, que tenham sido expulsos por falta de pagamento de quotas, podem ser readmitidos mediante requerimento e desde que paguem as quotas em atraso. 3. Os associados que tiverem perdido essa qualidade por motivo de expulso s podero ser readmitidos por deliberao do Conselho Nacional ou pelo Congresso conforme os casos referidos no artigo anterior. CAPTULO VI RECOMPENSAS Artigo 76. Distines Aos associados, pessoas singulares ou colectivas, entidades ou colectividades que prestarem servios relevantes LBP, merecedores de especial reconhecimento podero ser atribudas as seguintes distines:

a) b) c) d) e)

Louvor concedido pelo Conselho Executivo; Louvor concedido pelo Conselho Nacional; Louvor concedido pelo Congresso; Nomeao de associado de mrito ou honorrio; Condecoraes de acordo com o Regulamento de Distines Honorficas da LBP aprovado em Congresso. CAPTULO VII PATRIMNIO E REGIME ECONMICO-FINANCEIRO Artigo 77. Patrimnio da LBP

O patrimnio da LBP constitudo pelo conjunto de bens e direitos que sejam afectados realizao dos seus fins. Artigo 78. Receitas Constituem receitas da LBP: a) O montante das quotizaes recebidas; b) As doaes, legados ou heranas regularmente aceites; c) O rendimento de bens e capitais prprios; d) O produto da alienao de bens; e) As contrapartidas e compensaes recebidas por actividades realizadas; f) Os subsdios e donativos atribudos por quaisquer pessoas ou entidades, pblicas ou privadas; g) Quaisquer outras receitas que legalmente lhe sejam devidas. Artigo 79. Quotizao 1. Cada associado colectivo, singular e extraordinrio pagar anualmente duas quotas semestrais ou uma anual, segundo valor e modalidade a definir em Congresso. 2. Os associados de mrito e honorrios esto isentos do pagamento de quotas. Artigo 80. Despesas Constituem despesas da LBP entre outras: a) Os encargos administrativos e com pessoal; b) As remuneraes a dirigentes, tcnicos e colaboradores; c) As despesas de representao dos rgos, quando ao servio da Confederao; d) Os prmios de seguros de dirigentes e colaboradores; e) As dotaes atribudas aos associados colectivos de acordo com critrio a definir anualmente pelo Conselho Nacional, aquando da aprovao do oramento da LBP para o ano seguinte; f) Os encargos com aces de formao; g) Outras despesas eventuais devidamente justificadas.

Artigo 81. Depsitos e Levantamentos Os valores pecunirios e os bens preciosos sero depositados em instituies bancrias. Artigo 82. Vinculao 1. Para obrigar a LBP so necessrias e bastantes as assinaturas de dois membros efectivos do Conselho Executivo, uma das quais ser a do presidente, ou, na sua falta, por impedimento, a de um vice-presidente. 2. Nas operaes financeiras, so obrigatrias as assinaturas conjuntas do presidente do Conselho Executivo e a do vice-presidente para a rea financeira ou, nas suas faltas e impedimentos, as de quem os substitua. 3. Os actos de mero expediente podero ser assinados por qualquer membro do Conselho Executivo, mediante deliberao deste. Artigo 83. Revises ao Oramento 1. Uma vez aprovado, o oramento s poder ser alterado por meio de oramentos suplementares, aprovados em Conselho Nacional, os quais carecem de parecer do Conselho Fiscal. 2. Anualmente apenas podero ser elaborados dois oramentos suplementares que tero como contrapartida, novas receitas, sobras de rubricas de despesas ou saldo de gerncias anteriores. Artigo 84. Contabilidade e apresentao de contas 1. Os actos de gesto da LBP so registados e comprovados por documentos, elaborados nos termos da legislao e normativos aplicveis. 2. O modelo de contabilidade dever disponibilizar os adequados instrumentos de gesto, bem como permitir uma identificao clara e expedita do movimento de valores da LBP. 3. O Conselho Executivo elaborar anualmente o balano e as contas, as quais devero dar a conhecer, de forma clara, a situao econmica-financeira da LBP. 4. O ano econmico coincidir com o ano civil. CAPTULO VIII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Artigo 85. Dissoluo 1. A LBP s poder ser dissolvida por deliberao, aprovada pelo menos, de trs quartos dos votos de todos os associados colectivos e singulares conforme o n. 3 do artigo 31..

2. Compete ao Congresso, declarar a dissoluo da Confederao, nomeando uma comisso liquidatria, que, salvo deliberao em contrrio, ser constituda pelos membros do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal em exerccio. 3. Esta comisso liquidatria proceder liquidao do patrimnio da LBP, aplicando os fundos pertencentes mesma, depois da realizao do activo e pagamento do passivo, de acordo com a lei. nico O Congresso a que se refere o n. 1 e 2 deste artigo ser convocado expressamente para o efeito, pelo presidente da Mesa do Congresso, atravs de convocatria, enviada a cada associado por carta registada com aviso de recepo. Artigo 86. Alterao dos Estatutos 1. Os presentes Estatutos s podero ser alterados em Congresso, convocado para esse efeito e desde que as alteraes obtenham, pelo menos trs quartos dos votos dos associados, colectivos e singulares presentes. 2. A convocao do Congresso dever ser feita nos termos dos presentes Estatutos, devendo ser presente aos associados o texto das alteraes propostas. Artigo 87. Estatutos e Regulamentos dos Associados Colectivos Os Estatutos e Regulamentos dos associados no podem, nas suas linhas gerais, ir contra a filosofia e os princpios bsicos da LBP e dos bombeiros portugueses. Artigo 88. Deliberao ou acto contrrio lei ou aos estatutos A deliberao ou acto violador da lei ou de qualquer norma constante dos presentes estatutos anulvel, se sano mais grave no lhe couber por fora da lei. Artigo 89. Dvidas e Casos Omissos Os casos omissos, as dvidas provenientes da interpretao e execuo dos presentes Estatutos sero resolvidos em reunio conjunta do presidente da Mesa do Congresso e dos presidentes dos respectivos rgos da LBP. Artigo 90. Enquadramento Normativo A LBP rege-se pela Lei, pelos presentes Estatutos, por regulamentos ou deliberaes aprovadas em Congresso ou Conselho Nacional e pelas normas a que ficar obrigada pela sua vinculao em organismos internacionais.

Artigo 91. Entrada em Vigor Os presentes Estatutos entraro em vigor imediatamente aps aprovao em Congresso e cumprimento das formalidades exigidas pela lei geral.

ANEXO Insgnia da Liga dos Bombeiros Portugueses

You might also like