You are on page 1of 12

MANUAL DE USO NA INTERNET

PESSOA FSICA

1.
2.

APRESENTAO

Bem-vindo ao SICREDI Total Internet! Agora voc encontra o SICREDI em casa, no trabalho ou onde voc estiver. o SICREDI Total Internet, cooperando dia e noite para atender voc com a mesma segurana e dedicao que voc j conhece. Leia atentamente este material. Ele foi preparado especialmente para voc conhecer o funcionamento do SICREDI Total Internet. Aqui voc vai encontrar todas as informaes para acessar o sistema e realizar as operaes disponveis, alm de dicas de segurana. Boa leitura!

2.
a

ACESSO

Agora que voc cadastrou sua Senha de Acesso e Assinatura Eletrnica, saiba os prximos passos para acessar o SICREDI Total Internet: 1. Acesse www.sicredi.com.br e informe o nmero da sua cooperativa e da conta corrente nos campos indicados. Clique no boto OK. 2. Digite sua Senha de Acesso e cadastre sua Frase Secreta, conrmando-a. 3. Bem-vindo! Voc est pronto para aproveitar as vantagens do SICREDI Total Internet. IMPORTANTE: a sua Senha de Acesso e a Frase Secreta so solicitadas somente quando voc desejar efetuar uma transao e liberada 48 horas

Este selo indica a instalao de um dispositivo de segurana chamado de blindagem, que aumenta a proteo do seu computador contra programas que capturam senhas. A instalao simples e deve ser feita em todos os computadores que acessam o SICREDI Total Internet.

ps seu cadastro. Essas senhas so para sua segurana. Saiba mais lendo a seo Dicas de Acesso Segurana na os pgina 9. J a Assinatura Eletrnica solicitada IMPORTANTE: a sua Senha de Acesso e a Frase e Secreta so solicitadas em todos acessos ao sistema.
somente quando voc desejar efetuar uma transao, e liberada em at 24 horas aps seu cadastro. Essas senhas so para sua segurana. Saiba mais lendo a seo Dicas de Acesso e Segurana na pgina 8.

2.1 Conguraes Mnimas


Para acessar o SICREDI Total Internet voc precisa de um computador com acesso Internet e as seguintes conguraes mnimas: Computador Pentium III 500 MHz ou superior, com 128 Mb de memria RAM; Navegador (browser): Internet Explorer 6.0 (ou superior) ou Netscape Navigator 7.0 (ou superior).
3.

3.
4.

FUNCIONALIDADES

Com o SICREDI Total Internet, voc pode fazer praticamente tudo o que precisa:

Conta Corrente
Consulta de saldo e extrato de conta corrente, impresso de extratos de conta corrente e transferncias.

Investimentos
Consulta de saldos de investimentos, impresso de extratos, aplicaes e resgates de investimentos.

Pagamentos
Pagamento de chas de compensao, carto de crdito, contas de consumo* (gua, luz, telefone, entre outras) e convnios*, alm de cadastro de dbito em conta*.

Cobrana
Consulta de ttulos da cobrana, envio e busca de arquivos de movimentao.

Financiamentos
Impresso de extratos de ttulos de emprstimos.

Previdncia
Consulta dos saldos de previdncia privada.

Servios
Consulta do histrico de transaes, consulta de informaes sobre as unidades de atendimento das cooperativas de crdito do SICREDI, alterao da Frase Secreta, agendamento de transaes, ativao do SICREDI Total Celular.
* Conforme convnios disponveis.

4.

COMO REALIZAR OPERAES

O SICREDI Total Internet pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar a partir de um computador conectado Internet. As transaes tm limites de horrio para serem efetuadas, enquanto que as consultas podem ser realizadas 24 horas. Para consultas, basta entrar no sistema informando a sua Senha de Acesso e a Frase Secreta. J para efetuar transaes nanceiras, voc precisa informar sua Assinatura Eletrnica para conrmar a operao, conforme tela abaixo. Lembre-se de que sua Assinatura Eletrnica liberada em at 24 horas aps o cadastro na cooperativa de crdito.

5.

4.1 Principais Operaes Consulta de Saldo


Selecione a opo Conta Corrente / Posio Consolidada no menu esquerdo do SICREDI Total Internet. Ser aberta a pgina com as informaes de sua conta corrente, inclusive o saldo, conforme tela abaixo:

Extratos
Acesse a opo Conta Corrente / Extrato. Ser exibida a seguinte tela:

6.

Voc poder escolher entre imprimir um extrato de 5 a 15 dias, ou ainda informar um perodo especco para visualizao ou impresso. O perodo mximo de visualizao e impresso de extratos equivale movimentao do ms atual mais o ms anterior. Para perodos maiores, entre em contato com a sua cooperativa de crdito.

Transferncia entre contas do SICREDI


Acesse a opo Conta Corrente / Transferncia entre Contas do SICREDI e informe os dados solicitados para efetuar a operao.

DOC e TED
Acesse a opo Conta Corrente e selecione DOC/TED Mesma Titularidade ou DOC/TED Outra Titularidade e informe os dados solicitados para efetuar a operao. No caso de DOC/TED Outra Titularidade, voc pode cadastrar favorecidos, ou seja, pessoas ou empresas para quem voc realiza transferncias freqentemente. Alm de mais agilidade pela diminuio do tempo de digitao dos dados, voc pode ter limites maiores para as transaes. Para cadastr-los, acesse a opo Conta Corrente / Favorecidos.

Pagamentos
Acesse a opo Pagamentos, selecione o tipo desejado (chas de compensao, contas de consumo, carto de crdito, etc.) e informe os dados para efetuar a operao. Tambm estaro disponveis as opes Dbito em Conta e Histrico de Pagamentos.

Aplicaes
Acesse a opo Investimentos / Aplicao, selecione o produto de investimento desejado e informe os dados solicitados para efetuar a aplicao.

Resgates
Acesse a opo Investimentos / Resgate, selecione o investimento que voc deseja resgatar e informe os dados solicitados para efetuar a operao. Caso o investimento desejado no estiver disponvel, ou para obter maiores informaes referentes a investimentos, entre em contato com a sua cooperativa de crdito. LEMBRE-SE: voc tem a opo de agendar a maioria das suas transaes no SICREDI Total Internet.
7.

5.
8.

DICAS DE ACESSO E SEGURANA

Com o avano do uso da Internet, fundamental a preocupao com a segurana das informaes. Por isso, o SICREDI adotou rgidos controles de segurana para disponibilizar o sistema SICREDI Total Internet e garantir um ambiente convel para voc, associado, realizar suas operaes nanceiras. Saiba mais sobre esses controles:

Certicado Digital
Garante que a comunicao entre o sistema SICREDI Total e o seu computador seja feita atravs da tcnica conhecida como Criptograa, que consiste em embaralhar as informaes de tal forma que outra pessoa no possa identicar o que est sendo digitado. Para visualizlo, basta dar um duplo clique no cadeado localizado no canto inferior direito do seu navegador (browser).

Blindagem
um dispositivo de segurana instalado nos computadores com o objetivo de aumentar a proteo contra programas maliciosos como vrus, cavalos de tria, etc. Este dispositivo no afeta a operao normal do computador, sua instalao simples e deve ser realizada em todas as estaes utilizadas para acesso ao SICREDI Total Internet.

Teclado Virtual
Recurso disponibilizado para o associado digitar suas senhas com maior segurana, pois os dados so inseridos via mouse e a disposio aleatria dos dgitos impede a captura dos dados por programas malignos, como vrus, cavalos de tria, etc.

Senha de Acesso
a senha para voc acessar o sistema SICREDI Total Internet. Ela deve ser digitada no momento da autenticao no sistema, atravs do teclado virtual. de uso pessoal e intransfervel.

Frase Secreta
uma frase que, combinada com a Senha de Acesso, aumenta a segurana na autenticao e no acesso ao sistema. de uso pessoal e intransfervel.

Assinatura Eletrnica
a sua senha para efetuar transaes via SICREDI Total Internet. de uso pessoal e intransfervel, e no deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operaes em seu nome. Alm desses controles, a segurana do sistema tambm depende da sua participao. Por isso, observe algumas dicas para aumentar o nvel de segurana:
A Senha de Acesso, a Frase Secreta e a Assinatura Eletrnica so pessoais e intransferveis.

Portanto, no devem ser reveladas pelo associado a terceiros, pois permitem a realizao de operaes em seu nome;
Em caso de digitao incorreta da Senha de Acesso ou da Frase Secreta por 3 (trs) vezes

consecutivas, o sistema bloquear o acesso e solicitar que seja feito novo cadastro das mesmas. Se tambm houver um erro por 3 (trs) vezes consecutivas na digitao da Assinatura Eletrnica para a conrmao de uma transao, o sistema bloquear a operao e tambm solicitar que seja feito novo cadastro;
O SICREDI no envia e-mails sem a sua autorizao;
9.

Verifique sempre a sua identificao, no lado superior esquerdo da tela, quando voc acessar o SICREDI Total Internet;
Verifique sempre a data e o horrio do ltimo acesso a sua conta no SICREDI Total Internet; No aceite ou solicite ajuda de estranhos para acessar sua conta via SICREDI Total Internet.

Em caso de dvida ou diculdade de acesso, entre em contato com sua cooperativa de crdito ou ligue para a Central de Relacionamento SICREDI;
Nunca empreste ou deixe outra pessoa acessar sua conta; Caso suspeite que algum esteja acessando sua conta sem o seu consentimento, comunique

imediatamente a sua cooperativa de crdito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI para efetuar o bloqueio de acesso ao sistema;
Instale e mantenha seu software antivrus atualizado. Ao receber um arquivo anexado por e-mail,

verique se ele no est com vrus, utilizando seu programa de antivrus antes de abrir o arquivo;
Ao receber um e-mail no-solicitado ao SICREDI, no abra. Comunique imediatamente a sua

cooperativa de crdito ou entre em contato com a Central de Relacionamento SICREDI. Alm disso, no abra arquivos ou e-mails de pessoas ou empresas que voc no conhece;
Nunca envie informaes sigilosas (como suas senhas de acesso, por exemplo) por e-mails,

salas de bate-papo ou por programas de conversao;


Descone sempre de promoes via telefone ou e-mail, principalmente aquelas que solicitam

informaes pessoais ou senhas de acesso;


Seja prudente ao repassar informaes de cunho pessoal via telefone, Internet ou mesmo

pessoalmente;

10.

Nunca entre no site do SICREDI atravs de atalhos ou links contidos em e-mails. Para acessar o site

do SICREDI e o sistema SICREDI Total Internet, digite www.sicredi.com.br no seu navegador (browser);
Evite acessar o sistema atravs de computadores compartilhados, como em cybercafs ou em

quiosques pblicos de acesso Internet, pois no se sabe a procedncia desses equipamentos, podendo conter vrus ou programas de captura de senhas;
Jamais revele suas senhas para outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do SICREDI,

e quando for digitar a sua senha, verique se no h algum tentando visualizar sua digitao;
Memorize suas senhas, no as anote em papel nem as deixe armazenadas no seu computador.

Procure alterar suas senhas periodicamente, a m de dicultar o acesso de pessoas mal-intencionadas;


A Frase Secreta diculta a identicao visual de sua senha. Procure cadastrar uma frase que misture

letras e nmeros e que seja de fcil lembrana para voc;


No utilize recursos de gravar senha no computador, pois outras pessoas podem utilizar-se desta

funcionalidade para acessar sua conta;


Evite senhas bvias como datas de aniversrio, nmeros de telefone, placas de veculos, entre outros; Antes de efetuar qualquer operao, leia todas as informaes sobre segurana e privacidade que

os sites oferecem.

Acesse o link Segurana e leia tambm a Poltica de Privacidade e o Convnio para uso do sistema. No SICREDI Total Internet voc tambm vai encontrar o link Perguntas Freqentes, com respostas s dvidas mais comuns em relao ao uso do sistema.

Central de Relacionamento SICREDI:

0800 646 4700

11.

Ouvidoria SICREDI - 0800 646 2519.

Jun/2008

You might also like