You are on page 1of 2

SERMO SOBRE EFSIOS 3:15-21 Ttulo: A orao de um prisioneiro de Cristo

Texto: Ef. 3:13-21 Proposio: Ensinar aos cristos pelo qu orar, mesmo em momentos de tribulao, assim como Paulo, estando preso, orou a Deus para que seus irmos em feso no desanimassem e mantivessem a esperana, relembrando os fundamentos da f, principalmente a glorificao a Deus.

Introduo

Na carta aos efsios Paulo (preso em Roma) ora Deus pelos gentios, e os considera como parte da mesma famlia (v. 13-15), Paulo no ora por ele mesmo. Nessa passagem ele interrompe vrias vezes o seu raciocnio, mas com um motivo: detalhar cada parte dos fundamentos da f em Jesus Cristo. Organizando as idias obtemos o seguinte esquema:

Desenvolvimento (explicao)
QUADROS COM PALAVRAS-CHAVE Verso 13 Texto vos peo que no desfaleais Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a famlia nos cus e na terra toma o nome, Verso 16 17 18-19 MEIO Glria Esprito F Amor Comentrio Paulo ora para que os cristos no desanimem Em sua orao ele deseja que os passos seguintes ocorram Paulo os chama de famlia, um mesmo corpo.

14

15

FIM Poder Homem interior Cristo habite em ns Compreender Conhecer Ser cheio, estar pleno de Deus

Obs1.: CORROBORAR autenticar, confirmar. Obs2.: Paulo pode se referir a um processo ou eventos simultneos nesta tabela. O propsito da orao (v.13-19) de Paulo era pedir que: 1) os irmos no desfalecessem; 2) atravs da glria de Deus eles estivessem confirmados com poder; (glorificao) 3) com este poder houvesse ao do Esprito Santo, com transformao do homem interior; 4) como resultado fosse gerada f e Cristo habitasse neles 5) e conseqentemente estivessem arraigados e fundados em amor para compreenderem, conhecerem e estarem cheios de Deus. (v. 20): segundo o poder que em ns opera, Paulo aqui j cr que a sua orao est respondida. (v. 21): A esse glria na igreja, / e em Jesus Cristo, // por todas as geraes, / para todo o sempre. Amm. Ele comea falando da glria de Deus (v.16) e conclui glorificando a Deus (v.21), a glria de Deus o princpio e fim de sua orao. A orao semelhante orao de Jesus Cristo, iniciando e terminando com a glorificao de Deus. (Mateus 6:9-13, Lucas 11:2)

Concluso (aplicao)
A nossa orao, mesmo em momentos de dor e sofrimento no deve ser voltada primeiramente para ns, mas em primeiro lugar para a glorificao de Deus e em segundo lugar para nossos irmos para que no sofram e no desanimem. O incio e fim de nossas oraes devem ser a glria de Deus. Pela orao, atravs da glria de Deus, da ao do Esprito Santo, da f e do amor podemos ter poder no homem interior com Cristo habitando em ns. Como Cristo o prprio amor podemos compreender, conhecer e estar cheios de Deus.

You might also like