You are on page 1of 12

O Bluetooth Mate Silver um mdulo bluetooth o qual pode-se acess-lo por qualquer dispositivo bluetooth.

. Assim que tirado da embalagem, ele vem com 6 conexes: RTS-0, RX-I, TX-0,VCC,CTS-I, GND. E vem com a seguinte configurao de fbrica: Baud Rate:115200, 8Bits, no parity(sem paridade), Stopbits:1, FlowControl:Xon/Xoff. Comando de configurao: $$$. Senha Padro(PIN):1234. Antes de mais nada, leia a documentao fornecida: Comandos de configurao.

1 Passo: Na documentao fala que possvel conect-lo remotamente durante 60 segundos iniciais, mas aqui no LdG no conseguimos acess-lo remotamente para configur-lo. Para configur-lo foi preciso utilizar o prprio Arduino ou um breakout FTDI como mostra as figuras abaixo: OBS: Para utilizar o Arduino para configurar o Bluetooth, necessrio tirar o ATMEGA328P-PU da placa Arduino.

OU

Agora, para acessar o bluetooth pelo Arduino ou FTDI, pode-se utilizar o Serial Monitor do prprio programa Arduino ou um programa de terminal como o PUTTY(http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/ Embutir em PUTTY) para configurar o Bluetooth Mate Silver.

A figura abaixo mostra o PUTTY. Com o PUTTY aberto, selecione SERIAL, depois coloque a porta em que o Bluetooth est conectado. No Windows verifique em qual porta est em Painel de Controle/Sistemas/Gerenciador de Dispositivos. No Linux e Mac deve ser as portas /dev/ttyUSBX ou ttyACMX, sendo X o nmero da porta.

Acionando portas do Arduino usando Android e bluetooth


Hoje vou mostrar um esquema bem simples (pelo menos eu espero que seja) para controlar as portas do Arduino usando bluetooth e o mdulo bluetooth JY-MCU, que exploramos em um artigo anterior.

Se voc perdeu, no deixe de ler o artigo sobre configurao do mdulo JY-MCU, que vai te ensinar como mudar alguns parmetros desse mdulo, inclusive a senha e o nome padro de fbrica. ;-) Utilizarei o seguinte material : - Arduino Uno - Modulo bluetooth JY-MCU - 3 leds de cores diferentes - 3 resistores de 330 R - Celular ou outro dispositivo com Android e conexo bluetooth Antes de mais nada, carregue o seguinte programa no Arduino. Vou fazer isso antes de montar o circuito, porque a conexo do mdulo bluetooth tambm utiliza comunicao serial, e isso pode interferir na comunicao com o computador :

//Programa : Controle de Leds pelo Android utilizando Bluetooth //Autor : Arduino & Cia // // Programa utilizado para controlar as portas do Arduino via celular // usando o programa Microcontroller BT (Android) // O Arduino deve estar desconectado do computador, j que o mdulo Bluetooth tambm usa // a comunicao serial, o que pode gerar conflito de dados. void setup() { Serial.begin(9600); //Abaixo, as portas quer sero ativadas pelo celular, via Bluetooth pinMode(5,OUTPUT); pinMode(6,OUTPUT); pinMode(7,OUTPUT); } void loop() { if(Serial.available()>=2) { int key=Serial.read(); int val=Serial.read(); digitalWrite(key,val); } }

Aps carregar o programa, desligue o cabo usb do arduino, e utilize uma fonte externa. Eu utilizei uma fonte de 9v que "roubei" de um roteador.

Monte o circuito abaixo, com ateno conexo do mdulo bluetooth, j que a conexo TX do mdulo ligado ao RX do Arduino (porta digital 0), e o RX do mdulo ligado ao TX do Arduino (porta digital 1) :

Montado o circuito, Vamos parte do Android.

Entre no Google Play e procure por um aplicativo chamado MicroController BT. O aplicativo pode ser baixado clicando aqui.

Ao entrar no aplicativo, vc ver uma tela parecida com essa :

Clique no boto MENU, no seu celular, e na opo "NEW LAYOUT" :

Adicione um nome ao seu layout, usarei LED BLUETOOTH :

Aps digitar o nome, o programa volta para a tela anterior, com o layout em branco, e o nome do layout escolhido no canto superior esquerdo :

Clique novamente o boto MENU, e em "EDIT MODE":

Note que a parte superior do layout ficar vermelha, indicando que vc est no modo de edio. Arraste a aba na parte inferior, at que aparecam os botes que podem ser adicionados ao layout :

Clique no segundo boto, e segure at que o mesmo aparea na tela principal do layout :

Faa este procedimento 3 vezes, vamos criar um boto para cada led. Sua tela ficar assim :

Agora vamos configurar o primeiro boto para acender o led verde, utilizando a porta 5. Clique no primeiro boto, a seguinte tela ir aparecer :

Mude o valor de "SET KEY" para "5", e clique em "Done", repita o procedimento para os outros botes, alterando o valor de "set key" para 6, no caso do boto amarelo, e para 7, no caso do boto vermelho. a configurao de cada um ficar assim :

Configurao Boto Verde

Configurao Boto Amarelo

Configurao Boto Vermelho

Na parte de baixo da tela de configurao, note que vc tem a opo de mudar o texto do boto. No meu caso, mudei para Verde, Amarelo e Vermelho :

Terminada a parte de configurao, basta apertar a teclar RETORNAR, no seu celular. Note que o layout ficara na cor cinza novamente, indicando que voc saiu do modo de edio :

Clique no boto MENU, depois em "Connnect" :

Escolha o dispositivo bluetooth, que deve estar previamente pareado com o seu aparelho, e aps alguns segundos o layout do programa ficar verde, indicando que o mesmo est conectado ao mdulo :

Feito isso, basta clicar no cone correspondente ao led, que o mesmo acender. uma demonstrao simples de acionamento de portas pelo bluetooth, mas que pode facilmente ser utilizada para acionar motores, reles, e outros dispositivos.

Em breve publicarei um video no youtube com este esquema, que pode ajudar na configurao do Android. At breve !

You might also like