You are on page 1of 7

1

A IMPORTNCIA DA ANLISE DA CURVA DA BANHEIRA NA FUNO ESTRATGICA DA MANUTENO.

Luciano de Oliveira Almeida1

RESUMO Esse presente artigo tem o objetivo de abordar os conceitos de falha e confiabilidade, mostrando a relevncia da anlise da taxa de falha no grfico da curva da banheira para uma atua o precisa e estrat!gica da manuten o, garantindo disponibilidade para a produ o" O estudo se embasa na pes#uisa bibliogrfica e artigos relacionados aos conceitos de falhas e confiabilidade, a fim de discutir sobre a importncia a anlise de falhas do e#uipamento e$ou servio em rela o ao tempo, levando em considera o seu posicionamento na curva da banheira"

Palavras !"av#$ %alha, &onfiabilidade, &urva da banheira" %. I&'r()*+,(


1

Graduando do curso de Engenharia de Produo, Feira de Santana, BA. Email: lucianooliveira.eng@gmail.com. r.

'um cenrio atual cada ve( mais competitivo, o mercado exige das organi(a)es um desempenho efica( do seu sistema produtivo, capa( de oferecer produtos e servios confiveis #ue atendam as necessidades do cliente" *esmo nenhum sistema sendo isento de falhas, ! essencial #ue as empresas bus#uem aumentar a confiabilidade n o apenas das suas opera)es, como tamb!m dos seus produtos e$ou servios" As falhas podem causar preju+(os , reputa o da organi(a o, aumento de custos e comprometimento da #ualidade do produto e$ou servio" O estudo ade#uado das falhas ocorridas permite a organi(a o enxergar em #ue fase do ciclo de vida se encontra seu e#uipamento e ou$servio, e definir a)es diretas no combate e no controle desses eventos indesejados, aumentado paralelamente os tempos m!dios at! a falha -MTTF. e o tempo m!dio entre falhas -MTBF., e por conse#/0ncia, a confiabilidade do seu sistema" A anlise de falhas determina a relevncia da falha, bem como seu efeito no sistema, identificando, classificando e diagnosticando as ocorr0ncias" O estudo criterioso das falhas ocorridas permite atuar nas causas1rai( #ue geram interfer0ncias no processo produtivo" O principal objetivo da anlise de falhas ! garantir #ue a ocorr0ncia de novas falhas n o se repita, por meio de um levantamento de todas as informa)es #ue apontem as causas bsicas das falhas, direcionando as a)es de modo #ue evitem a reincid0ncia do problema" Esse presente artigo tem o objetivo de abordar os conceitos de falha e confiabilidade, mostrando a relevncia da anlise da taxa de falha no grfico da curva da banheira para uma atua o precisa e estrat!gica da manuten o, garantindo disponibilidade para a produ o" O estudo se embasa na pes#uisa bibliogrfica e artigos relacionados aos conceitos de falhas e confiabilidade, a fim de discutir sobre a importncia a anlise de falhas do e#uipamento e$ou servio em rela o ao tempo, levando em considera o seu posicionamento na curva da banheira"

-. C*rva )a .a&"#/ra$ *0a a&1l/s# )# 2al"as #0 r#la+,( a( '#03(

"

' o existe um sistema se#uer #ue n o apresente falhas" 2odo sistema est sujeito ,s falhas, seja de opera)es ou de e#uipamentos e servios" As falhas n o podem ser ignoradas, por menores #ue sejam seus efeitos aparentes" O sistema deve reconhecer os erros existentes" 3sso implica #ue a organi(a o estar atenta as causas e aos problemas #ue afetam o processo produtivo, tratando da individualidade e correla o das falhas com objetivo de minimi(1las, n o rejeitando a possibilidade de sua ocorr0ncia" Algumas falhas geram grandes impactos, outras apresentam conse#/0ncias imperceb+veis" As falhas podem ocorrer por vrios motivos, onde a maioria est ligada , falha humana" 4egundo 4LA&5 -6776., as falhas podem ser agrupadas em8 %alhas relacionadas a falhas do projeto global ou instala)es -m#uinas, e#uipamentos e edif+cios.9

%alhas causadas por material ou informa)es fornecidas , opera o produtiva"

%alhas causadas pela a o do cliente"

As falhas podem ser medidas atrav!s de tr0s +ndices8 2axa de falhas : fre#/0ncia com #ue uma falha ocorre9 &onfiabilidade : probabilidade de uma falha ocorrer" ;isponibilidade : per+odo de tempo <til para opera o"

A confiabilidade mede a capacidade de um sistema, produto ou servio operar conforme o esperado durante determinado intervalo de tempo" Esta habilidade est atrelada h dois fatores8

3ntr+nseco : sob condi)es habituais, desde #ue fabricado conforme especifica o no projeto"

Extr+nseco : sob condi)es de opera)es estabelecidas dentro de um per+odo determinado de tempo"

'a maioria dos casos, as falhas s o uma fun o do tempo" Onde a probabilidade de ocorr0ncia vai diferir entre as etapas do ciclo de vida, seja do e#uipamento ou de uma opera o" A curva #ue demonstra essa probabilidade de falhas ao decorrer do tempo ! conhecida como curva da banheira"

FIGURA %$CURVA DA BANHEIRA.

A curva representa tr0s fases distintas de um sistema8 mortalidade infantil, maturidade e desgaste$velhice" =uando se trata de confiabilidade ! importante analisar cada fase, pois orienta a manuten o nas a)es #ue devem ser tomadas nos diferentes per+odos em fun o do seu comportamento" %4 Fas# 50(r'al/)a)# /&2a&'/l6 7 As falhas ocorridas neste per+odo inicial s o consideradas falhas precoces" Essas falhas, geralmente, s o causadas por falha de projeto, opera o inda#ueda ou peas de m #ualidade" A tend0ncia da taxa de falhas ! diminuir com tempo, medida #ue os componentes frgeis s o substitu+dos e os erros de projeto ou instala o s o reparados" -4ellito 677>." ? importante um forte controle nesta fase inicial do e#uipamento para minimi(ar os valores de taxas de falhas instantneas" A aten o deve ser reforada a essas falhas iniciais #uando se trata de segurana, devido , alta confiana depositada pelos operadores nesta fase" A a o mais indicada ! a manuten o corretiva, onde a manuten o atuar no reparo e na corre o para #ue a falha n o se repita" -4 2as# 50a'*r/)a)#6 7 'este per+odo de vida <til a taxa de falha se mostra menor e constante" As falhas ocorridas s o por motivos aleat@rios normais, como

acidentes, libera o excessiva de energia, mau uso e opera o inade#uada" As falhas aleat@rias s o oriundas de cargas externas inevitveis e imprevis+veis" O sistema pode ser afetado por vibra)es, impactos mecnicos, varia o de umidade e temperatura e sobrecarga" O per+odo de vida <til ! maior para componentes eletrAnicos e mecnicos, como baterias e eixos, classificados como n o1reparveis" Bara componentes de sistemas mais complexos o tempo de vida <til ! mais limitado" &onsiderando a aleatoriedade das falhas neste per+odo e restri o em alguns casos mais complexos, a melhor estrat!gia ! a manuten o preditiva, acompanhando sistematicamente todas as variveis #ue indicam o desempenho do e#uipamento, planejando uma futura interven o -MANUTENO CORRETIVA PROGRAMADA. 84 Fas# 5)#s9as'#:v#l"/!#6 7 O terceiro per+odo representado na curva ! o desgaste" ? caracteri(ado pelo aumento da taxa de falhas em ra( o do envelhecimento e deteriora o das peas medida #ue se aproxima o final de sua vida <til" A fase ! marcada pelo desgaste dos componentes, onde h o aparecimento de trincas, fadigas, corros o, deteriora o el!trica, mecnica ou #u+mica, manuten o insuficiente entre outros" 4ob uma perspectiva de confiabilidade, de acordo com 4ellitto -677>., o fim da vida <til ocorre #uando o item inicia a mortalidade senil, onde ele perde o valor atribu+do a fun o #ue desempenha no sistema" A vida econAmica do componente ! levada em considera o, onde opera en#uanto sua fun o ! necessria" -4i#ueira 677>." Cma anlise sob esse ponto de vista ir determinar as decis)es mais viveis #uanto ao descarte ou recupera o do componente" A manuten o preventiva ! a melhor op o, uma ve( #ue a falha acontecer, resta , manuten o substituir ou reformar o item numa interven o programada" 8. C(&s/)#ra+;#s 2/&a/s ;iante de um mercado exigente por m#uinas e e#uipamentos #ue operem com efici0ncia, baixos custos e #ue garantam #ualidade, segurana e disponibilidade, a manuten o industrial tem um grande desafio de promover

anlises e atividades integradas #ue levem a tomada de decis o sob perspectiva estrat!gica da organi(a o" O resultado do estudo feito neste artigo foi refletir sobre a importncia da manuten o investir em estudos e anlises no #ue se di( respeito ,s falhas, entendendo o comportamento de cada e#uipamento, considerando sua vida <til e econAmica, ponderando as a)es de manuten o no combate , indisponibilidade do sistema"

&

REFER<NCIA BIBLIOGRFICA

;3A4, Acires" C(&2/a./l/)a)# &a 0a&*'#&+,( /&)*s'r/al" 4anta &atarina8 C%4&, 1DDE" 67 p" Artigo, Cniversidade %ederal de 4anta &atarina, %lorian@polis, 1DDE"

FE34, Lui( Otvio Fosa9 A';FA;E, Gairo Gos! de Oliveira" A&1l/s# )# 2al"as # )a 3(s/+,( &a !*rva )a .a&"#/ra )# 0(l)#s #03r#9a)(s #0 #=*/3a0#&'(s )# /&>#+,(" Fio Hrande do 4ul, 677D" ;ispon+vel em8 http8$$III"pucs"br$feng$civil$professores$2&&J677DJ62emplateJE'EHEB"pdf Acesso em8 7K jan" 6711"

4LA&5, 'iger9 &LA*MEF4, 4tuart9 GOL'42O', Fobert" A)0/&/s'ra+,( )a 3r()*+,(" 6N edi o" 4 o Baulo8 Editora Atlas, 6776"

OC225E, Fegis Andre9 4ELL322O, *iguel Afonso" C1l!*l( )a )/s3(&/./l/)a)# # )a 3(s/+,( &a !*rva )a .a&"#/ra )# *0a v1lv*la )# 3r(!#ss( 3#'r(=*?0/!( " 4anta &atarina8 C%4&, 677P" 6Q p" Artigo, Cniversidade %ederal de 4anta &atarina, %lorian@polis, 677P"

You might also like