You are on page 1of 5

RESUMO DE HISTRIA 7 ANO AS SOCIEDADES RECOLETORAS E PRODUTORAS 1 teste

1- Localiza no planisfrio os continentes e os oceanos.

2- Localiza no espao e no tempo o aparecimento dos primeiros. Os primeiros homindeos apareceram na frica oriental e do sul h dois milhes de anos. 3- Indica as fases da hominizao.

Os primeiros homindeos foram chamados Australopithecus, seguindo-se na linha de evoluo o Homo Habilis, o Homo Erectus, o Homo Sapiens e o Homo Sapiens Sapiens.

Resumo de Histria 7 ano

As comunidades recoletoras e produtoras

4- Definies Arqueologia Cincia que estuda o passado atravs da pesquisa e interpretao de vestgios materiais e outros documentos, por exemplo ossadas, instrumentos, monumentos, entre outros. Estes vestgios podem estar soterrados e necessitar de tcnicas de investigao especializadas, como por exemplo escavaes. Hominizao longo processo de evoluo fsica e mental do ser humano desde os primeiros homindeos at ao estado de desenvolvimento actual. Pr-histria Perodo de tempo que decorre desde o aparecimento do homem at inveno da escrita. Economia recoletora Forma de vida das populaes que se limitavam a recolher da natureza os alimentos que necessitavam para sobreviver: pescavam, caavam, colhiam frutos, razes, vegetais e ovos. 5- Indica as principais conquistas do Homem durante a hominizao.

6- Indica as mudanas que a produo de fogo trouxe vida do Homem do Paleoltico. O domnio do fogo foi uma das principais conquistas do ser humano ao longo da sua evoluo. O Homo Erectus foi o primeiro homindeo a controlar esta fora da Natureza h cerca de 500 000 anos. Friccionando dois pedaos de madeira ou atravs do choque de duas pedras (uma delas de pirite) os seres humanos conseguiram produzir e dominar esta importante fonte de energia. O fogo trouxe muitas vantagens para a vida dos seres humanos, tais como: . aquecer e iluminar os abrigos / cavernas; . cozinhar os alimentos; . afastar os animais ferozes; . aperfeioar o fabrico de instrumentos; . desenvolver os laos sociais e a linguagem, isto porque o grupo reunia-se e convivia junto da fogueira.

Resumo de Histria 7 ano

As comunidades recoletoras e produtoras

7- Indica os materiais utilizados no fabrico de instrumentos. Os materiais utilizados eram a pedra, o osso, a madeira, o chifre e os dentes de animais. 8- Indica os primeiros instrumentos fabricados pelo ser humano. Primeiros instrumentos seixos talhados, bifaces, pontas de setas, arpes, raspadores, arcos e flechas, anzis, furadores, lminas 9- Explica por que razo o Homem do Paleoltico era nmada. A economia recoletora est associada ao nomadismo porque quando os alimentos escasseavam, os seres humanos deslocavam-se para outras regies procura de mais alimento. Nomadismo estilo de vida de uma populao que se desloca constantemente de uma regio para outra procura de alimentos, no tendo um lugar fixo para viver. 10- Indica as atividades praticadas pelo Homem do Paleoltico. Atividades praticadas - pesca, caa, recolha de frutos, razes, vegetais e ovos 11 Explica a importncia da caa. A caa limitava-se inicialmente a animais de pequeno porte (aves, coelhos, veados e outros) mas com o crescimento da populao e o aparecimento de novas tcnicas de caa em grupo a caa j compreeendia animais de grande porte (bisonte, cavalo, urso e mamute). A caa era uma atividade fundamental para a sobrevivncia do ser humano ao fornecer carne para a sua alimentao, peles para a confeo de vesturio, ossos, chifres e dentes para o fabrico de instrumentos e material para a construo de tendas.

12 Explica por que razo o homem fazia arte rupestre e arte mvel. Existem dois tipos de arte no Paleoltico: . a arte mvel representada nas pequenas estatuetas de figuras femininas designadas por Vnus e instrumentos com cabeas de animais esculpidos em pedra, osso e marfim. . a arte rupestre - pinturas e gravuras feitas em paredes e tetos de grutas, cavernas ou rochas ao ar livre. Os principais temas da arte paleoltica ligavam-se ao modo de vida dos caadores e Natureza. As Vnus seriam smbolos da fecundidade e da fertilidade, por causa das suas formas femininas exageradas. A arte rupestre teria uma finalidade mgica, seria uma espcie de ritual para obter sorte na caa.

Resumo de Histria 7 ano

As comunidades recoletoras e produtoras

13 Localizar no espao e no tempo a inveno da agricultura. A inveno da agrucultura deu-se entre 10 000 e 8000 a.C. na regio do Crescente Frtil, no Prximo Oriente, que se estende do Egito Mesopotmia.

Deu origem a uma nova fase da Pr-Histria o Neoltico.


14 Indica as atividades praticadas pelo Homem do Neoltico Principais atividades do Neoltico agrucultura, pastorcia (domesticao de animais) e pecuria.

15 Indica as principais inovaes tcnicas. Principais inovaes tcnicas do Neoltico - a utilizao da pedra polida (que tornou a pedra mais resistente e cortante), a criao de novos instrumentos (foicinha, arado e faca) e o surgimento de novas tcnicas (moagem de cereais, cermica, cestaria, tecelagem).

16 Relaciona a economia do Neoltico com a sedentarizao do Homem.

Noes importantes a ter em conta:


Neoltico perodo da Pr-Histria em que o ser humano produzia instrumentos de pedra polida, era sedentrio e as suas atividades eram a agrucultura e a domesticao de animais. Sedentarizao- modo de vida de uma populao que se fixou permanentemente numa regio de forma a produzir os alimentos necessrios sua sobrevivncia atravs da agricultura e pecuria. Economia de produo modo de vida de um povo que sabe produzir os seus alimentos atravs da agrucultura e pecuria.

Com a inveno da agrucultura, o homem do Neoltico comeou tambm a domesticar os primeiros animais e a produzir os seus prprios alimentos, como o leite, carne e bens de que necessitavam como peles e l. Alm disso, podiam utilizar os animais para os ajudar nos trabalhos agrcolas. A agricultura e a domesticao de animais levaram ao desenvolvimento de uma economia de produo e assim o Hoem deixou de ter necessidade de procurar alimento e fixou num s lugar ou regio onde passou a produzir o que precisava, isto , sedentarizou-se.

Resumo de Histria 7 ano

As comunidades recoletoras e produtoras

17 Distingue os principais monumentos megalticos e as suas respectivas funes. Para prestarem cultos aso mortos e aos astros, as comunidades do Neoltico construram momentos com enormes blocos de pedra, os meglitos.

Principais monumentos megalticos:


Dlmem ou anta monumento funerrio onde enterravam os mortos, construdo a partir de pedras colocadas ao alto e cobertos por uma pedra na horizontal.

Menir enorme pedra isolada enterrada verticalmente no solo que estavam associados ao culto da fertilidade, culto Natureza e aos astros.

Se estiver disposto em linha desigana-se por alinhamento.

Se estiver disposto em crculo designa-se por cromeleque, onde se reunia a tribo para praticar rituais religiosos. Ex: Stonehenge (na Gr-Bretanha)

Resumo de Histria 7 ano

As comunidades recoletoras e produtoras

You might also like