You are on page 1of 23

ACADMICO www.profjorge.com.

br ______________________________

O ENFOQUE NA IDENTIDADE NACIONAL NA LITERATURA ANGOLANA: UMA ANLISE NA OBRA DE PEPETELA

Jorge da Silva Junior Mestre em Letras e Cincias Humanas

RESUMO Em Angola, Pepetela trabalha em suas obras a construo da identidade nacional nos mesmos moldes que os autores brasileiros trabalharam nesses ltimos sculos. Uma das principais obras de Pepetela intitulada As Aventuras de Ngunga; esta apresenta o processo de colonizao e o momento de reao dos colonizados contra os colonizadores; o sentimento nacional surge e se constri, segundo Herzbrun (1995:176), em reao contra os poderes feudais. E justamente sobre esse processo de construo na literatura que, fazendo um pequeno comparativo com a construo da literatura brasileira, este trabalho visa analisar.

Palavras-chave: Identidade nacional; Literatura Brasileira; Literatura Angolana

O ENFOQUE NA IDENTIDADE NACIONAL NA LITERATURA ANGOLANA: UMA ANLISE NA OBRA DE PEPETELA Jorge da Silva Junior Muitos autores trabalham a temtica de suas obras voltada para a construo da identidade nacional com o intuito de reivindicar essa identidade rasurada ou mal formada. Na literatura brasileira, desde o princpio de seu movimento, por volta do sculo XVI, com o estilo barroco de Gregrio de Matos, h uma preocupao na busca de valores propriamente brasileiros. Aproximadamente 200 anos mais tarde, essa mesma linha de pensamento teve espao no Romantismo, na 1 fase conhecida como Indianismo. Porm, pode-se afirmar que essa busca por valores identitrios teve, no Brasil, seu auge por volta de 1922, no movimento artstico intitulado Modernismo, no qual foram publicadas obras que, muitas vezes de maneira crtica e irnica, procuravam resgatar a identidade cultural dos rasurada no perodo de colonizao. O princpio desse movimento era uma autoafirmao cultural, uma busca pela matriz cultural brasileira. Em relao s caractersticas desse movimento, CEREJA & COCHAR comentam:
Pode-se dizer que, de modo geral, os escritores de maior destaque do Modernismo defendiam estas propostas: reconstruo brasileira sobre bases nacionais; promoo de uma reviso crtica de nosso passado histrico e de nossas tradies culturais; eliminao definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas esto relacionadas com a viso nacionalista, porm crtica, da realidade brasileira. (2004: 387)

Porm, a identidade pode no ser abordada s como maneira de reivindicao, mas tambm como um composto plenamente artstico com vias a trabalhar a verossimilhana no texto. Acreditamos que muitos autores trabalham a identidade no apenas de forma crtica, com fins de construo de partes de uma identidade, mas tambm com o intuito de alcanar um nvel de realidade em sua obra. A caracterstica do homem estar constantemente buscando sua formao; o autor se apropria dessa caracterstica dando corpo de realidade ao seu personagem. Pepetela, autor do qual trataremos neste

trabalho, afirma que a literatura uma das formas por que ele concebe a realidade (Laban, 1998 apud Dutra: 2009). Embasando a opinio desse autor, Perrone Moyses (2002: 104) afirma que construmos um outro mundo por meio da palavra, isso literatura. Pepetela e muitos outros autores constroem o mundo, concebe a realidade, de maneira crtica com a inteno de recuperar algo perdido: a identidade. O escritor trabalha seu texto com extremada verossimilhana, pautando a identidade de suas personagens no conceito cientfico definido por Hall. no final de sua obra que mostra que a busca pela identidade individual infundada, mas no decorrer da narrativa, ela consegue fazer questionamentos, por meio do personagem menino, com a inteno de construir a identidade nacional. Sobre isso, comentaremos mais a frente. Para isso, Hall (2006: 12) afirma que o sujeito previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estvel, est se tornando fragmentado; composto no de uma nica, mas de vrias identidades, algumas vezes contraditrias ou no resolvidas. Pode-se concluir que um indivduo procura sua identidade, mas no ir encontr-la, pois no h uma identidade e sim vrias identidades. importante salientar que a problemtica da identidade nacional no s uma caracterstica brasileira ou angolana como j comentamos at agora, mas sim de qualquer nao que tenha sua cultura devastada por uma colonizadora. Porm, ser dado enfoque, neste trabalho, simplesmente a essa ltima: a identidade nacional abordada em um dos compostos do autor angolano Pepetela. No iremos analisar a busca da identidade na literatura vista simplesmente por um prisma artstico, como muitos autores o fazem, mas sim analisar a identidade como forma de reivindicao e tendo a arte apenas como conseqncia dessa reivindicao. Pretendemos analisar em obra As Aventuras de Ngunga, do autor angolano Arthur Carlos Mauricio Pestana dos Santos, de pseudnimo Pepetela, a construo de uma identidade angolana. Pepetela o pseudnimo do escritor angolano Arthur Carlos Maurcio Pestana dos Santos com o prmio de Cames, o prmio mais importante de literatura no mundo lusfono. Em relao s suas obras, at o presente momento, Pepetela tem dezenove livros publicadas: Muana Pu (1978), Mayombe (1980), As aventuras de Ngunga (1973), A corda, texto para teatro (1979), A revolta da casa dos dolos (1979), Yaka (1985), O co e os cals

(1985), Lueji (1989), Luandando (1990), A Gerao da utopia (1992), O desejo de Kianda (1995), Parbola do cgado velho (1996), A Gloriosa Famlia: o tempo dos flamengos. (1997), A montanha da gua lils (2000), Jaime Bunda, agente secreto (2001), Jaime Bunda e a Morte do Americano (2003), Predadores (2005), O Terrorista de Berkeley, Califrnia (2007), O quase fim do mundo (2008) e por fim, em 2009, publicou o romance O Planalto e a Estepe. Pepetela natural de Benguela, onde nasceu em 29 de outubro de 1941. Benguela uma cidade porto, localizada na regio oeste de angola. O autor realizou estudos primrios e secundrios em Benguela e Lobango. Em Portugal freqentou o Instituto Superior Tcnico de Lisboa e tambm participou da casa dos estudantes do Imprio. Para fazer a anlise da identidade cultural presente nas obras de Pepetela, utilizaremos o conceito de Identidades sustentado pelo historiador Stuart Hall como fundamento terico; ainda, para que se possa compreender os conceitos de construo da identidade na obra deste autor, se faz importante tambm, conhecer um pouco da histria angolana, principalmente no que cabe ao perodo de colonizao. Segundo Ramos & Mendes,
em 1951, o estatuto jurdico da colnia foi redefinido. Angola passou a ser uma provncia ultramarina e recebeu o nome de frica Ocidental Portuguesa. Porm, a resistncia presena portuguesa, que sempre esteve presente, se intensificou. Os pedidos para Portugal deixar Angola nos anos imediatamente posteriores Segunda Guerra Mundial aumentaram. O no atendimento destas solicitaes levou a criao de movimentos de luta pela libertao. O MPLA (Movimento Para a Libertao de Angola), que tinha sua base entre os intelectuais mestios e os Kimbumdu, grupo tnico majoritrio em Angola, e espacialmente colocada ao norte do territrio angolano; A FNLA (Frente Nacional de Libertao de Angola, FNLA), com base Bakongo, no centro do pas, e com apoio dos Estados Unidos e do Zaire, e a UNITA (Unio Nacional para a Independncia Total de Angola, UNITA), liderada por Jonas Malheiro Savimbi com base tnica e regional Ovimbundu, no centro do pas.Com a Revoluo dos Cravos em 1975, Portugal entrega o poder ao MPLA, apoiado por Moscou. Este toma o estado angolano e logo se v envolvido numa sangrenta guerra civil com a FNLA e a UNITA que durar at 1991, quando caiu o regime unipartidarista. (0000: 00)

Em consequncia dessa colonizao, surgem as obras de Pepetela. Principalmente, em relao As Aventuras de Ngunga, h a preocupao em construir a identidade cultural de Angola. Sabendo que toda obra possui um pouco do seu autor, afinal de contas, este escreve aquilo que acredita, podemos observar que em A Aventuras de Ngunga os mesmos temas vividos por Pepetela quando criana na escola so vividos pelo desbravador protagonista da obra citada. No trecho extrado a seguir, encontramos o que chamaremos o real incio das aventuras vividas pelo personagem.
Mais uma vez, Ngunga ps o saquito ao ombro e viajou. Saltou para o outro lado do Kuando e andou dois dias at o Kimbo. Passou por alguns kimbos, onde lhe deram de comer. O povo admirava-se de ver um menino de treze anos caminhar sozinho. Acostumavam-no a voltar para trs, porque havia guerra ali. Os colonialistas estavam a lanar ofensivas constantes. Ngunga sorria, agradecia, mas continuava (AAN: 49)

Essa a impresso que Ngunga d: uma viso ingnua dos acontecimentos que faz com que o personagem no d importncia guerra. No s a viso ingnua de criana, mas tambm o fato de ser um indivduo sem paradeiro e sem preocupao com o futuro, tendo apenas, segundo Dutra (2009: 65) um tipo de comunho com a natureza que expressa metaforicamente em passagens como: acordava com o sol (...). Enquanto todos estavam preocupados, Ngunga caminhava em busca de um ideal, algo que ele no sabia o que era. Ele j no tinha mais com quem contar, j no tinha o que perder, visto que seus pais foram mortos na guerra, sua irm Mussango, motivo pelo qual Ngunga inicia sua odisseia com inteno de encontr-la, foi aprisionada e a velha Ntumba que o alimentava, j havia falecido. Pepetela faz uma abordagem marcante na colonizao da nao e por essa abordagem podemos observar, pelas personagens presentes, que o conflito identitrio (nacional) para Angola no se encontra cristalizado nas tribos, mas nas classes emergentes. Pessoas preocupadas com suas terras, com sua nao. O presidente Kafuxi do qual trataremos mais adiante no estava preocupado com a coletividade, no estava preocupado com as conseqncias da colonizao, mas estava preocupado apenas em enriquecer cada vez mais. 6

Podemos fazer uma relao de aproximao de questes identitrias ocorrentes entre Angola e o Brasil, uma vez que o mesmo aconteceu em terras brasileiras. Os portugueses que se estabeleceram no Brasil j tinham uma identidade formada, no sentido de saber o que eram de onde eram e para onde iriam, eles no se preocupavam com construo de identidade, no se preocupavam em ter com o se identificar. J tinham uma identidade e entendiam que eram superiores aos brasileiros, pois j possuam uma nao. Vale ressaltar aqui que Renan (1882: 01) diferencia nao de raa, dizendo que o que caracteriza um estado, na verdade a fuso das populaes que o compe. Afirmamos que os portugueses se desenvolveram bem mais rapidamente do que os brasileiros justamente pelo fato de j ter sua identidade formada. Assim como o presidente Kafuxi em As Aventuras de Ngunga tambm tinha facilidade em evoluir financeiramente. Primeiro por ser velho e experiente, isso em Angola denota superioridade e segundo pela sua desonestidade. J os brasileiros sabiam simplesmente que no eram portugueses, no possuam a mesma viso de si que os portugueses possuam. Neste caso, os portugueses se tornaram mais importantes tanto na viso dos prprios portugueses quanto na viso dos brasileiros. Ribeiro (1995: 128) afirma que naquela busca de sua prpria identidade, talvez at se desgostasse da ideia de no ser europeu, por considerar, ele tambm, como subalterno tudo que era nativo ou negro. Mesmo o filho de pais brancos nascido no Brasil (...). Acreditando que a literatura constri e descreve a identidade nacional, afirmamos que a prpria literatura brasileira apresenta essa baixa estima do brasileiro, se colocando sempre como inferior aos portugueses, muitas das vezes pelo simples fato de o portugus, diferentemente do brasileiro, conseguir se estabelecer socialmente. Em O Cortio, de Aluizio Azevedo, h a presena marcante da valorizao do portugus e a consequente desvalorizao do brasileiro pelo brasileiro:
Joo Romo (portugus) props Bertoleza (brasileira) de morarem juntos, e ela concordou de braos abertos, feliz em meter-se de novo com um portugus, porque como toda cafuza, Bertoleza no queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raa superior a sua. (O Cortio p. 16)

Aproveitando o conceito de Renan, no h raa superior como afirma Azevedo por meio de sua personagem, mas o que ocorre o fato de o portugus Joo Romo ter sua identidade nacional j formada enquanto Bertoleza no a tinha. Bertoleza, por possuir uma identidade extremamente fragmentada, entregou tudo que conquistara ao seu novo amante portugus Romo, tendo nele o nico referencial. Muito parecida com a atitude de Bertoleza, foi a atitude de Ngunga que pegou tudo que tinha (seu saquito) e se entregou ao mundo, pois era esse o seu nico referencial. O fato de Pepetela trabalhar o questionamento identitrio angolano faz com que sua obra, no seja apenas uma arte literria, mas, como tambm acontece em O Cortio, uma obra de centramento histrico, antropolgico, sociolgico e cultural, tendo em As Aventuras de Ngunga a composio da nao angolana. Pode-se afirmar que As Aventuras de Ngunga possuem um valor histrico, porque o prprio autor fez parte dessa histria e por ter feito parte da histria, possui autoridade para narr-la. Em 1972, Pepetela lutou como guerrilheiro na Frente Leste. E foi nessa ocasio em que escreveu As Aventuras de Ngunga. Em 1974 fez parte do movimento para a libertao de Angola e Luanda. Aps a independncia de 1975 a 1982, Foi vice-ministro da Educao. De 1983 em diante, deixou os cargos polticos e dedicou-se docncia de sociologia na universidade de Angola, tendo integrado tambm a direo dos escritores Angolanos (UEA). relevante ressaltarmos que a maior parte de suas obras foram editadas aps a Independncia. A literatura etno-cultural de Pepetela sensvel, cmica, inteligente, mas vai alm dessas fronteiras; crtica, torna-se uma rica arma de protesto. Por ser uma arma de protesto, se torna um documento que forma a identidade nacional e a maestria com que o autor externa suas ideias, com linguagens cheias de ideologia por trs de metforas simples, torna a obra alm de um composto de riqueza histrica, um composto de alta literariedade. Em relao metfora presente na obra de Pepetela, Dutra afirma:
Extenso de metforas que oscilam, portanto, entre o familiar e o no-familiar, sua viagem torna-se via de acesso ao conhecimento de sentimentos dspares que

foram construdos e consolidados simultaneamente ao despontar das utopias que caracterizam o tempo enunciado. Quando Nossa Luta pergunta como Ngunga est ele responde que seu p di. Metaforicamente, portanto, a ferida no p do menino amplia semanticamente uma srie de outros males e dores que seu olhar infantil percebe e que, concomitantemente, podem dificultar, mas no impedir, a caminhada de Angola em direo ao futuro almejado. (2009: 72)

Pepetela caracteriza seus personagens com vias a construir a identidade nacional angolana utilizando a polifonia. Ou seja, por meio dos dilogos, o personagem vai se moldando assim como fizeram outros autores de renome na literatura clssica mundial como Fiodor Dostoiviski e William Shakespeare. Por isso, podemos aproximar sem medo de errar o heri de Pepetela do heri de Dostoiviski. Este tipo de trabalho feito por esses citados autores nos remete ao conceito de polifonia desenvolvido por Bahktin para caracterizar o romance de Dostoievski. A caracterizao ideolgica de um personagem formada quando ela entra em contato verbal com outra personagem. O dilogo faz com que o indivduo ficcional responda a perguntas que iro nortear o leitor acerca da caracterstica ideolgica do personagem. Sobre o heri de Dostoivisk, Bahktin afirma que o heri tem competncia ideolgica e independncia, interpretado como autor de sua concepo filosfica prpria e plena e no como objeto da viso artstica do autor (2008: 03). Observamos que Ngunga se apresenta exatamente como escreve Bahktin. Percebemos na narrativa de Pepetela a preocupao primeiramente ideolgica e s depois artstica. H uma posio de distanciamento entre o autor e o personagem que permite ao autor assumir o grau extremo de objetividade em relao ao mundo ficcional criado por ele e s personagens que o compem. Por isso, nenhuma das personagens criadas pelo autor que trabalha a polifonia podem ser consideradas o alter ego do auto. Por mais que haja resqucios do autor na obra As Aventuras de Ngunga, podemos afirmar que Ngunga o personagem objetivo e que por meio de sua caracterizao tanto fsica quanto ideolgica, por meio da polifonia, Pepetela objetivar construir a identidade nacional angolana.

Koch ao fazer um estudo voltado para o sentido do texto, desenvolve a questo da polifonia afirmando o seguinte:
Para Bahktin, o dialogismo constitutido da linguagem: A palavra o produto da relao recproca entre falante e ouvinte, emissor e receptor. Cada palavra expressa o um em relao com o outro. Eu me dou forma verbal a partir do ponto de vista da comunidade a que perteno. O EU se constri constituindo o EU do Outro e por ele construdo. (2000: 50)

Com a caracterizao do personagem formada, o autor j pode trabalhar o cenrio em que se dar a narrativa. Nos personagens presentes na obra abordada neste trabalho, percebemos que h a presena marcante das caractersticas dos jovens revolucionrios. A revoluo era o ideal vivido pelos jovens angolanos e esse ideal est presente nos personagens da obra pepeteliana. Ngunga percebe no decorrer de sua vida (entre os treze e dezesseis anos) que, na verdade o individualismo estava nas verdadeiras intenes de muitas pessoas que se diziam contra a colonizao. Ngunga acaba por rejeitar essa caracterstica do ser humano e parte em busca da libertao. Dessa forma, por meio da polifonia, Pepetela constri a identidade de seus personagens. Ngunga se autoafirma quando ele faz comparao dos outros personagens com sigo mesmo. Por meio dessa comparao que ele faz, Pepetela vai moldando uma histria angolana, vai moldando uma identidade nacional. A obra As Aventuras de Ngunga uma literatura de tipologia pscolonial empregada na pesquisa como documento social. Por isso afirmamos que no se trata de uma obra simplesmente artstica como foi dito anteriormente. Assim, preciso termos em mente que a narrativa ficcional torna-se um instrumento de protesto social no qual se enuncia a inscrio da identidade cultural. Sabe-se que a literatura formada por meio da linguagem e, segundo Fiorin, linguagem possui ideologia. Afirmamos que o fato de um tema como a identidade cultural ser abordada em um texto de fico, no se trata apenas de uma questo artstica, mas principalmente uma questo ideolgica. A partir do momento que se afirma a identidade num texto ficcional, o leitor se reconhece no personagem e consequentemente se identifica com

10

ele. Fiorin d um exemplo utilizando a questo Autonomia e Determinao na Linguagem:


Se um cientista dissesse Eu afirmo que a Terra redonda isso poderia ser entendido como um ponto de vista pessoal. Entretanto, quando ele diz A Terra redonda, como se o prprio fato se narrasse a si mesmo. Nesse caso, temos a impresso de que uma verdade objetiva se estabeleceu. (2007: 17)

Neste exemplo, notamos que a linguagem foi utilizada em um texto objetivo, ao contrrio do que acontece em um texto ficcional, porm o que se quer deixar claro neste momento do trabalho que a linguagem apresenta uma vontade, talvez uma vontade que no se encontra na superfcie do texto. Ao compor o texto narrativo, a linguagem utilizada por Pepetela tem uma ideologia subjacente. Pepetela no est preocupado simplesmente em apresentar uma obra de arte, mas por trs da obra, h uma inteno: a formao da identidade cultural de Angola. Sobre o que ideologia, Fiorin (2007:26) explica que numa formao social, temos dois nveis de realidade: um de essncia e um de aparncia, ou seja, um profundo e um superficial, um no visvel e um fenomnico. Ao construir a identidade cultural, Pepetela trabalha de maneira extremamente criativa, utilizando justamente o segundo nvel da realidade, o nvel profundo, o no-dizvel, o fenomnico. No se pode afirmar que Pepetela foi pioneiro na questo da identidade dentro do texto ficcional. Sabe-se que na verdade, a narrativa ficcional sempre definiu a identidade nacional a narrativa ficcional e no o texto cientfico ou objetivo, independente de como o texto se apresente: neste ou naquele formato que vai definir a identidade. Isso pode ser afirmado, pois a Histria uma fundamentao em estrias, apenas conjecturas sobre documentos encontrados. Portanto, a identidade no formada pela cincia, mas sim pela fico; a fico encontrada nos textos narrativos da literatura artstica e na fico como processo de formao da Histria. A Histria uma representao do mundo e se fundamenta baseada em narrativas ficcionais, por isso afirmase que a identidade formada a partir da fico em um sentido lato. Sobre a formao da Histria, Hyden comenta:

11

Pode-se dizer que uma interpretao histrica, tal como uma fico potica, apela para seus leitores como representao plausvel do mundo, em virtude do seu recurso implcito quelas estruturas de enredo genricas ou formas arqutipas de estrias que definem as modalidades de uma dada dotao literria da cultura. (74)

Assim re-construir identidades num mundo entendido como ps-colonial reivindicar a construo da cidadania, a construo da identidade nacional; em As Aventuras de Ngunga Pepetela procura reivindicar para o povo angolano o papel de protagonista de sua prpria histria. nesse sentido que se afirma uma nao imaginria, uma nao por ser inventada, um estado que deveria fazer sucumbir s diferenas geradas pelo colonizador e conciliar aquelas divergncias j existentes no territrio colonizado. Pois no se viam como um nico povo, sentimento esse que prprio da modernidade. Ainda que seja mitolgico, essa idia de nico povo esse o elemento fundacional da cultura nacional, pois (...) as identidades nacionais continuam a ser representadas como unificadas (Hall, 2002, p. 62), podemos nos remeter outra vez aos argumentos do autor para corroborar com nossa anlise da obra de Pepetela. Corrobora com nosso argumento quando afirma que, uma forma de unific-las tem sido a de represent-las como a expresso da cultura subjacente de um nico povo. A etnia o termo que utilizamos para nos referirmos s caractersticas culturais lngua, religio, costume, tradies, sentimento de lugar que so partilhadas por um povo (Hall, 2002: 62). Para Hall, a identidade no formada, mas est sempre em processo de formao. No decorrer da histrica, o homem teve variados tipos de identidade. Dentro dessa perspectiva, pode-se afirmar que, na verdade, o homem determinado pelo meio em que vive, o homem assim determinado, como explica a polifonia de Bahktin, pela relao com o outro, pela influncia que essa relao exerce sobre cada um e pela influncia que uma dada poca lhe traz. Isso pode ser afirmado pela concepo dos trs tipos sujeitos de Hall:
O sujeito do Iluminismo que estava baseado numa concepo da pessoa humana como um indivduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razo, de conscincia e de ao. A noo de sujeito sociolgico refletia a crescente

12

complexidade do mundo moderno e a conscincia de que este ncleo interior do sujeito no era autnomo nem auto-suficiente, mas era formado na relao com outras pessoas importantes para ele. J o sujeito ps-moderno est se tornando fragmentado, composto no apenas por uma identidade, mas por vrias identidades. (2006: 12)

Levando em considerao as proposies de Hall acerca da identidade, pode-se afirmar que em As Aventuras de Ngunga, Pepetela trabalha o sujeito sociolgico, no momento em que o protagonista da narrativa vai em busca de algo com o que se identificar. Logo no incio da obra, Ngunga d mostras de uma possvel procura pela identidade ou por algo que se parea com ele. No trecho que segue, percebe-se que o personagem gosta de saber o que est se passando na regio, pois ele precisa se identificar com sua nao: Ngunga metia-se nos grupos de mais-velhos, ouvia as notcias, ia depois escutar as mulheres. Em breve sabia tudo o que se passava na regio (AAN: 19). Ao se identificar com aquela nao, o protagonista no quer sair. Podese afirmar que neste momento ele tenha encontrado algo com o que se identificar. J sabia as histrias daquele lugar, j se identificava com ele.
A noite avanava rapidamente. Era preciso voltar ao Kimbo. Ngunga hesitava. Estava ali to bem, sentado na areia, os ps dentro da gua! Porque ter de abandonar aquele local? Ningum o esperava no Kimbo, ningum ficaria preocupado se ele se atrasasse, ou mesmo se no aparecesse [...]. Ningum perguntaria: Mas onde est Ngunga? (AAN: 25)

Nesse trecho, o autor faz questo de enfatizar a expresso Mas onde est Ngunga. Trata-se da fala da personagem, que aponta para um sentimento de marginalizao. Onde Ngunga assistia, ele vivia s margens pelo fato de ser criana, pobre e no ter famlia. Justamente por isso, ele vai em busca de um lugar em que no viva s margens, um lugar em que seja reconhecido e valorizado como pessoa que . O fato de Ngunga ser criana no quer dizer que ele no se preocupe com sua formao. Pepetela primoroso na adequao de seu personagem principal; ao invs de usar um personagem adulto para questionar a vida, usar uma criana. Diz-se que o autor primoroso por dois motivos: o primeiro porque se fosse um adulto fazendo as perguntas que Ngunga faz acerca das atitudes dos homens, a obra

13

seria incoerente, visto que seriam perguntas partidas do ponto de vista de um adulto que j conhece a vida. Porm, os questionamentos do jovem Ngunga so perguntas que muitos adultos gostariam de ver respondidas; e em segundo lugar, porque demonstra que uma criana se preocupa com o seu lugar na sociedade, pois quem procura sua identidade no um adulto e sim uma criana. uma criana que procura uma definio para sua vida, procura saber quem ela e com o que ou quem pode se identificar, procura, portanto, uma identidade individual. A formao da identidade individual acontece assim que nascemos e comeamos a entender as coisas; comeamos a formar nossa identidade e a formamos na relao que fazemos com as diferenas existentes entre os indivduos. justamente a diferena que h entre um e outro que ira formar a identidade desses um e outro. Isso remete a questo do determinismo de Hippolyte Taine que diz que o ser humano como produto do meio em que se encontra, da herana (cultural, social, biolgica) recebida e das condies histricas caractersticas do momento em que vive. (Apud CEREJA E COCHAR, 2004: 251) O menino Ngunga de Pepetela precisa dizer para si prprio quem ele . Ele precisa, mesmo que no demonstre isso no decorrer da obra, de uma nao, nem que essa nao seja a constituio de uma pequena famlia. Pepetela no se preocupa em dizer de onde veio seu protagonista, mas sim em dizer pra onde ele vai ou pra onde ele pretende ir. fato que isso tem amplo valor e importncia na questo da identidade. Trata-se de um indivduo que no sabe de onde veio, no sabe quem ele ; no teve a oportunidade de construir sua cultura dentro de um seio familiar ou uma sociedade que lhe abraasse. As culturas nacionais em que nascemos se constituem em uma das principais fontes de identidade cultural. Ao nos definirmos, dizemos que somos brasileiros, cariocas ou angolanos. Essas identidades no esto impressas em nossas genes, contudo, ns pensamos nelas como se fossem parte da nossa natureza essencial. Para Roger Scruton,
a condio do homem (sic) exige que o indivduo, embora exista e aja como um ser autnomo, faa isso somente porque ele pode primeiramente identificar a si mesmo

14

com algo mais amplo como membro de uma sociedade, grupo, classe, estado ou nao, de algum arranjo, ao qual ele pode at no dar um nome, mas que ele reconhece instintivamente como seu lar (1986: 156 apud Hall, 2006: 48)

Hall (2006: 48) afirma que as identidades nacionais no so algo com a qual um indivduo nasa, mas so formadas e transformadas no interior da representao. por essa argumentao que se afirma que a identidade nacional formada pela estria enquanto arte ou enquanto pressuposto para a Histria (Cincia). O indivduo sabe que pertence a uma nao, mas s vai se identificar com ela, com o passar do tempo quando a histria representar alguma coisa. Portanto, ao abordar a identidade nacional em sua obra, Pepetela acaba por construir a identidade nacional na vida real, pois o leitor faz a representao, o leitor se coloca na condio do personagem. Como foi dito no incio deste trabalho, a obra ganha corpo de realidade e consequentemente passa a ser uma obra de alta literariedade alm de ser uma crtica social sobre a identidade nacional. Por exemplo, o brasileiro s sabe o que significa ser brasileiro quando ele tem contato com a brasilidade contada nas estrias que se pode ter acesso ou na Histria que tem acesso. O brasileiro sabe o que um brasileiro, mas s saber como um brasileiro, como ele age, como pensa, quanto tiver acesso brasilidade. O mesmo ocorre com o povo angolano. No caso da obra de As Aventuras de Ngunga, o personagem principal faz comparaes entre si e os outros personagens que vo aparecendo no decorrer da obra. Portanto, a nao no apenas uma entidade poltica, mas algo que produz sentidos, um sistema de representao cultural. Hall afirma:
As pessoas no so apenas cidado/s legais de uma nao; elas participam da ideia da nao tal como representada em sua cultura nacional. Uma nao uma continuidade simblica e isso que explica seu poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade. (2006: 49)

O indivduo precisa dessa condio. Precisa se identificar com algo maior e esse algo maior a nao onde vive que formada com o passar do tempo ou ainda uma pequena comunidade organizada como uma famlia, por exemplo. Na caminhada de Ngunga, ainda procurando algo com o que se identificar, porm sem saber onde ir, o personagem encontra um velho que

15

sugere que ele fixe moradia junto a sua famlia (Kafuxi e suas trs esposas). Ngunga sem ter opes, v nas palavras amveis de Kafuxi, a oportunidade de se estabelecer em uma famlia. Pode-se afirmar que o principal argumento que levou Ngunga a ficar com Kafuxi foi o momento em que este afirmou que poderia ser o pai daquele. Ngunga no hesitou e ficou com Kafuxi, foi adotado por ele e trabalhava de manh at a noite ajudando as mulheres de Kafuxi. E quando Ngunga estava se acostumando com aquela vida, se acostumando com o que aquela pequena comunidade presidida por Kafuxi representava para ele, ele percebeu a verdadeira ndole do homem e a partir desse episdio que Ngunga comea a questionar a personalidade humana, fazendo diferenciao entre a personalidade de uma criana e a personalidade de um adulto.
noite, todos comiam. O que sobrava era para ele. Ainda tinha de ajudar as mulheres a lavar as panelas, antes de dormir. Imba por vezes ia com eles lavra. Mas quando dele se aproximava, uma das mulheres logo gritava: - Deixa o Ngunga. Esse preguioso aproveita logo para parar de trabalhar. Quando o velho perguntava sobre ele, diziam: - um preguioso. S quer comer e trabalhar. O presidente vinha ralhar com ele: - No tens juzo. Trato-te como a um filho e s me envergonhas. (p. 32)

Neste momento da obra, Ngunga percebe quo perversas so as mulheres de Kafuxi e percebe com isso que est sendo injustiado perante o presidente, no qual neste momento tem para Ngunga a figura de um pai. Ngunga passa boa parte de sua vida tentando se identificar com algum, mas sempre se decepciona ao saber como as pessoas so. Isso apontado no momento em que ele percebe que os adultos no so honestos como as crianas. Aquele que ele figurava pai, se demonstra to desonesto quanto as suas trs esposas e Ngunga ao perceber que o nico honesto naquele lugar era ele, acaba por no se identificar com ningum e parte novamente em viagem. O que ocorre que Ngunga e as trs mulheres trabalhavam para sustentar a famlia e os guerreiros que lutavam contra a colonizao. Por isso, eles tinham que trabalhar muito para alimentar os guerrilheiros, assim como faziam todas as outras aldeias. Porm, Ngunga descobre que, na verdade o

16

velho Kafuxi colhia muito mais que os outros kimbos, mas era o que menos entregava aos guerrilheiros. A questo da ideologia fortemente marcada neste momento. Esta uma realidade em qualquer sociedade. Marx explica como funciona a ideologia dentro de uma sociedade:
No nvel da aparncia, o salrio apresenta-se como o pagamento de um trabalho realizado. Nesse nvel, a relao de trabalho uma troca entre indivduos livres e iguais. Eles so livres, porque esto sujeitos a outros homens por laos de dependncia pessoal, como no modo de produo escravagista, mas podem vender seu trabalho a quem quiserem. So iguais, pois todos so donos de uma mercadoria e, portanto, podem estabelecer uma troca: uns vendem seus trabalhos, outros compram. No entanto, se sairmos do nvel da circulao de bens e passarmos para o da produo, veremos que no h troca igualitria e que o operrio no vende seu trabalho, mas sim sua fora de trabalho. (apud Fiorin, 2007:26)

E foi exatamente isso o que aconteceu com o personagem Ngunga. A nica coisa que ele poderia dar era a fora de seu trabalho. Trabalhava mais que todos, porm comia s o que sobrava e o material de sua produo no servia para o que estava sendo sugerido (alimentao dos guerrilheiros), mas sim para enriquecer um lder, no caso, o presidente Kafuxi. Ngunga ouve a conversa, entende tudo o que estava acontecendo e parte. Vai embora, mas agora com um conhecimento que no possua antes: os homens so diferentes das crianas. possvel afirmar que Pepetela convida o leitor a concordar com Ngunga acerca do julgamento que este faz dos homens quando apresenta o argumento de Kafuxi em relao contribuio com o movimento:
Jos, tu conheces-me desde mido. Pensas que eu ia guardar minha comida? Os meus filhos so guerrilheiros, esto a dar o sangue nesta luta. Como vou recusar a dar comida? . O responsvel do setor era mais novo que Kafuxi, Embora fosse seu superior, deveria respeit-lo. E o argumento foi aceito. (p.40)

No decorrer da obra percebe-se que, na verdade Ngunga, no tinha ficado com Kafuxi por causa do argumento que este usou, afirmando que formaria uma famlia com Ngunga e seria seu pai. O personagem principal da 17

histria s ficou porque sabia que estando ali, estaria ajudando no sustento dos guerrilheiros, o nico smbolo do qual Ngunga conseguia se identificar at o momento. Porm, Ngunga percebe que, na verdade Kafuxi no estava preocupado em ajud-lo, dando-lhe uma famlia, nem ajudar os guerrilheiros, mas sim estava preocupado em enriquecer e para que isso acontecesse, Kafuxi precisava de mais um para trabalhar para ele. Ngunga percebe a perversidade do chefe do kimbo e vai embora.
Mas, depois da conversa que tinha ouvido, Ngunga ficou a pensar. Afinal o velho estava a aproveitar. Era mais rico que os outros, pois tinhas mais mulheres. Alm disso, tinha o Ngunga que trabalhava todo o dia e s comia um pouco. Uma parte do seu trabalho, uma canequinha talvez, ia para os guerrilheiros. Algumas canecas iam para a sua alimentao. E o resto? As quindas de fub que ele ajudava a produzir, o que pescava no Kuando, o mel que tirava dos cortios? Tudo isso ia para o velho, que guardava para trocar com pano. (p.44)

Ngunga ao compreender o que acontecia naquele Kimbo, percebeu que no poderia ficar ali. Primeiro pelo simples fato de Kafuxi no estar preocupado em ajudar os guerrilheiros e segundo porque no Ngunga no teria uma famlia com Kafuxi e suas esposas. Ele no se identificou com aquela gente e fazia comparaes entre as crianas e os adultos, afirmando sempre que as crianas eram boas e os adultos eram perversos. Na verdade, Ngunga tinha este conceito at o momento em que vai para a escola e conhece outra criana que no to boa quanto ele. Sobre este assunto trataremos mais a frente. Ngunga queria se identificar com algum, mas no conseguiu no Kimbo do presidente Kafuxi e mais uma vez partiu.
Ngunga pensava, pensava. Todos os adultos eram assim egostas? Ele, Ngunga, nada possua. No tinha uma coisa, era essa fora dos bracitos. E essa fora ele oferecia aos outros, trabalhando na lavra, para arranjar a comida dos guerrilheiros. O que ele tinha oferecia. Era generoso. Mas os adultos? S pensavam neles. At mesmo um chefe, escolhido pelo Movimento para dirigir o povo. Estava certo? (p.44)

Ao sair do Kimbo de Kafuxi, Ngunga ainda encontrou uma outra pessoa pelo caminho. Tratava-se do velho Livingue que havia sido abandonado pela 18

famlia. Livingue trabalhava, tinha uma lavra grande e era artista, fabricava cachimbos, Ngunga at viu em Livingue a possibilidade de aprende um ofcio, mas talvez por ter se decepcionado com o que conhecera dos homens, resolveu no ficar e continuar sua viagem. O narrador do texto diz que Ngunga estava procurando saber se em todas as partes do mundo os homens eram iguais. Porm pela ideologia existente por trs desses enunciados, afirmamos que Ngunga ainda procurava algo com o que se identificar, procurava algum que fosse como ele. O narrador afirma ainda que as pessoas demonstravam como se fossem boas para Ngunga, dando-lhe comida facilmente e se preocupando com ele, mas Ngunga no acreditava em nada daquilo que presenciava. As pessoas da zona do Kembo pareciam melhores. Davam comida mais facilmente. No entanto, ele pensava que era s aparncia. Todos perseguiam um fim escondido (p. 50). Essa uma muitas ideologias presentes nessa obra. Dutra afirma que tambm em As Aventuras de Ngunga percebese a funo ideolgica da escrita de Pepetela vinculada reelaborao crtica do imaginrio cultural de Angola. Tal caracterstica percebida tanto no nvel textual quanto no do contedo (2009: 64). Neste momento, por meio da ideologia subjacente ao texto, o autor apresenta uma caracterstica do amadurecimento do personagem. At ento, ele acreditava que todas as pessoas eram boas, assim como ele acreditava ser tambm, porm, a experincia que foi tendo no decorrer de sua vida foi mostrando-lhe e fazendo-lhe acreditar que, na verdade, as pessoas no so boas, mas sim interesseiras e s praticam gentilezas pensando no que ganhar em troca. justamente esse conflito que faz com que o personagem perceba que sua busca infundada: no h uma identidade individual, mas um descentramento da notas crticas que Ngunga faz no decorrer da obra formam a identidade do povo angolano. Ngunga acredita que as crianas so melhores que os adultos, so honestas. Neste caso ele se utiliza como parmetro de mensurao, porm, podemos afirmar que sua opinio muda quando ele passa a conviver com outra criana. Na escola, ele percebe que na verdade a desonestidade adjetivo perfeito a qualquer indivduo independente de sua faixa etria. Chivuala, seu colega de classe, rouba o pedao de carne do professor e no assume o roubo deixando que o professor acredite que, na verdade, Ngunga que havia roubado 19

a carne. A partir deste acontecido, Ngunga passa a desacreditar na honestidade dos homens. A briga que ocorre entre os dois personagens mais um motivo para que o personagem principal deixasse de acreditar na honestidade que at ento, s o indivduo enquanto criana poderia ter:
Chivuala deu-lhe uma chapada. Ngunga suportou-a e atacou tambm. Chivuala era mais velho e bateu-lhe. Ngunga caiu. Chivuala comeou a darlhe pontaps por todo corpo, at cansar (...) Ngunga no se queixou. Isso era com ele e Chivuala, ningum tinha nada que saber. Ali acabou a sua amizade com Chivuala. (AAN, p.84)

No plano superficial da narrativa, Pepetela ao findar sua obra, mostra que Ngunga descobriu que h algo de bom no ser humano, quando este sente pela primeira vez atrao por uma menina, trata-se de Ussamba da tribo do Mavinga. Porm, quando volta para encontr-la novamente descobre que ela j havia se casado com um velho que pagara o dote a sua famlia. Neste momento Ngunga se questiona:
Por que o mundo era assim? Por que tudo que era bonito e bom, era oprimido, esmagado pelo que era feio? (p. 153)

J no plano profundo, percebemos que se trata de uma expresso ideolgica em que enquanto o personagem Ngunga fala de seu primeiro amor, o autor, com inteno de questionar a perda e a opresso da cultura angolana, fala da opresso cultural. Dentro desse plano profundo, afirmamos que bom e bonito so adjetivos para a cultura angolana e mau e feio a colonizao portuguesa. pgina 157, Ngunga, depois da sua primeira desiluso amorosa, se apresenta diferente do que era at o momento. O narrador diz que este parecia mais velho, srio, preocupado. Estes j so os sinais de uma odisseia cansativa em busca de algo que ele no sabia o qu. A demonstrao de seu envelhecimento, de sua fuga do mundo infantil se d principalmente quando o personagem prope uma atitude desonesta que seria fugir com Mussamba. Vale lembrar que para Ngunga o que diferenciava a criana do adulto era

20

justamente a atitude honesta e a moral. Ngunga s desiste de sua ideia de fuga quando o mestre Mavinga lhe diz que no era a coisa certa:
- Estas maluco ou o qu? Se ela casada, pronto, no penses mais nisso. Como vais pagar o alembamento? Nunca hs-de arranjar o dinheiro. Fugir muito bonito. Mas sero os pais dela a pagar o que receberam. E, alm disso, se foges com ela, como vo viver? Tu dizes que sempre assim viveste. Mas ela? No pensas nela? Julga que podes agentar? s um mido e tens de estudar; isso que vais fazer. (P.157)

Em sua ltima conversa com Ussamba, Ngunga reconhece que est diferente; que est se tornando homem como os outros que j conhecia. Afirmamos pautados em Hall que Ngunga possui a identidade descentrada e que no existe uma identidade individual, mas sim uma identidade em constante transformao. Ao perceber que sua mudara, Ngunga no quer mais se Ngunga. Este resolve mudar de nome e no contar para ningum o seu novo nome.
De repente Ngunga falou: Mudei muito agora, sinto que j no sou o mesmo, por isso mudarei tambm de nome, no quero que as pessoas saibam quem eu fui (...) Ngunga s se despediu de Mavinga. Explicou-lhe que queria ir secretamente. Pediu-lhe para no contar a ningum onde ia e no voltar a falar em Ngunga, que tinha morrido nessa noite inesquecvel. (p. 165)

Pepetela ao compor sua obra, desenvolve um trabalho voltado para a construo da identidade nacional de Angola. Ngunga a configurao dessa nao que parte em busca de sua identidade. As aventuras de Ngunga que j comeam com a representao da dor fsica: Di-me o p e termina com a representao da dor emocional, como lemos na citao acima, em que Ngunga deixa de ser Ngunga para ser uma outra pessoa, j com experincia de vida, um adulto com uma viso ampla do mundo e dois indivduos. Ele est pronto para ser aquilo que ele acreditar ser o certo pautado nos julgamentos que fizera da sociedade no decorrer de sua vida, no decorrer de suas aventuras. Assim Angola que pela interpretao da obra notamos que tambm est pronta para assumir sua prpria identidade.

21

Pela cultura angolana, essa mudana de nome nada mais do que um rito de transformao, mudana, passagem de uma fase da vida para a outra fase da vida. Neste caso a mudana de criana para adulto, com uma viso da vida completamente diferente do que tinha antes, uma viso repleta de experincias adquiridas no decorrer da longa jornada. Ngunga seria a representao de Angola que lutava pela sua identidade e hoje, com a experincia que conquistou, possui uma outra representao. Uma regio colonizada sim, mas com um povo que luta pela sua identidade cultural

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HAMILTON, Russell G. A literatura dos PALOP e a teoria ps-colonial. Via Atlntica. So Paulo. n 03 dez. p.10-22 1999. HERNANDEZ, Leila Maria Gonalves Leite. A frica na sala de aula: Visita a Histria Contempornea. 1a ed. So Paulo: Grupo Summus Selo Negro Editora, vol. 1, 2005. RAMOS, Dernival Venncio Junior & MENDES, Neilson Silva. Em busca da nao: intelectuais, identidade e memria em Pepetela In: Revista de Estudos do Norte Goiano. Vol. 1, n 1, ano 2008. AZEVEDO, Alusio. O Cortio. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 DUTRA, Robson. Pepetela e a Elipse do Heri. Angola: Unio dos Escritores Angolanos, 2009 SIGNORINI, Ins (org) Lngua(gem) e identidade. Campinas, So Paulo: Mercado das Letras: FAPESP, 1998. (Texto Revuz, C. A lngua entre o desejo de um outro lugar e o risco do exlio) HALL, Stuart. A Identidade na Cultura Ps-modernidade: Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006 RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2005 PEPETELA. As Aventuras de Ngunga: Lisboa. D. Quixote, 2002 FIORIN. Linguagem e Ideologia. So Paulo: tica 2007 KOCH, Ingedore Villaa. Ler e compreender os Sentidos do Texto. So Paulo: Contexto, 2008.

23

You might also like