You are on page 1of 2

Aluno: Eddie Arlley de Albuquerque Gonalves Data 7 de Abril de 2013 1.

Relacione as duas colunas, de acordo com o contedo principal de cada livro. (A) Gnesis (B) xodo (C) Levtico (D) Nmeros (E) Deuteronmio ( E ) Exposio da Lei ao povo hebreu. ( D ) Distribuio numrica das tribos em Cana. ( A ) Origens do mundo e do homem. ( C ) Liturgia e Adorao. ( B ) Libertao da escravido do Egito.

2. Leia Gnesis 12.2 e explique a promessa feita por Deus a Abrao, a qual nos alcanou. Para uma melhor compreenso da resposta a ser dada aqui, tomarei como parmetros os versculos 2 e 3 de Gnesis 12, isso porque a resposta se torna mais clara e concisa tomando os dois versculos juntos. Retomemos os primrdios da dos tempos, ou seja, a Criao. Aps a criao dos Cus e da terra (Gnesis 1 e 2), o Homem dotado de livre arbtrio escolheu pecar contra o Criador(Gnesis 3:6), e conscientemente enfrentar as consequncias do seu pecado, ora Deus havia sido bem claro quanto a consequncia de tal pecado(Gnesis 2:17), no entanto dando ouvido apenas a sua prpria vontade e ignorando a vontade do nosso Deus o Homem comeu do fruto proibido e pecou. Depois destes acontecimentos o Homem, j um pecador, foi expulso do Jardim do den. Muitos anos depois em Gnesis 12.2 Deus promete a Abrao abenoa-lo assim o fez (Gnesis 13:2), assim como exaltar o seu nome que fez tambm, s o fato YHWH apresentar-se como o ... o Deus de Abrao, o Deus de Isaque, o Deus de Jac (xodo 3:6) por varias vezes no Antigo Testamento j uma prova incontestvel de engrandecimento. Tambm no versculo 2 Deus promete fazer dele uma grande nao e assim o fez, ora a quantidade de israelitas que saram do Egito foi to enorme que a bblia documenta apenas o nmero de vares cerca de 600 mil a p (xodo 12:37), no versculo 3 YHWH promete que em Abrao seriam benditas todas as famlias da terra, essa beno explicarei mais adiante, todas estas bnos foram dadas por Deus a Abrao provando o que est escrito em Nmeros 23:19, Deus no homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e no o faria? Ou falaria, e no o confirmaria?, provando ser fiel e justo e infinitamente superior. O nome dado por Deus a nao que veio de Abrao foi Israel (Gnesis 32:22), e as promessas feitas a Abrao eram o incio dos planos de Deus para salvar o homem. Sculos depois uma profeta chamado Isaias escreveu no seu livro a cerca de um messias, 7:14 "A virgem conceber e dar luz um filho, e lhe chamar Emanuel" (Cumprimento: Mateus 1:18-23), 8:14 "Ele . . . ser pedra de tropeo e rocha de ofensa", 28:16 "Eis que eu assentei em Sio uma pedra, pedra j provada, pedra

preciosa, angular, solidamente assentada", 22:22 "Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi. 35:5,6 "Se abriro os olhos dos cegos", 53:5,6 "Pelas suas pisaduras fomos sarados", 53:9 "Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte", 53:12 "Foi contado com os transgressores", 25:8 "Tragar a morte para sempre", o tal seria (e ainda ) o salvador de Israel. Muito tempo depois de tais promessas, nasce um homem que mudaria a historia de uma maneira que nunca outro homem poderia faz-la, seu nome era Jesus de origem humilde (Lucas 2:7) e o tal era filho do altssimo como escreveram os profetas, nesse perodo a Nao de Israel j tinha vrios mestre e doutores da lei, divididos em varias faces que muito divergiam entre si, a lei dada por Deus a Moiss era interpretada agora de uma maneira superficial e de maneira que beneficiasse os homens e no a Deus, acerca disso Jesus disse em Mateus 15:3, Ele, porm, respondendo, disselhes: Por que transgredis vs, tambm, o mandamento de Deus pela vossa tradio? , .No muito tempo depois esse mesmo jesus veio a ser morto, depois de ser humilhado e crucificado pelo seu prprio povo. Por que jesus morreu? Est aqui a chave da resposta da questo. Est escrito em Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram, e em 6:23a Porque o salrio do pecado a morte..., apenas um sangue de um inocente poderia nos salvar, ora simples e lgico que nem um ser humano poderia morrer, est aqui a razo por que estvamos condenados mas pelo infinita misericrdia e amor de Deus, ele enviou seu filho para morrer por ns caso contrario estaramos condenados. Em suma, Ele morreu por nossos pecados, ele passou por tudo aquilo por ns, ele foi rejeitado humilhado, aoitado e no fim crucificado para que tivssemos direito a vida eterna em Joo 1.11-12a diz, Veio para o que era seu, e os seus no o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus..., e em Joo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna e em Mateus 20:28 Bem como o Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos . Por isso fomos alcanados por sua misericrdia e graa, no fosse assim no seriamos conhecedores da verdade, por que tambm est escrito em Joo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar, sendo assim somos crentes de que em Deus nossos pecados esto perdoados e que um dia encontraremos com ele em sua gloria. Por isso somos benditos em Abrao que, diga-se de passagem, nosso pai na f (Hebreus 11:8).

You might also like