You are on page 1of 29

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Unidade 6 - EMPUXOS DE TERRA

A determinao do valor do empuxo de terra, que deve ser entendido como a ao produzida pelo macio terroso sobre as obras com ele em contato, fundamental na anlise e projeto de obras como muros de arrimo, cortinas em estacas pranchas, cortinas atirrantadas, escorramentos de escavaes em geral, construes em subsolos, encontros de pontes, entre outras situaes semelhantes a estas. As fotos abaixo ilustram algums exemplos de obras de conteno em que so utilizadas diferentes solues na estrutura de conteno a saber: (a) muro em solo-cimento - bairro de N. S. de Lurdes (J. Fora), (b) muro em concreto ciclpico - bairro Aeroporto (J. Fora), (c) muro em pedras arrumadas manualmente em gaiolas metlicas gabies e (d) muro em concreto armado.

(a)

(b)

(c)

(d)

Para a determinao das presses de empuxo de terra (presses horizontais) utilizaremos inicialmente os conceitos da teoria de elasticidade que relaciona o comportamento das tenses e deformaes em diferentes direes nos materiais.
150

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

6.1 Conceitos bsicos e fundamentais de empuxo Relao entre Tenso x Deformao - Teoria da Elasticidade Inicialmente abordaremos alguns conceitos da teoria da elasticidade no que se refere ao comportamento dos solos e suas caractersticas de deformabilidade quando submetido a uma presso de compresso. Para cada tenso (carga) temos uma deformao (Lei de Hooke = proporcionalidade tenso-deformao). O parmetro que reflete este comportamento dado pelo: Mdulo da Elasticidade = E = Mdulo de Young = Mdulo de Deformabilidade. = , logo:

E=

Tenso Deformao

Figura 6.1 Deformao de um corpo submetido a um carregamento

Assim poderemos, a partir do grfico tenso x deformao obtida em um ensaio de compresso, determinar o mdulo de elasticidade em um segmento reto

Mdulo inicial = o adotado na condio em que o equilbrio elstico (retirada a carga o corpo volta a forma primitiva sendo que, nos solos o retorno se d sempre parcialmente, havendo uma deformao residual ou plstica). Considerando que o corpo de prova de solo sofre uma tenso de compresso, no sentido da altura, este sofre uma deformao neste sentido e conseqentemente no sentido de seu dimetro b, teremos ento:

L L

=E.

E=

v ou E = H H b H b

A partir das deformaes nos sentidos horizontal e vertical poderemos determinar o Coeficiente de Poisson (). O Coeficiente de Poisson o parmetro que reflete o quanto o solo deforma no sentido horizontal em relao deformao no sentido do carregamento. b Deformao horizontal h = ou = b h = . v = . v Logo: = H E Deformao vertical v H
151

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Valores tpicos para Mdulo de Elasticidade (E) de solos Como ordem de grandeza, pode-se indicar os valores apresentados na tabela 6.1 como mdulos de elasticidade para argilas sedimentares saturadas, em solicitaes rpidas, que no do margem drenagem. Para as areias, os mdulos so os correspondentes situao drenada (tabela 6. 2), pois a permeabilidade alta, em relao ao tempo de aplicao das cargas. Tabela 6.1 Mdulos de elasticidade tpicos de argilas saturadas no drenada. Mdulo de elasticidade Consistncia MPa kN/m(kPa) Muito mole < 2,5 < 2500 Mole 2,5 a 5 2500 a 5000 Consistncia mdia 5 a 10 5000 a 10000 Rija 10 a 20 10000 a 20000 Muito rija 20 a 40 20000 a 40000 Dura > 40 > 40000 Tabela 6.2 Mdulos de elasticidade tpicos de areias em solicitao drenada, para tenso confinante de 100 kPa. Mdulo de elasticidade Compacidade Fofa Compacta MPa kN/m (kPa) MPa KN/m (kPa) Areias de gros frgeis, angulares 15 15000 35 35000 Areias de gros duros, arredondados 55 55000 100 100000 Areia (S. Paulo), bem graduada, pouco argilosa 10 10000 27 27000 Valores tpicos para coeficiente de Poisson () de solos Para solos, tem-se a seguinte variao: 0,25 < < 0,5 ** Relao entre as tenses vertical e horizontal Segundo o princpio da superposio dos efeitos: A superposio dos estados elsticos diferentes ocasiona a superposio das deformaes correlatas. A deformao no sentido da aplicao de V, ser:

v =

v
E

ou

H v = H E

Para termos a deformao no sentido normal (horizontal), basta multiplicarmos por , como visto: h = . v = .

v
E

Substituindo as deformaes (razo valor de ) e o valor da relao

v
E

, temos:

152

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

b H b . v = b . Deformao no sentido ortogonal (horizontal) = H H b E H


Agora, se quisermos a deformao no sentido ortogonal ao considerado (no caso vertical), por analogia temos: H b H = . H = H b b E H b
Em funo da elasticidade do material (E e ), verifica-se existir, uma proporcionalidade entre a tenso vertical e a correspondente tenso horizontal. O material recebe o esforo, absorve-o e se deforma segundo seus parmetros de elasticidade. Dentro deste princpio, qualquer valor de presso horizontal ser sempre calculado em funo da presso vertical que, em funo apenas da ao do peso prprio do solo, corresponde, no sentido vertical, presso efetiva (e ocorrendo presso neutra adicionando-se o valor da mesma).

H = K. V

sendo K o chamado coeficiente de empuxo de terra.

Diagrama de tenses horizontais Caso se desloque um volume de massa de solo de uma regio, podemos substitu-lo por um plano cujo trao OO'. Conforme a Figura 6.2, teremos: Macio de solo homogneo, com uma nica camada sem NA e com o terrapleno horizontal (i = 0), isto , no h desenvolvimento de presso neutra. A presso lateral, normal a um plano vertical, ser H que, sendo proporcional a V, dar um diagrama de distribuio idntica (mesma forma) que para esta tenso. Figura 6.2 Diagrama de tenses horizontais Traando-se o diagrama de presses horizontais ou presses laterais que agem sobre o plano, teremos condio de calcular a resultante deste esforo horizontal que chamadosimplismente de empuxo, correspondente a rea do diagrama de presses horizontais e agindo no centro de gravidade do mesmo (isto , no tero inferior da sua altura).
153

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Empuxo= H .dh = K. v .dh = K..h.dh = K.. h.dh


h h h h 0 0 0 0

1 1 Empuxo = K.. .h 2 E = .K..h 2 2 2


6.2 Empuxo no repouso Condio em que o plano de conteno no se movimenta Consideramos, neste tipo de empuxo, um equilbrio perfeito em que a massa de solo se mantem absolutamente estvel, sem nenhuma deformao na estrutura do solo, isto , est num equilbrio elstico. Consideramos a massa semi-infinita de solo homogneo, em uma s camada permevel, sem ocorrncia de lenol fretico e com o terrapleno horizontal. Estando o solo num equilbrio elstico, os esforos na direo horizontal podem ser calculados baseados nas constantes elsticas do material, isto , dentro dos parmetros de elasticidade (E e ). Suponhamos uma massa de solo onde, na profundidade h destacamos um determinado elemento que pode, verticalmente, se deformar pelo efeito do peso do material ocorrente acima; mas, essa deformao equilibrada lateralmente devido continuidade da massa em todas as direes. Esta situao, do elemento destacado, pode ser representada por uma situao equivalente onde o solo tenha sido deslocado, e um plano considerado imvel, indeformvel e sem atrito de contato substitui essa ausncia, conforme representado na figura 6. 3 pelo plano de trao OO'.

Situao inicial

Situao aps retirar a massa de solo

Figura 6.3 Representao dos esforos atuantes em um ponto no interior da massa de solo A presso lateral que o solo exerce na profundidade h ser dada pela expresso:

h = K 0 . v

Para o solo considerado (figura 6.3) a presso vertical v igual a presso efetiva. Em situaes de solos permeveis, abaixo do NA, isto , havendo surgimento de presso neutra, em toda profundidade o diagrama de presses horizontais ficar acrescido dessa parcela da presso neutra.
154

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Na figura 6.4 representamos o diagrama de presses horizontais, cujas reas nos do o esforo total para as duas hipteses consideradas.

Figura 6.4 Diagrama de presses horizontais (separadas as parcelas de preso no solo e na gua no diagrama com NA) As estruturas cujos paramentos so travados (engastados) e no tem possibilade de sofrerem grandes variaes de temperatura (no caso de obras enterradas), podem ser consideradas indeformados e dimensionados para absorverem estes esforos no repouso. As presses no repouso, preconizadas aqui, no dependem da resistncia ao cisalhamento do solo, mas, de suas constantes elsticas conforme consideramos nas dedues.

Determinao do valor do coeficiente de clculo K em funo dos parmetros de deformao (parmetros elsticos) do solo

Condio de Deformao Unitria Horizontal Nula Consideremos um ponto no interior de uma massa de solo homogneo, representado pelo cubo da figura 6.5, onde agem as tenses: V = no sentido da gravidade, vertical, que no caso do simples peso prprio dos solos, a presso efetiva, (quando no h presso neutra); H e H = nos sentidos laterais, agindo nas outras faces do cubo e correspondentes a continuidade da massa e a elasticidade do material do cubo. Figura 6.5 Tenses que agem no interior de uma massa de solo Admitindo-se o solo perfeitamente elstico para estas solicitaes e na condio de repouso absoluto, sem movimentao, temos: a) Em relao face destacada (paramento de empuxo), teremos as ocorrncias: 1 Deformao horizontal devida a ao da tenso H (um dos outros planos)

v = uma das parcelas da deformao dessa face E


155

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

2 Deformao horizontal, no sentido ortogonal (outro plano), devido a ao da outra tenso V

' H = outra parcela da deformao dessa face E

* As parcelas de deformaes 1 e 2 tm sentidos contrrios (para fora do paramento de empuxo) deformao ocorrente devido a H (para dentro do paramento de empuxo), na face destacada, ou seja: Deformao horizontal devido essa ao da tenso H, na face considerada (para dentro), : =

fora) devidas a V e H. Ento, para satisfazer a condio de deformao horizontal unitria nula (na face considerada), teremos a seguinte equao: Soma das deformaes para fora do paramento = Deformao para dentro

H = parcela em sentido contrrio as deformaes ocorrentes (para E

v ' + . H = H E E E

ou

v ' + . H H = 0 E E E

b) Sendo o macio de material homogneo e considerado elstico, para os valores das tenses, teremos que a tenso horizontal H proporcional a tenso V, donde tem-se a H = K. v relao: * No caso da considerao de repouso absoluto chamaremos KO de coeficiente de empuxo no repouso (coeficiente de clculo de H). Assim: H = K 0 . v A tenso horizontal ser proporcional a tenso vertical de um valor K0 correspondente ao coeficiente no repouso absoluto. Considerando o solo homogneo e contnuo e substituindo na equao anterior, temos:

v K . K . + . 0 v 0 v = 0 E E E

Simplificando a equao:

+ .K 0 K 0 = 0 , tirando-se o valor de K0:

K0 =

Valores de K0 Quando considerado o repouso absoluto, esta condio ser satisfeita em funo das constantes elsticas do material e o coeficiente de proporcionalidade entre H e V (presses no ponto), deduzido, funo, apenas, do Coeficiente de Poisson. Para solos, o Coeficiente de Poisson varivel em funo do material e situao de estar drenado ou no. SORVERS sugere (tabela 6.3) para valores de K0 calculados. O Prof. CAPUTO (1987) sugere, de uma forma genrica, os seguintes valores para K0 apresentados na tabela 6.4.
156

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Tabela 6.3 Valores de K0 para situaes drenadas e no-drenadas Solo K0 efetivo drenado K0 total sem drenagem Argila mdia (mole) 0,6 1,0 Argila dura 0,5 0,8 Areia solta 0,6 Areia compacta 0,4 Considerado o coeficiente de Poisson, para solos: 0,25 < < 0,5. Tabela 6.4 Valores genricos de K0 Solo K0 argila 0,70 a 0,75 Areia solta 0,45 a 0,50 Areia compacta 0,40 a 0,45 A deduo de Jaky indica K 0 1 sen para solos normalmente adensados. Quanto mais resistente o solo, mais rgido, portanto menos elstico. Logo, maior a capacidade de absorver tenses internas, e assim, menores as deformaes possveis e as suas transmisses laterais. 6.3 Condies em que o plano de conteno se movimenta Nas estruturas, fora das condies iniciais ilustradas acima, poderemos ter deslocamentos do plano de conteno em valores capazes de ativar a resistncia interna ao cisalhamento da estrutura de solo, pois, nem sempre, a estrutura travada e apresenta as condies de repouso absoluto. Ao se movimentarem, e serem capazes de acionar as resistncias internas ao cisalhamento da massa de solo, sero desenvolvidas tenses horizontais diferentes das consideradas com os parmetros da elasticidade. So dois os estados de tenses desenvolvidos quando h o deslocamento da parede de conteno, conforme ilustrado na figura 6. 6.

Figura 6. 6 Variaes no tipo de empuxo com o deslocamento da parede. Desenvolvimento do empuxo A tabela 6. 5 indicam inclinaes tpicas mnimas de afastamento do paramento vertical para acionar a resistencia ao cisalhamento no plano de ruptura e produzir os estados ativo e passivo de empuxo (segundo, Sowers e Sowers):
157

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Tabela 6. 5 Valores de deslocamentos tpicos, mnimos Solo Estado ativo Estado passivo No coesivo composto 0,0005 H 0,005 H No coesivo solto 0,002 H 0,01 H Coesivo duro 0,01 H 0,02 H Coesivo mdio/mole 0,02 H 0,04 H
* H = altura da estrutura

Em muitos casos, o prprio processo de variaao das temperaturas nas massas de concreto (variao diria), daro condio de movimentao para acionar a resistncia interna ao cisalhamento, como previsto nessa teoria. Pontos bsicos (Resumo) Somente presses efetivas mobilizam resistncia ao cisalhamento dos solos; Os valores de Ka e Kp so admitidos superdimensionados pelas condies ideais supostas para deduo de seus valores na teoria de Rankine, como ser visto; Existem vrias teorias que tentam otimizar os valores dos empuxos para situaes no ideais (simplificadas) como Coulomb, Mtodo das cunhas, ..., como ser visto. Em resumo, a variao do estado de tenses nos estados Ativo e Passivo, assim como em repouso, pode ser interpretado com o auxlio do traado dos crculos de Mohr e da envoltria de resistncia do material (sem coeso), como mostrado na figura 6. 7.

Figura 6. 7 - Estado de tenses nos estados Ativo e Passivo. Partindo da tenso vertical v = z observa-se que o macio expandindo-se, a tenso horizontal h decresce at que o crculo torna-se tangente reta de Coulomb; neste ponto, ocorre a ruptura e o valor de h dado por Kaz. Assim, os pontos de tangncia representam estados de tenso sobre planos de ruptura. Observa-se, assim, que no estado ativo a plastificao do macio d-se ao longo de planos definidos por um ngulo de 45 + estado passivo.
158

com a horizontal e um ngulo de 45

no

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

1 caso EMPUXO ATIVO - A Estrutura se desloca para fora do terrapleno Neste caso, o solo sofre uma distenso ao reagir contra esta ao de afastamento do plano interno da estrutura de conteno, provocando na massa uma resistncia ao longo do possvel plano de escorregamento. A massa desenvolve, em seu interior, toda a resistncia ao cisalhamento ao longo do plano de rutura, aliviando, at certo ponto, a ao do solo sobre o paramento interno da estrutura. Este plano de rutura faz um ngulo com o trao do plano principal maior, caracterizando um estado de tenses, como mostra a figura 6.7 limitando-se com a superfcie do terrapleno e com o paramento interno da estrutura, formando assim uma regio que denominada cunha instvel. Esta cunha est passvel de movimento, portanto, onde se desenvolver a resistncia ao cisalhamento e onde cada movimento ocorrente no ter condio de retrocesso, isto , nessa regio o equilbrio plstico (figura 6. 8).

Figura 6.8 Empuxo ativo Podemos dizer, que neste caso o solo foi ativado em sua resistncia interna sendo esta situao chamada de Estado Ativo de Equilbrio. O esforo do solo desenvolvido sobre a estrutura de conteno, , neste caso, chamado de Empuxo Ativo (figura 6. 9).

Dentro de todas as consideraes j feitas, temos: v = .h

K .
a

.h

Figura 6.9 Diagrama de presses horizontais: empuxo ativo

Onde: Ka = coeficiente de empuxo ativo 1 E a = .K a . .h 2 2

159

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

2 caso EMPUXO PASSIVO - A Estrutura se desloca contra o terrapleno Neste caso o solo comprimido pela estrutura, sofre uma compresso na cunha instvel, gerando, ao longo do plano de rutura, uma reao ao arrastamento, ou seja, resistncia ao cisalhamento. O movimento do parmetro interno contra a massa de solo, tentando desloc-la, na abrangncia da regio instvel, provoca o surgimento da resistncia interna ao cisalhamento e, ocorrendo esta movimentao, por pequena que seja, ter que vencer essa resistncia deslocando o peso da massa na regio abrangida pela cunha. A ao do solo ser passiva ao movimento sendo a situao de equilbrio chamada de Estado Passivo de equilbrio ou estado superior de solicitao em que a estrutura recebe todo esforo decorrente da ao passiva do solo em relao ao movimento Esse esforo desenvolvido pelo solo sobre o parmetro interno da estrutura chamado de Empuxo Passivo. De maneira similar, a cunha instvel limitada pelo plano de rutura que faz um ngulo com o plano principal maior ou com a horizontal (figura 6. 7), pela superfcie do terrapleno e pelo parametro interno da estrutura de conteno, limita a massa de solo responsvel por uma compresso no sentido horizontal gerando essa situao particular de equilbrio, como mostra a Figura 6.10.

Figura 6.10 Empuxo passivo Para o clculo do empuxo, o procedimento ser anlogo, variando, apenas o coeficiente de empuxo, que, neste caso ser Kp, ou coeficiente de empuxo passivo. Assim temos:

v = .h = K p . .h

Ep =

1 .K p . .h 2 2

A mobilizao da resistncia do solo ao longo da superfcie de rutura (plano de rutura) que reduz a ao do terrapleno (solo atrs da contenao no estado ativo e aumenta esta ao no caso do estado passivo. Vemos pelo grfico da figura 6.11 que, depois de determinada mobilizao o empuxo no cresce nem decresce nos dois sentidos,
160

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

pois, a resistncia ao cisalhamento j atingiu o valor mximo. Esta variao de solicitao no plano decorrente, ento, da capacidade que o solo tem de desenvolver, internamente, resistncia ao cisalhamento.

Figura 6.11 - Representao esquemtica dos casos de empuxo Tanto sob alvio de tenses laterais (condio ativa) como sob acrscimo de tenses laterais (condio passiva) existem, nas curvas tpicas tenso-deformao dos elementos de solo, estados de tenso dentro dos quais o regime elstico. Portanto, ocorridas as deformaes tipo elsticas, cessa o movimento, estabelecendo-se o repouso. Reconhecemos, pois, que o eixo vertical de repouso assinalado na figura anterior apenas uma condio das inmeras de repouso possveis, de gnero repouso-ativo e repousopassivo. Para cada lado, o limite da faixa de possibilidades de repouso dado pela natureza da curva tenso/deformao e o limite respectivo de comportamento elstico. Pressao Neutra Tanto no caso de empuxo ativo quanto passivo vlida a considerao de acrscimo no diagrama de presses quando h condio do surgimento da presso neutra. Isto , a presso horizontal calculada em funo da ocorrncia das presses verticais efetivas e neutras, variando, somente o coeficiente de empuxo para cada caso especfico a considerar.

6.4 Teoria de Rankine Rankine, para sua teoria, impe algumas condies iniciais pressupostas como fundamentais para os primeiros passos da anlise da resistncia ao cisalhamento das massas de solos. So elas: a) O solo do terrapleno considerado areia pura seca (sem coeso) homognea em todo o espao semi-infinito considerado; b) O atrito entre o terrapleno e o parmetro vertical do plano de conteno considerado nulo; c) Terrapleno sem nenhuma sobrecarga (concentrada, linear ou distribuda); d) O terrapleno constitudo de uma camada nica e contnua de mesmo solo e sua superfcie superior horizontal (solo homogneo).

161

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Condio do empuxo ativo (Figura 6.12) A tendncia da cunha, no caso ativo, acompanhar o movimento com o afastamento, mas a resistncia ao cisalhamento, desenvolvida ao longo do plano de rutura, reduz sua ao de movimento, diminuindo o esforo sobre o parmetro vertical ao valor mnimo. Ressalta-se que somente presso efetiva mobiliza resistncia ao cisalhamento. Figura 6.12 Empuxo ativo A condio inicial de Rankine impe a condio de c = 0 (coeso nula). Tomandose a equao analtica da rutura, temos:
1 = 3 . N + 2C N , para c = 0, temos: 1 = 3 . N

Para condio ativa, temos: h = 3 e v = 1 , donde, substitiuindo na equao acima, tem-se: v = h N Tirando-se o valor da presso horizontal: h =
Ka = 1 N = 1

1 v ou h = K a v N

Portanto,

= tg 2 (45o ) 2 tg 2 (45o + ) 2

Condio do empuxo passivo (figura 6.13) Ao peso da cunha agindo sobre o parmetro vertical se soma toda a resistncia ao cisalhamento desenvolvida ao longo do plano de rutura. Nesse caso, a componente horizontal maior possvel. A tendncia da cunha, no caso passivo, resistir ao movimento da estrutura, ao longo de toda a superfcie de rutura, por sua resistncia interna ao cisalhamento. Assim, a ao do terrapleno sobre o parmetro vertical aumenta. Figura 6.13 Empuxo passivo
162

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Por analogia s consideraes anteriores, temos: 1 = N . 3 ou h = N . v, logo:


2 2 K p = N = tg = tg (45o +

) 2

Em funo das expresses obtidas, temos:

Ka =

1 1 ou kp = , sendo Ka < 1,0 e Kp > 1,0 e Ka < K0 < Kp kp ka


Tabela 6. 6 Coeficientes de empuxo ativo e passivo de acordo com Ka Kp 0 1,00 1,00 10 0,70 1,42 20 0,49 2,04 25 0,41 2,47 30 0,33 3,00 35 0,27 3,69 40 0,22 4,40 45 0,17 5,83 50 0,13 7,55 60 0,07 13,90

Para os diversos valores de , apresenta-se na tabela 6. 6, os coeficientes de empuxo ativo e passivo.

Outras consideraes Mantendo-se a mesma conceituao de Rankine quanto aos coeficientes de empuxo, sairemos agora das condies iniciais (ideais). As consideraes sero abordadas s para a condio ativa mas, por similaridade, podem ser extrapoladas para condio passiva. 6.4.1 No caso de haver sobrecarga no terrapleno

Considere agora a ocorrncia de q sobrecarga uniformemente distribuda no terrapleno. Nesse caso, pode-se transformar essa sobrecarga em uma altura equivalente de solo da camada. Figura 6.14 Empuxo com sobrecarga no terrapleno

163

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Sendo q = .h0 Altura equivalente de solo = h0 =


q sobrec arg a vertical = peso especfico do solo

O diagrama de presses verticais ter uma presso inicial hi, como mostra a figura 6.14, devido altura equivalente de terra (h0), a saber: q hi = K a . .h0 = K a . . = Ka.q

Isto , hi corresponde a q vezes o coeficiente de empuxo ativo. 6.4.2 No caso de considerar o solo tambm coesivo Nesse caso, a equao analtica da rutura permanece completa. Ou seja: 1 = 3 . N + 2C. N Ou, no caso ativo: V = h . N + 2. C. N O valor de h ser:

h =

N 1 . V 2.C. N N

h = K a . V 2.C. K a

Diagrama Pela equao anterior v-se que haver um ponto em que h = 0. Esse ponto corresponde a: Ka . v = 2. C. Ka Considerando essa profundidade hI, escrevemos: 2C K a 2C . , ou: hI = Ka . . hI = 2. C. Ka hI = Ka . Ka

Regio de trao devido a ocorrncia de c, portanto, resistncia a trao. Como se pode ver pelo diagrama, a rea de trao ser compensada por igual rea de compresso, correspondente a mesma profundidade hI. Figura 6.15 Empuxo considerando o solo coesivo
164

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Continuando a anlise, agora, na considerao de empuxo, temos:


E a = ( K a . V 2.C. K a ) d h =
h 0

1 2 . . . 2.C.h. 2 Ka h

Haver, portanto, da mesma forma que no caso da presso horizontal, uma profundidade onde o empuxo ativo se anula. Nesse caso, a condio para que se anule : 1 . Ka . . h2 = 2. C. h. Ka . 2 A profundidade em que o empuxo se anula denominada altura crtica (hcrit). 1 2 = 2. C. Substituindo temos: . Ka . . hcriti hcrit . Ka 2 Tirando-se o valor de hcrit: 2. C. Ka 4. C = = 2. hI hcrit = 1 . K a . Ka . 2 Teoricamente, nessa profundidade no h desenvolvimento de empuxo. Logo, essa a altura em que podemos fazer um corte sem necessidade de estrutura de conteno ou escoramento. Tratando-se de solos argilosos, por possveis variaes de c no perodo de utilizao, o IPT/SP recomenda, em funo de constataes prticas, que se adote um coeficiente de segurana, tomando-se hcrit = hI., ou seja, apenas Figura 6. 16 Aspecto das fendas correspondente a fenda de trao (figura 6. 16). de trao em solos argilosos 6.4.3 No caso de haver mais de uma camada Nesse caso, no clculo do diagrama da camada 2, consideraremos a camada 1 como uma sobre-carga sobre a camada 2 (figura 6.18), uma vez que o comportamento da camada 2 vai ser diferente da camada superior e, funo de suas caratersticas de resistncia.

Figura 6.18 Empuxo considerando ocorrncia de vrias camadas ( 2 < 1)

165

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Assim, a camada 1, ser: q 1 = 1 .h 1

h '0 =

q 1 1 .h 1 = 2 2

h 2 = h ' 0 .K a . 2 + K a . 2 .h 2 = h2

1 .h 1 .K a 2 . 2 + K a 2 . 2 .h 2 2 = K a 2 . 1 .h 1 + K a 2 . 2 .h 2

6.4.4 No caso de ocorrer NA na camada Essa considerao j foi feita anteriormente quando se abordou a ocorrncia de presso neutra, mas, no caso faremos as consideraes pertinentes. Na figura figura 6. 17 est especificadas as parcelas de empuxo, sendo que para a camada sob o NA est especificada as duas parcelas de contribuio (solo + gua = separadamente). Costuma-se, na grande maioria dos casos, se fazer um sistema de drenagem no terrapleno, de maneira que a presso neutra no desenvolva presso sobre o parmetro vertical da estrutura de conteno, mas, supondo-se que por qualquer problema no se possa fazer a drenagem temos:

Figura 6.17 Empuxo considerando NA na camada ( 2 > 1) Na faixa do NA teramos a presso neutra agindo em valor integral considerando-se assim o coeficiente de empuxo da mesma igual a 1,0, por se tratar de um fluido (transmite a mesma presso em todas as direes). 6.4.5 No caso de considerar atrito entre o parmetro vertical e o solo do terrapleno Quando ocorre esse atrito, parte do empuxo que agiria no parmetro vertical ser dispendido para vencer esse esforo de atrito. Para se ter esse valor do empuxo desprendido, adota-se inclinar o vetor empuxo de um ngulo , em relao a vertical (figura 6.19), decompondo esse vetor em duas componentes normais entre si, ficando a horizontal menor que seu valor absoluto do empuxo inicial.

E aH < E a E aH = E a . cos( ) E aV = E a .sen ( )


Figura 6.19 Empuxo considerando atrito solo/estrutura
166

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

O professor Pimenta Velloso em seu livro Muros de Arrimo adota os valores: =


1 3 2 = 3 3 = 4

Para muros de paredes lisas Para muros de paredes normais Para muros de paredes rugosas 6.5 Teria de Coulomb

Outra soluo analtica consagrada para a determinao do empuxo de terra deve-se a Coulomb, datada de 1776, anterior a de Rankine que foi apresentada em 1857. Esta teoria apresentada nestas notas de aula conforme publicado por CAPUTO (1987). Solos no coesivos Na teoria apresentada por este notvel fsico - Coulomb, o terrapleno considerado como um macio indeformvel, mas que se rompe segundo superfcies curvas, as quais se admitem planas por convinincia (figura 6.20). Considerando-se uma possvel cunha de ruptura ABC, em equilbrio sob a ao de: P peso da cunha, conhecido em grandeza e direo; R reao do terreno, formando um ngulo com a normal linha de ruptura BC; Ea empuxo resistido pela parede, fora cuja direo determinada pelo ngulo de atrito entre a superfcie rugosa AB e o solo arenoso.

Figura 6.20 Cunha de empuxo ativo

* Divergem as opinies quanto ao valor a ser atribudo a , como visto acima, sabendo-se no entanto que ele no pode exceder ; admite-se, segundo Mller Breslau, 3 2 quanto muito = e, de acordo com Terzaghi, . 4 2 3 Obtem-se assim a determinao de Ea (resultante de empuxo ativo) traando-se o polgono de foras, tal como desenhado na figura 6.20. Admitindo-se, ento, vrios possveis planos de escorregamentos, BCi, ser considerada como superfcie de ruptura aquela que corresponder ao maior valor de Ea, que o valor procurado. Partindo das condies de equilbrio das trs foras P, R, Ea, deduzem-se (ver CAPUTO, 1987) analiticamente as equaes gerais, para os empuxos ativo (Ea) e passivo (Ep), este ltimo correspondendo superfcie de deslizamento, tambm suposta plana, que produz o prisma de empuxo mnimo (figura 6.21).
167

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

A curvatura da superfcie de ruptura tem aqui maior importncia que no caso ativo e tanto mais acentuada quanto maior for em relao , o que torna admissvel a aplicao da teoria de Coulomb para o clculo do empuxo passivo, somente aos solos no coesivos quando /3. Figura 6.21 Cunha de empuxo passivo Os valores para os coeficientes de empuxo segundo a teoria de Coulomb so: sen 2 ( + ) 1 Ea = .h 2 .K a Ka = 2 2 sen( + ) sen( ) 2 sen sen( ) 1 + sen( ) sen( + ) 1 sen 2 ( + ) E p = .h 2 .K p Kp = 2 2 sen( + ) sen( ) 2 sen sen( ) 1 sen( ) sen( + ) A teoria de Coulomb, que apenas estamos considerando para o caso de solos no coesivos, leva em conta, ao contrrio da teoria de Rankine, o atrito entre o terrapleno e a superfcie sobre a qual se apia. Essas equaes, para = 90 e = = 0, transformam-se nas conhecidas expresses de Rankine: 1 1 Ea = .h 2 .tg 2 (45 ); E p = .h 2 .tg 2 (45 + ) 2 2 2 2 Antigamente, eram utilizadas tabelas, como as de Krey, que facilitam muito a determinao dos valores do empuxo, como apresentado para o caso ativo de um muro com paramento vertical (=00) e terrapleno com horizontal (=00), na tabela 6.7. Tabela 6.7 - Coeficientes de empuxo ativo para muro com =00 e =00. 15 20 25 27.5 30 32.5 0 0.590 0491 0.406 0.369 0.334 0.301 =0 0 0.557 0.466 0.386 0.351 0.318 0.288 =5 0 0.534 0.448 0.372 0.340 0.309 0.281 = 10 0 0.517 0.435 0.364 0.332 0.302 0.274 = 15 0 0.428 0.358 0.328 0.300 0.271 = 20 0 0.357 0.327 0.298 0.271 = 25 0 0.297 0.273 = 30

35 0.272 0.261 0.253 0.248 0.246 0.246 0.248

168

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Solos coesivos Na aplicao da teoria de Coulomb aos solos coesivos, alm das foras R (atrito) e P (peso da cunha), devemos considerar ainda as foras de coeso, S, ao longo da superfcie de deslizamento e de adeso, T, entre o terrapleno e a parede. O problema consiste, pois, em procurar o mximo valor da fora Ea que, com as demais, feche o polgono das foras (figura 6.22), as quais so conhecidas em grandeza e direo: P, S e T, e apenas em direo: R e Ea.

Figura 6.22 Cunha de empuxo ativo considerado o solo coesivo As solues de Coulomb e Rankine so analticas, embora sob conceituaes distintas, so simples e de fcil utilizao e vem sendo largamente empregadas at o presente, apesar de algumas limitaes de aplicabilidade em situaes prticas. Ambas no levam em conta, por exemplo, a condio de retroaterro ser irregular ou apresentar sobrecarga. Uma outra questo, para a anlise de um projeto desta natureza, consiste no conhecimento do ponto de aplicao da fora resultante de empuxo. Diversas solues grficas (Poncelet, Culmann...) foram posteriormente apresentadas procurando resolver o problema. O mtodo de culmann procura determinar a fora resultante de empuxo para retroaterro com geometria irregular ou ainda carregado externamente. Este mtodo, na sua verso original, se aplica a solos no coesivos e leva em considerao no s o angulo de atrito do solo, mas tambm o atrito entre solo e muro. O valor do empuxo determinado fazendo-se variar o ngulo de inclinao da superfcie de ruptura, admitida plana. Entre os valores obtidos, o maior deles tomado como sendo a resultante de empuxo procurada. 6.6 - Mtodo das Cunhas A soluo grfica da mtodo das cunhas similar de culmann, no entanto, apresenta diferena na orientao de polgono de fora e a vantagem de considerar a coeso como um parmetro do solo (figura 6.23).

Figura 6. 23 Mtodo das Cunhas: Foras atuantes na cunha ABED; Polgono de foras; Determinao da inclinao de R (Bowles, 1988).
169

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

A determinao da fora resultante de empuxo pelo mtodo das cunhas, segundo Bowles (1988), tem se mostrado bastante conservativa para o caso de se ter carregamento concentrado no retroaterro. Quando ao ponto de aplicao desta resultante o que se tem usado associado a estes mtodos so procedimentos prticos como apresentado por Terzaghi em 1943, apresentado na figura 6. 24, como uma soluo simplificada e cuja aplicabilidade pode ser questionada.

Figura 6. 24 Ponto de aplicao de Pa. Retroaterro irregular; Carga concentrada ou em linha na zona de ruptura; Externo a zona de ruptura, mas na zona ABC. 6.7 Condioes de estabilidade de contenao de peso - muros de arrimo A construo de muros de arrimo obra que freqentemente se apresenta ao engenheiro, particularmente ao engenheiro rodovirio. Os muros de sustentao podem ser de gravidade (construdos de alvenaria ou de concreto simples ou ciclpico), de flexo ou de contraforte (em concreto armado), ou, ainda, muro de fogueira (crib wall), formado por peas de madeira, de ao ou de concreto armado pr-moldado, preenchidos com solos os espaos entre as peas. A figura 6. 25 ilustra alguns exemplos de aplicao. Outros tipos de obra de conteno so as estruturas construdas por uma gaiola metlica em forma de cesta, e cheia com pedras, chamadas gabies, e a tcnica da terra armada, concebida pelo francs H. Vidal, e que consiste em reforar um terrapleno com tiras de ao, capazes de suportar foras de trao importantes. Algumas vezes esses elementos so corrugados, visando aumentar o atrito entre o solo e a armadura. (figura 6. 25, parte inferior).

Figura 6. 25 - Exemplos de aplicao de estruturas de conteno.

170

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Condies de Estabilidade Na verificao da estabilidade de um muro de gravidade, seja de seo trapezoidal ou do tipo escalonado como representados na figura 6. 26, ou com qualquer outra seo, devem ser investigadas as seguintes condies de estabilidade:

Figura 6. 26 Diferentes tipos de seo de muros de arrimo 1a condio: Segurana contra o tombamento Evidentemente, a condio para que o muro no se tombe em torno da extremidade externa A da base, figura 6. 27, que momento do peso do muro seja maior que o momento do empuxo total, ambos tomados em relao ao ponto A. aconselhvel que a resultante de todas as foras atuantes, R, passe dentro do ncleo central (tero mdio da seo) da base AB e, tanto quanto possvel, prximo do ponto mdio O quando o muro repousar sobre o terreno muito compressvel.

Figura 6. 27 Resultante do peso do muro (R) na base, componentes vertical (V) e horizontal (H) e aspecto do diagrama de presso no solo de apoio. 2a condio: Segurana contra o escorregamento Desprezando-se a contribuio do empuxo passivo, Ep, o que a favor da segurana, esta condio ser satisfeita quando, pelo menos: 1,5 H = V tg sendo: igual ao ngulo de atrito entre o muro e o solo, o qual pode ser tomado, segundo CAPUTO (1986) da ordem de 30 se o solo areia grossa pura e aproximadamente 25 se areia grossa argilosa ou siltosa, ou outros valores como j apresentado. 3a condio: Segurana contra ruptura e deformao excessiva do terreno de fundao Quando a fora R cair no ncleo central da base, o diagrama de presses no solo ser (o que uma aproximao) um trapzio; o terreno estar, pois, submetido apenas a tenses de compresso. As equaes de equilbrio para a figura 6. 27 sero:

171

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

1 + 2 1 2
2 ou ainda: 2

.b = V b .b. = V .e 6 e ou

V 1 ( 1 + 2 ) = b 2 1 6..V .e ( 1 2 ) = 2 b2
V 6e 1 b b

1 =

V 6e 1 + b b

2 =

Essas equaes agrupam-se na frmula nica:

V V .e 2 b b /6

Com M = Ve e designando-se por W o momento resistente da base (de rea S=b.1) em relao ao eixo baricntrico: b3 / 12 b 2 W = = , tem-se: b/2 6 V M = , que a conhecida frmula da flexo composta S W A condio a ser satisfeita, portanto, que a maior das presses (1) seja menor ou igual presso admissvel do terreno (conforme ser visto na Unidade 07 do curso). As equaes de equilbrio para a figura 6. 28, quando a fora R cair fora do ncleo central, em que a distribuio triangular, limitada parte da compresso, sero:

1.3e'
2

=V,

donde:

1 =

2V 3e'

Figura 6. 28 Resultante do peso do muro (R) na base e aspecto do diagrama de presso no solo de apoio, para a condio em que a fora R cai fora do ncleo central. Essas trs condies de estabilidade devero ser satisfeitas para as sees crticas do muro em estudo. Uma quarta verificao deve tambm ser analisada, se possvel, a saber:

4a condio: Segurana contra ruptura do conjunto muro-solo A possibilidade de ruptura do terreno segundo uma superfcie de escorregamento ABC (figura 6. 29) deve tambm ser investigada, apartir da aplicao dos conhecimentos de Estabilidade de taludes, vistos em outra disciplina do curso.
172

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Figura 6. 29 - Possibilidade de ruptura do conjunto muro-solo, segundo uma superfcie de escorregamento de instabilidade do talude.

6.8 Exemplo de anlise com uso de recursos computacionais


Este sub-iten apresentado com o objetivo de servir de leitura complementar aos pontos abordados na unidade e tambm orientar o estudante na realizao prtica de uma anlise de empuxo de terra e de estabilidade de um muro de peso atravs de um software disponibilizado aos alunos, por este autor, neste curso de Mecnica dos Solos. O MTODO DAS CUNHAS ITERATIVO Procurando uma soluo para o problema da determinao do posicionamento da fora resultante de empuxo, inicialmente para uma condio de retroaterro irregular sem carregamento, este autor desenvolveu um programa para microcomputador, em que se faz a discretizao da altura do muro e calcula a resultante de empuxo, pelo mtodo das cunhas, para cada altura determinada. A este procedimento chamou-se de Mtodo das Cunhas Iterativo (MARANGON, 1992, trabalho publicado, direitos reservados). Imaginou-se, desta forma, que o conhecimento da variao (diferena) do valor da resultante de empuxo calculada ao longo da altura do muro poderia ser uma informao que contribuiria para a determinao do diagrama de distribuio de presses sobre a parede do arrimo, e tambm do ponto de aplicao de sua resultante. Na figura 6. 30 tem-se a diviso da altura do muro em elementos discretos de alturas `dh` (constantes), a determinao das foras resultante de empuxo referente a cada altura Hi. Obtidas as foras Pi, aplicadas ao longo de toda a altura do muro a uma distncia di de um ponto na base, obteve-se o ponto de aplicao da resultante geral de empuxo aplicando-se uma equao, abaixo, de momento de foras em relao ao ponto fixo a (figura 6. 30). Isto foi feito conhecida a resultante R, correspondente rea do diagrama de presses determinado. Pi x di = R x Y Determinao do diagrama de presses: Dividiu-se a fora Pi pela rea de sua aplicao, correspondente a altura dh (calculada por metro linear de muro). Determinou-se, desta forma, a presso Pdi para cada elemento ao longo de toda sua altura, obtendo-se assim, o diagrama de presses como ilustrado na figura 6. 30. Observa-se que os valores de presses obtidos (por exemplo base do muro) sero dependentes da discretizao adotada, como discutido posteriormente.

173

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Figura 6. 30 Resoluo iterativa. Discretizao na altura; Determinao do ponto de aplicao da resultante; Obteno do diagrama de presses (MARANGON, 1992). Para o retroaterro com carregamento externo (pontual, pontual linear, em faixa ou seo carregada) fez-se uso da Teoria da Elasticidade, para a avaliao do acrscimo de presso na parede, atravs da equao proposta por Boussinesq abaixo. r = P 3 sen 2 cos 3 (1-2) cos2 1 + cos 2 z2

Onde P: carga unitria pontual aplicada no solo; : ngulo entre a vertical e a direo definida pela carga ao ponto em que se deseja obter o valor da presso; : coeficiente de Poisson; Z: profundidade do ponto considerado para o clculo. Este acrscimo de presso foi tambm calculado para cada altura dhe somado presso (empuxo) de terra calculada (sobreposio de efeitos). O ponto de aplicao da resultante foi ento obtido para tais condies de retroaterro, sendo utilizado pelo programa para anlise de estabilidade do arrimo.

Caractersticas Gerais do Programa O programa para anlise de empuxo de terra e anlise de estabilidade de um muro de peso, denominado de EMPUFJF (EMPUXO-UFJF), foi escrita na linguagem FORTRAN-77, compilado e editado em compilador da Microsoft, para ser executada em micro-computadores. A interao do usurio com o programa se realiza atravs da tela ou do arquivo de dados de entrada e sada. Considera os diversos parmetros da interface solomuro, de sobrecarga e da geometria do retroaterro e do muro, que so definidas por coordenadas. O retroaterro poder ser tambm definido por um ngulo constante em toda sua extenso. (figura 6. 31).

174

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Figura 6. 31 Dados de entrada considerados para o problema O programa, nesta presente verso no considera o desenvolvimento de poropresso e a anlise se d em termos de tenses efetivas (parmetros c e - condio drenada) e apresenta a opo de considerar a existncia de trinca de trao, calculando sua profundidade e posicionando-a automaticamente a montante do talude e junto ao arrimo. Para cada superfcie arbitrada (inclinao i) o programa identificar a poligonal fechada referente a sua cunha. A figura 6. 32 destaca uma destas cunhas de empuxo, altura hi, com a considerao de abertura de trincas de trao no solo de retroaterro formada pelo polgono abcdefa.

Figura 6. 32 Determinao da resultante de empuxo mximo para a altura Hi, considerada a abertura da trinca (MARANGON, 1992). A partir dos dados de entrada, faz-se o equilbrio das foras, destacadas na figura 6. 32. As foras desconhecidas Ri (resultante na base da cunha) e Pai (resultante de empuxo no muro) so computadas analiticamente a partir das equaes de equilbrio em x e y: Fx = 0 Pa sen + Cs cos R sen Cw cos = 0 Fy = 0 Pa cos + Cs + R cos + Cw sen W = 0
175

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

A procura da superfcie de ruptura crtica (inclinao mx) feita, para cada altura, variando-se o ngulo de inclinao da superfcie de ruptura plana (), partindo-se de um valor de = at = 80o, de 2o em 2 o. Em seguida para o intervalo [- 2o, + 2o ] da superfcie de maior resultante obtida nesta primeira anlise, varia-se de 0,5o em 0,5o para melhor preciso do resultado. Por se tratar de um processo iterativo a preciso dos resultados referentes ao diagrama de presso, est associada ao incremento adotado pelo usurio. Sugere-se adotar um dh da ordem de 1/60 a 1/400 da altura do muro. Exemplo de diagrama para Retroaterro Sobrecarregado No exemplo apresentado na figura 6. 33, considerou-se para o solo de retroaterro os parmetros ( = 30o , C = 0 e = 20o). A seo retangular do carregamento foi dividida em 10 partes para cada lado (NSQL e NSQW = 10), e assim, foi considerado como tendo 100 cargas unitrias de 16 kN (PSQR = 16), para um coefciente de Poisson de 0,5.

Figura 6. 33 Exemplo de retroaterro sobrecarregado. Verificou-se inicialmente os resultados, adotando um dh de 0,75m, para o acrscimo de presso devido a sobrecarga. Em seguida, para o mesmo dh foi verificado do empuxo do retroaterro e a sobreposio de efeitos. A figura 6. 34 apresenta os diagramas obtidos no exemplo. Observa-se que o carregamento externo elevou o ponto de aplicao, inicialmente em 2,50m (0,333 de h), para 3,065m, ou seja 0,409 de sua altura.

Figura 6. 34 Presso na parede sem a considerao do sobrecarregamento, Efeito proveniente da sobrecarga e Sobreposio de efeitos de retroaterro e sobrecarga.
176

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

Exemplo de diagrama para Retroaterro Irregular Apresenta-se um exemplo (figura 6. 35) com retroaterro irregular definidos por coordenadas, sendo adotadas para o solo os parmetros = 35 e C = 0. O exemplo tambm analisado substituindo-se esta irregularidade por um plano de inclinao constante (18,5) que imagina-se equivalente. Na figura 6. 36 so apresentados os diagramas de presso (empuxo) para ambas as consideraes de retroaterro, e para este sendo horizontal. Os diagramas de presso para o retroaterro definido por um plano segundo um ngulo constante para a condio horizontal so triangulares e tm o seu ponto de aplicao 1/3 de sua altura (0,333 h). Para a considerao da irregularidade do retroaterro, no entanto, o diagrama no apresentou a mesma linearidade e teve a aplicao de sua resultante elevada 0,364 de sua altura. .

Figura 6. 35 Exemplo de retroaterro definido por coordenadas Na figura 6. 36, apresenta-se, os ngulos de inclinao das superfcie de ruptura crtica (max), para cada altura Hi considerada. Observa-se que, para o retroaterro plano, este ngulo constante, para qualquer altura de muro considerada. Para o retroaterro irregular, este ngulo variou em funo da altura considerada na determinao da cunha de empuxo crtica.

Figura 6. 36 Exemplo de retroaterro irregular. Diagramas de presses (empuxo) e Variao da inclinao da cunha de empuxo mximo (mx) com a altura.
177

Faculdade de Engenharia NuGeo/Ncleo de Geotecnia Mecnica dos Solos II EMPUXOS DE TERRA

Prof. M. Marangon

O programa alm de obter a cunha de empuxo mxima (OPO 1) e o diagrama de empuxo (OPO 2), utilizando o mtodo das cunhas iterativo, conforme apresentado por MARANGON (1992), analisa a condio de estabilidade de um muro de peso (OPO 3), conforme descrito. Na anlise da estabilidade considera as formas mostradas na figura 6. 37, onde Pw a resultante de presso da gua preenchendo a trinca de trao, Phs a resultante de sobrecarga no terrapleno e Pp a resultante de empuxo passivo.

Figura 6. 37 Foras consideradas na anlise de estabilidade do muro de arrimo. Assim, as os fatores de segurana para o tombamento e deslizamento do muro podem ser escritos como abaixo. O valor do fator de segurana a ser adotado deve ser avaliado pelo projetista. comum considerar satisfatrio quando este valor supera 1,50.

178

You might also like