You are on page 1of 8

FORMAO DAS CIDADES GREGAS

Os primeiros povoados que dariam origem a povos que mais tarde seriam responsveis pelos surgimentos dos gregos estabeleceram-se por volta do ano 6000 a.C.,em terras banhadas pelo mar mediterrneo.Durante muito tempo estes povoados viveram e se desenvolveram at que no ano de 2000 a.C. comeou a surgir uma civilizao grandiosa,na ilha de Creta: Eram os Cretenses. A civilizao grega pode ser dividida nos seguintes perodos: Perodo Pr-Homrico:Marcado pelo surgimento da civilizao de Creta,em torno de 2 mil a.C. at o ano 1450 a.C.
Perodo Homrico:De 1200 a.C. a 800 a.C. ,perodo do surgimento e crescimento dos Genos. Perodo Arcaico:De 800 a.C. at o sculo 600 a.C., perodo do desenvolvimento das Cidades-Estados gregas,conhecidas como Plis. Perodo Clssico:Do sculo V ao sculo IV a.C. Perodo Macednico ou Helenstico:Do sculo IV ao sculo II a.C.,quando o Imprio Macednico iniciou sua expanso e comeou a invadir a Grcia.

O perodo Pr-Homrico
Na ilha de Creta por volta do ano 2000 a.C. ,banhada pelo mar Egeu,comeou a se desenvolver a sociedade Cretense,uma magnfica civilizao que construiu grandiosas cidades e palcios,alm de ter reis famosos e poderosos. Os Cretas contriburam com nossa sociedade deixando-nos objetos de cermica,bronze,armas,joias e pinturas.A Capital do Imprio era a cidade de Cnossos,e a cidade tal como o Imprio tinha suas bases fundadas no comrcio martimo,e,era muito mais comercial do que militar. Seu Imprio era dominado por reis poderosos,e ,entre um de seus mais ilustres reis est o conhecido rei Minos,famoso pela lenda grega do minotauro,e foi em homenagem a esse soberano que os arquelogos atriburam tambem a essa civilizao o ttulo de civilizao minica.Para aqueles que no conhecem a lenda de Minos vou contar-lhes em suma a histria:O rei Minos supostamente teria ganhado um presente do Deus dos mares Poseidon,um magnfico cavalo branco,que deveria ser sacrificado em honra ao Deus.No entanto,Minos ficou fascinado com a beleza do animal e se recusou a sacrifica-lo,trancafiando-o em seu palcio.Como punio,Poseidon enfeitiou a esposa de Minos,que se apaixonou pelo animal,e,com o qual acabou tendo um filho:O minotauro.Minos trancafiou a fera nos labirintos de seu palcio onde ningum poderia acha-lo devido ao seu tamanho,e aps dominar Atenas,Minos exigiu que de sete em sete anos fossem enviados a Creta sete rapazes e sete virgens para serem devorados pela terrvel fera.Quando a cidade iria pagar o tributo pela terceira vez,Teseu(um Heri grego)

se ofereceu como voluntrio para ir a Creta.Chegando a Creta Teseu penetrou nos labirintos,e guiado por um fio dado pela filha de Minos,Ariadne,Teseu matou o minotauro e depois fugiu com seus companheiros de volta a Atenas.A histria do minotauro seria baseada na explorao imposta pelos Cretenses aos outros povos e a morte do minotauro ao fim do Imprio Minico. A sociedade Cretense atingiu seu apogeu por volta de 1700 a.C. e foi destruda por volta do ano 1450 a.C.,por causas que divergem muito,entre elas esto:Um terremoto que teria abalado a ilha e destrudo terrivelmente as cidades Cretenses;Uma erupo vulcnica;E a mais aceita de todas,invaso micnicas(um povo vindo da europa oriental),que era fortemente militarizado e poderoso,e que teria saqueado as cidades Cretenses e submetido a ilha de Creta ao seu poder. Uma das construes mais fabulosas dos Cretenses era o grandioso palcio de Cnossos,que,supostamente teria inspirado a lenda do labirinto do minotauro da lenda de Minos.

Os Micnicos: A partir do ano 2000 a.C.,Creta e outras regies gregas comearam a ser invadidas por um povo nmade indo-europeu que so conhecidos como Aqueus.Esses invasores eram poderosos guerreiros e se estabeleceram na Pennsula de Peloponeso,onde fundaram grandiosas cidades fortificadas,como as cidades de Micenas,Tirinto e Pilos.O nome Micnicos foi tirado da principal cidade Micnica,Micenas.
Diferente dos Cretenses,os Micnicos valorizavam a guerra,e investiram nela.Por diversas vezes invadiram e saquearam as cidades Cretenses causando a decadncia dessa civilizao.Os Micenas implantaram muitos de seus elementos na civilizao Cretense,e tambem herdaram deste povo alguns de seus costumes.Os elementos implantados na civilizao Cretense deram origem a Civilizao Micnica,que uma mistura dos costumes dos Aqueus com os dos Cretenses. A civilizao Micnica herdou dos Cretenses a Talassocracia ,que uma forma de organizao em que o Estado baseia seu poder na marinha,ou seja,os Micenas tal como os Cretenses possuam uma poderosa marinha para defender seus portos e comrcio. As cidades Micnicas eram ricas e prsperas,tal como as Cretenses,s que,diferente dessas pois as cidades Micnicas eram bastante fortificadas e amuralhadas(cercada por muralhas).Os Micnicos eram governados por reis poderosos,e tambem famosos.Seu mais ilustre e conhecido rei foi o soberano Agamenon,conhecido como sendo um heri na Guerra de Tria. A Civilizao Micnica encontrou seu fim por volta de 1150 a.C.,quando seu Imprio comeou a ser invadido por outro povo que daria origem a civilizao Grega:Os DriosAlm das invases,lutas internas por poder,guerras constantes e

mudanas climticas tambm contriburam para a derrocada da Civilizao Micnica.

Os Drios

Os Drios chegaram as terras gregas por volta do ano 1100 a.C. e 800 a.C.,e trouxeram consigo seus costumes e tradies.Os Drios(ou dricos)eram, tal como os Micnicos, um povo guerreiro s que ainda mais violento que este.Foram as invases Dricas que puseram fim a civilizao Micnica.
Os Dricos mudaram vrios aspectos da Grcia,eles implantaram mais escravos na economia,transformaram a produo agrcola,(deixando a produo apenas para a subsistncia) alm de substituirem as refinadas armas de bronze e passaram a usar grotescos e mortferos armamentos de guerra,feitos de ferro. Alm disso,os Dricos tambem contriburam para a decadncia da arte,da escrita e do artesanato,alm de acabarem com o sepultamento em magnficos tmulos,passando a ser feita apenas uma cremao simples. Essa poca ficou conhecida como era das trevas Grega,pois as artes,a cincia e a arquitetura quase no se desenvolveram,e a guerra estava em ascenso.Apesar disso,outras contribuies Dricas deixam em dvida essa afirmao,como por exemplo a construo das cidades Dricas. Os Dricos promoveram o crescimento das cidades e surgiram como uma civilizao poderosa,que mais tarde alcanaria seu apogeu no sculo V a.C. Os Drios tambem foram citados na Odissia,de Homero.Eles dominaram os Micnicos e converteram muitos deles em escravos,enquanto alguns fugiam e se refugiavam em diversas regies,onde fundavam novas cidades. Os Espartanos so descendentes dos Drios,e herdaram deste povo a arte de guerra que foi amplamente usada nessa cidade,que se baseava na guerra. Enfim,este povo pois fim ao esplendor das cidades Micnicas e seus grandiosos palcios e cidades,alm de massacra-los em terrveis guerras.Porm,apesar de terem colocado fim a vrios ramos culturais, os Drios uniram seus conhecimentos com os Micnicos,e inovaram a metalurgia e a cermica,alm de terem desenvolvido tambem tcnicas agrcolas mais sofisticadas.

Perodo Homrico Tm seu incio no ano de 1200 a.C. e vai at o ano 800 a.C..Foi no incio do perodo Homrico em que supostamente teria acontecido a famosa guerra de Tria,em meados do ano de 1200 a.C. Este perodo marcado pela decadncia das cidades micnicas e dos outros povos,do abandono da escrita e o enfraquecimento do comrcio no mar Egeu.Neste perodo as pessoas migraram para o campo,adotando um estilo de vida buclico e agropastoril.Logo as pessoas foram formando pequenas comunidades agrcolas,que ficaram conhecidas como Genos.Nos Genos,a base social de organizao eram os

Cls,ou seja,vnculos familiares.O Geno possua apenas um lder,que era tambm o lder espiritual,este era chamado de Pater familias e tambm conhecido como geronte.Alm das atividades religiosas,os gerontes comandavam tambm as guerras e a produo econmica dos Genos. Em meados do ano 800 a.C.,os Genos j tinham se desenvolvido e crescido,e agora,difentes Cls de Genos se uniram,e os maiores se desenvolveram e deram origem a Plis,a cidade-Estado grega.
Homero foi um aedo,ou seja, um poeta cantor.A ele atribuda a criao da Ilada e da Odissia,famosas epopias gregas.Apesar da escrita ter quase desaparecido no Perodo Homrico,a tradio continuou sendo passada de forma oral pelos poetas.Conforme as histrias eram contadas,os poetas ''incrementavam'' o enredo,para dar mais emoo e drama a histria.Ento,no sculo VIII a.C. Homero reuniu essas histrias em suas duas epopias,a Ilada e a Odissia ,que esto entre os livros mais importantes do Ocidente.Apesar de tudo isso,no se tem certeza se foi Homero quem de fato escreveu ou reuniu essas histrias,pois,existem indcios de que pe em dvida a prpria existncia do poeta.

Com o crescimento dos Genos,as primeiras Cidades-Estado gregas foram surgindo e se desenvolvendo,o processo de urbanizao se intensificou e comeou a se demarcar fronteiras e territrios.Essa nova Era Grega teve incio no ano de 800 a.C. e foi at meados do sculo V a.C.. Cada Cidade-Estado Grega era independente.Cada cidade possua suas leis,direitos e deveres.Apesar de cada cidade ser independente,e possuir sua prpria organizao poltica e social,essas cidades compartilhavam o idioma e a religio,o que acabou por aproximar as cidades uma das outras.Existia um intenso comrcio entre essas cidades,o que no impediu que surgissem vrios conflitos entre elas.Os moradores dessas cidades se autodenominavam Helenos,e chamavam outros povos de brbaros,devido aos seus costumes e religio,que muitas vezes no eram como os dos Gregos.O idioma comum em todas as cidades era o Grego,que falado at os dias de hoje na Grcia.

Comeou nesse perodo uma intensa expanso colonial ,uma vez que as terras frteis eram insuficientes para sustentar toda a populao,que havia crescido muito desde o surgimento da plis(cidade-Estado). Alm disso,o desenvolvimento do comrcio tambem estimulou a expanso grega.Foram ento fundadas entre os sculos VIII e VI a.C. vrias colnias gregas espalhadas pelo Mediterrneo. Com o aumento da expanso os pequenos produtores comearam a ser afetados e a perderem as poucas terras que tinham.Assim,estes pequenos proprietrios comearam a fazer emprstimos com os grandes Aristocratas da poca,que,j poderosos,conseguiram reunir ainda mais poder em suas mos.Endividados e sem condies de saudarem suas dvidas esses componeses acabavam se tornando escravos,o que ficou conhecido como escravido por dvida. Revoltados com essa situao os pequenos proprietrios se reuniram e fizeram diversos protestos ,at que em 621 a.C. designou-se Drcon,um pensador da poca,para estabelecer um cdigo de leis,que foi um progresso para estes pequenos proprietrios.Apesar disso os camponeses continuavam insatisfeitos com as leis,ento no ano de 594 a.C. nomearam Slon,um poeta legislador, para tentar solucionar o problema.Uma de suas principais leis libertou todos os escravos,e suas dvidas foram canceladas.Todas estas leis foram criadas em Atenas,que era uma das mais poderosas cidades-Estado Grega.Apesar disso,os conflitos continuaram e em 546 a.C. Psstrato tomou o poder e exilou o aristocratas que se opuseram a ele,alm de criam medidas que favoreciam a populao mais pobre,o que reforou ainda mais o seu poder.Durante seus trinta anos de governo,Psstrato incentivou a vida cultural,realizou grandes projetos arquitetnicos alm de organizar apresentaes das epopias de Homero.Ele usou de maneira muito inteligente o teatro para popularizar seu regime de poder.
Depois dele vieram outros governantes que realizaram mais mudanas em Atenas,e a palavra passou a ser valorizada,pois era muito importante nas

Assemblias populares que foram sendo criadas.Porm,no era assim em toda a Grcia,em Esparta,por exemplo,o falar bem no tinha tanto valor. Uma das mais conhecidas rivalidades do mundo antigo tem como protagonistas as cidades-Estado Gregas Atenas e Esparta.Estas duas cidades eram muito diferentes,portanto,abordarei uma de cada vez,a comear de Atenas. Atenas foi fundada pelos Jnios,e por se encontrar em uma posio privilegiada prxima ao mar,desenvolveu um avanado comrcio martimo,alm de possuir tambm a maior marinha da Grcia Antiga. Atenas,como j foi visto em postagens anteriores,foi o bero da Democracia moderna e tinha sua organizao voltada essencialmente para a educao,tendo esta como a base fundamental de seu desenvolvimento. Os atenienses acreditavam que o nico meio de alcanar o progresso era atravs da educao,o que fez com que eles deixassem para a posterioridade um imenso legado cultural. Como a educao era a base desta sociedade, evidentemente aqueles que dominavam a oratria eram muito bem vistos pela sociedade e conseguiam cargos polticos altos. A cidade contava com Assemblias polticas,onde as pessoas expunham seus pensamentos e defendiam suas idias.Qualquer cidado poderia expor suas idias nessas assemblias,porem,s eram cidados homens livres maiores de 21 anos.A classe social no importava. O rgo que elaborava as leis e os projetos era o conselho dos quinhentos,formado por 500 cidados sorteados anualmente.

Tendo j essa pequena noo da organizao Ateniense,podemos falar agora de Esparta: Diferente dos atenienses,os espartanos desenvolviam uma intensa atividade blica,conquistando diversas cidades,sendo quase todas elas tambm Gregas. No sculo VIII a.C. dominam a Messnia,e transformam seus cidados em servos do Estado ao invs de vende-los ao estrangeiro como escravos.Os messnios ficam ento conhecidos como Hilotas.Sendo tambem gregos e no aceitando a dominao de seus compatriotas os Hilotas se revoltam contra os Espartanos,que sufocam a rebelio e transformam a cidade em um verdadeiro estado militar.A partir da,Esparta que tambm possuam um desenvolvimento cultural equiparvel ao das outras cidades Gregas,se isola e se torna puramente militar. Os espartanos deixam as atividades agrcolas para os Hilotas e o comrcio para os periecos,que eram gregos que foram conquistados,porm eram livres. Diferente dos cidados atenienses que eram voltados para a educao,os espartanos so completamente militares,e desde jovens seus cidados so treinados na arte da guerra. Do ano 550 a 525 a.C. os Persas se expandem e formam um vasto imprio,e lanam ataques contra os Jnios(Gregos da sia menor).Os atenienses enviam ajuda para seus compatriotas,o que acaba por enfurecer o rei Persa Dario I que envia uma pequena tropa a Grcia.Tiveram incio ento as guerras mdicas,que receberam esse nome pois a guerra aconteceu entre gregos e persas,estes ltimos eram tambm conhecidos como medos. Para se defenderem as cidades-Estado gregas se uniram e formaram a liga de Delos liderada por Atenas. Graas a sua grande fora militar naval e a ajuda da liga,Atenas expulsa os Persas e os piratas do mar Egeu.Atenas passa ento a usar os recursos da liga em seu prprio benefcio,e impede que qualquer cidade saia da liga.Quando a ameaa persa diminui,Esparta forma ento a liga do Peloponeso e juntamente com outras cidades se unem contra Atenas,por estarem temerosas a serem transformadas em colnias atenienses.Atenas porm consegue manter vrias cidades a seu lado.Tm incio ento a guerra do Peloponeso. O conflito durou cerca de 27 anos,at que Esparta e seus aliados conseguem invadir Atenas. Apesar da vitria espartana,toda a grcia sai perdendo da guerra,com cidadesEstados em runas e com pouqussimas tropas para se defenderem de invases inimigas,o que acaba se tornando um atrativo para os inimigos da Grcia.A guerra foi do ano 431 a.C. a 404 a.C.

Perodo Helenstico

Este Perodo tem incio por volta do sculo IV a.C.,quando as CidadesEstado gregas estavam arruinadas pelas constantes guerras,tanto as que eles travaram contra os Persas,quanto as que eles travaram contra si mesmos.O Perodo Helenstico tambm conhecido como Perodo Macednico. Neste perodo as cidades gregas acabavam de sair da guerra do Peloponeso, decadentes devido a guerra,tantos os vencedores(Esparta) como os perdedores(Atenas).Foi ento que os Macednios,um povo que habitava no norte da Grcia e que vinha experimentando um grande desenvolvimento militar e cultural preparam um ataque as cidades-Estado Gregas,e em 338 a.C. liderados pelo seu governante, o Rei Filipe II,os Macednios invadiram e dominaram todas as grandes cidades gregas, subjugando-as ao Imprio Macdonio.Porm,o Rei Filipe foi vtima de um assassinato em 336 a.C. e seu filho,Alexandre,subiu ao trono como sucessor de Filipe e novo Rei da Macednia.Tendo como preceptor o grande filsofo Aristteles,Alexandre continuou seguindo os passos do pai,porm foi muito mais longe:Conquistou um vasto Imprio, que ia desde a Grcia ndia. Durante suas conquistas,Alexandre no s incorporou vrios aspectos da cultura dos povos que dominou,como tambm inseriu caractersticas da cultura grega nos seus novos territrios.Foi assim que a cultura Grega se espalhou por todo o Mediterrneo e alm,indo chegar at mesmo no Egito,onde Alexandre fundou um marco de seu Imprio:A Grande Cidade De Alexandria. Ao morrer em 323 a.C.,aos 33 anos,Alexandre deixava para trs um novo mundo,impregnado com a cultura grega e seus costumes,unindo um pouco mais o Ocidente com Oriente. Apesar da grandeza de seu Imprio,Alexandre no deixou um sucessor ao trono,e,com uma morte prematura deixou o Imprio sem um novo rei,o que acabou por gerar conflitos internos que iriam minar toda a estrutura do Imprio,at que no sculo II a.C. o Imprio sucumbiu diante da nova potncia mundial da poca:Roma.

You might also like