You are on page 1of 6

ESCOLA BSICA DA VENDA DO PINHEIRO LNGUA PORTUGUESA CEF 1.

. ANO MDULO 10 Textos informativos diversos: expositivos-explicativos (cincia, tcnica, vida)


Prof. Slvia Rebocho

OS PRINCPIOS DA COMUNICAO VERBAL


Em qualquer ato de comunicao, existem diversos intervenientes : O locutor aquele que fala; o ouvinte aquele que capta as palavras ditas pelo locutor e no interage com ele verbalmente. O ouvinte pode passar a locutor, se assim o desejar. Passa a designar-se por interlocutor, pois participa ativamente no ato de comunicao, no s dando a entender ter captado (ou no) o que o locutor pretendeu dizer-lhe, como explicitando as suas prprias intenes comunicativas. Resumindo: Num ato de comunicao, o LOCUTOR aquele que fala e o OUVINTE quem capta as palavras do locutor. Numa conversa, e dado que temos troca de palavras, so INTERLOCUTORES que nela participam.

O CONTEXTO o conjunto de todos os elementos que, de um modo ou de outro, interferem num ato de comunicao. Um o locutor, aquele que, em determinado momento, est no uso da palavra, como j vimos. Outro o ouvinte, aquele a quem o locutor se dirige. evidente que, numa conversa, os intervenientes desempenham ora um papel ora outro. Chamamos-lhe, por isso, interlocutores, como tambm j sabes. O conjunto de conhecimentos, crenas, valores . comum aos interlocutores constitui o seu SABER COMPARTILHADO. Este saber engloba o conhecimento que temos do modo como funciona o mundo em que vivemos. Claro que o CONTEXTO VERBAL tambm imprescindvel para compreendermos um determinado ato de comunicao verbal. Por exemplo, h palavras que s podem ser interpretadas tendo em conta informaes anteriormente inseridas no texto: - No deites mais, j bebi. Casaram, pois claro, ele quis sempre casar-se com ela. Foram para a provncia. Mas naquele dia, veio a casa almoar, que ele nem sempre vinha, foi quando deu a notcia. E o pai, v l, p-la fora de casa.
Olga Gonalves, Ora Esguardae

evidente que comunicar atravs da escrita ou atravs do oral acarreta diferenas importantes. Desde logo, por exemplo, porque: no meio oral, no se pode voltar atrs e apagar o que foi dito, embora, posteriormente, se possam introduzir alteraes; no meio escrito, pelo contrrio h a possibilidade de se apagar e refazer um outro registo.

Chamamos DISCURSO ao uso da linguagem no relacionamento social. Trata-se de um enunciado nico, irrepetvel, que ocorre num espao e num tempo determinados, pressupe um saber compartilhado e se insere num certo contexto. Durante esta TROCA LINGUSTICA, os interlocutores procuram agir uns com os outros. ATO DE FALA Tera-feira, 18 de agosto Choveu todo o dia.
Sue Townsend, O dirio secreto de Adrian Mole aos 13 anos e

Choveu todo o dia e Adrian Mole parece ter ficado completamente derrotado pelo estado do tempo: nesse dia no escreveu mais nada no seu dirio. Adrian Mole , simultaneamente, o locutor e o destinatrio (ouvinte) das suas palavras. Na maior parte dos casos, porm, usamos a linguagem para, comunicando, nos relacionarmos com os outros e atingirmos determinados fins. A esse objetivo chamamos INTENCIONALIDADE COMUNICATIVA. Imaginemos os seguintes dilogos: 1. A Helena conversa com o Rui no recreio da escola: Helena J leste O Dirio Secreto de Adrian Mole? Rui J, acabei ontem. 2. No centro comercial, o Miguel e o Ricardo esperam que o Lus pague: Miguel Ele comprou os dois discos. Ricardo Ento, sempre leva os G.N.R. 3. Duas amigas encontram-se na rua depois das frias: Beatriz Ento, que tal me achas agora? Eduarda Acho-te em boa forma, claro! 4. Numa loja, o vendedor, pouco simptico, no quer dar cliente facilidades de pagamento e ela diz: - Desisto j da compra! Acabaste de contactar com uma srie de atos de fala: em todos os casos usa-se a lngua para comunicar com a pessoa com quem se fala: Em 1, faz-se uma pergunta. Em 2, transmite-se uma informao. Em 3, emite-se uma opinio. E em 4? _________________________________________________________________

Em concluso: Quando falamos, realizamos uma atividade que tem como objetivo provocar alteraes no nosso interlocutor, modificar um determinado estado de coisas. Um ATO DE FALA precisamente uma ao verbal com uma INTENO COMUNICATIVA: a de fazer perguntas, dar ordens, informar, expressar opinies, ameaar,

Para finalizar, uma mesma INTENO COMUNICATIVA pode ser conseguida atravs de atos de fala aparentemente diferentes: - Podia fechar a porta? Neste caso, h um pedido feito com delicadeza: pode estar a falar-se com uma pessoa mais velha ou com algum com quem se faz alguma cerimnia. Pelo contrrio, pode dizer-se: - Fecha a porta! a delicadeza desaparece Tambm pode acontecer que o -vontade com o interlocutor seja reduzidssimo, ou se esteja numa situao de grande tenso. ento conveniente formular muito indiretamente o pedido: - Estou constipadssima! EXERCCIOS 1. Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que tristeza! Que tarde! Que amor! Que esperana! Que modos! Que noite! Que graa! Que horror! Que doura! Que novidade! Que susto! Que po! Que vexame! Que mentira! Que confuso! Que vida! Que coisa! Que talento! Que alvio! Agrupa as exclamaes que (mesmo isoladas de um contexto) podem transmitir a ideia assinalada em cada coluna: Desconforto Reprovao Perplexidade

2. Que talento! Que doura! Que mentira! Que confuso! Imagina para cada uma destas frases um contexto apropriado. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Cria dois contextos diferentes que, por sua vez, originem intenes comunicativas/sentidos diferentes para a seguinte exclamao: Que tarde! ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3. V com ateno o excerto do programa televisivo Telerural e, depois, completa as informaes que te so pedidas.

No incio, os dois locutores de televiso tm duas intenes comunicativas principais: I________________________ e A_______________________.

Os 2 locutores do Telerural

Os ouvintes so os T____________________________.

O contexto ______________________________________________________________ ___________________________________________________________________________.

Durante a primeira entrevista, o reprter demonstra alguma P________________________, quando o responsvel pelo projeto lhe diz que vo fazer uma ponte para no incomodar o drogado.

O segundo entrevistado, o dono do terreno, no est muito satisfeito com a escolha do trajeto do comboio. Por isso, transmite ideias de: D________________________________; R________________________________ e P________________________________.

A sua inteno comunicativa tem sobretudo como objetivos:

O reprter Sabino Rui

E__________________________ O_____________________ e A__________________________.

CORREO - OS PRINCPIOS DA COMUNICAO VERBAL 4. Numa loja, o vendedor, pouco simptico, no quer dar cliente facilidades de pagamento e ela diz: - Desisto j da compra! E em 4? Expressam-se sentimentos.

EXERCCIOS

1. Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Que absurdo! Que tristeza! Que tarde! Que tarde! Que esperana! Que modos! Que noite! Que graa! Que horror! Que doura! Que novidade! Que susto! Que po! Que vexame! Que mentira! Que confuso! Que vida! Que coisa! Que talento! Que alvio!

Agrupa as exclamaes que (mesmo isoladas de um contexto) podem transmitir a ideia assinalada em cada coluna:

Desconforto Que frio! Que vento! Que calor! Que noite! Que susto! Que alvio!

Reprovao Que tristeza! Que modos! Que graa! Que horror! Que vexame! Que mentira! Que vida! Que coisa!

Perplexidade Que caro! Que absurdo! Que tarde! Que talento! Que esperana! Que doura! Que novidade! Que po! Que confuso!

2. Que talento! Que doura! Que mentira! Que confuso! Imagina para cada uma destas frases um contexto apropriado.

- Esta criana canta lindamente! Que talento! - Vs como ela abraa a me? Que doura! - Que mentira! Vais ficar de castigo! - Esto todos a falar ao mesmo tempo! Que confuso!

Cria dois contextos diferentes que, por sua vez, originem intenes comunicativas/sentidos diferentes para a seguinte exclamao: Que tarde!

- Que tarde! Isto que so horas de chegar? - Foi um momento espetacular ver pr-do-sol! Que tarde!

3. V com ateno o excerto do programa televisivo Telerural e, depois, completa as informaes que te so pedidas.

No incio, os dois locutores de televiso tm duas intenes comunicativas principais: INFORMAR e ACONSELHAR.

Os ouvintes so os TELESPECTADORES.

Os 2 locutores do Telerural

O contexto a passagem do comboio de alta velocidade por Curral de Moinas .

Durante a primeira entrevista, o reprter demonstra alguma PERPLEXIDADE, quando o responsvel pelo projeto lhe diz que vo fazer uma ponte para no incomodar o drogado.

O segundo entrevistado, o dono do terreno, no est muito satisfeito com a escolha do trajeto do comboio. Por isso, transmite ideias de: DESCONFORTO; REPROVAO e PEPLEXIDADE.

A sua inteno comunicativa tem sobretudo como objetivos:


O reprter Sabino Rui

EXPRESSAR OPINIES e AMEAAR.

You might also like