You are on page 1of 16

A INFLUNCIA DA RELIGIO NA ORGANIZAO DA SOCIEDADE GREGA NO PROCESSO DE TRANSIO DO GNOS PARA PLIS

Jos Joaquim Pereira Melo * Paulo Rogrio de Souza**

No incio da sua organizao a sociedade grega era baseada num sistema particular de famlia, ou seja, num agrupamento primitivo denominado gnos. Esse agrupamento familiar primitivo constitua-se a partir de um cl patriarcal, do qual praticamente todos os membros descendiam de um antepassado comum, adoravam o mesmo deus e se reuniam em torno do mesmo fogo sagrado.

O gnos apareceu como uma estrutura de sociedade que tinha uma forma de organizao particular, slida e durvel. Cada gnos tinha seu prprio deus, seus ritos especficos, suas regras de conduta social. Seus cultos e festividades eram celebrados apenas no seio da famlia e somente por seus membros, que perpetuavam o sangue do antepassado. No era permitido a ningum de fora do cl fazer parte desses rituais sagrados:

O culto domstico era exclusivo. Cada famlia possua como verdadeira propriedade particular como herana paterna, os seus deuses, as suas frmulas religiosas e o seu ritual. Tomar parte no culto era ser um membro da famlia: qualquer pessoa estranha era, pois, severamente excluda dessa participao (Jard, 1977: 203). O gnos no se restringia crena e culto de um deus comum de uma comunidade familiar. Era, antes, a unio de toda uma famlia, para prover subsistncia dos seus membros que era obtida na propriedade gentlica, baseada no cultivo agrcola. Nessa sociedade gentlica1 tudo que era produzido e cultivado era tambm propriedade comum de todo o grupo. Os seus integrantes, independentemente de idade, sexo ou grau de parentesco, deviam trabalhar para o bem comum de toda a

Entende-se por sociedade gentlica o regime da gens cujos membros, unidos por cerimnias sagradas, ajudavam-se em todas as necessidades da vida e na qual o vnculo de nascimento garantia o nome dos antepassados, estando os parentes ligados uns aos outros por deveres de solidariedade, tendo a terra como propriedade coletiva (Coulanges, 1975: 93).

26

comunidade ... para merecer o seu direito de gozo, cada qual, jovem ou velho, homem ou mulher, deve trabalhar em favor de todos (Glotz, 1988: 06).

Os membros dessa comunidade estavam unidos em sua propriedade, que tinha caractersticas prprias: a propriedade gentlica era inalienvel e indivisvel, portanto, no podia ser negociada ou trocada de maneira nenhuma, nem ser dividida entre aqueles que faziam parte do gnos. Essa propriedade tambm seguia normas que no permitiam que fosse ela deixada de herana: no havia regras de sucesso na sociedade gentlica. Ela pertencia a todos que nasciam nos seus limites, sendo transmitida do pai para o filho mais velho, que deveria mant-la: ... o gnos possui, por conseguinte, alm da casa consagrada pelo lar e de toda a terra adjacente pelo tmulo do antepassado, tudo aquilo de que necessita em matria de campos, pastagens, vinhas e oliveiras para alimentar tantas bocas... (Glotz, 1988: 06).

No se tm dados precisos de quando surgiu, nem de quanto tempo durou esse sistema de organizao social denominado gnos. As informaes que se tm so que se constituiu entre os sculos XV e XII a.C., justamente com as primeiras imigraes dos chamados micenas2 para as terras da antiga Pennsula da Grcia, e que perdurou at o momento em que a plis Estados autnomos e autrquicos comeou a se organizar no seio da civilizao grega, no perodo arcaico (VIII a VII a.C.).

Nesse perodo que antecedeu a poca clssica, ou seja, o perodo arcaico, a estrutura social dominante na comunidade grega era baseada na propriedade rural, que tinha como corpo social formador e dominante a aristocracia dona das grandes propriedades. Os gnos se distinguiam uns dos outros por suas caractersticas especficas, como deuses e cultos diferentes, e ritos prprios que caracterizavam cada famlia e, segundo acreditavam, conferiam-lhe poderes de governar: ...cada gnos se afirma como senhor de certos ritos, possuidor de frmulas, de narrativas, de smbolos divinos especialmente eficazes, que lhe conferiam poderes e ttulos de comando (Vernant, 2002b: 48).

Nessa organizao social o homem grego tinha dificuldade em entender a sua existncia e suas sobrevivncia fora da comunidade aristocrtica. A sua vida s tinha

A civilizao micnica se desenvolveu desde o inicio do segundo milnio, constituda por diversos povos, sobretudo os aqueus que se estabeleceram com o regime de comunidade primitiva baseada na aristocracia militar, e a figura do guerreiro tem importncia cada vez maior nesta forma de sociedade. Os Micenas se fixaram na Grcia at ocorrerem as invases brbaras, o que fez os aqueus fugirem para a sia Menor, onde fundaram colnias que mais tarde prosperam pelo comrcio.

27

significado enquanto inserida na coletividade familiar. O homem desse momento tinha apenas uma percepo relativa da sua existncia individualizada; no conseguia conceber-se como sujeito isolado da sua comunidade: ... O homem da comunidade domstica ou tribal s tem significado e existncia quando inserido no coletivo, assim a noo de comunidade ultrapassa a sua percepo de individualidade (Ramos, 1995: 38).

A sua sobrevivncia estava intimamente ligada s relaes sociais mantidas com seus pares, com o conjunto dos membros do gnos do qual era parte integrante. Ou seja, se o homem no tinha uma relao de ajuda com seus pares e no cumpria as suas obrigaes sociais, no era considerado pelos outros membros como parte dessa comunidade, que por isso no lhe assegurava a sobrevivncia.

Destitudo de liberdade plena e de autonomia para tomar as decises pessoais, o homem da sociedade gentlica tinha a vida norteada pela crena na religio domstica pelo pater poder que a representava , e pela necessidade de manuteno da coletividade imposta pela tradio familiar, para a sobrevivncia da comunidade. Era essa existncia coletiva socialmente determinada no interior da famlia gentlica que gerava uma conscincia baseada na dependncia do homem para com todos os seus pares com vista a manter a sobrevivncia de todo o cl.

A religio era o que mantinha a famlia unida para poder assegurar as relaes sociais e as atividades que eram executadas no seio desta comunidade, para sua manuteno; por isso, a famlia era considerada mais uma associao religiosa do que uma associao agregadora. Para que um homem pudesse integrar a associao religiosa como membro de determinada famlia era-lhe necessrio passar por todo um processo de aceitao coletiva: ... para entrar na famlia, uma verdadeira associao religiosa, era preciso que o indivduo passasse por uma iniciao: da as cerimnias que acompanham o casamento, o nascimento, a adoo... (Jard, 1977: 203).

O gnos, em todas as suas relaes, era conduzido pelo poder patriarcal de administrao, em que o pai era o primeiro junto ao fogo considerado sagrado. Era este que acendia e o conservava o fogo do altar; era o seu pontfice, seu guardio. Era o pai que tomava a frente nas homenagens e libaes aos mortos da sua famlia. Era

28

ele o primeiro a prestar culto ao deus. Cabia ao pai a funo de nico sacerdote da religio domstica3 e dos preceitos a ela creditados:

Naqueles tempos, o pai no somente o homem forte protegendo os seus e tendo tambm a autoridade para fazer-se por eles obedecer: o pai , alm disso, o sacerdote, o herdeiro do lar, o continuador dos antepassados, o tronco dos descendentes, o depositrio dos ritos misteriosos do culto e das frmulas secretas da orao (Coulanges, 1975: 70). Como nico sacerdote, o pai no conhecia na hierarquia familiar nenhum outro posto que lhe fosse superior dentro do gnos. O chefe da famlia estava sujeito apenas s leis da religio familiar: visto que ele no podia alter-las nem revog-las, tinha a obrigao de faz-las cumprir. A autoridade do pai ia alm da relao marital com sua mulher, a quem ele podia vender, repudiar, ou at mesmo matar, sem ter de justificar-se com nenhum outro membro da sua comunidade, nem mesmo com seus filhos, que lhe deviam obedincia e submisso durante toda a vida, e culto depois que estivesse morto. Como o pai exercia ilimitada autoridade sobre todos os membros do seu grupo, do seu cl, o seu poder como chefe do gnos era inquestionvel.

Este poder ilimitado concentrado nas mos do chefe do gnos tinha origem na crena de que ele era descendente direto do ancestral ou heri que dera origem quela famlia gentlica: A tradio grega considera essas famlias governantes como descendentes de heris que se dirigiam a Grcia, vindas do Norte e do Leste, e que estavam intimamente relacionadas como os mitos mais antigos sobre os deuses e heris ... (Rostovzeff, 1983: 60).

Segundo acreditavam os gregos, o pai estava mais prximo e diretamente ligado ao antepassado divino do cl, por ser o componente mais velho da famlia. Acreditavam tambm que, devido a este carter divino, o pai trazia nas veias o sangue mais puro, o que o incumbia da obrigao de manter a ordem e a paz dentro do gnos por ele governado, proclamando, interpretando e fazendo cumprir o que acreditava ser a vontade divina, pelas interpretaes dos seus sinais: ... orculos, sonhos, sinais da natureza:

Na religio primitiva onde no existiam regras uniformes, nem rituais comuns, cada famlia tinha independncia na realizao dos seus ritos. Nenhum poder exterior tinha o direito de fazer regras para o culto ou poder de estabelecer normas para a sua crena. O pai era o nico sacerdote desta religio (Coulanges, 1975: 71).

29

Com essa autoridade, o pai fazia vigorar as leis elaboradas por ele mesmo, as quais, segundo a tradio, s a ele cabia fazer cumprir. Estas leis no faziam parte de nenhum cdigo escrito, e sim, de ... um conjunto de costumes transmitidos pelas grandes famlias de pais para filhos (Ferreira, 1992: 48).

Nesta esteira, Auguste Jard aponta como era exercida a justia patriarcal sobre os membros da famlia gentlica: Nos primeiros tempos, s existia a justia patriarcal, exercida no interior da famlia. O chefe da famlia julgava todos os seus dependentes de maneira soberana e determinava a execuo da sentena, que ele prprio havia pronunciado (Jard, 1977: 188).

Cabia tambm a este mesmo chefe executar as leis, sem encontrar empecilhos para sua aplicao e sem que nenhum membro da famlia se opusesse a sua autoridade. Para o homem do gnos, a vida social no era administrada por princpios humanos, nem por seus pares, mas pelo ... autntico legislador, que entre os antigos nunca foi o homem, mas a crena religiosa de que era seguidor (Coulanges, 1975: 152). Assim, as cerimnias de iniciao dos membros, os cultos de celebrao aos heris e antepassados, as festividades em homenagem aos deuses, bem como toda a relao humana dentro da comunidade gentlica, estavam submissas ao poder do chefe de cada gnos.

J noo de justia do homem do gnos correspondia forma como ele mantinha as suas relaes sociais. Isso se devia ao fato de a justia ser parte integrante da crena do seu grupo na orientao creditada f na religio domstica. Para a manuteno desta noo de justia baseada na orientao religiosa era necessria uma relao consensual entre os integrantes da comunidade. No podia haver dvidas quanto legitimidade dos preceitos divinos que guiavam essa crena: ... Sua percepo de justia corresponde materialidade de suas relaes sociais. A percepo de justia que antecede a plis baseada na religiosidade para a qual o comportamento de obedincia ao sagrado no existe nenhum questionamento (Ramos, 1995: 39).

As relaes sociais dentro de cada gnos eram regidas por cdigos de normas internas, ligados aos ritos e prescries litrgicas, os quais estavam de acordo com o que era estabelecido pela crena na religio domstica e passavam a constituir tambm uma disposio legislativa.

30

As leis internas tinham um carter divino. Motivos das leis no escritas que segundo os preceitos da religio domstica eram promulgados pelos deuses que vigoraram na sociedade gentlica at o surgimento dos primeiros cdigos das leis escritas que surgiram aps a inveno da escrita constiturem coisa sagrada para o homem grego, como j mencionado anteriormente. Eram leis imutveis,

incontestveis e nunca revogveis, pelo fato de a religio domstica creditar sua elaborao a interferncia divina. Podiam-se at criar novas leis de acordo com a necessidade da comunidade; no entanto, as leis antigas nunca eram excludas, por mais contraditrias que elas pudessem ser: Em princpio, a lei era imutvel, porque era divina. Deve-se notar que nunca se revogavam as leis. Podiam fazer-se leis novas, mas as antigas sempre subsistiam, por maior antagonismo que houvesse entre elas (Coulanges, 1975: 152).

Acreditava-se ento nessa concepo que a vida coletiva do homem no era administrada por princpios humanos, mas sim, pela crena numa fora divina. Essa fora considerada divina era a base da religio domstica dessa comunidade. O que fez da religio gentlica algo essencial para a conduo dessa forma de organizao. Isto porque, conforme j fora mencionado, era a religio domstica o que unia a famlia: ... entendida no seu sentido lato do gnos (Glotz, 1988: 06), e a ela cabia a obrigao de assegurar a continuidade desta comunidade.

Para a religio domstica, no existiam normas, nem rituais comuns a todas as famlias. Cada grupo familiar tinha suas cerimnias, seus ritos e cantos sagrados, suas oraes particulares para o seu deus, e acreditava que esse deus era o seu protetor exclusivo: ... cada deus protegia apenas uma famlia e era o deus apenas de uma casa... (Coulanges, 1975: 31), sendo funo de outro deus, que no o desse grupo, a proteo de outra famlia.

Num primeiro momento, a religio grega tinha caractersticas bem prximas das religies primitivas brbaras. Gregos e brbaros cultuavam dolos inspirados na natureza, tais como a gua, o raio, o fogo, o vento, tidos como representaes de seres divinos. Ambos igualmente celebravam cultos em homenagem a animais que eles consideravam sagrados: Na Arcdia, por exemplo, sobreviveu, durante muito tempo, o culto de deus com cabea de animais, como a Demter com cabea de jumenta. Certos animais consagrados aos deuses como a guia de Zeus ou a coruja de Atena, devem ter sido antigas divindades (Jard, 1977: 125).

31

Esses cultos tinham por finalidade acalmar as foras msticas do mundo com cerimnias particulares, tidas como sagradas, em honra a essas divindades; mas tambm serviam para explicar ao homem a sua origem e os eventos naturais que ele no conseguia entender por si s.

No obstante, os gregos foram alterando sua orientao, e a religio domstica tornou-se mais complexa. Eles comearam a adaptar a religio dos povos que chamavam de brbaros sua realidade. Uma dessas adaptaes foi que, na sua religio domstica, eles passaram a representar as divindades sob forma fsica humana. Os deuses, at ento representados como seres animalescos, passaram a ser vistos como homens e mulheres, na sua forma fsica, o que se constitua no antropomorfismo.

Segundo a crena da religio domstica, apesar de sua aparncia fsica humana, os deuses eram bem superiores aos homens, e esta superioridade era que os distinguia. Os deuses eram maiores; tinham beleza incomparvel e fora extrema; no envelheciam com o passar do tempo e tinham suas prprias leis, s quais estavam hierarquicamente subordinados. Eram justamente estas caractersticas que separavam os homens dos deuses:

Falou-se tanto do antropomorfismo dos deuses [...] que, por vezes, as pessoas j mal se apercebiam do abismo que os separava dos homens. Este abismo no constitudo apenas pelo fato de os deuses serem imortais. Tambm a idia da fora sobrenatural que a eles ainda associada subordina a sua ao a leis prprias. (Lesky, 1995: 86). Outra caracterstica que diferenciava os deuses dos homens era seus poderes sobrenaturais principalmente seus poderes de domnio das foras da natureza e da longevidade eterna , os quais os tornavam infinitamente superiores aos homens e pelos quais eram respeitados, cultuados e temidos pelos mortais.

Por outro lado, os gregos, em sua religio domstica, no deram aos deuses em que acreditavam apenas forma fsica humana. Os seus deuses passaram a ter caractersticas humanas tambm nos traos de personalidade, e passaram a carregar os mesmos vcios e virtudes que tinham os seus adoradores. Os deuses eram descritos como seres ciumentos, invejosos, vingativos, rancorosos, passionais, iguais aos mortais. Da mesma forma, demonstravam benevolncia, respeito, coragem e senso de justia entre seus membros:

32

Eles vivem, alis, de maneira idntica dos homens; se tm um rei, tambm tm suas assemblias. [...] Esses deuses tambm tm, como os homens, paixes nem sempre lcitas. [...] De qualquer modo, essas paixes levam com freqncia a misturar-se com os homens, s vezes sob seu prprio aspecto, s vezes sob traos fictcios. Eles tm seus amigos e seus inimigos. [...] Todas essas caractersticas tornam os deuses no s antropomrficos, mas extremamente humanos, com os defeitos inerentes a expresso (Romilly, 1984: 32-33). Conquanto fossem apresentados sob a figura humana, de acordo com a tradio familiar, esses deuses no deixavam de ter as caractersticas divinas que lhes eram atribudas segundo os preceitos da religio domstica. A crena na religio domstica do gnos exigia do homem antigo uma relao de respeito e de submisso com essas divindades.

Por essa relao com os seus deuses, sua crena nos mitos, seus culto aos antepassados, o homem grego do perodo arcaico encontrava-se submisso s leis institudas pela religio e pela crena no divino; e tambm estava submisso ao poder sagrado que, segundo acreditava, estas leis tinham sobre ele. A dependncia do homem para com os deuses levava-o a sentir a vida determinada por um destino, ou, como o chamavam os gregos, pela deusa Moira, que era a divindade olmpica que simbolizava o destino do homem.

Desta maneira, segundo a crena num destino predeterminando o futuro, as decises da vida comunitria nunca poderiam estar nas mos de nenhum homem individualmente, mas deveriam permanecer sob os supostos desgnios divinos. De acordo com a crena na religio domstica e nas leis divinas, a coletividade do gnos garantia a sua organizao social mantendo a dependncia do homem religio domstica.

Este sistema de organizao social baseado na famlia gentlica regida pelo poder patriarcal e pautada em relaes estabelecidas por uma religio domstica vigorou na sociedade grega at o surgimento das cidades-Estado, as chamadas poleis por volta do sculo VIII a.C., constituda por uma pluralidade de pessoas juridicamente iguais.

Todo o perodo de transio conflituoso. Isto pode ser percebido ao se analisar o processo de transformao social caracterizado pela transio do gnos arcaico, guiado pela conscincia mtica e coletividade familiar, para a plis, regida pela racionalidade e individualidade. A nova forma de organizao, que se deu com o

33

surgimento das cidades-Estado, alterou a forma de ser, de agir e de pensar desse povo:

O aparecimento da plis constitui na histria do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domnio das instituies, s no fim alcanar as suas conseqncias; a plis conhecer etapas mltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os sculos VIII e VII, marca um comeo, uma verdadeira inveno; pois a vida social e as relaes entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade ser plenamente sentida pelos gregos (Vernant, 2002a: 53). Foi com a plis que se iniciou o desmembramento das relaes estabelecidas pelos laos consangneos do gnos. O que at o momento era o elo que mantinha unida a comunidade gentlica o grau de parentesco e os laos de sangue , deixou ento de ser fundamental para os membros da nova organizao.

A aristocracia gentlica comeou a sofrer perseguies por parte dos integrantes dessa nova sociedade que surgiu com a plis, ou seja, pelos pequenos proprietrios de terra, pelos comerciantes, que at ento tinham sido oprimidos e explorados por esta aristocracia composta pelos grandes proprietrios de terra.

Tambm foram sendo deixados de lado alguns dos costumes, normas e tradies que at ento haviam sustentado a comunidade. Com a estruturao da cidade-Estado esses costumes, normas e tradies foram rejeitados pela nova ordem social pois exaltavam traos da velha ordem que no mais detinha o poder.

Antigas

estruturas

que

eram

tidas

pelos

membros

dos

gene

como

insubstituveis (o pater poder, a organizao familiar), divinas (os deuses e suas leis) e inalienveis (a propriedade gentlica), deixaram de ter, com o surgimento da plis, o carter de sagrado, e foram substitudas por novas formas de conduzir a sociedade em transformao.

A cidade grega estava associada, nesse momento de transio, a expresso de um espao social novo, e com isso exigia uma nova forma de administrao para conduzi-la. A sua estrutura no era mais a de um pequeno grupo de indivduos de uma mesma famlia reunida em torno do fogo sagrado e diante do trono do pai. Mas a de vrias famlias que faziam parte de um grande grupo, as quais passaram a se reunir em praa pblica para tomar decises e discutir o direcionamento da sociedade.

34

Segundo Jean-Pierre Vernant, era na gora que a cidade estava centralizada. E era na gora, a praa pblica, um espao para o debate e discusso dos problemas de interesse comum a todos. Com a plis, o que era secreto no interior da famlia passou a fazer parte de toda a cidade:

Essa transformao de um saber secreto de tipo esotrico, num corpo de verdades divulgadas no pblico, tem seu paralelo num outro setor da vida social. Os antigos sacerdotes pertenciam como propriedade particular a certos gene e marcavam seu parentesco especial com um poder divino; a polis, quando constituda, confisca-o em seu proveito e os transforma em cultos oficiais da cidade (Vernant, 2002a: 58). A religio e os deuses, que at ento eram particulares do gnos, tornaram-se de toda plis. O que era restrito a um pequeno grupo tornara-se direito da coletividade. Todos os que compunham esta nova forma de sociedade passaram a ter direitos de cultuar os deuses independentemente da famlia da qual faziam parte: ... A proteo que a divindade reservava outrora a seus favoritos vai doravante exercerse em benefcio da comunidade toda. Mas quem diz culto da cidade diz culto pblico... (Vernant, 2002a: 58).

desta forma que a religio deixou de ser estritamente domstica. O culto s divindades no era mais celebrado secretamente no interior das casas, mas nas ruas, nas festividades populares. Nas cidades eram construdos altares e templos onde eram erguidas esttuas para indicar a que deus pertencia. Com isso surgiu uma religio da cidade que era a religio da plis grega, que confiscou da antiga religio domstica ritos, crenas e divindades e os adaptou realidade da cidade, tornando pblico o que at ento tivera uma caracterstica de privado.

Nesta nova realidade da cidade o homem grego comeou a abandonar velhos preceitos da religio gentlica. Os ensinamentos e os preceitos que, segundo a tradio, eram observados pela religio domstica, deixaram de ser aplicados pelo homem da cidade e perderam a funo de guia da comunidade em contnuo crescimento. Estas alteraes na estrutura da sociedade acabaram por mostrar ao homem que as leis divinas, outrora institudas pelos chefes da religio domstica e aplicadas por estes mesmos lderes religiosos, j no eram suficientes para manter a comunidade organizada.

Um exemplo disso era a Thmistes, ...sentena infalvel de uma sabedoria mais que humana lhe revela por meio de sonhos ou orculos ou lhe sugere no fundo

35

da sua conscincia (Glotz, 1988: 06), que constitua o cdigo misterioso e sagrado da justia divina a Thmis , e que foi perdendo a sua fora diante das novas relaes que exigiam outra estrutura jurdica.

A formao das cidades provocou a perda da soberania da famlia no comando da comunidade, o que exigiu outra forma de organizao para se manter a ordem na sociedade e se aplicar a justia. Para isso foram criados os tribunais, locais pblicos, onde os cidados se reuniam para julgar os crimes e faltas contra a ordem social. O mais famoso entre eles era o Arepago de Atenas. Para intervirem nos julgamentos e executarem as leis nesses tribunais foram escolhidos juzes e rbitros. As intervenes destes juzes e rbitros na aplicao da lei justificavam-se por algumas razes, entre as quais se destacaram as feitas por motivos religiosos ou polticos.

A interveno religiosa se dava a partir do momento em que um crime era cometido religio, ou seja, um crime contra preceitos religiosos com o qual o culpado maculava as outras pessoas da famlia ou da sociedade da qual fazia parte com sua culpa. Enquanto no fosse expiada essa culpa e o transgressor no fosse purificado, acreditava-se que um castigo recairia sobre o culpado e sobre todos os que faziam parte da sua comunidade:

... a religio considerava o crime como uma mcula, que o culpado podia comunicar a outras pessoas, enquanto no fosse purificado. Os deuses podiam vingar-se sobre uma cidade inteira por causa de um crime que permanecesse impune: segundo a lenda, Tebas foi dizimada pela peste, porque o assassino de Laio no havia espiado o seu crime. A cidade tinha, portanto, interesse em procurar o culpado e puni-lo para evitar um castigo coletivo (Jard, 1977: 188). Alm da necessidade da ao dos juzes e rbitros para julgar os crimes de natureza religiosa, havia tambm os crimes provocados por motivos polticos. Os crimes por motivos polticos eram representados pelas vendetas e/ou guerras privadas, que mantinham as cidades em estado de desordem, pois os cidados faziam justia por conta prpria e de acordo com seus interesses particulares.

Estes conflitos geradores de desordem social eram prejudiciais a todos os cidados e ao crescimento econmico e comercial das cidades, e necessitavam de pronta interveno dos responsveis por manter a ordem social:

... a fim de assegurar a tranqilidade pblica o Estado devia ter fora suficiente para impedir que os particulares fizessem justia pelas prprias mos; por

36

isso, foi assumida a responsabilidade de solucionar os conflitos de modo pacfico e legal por mais graves que fossem (Jard, 1977: 189). Estas mudanas na forma de aplicao da justia serviam para dar estabilidade sociedade que enfrentava o conflito da transio. A forma de se fazer justia, conforme acreditavam os membros do gnos, situava-se no plano do sagrado, do divino; com o surgimento da cidade passaram para o plano do profano. O que

anteriormente, segundo a crena, tinha uma interferncia dos deuses, de uma fora subjetiva na aplicao da justia, passou a ser aplicado pelo prprio homem, com o uso da sua racionalidade.

No foi casual o surgimento dessa forma racional com que o cidado passou a organizar a sua vida na plis, com a formao da cidade. Foi com a estruturao da cidade-Estado e com a adoo do governo democrtico que o homem grego comeou a entender que as solues dos problemas da sua sociedade deviam ser discutidas entre aqueles que a compunham, ou seja, os cidados, e que as decises de interesse coletivo somente deviam ser tomadas aps um debate em praa pblica com esses cidados: ... se o pensamento racional surgiu nas cidades gregas da sia Menor como Mileto, porque as regras do jogo poltico nos quadros da cidade o debate pblico argumentado, livremente contraditrio tinham-se tornado tambm os do jogo intelectual (Vernant, 2002b: 194).

Ao debater em pblico a forma de governar e de organizar a comunidade, o homem grego comeou a entender que para fazer parte da cidade ele teria que se integrar a essa nova forma de conduzir as relaes sociais. O seu futuro seria decidido em praa pblica, pois era na gora que eram discutidos os problemas e tomadas as decises.

Foram essas discusses, esses debates pblicos, cheios de contradies e argumentaes racionais, os princpios bsicos para se identificar este homem da plis como no mais submisso aos preceitos subjetivos da religio gentlica, mas sim um homem que fazia uso da reflexo racional para explicar sua existncia e que buscava pelo uso da razo as solues para os seus conflitos: ... o racionalismo, a noo do debate, de argumentao contraditria, constitui uma condio fundamental. S existe racionalismo se aceitamos que todas as questes, todos os problemas, sejam entregues a uma discusso aberta, pblica, contraditria (Vernant, 2002b: 194).

37

Era o uso da racionalidade na conduo da vida, em oposio crena religiosa, que distinguia o homem grego do perodo clssico dos demais e o definia na comunidade como um cidado. Isso porque o homem da cidade-Estado passou a se identificar como um ser pensante em busca de respostas e solues para os problemas que o afligiam. Tais respostas e solues ele no conseguia mais encontrar nos desgnios da religio, nem nas previses dos orculos, ou na crena que tinha nos deuses. Elas eram encontradas nas reflexes feitas por esse homem e nas discusses entre os cidados.

Era nessas discusses e nessas reflexes que o homem conseguia explicar e entender a nova realidade a sua volta, encontrando assim suporte para encaminhar as suas aes na conduo da sua vida e na administrao da cidade.

O homem da plis no era um descrente. O uso da reflexo racional para administrar a cidade democrtica e o surgimento da filosofia e o desenvolvimento das cincias que fizeram parte desta, como a matemtica, a medicina, a astronomia, a fsica possibilitaram ao homem buscar outras explicaes para sua existncia e seu mundo, explicaes que at ento eram explicados somente na religio. Entretanto, no fizeram com que o homem grego abolisse de sua vida os deuses e a religio.

As transformaes pelas quais passou o homem grego no perodo de transio do gnos para a plis foram responsveis por alterarem, no s a estrutura poltica da sociedade, mas estas transformaes provocaram mudanas tambm na religio: ... as velhas divindades do Olimpo Homrico j tinham passado por uma outra, e decisiva transformao: tinham sido integradas ao horizonte da plis, tornando-se

representantes de uma religio cvica e politizada (Vegetti, apud Vernant, 1994: 242).

A religio da cidade tinha uma caracterstica especifica. No era to opressiva quanto a religio gentlica, mesmo porque o homem grego j no conduzia a sua vida segundo preceitos estritamente relacionados da sua crena religiosa. As leis que ele mesmo elaborava e discutia com os outros cidados na assemblia era que tinha o papel de norte-lo no encaminhamento da sua vida e de conduzir a sua existncia na comunidade.

A religio, como j se mencionou, no deixou de fazer parte da organizao da cidade. Mesmo no perodo clssico (sculos VI e V a.C.), no momento em que a

38

filosofia propiciava a uma discusso racional sobre a existncia do mundo e do homem, os oradores expunham seus discursos em praa pblica, os cidados escolhiam suas leis nas assemblias e executavam sua justia nos tribunais, e homens como o sofista Crtias4 levantava a hiptese da inexistncia dos deuses; o homem grego no deixou de lado os seus cultos religiosos:

... No h guerra ou fundao de colnias promulgao de leis ou tratados, ajuste de matrimnios ou contrato, que no requeira a proteo de uma divindade, cuja ateno solicitada com os atos de culto adequado e os sacrifcios necessrios; no h nenhum ato de convivncia entre cidados, desde assemblia que no seja consagrado divindade de quem se espera proteo e benevolncia (Vegetti, apud Vernant, 1994: 242). Ao mesmo tempo em que os gregos construam os tribunais e os lugares de reunies polticas, eram construdos, tambm, ao lado templos em homenagem aos deuses. As festas realizadas em honra a alguma divindade por exemplo, as dionisacas eram uma constante. Isto porque a religio cvica e politizada com as suas cerimnias adaptadas nova realidade da cidade e observadas pelos cidados era tida como algo necessrio na vida do homem grego para manuteno da estrutura da plis e da ordem social: ... acreditar nos deuses significava em primeiro lugar no tanto um ato espiritual de f ou respeito teolgico, mas uma sensao imediata de se pertencer comunidade poltica e equivale a ser-se cidado (Vegetti, apud Vernant, 1994: 252).

Para o cidado da plis no s era essencial que ele fosse visto nas discusses da gora, ou fazendo parte das assemblias. Mas, tambm era recomendado que fosse visto participando de alguma cerimnia religiosa e nos templos, ou ainda fazendo parte de alguma festividade em honra aos deuses cultuados pela cidade, pois assim mostrava como valorizava a vida pblica como um todo, nos usos e costumes da sociedade da qual fazia parte.

Nessa altura, creio eu/ ...um homem resoluto e de viso/ teve a idia de criar os deuses para os mortais,/ a fim de serem, para os maus motivos de receio,/ mesmo quando em segredo algo se cometesse, se fizesse ou meditasse./ Desse modo foi introduzida a noo de deus,/ para que existia uma divindade imortal e com fora/ que em esprito escute, veja e julgue... Crtias, fr. 1N2, vv. 11-18 (Ferreira, 1994: 57).

39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BONNARD, Andr. A civilizao grega. So Paulo: Martins Fontes, 1980. COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito, as instituies da Grcia e de Roma. Trad: Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. So Paulo: HUMES, 1975. FERREIRA, Jos Ribeiro. A Grcia antiga sociedade e poltica. Lisboa-Portugal: Edies 70, 1992. ________. Jos Ribeiro. Plis. 3ed. Coimbra-Portugal: Livraria Minerva, 1994. GLOTZ, Gustave. A cidade grega. 2ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1988. JARD, Auguste. A Grcia antiga e a vida grega. So Paulo: EDUSP, 1977. LESKY, Albin. Histria da literatura grega. Trad. Manuel Losa. Lisboa-Portugal. Fundao Calouste Gulbenkian, 1995. ROMILLY, Jacqueline de. Fundamentos de literatura grega. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984. RAMOS, Mrcia Elisa Tet. Discusso sobre a perspectiva educacional grega: sculos V e IV a. C. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Estadual de Maring. Maring, 1995. ROSTOVTZEFF, Michael. Histria da Grcia. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1983. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. So Paulo: Edusp, 2002. ________. Entre mito e poltica. Trad: Cristina Murachco. 2ed. So Paulo: Edusp, 2002b.

VEGETTI, Mario. O homem e os deuses. In. VERNANT, Jean-Pierre (org.). O homem grego. Lisboa-Portugal: Editorial Presena, 1994, p. 229-254.

RESUMO: No incio a sociedade grega era baseada num sistema particular de famlia denominado gnos, conduzido pelo poder patriarcal de administrao e a religio era o que mantinha a organicidade das relaes sociais, at o surgimento das primeiras cidades, quando a religio ganhou novos contornos nas cidades-Estado. Isso possibilitou que fosse utilizada pelos legisladores da plis como um recurso para manter os cidados reunidos em um culto comum, passando a ser considerada mais como um dever cvico do que uma obrigao religiosa. Palavras Chave: Sociedade grega; religio; transio social.

ABSTRACT: In its initial stage Greek society was founded on the family system called genos. The genos was headed in all its relationships by patriarchal administrative

40

power, while religion supported the family through social relationships up to the rise of the first cities, when religion acquired new traits within the city-states. Religion, used by the polis lawgivers as a means to gather the citizens together through a common cult, became more of a civic task than a religious duty. KEY WORDS: Greek society; religion; social transition. * Jos Joaquim Pereira Melo. Professor Doutor do departamento de Educao da Universidade Estadual de Maring (UEM). Integrante do Grupo de Estudos em Transformaes Sociais e Educao nas reas de Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM). Ps-doutorado em Histria, na Unesp de Assis-SP. ** Paulo Rogrio de Souza. Mestre em Fundamento da Educao pela Universidade estadual de Maring. Integrante do Grupo de Estudos em Transformaes Sociais e Educao nas reas de Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM). paulo.de.souza@pop.com.br

41

You might also like