You are on page 1of 13

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

Ademir Antnio Ferreira Edlson Rodrigues Guimares Jos Celso Contador

Resumo
Frente a um mercado globalizado, competitivo e repleto de inovaes tecnolgicas, as empresas brasileiras ainda no atentaram para a importncia da utilizao de patentes como instrumento competitivo, assim como no atentaram para a importncia da explorao das patentes como fonte de informao tecnolgica. Este artigo procura analisar esses aspectos da gesto da inovao e do desenvolvimento tecnolgico atravs da realizao de um trabalho de reviso bibliogrca sobre patentes e gesto de C & T e de pesquisa junto a empresas cadastradas na Associao Nacional de Pesquisa Industrial ANPEI. s empresas pesquisadas foi solicitado que respondessem a questes especcas sobre os fatores motivadores e os inibidores na utilizao das patentes como instrumento competitivo e na explorao das patentes como fonte de informao tecnolgica, procurando estabelecer, atravs de uma escala, o grau de importncia de cada fator. Assim foi possvel analisar estatisticamente a relevncia de dez fatores motivadores e de dez fatores inibidores para a utilizao das patentes como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica, segmentando-se essa anlise de acordo com o porte da empresa. Os resultados da pesquisa trouxeram evidncias de que na rea de gesto do conhecimento foi considerada como fator motivador mais relevante a possibilidade de recorrer aos documentos patentrios publicados e, desse modo, perscrutar o estado da arte da pesquisa no setor. O fator inibidor mais relevante, tratando-se ainda a patente como fonte de informao tecnolgica, foi considerada a falta de cultura com relao pesquisa de tecnologia patenteada. Entretanto o maior desestmulo utilizao das patentes como um instrumento competitivo reside na atuao do rgo competente (INPI), principalmente com relao ao tempo de processamento de um pedido de patente. Na rea de gesto estratgica, os fatores mais motivadores esto relacionados obteno de vantagens competitivas de um monoplio temporrio concedido pela patente adquirida e importncia da criao do conceito de empresa inovadora. Em contrapartida, o surgimento de uma eventual tecnologia substituta num processo de difuso da informao um fator inibidor porque pode vir a encurtar o perodo de rendimentos extraordinrios propiciados pela patente.
Palavras-chave: Propriedade industrial. Patentes. Estratgia competitiva. Informao tecnolgica.

1 Introduo
No campo da Cincia, Pesquisa e Tecnologia CP&T e, delimitando-o exclusivamente rea de estudos sobre o desenvolvimento tecnolgico, este artigo observa o tema de Patentes e ressalta os resultados da pesquisa realizada junto a trinta e trs empresas inovadoras vinculadas ao cadastro de aliadas da Associao Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras ANPEI (2005). De modo geral, no se pode armar que tecnologia seja mera cincia aplicada, uma vez que ao longo dos tempos tem se colocado frente dela, dispensando os conhecimentos precisos sobre como ou por que e conseguindo impor-se apenas pela eccia de seu uso. Contudo, a tecnologia moderna baseia-se cada vez mais em cincia e na pesquisa cientca aplicada. O conceito de tecnologia refere-se, ento, soma de conhecimentos sobre meios e mtodos usados para a produo de bens e servios, e inclui tambm os mtodos de organizao (BANNocK; BAXTER; REES, 1978). Para Ferreira, Reis e Pereira (1997), tecnologia refere-se aos sistemas operacionais adotados, equipamentos, engenharia do processo e do produto, desenvolvimento
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

210

Ferreira, Guimares e Contador

de pesquisa, mtodos de trabalho etc.. Dessa maneira, tecnologia capital e tcnica: capital, entendido como meio de produo e como ferramenta de produo que satisfaz s necessidades humanas de modo indireto (NEMMERS,1979), enquanto a tcnica representa o conjunto de conhecimentos cientcos aplicados ao trabalho. Conforme Pinto e Fredes (1968), a produo o resultado do trabalho da populao sobre a natureza, auxiliado pela tecnologia. Observando o fenmeno do crescimento econmico, o modelo de Solow (1957) evidencia que a poupana, o crescimento demogrco e neste artigo, de especial interesse o progresso tecnolgico constituem as trs condies para que possa haver desenvolvimento econmico (MANKiW, 1995). De maneira similar, Gwartney e Stroup (1995) citam trs importantes fontes de crescimento para uma economia: os investimentos em capital fsico e humano, as melhorias na organizao econmica e os avanos tecnolgicos. Indo alm, ao considerar o contexto de uma rma e seu processo produtivo, pode-se armar que a tecnologia de produo disponvel determina a magnitude do produto gerado por determinadas quantidades de capital e trabalho (MANKiW, 1995). Sendo assim, o resultado, em termos de produto nal, para qualquer dada combinao entre quantidades desses dois fatores bens ou servios transfor mveis em produo (CARVALHo, 1999) representar o nvel corrente de tecnologia disponvel da organizao naquele instante, estando a tal capacidade tecnolgica implcita na funo de produo como um fator auxiliar capaz de melhorar o nvel de produtividade total. Em outras palavras mantidas constantes as quantidades dos fatores capital e trabalho, aos incrementos marginais sobre o nvel de produtividade total dos fatores de produo da empresa , d-se o nome de desenvolvimento tecnolgico apenas queles ganhos econmicos advindos da criao de valor obtido atravs de mudana da tecnologia, ou seja, das inovaes tecnolgicas absorvidas e aplicadas pela organizao. Dentre os trabalhos apresentados no XVIII Simpsio de Gesto da Inovao Tecnolgica (1994), Baratelli, Leite, Costa e Vieira (1994) armam que o processo de inovao representa a conuncia de capacitao tecnolgica e necessidades de mercado dentro do contexto da empresa inovadora. Segundo a Fundao SEADE (2002), a inovao tecno lgica corresponde introduo, no mercado, de um produto (bem ou servio) novo ou signicativamente aperfeioado para a empresa ou implementao de um processo novo ou signicativamente aperfeioado dentro da empresa. A inovao baseia-se em resultados do esforo de um desenvolvimento de novas tecnologias ou novas combinaes de tecnologias j existentes. A inovao deve ser nova para a empresa e no necessariamente para o mercado.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

medida que a inveno refere-se descoberta de novos produtos ou processos, a inovao, por sua vez, a aplicao econmica com sucesso dessas invenes atravs do uso prtico e ecaz de novas tcnicas, as quais podem ou no ter sido pesquisadas e desenvolvidas dentro da organizao. Entretanto, para garantir a apropriao dos resultados obtidos a partir do processo deliberado de inovaes tecnolgicas daquelas empresas que investiram em Pesquisa & Desenvolvimento incorrendo assim nos chamados gastos de P & D , a sociedade concede a essas organizaes um mtodo de proteo legal temporria, a patente. A patente permite a explorao da sua inovao em troca da informao detalhada sobre parte substancial do contedo tcnico contido naquela matria protegida por lei. Dessa forma, o conhecimento tecnolgico contido no Documento de Patente e disponibilizado no Banco de Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI, transformado ento em informao pblica, permanecendo, portanto, disponvel para a consulta e a pesquisa de todos os interessados. Enm, a posse de uma patente possibilita remunerar a pesquisa cientca e o desenvolvimento tecnolgico, ao mesmo tempo em que gera estmulos nos agentes para que se movam na direo do crescimento econmico e possibilitem, assim, a elevao dos padres de vida, trazendo a prosperidade para toda uma Nao. Sem as patentes, o compasso de desenvolvimento tecnolgico diminuiria de ritmo. Este trabalho aborda dois tpicos contidos no tema Patentes: primeiro, o uso pelas empresas pesquisadas do documento de patente como uma fonte de informao tecnolgica e, segundo, a utilizao das patentes como um instrumento competitivo articulado com a estratgia da empresa. O resultado da citada pesquisa distingue, dentre os vrios fatores motivadores e inibidores, aqueles que mais sensibilizam as organizaes e melhor evidenciam as decises tecnolgicas adotadas pelos administradores quando se considera o tema das patentes. importante ressaltar neste trabalho a utilizao da Base de Dados ANPEI sobre Indicadores Empresariais em Inovao Tecnolgica, uma vez que tal cadastro tambm utilizado para a realizao de uma famlia, reconhecidamente importante, de pesquisas como, por exemplo, a Pesquisa de Inovao Tecnolgica PINTEC, realizada de dois em dois anos pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica e alinhada PIA IBGE (pesquisa componente do mapa de pesquisas econmicas do Instituto, divulgada internacionalmente) e pesquisa sobre Inovaes Tecnolgicas realizadas periodicamente pela Fundao SEADE, dentro de sua Pesquisa da Atividade Econmica Paulista (PAEP), com duas edies j realizadas em 1996 e 2001.

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

211

2 Patentes, informao

tecnolgica e competio

Como visto anteriormente, o incentivo ao inovativa e continuidade empreendedora das organizaes to importante para conduzir uma Nao ao crescimento econmico depende, em muito, de garantias jurdicas contra aqueles imitadores que se arvoram em explorar ilegalmente suas eventuais inovaes tecnolgicas sejam elas inventos, incrementos tcnicos ou quaisquer demais criaes industriais. Um ttulo de Propriedade Intelectual corresponde ao marco legal, mundo afora, no que se refere aos direitos relativos a determinados objetos intangveis ou criaes do intelecto humano. Na percepo de Lobo (1997), a propriedade intelectual abrange, no domnio das artes e da cincia, os direitos relativos s produes literria, cientca e artstica, bem como, no campo industrial e comercial, os direitos que tm por objeto as invenes, os desenhos, as marcas de indstria e comrcio, o nome comercial, as indicaes geogrcas, os segredos de fbrica, os dados proprietrios e a represso concorrncia desleal. Segundo Silveira (1998), a criatividade do homem se exerce ora no campo da esttica, ora no campo da tcnica. Em consequncia, a proteo jurdica tambm se dividiu em duas reas: o Direito Autoral e, aqui de interesse, a Propriedade Industrial. Com relao a esta ltima, so reconhecidos como objetos de propriedade intelectual as seguintes criaes intelectuais ou elementos de informao: solues tcnicas, aspectos de artigos utilitrios (desenhos industriais) e signos ou smbolos distintivos (MoRALES; CASTAN, 1994). Conforme a Organizao Mundial de Proteo Intelectual OMPI (1993), o Instrumento de Proteo de Solues Tcnicas em questo subdivide-se entre: patentes, modelos de utilidades e desenhos (topograas) de circuitos integrados. Relatado ainda na era da Antiga Grcia, o Monoplio de Patente foi institudo juridicamente como um
direito exclusivo concedido a indivduos, por Elizabeth I (1533-1603) para produzir, importar ou comerciar uma mercadoria, que foi uma prtica tornada ilegal na Inglaterra pela Lei dos Monoplios de 1624, at que em 1689 o poder concedente foi transferido do soberano para o Parlamento (SELdoN; PENNANcE, 1975).

pecunirio, que sou servido estabelecer em benefcio da indstria e das artes, ordeno que todas as pessoas que estiverem neste caso apresentem o plano de seu novo invento Real Junta do Comrcio; e que esta, reconhecendo-lhe a verdade e fundamento dele, lhes conceda o privilgio exclusivo por quatorze anos, cando obrigadas a fabric-lo depois, para que, no m desse prazo, toda a Nao goze do fruto dessa inveno.

2.1 A proteo das patentes No Brasil, a legislao sobre patentes surge com o Alvar de 1809, proclamado pelo ento Prncipe Regente de Portugal Dom Joo:
pargrafo VI Sendo muito conveniente que os inventores e introdutores de alguma nova mquina e inveno nas artes gozem do privilgio exclusivo, alm do direito que possam ter ao favor

No aparato da atual legislao brasileira, a Lei da Propriedade Industrial n. 9.279/96, em vigor desde 15 de maio de 1997, substituindo a Lei 5772/71 e atualizada de acordo com a Lei 10.196/01, vigora em todo o territrio nacional. A instituio concedente do direito de patente no Brasil o citado INPI, autarquia federal vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, signatria ocial de convnios com outros institutos outorgantes estrangeiros e representante legal do Pas nos foros internacionais e tratados de comrcio multilaterais, como o TRIPs, o Acordo Mundial sobre aspectos dos direitos de propriedade industrial relacionados com o comrcio. Trata-se do rgo brasileiro responsvel pela concesso de patentes, registros de marcas, averbao de contratos de transferncia de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicaes geogrcas. O Sistema de Proteo da Propriedade Industrial brasileiro confere a carta-patente em duas modalidades: 1) patente de inveno, concedida quela inveno que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial; e 2) patente de modelo de utilidade, concedida aos objetos que visem melhorar o uso ou utilidade dos produtos, dotando-os de maior ecincia ou comodidade na sua utilizao, por meio de nova congurao, no necessitando que se obtenha uma nova concepo (SiLVEiRA, 1998). A uma terceira modalidade, chamada Desenho Industrial, concedido apenas um registro de propriedade. No que se refere aferio da efetiva novidade da matria sujeita ao patenteamento, a lei pertinente considera que a inveno e o modelo de utilidade so novos quando no estiverem compreendidos dentro do estado da tcnica vigente; este ltimo constitudo por tudo aquilo tornado acessvel ao pblico antes da data de depsito do pedido de patente, por descrio escrita ou oral, por uso ou qualquer outro meio, no Brasil ou no exterior. Em outras palavras, por toda informao que j tenha sido publicada por qualquer meio, at o momento do depsito do pedido de patente. Ainda pela legislao brasileira, a patente de inveno tem um prazo de proteo de vinte anos contados do depsito ou dez anos contados a partir da sua concesso, o que for maior. Para os modelos de utilidade, esses prazos caem para 15 e 7 anos, respectivamente.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

212

Ferreira, Guimares e Contador

Uma vez concedida a outorga do direito de exclusividade temporria, o chamado Documento de Patente publicado e includo no Banco de Patentes do INPI, um acervo informacional contendo aproximadamente 32 milhes de referncias entre documentos registrados pelos principais pases industrializados, por organizaes internacionais, alm, naturalmente, da prpria documentao brasileira. Desde 2004, com a nova estrutura regimental imple mentada no INPI, o rgo administrador do Banco de Patentes, Centro de Divulgao, Documentao e Informao Tecnolgica CEDIN, passou a fazer parte da Diretoria de Articulao e Informao Tecnolgica do INPI e se comps em trs divises operacionais: de Informao Tecnolgica, de Documentao e de Estudos e Programas. Esse poderoso banco de dados gerido pelo CEDIN, abrangendo as informaes industriais sobre o desen vol vimento de tecnologias para as quais se requer patente, ca ento disponvel para acesso pblico e oferece gratuitamente informaes genricas tais como um resumo do documento e os dados sobre a classicao no catlogo internacional de patentes. Como corolrio, ao desenvolverem suas pesquisas documentais e aps terem selecionado o material relevante, os agentes interessados podem adquirir os documentos completos atravs do Banco de Patentes do INPI, e as informaes industriais obtidas revelaro quase todo o estado da tcnica sobre determinado assunto, alm de delinearem as tendncias da vanguarda tecnolgica em questo. Dentre as vantagens oferecidas pelas patentes pode-se citar, alm dos incentivos ao desenvolvimento tecnolgico, o encorajamento pesquisa cientca, disseminao do conhecimento prtico e econmico, criao de novos mercados e satisfao das necessidades latentes dos consumidores. Como ponto negativo, o uso do direito de patente signica, para estes ltimos, preos mais elevados do que seria concebido sob um regime de concorrncia perfeita. Tendo o instituto da patente o objetivo de prover os inventores do direito de propriedade industrial sobre suas invenes e correspondendo ele outorga de direito exclusivo para uso de um processo especco ou para produo de um produto especco, durante um determinado perodo de tempo (GWARTNEY; STRoup, 1995); o assim chamado Monoplio de Patente representa um benefcio estratgico que as empresas inovadoras devem gerir e transformar em efetiva vantagem competitiva. 2.2 O valor de uma patente Sendo o resultado econmico da aplicao de Pesquisa, Cincia e Tecnologia incorporado ao processo produtivo e aqui entrando no campo da Gesto Empresarial e da Estratgia de Negcios , a patente representa um ativo valioso e tambm um recurso competitivo disposio das organizaes, tendo em vista que propicia o domnio
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

da explorao monopolstica de dado produto ou processo produtivo, privilgio este capaz de criar ou adicionar valor riqueza das empresas e de seus scios. Sempre que a organizao trata o processo de inovao tecnolgica de maneira deliberada e articulada, estabelecendo parmetros e aes a m de implementar e manter em atividade um Centro Tecnolgico ou mesmo um pequeno departamento de P & D, tal deciso de investimento implica um aumento em seus gastos e em seus dispndios correntes. Por outro lado, espera-se que esses custos sejam recompensados por um uxo de benefcios futuros, incertos in casu, porm de maior monta e que tornem rentvel a atividade de pesquisa e desenvolvimento. Para as empresas, esse o dilema interposto pelo risco caracterstico dos investimentos em P & D. Nas empresas inovadoras que tenham concludo o processo de patenteamento e aps a outorga pblica de titularidade do direito temporrio, podem elas excluir terceiros que no tenham sua prvia autorizao daqueles atos relativos produo e comercializao do produto ou processo, resultado dos esforos prprios por elas empreendidos em P & D e transformados em matria intelectual protegida. Desse modo, a expresso do valor econmico da patente nas empresas ser abrangida pelo monoplio concedido. Tal instrumento de reserva de mercado permite uma proteo contra a concorrncia efetiva e garante uma barreira legal entrada de eventuais novos concorrentes, possibilitando a incorporao da chamada margem de monoplio em seus preos. Com efeito, restringida a condio de entrada s novas rmas conforme abordado por Bain apud (Azevedo,1999) , encontra-se a rma patenteadora protegida por essa barreira institucional e habilitada a buscar para seus produtos, no mercado em que atua, a precicao que contemple um prmio acima daquela mdia de lucratividade de longo prazo em sua indstria. Ainda, fato tambm que a patente assume para essas rmas inovadoras um valor moral atravs do reconhecimento pblico como autora da inveno e um signicante valor patrimonial, derivado este ltimo das vantagens pecunirias obtidas com a inovao. a ocorrncia desse diferencial de preo em outras palavras, desses rendimentos extraordinrios ou royalties obtidos atravs da patente que permite s empresas titulares do direito exclusivo a possibilidade de aumentar seu nvel patrimonial e melhorar sua posio estratgica. No intuito de evidenciar o valor de uma patente deve-se procurar dentre os mtodos de avaliao disponveis os subsdios necessrios para melhor estimar sua dimenso. Para tanto, o primeiro caminho a vericao de seu valor contbil. No Brasil, segundo a Lei 6.404/76 das Sociedades Annimas, a rubrica Patente deve ser classicada no Balano Patrimonial, capitalizada como um Ativo

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

213

Imobilizado e, posteriormente, ter seu saldo monetrio amortizado ao longo do perodo de vigncia do direito. Com efeito, de se observar que sob a rubrica patente o valor inscrito quase sempre muito pequeno, j que ele apropria apenas os custos incorridos com os registros ociais da propriedade industrial. Uma vez que, segundo a legislao, os gastos em P & D devero ser lanados em conta prpria do Ativo Diferido e amortizados como despesas no demonstrativo de resultados do mesmo perodo em que foram incorridos, exceo de casos especiais como aqueles em que a organizao tenha adquirido a patente de terceiros, o saldo dessa conta no representa seu efetivo valor para a empresa. Posto de outra maneira, a materialidade contbil das patentes insuciente quando se quer dimensionar seus benefcios efetivos. Assim sendo, numa tentativa de melhor captar o valor desse ativo intangvel, fora-dos-livros, faz-se necessrio lanar mo de outras tcnicas de avaliao que permitam aproximao para chegar a um valor justo. Uma alternativa poderia ser a considerao, quando possvel, do valor de mercado da rma. A razo Q de Tobin pode trazer alguma luz para essa nalidade. Ao comparar a diferena entre o valor de mercado de uma rma e seu valor contbil ou de livro, o resultado obtido corresponder a um resduo de valor no escriturado pelos registros contbeis. Em caso de resultar num resduo positivo, esse sobre valor, isto , um Fundo de Comrcio (goodwill), englobar dentre outros ativos intangveis o recurso tecnolgico da patente. Outra forma de valorizar a patente pode ser obtida analisando-se a curva de demanda da empresa e destacando o sobrepreo aplicado. Deve-se, ento, descont-lo pelo valor presente, utilizando a taxa requerida com base nos uxos de caixa futuros dos prmios, adicion-lo aos uxos eventualmente j realizados e, nalmente, confront-lo contra a soma dos gastos com P & D acrescidos aos da patente. O valor resultante desse saldo representar o benefcio lquido para a empresa trazido pela obteno da outorga de uma patente. Cumpre ressaltar ainda que, alm dessas trs formas mais objetivas de avaliao esboadas acima, outras tambm devem ser destacadas. De fato, ao se considerar a dimenso estratgica da tecnologia para uma rma, outra forma de valor, de ordem subjetiva e mais sujeita s idiossincrasias da alta administrao, assume um papel de destaque, como, por exemplo, quando se reconhece na patente um precioso valor estratgico, conforme conceituado pelo arcabouo VRIO de Barney (2002) ou pelas foras competitivas e pela cadeia de valor de Porter (1980, 1992). 2.3 Utilizando as patentes como um instrumento competitivo Outro tpico abordado por este estudo sobre patentes trata tambm de um evento conjunto, relacionando, desta vez, a

gesto da estratgia competitiva ao tema circunstanciado pelo mtodo de proteo da propriedade industrial obtido atravs de uma patente. De fato, quando se considera a dimenso estratgica da patente para uma rma, outra forma de valor, de ordem mais subjetiva e suscetvel s idiossincrasias e discricionariedade da alta administrao das empresas, assume um papel de destaque: quando ento, sob uma outra perspectiva, cria-se, atravs do dispositivo da patente, um novo valor, o estratgico. Ele surge no momento em que uma informao tecnol gica transforma-se em um novo conhecimento e aps um processo de ltragem como nos termos colocados por Ansoff e McDonnell (1992) transmuda-se numa informao estratgica, tornando-se um ativo patrimonial intangvel capaz de ser aplicado como instrumento competitivo e de trazer benefcios econmicos, impactando assim a cadeia de valor da rma. Trata-se de um processo de institucionalizao do conhecimento ltrado pela empresa. Lanando mo de um mtodo cientco de gesto competitiva, insere-se aquela informao tecnolgica na atividade de planejamento estratgico da rma. Um passo decisivo para qualquer mudana organizacional preconcebida, articulada e deliberada. Numa outra instncia, considerando as cinco for ascom petitivas que atuam em qualquer mercado (PoRTER,1980), a patente estende seus efeitos sobre o grau de rivalidade dentro da indstria e sobre o nvel da barreira de entrada contra novos concorrentes, proporcionando quelas empresas que obtiveram alguma inovao em tecnologia proprietria uma vantagem competitiva gerada a partir da atividade de apoio correspondente ao desenvolvimento tecnolgico. Ao mesmo tempo em que elimina a concorrncia em sua rea Estratgica de Negcios AEN, isto , o segmento de atuao da empresa, a patente tambm aumenta o poder de barganha de seu detentor em relao aos consumidores. Assim, possvel rma extrair um benefcio adicional em termos de rentabilidade e pelo prazo de durao do direito concedido acima do valor da lucratividade mdia de mercado, caso ela participasse de uma estrutura industrial em concorrncia perfeita. A patente se coloca a como um conducto para a almejada Posio Competitiva Superior. Ainda segundo Porter (1980), uma transformao tecnolgica aumenta a vantagem competitiva caso resulte em custo mais baixo ou em diferenciao e, ainda, se puder ser protegida contra imitaes. Dessa forma, avanando alm da teoria de Porter (1980) com sua anlise das cinco foras competitivas atuantes em qualquer indstria (1980) e dos elementos componentes da cadeia de valor de uma empresa (1985), chega-se ao arcabouo da Viso Baseada em Recursos (RBV) delineada por Barney (2002), segundo a qual a posse de recursos organizacionais raros e valiosos pode ser fonte de vantagem competitiva no longo prazo para uma empresa.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

214

Ferreira, Guimares e Contador

Destaca-se aqui, dentre as quatro perguntas bsicas colocadas pela chamada Anlise Valor, Raridade, Imitabilidade e Organizao VRIO de Barney (2002), aquela que inclui em seu escopo o tema das patentes. Refere-se ela questo da imitabilidade, a qual assim formulada pelo autor: quando comparadas quelas rmas que j possuem determinado recurso, as rmas que no o possuem devem incorrer em desvantagem de custo para obt-lo? De fato, conforme Collis e Montgomery (1995), um recurso ou capacidade inimitvel, quando utilizado estra tegicamente por uma rma, tem boas chances de signicar uma corrente de lucros sustentvel ao longo do tempo. Assim sendo, no sentido de conduzir apropriadamente qualquer avaliao estratgica interna sobre uma rma, e levando em considerao os pressupostos de heterogeneidade e de imobilidade dos recursos prprios sobre o conjunto de seus pontos fortes e fracos, a teoria de Barney (2002) alude, dentre outros elementos, ocorrncia da chamada tecnologia proprietria. Em relao rea da Gesto do Conhecimento de uma organizao, o resultado patrimonial obtido pelo desenvolvimento de pesquisas e das criaes tecnolgicas nessas rmas inovadoras precisa ser protegido contra imitadores, seja atravs do sigilo industrial, seja pelo mtodo de proteo formal da patente sobre um dado produto ou processo. O conceito de tecnologia proprietria patenteada ou de sigilo industrial refere-se ao nvel de custo em que os concorrentes de uma rma devem incorrer para que possam replicar ou substituir os recursos valiosos e raros da titular, criando a chamada tecnologia substituta, ou mesmo, simplesmente, copiando o recurso da rma incumbente. Ocorra que esses custos de imitao sejam superiores aos da empresa proprietria e haver, por denio, uma vantagem competitiva sustentvel que no poder ser quebrada no curto prazo por essas concorrentes. Para Barney (2002), em se tratando das oportunidades latentes no ambiente industrial, as vantagens em ser o primeiroa-se-mover num segmento e estabelecer uma estratgia de liderana tecnolgica pode levar a empresa inovadora a ocupar posies competitivas superiores. O prazo durante o qual a empresa poder manter-se em determinada posio depende de diversos fatores, dentre os quais a capacidade empresarial de proteger essa informao estratgica. Aqui, diferentemente do sigilo industrial, o mtodo protetivo das patentes garante uma exclusividade na explorao do recurso, e geralmente representa um alto custo de imitao em termos de processos legais contra eventuais copiadores, inibindo sua ao deletria. Por outro lado, com a publicao do conhecimento tcnico da patente pelo rgo competente no Brasil, o INPI , a informao estratgica torna-se pblica e facilita o aparecimento de tecnologia substituta.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

As rmas concorrentes ou os novos entrantes utilizam-se para tanto de um processo deliberado de pesquisa e desenvolvimento baseado em mtodos de engenharia e arquitetura reversa, Inteligncia Competitiva (FERNANdES, 2001), Espionagem Industrial e tcnicas da teoria do Mosaico. Desse modo, segundo Barney (2002), se a patente por certo aumenta o poder competitivo das empresas propiciando-lhes uma vantagem em termos de lucratividade, ela tambm pode encurtar o prazo de durao do privilgio conquistado ao ser um primeiro-a-se-mover na indstria, abreviando a sustentabilidade da vantagem competitiva. Portanto, sobre esse tema de considervel relevncia que se debruou a pesquisa de campo realizada, que envolveu elementos contidos em duas reas do estudo da Teoria das Organizaes: a de Gesto do Conhecimento observando nuances sobre a questo do uso de informao tecnolgica pelas empresas como um insumo no processo de pesquisa, desenvolvimento e posterior proteo pelo mtodo de patenteamento de suas invenes e inovaes e a Estratgia Competitiva, envolvendo questes relativas eventual aplicao das patentes como instrumento competitivo, articulado a uma estratgia empresarial non-nave e acaso contemplado nas diretrizes e poltica de negcios de algumas das mais importantes empresas inovadoras no Brasil.

3 A Pesquisa sobre patentes


Considerando a delimitao dos dois tpicos em destaque, a pesquisa realizada buscou respostas para quatro indagaes bsicas, que nortearam o trabalho e resumem os objetivos da pesquisa: Quais fatores motivam as organizaes a explorar as patentes como fonte de informao tecnolgica? Quais fatores a inibem? Quais fatores motivam as organizaes a utilizar as patentes como um instrumento competitivo? Quais fatores a inibem para isso? Desse modo, o objetivo declarado pela pesquisa foi o de identicar e avaliar tanto aqueles fatores motivadores como os fatores inibidores envolvidos no processo de deciso estratgica das empresas a respeito da explorao da informao pblica contida nos documentos de patentes disponibilizados pelo banco de patentes do INPI como uma fonte para desenvolvimento de pesquisa, e tambm como forma de evidenciar complementarmente a utilizao das patentes como um instrumento competitivo e como uma varivel estratgica presente nos planos das empresas. Ainda dentro desse contexto, dois propsitos acessrios foram consignados na pesquisa: analisar a relevncia dos fatores motivadores e inibidores da explorao das patentes como fonte de informao tecnolgica e sua utilizao como instrumento competitivo, e

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

215

analisar a sensibilidade das empresas tomadas em seus diferentes tamanhos ou portes, quando se observa a explo rao das patentes como fonte de informao tecnolgica e de sua utilizao como instrumento competitivo. 3.1 Metodologia da pesquisa Tendo em vista o objetivo declarado, o trabalho comeou pela identicao dos principais fatores motivadores e dos principais fatores inibidores. Para tanto, foram realizadas entrevistas preliminares junto a empresrios e a agentes da propriedade industrial e especialistas no assunto, com ple mentada por uma reviso na literatura nacional e internacional. A pesquisa foi realizada nos moldes de um estudo descritivo, com interpretao estatstica dos dados, enquanto o universo da pesquisa foi composto pelas empresas que responderam ao questionrio anual de 1999 da ANPEI (1999). A coleta de dados foi feita por meio de questionrio em forma eletrnica ou impressa, em escala de quatro nveis, partindo-se da negao de qualquer impacto do fator pesquisado sobre a deciso empresarial em favor do uso da patente e graduando-se as respostas armativas pergunta entre o pouco relevante, relevante ou muito relevante que impactou sua escolha. Tal questionrio foi estruturado em trs blocos: primeiro bloco, destinado coleta de dados do respondente e do nvel de conhecimento que possui sobre o sistema de patentes, segundo bloco, destinado avaliao dos fatores motivadores e terceiro bloco, avaliao dos fatores inibidores. As respostas ao questionrio eletrnico foram auto maticamente gravadas em uma base de dados e as do questionrio impresso, digitadas. Essa base de dados facilitou o cruzamento das informaes e a anlise das informaes de acordo com o porte das empresas. Para vericar a existncia de diferena signicativa entre as mdias das respostas das empresas classicadas pelo porte, foi aplicado o teste t, adotando o nvel de signicncia de 5%. Para anlise comparativa por tamanho ou porte de empresas foi criado um programa a partir do aplicativo para banco de dados Microsoft Access. 3.2 As unidades de pesquisa empresas inovadoras O cadastro de empresas da ANPEI constitudo pelas organizaes que estejam de alguma forma envolvidas no processo de inovao. Essa plataforma de dados apresenta uma base comum de organizaes responsveis por impor tantes pesquisas nacionais na rea do desenvolvimento tecnolgico.

Na ltima pesquisa de P & D divulgada pela ANPEI em 2004, foram pr-selecionadas duas mil, sendo a amostra nal constituda por 319 empresas respondentes, as quais apresentaram, em mdia, uma receita anual bruta de aproximadamente R$ 600 milhes e 1173 funcionrios. Por proposta do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), atualmente a Pesquisa da ANPEI estabeleceu parceria na elaborao e aplicao do questionrio de pesquisa, sendo o instrumento desenhado em conjunto com a Fundao SEADE e revisto pelo IBGE. A Fundao SEADE fornece tambm apoio tcnico e operacional nas fases referentes coleta, crtica, consistncia e tabulao dos resultados da pesquisa ANPEI sobre indicadores empresariais de P & D. Este trabalho utilizou essa mesma plataforma de dados sobre empresas inovadoras ano-base 1999 e analisou diferentes aspectos do fenmeno das patentes, numa abordagem no adotada por nenhuma das duas pesquisas acima. Dessa forma, a sua maior relevncia encontra-se no fato de no remontar ou duplicar informaes desnecessrias, mas deter-se em aspectos capazes de potencializar o espectro das pesquisas realizadas, complementando os trabalhos empreendidos por outras Instituies. Tratando-se dos sujeitos da pesquisa e, portanto, no mbito das 33 empresas todas elas organizaes inovadoras pertencentes ao setor manufatureiro este trabalho sobre patentes apresentou uma congurao por reas de atuao das rmas respondentes assim distribuda: onze empresas (33,3%) da rea de Mecnica e Metalurgia, outras onze do setor Qumico, quatro (12,1%) do setor de Eletrnica e sete rmas (21,2%) classicadas como outras reas de atuao.

4 Resultados obtidos
4.1 O perl das empresas Numa anlise geral, o perl das organizaes pesquisadas pode ser descrito a partir da vericao das respostas para as quatro perguntas apresentadas no primeiro bloco do questionrio. Todas as empresas conrmaram que conhecem o assunto e a utilidade de uma patente, todavia, somente 28 delas, ou 85% do total, conrmaram j ter completado um processo de obteno de patente. Por outro lado, 91% do total ou seja, 30 empresas exploram a patente como fonte de informao tecnolgica e 75% utilizam-na como instrumento competitivo na formulao de sua estratgia. Aps essas consideraes centrais, numa extenso da anlise geral, a pesquisa segmentou as trinta e trs rmas componentes do cadastro da ANPEI em quatro extratos, de acordo com seu tamanho ou porte (utilizando o critrio do nmero de funcionrios), conforme exibido na Tabela1. Deve ser observado que, no caso das empresas que possuem mais de 500 funcionrios, esse grupo assim estraticado no cadastro ANPEI foi subdividido entre dois
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

216

Ferreira, Guimares e Contador

extratos separados: o das grandes empresas, propriamente dito, e ainda outro grupo de especial relevncia para este trabalho, o das megaempresas. Aps a apurao das respostas dos questionrios, vericou-se o fato de que todas as sete empresas com pessoal ocupado acima de 5000 trabalhadores responderam a todas as questes pesquisadas, tornando-se, assim, uma fonte de dados mais completa e justicando uma anlise separada. 4.2 Explorando as patentes como uma fonte de informao tecnolgica Numa anlise mais ampla e geral, considerou-se apenas a carga fatorial de cada atributo informacional e estratgico, independentemente do porte dos elementos pesquisados e, numa segunda anlise, alm de observar a carga dos fatores motivadores e inibidores, fez-se ainda um cruzamento desses atributos, contrapondo-os a cada um dos quatro grupos de elementos classicados pelo porte. A anlise e interpretao dos fatores motivadores foram feitas por meio do teste t com a nalidade de vericar a existncia de diferenas signicativas entre as mdias, teste aplicado da maior mdia para a menor e da menor mdia para a maior sempre adotando nvel de signicncia de 5%, obtendo-se assim trs grupos: 1. mais motivador: formado pelas mdias que no possuem diferenas signicativas entre si (da maior para a menor), menos as mdias do grupo intermedirio, obtendo o intervalo 3,84 a 4,19; 2. menos motivador: formado pelas mdias que no possuem diferenas signicativas entre si (da menor para a maior), menos as mdias do grupo intermedirio, obtendo o intervalo 3,36 a 3,81; e 3. formado pela interseco das mdias que fazem parte dos dois grupos quando aplicado o teste t da maior mdia para a menor e da menor para a maior, obtendo o intervalo 3,81 a 3,84. Dessa forma, identicaram-se os seguintes fatores como mais motivadores para a explorao das patentes como uma fonte de informao tecnolgica: inteno de investir no que pode ser efetivamente novo e evitar eventual infrao de patentes alheias, obteno de maior conhecimento sobre tecnologias, produtos e processos desenvolvidos,
Tabela1. Porte das empresas respondentes. Porte das empresas Pequenas empresas (at 99 funcionrios) Mdias empresas (at 499 funcionrios) Grandes empresas (at 4999 funcionrios) Megaempresas (5000 funcionrios ou mais) Total Fonte: Autores. Quant. 6 12 8 7 33 % 18,2 36,4 24,2 21,2 100,0

utilizao do documento de patente em pesquisa e desenvolvimento, evitando duplicao de esforos, ou seja, pesquisar algo que faa parte do estado da tcnica, alm da considerao do documento de patente como um eciente meio de informao tecnolgica. Pode-se observar que os fatores mais motivadores mantm uma relao em comum, que a obteno de informao tecnolgica para ser utilizada em pesquisa e desenvolvimento. Deve ser ressaltado que, embora o interesse em obter uma pesquisa direcionada, com base numa Classicao Internacional, tenha resultado num dos fatores menos motivadores, tambm se revelou como o de maior grau de desconhecimento por parte das empresas. Ao testar os aspectos inibidores que desestimulam a explorao das patentes como uma fonte de infor mao tecnolgica, discriminaram-se como os mais importantes: a falta de cultura com relao pesquisa de tecnologia patenteada e o custo e o tempo envolvidos na pesquisa de docu mentos de patentes. A Tabela2 apresenta o grau de explorao das patentes como fonte de informao tecnolgica em cada segmento pesquisado e pode ajudar a explicar por que 33,3% das pequenas empresas e 14,3% das megaempresas consideram inibidor o custo e o tempo envolvidos na pesquisa de documentos sobre patentes. O custo e o tempo envolvidos na pesquisa, alegado pelos respondentes, pode evidenciar pouca intimidade do entrevistado com o assunto, visto que a busca de patentes via base de dados pode no ser cara, mas exige prossional qualicado e dedicado ao tema. As informaes esto disponveis aos interessados e o sistema de classicao internacional permite uma busca rpida e eciente nos documentos de patentes o que reduz efetivamente o custo e o tempo envolvidos nessas pesquisas, sem considerar ainda os benefcios e as diversas vantagens de se obter informaes tecnolgicas atravs das patentes. Para as empresas, no que se refere explorao de patentes como uma fonte de informao tecnolgica, quais fatores se tornam mais importantes: os motivadores ou os inibidores? Com o intuito de responder a essa questo, comparou-se a relevncia dos fatores motivadores confrontando-os aos
Tabela2. Grau de explorao das patentes como fonte de informao. Porte No Pouco Pequenas empresas 33,3 50,0 Mdias empresas 0 25,0 Grandes empresas 0 25,0 Megaempresas 14,3 0 Fonte: Autores. Sim Plenamente 16,7 0 50,0 25,0 50,0 25,0 42,9 42,9 Total 100 100 100 100

Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

217

inibidores, buscando vericar se haveria diferena signicativa entre a mdia dos fatores motivadores em relao quela dos inibidores. A mdia dos fatores motivadores apresentou um score de 3,78, enquanto a dos inibidores foi igual a 3,05. Aplicado o teste t de Student, constatou-se a ocorrncia de uma diferena signicativa entre as duas sries de scores, evidenciando que os aspectos motivadores so mais relevantes do que os inibidores. 4.3 Diferenas de sensibilidade entre empresas de diferentes segmentos No intuito de esclarecer quais fatores seriam mais sensveis ao porte da empresa e assim estabelecer distines entre os grupos considerados, foram assinaladas, para cada fator, alm da maior, tambm a menor proporo de respostas. Como complemento, foram selecionados em seguida aqueles fatores com a maior diferena. Conforme a Tabela2, apesar de 75% das mdias e grandes empresas e de 85,8% das megaempresas explorarem rela tiva ou plenamente a patente como uma fonte de informao tecnolgica, observaram-se as frequentes citaes de documentos de patentes americanas, o que denota a realizao de efetivas pesquisas nas bases de dados. Ao se tratar dos aspectos motivadores mais relevantes para a explorao das patentes como uma fonte de infor mao tecnolgica, constatou-se que, em relao s megaempresas, os fatores mais relevantes foram: obter maior conhecimento sobre tecnologias, produtos e processos desenvolvidos e utilizar o documento de patente em pesquisa e desenvolvimento, evitando duplicao de esforos, ou seja, pesquisar algo que faa parte do estado da tcnica. Para as grandes empresas, o fator mais relevante foi, avaliar as oportunidades de mercado com mapeamento de tecnologias passveis de aquisio ou licenciamento. Para as mdias e para as pequenas empresas, este tambm foi considerado um fator relevante, aliado ao fator, considerar o documento de patente como um eciente meio de informao tecnolgica. Com relao aos aspectos inibidores mais relevantes na explorao das patentes como fonte de informao tecnolgica, vericou-se que os fatores destacados no caso das consideradas megaempresas, foram a falta de conhecimento do prprio sistema de patentes e o desconhecimento dos recursos disponveis na base de dados do INPI e em outras bases de dados gratuitas disponveis na Internet. Os fatores citados pelas grandes, mdias e pequenas empresas foram a falta de cultura com relao pesquisa de tecnologia patenteada e o custo e tempo envolvidos nas pesquisas em documentos de patentes, sendo que as pequenas empresas tambm consideraram o fator desconhecimento dos recursos disponveis na base de dados do INPI e em outras bases de dados gratuitas disponveis na Internet.

4.4 Patente como instrumento competitivo Usando os mesmos procedimentos tcnicos que foram aplicados na seo referente explorao das patentes como uma fonte de informao tecnolgica, tambm aqui foram obtidos os fatores motivadores mais signicativos para a utilizao das patentes como um instrumento competitivo. Na anlise geral dos dados obtidos, os fatores mais relevantes apontados pelos respondentes foram: a busca por acrescentar credibilidade ao produto e contribuir para a criao do conceito de empresa inovadora, a inteno de obter um monoplio temporrio atravs da patente e, consequentemente, poder excluir terceiros de fabricarem, usarem, venderem ou importarem a inveno e a proteo do investimento em novas tecnologias, garantindo uma rentabilidade superior ao capital empregado no uso de tecnologias conhecidas. Quando se trata dos aspectos inibidores que desestimulam a utilizao das patentes como um instrumento competitivo, o fator claramente destacado foi a situao do rgo competente (INPI), principalmente com relao ao tempo de processamento de um pedido de patente. Esse fator foi considerado o mais inibidor da utilizao das patentes como instrumento competitivo, mas no est diretamente relacionado aos aspectos tecnolgicos ou cientcos do processo. Reete uma crtica situao em que o INPI se encontra, principalmente com relao ao tempo de processamento de um pedido de patente, o que retarda o exerccio dos direitos conferidos pela patente. Para se contrapor a importncia dada pelas empresas pesquisadas entre os fatores motivadores quando comparados aos inibidores, tambm neste caso foi vericado se as diferenas entre a mdia dos dois atributos eram signicantes. Ocorre que a mdia dos fatores motivadores foi 3,85, enquanto a dos inibidores foi de 3,41 pontos. Aplicado o teste t de Student, constatou-se terem os fatores motivadores o mesmo padro de relevncia dos fatores inibidores. Com efeito, no intuito de ressaltar as diferenas de sensibilidade entre empresas de diferentes portes, tambm para este tpico sobre utilizao das patentes como instru mento competitivo, elaborou-se a Tabela3, que contm a distribuio das respostas de cada grupo de empresas selecionado: 4.5 Diferenas de sensibilidade entre empresas de diferentes portes Com relao aos Aspectos motivadores mais relevantes para a utilizao das patentes como um instrumento competitivo nesta segunda modalidade de anlise, para o
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

218

Ferreira, Guimares e Contador

caso das megaempresas, os fatores mais relevantes foram: a busca para obter um monoplio temporrio atravs da patente e consequentemente poder excluir terceiros de fabricarem, usarem, venderem ou importarem a inveno, e ainda, para acrescentar credibilidade ao produto e contribuir para a criao de um conceito de empresa inovadora. Para as grandes empresas, conquistar uma maior participao no mercado e obter a proteo oferecida pela patente revelou-se mais signicante. J para as empresas mdias, alm do fator relativo maior participao no mercado, foi considerada uma importante motivao o fator acrescentar credibilidade ao produto. E para as pequenas rmas, obter um monoplio temporrio atravs da patente, bem como proteger o investimento em novas tecnologias, foram os fatores mais relevantes citados. No que se refere aos aspectos que inibem a explorao das patentes como um instrumento competitivo citado pelas megaempresas, destacam-se como fatores mais relevantes a falta de cultura com relao propriedade industrial, a falta de credibilidade no sistema judicirio e a situao do rgo competente, o INPI. Para o segmento das grandes rmas, a falta de cultura e de conhecimento sobre a propriedade industrial e os direitos conferidos pelas patentes foi o aspecto considerado mais inibidor. A falta de uma poltica direcionada para a pesquisa e desenvolvimento, alm da falta de cultura com relao propriedade industrial e do custo a se incorrer para agir judicialmente contra terceiros foram os fatores reverenciados entre as rmas de mdio porte. No mbito das empresas pequenas, todos os fatores citados nos outros extratos foram tambm considerados, exceto o que se refere ao INPI. Essa resposta demonstra coerncia com o fato de que 33,3% das empresas de pequeno porte nunca solicitaram depsitos de patentes no INPI e as restantes no efetuaram mais do que dez solicitaes ao rgo. Todavia, o custo para obter e manter uma patente foi considerado um fator inibidor pelo grupo de pequenas empresas.

5 Concluses e recomendaes nais


Ao considerar o porte da rma na anlise, a pesquisa destacou as diferenas na sensibilidade manifestada entre os quatro grupos de rmas estraticadas por porte. Essa
Tabela3. Grau de utilizao estratgica das patentes. Porte Pequenas empresas Mdias empresas Grandes empresas Megaempresas Fonte: Autores. No 50,0 16,7 25,0 14,3 Pouco 33,3 25,0 25,0 0 Sim Plenamente 16,7 0 50,0 8,3 25,0 25,0 71,4 14,3 Total 100 100 100 100

deciso trouxe evidncias de que o tamanho da empresa conduz a distintas percepes sobre que fatores podem ser mais motivadores ou mais inibidores, sugerindo, portanto, que algumas informaes pertinentes propriedade industrial das patentes devam ser tratadas de forma especca para cada extrato. Com relao anlise comparativa entre os fatores estimulantes e os inibidores na utilizao de patentes, esta indicou, como se pode observar na Tabela4, que os fatores motivadores foram quantitativamente mais relevantes do que os inibidores, uma vez que apresentam uma carga fatorial maior. Ao focalizar a anlise geral dos fatores e restringindo-se ao contexto das duas reas do campo de Gesto Organizacional revisitadas, a pesquisa trouxe algumas evidncias sobre quais fatores motivadores e quais inibidores mais discriminam para o conjunto de empresas inovadoras respondentes. Entende-se primeiramente que tais fatores podem induzir ou desestimular uma rma explorao do conhecimento tcnico contido nas patentes obtidas por terceiros como uma valiosa fonte de informao tecnolgica, de baixo custo e capaz de alimentar uma empresa inovadora em sua prpria atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos. Levando-se em conta a rea de Gesto do Conhecimento, o fator mais relevante apontado pelos nmeros da Tabela4 a motivao declarada pelas empresas inovadoras pesquisadas em recorrer aos documentos patentrios publicados para, desse modo, perscrutar o estado da tcnica vigente em sua rea estratgica e obter maior conhecimento sobre tecnologias, produtos e processos desenvolvidos por terceiros. Somente 6% de um total de 32 respostas consideraram esse fator como no motivador para o uso da informao tecnolgica contida nos documentos de patente, enquanto 87% deles consideraram-no relevante e muito relevante. Com relao ao fator inibidor mais relevante, tratando-se ainda a patente como uma fonte de informao tecnolgica, a falta de cultura com relao pesquisa de tecnologia patenteada foi o que mais se destacou, embora percen tualmente tenha se mostrado pouco expressivo. Na rea da Gesto Estratgica, por outro lado, o mesmo procedimento de anlise geral dos fatores foi adotado, mas, de maneira diversa, considerou-se a eventual insero do recurso inimitvel da patente como um instrumento competitivo incorporado ao processo de planejamento organizacional. Contudo, posicionado numa regio de interface entre as duas reas de estratgia e conhecimento, o fator considerado de maior desestmulo utilizao das patentes como um instrumento competitivo foi a situao do rgo competente (INPI), principalmente com relao ao tempo de processamento de um pedido de patente. Esse tempo em mdia oito anos poca retarda a execuo dos direitos

Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

219

Tabela4. Grau de utilizao estratgica das patentes. rea Gesto Estratgica Tpico Instrumento Competitivo Fator No 13 Pouco relevante 19 Relevante 35 Muito relevante 46

Obteno de um monoplio temporrio e excluso de terceiros Motivador Gesto Estratgica Instrumento Acrescentar credibilidade ao Competitivo produto e conceito de empresa inovadora Motivador Gesto do Informao Obter maior conhecimento Conhecimento Tecnolgica sobre tecnologias patenteadas Motivador Gesto Estratgica Instrumento Tempo de processamento Competitivo de um pedido de patente no INPI Inibidor Gesto do Informao Falta de cultura com relao Conhecimento Tecnolgica pesquisa tecnolgica patenteada Inibidor Fonte: Autores. (*) Percentual sobre o total de respostas vlidas.

14

47

39

13

40

47

20

21

46

33

23

39

31

30

conferidos por uma patente, uma vez que tais direitos somente podero ser exigidos aps sua concesso ocial. Em funo disso, com o alongamento no prazo de espera pela patente e a externalizao do conhecimento tecnolgico, as empresas inovadoras podem ver aumentar seu risco relativo proteo do sigilo industrial. J comentamos anteriormente que, diferentemente dos demais fatores que representam oportunidades oferecidas pelo ambiente, esse fator aparece como uma ameaa interposta s rmas pela inecincia da estrutura institucional do Pas, agindo como uma varivel independente e exgena. Tambm representando uma oportunidade ambiental e de novo envolvendo os recursos internos da rma, o fator mais motivador para a utilizao das patentes como um instrumento estratgico est relacionado obteno de vantagens competitivas: 46% dos respondentes consideraram muito motivadora a obteno de um monoplio temporrio atravs da patente e, consequentemente, a possibilidade de excluir terceiros de fabricarem, usarem, venderem ou importarem a inveno. Outra vez, no que se refere importncia da criao do conceito de empresa inovadora, volta-se questo da inimitabilidade dos recursos internos da rma como um dos pressupostos para que ela obtenha vantagem competitiva que possa ser sustentada no longo prazo. Com efeito, a partir da publicao do conhecimento tecnolgico indito e da garantia do direito patentrio, a emergncia de uma eventual tecnologia substituta surgida num processo de difuso da informao pode vir a encurtar o perodo de rendimentos extraordinrios propiciados pela patente. Segundo Barney (2002), rearmando trabalho acadmico de apud Manseld, Schwartz e Wagner (1981), grande parte das patentes pesquisadas foram legalmente imitadas em quatro anos, sendo tal armao mais verdadeira para as inovaes de produto. Arma o autor que

exceo de algumas indstrias, como a farmacutica... as patentes, per se, raramente so uma fonte de vantagem competitiva sustentvel para as rmas.

Essa ameaa de que, ao ser publicada, a informao tecnolgica possa causar uma queda nos custos de imitao dos concorrentes e entrantes, assim conduzindo a uma eventual diminuio no prazo ou no nvel dos lucros superiores da rma titular da patente pode tambm ser enfrentada, segundo o mesmo autor, atravs das habilidades de gesto e de coordenao da empresa inovadora. Capacidades que, por sua vez, tambm podem ser fontes de vantagem competitiva sustentvel. Barney (2002) cita como exemplo, o processo de inovao contnua de produtos aplicada pelas empresas japonesas na indstria de eletrnicos, as quais conseguem manter um nvel estvel de sustentabilidade para suas vantagens de escopo, apesar das imitaes a que esto sujeitas cada uma das inovaes em separado. Como mais podem as empresas inovadoras enfrentar tal ameaa? Debruar-se sobre isso conduz quarta pergunta formulada pela abordagem VRIO:
A rma est organizada para explorar o completo potencial competitivo de seus recursos e capacidades?.

Para as organizaes detentoras de patentes, isso ocorreria no bojo de um processo de institucionalizao da informao tecnolgica contida na prpria patente proprietria, de maneira que sua perspectiva permeie as polticas e diretrizes incorporadas ao Planejamento Estratgico da organizao inovadora, aprimorando dessa forma a ecincia dos mtodos e ampliando o uso das capacidades ociosas de seus recursos e competncias.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

220

Ferreira, Guimares e Contador

Patent as a competitive tool and as a source of technological information


Abstract
Current globalized markets, due to their intense competition and several technological innovations, raise two questions: why Brazilian companies do not pay attention to the importance of patents as competitive tools and why do they not consider the exploration of patents as a source of technological information? This paper addresses both issues. A eld research was developed to answer four specic questions: What are the motivating and inhibiting factors of the use of patents as competitive tools and what are the motivating and inhibiting factors of the exploration of patents as sources of technological information? In addressing these issues, the relevance of ten motivating and ten inhibiting factors was assessed. A bibliographic review and a preliminary research aimed at the elaboration of an electronic questionnaire, which was distributed among the companies members of ANPEI Associao Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras, a Brazilian Association for the innovative enterprises. The answers were recorded in a database, which helped the management of information and allowed the analysis according to company size.
Keywords: Industrial property. Patents. Competitive strategy. Technological information.

Referncias bibliogrcas
ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS INOVADORAS - ANPEI. Indicadores Empresariais de Inovao Tecnolgica. Disponvel em: <www. anpei.org.br>. Acesso em: 07 de Abril de 2005. ANSOFF, H. I.; McDONNELL, E. J. Implantando a administrao estratgica. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1993. AZEVEDO, P. F. Organizao Industrial. In: PINHO, D. B. et al. (Orgs.). Equipe de Professores da USP. Manual de Economia. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. p. 203-226. BANNOCK, G.; BAXTER, R. E.; REES R. The penguin dictionary of economics. 2 ed. London: Penguin Books, 1977. BARATELLI, F.; LEITE, L. F.; COSTA, M. F.; VIEIRA, T. R. S. Administrando o Processo de Inovao Tecnolgica. In: XVIII SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA, 1994, So Paulo. Proceedings... So Paulo: USP; NPGCT; FIA; PACTo, 1994. p. 117-132 BARNEY, J. Gaining and sustaining competitive advantage. 2ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2002. BORBA, A. L. S. A tecnologia como ferramenta imprescindvel para o desenvolvimento. Revista da ABPI, no. 41, p. 45-47, 1999. CARLOS, J. A. Gesto do conhecimento. So Paulo: Fundao do Desenvolvimento Administrativo FUNDAP, 2005. CARVALHO, L. C. P. Teoria da Firma: a produo e a rma. In: PINHO, D. B. et al. (Orgs.). Equipe de Professores da USP: Manual de Economia. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 1999. p.160-190. COLLINS, G. Collins Portuguese gem dictonary. So Paulo: Collins Clear-Type Press, 1979. DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA FIESP/CIESP. Informao tecnolgica e competitividade. So Paulo: DETEC, 1996. FERNANDES, J. M. Gesto da tecnologia como parte da estratgia competitiva das empresas. Braslia: CIP, 2003. FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gesto empresarial: de Taylor aos nossos dias - evoluo e tendncias da Moderna Administrao de Empresas. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1997.
Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

FONSECA, A. Concorrncia e propriedade intelectual. Revista da ABPI, no. 36, p. 3-24, 1998. FUNDAO SEADE. Manual de orientao para preenchimento de questionrios. So Paulo: Rettec, 2002. PAEP Pesquisa de Atividade Econmica Paulista 200. GAIARSA, L. M. Experincia de um usurio de patentes. In: XVII SEMINRIO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, 17. Anais... Porto Alegre: ABPI, 1997. p. 59-62. GUIMARES, E. R. Fatores motivadores e inibidores da utilizao das patentes como instrumento competitivo e de sua explorao como fonte de informao tecnolgica. 2001. 165 p. Dissertao (Mestrado em Administrao) Universidade Paulista, So Paulo. GWARTNEY, J. D.; STROUP, R. L. Economics private and public choice. 7 ed. Orlando: The Dryden Press, 1995. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE, PESQUISA DE INOVAO TECNOLGICA - PINTEC. Disponvel em: <http://www.pintec.ibge.gov.br>. Acesso em: 21de Maro de 2008. INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI. Lei de Propriedade Industrial n 9279 de 14 de maio de 1996. Rio de Janeiro, 1996. Disponvel em: <http://www.inpi.gov.br>. Acesso em: 18 de Junho de 2008. LOBO, T. T. Lei 9.279/96: Introduo nova Lei de Propriedade Industrial. So Paulo: Atlas, 1997. MANKIW, N. G. Principles of Economics. Orlando: The Dryden Press, 1995. LECHUGA, V. M.; IBARRA, R. C. La Gestion de la informacion em la empresa: Su manejo y proteccion por mdio de ttulos de propriedad intelectual. In: SIMPSIO DE GESTO DA INOVAO TECNOLGICA, 18., 1994, So Paulo. Anais... So Paulo: USP; NPGCT; FIA; PACTo, 1994. p. 459-469. NEMMERS, E. E. Dictionary of Economics and Business. New Jersey: Littleeld; Adams & Co, 1979.

Patente como instrumento competitivo e como fonte de informao tecnolgica

221

OFICINA ESPANHOLA DE PATENTES Y MARCAS. Las patentes como fuente de informacin tecnolgica. Madrid: MINER, 1999. PINTO, A.; FREDES, C. Curso de economia. So Paulo: Forum Editora, 1973. PORTER, M. E. Competitive strategy techniques for analyzing industries and competitors. New York: The Free Press, 1980.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1985. SELDON, A.; PENNANCE, F. G. Dicionrio de Economia. 3 ed. Rio de Janeiro: Bloch Editora, 1975. SILVEIRA, N. A propriedade Intelectual e as novas leis autoriais. So Paulo: Saraiva, 1998. TREIGUER, C. R. O INPI como base de difuso tecnolgica. Rio de Janeiro: INPI, 2000.

Sobre os autores
Ademir Antnio Ferreira
Programa de Mestrado em Administrao Universidade Paulista UNIP Rua Dr. Bacelar, 1212, CEP 04026-002, So Paulo, SP e-mail: adefer@usp.br

Edlson Rodrigues Guimares


Programa de Mestrado em Administrao Universidade Paulista UNIP Rua Dr. Bacelar, 1212, 4 andar, CEP 04026-002, So Paulo, SP e-mail: edilson@daviddonascimento.com.br

Jos Celso Contador


Programa de Mestrado e Doutorado em Administrao Universidade Nove de Julho UNINOVE Av. Francisco Matarazzo, 612, CEP 05001-100, So Paulo, SP e-mail: celsocontador@terra.com.br Recebido em 27/7/2006 Aceito em 24/4/2009

Gest. Prod., So Carlos, v. 16, n. 2, p. 209-221, abr.-jun. 2009

You might also like