You are on page 1of 5

PROCEDIMENTO PARA MANUTENO E OPERAO DO GUINCHO DE COLUNA OBJETIVO Este Procedimento estabelece os requisitos, mnimos, de manuteno e operao para

garantir a Segurana nos Trabalhos envolvendo uso de Guincho de elevao de cargas leves em obras. DEFINIES Defeito: Ocorrncia anormal nos equipamentos que no impedem o cumprimento de suas funes requeridas, todavia podem, a curto ou longo prazo, vir a acarretar sua indisponibilidade. Falha: Trmino da habilidade de um equipamento ou sistema para desempenhar uma funo requerida. Manuteno: Conjunto de atividades tcnicas e administrativas, cuja finalidade conservar, melhorar ou restituir a um equipamento ou sistema as condies que lhe permitam realizar suas funes. Manuteno corretiva: Interveno efetuada aps a ocorrncia de uma falha, com o objetivo de recolocar um equipamento ou sistema em condies de executar suas funes. Manuteno preventiva: Interveno realizada em equipamento ou sistema que no esteja em falha, visando identificar ou corrigir defeitos de modo a prevenir a ocorrncia de uma falha. Manuteno preventiva peridica ou sistemtica: Interveno estabelecida atravs de programao com base no tempo (dia, semana, ms e ano) ou em unidade de operao (quilmetros rodados, horas de operao) PROCEDIMENTO PARA MANUTENO DO GUINCHO DE COLUNA Baseadas na experincia, dados de catlogos ou manuais, ou ainda no histrico de vida do equipamento ou sistema, deve solicitar via almoxarifado as manutenes necessrias. Manuteno preventiva por oportunidade: So as intervenes de manuteno no esperadas que se efetuam no momento da parada de uma instalao, sistema ou equipamento, por outro motivo que no seja a ocorrncia de falha. Manuteno preventiva sob condio: A interveno efetuada em decorrncia do conhecimento do estado operacional, obtido atravs de manuteno preditiva, ou observao.

Manuteno preditiva: So tarefas de manuteno realizadas com o equipamento em operao, buscando-se avaliar parmetros como presso, vazo, temperatura, vibrao, viscosidade, grau de contaminantes, etc., de modo a tentar predizer o melhor momento para intervir no equipamento ou sistema, antes que uma falha anunciada acontea. Manuteno detectiva: Interveno efetuada por meio de testes em um equipamento ou sistema, especialmente em seus dispositivos de segurana, buscando-se na sua essncia a deteco de falha oculta ou falha no perceptvel ao pessoal de operao ou manuteno. Manuteno evolutiva: Interveno efetuada com o objetivo de implementar melhorias no equipamento ou sistema oriunda de recomendaes tcnicas de manuteno com base em estudos tcnicos. PLANO DE MANUTENO O conjunto dever obedecer ao plano de manuteno proposto abaixo com periodicidade de 2 meses para inspeo e 30 dias para lubrificao do cabo de ao.

PROCEDIMENTO PARA MANUTENO DO GUINCHO DE COLUNA BRAOS GIRATRIOS Nos braos giratrios, verificar: Empeno e/ou desalinhamento nos braos, conforme orientao do fabricante ou dados disponveis; Existncia de defeitos nas soldas dos membros estruturais; Existncia e estado dos pinos, contrapinos e olhais; Aps a desmontagem, a ocorrncia de desgaste e deformao nos pinos e olhais do p dos braos giratrios. - A existncia de corroso ou danos aparentes. FREIO Verificar se o freio atua eficientemente no momento correto. TAMBOR DE ENROLAMENTO No carretel, verificar: A existncia de enrolamento desordenado do cabo; Visualmente, as condies de fixao do tambor de cabo; Aps a remoo do cabo e limpeza da superfcie do tambor, a integridade do tambor e sua fixao, atentando para possveis descontinuidades; Se h, no mnimo, 5 voltas de cabo no tambor em qualquer condio de operao; A existncia de corroso ou danos aparentes.

SISTEMA DE PROTEO ELTRICA Verificar estado de conservao fsico e funcionabilidade dos componentes do sistema de desligamento; Verificar o estado de conservao do painel eltrico, dos terminais eltricos e do quadro de alimentao eltrica. A existncia de corroso ou danos aparentes. CABOS DE AO Pontos crticos a examinar na inspeo de cabos de ao: PROCEDIMENTO PARA MANUTENO DO GUINCHO DE COLUNA O guincho deve possuir um plano de manuteno preventiva e registrado em livro de manuteno. Fixao da extremidade no tambor e na fixao no gancho de iamento; Inspeo visual de todo o cabo; - Existncia e estado do dispositivo de segurana para evitar a sada do cabo; - Visualmente a fixao do mancal e/ou eixo. O cabo de ao e seus acessrios devero ser substitudos , conforme recomendao do fornecedor A existncia de corroso ou danos aparentes. OPERAO A operao deste guincho relativamente simples, para isto deve-se apertar os botes de sobe e desce na botoeira de comando, porm necessrio observar alguns cuidados: No elevar cargas acima da capacidade do equipamento de 75 Kg; Elevar carga sempre no seu ponto de equilbrio, evitando que ela balance ou d golpes bruscos no guincho; - No permitir pessoal sob ou sobre a carga; - Evitar elevar a carga at o fim de curso de segurana; - No transportar pessoas; - Executar no mximo 8 (oito) manobras de LIGA / DESLIGA por minuto; - Nunca aperte os botes sobe e desce ao mesmo tempo; - Nunca desenrole totalmente o cabo de ao, pois compromete a vida til do cabo bem como a fixao do mesmo no tambor. OBS:
SO PODE SER OPERADO POR PROFISSIONAL COM TREINAMENTO ESPECIFICO DADO POR PROFISSIONAL HABILITADO.

SEGURANA proibido o uso do guincho para arrastar ou puxar Cargas lateralmente; expressamente proibido transitar ou permanecer sob cargas suspensas, devendo para tanto assegurar o isolamento da rea durante as operaes; Este conjunto foi projetado para elevao de cargas leves, no exceder o limite de carga de 75 Kg, conforme indicado no conjunto;

PROCEDIMENTO PARA MANUTENO DO GUINCHO DE COLUNA REGISTRO DE RESULTADOS As irregularidades identificadas, os resultados de monitorao obtidos (como por exemplo, folgas e desgastes), assim como modificaes de projeto verificadas devem ser registradas em relatrio apropriado e ordenadas segundo a rotina de inspeo. Em qualquer acessrio verificar a existncia de corroso, trincas, deformaes e desgaste. Notas: 1) Recomenda-se que o perodo mximo para inspeo de todos os acessrios seja igual ou inferior a 2 meses; 2) Sempre que um acessrio sofrer uma utilizao anormal ou indevida, o acessrio deve ser separado para inspeo; 3) Durante as inspees devem ser consultados os registros de inspeo anteriores, bem como a documentao relativa rastreabilidade de fornecimento, quando do recebimento de acessrio novo ou transferido para unidade.

LISTA DIRIA DE VERIFICAES PARA GUINCHO DE COLUNA Nome operador Tec. de segurana ITEM DESCRIO
01 - Existe algum vazamento de leo no moto-redutor?

Data Check list

Pavimento

Torre/Bloco A B C

SIM SIM

NO NO

02 - Os comandos de botoeira esto com algum defeito de funcionamento ou estrutural?

03 - O conjunto do ganchos est em perfeito estado de operao e conservao, possui destorcedor do cabo?

SIM

NO

04 - Pinos e contra-pinos esto em boas condies?

SIM

NO

05 - O cabo de ao apresenta algum defeito ou arame rompido?

SIM SIM

NO NO

06 - A rea de movimentao foi sinalizada e isolada ?

07- Os EPI e acessrios adequados esto disponveis ?

SIM
08- A botoeira esta trancada ?

NO

SIM

NO

09- existe livro de registro de manuteno e plano de manuteno preventiva ? SIM SIM SIM NO NO NO

10- O guincho esta aterrado ?


11- O guincho esta corretamente estaiado?

12- O operador habilitado e esta autorizado (recebeu treinamento especifico de acordo com a NR-18 e NR-12) ?
SIM NO

13- A trava do moito esta em perfeito estado de conservao


SIM NO

You might also like