You are on page 1of 43

Padres de Redes Locais

Padres para Redes Locais


Organizaes de padronizao:
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) ANSI (American National Standards Institute). ISO (International Organization for Standardization)

No que se refere s redes locais o projeto IEEE 802 o padro mais importante da rea, tendo sido subseqentemente adotado pela ISO como base para o padro ISO 8802. O projeto IEEE 802 foi iniciado em 1980 com o objetivo de elaborar padres para redes locais e metropolitanas, primariamente para as camadas 1 (fsica) e 2 (enlace) do modelo OSI.
2

Padres para Redes Locais

(cont.)

O comit responsvel pelo projeto referido como IEEE Local and Metropolitan Area Network (LAN/WAN) Standards Committee. O objetivo bsico do comit encorajar o uso de padres. estruturado em subcomits. O comit desenvolve padres para vrios tipos de redes:
802.3, Wireless LAN, Gigabit Ethernet, IEEE 802.16 (Broadband Wireless Metropolitan Area Netwrok (WirelessMAN), etc. Ver http://standards.ieee.org/getieee802/802.16.html

O Projeto IEEE 802


802.1 802.1Q 802.2 802.3 802.3 802.3x 802.3z 802.4 802.5 802.6 802.7 802.8 802.9 802.9a 802.10 802.11 802.15.4 High-level Interface Virtual Bridged LANs (VLAN) Logical Link Control CSMA/CD Fast Ethernet Full Duplex Gigabit Ethernet Token-Passing Bus Token-Passing Ring Metropolitan Area Networks Broadband Technical Advisory Group Fiber Optic Technical Advisory Group Integrated Voice and Data Networks IDoENET (proposed) Network Security Wireless LANs LR-WPANs (Low Rate Wireless Personal Area Networks)
4

O Projeto IEEE 802 x Modelo OSI

Subdiviso da Camada de Enlace


Uma caracterstica importante dos padres do projeto IEEE 802 a subdiviso da camada de enlace do modelo OSI em duas subcamadas:
Controle de enlace Lgico (LLC) Controle de acesso ao meio (MAC)

Esta separao em duas entidades prov um mecanismo para regular o acesso ao meio (MAC) que independente do mtodo usado para estabelecer, manter e terminar o enlace lgico entre as estaes (LLC). Isto permite que o padro LLC possa ser aplicado a vrios tipos de redes.
6

A Subcamada MAC
responsvel por controlar o acesso ao meio de transmisso. Para isso, o protocolo de acesso deve prevenir que duas ou mais estaes enviem dados para a rede simultaneamente. Para as redes 802.3, este mecanismo o protocolo CSMA/CD. Alm do controle do acesso rede, a subcamada MAC tambm responsvel pela movimentao de dados para e da rede. Exemplos de funes de manipulao de frames desempenhadas pela subcamada MAC so: endereamento MAC, reconhecimento do tipo de frame, controle de frames, cpia de frames, etc.
7

Funes da Subcamada MAC


O endereo MAC representa o endereo fsico da estao conectada rede. Este endereo pode estar referenciando uma nica estao, um grupo de estaes (multicast) ou todas as estaes da rede (broadcast). atravs dos endereos MAC que a origem e o destino fsicos dos frames so identificados. A funo de reconhecimento permite que o tipo e o formato do frame possam ser identificados e reconhecidos. A funo de controle de frames adiciona um prembulo e computa uma FCS (frame check sequence) aplicando um algoritmo ao contedo do frame, para fins de controle de erro.
8

Funes da Subcamada MAC (cont.)


Uma vez que o frame chega estao que tem o mesmo endereo que o endereo destino do frame, a estao deve copiar o frame. Esta operao move o contedo do frame para um buffer na placa (interface, adaptadora) de rede (NIC - network interface card). A placa remove alguns campos do frame, como o prembulo e o delimitador de incio de frame (STX), e passa o campo de informao para uma rea de memria predefinida na estao onde a placa est inserida.
9

A Subcamada LLC
A subcamada LLC usada para prover um link entre os protocolos da camada de rede e o controle de acesso ao meio. O link efetivado atravs do uso dos SAPs (Service Access Points). Os SAPs operam de maneira semelhante a uma caixa postal, isto , tanto os protocolos da camada de rede como o controle do enlace lgico tm acesso aos SAPs e podem deixar mensagens um para o outro.
10

A Subcamada LLC (cont.)


Assim como nos correios, cada SAP tem um endereo distinto. Para o LLC, um SAP representa o endereo de um processo da camada de rede; para a camada de rede, um SAP representa o local onde deixar mensagens referentes aos servios de rede requeridos pelas aplicaes. Os frames LLC contm dois campos especiais de endereos, conhecidos como SAP destino (DSAP) e SAP origem (SSAP). O DSAP especifica o processo receptor da camada de rede. O SSAP especifica o processo transmissor da camada de rede.

11

Subcamadas Adicionais
A padronizao de redes de velocidades maiores que 10Mbps resultou em uma subcamada adicional na camada de enlace, alm da subdiviso da camada fsica. No caso das redes Fast Ethernet, por exemplo, esta subdiviso tornou-se necessria pois desejava-se suportar diferentes mdias com um nico padro. Isto requereu da camada fsica ser independente da camada de enlace, pois podem existir diferentes esquemas de codificao para diferentes tipos de mdias de transmisso.

12

Subcamadas Adicionais

(cont.)

Para manter o mesmo o mtodo de acesso provido pelo protocolo CSMA/CD e ao mesmo tempo suportar uso de diferentes mdias e conectores foi introduzida uma subcamada fsica dependente do meio de transmisso. Esta subcamada denominada PMD - Physical MediumDependent Sublayer. Devido ao fato de diferentes esquemas de codificao de dados serem usados para suportar a taxa de 100 Mbps em diferentes tipos de mdia, uma subcamada de codificao fsica tambm foi introduzida. Esta subcamada, denominada Physical Coding Sublayer, define os mtodos de codificao usados para transmitir em diferentes tipos de mdia.
13

Subcamadas Adicionais

(cont.)

Mapear as mensagens desta camada no meio de transmisso resultou nas funes da subcamada PMA - Physical Medium Attachment. J na camada de enlace, uma Reconciliation Sublayer foi introduzida com a finalidade de compatibilizar o sinal da camada fsica com o sinal do MAC.
14

Exemplo: Fast Ethernet

15

O Padro Ethernet - Origens


O incio do desenvolvimento da tecnologia Ethernet ocorreu na Xerox PARC. O sistema resultante, que operava a 2.94 Mbps, conectava 100 computadores num cabo coaxial de 1km e usava o mtodo de acesso CSMA/CD. Conceitos chave da tecnologia (uso de um canal compartilhado e escuta do meio antes da transmisso) foram derivados dos trabalhos pioneiros de acesso por conteno do projeto Slotted-Aloha, uma rede baseada em rdio transmisso desenvolvido na University of Hawaii no incio dos anos 70. O projeto Aloha tambm foi pioneiro na subdiviso da transmisso em frames, que forma a base para as redes de comutao de pacotes atuais.
16

Evoluo do Padro Ethernet


Durante os anos 70, antes da sua explorao comercial, o Ethernet mudou de nome algumas vezes (Alto Aloha Network, Xerox Wire). No incio dos anos 80 a Xerox juntou-se Digital e Intel com o intuito de efetivar o Ethernet (10 Mbps) como um padro industrial de LANs. Este padro chamou-se Ethernet DIX (Blue Book Standard - Ethernet v.1) O protocolo foi revisado em 1982, passando ento a chamar-se definitivamente Ethernet (Ethernet v.2, Ethernet II). Uma forma alterada do protocolo foi depois definido como padro pelo IEEE (802.3) e adotado tambm pela ISO (8802).
17

O que o Padro Ethernet?


O Ethernet um padro para redes locais em barramento, utilizando o mtodo de acesso ao meio por conteno CSMA-CD. A principal diferena entre o DIX Ethernet e o IEEE 802.3 a incluso do cabealho LLC. O padro originalmente desenvolvido foi baseado no uso de cinco componentes de hardware:
Um cabo coaxial; Um transceiver; Um transceiver cable; Um cable tap; Uma interface controladora (controladora Ethernet).

18

Componentes de hardware

Tick Ethernet

IEEE 10BASE-5
5 19

O Cabo Coaxial Grosso


Embora o par tranado seja relativamente barato e fcil de usar, as pequenas distncias entre as tranas funcionam como antenas para a recepo de interferncia eletromagntica e de rdio frequncia (rudo). Isto restringe o seu uso s redes com pequenas distncias. O cabo coaxial foi escolhido poca por ser adequado para interconexo a grandes distncias. O cabo coaxial grosso (tick ethernet), de 50 , possui uma marca a cada 2.5m indicando onde a conexo deve acontecer (distncia mnima entre taps). Um mximo de 100 transceivers podem ser colocados em um nico segmento de rede.
20

Seo de um Cabo Coaxial

21

Redes Ethernet com Cabo Coaxial Grosso

22

O Cabo Coaxial Fino


O segundo tipo de cabo usado em redes Ethernet o coaxial fino (thin ethernet), de 50 , que mais flexvel que o anterior, porm alcana uma distncia de transmisso de apenas 1/3 do cabo grosso. Entretanto, mais barato e usa conectores BNC. Quando o IEEE padronizou as redes 802.3, os cabos coaxiais receberam a denominao 10BASE5 (cabo grosso) e 10BASE2 (cabo fino). Um cabo coaxial deve ser terminado com um conector srie-N (terminador). Este conector evita reflexo eltrica do sinal e tambm age como terra.
23

Conectores BNC e T

24

Terminadores

25

Redes Ethernet com Cabo Coaxial Fino

26

O Transceiver
O transceiver (transmitter-receiver) contm a lgica necessria para transmitir e receber os sinais carregados pelo cabo coaxial. Contm um tap que, quando pressionado contra o cabo, penetra-o e faz contato com o condutor central. Na nomenclatura do IEEE o transceiver conhecido como MAU - Media Attachement Unit. O transceiver responsvel pela deteco da portadora e deteco de coliso. Quando uma coliso detectada o transceiver coloca um sinal especial no cabo (jam), que possui durao suficiente para se propagar no barramento e informar aos outros transceivers que uma coliso ocorreu.
27

O Transceiver

(cont.)

28

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico


O nvel fsico da norma 802.3 pode ser de diferentes tipos. Assim, para proporcionar uma certa independncia relativamente ao nvel MAC este nvel est estruturado em dois sub-nveis:
Physical Signaling (PLS) responsvel por gerar e detectar os sinais eltricos (cdigo manchester, por exemplo). Serve de interface do nvel fsico com o MAC. Esta interface independente do tipo de meio fsico, sinal e codificao utilizada na transmisso. Physical Medium Attachment (PMA) Parte dependente do meio fsico, implementada por uma unidade funcional denominada MAU Medium Access Unit, que se conecta diretamente ao meio, transmite e recebe sinais do meio e identifica colises.

29

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico


Para garantir independncia entre estes dois sub-nveis, a interface entre eles est normalizada, sendo conhecida por Attachment Unit Interface (AUI), normalmente materializada por um conector D de 15 pinos. A interface do PMA com o cabeamento conhecido por MDI (Medium Dependent Interface).

30

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico

31

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico


Os vrios tipos de nvel fsico alternativos para a norma 802.3, so normalmente representadas segundo a seguinte conveno: TTbaseD ou TTbroadD As letras TT so substitudas pela taxa de transmisso nominal em Mbit/s, a letra D substituda pelo comprimento mximo de cada segmento, em centenas de metros. Os segmentos podem ser interligados por repetidores, o comprimento mximo que toda a rede pode ter designado domnio de coliso. As abreviaturas base e broad so utilizadas conforme se trate de banda base (baseband - sinais digitais) ou banda larga (broadband - sinais analgicos).

32

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico

33

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico

34

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico

35

O Padro IEEE 802.3 Nvel Fsico

36

IEEE 802.3 10Base5

37

IEEE 802.3 10Base2

38

IEEE 802.3 10Base-T

39

IEEE 802.3z (Gigabit Ethernet)


1000Base-T (IEEE 802.3ab)
a tecnologia mais vivel, caso a rede possua menos de 100 metros, pois ela utiliza os mesmos cabos par-tranado categoria 6 que as redes de 100 Mbps atuais. Alm de no necessitar a compra de cabos, no so necessrios ajustes maiores para suportar esta tecnologia, e com a utilizao de switches compatveis, podem ser combinados ns de 10, 100 e 1000 megabits, sem que os mais lentos atrapalhem no desempenho dos mais rpidos. Existe o problema da resistncia fsica dos cabos de par-tranado: eles so frgeis, ocasionando, por vrios motivos, a perda de desempenho. Como a taxa de transmisso maior, o ndice de pacotes perdidos acaba sendo muito maior que nas redes 100 megabits. No 1000Base-T o nmero de pares usados difere dos padres anteriores. Ele utiliza os quatro pares disponveis no par tranado; por este motivo, que ele consegue transmitir a 1000 mbps, diferentemente dos que utilizam somente dois pares desse cabo.

1000Base-CX
A tecnologia 1000base-CX o padro inicial para Gigabit Ethernet sobre fio de cobre com alcance de, no mximo, 25 metros. O cabeamento feito com cabos STP (Shielded Twisted Pair ou Par Tranado Blindado). Uado em aplicaes especficas, onde o cabeamento no feito por usurios comuns (ex: IBM BladeCenter usa 1000BASE-CX para conexo Ethernet entre os servidores blade e os mdulos de comutao. 40

IEEE 802.3z (Gigabit Ethernet)


1000BASE-SX (short wavelength)
Esta tecnologia emprega fibras pticas nas redes e recomendada para distncias de at 550 metros. Possui quatro padres de lasers. Com lasers de 50 microns e freqncia de 500 MHz, o padro mais caro, o sinal capaz de percorrer os mesmos 550 metros dos padres mais baratos do 1000Base-LX. O segundo padro tambm utiliza lasers de 50 mcrons, mas a freqncia cai para 400 MHz e a distncia para 500 metros. Os outros dois padres utilizam lasers de 62.5 mcrons e freqncias de 200 e 160 MHz, por isso so capazes de atingir apenas 275 e 220 metros, respectivamente. Pode utilizar fibras do tipo monomodo e multimodo, sendo a mais comum a multimodo (mais barata e de menor alcance).

1000BASE-LX (long wavelength)


Esta a tecnologia mais cara, pois atinge as maiores distncias. Se a rede for maior que 550 m, ela a nica alternativa, sendo capaz de atingir at 5km utilizando-se fibras pticas com cabos de 9 mcrons. Caso se utilize cabos com ncleo de 50 ou 62.5 mcrons, com freqncias de, respectivamente, 400 e 500 MHz, que so os padres mais baratos nesta tecnologia, o sinal alcana at 550 metros, compensando, neste caso, o uso da tecnologia 1000Base-SX, que alcana a mesma distncia e mais barata. A tecnologia 1000baseLX utilizado com fibra do tipo monomodo, por este motivo que ela pode 41 alcanar uma maior distncia em comparao com o padro 1000Base-SX.

IEEE 802.3z (Gigabit Ethernet)

42

IEEE 802.3z (Gigabit Ethernet)

43

You might also like