You are on page 1of 9

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1

Resolues das Atividades


Sumrio
Aula 6 Constituintes orgnicos da clula Protenas..................................... 1 Aula 7 Constituintes orgnicos da clula Protenas catalisadoras Enzimas.... 2 Aula 8 Constituintes orgnicos da clula Vitaminas..................................... 4 Aula 9 Constituintes orgnicos da clula cidos nucleicos......................... 6 Aula 10 Duplicao do DNA, codicao da informao gentica e sntese proteica.................................................................................. 8

Aula 6

Constituintes orgnicos da clula Protenas

Atividades Propostas
01 B Ao se formar uma ligao peptdica, teremos dois aminocidos, ao se formar duas ligaes peptdicas teremos trs aminocidos. Dessa forma, basta somar mais um ao nmero de ligaes peptdicas para obtermos o nmero total de aminocido encontrados na cadeia (no de aminocidos = no de ligaes peptdicas + 1). Logo, como a questo considera uma cadeia com 84 ligaes peptdicas, teremos, ento, 85 aminocidos. Na cadeia de aminocidos que forma um peptdeo ou um polipeptdeo, sempre teremos um grupamento amina em uma extremidade e um grupamento carboxila na outra extremidade. Portanto, aqui temos um grupamento carboxila e um amina.

Atividades para Sala


01 C A estrutura secundria de uma protena formada pela disposio dos aminocidos prximos entre si na cadeia polipeptdica, os quais estabelecem ligaes denominadas pontes de hidrognio entre os grupos NH e C O da cadeia principal. Os dois principais tipos de estrutura secundria so a alfa-hlice e a folha beta pregueada.

02 E As protenas podem diferir umas das outras devido ao nmero, aos tipos e sequncia de aminocidos que as constituem. Consequentemente, apesar de a protena em questo apresentar os mesmos aminocidos na mesma quantidade, as protenas a serem constitudas podem variar se a disposio dos aminocidos na estrutura polipeptdica variar.

02 A Os aminocidos classicados como essenciais ou vitais so aqueles que no so sintetizados pelo organismo, sendo obtidos somente por meio da alimentao.

03 B A gura ilustra o ncleo bsico da estrutura de um aminocido: um carbono alfa ligado diretamente aos grupos amina e carboxila, bem como a um tomo de hidrognio. O outro ligante, denominado radical, constitui o fator de diferenciao dos 20 aminocidos que entram nas protenas biolgicas. So molculas que podem ser produzidas pelos seres vivos; entretanto, poucos so os organismos que possuem a capacidade de sintetizar os 20 aminocidos de que necessitam. Os que faltam so obtidos por meio da alimentao.

03 c A molcula 2 composta por nucleotdeos, molculas que fazem parte da estrutura dos cidos nucleicos DNA e RNA, e as molculas 1 e 3 apresentam aminocidos em sua composio. Logo, aminocidos tm natureza proteica e, como as protenas apresentam uma srie de funes (estrutural, de defesa, transportadora etc.), algumas delas podem apresentar atividade cataltica ou enzimtica, funo desempenhada por certas protenas.

04 C A produo das protenas est relacionada com as sequncias do DNA ativadas para a transcrio. Na maioria das vezes, uma determinada protena pode ser a mesma em indivduos normais da mesma espcie. Entretanto, h casos em que uma alterao no DNA ou defeitos ps-transcricionais podem alterar a sequncia dos aminocidos da protena ou ainda sua estrutura, comprometendo sua funo.

04 C Os anticorpos so protenas (glicoprotenas) especcas sintetizadas por clulas de nosso sistema imunolgico (plasmcitos). Tais protenas atacam molculas estranhas ao corpo, chamadas de antgenos, realizando, dessa forma, a defesa de nosso corpo.

Pr-Universitrio | 1

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
05 B A ligao que permite a unio entre dois aminocidos chamada de ligao peptdica. Essa uma reao de sntese por desidratao que ocorre entre o grupamento amina de um aminocido e o grupamento carboxila do aminocido adjacente. (), ligado a um grupo amina (NH2), um cido carboxlico (COOH), um hidrognio (H) e um grupo varivel, que caracteriza cada protena, chamado de radical (grupo R). 10 III, II, IV, I. I Queratina: protena estrutural ou plstica que forma cabelos, unhas, pelos do corpo, assim como casco e chifres de outros animais. II Insulina: protena que atua como hormnio. Ela sintetizada pelas clulas beta do pncreas e tem por nalidade ativar a entrada de glicose nas clulas. Dessa forma, ela fundamental para controlar a glicemia sangunea. III Miosina: protena contrtil presente em abundncia nas clulas que formam os msculos estriados e lisos e nas protenas em geral, capacitando as primeiras a realizarem a contrao muscular e as outras a alterarem a forma de seu citoplasma, o que pode promover a movimentao da clula. IV Hemoglobina: protena transportadora presente em abundncia no interior das hemcias, dos eritrcitos ou dos glbulos vermelhos. Tem como papel fundamental transportar a maior parte do oxignio no corpo. Entretanto, tambm transporta uma pequena parcela de CO2. A sequncia correta III, II, IV, I.

06 b A falta de alimentao adequada pode levar desnutrio. Uma das sndromes de desnutrio frequente o Kwashiorkor, comum em crianas que, aps o desmame, passam a se alimentar basicamente de carboidratos, havendo severa decincia de protenas. Crianas afetadas apresentam retardo mental, apatia extrema, edema generalizado sob a pele, queda da resistncia contra infeces. O marasmo causado pela ingesta alimentar abaixo da necessria, ou seja, a quantidade de alimento ingerida no suciente para a manuteno das atividades celulares, deixando a criana subnutrida. Isso torna-a muito magra, com musculatura atroada, aparncia envelhecida etc. As outras doenas citadas, anemia, osteomalcia e pelagra podem ser causadas respectivamente pela carncia de ferro, clcio e niacina (vitamina B3).

07 B As protenas so macromolculas formadas por uma sucesso de molculas menores conhecidas como aminocidos, que so os constituintes de uma molcula proteica. O homem, por exemplo, capaz de sintetizar apenas doze dos vinte tipos de aminocidos. Esses doze aminocidos so considerados naturais para a nossa espcie. Os outros oito tipos, os que no sintetizamos, so essenciais e devem ser obtidos de quem os produz (plantas e animais). As protenas facilitam o transporte de substncias (hemoglobina, por exemplo), armazenam energia e protegem contra enfermidades (anticorpos). Os elementos qumicos presentes nas protenas so: carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio e enxofre. Cada protena tem uma funo especca no funcionamento do nosso organismo. Logo, so verdadeiras as armativas: I, III e IV.

Aula 7

Constituintes orgnicos da clula Protenas catalisadoras Enzimas

Atividades para Sala


01 e Certas protenas, denominadas enzimas, atuam como catalisadores biolgicos ou orgnicos. Elas recebem tal denominao pelo fato de serem capazes de diminuir a energia de ativao necessria para a ocorrncia de uma reao qumica, seja esta de sntese ou de degradao.

02 B As substncias que tm a capacidade de acelerar reaes qumicas so chamadas catalisadores. De acordo com a natureza qumica, os catalisadores podem ser considerados inorgnicos, ou no biolgicos, ou ainda orgnicos ou biolgicos. Os catalisadores no biolgicos normalmente apresentam maior tolerncia variao de pH e temperatura. Exemplos: cido clordrico, dixido de mangans. J os catalisadores biolgicos acabam sofrendo a ao dos fatores citados. Protenas do grupo das enzimas e as ribozimas (cidos ribonucleico) so substncias orgnicas com poder cataltico.

08 c A anlise do grco permite concluir que o leite produzido pelos macacos apresenta uma menor quantidade do glicdio lactose e de lipdios, entretanto possui uma maior quantidade de protenas. Como uma das funes das protenas atuar como um nutriente plstico ou estrutural nos seres vivos, caso um macaco seja alimentado com leite humano, acabar recebendo uma menor quantidade de protenas, o que poder comprometer o seu crescimento.

09 C Todas as protenas so construdas a partir de um conjunto bsico de vinte aminocidos, os quais so constitudos por um tomo de carbono, chamado de carbono alfa

03 A Uma temperatura inferior a 20C diminuiria a velocidade com que a reao celular se processaria, pois as enzimas envolvidas na catlise poderiam ter suas atividades comprometidas pela baixa temperatura.

2 | Pr-Universitrio

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
04 D As enzimas so protenas que atuam como catalisadores biolgicos extremamente ecientes. Elas aceleram em mdia 109 a 1012 vezes a velocidade de uma reao qumica. As enzimas so extremamente especcas, sendo essa especicidade relativa a apenas um substrato ou a vrios substratos ao mesmo tempo. Tal especicidade se deve ao stio ou centro ativo, ou seja, se deve ao local no qual o substrato interage com a enzima. (V) As enzimas apresentam um pico de atividade (velocidade mxima de reao) quando so atendidas certas condies de temperatura, pH, concentrao de sais etc. Caso tais fatores no correspondam aos ideias, ocorrem alteraes na estrutura tridimensional (estrutura terciria) da protena causando sua consequente desnaturao. (F) As concentraes da enzima e do substrato afetaro a velocidade inicial de uma reao. (F) As enzimas catalisam as reaes qumicas sem serem consumidas e sem sofrerem alteraes moleculares. 04 c 01 b O processo metablico que gera o talhamento do leite a fermentao anaerbica, realizada por Lactobacillus (bactrias) que digerem a lactose, o principal carboidrato do leite, produzindo cido lctico. O acmulo de cido lctico acidica o meio, gerando a precipitao das protenas que estavam nele dissolvidas. As protenas so substncias orgnicas que podem apresentar papel cataltico, ou seja, podem atuar como enzimas. As enzimas tm a capacidade de acelerar reaes qumicas porque causam uma diminuio da energia de ativao necessria ocorrncia da reao qumica. Elas no so consumidas durante a reao qumica, apresentam pH e temperatura tima de atuao e apresentam especicidade ao substrato devido sua congurao tridimensional (estrutura terciria).

Atividades Propostas

02 a I. (V) Certas protenas atuam como catalisadores biolgicos ou enzimas, ou seja, elas possibilitam que reaes qumicas ocorram mais facilmente, pelo fato de diminurem a energia de ativao necessria reao considerada. II. (V) Muitas enzimas apresentam uma elevada especicidade em relao (s) molcula(s) sobre a qual atuar, chamada de substrato. Dessa forma, para que determinada reao ocorra, necessrio a existncia de uma enzima especca para o(s) substrato(s) que participa(m) da reao. III. (F) Diversos fatores, de origem fsica ou qumica, podem romper as pontes de hidrognio e outras ligaes que mantm a estrutura espacial das protenas. Com a ao desses fatores, as enzimas perdem suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas caractersticas, cessando, assim, a sua atividade biolgica. IV. (F) Os catalisadores biolgicos, como as enzimas de origem proteica, realizam as reaes qumicas sem serem alteradas ou consumidas durante esse processo. 03 V, V, F, V, F, F (V) As enzimas so substncias orgnicas essenciais ao metabolismo celular pelo fato de diminurem a energia de ativao necessria para o incio de uma reao metablica tpica de clula, resultando assim em uma acelerao da velocidade da reao em questo. (V) Pelo fato de a enzima apresentar uma parte da sua estrutura espacial (centro de reao) complementar determinada regio da molcula de substrato. (F) Dentro de certos limites, a velocidade de uma reao enzimtica aumenta com a elevao da temperatura. Entretanto, a partir de determinada temperatura, a velocidade da reao enzimtica diminui acentuadamente.

05 A I. (V) Certas protenas atuam como enzimas, biocatalisadores ou catalisadores biolgicos. Quando atuam na catlise de reaes biolgicas, aceleram a velocidade de determinada reao, sem participar dela como reagente ou produto. II. (V) As enzimas apresentam especicidade devido existncia, na superfcie da molcula desse catalisador, de um local chamado stio de ligao do substrato. Nesse local, a enzima apresenta determinado arranjo tridimensional especial dos aminocidos, que complementar molcula sobre a qual ela atuar, que chamada de substrato. III. (F) No sofrem desgaste estrutural, tampouco perdem a atividade cataltica. IV. (F) Uma enzima pode catalisar uma mesma reao repetidas vezes, desde que haja substrato. 06 A A quantidade de X tende a se manter constante, ou seja, as propores de produo e consumo de X permanecero equilibradas, a m de garantir a ocorrncia da reao completa.

07 V, V, F, F, F (V) A presena de enzimas diminuem a energia de ativao das reaes qumicas, acelerando-as entre 109 a 1012 vezes. (V) Animais pecilotrmicos (peixes, anfbios, rpteis e invertebrados) tm a sua temperatura corprea inuenciada pela temperatura do ambiente. Dessa forma se ocorrer uma diminuio da temperatura ambiente, poder haver uma perda de calor corpreo, desacele-

Pr-Universitrio | 3

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
rando assim as reaes enzimticas, j que estas tm uma correlao com a temperatura. Da mesma forma, se ocorrer uma elevao da temperatura ambiente, o ganho de calor ir acelerar as reaes enzimticas at certo ponto (temperatura tima). Caso o aumento exceda este intervalo de velocidade mxima das reaes, ocorrer desnaturao enzimtica, desacelerao e at interrupo das reaes. (F) Ao sofrerem hidrlise, as enzimas, produzem aminocidos. (F) Mesmo na presena da enzima, ocorrer gasto de energia. Na realidade, a enzima ir apenas diminuir, e no zerar, a energia de ativao necessria para a reao ter incio. (F) A hidrlise enzimtica de molculas orgnicas complexas realizada por catalisadores orgnicos de natureza proteica em presena de gua. 08 c Ao entrar em contato com a gua fervente, a temperatura das espigas foi elevada a um ponto no qual ocorreu a desnaturao das enzimas responsveis pela converso de monossacardeos e dissacardeos, que tm sabor adocicado, no polissacardeo amido, que no tem sabor adocicado. Dessa forma, o processamento trmico em alta temperatura, seguido de rpido resfriamento e conservao em baixa temperatura, preservam o sabor adocicado do milho.

Aula 8

Constituintes orgnicos da clula Vitaminas

Atividades para Sala


01 A As vitaminas lipossolveis so solveis em lipdios ou exigem material lipdico para sofrerem absoro. So exemplos desse tipo de vitaminas: A, D, E e K. No caso da vitamina A, a mesma pode ser acumulada no tecido adiposo e no fgado, e sua falta ou hipovitaminose resulta em problemas na sntese de pigmentos das clulas da retina, resultando no quadro de cegueira noturna.

02 E A exposio da pele humana radiao solar promove a produo de vitamina D. Um dos principais papis dessa vitamina em nosso organismo estimular a absoro de clcio e fsforo no intestino, os quais mantm ossos e dentes em bom estado.

03 B Vitamina A: A decincia de vitamina A causa a xeroftalmia, que caracterizada por olhos secos e difuldade de enxergar, principalmente em ambientes pouco iluminados. Vitamina D: Raquitismo, doena decorrente de tal hipovitaminose e que acaba gerando deformaes sseas devido ao comprometimento do processo de mineralizao ssea durante o crescimento. Vitamina B: A polineurite resulta de um processo inamatrio que acaba afetando nervos sensitivos, motores e autnomos. Vitamina C: O escorbuto uma denominao atribuda a uma sria de alteraes causadas pelo comprometimento da produo de colgeno, afetando assim os tecidos conjuntivos do corpo (sangramento das gengivas, perda de dentes, comprometimento do crescimento sseo, aumento das chances de infeco etc.)

09 B Vrios compostos, chamados inibidores enzimticos, tm a capacidade de diminuir a atividade de uma enzima. A inibio promovida por eles pode ser reversvel ou irreversvel. Os inibidores irreversveis ligam-se no stio ativo da enzima com uma anidade muito alta, impedindo a ligao do substrato. J os inibidores alostricos, caso representado na gura A, no se ligam ao stio ativo do substrato. Existe para estes um stio de ao especco chamado de stio alostrico. Quando se ligam a esse stio, modicam a conformao da enzima, inibindo-a e, consequentemente, reduzem a velocidade da reao.

10 e I. (V) Na ausncia da enzima 1, a fenilalanina ser consumida e acabar sendo acumulada. Alm disso, tal ausncia tambm resultar em decincia na produo das molculas derivadas da fenilalanina, resultando na decincia tpica dessa doena metablica. II. (V) O albinismo uma doena hereditria causada por um gene recessivo, o qual impossibilita que o aminocido tirosina seja metabolizado, impendido assim a sntese do pigmento melanina, que o responsvel pela pigmentao da pele, dos pelos e dos olhos, assim como escamas e penas de outros animais. III. (V) Se o esquema proposto for analisado, a inexistncia da enzima 3 impedir que o cido homogenstico seja convertido em CO2 e H2O.

04 E I. (F) A vitamina D atua como um hormnio fundamental na absoro e na deposio de clcio e fsforo nos ossos. A forma ativa da vitamina D, siologicamente presente no corpo humano, a 1,25 diOHD3 ou vitamina D3 denominada calcitriol. A forma ativa dessa substncia com a exposio da pele ao Sol. II. (V) Na falta de vitamina C, ser comprometida a sntese de colgeno, o que acaba afetando todos os tecidos (propriamento dito, adiposo, cartilaginoso, sseo) conjuntivos do corpo. III. (V) O clcio fundamental para uma srie de processos metablicos das clulas. Dentre esses, podemos citar a formao do impulso nervoso, a liberao de neurotransmissores, a contrao muscular, a coagulao sangunea etc.

4 | Pr-Universitrio

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
IV. (V) Em todos os mamferos, a molcula de hemoglobina uma protena conjugada formada por dois componentes que tm natureza qumica diferente: uma metaloporrina, denominada heme ou grupo heme (grupo prosttico), e uma protena denominada globina. Cada molcula de hemoglobina possui quatro grupos heme (que atribuem a cor vermelha da hemoglobina) e cada um destes contm um tomo de ferro, ligado por unies covalentes aos tomos de nitrognio de uma estrutura heterocclica denominada protoporrina IX. A outra parte da molcula, ou seja, a globina constitui cerca de 96% da estrutura da molcula de hemoglobina e, em todos os mamferos, composta por quatro cadeias polipeptdicas que aparecem como idnticos e . a protena mais abundante no organismo humano (cerca de 25% da massa proteica) processos de cicatrizao e remodelamento sseos so prejudicados, pois todos os tecidos conjuntivos que apresentam tal molcula sofrero alteraes com a falta do colgeno. 04 C A doena cujos sintomas esto apresentados nos versos o escorbuto, que ocorre devido falta de vitamina C, o cido ascrbico, essencial para ativar a enzima proli-hidroxilase, que promove a etapa de hidroxilao na formao da hidroxiprolina, constituinte integral do colgeno. Na ausncia de cido ascrbico, o colgeno formado em praticamente todos os tecidos defeituoso e fraco. A decincia de cido ascrbico por um perodo de 20 a 30 semanas, como a que costumava ocorrer no passado, nas longas viagens de navio, provoca o escorbuto, cujos efeitos so cicatrizao deciente das feridas, parada de crescimento do osso, enfraquecimento das paredes dos vasos sanguneos. J no escorbuto de extrema gravidade, algumas clulas musculares se fragmentam; ocorrem leses nas gengivas, com afrouxamento dos dentes; aparecem infeces na boca; vmitos; evacuao de sangue e hemorragia cerebral. 05 E A vitamina C ou cido ascrbico, por no ser sintetizado por nosso organismo, deve ser ingerida na alimentao, pois essencial dieta humana. 06 V, V, V, F a) (V) os antioxidantes protegem as clulas contra os efeitos danosos dos radicais livres que podem danicar a membrana plasmtica, o DNA etc. b) (V) Ao longo da evoluo humana, ocorreu uma seleo de indivduos com competncia metablica e comportamental que os levou a apresentar uma dieta diversicada (gros, razes, folhagens, frutas, carnes, vsceras etc.) capaz de fornecer todos os nutrientes orgnicos ou no necessrios ao corpo. c) (V) As vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 etc.) so fundamentais para o metabolismo energtico das clulas, portanto, sua falta compromete a produo de ATP e o consequente funcionamento das clulas dos mais diferentes tecidos. d) (F) A vitamina C tem carter cido e, em excesso no organismo, eliminada pela urina, por ser uma vitamina hidrossolvel. 07 a O cido ascrbico, conhecido popularmente como vitamina C, est envolvido em uma srie de funes, como: sntese do colgeno, desenvolvimento do tecido conjuntivo, processo de cicatrizao e recuperao aps queimaduras e ferimentos, resistncia a infeces, absoro do ferro etc. Dessa forma, se o indivduo apresentar uma decincia dessa vitamina, a produo de colgeno, a bra de natureza proteica mais abundante nos tecidos conjuntivos, ser lesada, comprometendo sua integridade.

Atividades Propostas
01 c As vitaminas solveis em lipdios so chamadas de lipossolveis, como o caso das vitaminas A, D, E e K. Devido sua solubilidade em lipdios, doses que excedem o necessrio ao corpo possibilitam que certa quantidade quem acumuladas no tecido adiposo de nosso corpo e at mesmo no fgado. Ao contrrio destas, nas vitaminas hidrossolveis, pelo fato de serem solveis em gua, o excedente resultante de uma dose acima da necessria ao corpo facilmente retirado do organismo por meio da urina. 02 D A anemia (baixa contagem de hemcias ou concentrao de hemoglobina) pode ter vrias causas: falta de certos nutrientes, como ferro (anemia ferropriva) e vitamina C, hemorragias (uxo menstrual intenso, lcera intestinal, traumas, cirurgias etc.), excessiva destruio de hemcias (hemlise) etc. Entre todas as causas de anemia, a mais comum a causada pela decincia nutricional de ferro. Dessa forma, vemos que, apesar de certos vegetais apresentarem ferro, a melhor fonte deste em nossa dieta a carne representada pelo rosbife. Com relao outra doena citada, a osteoporose, ocorre uma descalcicao ssea. Pode-se tentar evitar o desenvolvimento dessa doena ingerir alimentos ricos em clcio, como o leite e seus derivados (manteiga, queijos, iogurte, coalhada etc.). Portanto, dentre os alimentos citados o que apresenta maior quantidade de clcio o queijo prato. 03 D O escorbuto uma doena causada pela falta de vitamina C na dieta. A doena melhor descrita, falada, e popularizada nas viagens martimas do sculo XVI. O escorbuto apresenta como sintomas: inchao e hemorragias nas gengivas, levando queda dos dentes; dores nas articulaes; feridas que no cicatrizam, anemia etc. Essas alteraes ocorrem devido vitamina C atuar como um cofator da enzima prolil-hidrolixase, que faz a hidroxilao do aminocido prolina nas cadeias alfa de colgeno, dando maior rigidez a essa molcula. Como o colgeno

Pr-Universitrio | 5

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1 Constituintes orgnicos da clula cidos nucleicos

08 b Os antioxidantes, como a vitamina C, E e o betacaroteno, so compostos que ajudam a proteger o corpo da formao dos radicais livres. O processo de oxidao ocorre de forma natural em nosso corpo, entretanto, se os radicais livres produzidos por essa atividade no forem anulados, eles iro provocar danos s nossas clulas; acredita-se que esse dano cumulativo o que provoca o envelhecimento e eventualmente a morte. As substncias consideradas antioxidantes so agentes que previnem ou inibem a oxidao. Alm dos processos bioqumicos normais do corpo que liberam radicais livres, fatores como exposio radiao do Sol, a poluentes ambientais, a frmacos, ao tabagismo, ao lcool etc. elevam a sua produo. A vitamina E ou tocoferol um nutriente orgnico essencial ao nosso organismo, pois apresenta como principal funo inibir a ao dos radicais livres. Como essa vitamina lipossolvel, para ser absorvida no intestino ela precisa da presena de lipdios. As principais fontes de vitamina E so: leos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, crtamo, girassol etc.) e o grmen de trigo, sendo que nozes, sementes, gros inteiros e vegetais de folhas verdes tambm fornecem vitamina E. Veja a seguir uma gura que representa a ao antioxidante da vitamina E e C.

Aula 9

Atividades para Sala


01 C I. (V) As bases nitrogenadas formam os cidos nucleicos, os quais participam da constituio das molculas de DNA, que contm a adenina, a timina, a citosina e a guanina, e de RNA, que, alm da adenina, citosina e guanina, apresentam uracila, substituta da timina. II. (F) Adenina e guanina so bases pricas por possurem um duplo anel de tomos de carbono (dois anis heterocclicos). So derivadas de uma substncia chamada purina. III. (V) O acar, pentose ou glicdio encontrado na estrutura dos cidos nucleicos so a desoxirribose, no DNA, e a ribose, no RNA. IV. (F) O cido nucleico que possui um lamento duplo e que est associado a protenas formando os cromossomos o DNA. 02 E I. (V) Cada nucleotdeo formado por trs partes: um grupo fosfato, um acar ou pentose (desoxirribose ou ribose) e uma molcula ou base nitrogenada (adenina, timina, citosina, guanina ou uracila). II. (V) Os nucleotdeos que formam a dupla hlice da molcula de DNA apresentam a formao de pares complementares. So eles: adenina-timina (unidos por uma ligao dupla) e citosina-guanina (unidos por uma ligao tripla). III. (V) Como apresentado no item anterior, caso uma das tas do DNA apresente o nucleotdeo guanina, na outra ta dever ocorrer pareamento com um nucleotdeo de citosina. IV. (V) As ligaes que mantm unidos os nucleotdeos da cadeia de DNA so pontes de hidrognio. Duas pontes de hidrognio so formadas entre adenina e timina, e trs entre guanina e citosina. 03 B I. (V) As bases nitrogenadas denominadas purinas (bases pricas), ou seja, a adenina (A) e a guanina (G) so comuns estrutura do DNA e do RNA. II. (V) Cada cido nucleico constitudo por trs unidades: bases nitrogenadas: adenina, timina, citosina, guanina no DNA, sendo que no RNA a uracila substitui a timina - pentose: que um glicdio de cinco carbonos que no DNA a desoxirribose e no RNA a ribose - grupamento fosfato ou cido fosfrico: o mesmo no DNA ou RNA. III. (F) Normalmente, molculas de DNA so formadas por duas cadeias antiparalelas de polinucleotdeos, em forma de dupla hlice, enquanto o RNA constitudo por apenas uma cadeia de polinucleotdeos.

Papel da vitamina C e da vitamina E nas leses geradas pelos radicais livres.

09 a A vitamina K lipossolvel, principalmente, na coagulao sangunea. As principais fontes de vitamina K so os vegetais e os leos. Alimentos folhosos verde escuro, os preparados base de leo, oleaginosas e frutas como o quiu, o abacate, a uva, a ameixa e o go contm teores signicantes de vitamina K, enquanto os cereais, os gros, os pes e os laticnios possuem teores discretos. Alm dessa vasta fonte exgena, existe produo de tal vitamina em nosso organismo, a partir da atividade da microbiota intestinal (jejuno e leo). 10 B A vacinao no uma forma de combater o beribri, j que uma decincia causada pela carncia de vitamina B1. Por essa razo, as medidas ecientes no combate doena so o incentivo ao cultivo de hortas domsticas e a criao de pequenos animais para o consumo, alm da orientao aos trabalhadores da regio sobre o uso de equipamentos de proteo individual, quando da manipulao de agrotxicos.

6 | Pr-Universitrio

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
04 D O glicognio um polissacardeo formado por monmeros de glicose. Enquanto o DNA e o RNA so cidos nucleicos, molculas formadas por uma pentose (desoxirribose no DNA e ribose no RNA), um fosfato e uma base nitrogenada, que, no caso do DNA, pode ser adenina, guanina, citosina, timina ou, no RNA, uracila.

IV. (V) No processo de traduo, que ocorre no citoplasma das clulas procariontes e eucariontes, a sequncia de bases nitrogenadas do RNA mensageiro (RNAm) dene, de acordo com as trincas ou cdons e o cdigo gentico, a sequncia de aminocidos que formam a cadeia polipeptdica de uma protena. V. (F) A sequncia de bases do RNAm que orienta a incorporao dos aminocidos na formao das protenas. 04 C Os cidos nucleicos so macromolculas formadas por unidades monomricas menores conhecidas como nucleotdeos. A informao gentica que caracteriza uma espcie armazenada na forma de DNA, que est organizado na forma de cromossomos no interior do ncleo celular das clulas eucariticas. Tal informao gentica transmitida s clulas-lhas atravs da transferncia de material gentico de origem paterna e materna, presente no interior dos gametas. Dessa forma, para o indivduo, no caso um super-heri, ter suas caractersticas siolgicas alteradas, ele deveria sofrer modicaes em sua informao gentica, ou seja, nos seus cidos nucleicos.

05 C O conjunto de genes de um organismo dene o seu genoma. O DNA denido por um conjunto de nucleotdeos, sendo o responsvel pela produo de molculas de RNA e, por consequncia, pela produo das protenas. A complexidade dos organismos no est relacionada ao tamanho do genoma. Por exemplo: o genoma do ser humano menor que o genoma do arroz, que possui mais de um bilho de pares de bases. Por isso, o tamanho do genoma no diretamente proporcional ao nmero de protenas produzidas pelo organismo.

06 a Uma molcula de DNA formada pelo encadeamento de nucleotdeos, originando assim uma cadeia polinucleotdica. Estes se encontram unidos por meio de uma ligao fosfodister que ocorre entre o grupo fosfato do carbono 5 da pentose do nucleotdeo e a hidroxila do carbono 3 da pentose adjacente. Dessa forma, as duas armativas esto corretas e, como a ligao fosfodister uma ligao covalente mais forte que as pontes de hidrognio, a segunda frase uma justicativa da primeira.

Atividades Propostas
01 C O DNA constitudo por duas cadeias (tas) helicoidais polinucleotdicas enroladas ao longo de um mesmo eixo e que formam uma dupla hlice. Nele encontramos o glicdio desoxirribose, as bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina) e um grupamento fosfato. Portanto, apenas os itens II e III mencionam aspectos corretos do DNA.

07 A Pareamento tpico das bases nitrogenadas da molcula de DNA obedece ao padro C G e A T, mostrado no item A.

08 A A molcula de DNA formada por uma dupla hlice devido complementaridade entre as bases nitrogenadas, adenina ligando-se a timina e citosina ligando-se a guanina. Assim, h o emparelhamento entre as bases nitrogenadas e formam-se pares de mesmo tipo em todas as espcies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA. Base prica: adenina e guanina. Base pirimdica: citosina, timina e uracila. Por esse motivo, uma das formas distintas de RNA que participa do silenciamento de genes obedece ao padro: bases pirimdicas/bases pricas.

02 B Ao ocorrer a catlise ou digesto de um cido nucleico, os produtos resultantes sero as subunidades que compem a estrutura do DNA, ou seja, um grupamento fosfato, um glicdio (desoxirribose) e as bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina).

09 A

03 B Tanto o DNA quanto o RNA so formados por vrias unidades, que recebem o nome de nucleotdeos. Cada nucleotdeo formado por trs outras molculas: pentose, um glicdio do grupo dos monossacardeos (desoxirribose no DNA e ribose no RNA); fosfato (cido fosfrico); base nitrogenada [adenina, guanina citosina, timina (apenas no DNA) ou uracila (apenas no RNA)].

10 D Usando o nucleotdeo de adenina radioativa no seria possvel diferenciar o DNA e o RNA, j que a adenina um nucleotdeo comum ao DNA e RNA, assim, os resultados no seriam conclusivos. A nica base que exclusiva do DNA a timina e a nica base exclusiva do RNA a uracila.

Pr-Universitrio | 7

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
Alm dos cdons de iniciao e de parada, os restantes 60 cdons so muito mais do que sucientes para codicar os outros 19 aminocidos que entram na composio das protenas celulares e realmente existem repeties. Portanto, dizemos que o cdigo gentico redundante, ou seja, um aminocido pode ser representado por mais de um cdon.

Aula 10
Duplicao do DNA, codicao da informao gentica e sntese proteica

Atividades para Sala


01 F, V, F, V, F (F) Em I, ocorre o pareamento ordenado das bases nitrogenadas (A T / C G). (V) A molcula de DNA tem capacidade de autoduplicao. Quando isso ocorre, cada uma das tas da molcula antiga serve de molde para a sntese de uma nova cadeia complementar. Dessa forma, podemos armar que o processo de duplicao ou replicao do DNA semiconservativo. (F) Em II, h a substituio da timina pela uracila. (V) Em III est sendo representado o processo de traduo. Nesse processo, uma molcula de RNA mensageiro (RNAm) apresenta um cdigo de trincas de nucleotdeo no qual cada uma delas codica determinado aminocido que far parte da estrutura do polipeptdeo o qual est sendo sintetizado. (F) A deleo de um dos pares de bases do DNA, sem dvida, alteraria a sequncia de aminocidos. 02 e A sequncia metablica que ocorre desde o DNA at uma cadeia polipeptdica : leitura da sequncia de DNA especca, produo de RNAm heterogneo no ncleo, sada do RNAm do ncleo e sntese da cadeia polipeptdica no citoplasma.

Atividades Propostas
01 a A correspondncia entre os cdons do RNA mensageiro e os aminocidos por eles determinados constitui o cdigo gentico.

02 D Como todos os protozorios, fungos, vegetais e animais so organismos eucariontes. Portanto, a informao gentica da espcie encontrada no material gentico no interior do ncleo dessas clulas. Se o organismo transgnico ou geneticamente modicado (OGM), ele sofreu, mediante tcnicas de engenharia gentica, alteraes no seu material gentico, como o caso da incluso de uma sequncia de nucleotdeos, ou seja, na introduo de um gene de uma espcie em outra. Ao receber um novo gene, este, ao ser lido, ir produzir um RNA mensageiro.

03 c O cdigo gentico corresponde relao existente entre a sequncia de bases no DNA (ou ADN) e a sequncia de aminocidos de uma cadeia polipeptdica ou protena. Nesse processo, uma das tas da molcula de DNA serve de molde para a transcrio do RNA mensageiro. Este, ento, vai para o citoplasma da clula eucaritica onde, juntamente com os ribossomos, o RNA transportador e uma srie de enzimas, realiza a traduo proteica.

03 D Vrios ribossomos podem trabalhar simultaneamente na traduo de uma nica molcula de RNAm, produzindo mltiplas molculas da protena ao mesmo tempo.

04 b Como o processo de duplicao ou replicao do DNA semiconservativo, ou seja, cada molcula lha gerada apresenta uma ta proveniente da molcula de DNA-me e uma ta recm sintetizada, veremos que, na primeira replicao, cada uma das duas molculas de DNA gerado tero uma ta radioativa e uma ta sem radioatividade. Na segunda replicao, sero geradas quatro molculas de DNA: duas delas tero uma ta radioativa e uma ta sem radioatividade e outras duas molculas apresentaro as duas tas sem radioatividade.

04 D So verdadeiras as armaes I, III e V. O cdigo gentico prov a especicidade da sntese proteica. Voc pode pensar a informao gentica em uma molcula de RNAm como uma srie de palavras de trs letras sequenciais, no sobrepostas. Cada sequncia de nucleotdeos (as trs letras) ao longo da cadeia especca um aminocido particular. Cada palavra de trs letras chamada cdon. O cdon AUG, que codica o aminocido metionina, denominado cdon de iniciao, pois sinaliza o incio da traduo. J os cdons UAA, UAG e UGA so cdons de parada, isto , quando a maquinaria de traduo alcana um deles, a traduo para, e o polipeptdeo liberado do complexo de traduo.

05 b O processo de replicao ou duplicao do DNA ocorre no citoplasma das clulas eucariticas e no ncleo das clulas eucariticas. Nesse processo, uma molcula de

8 | Pr-Universitrio

VOLUME 2 | BIOLOGIA 1
DNA-me origina duas molculas de DNA-lhas idnticas a que as originou, sendo que cada uma dessas apresenta uma ta proveniente do DNA-me e uma ta recm-sintetizada (processo semiconservativo). 06 D Pelo fato de o cdigo gentico ser degenerado, ou seja, devido a todos os aminocidos, exceto a metionina e o triptofano, possurem mais de um cdon, se o cdon UGG do triptofano tiver a segunda base substituda por citosina, teremos o novo cdon UCG. Observe que este cdon codica o aminocido serina, resultando na substituio do triptofano por serina na cadeia polipeptdica. nadas formariam uma linguagem em cdigo e que cada cdigo corresponderia a um aminocido. Assim, surgiu a expresso cdigo gentico. Portanto, a partir da tabela de cdons citada na questo, podemos concluir que a sequncia polipeptdica Leu - Gly - Glu - Thr - Arg - Gln - Glu poder ter sido traduzida a partir do RNA mensageiro: UUA - GGG - GAG - ACU - CGG - CAG - GAG. Os outros itens mostram relaes dos cdons com o polipeptdeo traduzido incorreto.

10 D I. (V) Durante o alongamento de uma ta de DNA, os novos cidos nucleicos so acrescentados por meio da fuso do grupamento fosfato (extremidade 5) com a pentose ou acar. II. (V) A interao entre a enzima RNA polimerase com uma das tas de DNA durante o processo de transcrio tambm ocorre entre o grupamento fosfato (extremidade 5) com a pentose ou acar, seguindo o sentido 5 3. III. (F) Na unio entre os aminocidos, ou seja, nas ligaes peptdicas, ocorre entre eles a associao entre o grupo amina de um aminocido com o grupo carboxila do outro.

07 V, F, V, V, V (V) A gura representa um polirribossomo, ou seja, vrios ribossomos que traduzem simultaneamente o mesmo RNAm, originando vrias protenas iguais. (F) Os ribossomos esto se movendo da parte de cima para a parte de baixo do esquema (visualizar o gradativo crescimento da cadeia polipeptdica no sentido indicado). (V) No possvel visualizar no esquema a presena do RNA transportador (RNAt), que responsvel por fornecer os aminocidos ao ribossomo de acordo com as trincas do RNA mensageiro. (V) Os ribossomos encontrados na superfcie do retculo endoplasmtico rugoso ou granuloso esto organizados na forma de polirribossomos. (V) Quanto maior for o RNA mensageiro, maior ser a quantidade de trinca que codicam, cada uma delas, um aminocido. 08 a A questo fornece a sequncia de aminocidos serina-tirosina-cistena-valina-arginina, duas trincas de RNA que codicam cada um dos aminocidos, alm da porcentagem de bases nitrogenadas presentes no RNAm. Com isso, deve-se, a partir das respectivas trincas de cada um dos 5 aminocidos, obter a sequncia do DNA que serviu de molde para a formao do RNA, levando em conta principalmente que tal sequncia desprovida de citosina. Logo, teremos que descartar as trincas de RNA AGC (serina), UGC (cistena), CGA (arginina), pois ocorre 0% de citosina nas trincas de RNA.
AMINOCIDOS Trincas de RNA (cdons) desprovidas de citosina DNA-molde TCA ATA ACA CAA TCC AGU UAU UGU GUU AGG SERINA TIROSINA CISTENA VALINA ARGININA

09 D Se considerarmos que cada base nitrogenada codica um aminocido, s poderiam existir quatro aminocidos, mas existem vinte. Foi proposto, ento, que as bases nitroge-

Pr-Universitrio | 9

You might also like