You are on page 1of 4

Mensagem aos Mdiuns - Emmanuel / Chico Xavier

Venho exortar a quantos se entregaram na Terra misso da mediunidade, afirmando-lhes que, ainda em vossa poca, esse posto o da renncia, da abnegao e dos sacrifcios espontneos. Faz-se mister que todos os Espritos, vindos ao planeta com a incumbncia de operar nos labores medinicos, compreendam a extenso dos seus sagrados deveres para a obteno do xito no seu elevado e nobilitante trabalho. Mdiuns! A vossa tarefa deve ser encarada como um santo sacerdcio; a vossa responsabilidade grande, pela frao de certeza que vos foi outorgada, e muito se pedir aos que muito receberam. Faz-se, portanto, necessrio que busqueis cumprir, com severidade e nobreza, as vossas obrigaes, mantendo a vossa conscincia serena, se no quiserdes tombar na luta, o que seria crestar com as vossas prprias mos as flores da esperana numa felicidade superior, que ainda no conseguimos alcanar! Pesai as consequncias dos vossos mnimos atos, porquanto preciso renuncieis prpria personalidade, aos desejos e aspiraes de ordem material, para que a vossa felicidade se concretize.

Felizes daqueles que, saturados de boa-vontade e de f, laboram devotadamente para que se espalhe no mundo a Boa Nova da imortalidade. Compreendendo a necessidade da renncia e da dedicao, no repararam nas pedras e nos acleos do caminho, encontrando nos recantos do seu mundo interior os tesouros do auxlio divino. Acendem nos coraes a luz da crena e das esperanas, e se, na maioria das vezes, seguem pela estrada incompreendidos e desprezados, o Senhor enche com a luz do seu amor os vcuos abertos pelo mundo em suas almas, vcuos feitos de solido e desamparo.

Infelizmente, a Terra ainda o orbe da sombra e da lgrima, e toda tentativa que se faz pela difuso da verdade, todo trabalho para que a luz se esparja fartamente encontram a resistncia e a reao das trevas que vos cercam. Dai nascem as tentaes que vos assediam, e partem as ciladas em que muitos sucumbem, falta da orao e da vigilncia apregoadas no Evangelho.

QUEM SO OS MDIUNS NA SUA GENERALIDADE Os mdiuns, em sua generalidade, no so missionrios na acepo comum do termo; so almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram, sobremaneira, o curso das leis divinas, e que resgatam, sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso. O seu pretrito, muitas vezes, se encontra enodoado de graves deslizes e de erros clamorosos. Quase sempre, so Espritos que tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligncia, e que regressam ao orbe terrqueo para se sacrificarem em favor do grande nmero de almas que desviaram das sendas luminosas da f, da caridade e da virtude. So almas arrependidas que procuram arrebanhar todas as felicidades que perderam, reorganizando, com sacrifcios, tudo quanto esfacelaram nos seus instantes de criminosas arbitrariedades e de condenvel insnia.

AS OPORTUNIDADES DO SOFRIMENTO As existncias dos mdiuns, em geral, tm constitudo romances dolorosos, vidas de amargurosas dificuldades, em razo da necessidade do sofrimento reparador; suas estradas, no mundo, esto repletas de provaes, de continncias e desventuras. Faz-se, porm, necessrio que reconheam o ascetismo e o padecer, como belas oportunidades que a magnanimidade da Providncia lhes oferece, para que restabeleam a sade dos seus organismos espirituais, combalidos nos excessos de vidas mal orientadas, nas quais se embriagaram saciedade com os vinhos sinistros do vicio e do despotismo.

Humilhados e incompreendidos, faz-se mister que reconheam todos os benefcios emanantes das dores que purificam e regeneram, trabalhando para que representem, de fato, o exemplo da abnegao e do desinteresse, reconquistando a felicidade perdida.

NECESSIDADE DA EXEMPLIFICAO Todos os mdiuns, para realizarem dignamente a tarefa a que foram chamados a desempenhar no planeta, necessitam identificar-se com o ideal de Jesus, buscando para alicerce de suas vidas o ensinamento evanglico, em sua divina pureza; a eficcia de sua ao depende do seu desprendimento e da sua caridade, necessitando compreender, em toda a amplitude, a verdade contida na afirmao do Mestre: Dai de graa o que de graa receberdes.

Devendo evitar, na sociedade, os ambientes nocivos e viciosos, podem perfeitamente cumprir seus deveres em qualquer posio social a que forem conduzidos, sendo uma de suas precpuas obrigaes melhorar o seu meio ambiente com o exemplo mais puro de verdadeira assimilao da doutrina de que so pregoeiros.

No devero encarar a mediunidade como um dom ou como um privilgio, sim como bendita possibilidade de reparar seus erros de antanho, submetendo-se, dessa forma, com humildade, aos alvitres e conselhos da Verdade, cujo ensinamento est, frequentemente, numa inteligncia iluminada que se nos dirige, mas que se encontra igualmente numa provao que, humilhando, esclarece ao mesmo tempo o esprito, enchendo-lhe o ntimo com as claridades da experincia.

O PROBLEMA DAS MISTIFICAES O problema das mistificaes no deve impressionar os que se entregam

s tarefas medinicas, os quais devem trazer o Evangelho de Jesus no corao. Estais muito longe ainda de solucionar as incgnitas da cincia esprita, e se aos mdiuns, s vezes, torna-se preciso semelhante prova, muitas vezes os acontecimentos dessa natureza so tambm provocados por muitos daqueles que se socorrem das suas possibilidades.

Tende o corao sempre puro. com a f, com a pureza de intenes, com o sentimento evanglico, que se podem vencer as arremetidas dos que se comprazem nas trevas persistentes. preciso esquecer os investigadores cheios do esprito de mercantilismo!... Permanecei na f, na esperana e na caridade em Jesus - Cristo, jamais olvidando que s pela exemplificao podereis vencer.

APELO AOS MDIUNS Mdiuns, ponderai as vossas obrigaes sagradas! preferi viver na maior das provaes a cairdes na estrada larga das tentaes que vos atacam, insistentemente, em vossos pontos vulnerveis.

Recordai-vos de que preciso vencer, se no quiserdes soterrar a vossa alma na escurido dos sculos de dor expiatria. Aquele que se apresenta no Espao como vencedor de si mesmo maior que qualquer dos generais terrenos, exmio na estratgia e tino militares. O homem que se vence faz o seu corpo espiritual apto a ingressar em outras esferas e, enquanto no colaborardes pela obteno desse organismo etreo, atravs da virtude e do dever cumprido, no saireis do crculo doloroso das reencarnaes.

You might also like