You are on page 1of 8

ENFRENTAR AS DROGAS. COMPROMISSO DE TODOS.

CRACK, POSSVEL VENCER.


O uso de drogas uma realidade em muitos pases e est relacionado a um conjunto de fatores culturais, histricos, econmicos e sociais. A questo exige uma abordagem abrangente, que considere sua complexidade e a realizao de aes articuladas, contemplando a preveno do uso, o enfrentamento ao trco de drogas e, sobretudo, o cuidado ao usurio. nessa perspectiva que o Governo Federal integra suas diversas polticas pblicas e chama a sociedade para se unir em torno do desao de resgatar usurios e dependentes e conscientizar a populao sobre os perigos do uso das drogas. As aes sero desenvolvidas em parceria com os estados e municpios, com compartilhamento de compromissos e responsabilidades. No Governo Federal, essas estratgias sero coordenadas pelos ministrios da Sade e da Justia, com a participao dos ministrios do Desenvolvimento Social e Combate Fome e da Educao, e tero como diretrizes:

- Desenvolvimento de aes especcas para as diferentes necessidades dos usurios nas reas de sade, assistncia social, educao e segurana pblica; - Monitoramento intensivo das aes para acompanhamento da sua execuo, incluindo a realizao de pesquisas e desenvolvimento de novos indicadores. As estratgias esto organizadas nos eixos Preveno, Cuidado e Autoridade, e tm como principais objetivos: - Preveno do uso de drogas com aes de educao, disseminao da informao e capacitao; - Ampliao da oferta e qualicao de servios de sade para tratamento e ateno aos usurios e seus familiares; - Enfrentamento ao trco e ao crime organizado e promoo de espaos urbanos seguros, com policiamento ostensivo em locais de concentrao de uso do crack.

PREVENO
A preveno do uso de crack e outras drogas contar com a atuao de todos: famlia, prossionais, gestores e lideranas. Por este motivo, o plano ofertar capacitaes voltadas aos estados e municpios, para que possam intervir de forma mais ecaz na preveno, tratamento e reinsero social de usurios e dependentes. Neste sentido, sero ofertadas capacitaes para prossionais das redes de sade, assistncia social, educao e segurana pblica, lderes comunitrios e religiosos, conselheiros municipais e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Esto previstas, ainda, aes diretas com estudantes e educadores nas escolas pblicas, alm de campanhas de utilidade pblica, site interativo na internet www.brasil.gov. br/enfrentandoocrack e servio telefnico 24 horas Viva Voz 0800 510 0015 , para a divulgao de informaes e orientaes sobre o tema.

CUIDADO
Os dependentes de crack e suas famlias precisam de apoio, ateno e cuidados adequados. Por isso, sero ampliados os servios no Sistema nico de Sade SUS e fortalecidas parcerias com outras reas para proporcionar acesso e atendimento de qualidade aos dependentes e seus familiares. As equipes dos Consultrios na Rua sero multiplicadas e iro, acompanhadas de equipes da rede de assistncia social, oferecer ajuda aos dependentes, numa abordagem humanizada. Em toda a rede SUS, os prossionais estaro preparados para atender s urgncias decorrentes do uso do crack e iniciar o tratamento, fazendo ponte com os servios especializados. Sero implantados novos Centros de Ateno Psicossocial, lcool e outras Drogas CAPS-AD e os horrios de atendimento sero estendidos para 24 horas. Sero ampliadas tambm as vagas de internao hospitalar nas enfermarias especializadas e nas entidades da sociedade civil habilitadas pelo SUS. Tambm ser oferecido acolhimento prolongado em servios residenciais e comunidades teraputicas, as quais podero contar com suporte de equipes de ateno bsica. Mais do que cuidar da dependncia, ser preciso proporcionar a reinsero social. As redes de sade e de assistncia social buscaro parcerias com outras reas para garantir aos usurios e dependentes de drogas o pleno exerccio da cidadania.

AUTORIDADE
O eixo Autoridade prev aes para diminuio da presena do crack na sociedade. A ideia buscar a desconstruo da rede de narcotrco, com atuao integrada das polcias Federal, Rodoviria Federal, Civil e Militar. Nos estados e no Distrito Federal, haver ainda a articulao das polcias estaduais para aumentar a segurana em locais de concentrao de uso do crack e de outras drogas, com policiamento ostensivo, de proximidade, associado ao acompanhamento da rea por videomonitoramento. A revitalizao das reas e a melhoria do convvio social sero promovidas por meio da recuperao dos espaos, da mobilizao comunitria nessas regies e da implantao de espaos urbanos seguros.

CoM a uNio de GoVerNoS e Sociedade, PoSSVeL VeNcer.

www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack

Ministrio da Educao Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Ministrio da Justia Ministrio da Sade

You might also like