You are on page 1of 20

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Revista Eletrnica do Mestrado em Educao Ambiental

Revista do PPGEA/FURG-RS

ISSN 1517-1256

Programa de Ps-Graduao em Educao Ambiental

Sobre a tica ambiental na formao do bilogo


Dlia Melissa Conrado1 Charbel Nio El-Hani2 Nei de Freitas Nunes-Neto3
Resumo: Na formao do bilogo, o acmulo de conhecimento cientfico sobre os problemas ambientais no suficiente para uma plena contribuio deste profissional no enfrentamento dos desafios contemporneos relativos crise ambiental. O ensino e a aprendizagem de contedos de tica ambiental podem auxiliar a prtica cotidiana do bilogo, sendo importante para uma tomada de deciso socialmente responsvel em sua atividade profissional. Realizamos uma discusso sobre a relevncia da tica ambiental na abordagem de problemas ambientais no ensino superior de biologia, com o propsito de ampliar a formao do bilogo e sua percepo sobre o exerccio da profisso. Nesse contexto, fornecemos alguns exemplos de aplicao de conhecimentos relativos tica ambiental em diversas disciplinas do currculo superior de biologia. Palavras-chave: tica ambiental; ensino superior de biologia; crise ambiental. Abstract: Considering the biologists formation, the accumulation of scientific knowledge about environmental problems is not enough for a full contribution of this professional in dealing with contemporary challenges relate to the environmental crisis. The teaching and learning process of environmental ethics could help the everyday biologists practice, once it is important for a responsible decision making in his/her professional activity. We conducted a discussion on the relevance of the environmental ethics approach in the environmental problems related to undergraduate biology course, aiming to improve the biologists formation and perception of the profession. In this context, we provide some examples of application of knowledge relating to environmental ethics in the undergraduate biology curriculum. Keywords: environmental ethics; biology teaching; environmental crisis.

Introduo
1

Mestre e Doutoranda em Ecologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, dalia.ufba@gmail.com, Laboratrio de Ensino, Filosofia e Histria da Biologia (LEFHBIO). 2 Doutor em Educao (USP, 2000), Professor Associado, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, Departamento de Biologia Geral, charbel.elhani@gmail.com, Laboratrio de Ensino, Filosofia e Histria da Biologia (LEFHBIO). 3 Doutor em Ecologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, Departamento de Biologia Geral, nunesneto@gmail.com, Laboratrio de Ensino, Filosofia e Histria da Biologia (LEFHBIO).

120
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

Os problemas ambientais4 contemporneos, como a perda de biodiversidade, a poluio e as alteraes climticas, e at mesmo algumas propostas para sua superao, como o uso de tecnologias alternativas, o consumo responsvel ou a reutilizao de materiais, so de conhecimento geral da sociedade. Apesar disso, esses problemas permanecem (e, por vezes, so at amplificados) e o movimento em direo sustentabilidade ambiental5 caminha a passos lentos (COLYVAN et al., 2004). Geralmente, consideramos que os bilogos6 so profissionais capacitados para lidar com os problemas ambientais, no apenas estudando-os, mas tambm contribuindo para evit-los ou ameniz-los. Por exemplo, bilogos participam da elaborao e da execuo de Estudos de Impacto Ambiental, de Planos de Recuperao de reas Degradadas, de atividades de Educao Ambiental, de Monitoramento de Poluio Ambiental, entre outros. No entanto, na formao do bilogo, a abordagem dos problemas ambientais ainda predominantemente tcnico-cientfica, ou seja, privilegia o conhecimento sobre os resultados da cincia (usualmente com desvalorizao da aprendizagem sobre os processos histricos e os aspectos filosficos da construo do conhecimento cientfico), sem uma contextualizao quanto realidade social (JOHANSEN; HARRIS, 2000; SANTOS; MORTIMER, 2002; LEMES; SOUZA; CARDOSO, 2008). Contedos relevantes, como aqueles relativos tica7, muitas vezes esto ausentes e, quando a tica aprendida em cursos de biologia, isso geralmente se limita a anlises sobre fraudes na atividade cientfica ou problemas relacionados gentica e biotecnologia (COMSTOCK, 2003) ou so restritos biotica na experimentao com humanos (SCHEID, 2006).

Problemas ambientais so complexos e possuem dimenses variadas associadas a aspectos polticos, sociais, culturais, econmicos etc. Aqui no pretendemos, nem poderamos, abordar todas essas dimenses. Deste modo, enfocaremos preponderantemente os aspectos dos problemas ambientais que esto associados ao conhecimento das cincias biolgicas, j que a formao do bilogo como tal considera preponderantemente conhecimentos da biologia que lhe sero teis para sua atuao profissional. 5 Consideramos aqui o conceito de sustentabilidade ambiental proposto por Holland (2001) e Heimbecher (2011), que implica um desenvolvimento humano que no prejudique o desenvolvimento das futuras geraes, o que inclui ainda o estabelecimento de uma tica intergeracional. Esta tica prioriza uma reavaliao do que se entende por qualidade de vida, bem como dos valores e das atitudes que orientam nossos juzos e aes, no sentido de integrar melhor as relaes entre sociedade, ambiente e economia. 6 Cabe notar um ponto trivial, mas relevante: o bilogo aqui considerado desde sua condio de profissional das cincias da vida, isto , professor, tcnico e cientista, assim como tambm na sua condio, logicamente anterior, de cidado, isto , como um sujeito que participa da vida coletiva, com conscincia crtica de seu papel nas interaes sociais (FERREIRA, 1993), o que no necessariamente depende da sua condio profissional. 7 tica compreendida aqui como a parte da filosofia que estuda formas de justificar racionalmente a vida moral, alm de analisar valores morais (SKORUPSKI, 2007).

121
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

Os fundamentos da tica e a sua importncia na vida profissional e cidad em geral no so abordados nas salas de aula dos cursos superiores de biologia. Ainda h, na formao do cientista, pouca nfase no juzo moral que cabe sobre o uso, os fins, os interesses e as consequncias sociais da cincia (FOUREZ, 1995; SNCHEZ VZQUEZ, 2002; SANTOS, 2004; GUIMARES; CARVALHO; OLIVEIRA, 2010). Na maioria dos casos, no h (...) considerao dos princpios bsicos da tomada de deciso tica ou das implicaes sociais da investigao biolgica (...) (JOHANSEN; HARRIS, 2000, p.352). Em suma, podemos dizer que, geralmente, a abordagem tica na formao do bilogo ainda geralmente restrita anlise de problemas biomdicos, sem aprofundamento sobre contedos filosficos (DRIA; MOREIRA, 2011). Deste modo, os bilogos em formao aprendem contedos tericos, bases empricas, mtodos e mesmo aspectos econmicos (FERREIRA et al., 2007), mas so escassas as discusses filosficas dos problemas ambientais. Estas seriam importantes para uma formao tica do cientista, visando ampliar sua ao ao lidar com esses problemas (FOUREZ, 1995; LACEY, 2011). Mesmo em disciplinas de educao ambiental nas quais se prev conscientizao ambiental do educador e formao de multiplicadores , contedos e discusses sobre tica ainda tm sido, geralmente, limitados a ticas antropocntricas, isto , ticas que consideram o ser humano como nico objeto de considerao moral (JOHANSEN; HARRIS, 2000; KNOCH, 2004). Em investigaes sobre como a abordagem da tica em aulas de biologia, como vemos nos trabalhos de Alves; Caldeira (2005) e Silva; Krasilchik (2009), tem sido discutida a falta de nfase sobre contedos relativos biotica e s ticas antropocntricas, ou dificuldades do ensino de tica. Deste modo, particularmente a tica ambiental se encontra, de certa forma, negligenciada mesmo em investigaes sobre o papel da tica na formao do bilogo. Nesse contexto, nosso objetivo discutir a importncia de contedos de tica ambiental na abordagem de problemas ambientais no ensino superior de biologia, como meio de contribuir para uma formao mais ampla dos bilogos, que crie condies para sua atuao como sujeitos mais conscientes de seus prprios valores e da natureza, bem como das consequncias de suas aes, seja no exerccio da profisso ou como cidados. Para isso, iniciaremos com uma breve descrio da abordagem dos problemas ambientais nos cursos de biologia e da considerao insuficiente de conhecimentos de natureza tica na formao de cientistas e educadores neste campo do conhecimento. Em seguida, apontaremos como o ensino na perspectiva Cincia-Tecnologia-Sociedade-Ambiente
122
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

(CTSA), por incluir aspectos ticos da relao entre cincia, tecnologia, sociedade e ambiente, reconhece e valoriza a importncia de outros conhecimentos alm do cientfico para uma Tomada de Deciso Socialmente Responsvel8 (TDSR). No contexto do ensino CTSA, a insero de contedos de tica ambiental trata-se de um modo de contribuir para uma formao mais completa e crtica do bilogo, capacitando-o melhor para lidar com os problemas ambientais. Isso nos levar a uma caracterizao da tica ambiental e de como esta se relaciona com os problemas ambientais. Por fim, abordaremos alguns exemplos de aplicao de contedos da tica ambiental em diversas disciplinas do currculo superior de biologia.

Abordagem de problemas ambientais no ensino superior de biologia Problemas ambientais podem ser entendidos como danos ao ambiente em diferentes escalas e amplitudes, que afetam a qualidade de vida humana, e possuem natureza, causas, solues e implicaes multidimensionais: econmicas, tecnolgicas, ticas etc. (JAMIESON, 2010). Eles comearam a ser percebidos socialmente no final da dcada de 1960 e incio da dcada de 1970, durante o movimento ambientalista, e seu agravamento caracterizou a crise ambiental, que ainda hoje se mantm (CARSON, 2002[1962]). Os estudantes de biologia, durante sua formao, se deparam com discusses variadas sobre como a cincia pode contribuir para a soluo desses problemas. A partir de conhecimentos sobre filogentica, interaes entre organismos e meio, poluio, comportamento animal etc., espera-se que o bilogo participe da busca de solues para esses problemas (BRASIL, 1979). Esses conhecimentos configuram-se de fato como fundamentais para a ao dos bilogos, mas apenas a aquisio daqueles insuficiente para que esses profissionais possam contribuir para a melhoria da situao ambiental atual. Isso porque, para que isso possa ocorrer, preciso ir alm de contedos conceituais, considerando tambm contedos atitudinais e procedimentais (KRASILCHIK, 2008). Alm disso, a prpria aplicao dos conhecimentos cientficos e tcnicos exige uma anlise tica, porque a ao do cientista no determinada com base apenas na relevncia do conhecimento cientfico ou no benefcio do produto cientfico para a sociedade (AULER; BAZZO, 2001). Quando se acredita que apenas a dimenso cientfica suficiente para a resoluo de problemas ambientais, h uma limitao da percepo das
8

Uma tomada de deciso socialmente responsvel pode ser caracterizada como uma deciso ou ao do indivduo com conscincia de seu papel na sociedade, e com compromisso de cooperao e coresponsabilidade social, na busca de melhor qualidade de vida em termos coletivos, e no apenas individuais (SANTOS; MORTIMER, 2001; CONRADO et al., 2011).

123
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

aes do cientista e das consequncias destas para a sociedade (JOHANSEN; HARRIS, 2000; SNCHEZ VZQUEZ, 2002). Isso tambm favorece a propagao de uma viso ingnua sobre o que constitui a atividade cientfica na educao, na mdia e na sociedade em geral (GIL-PREZ et al., 2001). Por exemplo, o desenvolvimento de uma nova rea de pesquisa influenciado no apenas pelos dados coletados, ou por um bom modelo explicativo ou preditivo, mas tambm pela posio social da(s) equipe(s) que desenvolve(m) aquela rea, sua capacidade poltica de obter investimentos, sua situao dentro das relaes sociais internas comunidade cientfica etc. (KUHN, 2006). Assim, os caminhos da cincia no dependem apenas de fatores internos prpria atividade cientfica (associados previso, explicao e construo de modelos etc.), pois, alm desses fatores, esto presentes tambm fatores externos atividade cientfica (GIL-PREZ et al., 2001), como aqueles associados a fontes de financiamento, influncia do poder poltico, militarismo, que colocam em maior evidncia a dimenso tica das aes do cientista. Se o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e a sua aplicao nos problemas ambientais dependem de consideraes cientficas, mas tambm polticas, econmicas, culturais, e, aliado a isso, tambm valores, comportamentos, interesses e regras sociais, necessria uma preocupao sobre juzos ticos (LACEY, 2010; 2011). No caso dos problemas ambientais, as decises sobre os avanos e o uso da cincia envolvem valores morais do cientista e da sociedade, que devem ser analisados a partir da tica (MARCOS, 2002; JAPIASS, 1986). Um exemplo disso pode ser encontrado no uso de DDT (um produto tecnolgico da cincia do sc. XX) que rapidamente se percebeu como causador de problemas ambientais. E tais problemas esto associados ao modo como a natureza considerada moralmente. Outro exemplo pode ser encontrado nos casos de geoengenharia, isto , intervenes e manipulaes intencionais, em grande escala no sistema climtico, visando o benefcio da humanidade, como, por exemplo, enterramento geolgico de carbono ou fertilizao ocenica a fim de aumentar as taxas de fotossntese e captura de CO2 (BALA, 2009). Contudo, tal enfoque exclusivo na tecnologia negligencia o fato de que, para uma soluo satisfatria do problema do aquecimento global, deve haver tambm uma preocupao com valores morais e aes individuais e coletivas da sociedade, em sua relao com a natureza, ao longo da histria. Por esta razo, a capacitao do bilogo deve ir alm de uma formao tcnica e apoltica, sendo necessrio desenvolver tambm a reflexo sobre as implicaes sociais, econmicas, polticas de sua atividade, para assim enfrentar as significaes humanas de
124
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

suas vidas profissionais (FOUREZ, 1995, p.24). Tais aspectos podem ser assumidos por uma perspectiva de ensino CTSA, que abordaremos a seguir.

A perspectiva CTSA na formao de bilogos Podemos considerar o ensino sob a perspectiva CTSA como uma abordagem curricular que inclui um aprofundamento sobre a natureza da cincia, seu papel na sociedade, e implicaes sociais e ticas do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, alm de contedos para a melhoria da capacidade de participao ativa de cidados crticos e reflexivos sobre os problemas ambientais (SANTOS, 2011; CONRADO; El-HANI, 2010). No ensino sob a perspectiva CTSA, o conhecimento cientfico considerado to importante como outros conhecimentos para as decises do estudante e sua participao nas discusses sobre os problemas socioambientais (SCHREINER; SJBERG, 2004). Essa abordagem critica o modelo desenvolvimentista, busca combater o mito do cientificismo9 e a valorizao da cincia como fonte nica do conhecimento, tambm salientando a contribuio de outras formas de conhecimentos, como filosficos e histricos, na formao dos cidados (VAZ; FAGUNDES; PINHEIRO, 2009). No ensino superior de biologia, a perspectiva CTSA pode contribuir para a formao de cidados responsveis e participativos quanto aos problemas socioambientais, conscientes de influncias, limites e controvrsias da cincia e seus resultados, alm de mostrarem capacidade de percepo e anlise de questes ticas da sua profisso (ZENI; MORAES; PINHEIRO, 2009; ALVES; CALDEIRA, 2005; FREITAS; SOUZA, 2004). Isso porque o estudante ter contato com discusses que normalmente no se apresentam no ensino quando este se limita aos contedos cientficos, como veremos nos exemplos abaixo. Alm disso, os problemas ambientais podem ser considerados questes sciocientficas (QSC) que permitem a mobilizao de um raciocnio tico sobre valores e juzos morais (LIMA, 1999; RATCLIFFE; GRACE, 2003). QSC so problemas controversos e interdisciplinares, que demandam aprofundamento e contextualizao histrica, filosfica e social, alm dos conhecimentos cientficos para avaliar a situao9

Por cientificismo, entende-se como uma viso da cincia a partir de trs perspectivas: neutralidade cientfica (cincia livre de controvrsias e interesses); salvacionismo tecnolgico (cincia benfica e disponvel aos problemas da humanidade); determinismo (conhecimento cientfico verdadeiro e inquestionvel). Essas perspectivas supervalorizam a cincia, o que pode distanci-la de necessidades e valores da sociedade (CONRADO; EL-HANI, 2010). Cobern; Loving (2001) consideram, por sua vez, o cientificismo como a hegemonia cultural da cincia, ou seja, o domnio da arena pblica pela cincia, como se todos os outros discursos fossem de menor valor.

125
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

problema (SADLER; ZEIDLER, 2004). Por sua prpria natureza, as QSC so utilizadas como base terica para atividades pedaggicas no mbito de ensino CTSA (SANTOS, 2011). Portanto, o bilogo deve ser capaz de perceber sua responsabilidade moral sobre a aplicao do conhecimento tcnico-cientfico relacionado a essas questes, como explicitam Johansen; Harris (2000, p.352): Em quaisquer decises dos bilogos sobre estas questes, eles tero de articular os princpios ticos subjacentes s suas posies para seus estudantes, colegas e, cada vez mais, a um pblico interessado, porm cauteloso. O ensino CTSA, ao inserir, na formao do bilogo, contedos que promovam uma discusso no campo da tica, pode capacitar este profissional para avaliar moralmente suas aes e as relaes destas com os interesses da sociedade, ao lidar com problemas ambientais.

tica ambiental na formao do bilogo A tica ambiental surgiu a partir da necessidade de fundamentao filosfica dos movimentos ambientalistas das dcadas de 1960 e 1970. Ao longo de sua histria, diferentes teorias foram construdas no mbito da tica ambiental, atribuindo diferentes valores morais a elementos da natureza e s suas relaes (SILVA, 2009; VAZ; DELFINO, 2010). Assim, podemos ter ticas biocntricas, ecocntricas, antropocntricas moderadas etc. Estas teorias no foram construes exclusivas de filsofos, mas tiveram tambm contribuies importantes de profissionais da rea ambiental para seu desenvolvimento, como, por exemplo, Aldo Leopold, um especialista em florestas e recursos cinegticos, e Rachel Carson, uma biloga marinha (SOROMENHO-MARQUES, 2003). Essa vertente da tica se desenvolve na tica aplicada, ampliando uma tradio antropocntrica de valorao moral apenas do ser humano, ao colocar em questo a possibilidade de valorar moralmente outros componentes do meio natural (VARANDAS, 2003). Na contemporaneidade, boa parte de seus estudos esto voltados a problemas cotidianos da vida social, em casos concretos relacionados com a crise ambiental (SILVA, 2009), como, por exemplo, no questionamento de como a atitude do consumidor pode influenciar no aumento de produtos orgnicos no mercado, quando este cidado tem conscincia das consequncias socioambientais envolvidas no processo de produo, distribuio e consumo de tais itens. A tica ambiental, alm de tratar do valor da natureza ou da considerao tica das entidades naturais, tambm prope uma anlise das aes humanas sobre o ambiente, e de
126
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

como estas afetam a qualidade de vida dos seres vivos, com enfoque sobre o valor intrnseco10 da natureza (BECKERT, 2003; JAMIESON, 2010). Particularmente, no caso da atividade cientfica, a partir dos estudos sobre tica ambiental, podemos avaliar as aes do cientista sob o ponto de vista das normas ticas que o orientaram para uma deciso especfica, ao lidar com um problema ambiental. A tica ambiental especialmente relevante na tomada de deciso sobre os problemas ambientais em casos em que h conflito de interesses entre determinadas atividades humanas e a preservao de interesses primrios11 de outros seres vivos, ou a conservao dos sistemas ecolgicos (BECKERT, 2003). Por um lado, a partir dos conhecimentos ecolgicos, podemos entender, por exemplo, os processos envolvidos nas interaes entre os organismos e o meio, dentro de um ecossistema. Por outro lado, somente a partir desse conhecimento cientfico, no podemos julgar moralmente o uso da natureza como recurso e nem estabelecer valor tico para as interaes ecolgicas ou uma comunidade vegetal (BECKERT, 2003). Pelo fato de que a tica ambiental responde a este tipo de questo, que no se situa no domnio da ecologia ou de outra cincia biolgica, e que consideramos, portanto, que ela constitui um eixo axiolgico importante para a formao reflexiva do bilogo para o exerccio da profisso. Como exemplo, podemos considerar um possvel conflito que envolve, de um lado, a conservao de diversidade animal e vegetal de uma regio e, de outro, o desenvolvimento econmico, com gerao de emprego para agropecuria ou construo civil. Sob o ponto de vista de uma tica ambiental biocntrica, moralmente errado privilegiar essa necessidade humana em detrimento da sobrevivncia de indivduos de outras espcies, porque todo ser vivo tem, nesta perspectiva, valor intrnseco e deve ser moralmente respeitado como sujeito moral: (...) o biocentrismo integra a unidade orgnica, o ser vivo, na categoria dos seres com significado moral, atribuindo-lhe valor intrnseco e, portanto, o direito a ser respeitado e considerado (...) (VARANDAS, 2003, p.5). Se atendermos, contudo, aos princpios de uma tica ambiental ecocntrica, atribuiremos valor ao conjunto formado pelas relaes entre os seres vivos e o meio fsico, de modo que, em relao a essa entidade ambiental coletiva, que o ser humano deve ter considerao e responsabilidade moral, avaliando a necessidade de destruio de um
10

O valor intrnseco aquele valor atribudo a algo por sua prpria natureza, diferente do valor instrumental, que o valor atribudo a algo por seu uso atual ou potencial (VAZ; DELFINO, 2010). 11 Interesses humanos primrios so aqueles essenciais para a sobrevivncia da espcie, enquanto interesses secundrios podem ser entendidos como aqueles que no se definem como primordiais para a sobrevivncia humana (SINGER, 2002).

127
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

ecossistema para satisfazer interesses humanos (VAZ; DELFINO, 2010). Sob o ponto de vista de uma tica antropocntrica, por sua vez, o valor moral atribudo ao ser humano e a considerao tica ocorre de acordo com interesses de agrupamentos sociais humanos (ROSA, 2004). Nesse caso, caberia questionar se o benefcio imediato humano maior do que o prejuzo ambiental, consciente de que este poderia ser tambm um prejuzo humano a longo prazo ou para futuras geraes humanas. E, por fim, para uma tica animal utilitarista, em situaes de conflito entre interesses secundrios humanos e primrios de outros animais, deveremos evitar o sofrimento de seres capazes de sentir prazer ou dor, tratando-os como iguais em nossa esfera de considerao moral (SINGER, 2002). Este exemplo mostra que as diferentes correntes ticas partem de pressupostos ticos distintos e podem levar a decises e a consequncias divergentes. A compreenso destas possibilidades de posicionamento tico se torna um importante eixo na formao dos bilogos na medida em que a dimenso axiolgica de sua prtica profissional depender de assumir algum destes posicionamentos, o que s poder ser feito de modo informado e crtico caso o profissional tenha aprendido a respeito das teorias da tica ambiental. Desta maneira, o aprendizado sobre essas teorias permitir que os bilogos assumam explcita e conscientemente uma teoria tica (ambiental) condizente com seus valores, crenas e condutas no enfrentamento de problemas ambientais. Em suma, imprescindvel que o bilogo conhea um pouco da histria da tica ambiental, de seus principais ramos e teorias, e de como sua ao pode ser justificada moralmente por esses princpios quando toma decises referentes a problemas ambientais. Nossa justificativa fundamenta-se na ideia de que o conhecimento de tica ambiental no deve ser visto como um detalhe, geralmente omisso ou implcito, na formao do bilogo. O bilogo, como profissional e cidado, precisa estar preparado para analisar questes morais em sua profisso e adotar uma conduta eticamente esclarecida em suas aes relativas aos problemas ambientais. Convm destacar que no se trata de que ele deva assumir necessariamente determinada tica ambiental (digamos, a biocntrica), mas de que ele deva adotar alguma conduta tica de modo esclarecido e crtico.

Incorporao de contedos de tica ambiental no ensino superior de biologia

128
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

A tica, assim como a educao ambiental e a sade, pode ser considerada um tema transversal12. Deste modo, ela pode ser abordada tanto em uma disciplina explcita do currculo ou de forma implcita em disciplinas de temas especficos. Portanto, contedos de tica ambiental podem ser incorporados na formao do bilogo mediante sua insero em disciplinas j existentes, como zoologia, ecologia, evoluo, botnica, de forma a caracterizar uma estratgia em curto prazo para que os estudantes tenham contato com esse contedo. Por exemplo, a adoo de QSC nessas disciplinas gera uma possibilidade de discutir contedos de tica ambiental, na medida em que elas contextualizam o conhecimento cientfico em relao realidade social. Tal estratgia permite mobilizar contedos cientficos no mbito de uma prtica tica reflexiva e crtica. Outra opo, menos imediata, incorporar os contedos de tica ambiental numa disciplina especfica, como tica, com a consequente reformulao dos currculos de Biologia. Tanto numa disciplina especfica de tica, quanto transversalmente em outras disciplinas do currculo, certos contedos podem ser exemplificados em questes concretas da biologia, de acordo com a realidade dos estudantes e da realidade socioambiental das comunidades no entorno da universidade. Tais contedos abrangeriam aspectos como o conceito de valor intrnseco e valor instrumental do meio natural e de seus componentes; os princpios ticos como precauo, igualdade de considerao, no maleficncia, justia, beneficncia etc. pertinentes s aes humanas e, em particular, nas atividades dos bilogos; os conceitos de sujeitos de considerao moral e agentes morais; as diferentes vertentes da tica que justificam posicionamentos da tica ambiental, como o utilitarismo e a deontologia kantiana; os argumentos racionais ticos para a defesa de determinadas atitudes em relao ao ambiente ou aos animais no-humanos etc. (VAZ; DELFINO, 2010). Em vista da importncia da tica ambiental e de sua aprendizagem nos cursos superiores de biologia, apresentaremos alguns exemplos de discusses de contedos ticos possveis em vrias disciplinas. Em disciplinas de ecologia, por exemplo, podem ser discutidas, a partir de uma considerao da agroecologia, as consequncias da agropecuria para os processos ecolgicos e servios ecossistmicos. Entre as questes que podem ser levantadas, temos: A poluio e outros impactos ambientais da agropecuria poderiam ser reduzidos se os
12

Deve-se notar que aqui estamos adotando uma extenso do termo tema transversal , comumente utilizado no contexto do ensino bsico, para o contexto do ensino superior.

129
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

gros utilizados para alimentar gado fossem destinados alimentao de populaes humanas? Como so consideradas moralmente as aves e os trabalhadores na agropecuria avcola? Existem problemas ticos na priorizao da alimentao humana carnvora? (ZWART, 2000; LACEY, 2010). Em ecologia da conservao, por sua vez, a discusso da conservao de uma espcie ameaada pode ser base para reflexes como as seguintes: A existncia de populaes tradicionais em uma rea desobriga a conservao de uma espcie animal ou vegetal ameaada de extino? As propostas de conservao do patrimnio cultural e do patrimnio biolgico so sempre compatveis, ou h dilemas ticos que no podemos deixar de considerar em cada caso? Quais seriam os critrios ticos para conservar uma espcie? Em discusses sobre economia ambiental, que podem ocorrer no mbito da ecologia humana ou da educao ambiental, podem ser levantados problemas tais como: Como os consumidores influenciam a manuteno da explorao de combustveis fsseis (e todos os prejuzos ambientais inerentes a essa atividade), mesmo com a existncia de alternativas menos poluentes? Poderamos alterar a fabricao de um produto se decidirmos no mais compr-lo e consumi-lo? Quais seriam exemplos de produtos que podem ser substitudos para uma melhor conservao ambiental? (AZEVEDO, 2004; BEARZI, 2009). Em zoologia de vertebrados, poderiam ser levantadas questes ticas relativas exibio de espcies como golfinhos e outros cetceos, entre outras: H problemas na comercializao ou na manuteno de animais confinados? Existem consideraes ticas sobre as condies fisiolgicas de golfinhos em parques aquticos? Em fisiologia animal, ao caracterizarmos a fisiologia da dor, mais questes poderiam ser levantadas: O que sencincia e quais animais so sencientes? Como os seres humanos tratam e consideram diferentes animais capazes de sentir dor? A dor pode prejudicar a qualidade de vida de um ser que a sente? Que condies justificam a prtica de infligir dor e sofrimento a animais? (STEINBOCK, 1978; SINGER, 2002). Em evoluo, ao tratar das teorias darwinistas da evoluo, poderamos estimular o debate sobre pontos como os que seguem: Como os seres humanos se posicionavam em relao aos outros animais antes e depois do darwinismo? O Darwinismo contribuiu para a mudana do comportamento humano em relao aos outros animais? Como Darwin valorava moralmente os outros animais? (RACHELS, 1990).

130
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

Tanto em gentica como em evoluo, cabem questionamentos como: Podemos utilizar fatos do mundo natural para justificar comportamentos morais13? O comportamento moral pode ser geneticamente programado? As normas e qualidades morais podem ser vistas como componentes culturais e os instintos como componentes biolgicos do ser humano? Ainda na gentica, ao tratar de suas conexes com a biotecnologia, podemos considerar problemas como os seguintes: Quais critrios podemos utilizar no tratamento de animais no-humanos na experimentao? Como determinados animais utilizados em laboratrio, como coelhos e ratos, so vistos pelos cientistas? Quais os limites para pesquisa de novos medicamentos? E no caso de pesquisa de novos cosmticos, quais as consequncias ticas do consumo de tais produtos? Como os governantes e a populao podem contribuir para regulamentar a rotulao de transgnicos? Quais os critrios e quem decide sobre o uso de transgnicos na alimentao humana e de animais de criao? A baixa probabilidade de uma espcie geneticamente modificada prejudicar o ambiente justifica a sua manipulao gentica em laboratrio? (BOWEN, 1994; FELIPE, 2007; CORBI; SILVA; LOPES, 2011). Deste modo, mesmo que um currculo do ensino superior de biologia no contenha uma disciplina especfica de tica, questes como as que foram exemplificadas acima podem ser discutidas nas disciplinas j presentes no currculo. No nos parece, contudo, que isso elimine a necessidade de uma disciplina de tica, j que ela permitiria um tratamento mais aprofundado de assuntos complexos relacionados tica profissional, tica ambiental etc. que no caberiam numa disciplina que se ocupa centralmente de outros contedos. Apenas como um exemplo breve de como os contedos poderiam ser abordados em uma interveno didtica, podemos explorar um caso que ilustra alguns pontos gerais. Poderamos utilizar uma QSC sobre a manuteno de uma atividade econmica impactante ao meio ambiente, como a agropecuria, e aliar contedos sobre problemas ambientais, como eroso, assoreamento de rios, poluio ambiental, desmatamento, fragmentao de habitat, monocultura, com problemas ticos, como desrespeito a trabalhadores rurais,

13

Na tica evolucionista, exemplos do mundo natural so usados para justificar comportamentos morais, o que levou muitos autores a cometerem as falcias naturalista e gentica (DALLAGNOL, 2005). A falcia naturalista enuncia que no se pode legitimamente inferir uma proposio valorativa (sobre o dever ser) a partir de proposies factuais (sobre o que ). Frequentemente, a relao entre fatos e valores complexa e objeto de muita disputa filosfica. Aqui no nos debruaremos sobre esse problema filosfico que no o centro de nossa preocupao nesse artigo. Para mais detalhes, recomendamos DallAgnol (2005) .

131
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

destruio de ecossistemas e extino de espcies para interesses humanos secundrios14, especismo15 e crueldade com animais capazes de sentir dor e sofrer. Alm disso, poderamos ainda incluir problemas nutricionais, interesses polticos e econmicos e consequncias sociais do consumo de carne e contedos (mostrados acima) das disciplinas de ecologia, fisiologia animal, biologia evolutiva para avaliar a necessidade e o papel do cidado na manuteno do mercado agropecurio. Neste contexto, poder-se-ia discutir princpios da tica ambiental que apoiariam aes individuais e coletivas condizentes com interesses de sustentabilidade ambiental. Deste modo, as questes acima poderiam ser trabalhadas em intervenes didticas com o objetivo de desenvolver o senso crtico e ampliar o raciocnio tico sobre situaes em que os bilogos tomam decises. Estas intervenes didticas devem ser, elas prprias, objetos de pesquisa educacional, visando ao seu desenvolvimento e ao teste de sua eficcia.

Consideraes finais Tendo em vista que uma formao estritamente tcnico-cientfica insuficiente para habilitar o bilogo para as decises e os desafios de sua profisso, e que a formao tica ainda se mostra pouco presente nos cursos de biologia, percebemos a relevncia da incluso de contedos ticos nos currculos. Assim, a tica deve ser um meio para educar bilogos de modo a torn-los capazes de analisar as implicaes sociais do conhecimento cientfico e de seu uso, e fundamentar reflexes sobre suas aes e decises (OLIVEIRA et al., 2007; SILVA; KRASILCHIK, 2009). Neste artigo, examinamos a importncia da reflexo tica e da anlise de aes e valores morais do bilogo em alguns exemplos de questes que podem ser levantadas no contexto dos contedos tcnico-cientficos tradicionalmente abordados no ensino superior de biologia. Argumentamos, nesse contexto, sobre a importncia de incluir no currculo de biologia contedos da tica, de modo implcito (na discusso de QSC dentro de disciplinas j includas no currculo) e explcito (em disciplina especfica de tica). O que no se pode negligenciar esses conhecimentos e esperar que o estudante tenha contato com discusses ticas apenas no exerccio efetivo de sua profisso ou em outro momento de sua vida social e acadmica, visto que suas decises e aes so influenciadas por valores morais
14 15

Ver nota 8. O especismo pode ser entendido como a prtica de atribuir maior peso aos interesses de um ser com base na sua espcie (SINGER, 2002), o que pressupe considerar moralmente uma espcie em detrimento de outras.

132
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

individuais e coletivos que precisam ser conhecidos, exemplificados, refletidos e amadurecidos (FOUREZ, 1995). Como indica Scheid (2006), o processo de ensino e aprendizagem de tica em biologia, alm de abordar questes interdisciplinares amplas, que mobilizam informaes de outras reas do conhecimento (e envolver discusses fora do contedo com o qual os estudantes esto acostumados), ainda concorre com o contedo cientfico j excessivo, sendo, portanto, desconfortvel, tanto para aluno, quanto para professor, inserir discusses morais no contedo de biologia. Por isso, sugerimos a realizao de pesquisas adicionais que facilitem a insero de contedos de tica na formao do bilogo. Ao atribuirmos importncia ao contexto social dos conhecimentos cientficos e de seu uso, possibilitamos ao profissional que utilize tanto conhecimentos tcnicos e cientficos quanto ticos e histricos para lidar com problemas ambientais na sociedade, resultando em melhor preparo para a futura atuao do bilogo. Outras estratgias podem ser utilizadas para a formao tica do bilogo, como a seguir: promoo de interaes entre centros de filosofia e biologia, a partir de eventos e debates sobre discusses ticas de temas da biologia; o estmulo a prticas e metodologias pedaggicas voltadas participao ativa e ao envolvimento dos estudantes com a sociedade, a partir do contato com os desafios e dilemas da profisso do bilogo16; a seleo de conceitos estruturantes17 na formulao do currculo e sua associao com contedos ticos e uma tomada de deciso socialmente responsvel. Por fim, acreditamos que, quando o sujeito reconhecer e se importar com as razes ticas para suas aes, ele estar em melhores condies de contribuir conscientemente para transformar a sociedade de modo a efetivar a prtica da democracia, da participao e da solidariedade, componentes bsicos da cidadania.

Agradecimentos Os autores agradecem Dra. Cristina Beckert, da Universidade de Lisboa, pelas valiosas sugestes e discusses sobre uma verso prvia desse manuscrito. D.M.C. agradece CAPES (PDSE Processo n. BEX 8502/11-0) e FAPESB (BOL 0197/2009), pela concesso de bolsas de Doutorado. C.N.E.H. agradece ao CNPq por bolsa de produtividade em pesquisa nvel 1-C (n 301259/2010-0) e FAPESB e ao CNPq por
16 17

Para uma discusso no contexto da ecologia, ver Pardini et al. (no prelo). Conceitos estruturantes so conceitos que organizam a rede cognitiva do estudante, possibilitando a acomodao de novos conhecimentos de modo significativo e a transformao de conhecimentos que o estudante j possui (GAGLIARDI, 1986; CARVALHO; NUNES-NETO; EL-HANI, 2011).

133
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

financiamentos de projetos de pesquisa. N.F.N.N. agradece FAPESB pela concesso de bolsa de Doutorado, CAPES (PDSE Processo n. BEX 6084/11-7) e por apoios financeiros para pesquisa.

Referncias Bibliogrficas

ALVES, Sandra Bevilaqua F.; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Biologia e tica: um estudo sobre a compreenso e atitudes de alunos do ensino mdio frente ao tema genoma/DNA. Ensaio Pesquisa em Educao em Cincias, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 19-32, 2005. AULER, Dcio; BAZZO, Walter. A. Reflexes para a implementao do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Cincia & Educao. Bauru. v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001. AZEVEDO, Gardnia Oliveira David de. Por menos lixo: a minimizao dos resduos slidos urbanos na cidade do Salvador/Bahia. 2004. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) Escola Politcnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2004. BALA, G. Problems with geoengineering schemes to combat climate change. Current Science, v. 96, n. 1, p. 41-48, jan. 2009. BEARZI, Giovanni. When swordfish conservation biologists eat swordfish. Conservation Biology, v. 23, n. 1, p. 1-2, fev. 2009. BECKERT, Cristina. Dilemas da tica Ambiental: estudo de um caso. Revista Portuguesa de Filosofia, Filosofia e Ecologia: Elementos para uma tica Ambiental, n. 59, v. 3, p. 675-687, jul./set. 2003. BELL, Randy L.; LEDERMAN, Norman G. Understandings of the Nature of Science and Decision Making on Science and Technology Based Issues. Science Education, v. 87, p. 352-377, 2003. BOWEN, W. H. Ethical use of animals. Journal of Dental Research, v. 73, n. 11, p. 1773-1777, nov. 1994. BRASIL. Lei n 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profisses de Bilogo e de Biomdico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, p.1-19, 1979.

134
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

CAMPOS, Daniela Bertolucci de. A Temtica Ambiental e o Ensino de Biologia: O Professor enquanto Sujeito Ecolgico. 2007. Dissertao (Mestrado em Educao Ambiental) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2007. CARSON, Rachel. Silent spring. 40. ed. New York: First Mariner Books, 2002 [1962]. CARVALHO, talo Nascimento; NUNES-NETO, Nei Freitas; EL-HANI, Charbel Nio. Como selecionar contedos de Biologia para o Ensino Mdio. Revista de Educao, Cincias e Matemtica, v. 1, n. 1, ago./dez. 2011. COBERN, Wiliam W.; LOVING, Cathleen C. Defining science in a multicultural world: Implications for science education. Science Education, v. 85, p. 50-67, 2001. COLYVAN, Mark. et al. Philosophical Issues in Ecology: Recent Trends and Future Directions. Ecology and Society, n. 14, v. 2, p. 01-12, 2009. COMSTOCK, Gary. Ethics and Genetically Modified Foods. In: BECKERT, Cristina. (coord.) tica Ambiental: uma tica para o futuro. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2003, p. 13-34. CONRADO, Dlia Melissa et al., Construo e validao de ferramenta para investigao das relaes entre conhecimento sobre evoluo e tomada de deciso socialmente responsvel em questes scio-cientficas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educao em Cincias (VII ENPEC), Campinas, UNICAMP, 2011. CONRADO, Dlia Melissa; EL-HANI, Charbel Nio. Formao de cidados na perspectiva CTS: reflexes para o ensino de cincias. II Simpsio Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia (II SINECT), Ponta Grossa, UTFPR, 2010. CORBI, Inaiara Scalone Almeida; SILVA, Daiane Alves da; LOPES, Laesse Venncio. Reflexes acerca da validade do modelo animal como mtodo cientfico: implicaes ticas e metodolgicas. Journal of the Health Sciences Institute, v. 29, n. 1, p. 37-40, 2011. DALLAGNOL, Darlei. Valor intrnseco: metatica, tica normativa e tica prtica em G. E. Moore. Florianpolis: UFSC, 2005. DRIA, Thas Andrade Ferreira; MOREIRA, Llia Maria de Azevedo. A biotica na formao do bilogo: um desafio contemporneo. Revista entreideias: educao, cultura e sociedade, n. 20, p. 99-122, 2011. FELIPE, Snia Teresinha. tica e experimentao animal: fundamentos abolicionistas. Florianpolis: EDUFSC, 2007.

135
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

FERREIRA, Cludia et al. Socio-economic and ethical issues in pollution: individual or social responsability? Analysis of textbooks from 16 countries. sl: Ministerio de Ciencia, Tecnologa y Medio Ambiente, 2007. FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questo para a educao. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. FOUREZ, Grard. A construo das cincias: introduo filosofia e tica das cincias. Traduo Luiz Paulo Rouanet. So Paulo: Universidade Estadual Paulista, UNESP, 1995. FREITAS, Denise de; SOUZA, Marcos Lopes de. Cincia-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Biologia: uma aplicao por meio da abordagem do cotidiano. Anais de Perspectiva Cincia-Tecnologia-Sociedade na Inovao da Educao em Cincia. Portugal, Universidade de Aveiro, 2004. GAGLIARDI, R. Los conceptos estructurales en el aprendizaje por investigacin. Enseanza de las Ciencias, v. 4, n. 1, p. 30-35, 1986. GIL-PREZ, Daniel et al. Para uma imagem no deformada do trabalho cientfico. Cincia & Educao, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. GUIMARES, Andrei Guimares; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de; OLIVEIRA, Mnica Santos. Raciocnio moral na tomada de decises em relao a questes sociocientficas: o exemplo do melhoramento gentico humano. Cincia e Educao, v. 16, n. 2, p. 465-477, 2010. HEIMBECHER, Dorothy Roma. Consumo tico e Sustentabilidade Ambiental: estudo exploratrio para conhecer comportamentos de aprendizagem, participao,

responsabilidade e solidariedade do consumidor. 2011. Tese (Doutorado em Administrao de Empresas) Escola de Administrao de Empresas de So Paulo, Fundao Getlio Vargas, SP, 2011. HOLLAND, Alan. Sustainability. In: DALE, Jamieson (ed.). A companion to Environmental Philosophy. Oxford: Blackwell Publishers, 2001, p. 390-401. JAMIESON, Dale. tica e meio ambiente: uma introduo. Traduo Andr Luiz de Alvarenga. So Paulo: SENAC, 2010. JAPIASS, Hilton. Introduo ao pensamento epistemolgico. 4.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. JOHANSEN, Carol K.; HARRIS, David E. Teaching the Ethics of Biology. The American Biology Teacher. n. 5, v. 62, p. 352-358, mai. 2000. KNOCH, Michael. A Importncia do Estudo da tica no Ensino Superior: uma reflexo epistemolgica. Interaces, n. 7, p. 81-99, 2004.
136
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

KRASILCHIK, Myriam. Prtica de Ensino de Biologia. 4. ed. So Paulo: EDUSP, 2008. KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revolues Cientficas. Traduo Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 9. ed. So Paulo: Perspectiva, 2006. LACEY, Hugh. A imparcialidade da cincia e as responsabilidades dos cientistas. Scientiae Studia, So Paulo, v. 9, n. 3, p. 487-500, 2011. LACEY, Hugh. Valores e atividade cientfica 2. So Paulo: Associao Filosfica Scientiae Studia: Editora 34, 2010. LEMES, Anielli F. G.; SOUZA, Karina Aparecida F. D.; CARDOSO, Arnaldo A. A cincia por cientistas: concepes de doutorandos sobre cincia e tecnologia. XIV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XIV ENEQ). 2008. LIMA, Gustavo Costa. Questo ambiental e educao: contribuies para o debate. Ambiente & Sociedade. n. 5, p. 135-153, 1999. MARCOS, Alfredo Martnez. La Investigacin Clnica desde la perspectiva de la Biotica y los estudios CTS. AAVV Biotica, Ciencia, Tecnologa y Sociedad. Bogot, Universidad El Bosque, ago. 2002. OLIVEIRA, Isabella Bandeira et al. Avaliao das Percepes e Expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentao profissional. Estudos em Avaliao Educacional, v. 18, n. 36, p. 167-179, jan./abr. 2007. PARDINI, Renata et al. Challenges and opportunities for bridging the researchimplementation gap in ecological science and management in Brazil. In: SODHI, Navjot S.; RAVEN, Peter (Eds.). Conservation Biology: Lessons from the Tropics. Oxford, UK: Wiley-Blackwell. RACHELS, James. Created from Animals: the moral implications of Darwinism. Oxford University Press, 1990. RATCLIFFE, Mary; GRACE, Marcus. Science education for citizenship: teaching socioscientific issues. Maidenhead, UK: Open University Press, 2003. ROSA, Humberto D. A vida no centro da tica: o biocentrismo em perspectiva. In: BECKERT, Cristina; VARANDAS, Maria Jos (cords). ticas e Polticas Ambientais. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2004, p. 109-130. SADLER, Troy D.; ZEIDLER, Dana L. The Morality of Socioscientific Issues: Construal and Resolution of Genetic Engineering Dilemmas. Science Education, n. 88, p. 4-27, 2004. SNCHEZ VZQUEZ, Adolfo. tica. Traduo Joo DellAnna. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002.
137
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

SANTOS, Boaventura de Souza (org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Significados da educao cientfica com enfoque CTS. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Dcio. CTS e educao cientfica: desafios, tendncias e resultados de pesquisas. Braslia: UnB, 2011, p. 21-47. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma Anlise de Pressupostos Tericos da Abordagem C-T-S (Cincia-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educao Brasileira. Ensaio pesquisa em educao em cincias, n. 2, v. 2, p. 133-162, 2002. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de deciso para ao social responsvel no ensino de cincias. Cincia e Educao, v. 7, n. 1, p. 95111, 2001. SCHEID, Neusa Maria John. A necessria conexo entre Biologia e tica para a Educao Cientfica no Sculo XXI. Frum Internacional Integrado de Cidadania: educao, cultura, sade e meio ambiente. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses, Santo ngelo, RS. abr. 2006. SCHREINER, C.; SJBERG, S. Rose: the relevance of science education. Acta Didactica. Oslo: ILS of forfatterne, Unipub AS, 2004. SILVA, Jorge Marques da. tica prtica: contributos para as Polticas da gua. Lisboa: Sociedade de tica Ambiental / Apenas Livros, 2003. (Brevirio de tica Ambiental, 8). SILVA, Paulo Fraga da; KRASILCHIK, Myriam. Biotica, formao em valores e doutrinao: viso de licenciandos de cincias e biologia. Enseanza de las Ciencias, Nmero Extra VIII Congreso Internacional sobre Investigacin en Didctica de las Ciencias, Barcelona, p. 975-981, 2009. SINGER, Peter. tica prtica. Traduo Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. (Biblioteca Universal) SKORUPSKI, John. tica. In: BUNNIN, Nicholas; TSUI-JAMES, E. P. (orgs.) Compndio de Filosofia. 2. ed. So Paulo: Loyola, 2009. SOROMENHO-MARQUES, Viriato. Crise ambiental e condio humana. In: BECKERT, Cristina (coord.) tica Ambiental: uma tica para o futuro. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2003, p. 35-43. STEINBOCK, Bonnie. Speciesism and the Idea of Equality. Philosophy, v. 53, n. 204, p. 247-256, abr. 1978.

138
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

VARANDAS, Maria Jos. Vida: propriedade do organismo ou atributo do Planeta Terra. Lisboa: Sociedade de tica Ambiental / Apenas Livros, 2003. (Brevirio de tica Ambiental, 3). VAZ, Caroline Rodrigues; FAGUNDES, Alexandre Borges; PINHEIRO, Nilcia Aparecida Maciel. O Surgimento da Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educao: Uma Reviso. I Simpsio Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia (I SINECT), Ponta Grossa, UTFPR, p.98-116, 2009. VAZ, Sofia A. Guedes; DELFINO, ngela. Manual de tica ambiental. Lisboa: Universidade Aberta, 2010. ZENI, Grazielle; MORAES, Marcos Flavio de Pdua Goes de; PINHEIRO, Nilcia Aparecida Maciel. O Enfoque CTS na Educao Ambiental. I Simpsio Nacional de Ensino de Cincia e Tecnologia (I SINECT), Ponta Grossa (PR), UTFPR, 2009. ZWART, Hub. A short history of food ethics. Journal of Agricultural and Environmental Ethics, Springer Netherlands, v. 12, n. 2, p. 113-126, 2000.

139
Rev. Eletrnica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 120 139, jan./ jun. 2013.

You might also like