You are on page 1of 2

Universidade Federal do Piau Centro de Cincia da Natureza - CCN Departamento de Computao Disciplina: Programao Funcional Aluna: Rzze Cristina

Leite Costa

Linguagem
Compatibilidade

F#
F# interage perfeitamente com C# e pode ser usada com HTML 5, JavaScript e outros padres da web. A linguagem prov muitos tipos e funes teis. Isso inclui APIs para colees como listas, matrizes, map as, conjuntos, e sequncias. A biblioteca F# tambm oferece suporte a reflexo, eventos, e E/S formatada. Alm de isso, a biblioteca F# inclui suporte para os fluxos de trabalho assncronos suportarem clculos paralelos, e mecanismos para comunicao entre fluxos de trabalho paralelos. Se beneficia do framework .NET, tambm podendo ser interpretadas pela a mquina virtual MONO (linux). No caso do MONO, ainda no h suporte para recurses de cauda com F#, limitando seu uso.

Common Lisp

Bibliotecas

Common Lisp no oferece uma biblioteca padro que torne a vida do programador mais fcil. O que existe so diversas bibliotecas escritas por terceiros.

Portabilidade

Um programa que se restrinja s funcionalidades da biblioteca padro ser altamente portvel, pois o Common Lisp denido por um padro ANSI, ao qual a maior parte das implementa es adere. Devido ao fato de a biblioteca padro ser bastante extensa, possvel escrever aplicaes portveis de grande porte. Ao se usar bibliotecas de terceiros, porm, a portabilidade cai bastante, pois estas

Viabilidade

Ferramentas

Treinamento

Popularidade

Desempenho

frequentemente dependem de recursos especcos de i mplementao. Apenas clisp de domnio pblico e fcil de instalar, isso para a plataforma Debian/GNU/linux ou uma distribuio que seja baseada no Debian. Apoiada por um conjunto Oferece um ambiente de de ferramentas programao de tamanho profissionais em Visual reduzido, baixos requisitos de Studio e incorporando o poder computacional, uma poder da plataforma NET., implementao LISP eficiente, A linguagem um confivel e compacta. Oferece companheiro perfeito para mais de 450 funes Common tcnicas de LISP, macros e formulrios, desenvolvimento possibilitando o profissional existentes para desenvolvimento de maneira computao empresarial. eficiente de aplicaes de IA. Permite a mistura de Suporta uma combinao de programao funcional procedimentos, funcional e com orientao a objetos orientada a objeto. Como uma de modo que linguagem linguagem de programao tenha uma excelente dinmica, facilita o interoperabilidade com a desenvolvimento de software linguagem C#. evolutivo e incremental, com iterativa compilao em programas em tempo de execuo eficientes. A linguagem, juntamente Embora Common Lisp no ser com Haskell tem se to popular como algumas popularizado. linguagens no-Lisp, muitas de suas caractersticas fizeram o seu caminho para outras linguagens e sistemas de programao mais utilizadas. A linguagem tem um bom Uma menor eficincia para desempenho ajudando a resolver problemas que otimizar e melhorar a envolvam muitas variveis ou performance das muitas atividades sequenciais aplicaes. so muitas vezes mais fcil de trabalhar com programas procedurais ou programas orientados a objeto.

You might also like