You are on page 1of 4

Leishmaniose

A Leishmaniose uma doena infecciosa, no contagiosa, causada por parasitas do gnero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das clulas que fazem parte do sistema de defesa do indivduo, chamadas macrfagos. H dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutnea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequncia nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose conhecida como ferida brava. A leishmaniose visceral uma doena sistmica, pois, acomete vrios rgos internos, principalmente o fgado, o bao e a medula ssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianas de at dez anos; aps esta idade se torna menos freqente. uma doena de evoluo longa, podendo durar alguns meses ou at ultrapassar o perodo de um ano. Transmisso - A leishmaniose transmitida por insetos hematfagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebtomos ou flebotomneos. Os flebtomos medem de 2 a 3 milmetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho so capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando esto em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns so: mosquito palha, tatuquira, birigi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca mais encontrado em lugares midos, escuros, onde existem muitas plantas. As fontes de infeco das leishmanioses so, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porm, o hospedeiro tambm pode ser o co domstico. Na leishmaniose cutnea os animais silvestres que atuam como reservatrios so os roedores silvestres, tamandus e preguias. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infeco a raposa do campo. Perodo de incubao - O perodo de incubao da doena no ser humano , em mdia, de dois a trs meses, podendo variar de duas semanas a dois anos. Agente etiolgico - A Leishmania um protozorio pertencente famlia Trypanosomatidae, parasito intracelular obrigatrio das clulas do sistema fagoctico mononuclear, com duas formas principais: uma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra aflagelada ou amastigota, observada nos tecidos dos hospedeiros vertebrados. Vetor - Os vetores da Leishmaniose so insetos denominados flebotomneos, pertencentes Ordem Dptera, Famlia Psychodidae, Subfamlia Phlebotominae,

Gnero Lutzomyia, conhecidos popularmente, dependendo da localizao geogrfica, como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros. No Brasil, as principais espcies envolvidas na transmisso da doena so: Lutzomyia flaviscutellata, L. whitmani, L. umbratilis, L. intermedia, L. wellcome e, L. migonei. Estas espcies de flebotomneos foram definidas como vetoras por atenderem aos critrios que atribuem a uma espcie a competncia vetorial. Cabe ressaltar que o papel vetorial de cada uma dessas espcies depender da espcie de Leishmania presente no intestino. Embora ainda no tenha sido comprovado o papel da L neivai e L. fisheri como vetores da Leishmaniose, estas espcies tm sido encontradas com freqncia em ambientes domiciliares em reas de transmisso da doena. Histrico As leishmanioses so antropozoonoses consideradas um grande problema de sade pblica, representam um complexo de doenas com importante espectro clnico e diversidade epidemiolgica. No Brasil, Moreira (1895) identificou pela primeira vez a existncia do boto endmico dos pases quentes, chamando Boto da Bahia ou Boto de Biskra. A confirmao de formas de leishmnias em lceras cutneas e nasobucofarngeas ocorreu no ano de 1909, quando Lindenberg encontrou o parasito em indivduos que trabalhavam em reas de desmatamentos na construo de rodovias no interior de So Paulo. Splendore (1911) diagnosticou a forma mucosa da doena e Gaspar Vianna deu ao parasito o nome de Leishmania brazilienses. No ano de 1922, Arago, pela primeira vez, demonstrou o papel do flebotomneo na transmisso da leishmaniose tegumentar e Forattini (1958) encontrou roedores silvestres parasitados em reas florestais do Estado de So Paulo. Desde ento, a transmisso da doena vem sendo descrita em vrios municpios de todas as unidades federadas (UF). Nas ltimas dcadas, as anlises epidemiolgicas da leishmaniose tegumentar americana (LTA) tm sugerido mudanas no padro de transmisso da doena, inicialmente considerada zoonoses de animais silvestres, que acometia ocasionalmente pessoas em contato com as florestas. Posteriormente, a doena comeou a ocorrer em zonas rurais, j praticamente desmatadas, e em regies periurbanas. Observa-se a existncia de trs perfis epidemiolgicos:

Silvestre em que ocorre a transmisso em reas de vegetao primria (zoonose de animais silvestres); Ocupacional ou lazer em que a transmisso est associada explorao desordenada da floresta e derrubada de matas para construo de estradas, Extrao de madeira, desenvolvimento de atividades agropecurias, ecoturismo; (antropozoonose) e Rural ou periurbana em reas de colonizao (zoonose de matas residuais) ou periurbana, em que houve adaptao do vetor ao peridomiclio (zoonose de matas residuais e/ou antropozoonose).

No Brasil, a LTA uma doena com diversidade de agentes, de reservatrios e de vetores que apresenta diferentes padres de transmisso e um conhecimento ainda limitado sobre alguns aspectos, o que a torna de difcil controle. Prope-se a vigilncia e o monitoramento em unidades territoriais, definidas como reas de maior produo da doena, bem como, suas caractersticas ambientais, sociais e econmicas, buscando um

conhecimento amplo e intersetorial. Prope-se, ainda, que as aes estejam voltadas para o diagnstico precoce e tratamento adequado dos casos detectados e estratgias de controle flexveis, distintas e adequadas a cada padro de transmisso. CICLO

Causas

Transmisso
A leishmaniose transmitida por insetos hematfagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebtomos ou flebotomneos. Os flebtomos medem de 2 a 3 milmetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho so capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando esto em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns so: mosquito palha, tatuquira, birigi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca mais encontrado em lugares midos, escuros, onde existem muitas plantas.

Doena transmitida por mosquitos

As fontes de infeco das leishmanioses so, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porm, o hospedeiro tambm pode ser o co domstico. Na leishmaniose cutnea os animais silvestres que atuam como reservatrios so os roedores silvestres, tamandus e preguias. Na leishmaniose visceral a principal fonte de infeco a raposa do campo.

O que Leishmaniose?
Doena infecciosa, porm, no contagiosa, causada por parasitas do gnero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das clulas que fazem parte do sistema de defesa do indivduo, chamadas macrfagos. H dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutnea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior freqncia nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose conhecida como "ferida brava". A leishmaniose visceral uma doena sistmica, pois, acomete vrios rgos internos, principalmente o fgado, o bao e a medula ssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianas de at dez anos; aps esta idade se torna menos freqente. uma doena de evoluo longa, podendo durar alguns meses ou at ultrapassar o perodo de um ano.

You might also like