You are on page 1of 11

Manual Tcnico Aplicado a Edificaes

2 Verso

Itens Alterados
Secretaria Municipal de Servios Urbanos - SMSU Secretaria Municipal Adjunta de Regulao Urbana - SMARU

Manual Tcnico Aplicado a Edificaes


2 Verso Itens Alterados

Secretaria Municipal de Servios Urbanos - SMSU Secretaria Municipal Adjunta de Regulao Urbana - SMARU

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
1

Alterao realizada
Insero do Inciso 3 Da Alterao ou Acrscimo da Classificao Viria em relao a sua Hierarquizao e Permissividade de Usos No Residenciais. Este inciso inclui informaes consideradas importantes para os proprietrios e RTs em relao s condies previstas em lei para alterao e acrscimo da classificao das vias em relao a sua Hierarquizao e sua Permissividade de Uso. Insero de informao da no possibilidade da aplicao de ODC em terrenos situados em reas de projetos virios prioritrios indicados no Anexo II da Lei 7.165/96, nos termos do art. 44_a, 1, Inciso IV da Lei 7.166/96. Insero de nota que em reas definidas para Operaes Urbanas, a aplicao da ODC regida pelo disposto em suas regulamentaes especficas, nos termos do art. 74-j, 8, da Lei 7.165/96

Captulo / Seo Captulo II

pgina no Manual

Do Sistema Virio

23

Da Outorga do Direito de Construir

Captulo III, Seo II

26

Da Outorga do Direito de Construir em contrapartida ao ajardinamento da rea delimitada pelo afastamento frontal da edificao

Esclarecimento referente rea permevel considerada como rea delimitada pelo afastamento frontal de edificao, para fins de outorga do direito de construir, com insero de novos desenhos ilustrativos. Insero de informao da no possibilidade da aplicao de ODC em terrenos situados em reas de projetos virios prioritrios indicados no Anexo II da Lei 7.165/96, nos termos do art. 44_a, 1, Inciso IV da Lei 7.166/96

Captulo III, Seo II, Inciso 1.3

29

Do Aumento do Nmero de Unidades Habitacionais Provenientes da Transferncia do Direito de Construir


5

Esclarecimentos para aplicao da regra de arredondamento para o clculo do n de unidades habitacionais provenientes da TDC a serem acrescidas.

Captulo III, Seo III, Inciso 5

47

ADE da Pampulha

Esclarecimentos em relao proteo do IEPHA-MG e IPHAN na rea da Pampulha e correo de data de instalao da atividade no residencial na ADE Pampulha ( 14/01/2003 ao invs de 15/01/2.005) para aplicao do Direito de Permanncia de Uso.

Captulo IV, Seo I, Inciso 6

68

ADE Residencial Central

Alterao do valor de Afastamento Frontal mnimo da Edificao na ADE Residencial Central para 3,00 m no caso de terrenos lindeiros a vias coletoras na Tabela 11: Parmetros diferenciados de Ocupao e Uso ADE Residencial Central.

Captulo IV, Seo I, Inciso 8

92
1

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
7

Alterao realizada
Insero de referncia 'Tabela12: Atividades No Residenciais admitidas nas ADEs Belvedere e Belvedere III', constantes do Anexo XV da Lei 7.166/96.

Captulo / Seo Captulo IV, Seo I, Inciso 10 Captulo IV, Seo I, Inciso 12 Captulo IV, Seo I, Inciso 12 e Seo V

pgina no Manual

ADEs do Mangabeiras, do Belvedere, do So Bento e de Santa Lcia


8

97 99 99

ADE Belvedere III


9

Insero de 'Tabela 12 : Atividades No Residenciais admitidas nas ADEs Belvedere e Belvedere III', constantes do Anexo XV da Lei 7.166/96.

ADE Belvedere III e reas Esclarecimentos referentes ao licenciamento ambiental estadual em relao a edificaes Integrantes Estao Ecolgica do em reas integrantes Estao Ecolgica do Cercadinho, inclusive reas inseridas na ADE Cercadinho Belvedere III, conforme Deliberao Normativa do COPAM n 169/2.011.
10

ADE da Cidade Jardim

Insero do inciso 19.3.1, complementando informaes sobre a anlise do COMPUR em relao a reformas de edificaes situadas na ADE Cidade Jardim, conforme previsto no Decreto 13.180/08. Alterao significativa de texto em relao ocupao, ao uso e licenciamento de edificaes em AEIS -1 e conseqentemente alterao da Tabela : Parmetros de Ocupao para implantao de EHIS inserido em AEIS-1, tendo em vista a publicao da Lei 10.378/12, que alterou a Lei 9.959/10. Alterao de texto em relao aos parmetros de ocupao em ZEIS regulamentadas ou no, tendo em vista a necessidade de maiores esclarecimentos solicitados pela URBEL. Insero de esclarecimentos sobre o licenciamento de edificaes na rea de tombamento e de entorno do Conjunto Arquitetnico e Paisagstico da Pampulha definidos pelo IEPHAMG e IPHAN-MG e insero de pequenas alteraes no texto sugeridas pelo DIPC.

Captulo IV, Seo I, Inciso 19.3 Captulo IV, Seo II, Inciso 3

131

11

Da Ocupao e Uso do Solo em AEIS

138

12

Da Ocupao do Solo em ZEIS


13

Captulo IV, Seo III

146 174

Das reas com Diretrizes de Proteo do Patrimnio Cultural


14

Captulo IV, Seo VII Incisos 1 e 2

Das reas para Operaes Urbanas Melhoria na redao das Tabelas , 64 e 65: Parmetros Urbansticos diferenciados para Consorciadas rea prevista da Operao Urbana do Entorno de Corredores Virios Prioritrios, do
Entorno dos Corredores de Transporte Coletivo Prioritrios, do Raio de 600m das Estaes de Transporte Coletivo, visando maiores esclarecimentos em relao aplicao do Coeficiente de Aproveitamento - CA de 0,5 nestas reas.

Captulo IV, Seo VIII Incisos 2, 3 e 4

185 187 188


2

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
15

Alterao realizada
Alterao significativa de texto em relao aos procedimentos para licenciamento de Empreendimentos de Impacto Licenciamento Ambiental e Licenciamento Urbanstico tendo em vista a publicao do Decreto 14.594/11 e Deliberaes do COPAM, COMPUR e COMAM. Insero dos Incisos 3.3.1 Do Processo de Licenciamento Ambiental das Atividades Industriais, inserindo aspectos constantes da Deliberao Normativa do COMAM 25/99 e Inciso 3.3.2 Do Processo de Licenciamento Ambiental de Estao de Transbordo de Resduos, tendo em vista a publicao da Deliberao Normativa do COMAM 72/12.

Captulo / Seo Captulo V, Seo IV

pgina no Manual

Dos Empreendimentos de Impacto

225

16

Da Ocupao

Complementao e melhoria de texto, visando maiores esclarecimentos aos Responsveis Tcnicos e proprietrios em relao s preocupaes que se deve ter ao adquirir um terreno. (APPs, reas non aedificandae, UPs, projetos virios Prioritrios, reas Especiais ADEs e AEIS, Operaes Urbanas, desapropriao, etc) Alteraes na Tabela 72 Coeficientes de Aproveitamento de reas e Situaes Especiais em que o CAb e CAm preponderam sobre os do zoneamento, em relao aos CAs previstos para as Operaes Urbanas Consorciadas e esclarecimentos sobre aplicao do CA para Empreendimentos enquadrados no PMCMV. Esclarecimentos em relao rea total construda de uma edificao e em relao ao clculo da rea lquida a ser computada para efeito do CA em relao rea de estacionamento de veculos, pilotis, circulao coletiva vertical e horizontal e cobertura de unidades residencial, inclusive com insero de desenhos ilustrativos, a pedido da Gerncia de Licenciamento de Edificaes GELED. Pequenas alteraes na Planilha de Clculo de reas, com incluso de nova coluna reas comuns no descontveis - e incluso de informao sobre a rea de projeo para clculo da TO, por solicitao dos tcnicos da Gerncia de Licenciamento de Edificaes GELED.

Captulo VI

250

17

Dos Coeficientes de Aproveitamento Bsicos e Mximos


18

Captulo VI, Seo I, Inciso 1.1

253

Do Clculo da rea Lquida de uma Edificao

Captulo VI, Seo I, Inciso 1.3.

262

19

Da Planilha de Clculo de rea Lquida de uma Edificao

Captulo VI, Seo I Inciso 1.3

287

20

Do Clculo de rea Lquida para compartimentos com p direito > 4,50 m em unidades no residenciais

Esclarecimentos em relao ao clculo do CA em compartimentos com p direito superior a 4,50 m, por solicitao dos tcnicos da Gerncia de Licenciamento de Edificaes GELED.

Captulo VI, Seo I, Inciso 1.3.3

288
3

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
21

Alterao realizada
Esclarecimento referente aplicao da QT para empreendimentos enquadrados no PMCMV, tendo em vista a Lei 9.814/10 e suas alteraes posteriores. Esclarecimentos em relao rea permevel a ser considerada para efeito do clculo da Taxa de Permeabilidade mnima, com substituio de desenhos, por solicitao dos tcnicos da SMARU.

Captulo / Seo Captulo VI, Seo I, Inciso 2 Captulo VI, Seo I, Inciso 3.1

pgina no Manual

Da Quota de Terreno por Unidade Habitacional


22

295 300

Da rea Permevel exigida para clculo da Taxa de Permeabilidade mnima


23

Dos Valores da Taxa de Permeabilidade mnima


24

Insero de observao referente aplicao da TP para empreendimentos enquadrados no PMCMV e situados em AEIS-, tendo em vista a publicao da Lei 10.378/12, que altera a Lei 9.814/09 (PMCMV) e a Lei 9,959/10 (AEIS).

Captulo VI, Seo I, Inciso 3.2

304

Da Outorga do Direito de Construir em contrapartida ao ajardinamento da rea delimitada pelo afastamento frontal da edificao
25

Insero de informao da no possibilidade da aplicao de ODC em terrenos situados em reas de projetos virios prioritrios indicados no Anexo II da Lei 7.165/96, nos termos do art. 44_a, 1, Inciso IV da Lei 7.166/96.

Captulo VI, Seo I, Inciso 3.4.1

309

Da Altimetria determinada pela Lei Federal relativa Zona de Proteo do Aeroporto da Pampulha
26

Excluso de Tabela relativa s frmulas para determinao de altimetria mxima permitida nas Zonas de Proteo do Aeroporto da Pampulha e por conseqncia pequena alterao de texto, a pedido dos tcnicos da SMARU.

Captulo VI, Seo I, Inciso 5.3

319

Da Altura Mxima na Divisa

Correo da Tabela referente a Alturas Mximas nas Divisas, com insero de indicao de altura mxima na divisa para ZE So Francisco, conforme Errata n3, anteriormente publicada. Substituio de desenho, visando maior esclarecimento, referente ao clculo do ponto mdio para definio da altura mxima edificao na divisa em terreno em aclive, por solicitao dos tcnicos da Gerncia de licenciamento de Edificaes. Substituio de desenho, visando maior esclarecimento, referente ao ponto de referncia para clculo da Altura Mxima na Divisa de edificaes em terreno plano, em declive ou em aclive com frente para duas vias cujos lotes vizinhos no apresentem as mesmas caractersticas.

Captulo VI, Seo I, Inciso 7

334

27

Do Clculo da Altura Mxima na Divisa sobre as divisas laterais e de fundos


28

Captulo VI, Seo I, Inciso 7.1

336

Do Clculo das Alturas Mximas nas Divisas Laterais para terrenos com frente para duas vias

Captulo VI, Seo I, Inciso 7.1.3

338
4

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
29

Alterao realizada
Alterao na Tabela 82: Afastamentos Laterais e de Fundos Mnimos para Zoneamentos e ADES, visando maiores esclarecimentos na aplicao de afastamentos laterais mnimos de 1,50 m para terrenos com frente inferior a 12,00 m, por solicitao dos tcnicos da Gerncia de Licenciamento de Edificaes. Esclarecimentos para definio de H em terreno formado por dois ou mais lotes, com incluso de novo desenho ilustrativo.

Captulo / Seo Captulo VI, Seo I, Inciso 8 .1

pgina no Manual

Do Clculo dos Afastamentos Laterais e de Fundos mnimos de uma Edificao


30

345

Da Aplicao da Regra do H Afastamentos Laterais e de Fundos mnimos


31

Captulo VI, Seo I, Inciso 8.2

348

Da Aplicao da Regra do H Afastamentos Laterais e de Fundos mnimos


32

Esclarecimentos para definio de H na existncia de coroamentos com altura superior a 1,80 m no nvel da cobertura da edificao.

Captulo VI, Seo I, Inciso 8.2

348

Da rea de estacionamento de Veculos Leves


33

Esclarecimentos em relao s condies mnimas exigidas para rea de estacionamento de veculos leves, inclusive em relao ao trajeto a ser percorrido da rea de estacionamento edificao.

Captulo VI, Seo I, Inciso 9

359

Do Clculo do N Mnimo de Vagas Alterao na Tabela : Nmero mnimo de vagas para veculos nas Edificaes, com para estacionamento de Veculos esclarecimentos em relao ao clculo do n mnimo de vagas de estacionamento de Leves veculos leves em edificaes situadas em AEIS-1.
34

Captulo VI, Seo I, Inciso 9.1

361

Do Clculo do N Mnimo de Vagas Insero de esclarecimentos referentes ao clculo do n mnimo de vagas de para estacionamento de estacionamento de veculos leves em edificaes residenciais com unidades residenciais de Veculos Leves tamanhos diferenciados, com insero de exemplos numricos.
35

Captulo VI, Seo I, Inciso 9.1 Captulo VI, Seo I, Inciso 9.2

361 365

Das Condies e Dimenses Sugestes em relao ao dimensionamento adequado das reas de circulao e manobra mnimas das vagas para de veculos em reas de estacionamento nas edificaes. Estacionamento de Veculos Leves
36

Das Vagas para Pessoas com Deficincia

Insero de Errata n 04, anteriormente publicada, referente Tabela de Nmero de vagas adaptadas para pessoas com deficincia, nos termos da lei Municipal 9.078/05, somente exigidas para Servios de Uso Coletivo nos termos do anexo X da Lei 7.166/96 e alterao de dados no Exemplo citado.

Captulo VII, Seo I, Inciso 9.2

369
5

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
37

Alterao realizada
Insero de nova seo - Seo II no Captulo VI do Manual - referente ao licenciamento de Empreendimentos enquadrados no PMCMV, tendo em vista a Lei 9.814/10 e publicao de suas alteraes e ainda exigncias da Caixa Econmica Federal.

Captulo / Seo Captulo VI Seo II

pgina no Manual

Da Ocupao de Empreendimentos enquadrados no PMCMV


38

374

Da Ocupao para Adaptaes de Edificaes no Hipercentro

Insero de nova seo - Seo III no Captulo VI do Manual - referente a maiores esclarecimentos para o licenciamento de projetos de adaptao em edificaes existentes no hipercentro destinadas ao uso cultural e usos residencial e misto, nos termos da Lei 9.326/07, que teve sua data de protocolo prorrogado at janeiro de 2.015. Insero de esclarecimentos em relao vos de acesso de pedestres e veculos nas edificaes.

Captulo VI, Seo III

377

39

Das Condies para o Fechamento frontal de terreno edificado


40

Captulo VII, Seo I, Inciso 2.2.1

382

Da Exigncia de Elevadores ou Escadas Rolantes


41

Correo de texto em relao obrigatoriedade de instalao de elevador ou aparelho eletromecnico em edificaes, nos termos da Lei 9.725/09 Cdigo de Edificaes

Captulo VII, Seo III, Inciso 1 Captulo VII, Seo III, Inciso 3

391 393

Da Exigncia de Espao reservado Esclarecimentos em relao ao espao reservado, com as devidas especificaes tcnicas, para futuro Elevador ou para futura instalao de aparelho eletromecnico para deslocamento vertical (elevador, Plataforma Vertical esteira ou plataforma vertical) em edificaes como mais de um pavimento, em que no
seja obrigatria a instalao de elevador por legislao municipal, e destinadas ao uso Residencial Multifamiliar ou Servios, desde que no enquadrados como Servios de uso coletivo pela legislao Federal.
42

Das Condies dos Esclarecimento na Tabela 97: Compartimentos de Uso Comum das Edificaes Compartimentos de Uso Comum Residenciais e No Residenciais, em relao circulao de pessoas coberta ou em Edificaes Residenciais e descoberta. No Residenciais
43

Captulo VII, Seo IV, Inciso 2.6

409

Das Circulaes Verticais (rampas e escadas) e Horizontais de Uso Comum

Esclarecimentos referentes a circulaes e rampas internas edificao.

Captulo VII, Seo IV, Inciso 2.6.1

409

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
44

Alterao realizada
Esclarecimentos em relao aos vos de acesso mnimos de pedestres e veculos s edificaes.

Captulo / Seo Captulo VII, Seo IV, Seo 2.7 Captulo VII, Seo V, Inciso 1.1.2.3

pgina no Manual

Dos Vo mnimos de Acesso Edificao e aos seus Compartimentos


45

412 421

Da Acessibilidade/Dos Equipamentos Eletromecnicos/ Do espao reservado para futura instalao de elevador ou plataforma vertical
46

Esclarecimentos, para atendimento legislao federal e municipal referente acessibilidade de pessoas com deficincia, especialmente em relao ao espao reservado para instalao de futuro elevador ou plataforma vertical, em edificaes que no seja obrigatria, pela legislao municipal, a instalao de elevador. Insero de Errata n 04, anteriormente publicada em tabela Nmero de vagas adaptadas s pessoas com deficincia - em relao Lei Municipal 9.078/05, inclusive com correo de dados no Exemplo citado.

Da rea de Estacionamento para Veculos Adaptados


47

Captulo VII, Seo V, Inciso 1.3 Captulo VII, Seo V, Inciso 3

429 433

Das Exigncias de acessibilidade Correo na Tabela 107: Edificaes de Uso Pblico e Edificaes privadas destinadas a para as Edificaes de Uso Pblico Estabelecimento de ensino, teatros, cinemas, auditrios, estdios, ginsios de esporte, e Edificaes Privadas destinadas a casas de espetculos, salas de conferncia e similares e Postos de Abastecimentos, em estabelecimento de ensino, teatros, relao necessidade de sanitrios adaptados por pavimento e por sexo. cinemas, auditrios, estdios, ginsios de esporte, casas de espetculos, salas de conferncia e similares
48

Das Exigncias de acessibilidade para as Edificao Residencial Multifamiliar


49

Esclarecimentos na Tabela 110: Edificaes destinadas ao Uso Residencial Multifamiliar, em relao acessibilidade s reas de uso comum nestas edificaes.

Captulo VII, Seo V, Inciso 6

439

Do Passeio

Insero dos Incisos 6 - Do Plantio de rvores no Passeio e 6.1 - Das Espcies Arbreas nos Passeios na Seo VI do Captulo VII, para maiores informaes ao executor da obra em relao a plantio de rvores no passeio, de acordo com a Deliberao Normativa do COMAM 69/2010 Alterao significativa de texto referente ao Abrigo de Resduo Slido ARS e de Tabelas Tipo de Construo/ produo Diria de Lixo - rea Lquida da Edificao No Residencial rea Lquida da Edificao Residencial Dimensionamento de Edificaes destinadas a Hospitais, Clnicas hotis.

Captulo VII, Seo VI, Inciso 6

455

50

Do Abrigo de Resduo Slido nas Edificaes

Captulo VII, Seo VII

461
7

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
51

Alterao realizada
Esclarecimentos sobre a necessidade de licenciamento para construo de muros de arrimos.

Captulo / Seo Captulo VIII, Seo I

pgina no Manual

Do Licenciamento, Execuo e Regularizao de Eificaes / Das Disposies Gerais


52

484 485

Do Licenciamento, Execuo e Regularizao de Edificaes/ Das Responsabilidades


53

Alterao de texto, tendo em vista a publicao do Decreto 14.873/12, que alterou as responsabilidades do Profissional e do proprietrio previstas no Decreto 13.842/10, que regulamenta o Cdigo de Edificaes

Captulo VIII, Seo II

Do Licenciamento, Execuo e Alterao de texto, tendo em vista a publicao da Portaria SMARU 02/2.012 relativa ao Captulo VIII, Seo III Regularizao de Edificaes/ Padro de Desenhos para Projetos de Edificao. Da Apresentao de projeto Arquitetnico para Licenciamento e Regularizao de Edificaes
54

491

Do Licenciamento, Execuo e Regularizao de Edificaes/ Do Licenciamento da Edificao


55

Pequena complementao no texto, tendo em vista a publicao do Decreto 14.873/12, que alterou o Decreto 13.842/10, que regulamenta o Cdigo de Edificaes.

Captulo VIII, Seo IV

509

Do Exame de Modificao em Projeto de Arquitetura anteriormente Aprovado


56

Insero do Inciso 2.1 referente aos procedimentos adotados para exame de projeto de modificao de projeto arquitetnico aprovado na vigncia da legislao anterior, conforme instrues do Gabinete da SMARU. Pequena complementao no texto, tendo em vista a publicao do Decreto 14.873/12, que alterou o Decreto 13.842/10, que regulamenta o Cdigo de Edificaes.

Captulo VIII, Seo IV, Inciso 2.1

514

Do Alvar de Construo

Captulo VIII, Seo IV, Inciso 4

516

57

Da Revalidao do Alvar de Construo concedido antes de janeiro de 2010

Alterao de texto referente ao procedimento para Renovao de Alvar de Construo de projeto aprovado nos termos da legislao anterior, tendo em vista a publicao de alterao do Decreto regulamentar do Cdigo de Edificaes.

Captulo VIII, Seo IV, Inciso 5.2

523

ITENS ALTERADOS NO MANUAL TCNICO APLICADO A EDIFICAES - 2 VERSO

Ttulo do Item
58

Alterao realizada
Pequena complementao no texto, tendo em vista a publicao do Decreto 14.873/12, que alterou o Decreto 13.842/10, que regulamenta o Cdigo de Edificaes.

Captulo / Seo Captulo VIII, Seo V

pgina no Manual

Da Execuo da Obra

524 539

59

Da Regularizao Gratuita de Alterao de texto em relao ao procedimento de avaliao do valor venal para Captulo VIII Seo VI, Carter Social Independente de regularizao gratuita quando a rea da edificao existente no confere com a rea da Incisos 2.3.1 e 2.3,2 Requerimento e Da Regularizao edificao lanada no IPTU de 2.004. Gratuita de Carter Social Mediante Requerimento

You might also like