You are on page 1of 4

INSTITUTO DE ECONOMIA UFRJ Introduo Economia 2011-I Prof.

: Marta Lemme Lista de Exerccios n 1

1. Suponhamos que um clima excepcionalmente quente ocasione um deslocamento para a direita na curva da demanda de sorvete. Por que razo o preo de equilbrio do sorvete aumentaria? Suponhamos que a curva de oferta se mantenha inalterada. O clima excepcionalmente quente causa um deslocamento para a direita da curva da demanda, gerando, no curto prazo, um excesso de demanda ao preo vigente. Os consumidores competiro entre si pelo sorvete, pressionando o preo para cima. O preo do sorvete aumentar at que a quantidade demandada e a quantidade ofertada sejam iguais. p S

D2 D1 q 2. Utilize as curvas da oferta e da demanda para ilustrar de que forma cada um dos seguintes fatos afetaria o preo e a quantidade de manteiga comprada e vendida: a. Um aumento no preo da margarina.

A maioria das pessoas considera a manteiga e a margarina bens substitutos. Um aumento do preo da margarina causar um aumento do consumo de manteiga, deslocando a curva da demanda de manteiga para a direita, de D1 para D2 na figura a seguir. Esse deslocamento da demanda causar o aumento do preo de equilbrio de P1 para P2 e da quantidade de equilbrio de Q1 para Q2.

Preo S

P2

P1

D1

D2 Quantidade de manteiga

2. b.

Q1

Q2

Um aumento no preo do leite.

O leite o principal ingrediente na fabricao da manteiga. Um aumento do preo do leite elevar o custo de produo da manteiga. A curva da oferta de manteiga ser deslocada de S1 para S2 na figura a seguir, o que resultar em um preo de equilbrio mais alto, P2, de modo que os custos mais elevados de produo sero cobertos, e em uma menor quantidade de equilbrio, Q2.

Preo S2 S1 P2 P1

D Q2 Q1 Quantidade de manteiga

Figura 2.2.b
c. Uma reduo nos nveis de renda mdia. Suponhamos que a manteiga seja um bem normal. Uma reduo no nvel de renda mdia causar um deslocamento da curva de demanda de manteiga de D1 para D2. Isso resultar na reduo no preo de equilbrio de P1 para P2,e na quantidade de equilbrio de Q1 para Q2.

3. Suponhamos que o governo regule os preos da carne bovina e de frango, tornando-os mais baixos do que seus respectivos nveis de equilbrio de mercado. Explique resumidamente por que ocorreria escassez dessas mercadorias e quais os fatores que determinariam a dimenso da escassez. O que ocorreria com o preo da carne de porco? Explique.
Quando o preo de um bem fixado abaixo do nvel de equilbrio de mercado, a quantidade que as empresas esto dispostas a ofertar menor do que a quantidade que os consumidores desejam adquirir. A dimenso do excesso de demanda depende das elasticidades relativas da demanda e da oferta. Se, por exemplo, tanto a oferta quanto a demanda so elsticas, a escassez maior do que no caso de ambas serem inelsticas. Dentre os fatores que determinam tais elasticidades e, portanto, influenciam o excesso de demanda, esto a disposio dos consumidores a comer menos carne e a capacidade dos agricultores de diminuir a quantidade produzida. Os consumidores cuja demanda no seja atendida tentaro adquirir produtos substitutos, aumentando, assim, a demanda e o preo de tais produtos. Assim, diante da fixao dos preos da carne bovina e do frango abaixo do nvel de equilbrio de mercado, o preo da carne de porco deve aumentar, considerando-se que a carne de porco seja um substituto para a carne bovina e a de frango.

4. Suponhamos que a curva da demanda por um produto seja dada por Q = 300 2P + 4I, onde I a renda mdia medida em milhares de dlares. A curva da oferta Q = 3P 50. a. Se I = 25, calcule o preo e a quantidade de equilbrio de mercado para o produto. Dado que I = 50, a curva da demanda torna-se Q=300-2P+4*25, ou Q=400-2P. Igualando a demanda oferta, podemos solucionar para P e ento obter Q:
400-2P=3P-50 P=90

Q=220. b. Se I = 50, calcule o preo e a quantidade de equilbrio de mercado para o produto. Dado que I = 50, a curva da demanda torna-se Q=300-2P+4*50, ou Q=500-2P. Igualando a demanda oferta, podemos solucionar para P e ento obter Q:
500-2P=3P-50 P=110

Q=280.

c.

Desenha um grfico que ilustre suas respostas. O preo e a quantidade de equilbrio so encontrados na interseco da curva da demanda com a da oferta. Quando o nvel de renda aumenta na parte b, a curva da demanda se desloca para cima e para a direita. A interseco da nova curva da demanda com a curva da oferta o novo ponto de equilbrio.

You might also like