You are on page 1of 4

1

CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

O MTODO CLNICO DE PIAGET


(A partir de: DELVAL, J. Introduo prtica do mtodo clnico: descobrindo o pensamento das crianas. Porto Alegre: Artmed, 2002.)

O MTODO O mtodo clnico um procedimento de coleta e anlise de dados para o estudo do pensamento da criana que se realiza mediante entrevistas nas quais se procura acompanhar o curso do pensamento do sujeito ao longo da situao, fazendo sempre novas perguntas para esclarecer respostas anteriores. Consta, portanto, de algumas perguntas bsicas e de outras que variam em funo do que o sujeito diz ou faz e dos interesses que orientam a pesquisa. A essncia do mtodo consiste em numa interveno sistemtica do pesquisador em funo do que o sujeito vai fazendo ou dizendo. Em alguns casos ele tem que cumprir uma tarefa, em outros, explicar um fenmeno. A psicologia do desenvolvimento teve um enorme progresso graas utilizao do mtodo clnico. Foi Piaget que introduziu este mtodo na psicologia do desenvolvimento e o primento a utiliz-lo como mtodo para o estudo o desenvolvimento normal. CARACTERSTICAS Procedimento para investigar como as crianas: Pensam Percebem Agem Sentem Coloca-se o sujeito diante de uma situao problemtica e ele tem que resolv-la ou explic-la. O pesquisador observa as aes e as explicaes e procura analisar o que est acontecendo e esclarecer seu significado, ou seja, procura descobrir o que os sujeitos fazem ou dizem, o que est atrs da aparncia de sua conduta, seja em aes ou palavras. Procura, assim, deixar claro o sentido das aes ou explicaes do sujeito. A essncia do mtodo a interveno sistemtica do experimentador diante da atuao/conduta do sujeito e como resposta s suas aes ou explicaes (a conduta do sujeito pode ser verbal; de manipulao de um objeto no verbal ; ou de manipulao/transformao de um objeto com explicao). Tem como finalidade descobrir os caminhos que segue o pensamento do sujeito, dos quais este no tem conscincia e que no pode tornar explcito de maneira voluntria.

Por isso, essa interveno orientada pelas hipteses que o experimentador vai formulando acerca do significado das aes do sujeito. O pesquisador, para isto, deve abrir mo de sua forma de pensar para introduzir-se na forma de pensar do sujeito. TIPOS DE UTILIZAO DO MTODO CLNICO Tipos Mtodo no-verbal (aes sobre a realidade sem linguagem) Caractersticas Introduzimos modificaes na situao de acordo com nossas hipteses ou suposies acerca do que est se passando na mente do sujeito. Suas aes nos serviro para confirmar ou nossas suposies. Utilizado quando estudamos um sujeito sem a interveno da linguagem (principalmente com crianas pequenas que ainda no dominam a fala - linguagem oral). Ex: noo de objeto permanente (esconde-se objeto embaixo de uma almofada e observa-se realo do beb). Interesse: origem da inteligncia antes do aparecimento da linguagem. Mantm-se uma conversa aberta com a criana procurando seguir o curso de suas idias a respeito de um tema ou a respeito da explicao de um problema (geralmente a respeito de fenmenos naturais, psquicos ou sociais). O entrevistador intervm sistematicamente e conduz suas perguntas de modo a tentar esclarecer o que a criana diz. A utilizao de um material est excluda ou ser muito limitada, devido natureza dos problemas que lhe colocamos. Ex: o que o sonho? (fen. psquico); porque chove? (fen. natural); origem das diferenas sociais porque uns so ricos e outros pobres? (fen. social); etc. Estudo das operaes mentais durante os estdios operatrio concreto e operatrio formal. feito mediante atividades nas quais o sujeito tem de realizar uma tarefa manipulando um material. Entrevista-se o sujeito sobre transformaes que se produzem nos objetos que tm diante de si. As aes/afirmaes que o sujeito realiza e suas explicaes nos informam sobre suas idias. A conversa com o sujeito serve para dar-lhe instrues e nos ajuda a interpretar o sentido do que ele faz. Pressuposto: a forma como o sujeito trata a realidade revela quais so as operaes que ele capaz de realizar ( e essas vo mudando conforme a idade). Tambm conhecido como provas operatrias de Piaget, pois investiga a conquista das operaes lgicas e/ou infralgicas.

Entrevista livre (mtodo verbal, sem material, estuda o pensamento verbal)

Mtodo de Manipulao e Formalizao (Transformao de um material e explicao sobre uma situao)

Ex.: conservao de substncia (transformao da forma da massinha de modelar e respostas da criana sobre a alterao ou no da quantidade de massa).

TIPOS DE PERGUNTAS 1.DE EXPLORAO - tendem a desvelar a noo cuja existncia e estruturao se busca (ex: o que aconteceu?, o que voc pensa/acha sobre...?) 2.DE JUSTIFICAO obrigam a criana a justificar seu ponto de vista (por qu...?; como...?). 3.DE CONTROLE buscam a coerncia ou contradio das respostas atravs da contra-argumentao. Trata-se de apresentar uma explicao distinta ou contrria do sujeito para ver se ele persiste nela, o que poderia revelar que sua convico firme e no produto de sugesto de nossa parte. TIPOS DE RESPOSTAS Uma entrevista bem realizada deve conseguir por em evidncia as idias ou crenas que o sujeito tem. A criana reflete constantemente sobre a realidade sua volta mesmo que no tenha conscincia disto. O pressuposto do mtodo clnico que o sujeito tem em mente representaes ou modelos da realidade. A questo fazer com que essas crenas aflorem atravs de perguntas adequadas. Tipo 1.Espontneas Caractersticas As que a criana d espontaneamente sem interveno do entrevistador. Revelam as crenas/idias que o sujeito j traz consigo sobre o assunto. Surgidas na entrevista diante das perguntas do experimentador (o problema colocado ao sujeito pela primeira vez, a primeira vez que pensa no assunto). Mas respostas so elaboradas pelo sujeito espontaneamente e esto relacionadas com o conjunto de seu pensamento. Produto da entrevista e influenciadas pela interveno do experimentador. Histrias inventadas pela criana ao longo da entrevista, pouco relacionadas com o tema e de carter pessoal. So imprevisveis e revelam um jogo a Valor Desejvel As que mais interessa conhecer (revelam organizao do pensamento). Desejvel Tambm interessantes (tambm revelam organizao do pensamento).

2.Desencade adas

3.Sugeridas 4.Fabuladas

Indesejvel Evitar! Indesejvel Geralmente no tm valor para o estudo que se realiza (descartar e

5.Noimportistas

criana parece estar divertindo-se com a criao destas respostas. Respostas dadas ao acaso, tambm inventadas na hora, mas geralmente secas, curtas. Revela aborrecimento com a tarefa (criana diz qualquer coisa para livrarse do experimentador ou da situao).

retomar a entrevista). Indesejvel No tm valor para o estudo que se realiza (descartar e retomar a entrevista).

You might also like