You are on page 1of 44

Mini Manual KIT E-P18

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


ndice Nota ao leitor ............................................................................................. 02 Descrio do KIT E-P18 ............................................................................03 DVD didtico Sempra V2.0 ...................................................................... 04 Placa de desenvolvimento E-P18 V3.6 .................................................... 13 Apostila didtica E-P18............................................................................. 25 Modos de gravao ................................................................................... 26 Como criar um projeto ............................................................................... 29 Como compilar e gravar um firmware na placa de desenvolvimento utilizando o bootloader.................................................. 36 Prticas...................................................................................................... 39

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 1

Nota ao leitor Obrigado por adquirir nossos produtos. Este guia ir lhe auxiliar durante seu primeiro contato com o nosso o KIT Didtico. Ele possui informaes resumidas para consultas breves. Recomendamos que voc leia a apostila didtica presente no DVD do KIT. Nossa empresa ministra diversos cursos e desenvolve produtos na rea de sistemas embarcados. Visite sempre nosso site para saber as novidades. www.sempratec.com.br Utilize nosso frum de discusso para tirar suas dvidas e compartilhar projetos interessantes que voc desenvolveu. http://picminas.forumeiros.com/ Assista aos vdeos de projetos que utilizam nosso KIT didtico: www.youtube.com.br/sempratec Agradecemos a preferncia. Caso tenha dvidas, crticas ou sugestes entre em contato conosco. Voc ser atendido da melhor forma possvel.

Equipe Sempra vendas@sempratec.com.br

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Descrio do KIT E-P18 O KIT E-P18 uma ferramenta didtica til para estudantes, professores, hobbistas e pessoas com interesse em implementar projetos de sistemas microcontrolados. O KIT E-P18 composto por: DVD Didtico. Apostila didtica no formato digital (presente no DVD didtico) Placa de Desenvolvimento baseado no PIC18F4550; Sensor de temperatura removvel e a prova dgua; Cabo USB tipo A-B;

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 3

DVD didtico Sempra V2.0 O DVD Didtico Sempra foi criado para auxili-lo em seu aprendizado de sistemas microcontrolados. Ele deve ser usado em conjunto com a Placa de Desenvolvimento e a Apostila Didtica. INSTALAO Ao colocar o DVD em seu computador, um autorun ir abrir pedindo para proceder instalao. O DVD foi criado com a framework .NET 4.0. Caso seu computador possua uma verso inferior a esta, uma primeira tela de instalao desta framework ser apresentada. Aps a instalao do .NET 4.0 (caso necessrio) abrir a tela de boas vindas do instalador do DVD Didtico (ver Figura 1). Basta clicar em Avanar para continuar a instalao.

Figura 1 - Tela de boas vindas do instalador

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


A tela seguinte permite escolher o diretrio da instalao do software.(ver Figura 2) Este software precisar de 1.5 GB de espao livre em seu HD. Selecione o diretrio da sua escolhe e clique em Avanar.

Figura 2- Escolha do diretrio de instalao

O instalador mostrar um resumo das configuraes escolhidas para instalao (Ver Figura 3). Caso todos os dados estejam corretos clique em Instalar e o instalador ir proceder automaticamente.

Figura 3- Resumo da configurao da instalao

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 5

Caso o Windows pea permisso para que o software do DVD faa alteraes em seu computador voc deve clicar em Sim para permitir a instalao do DVD didtico. No final da instalao o instalador pedir para instalar o Adoble Reader X em seu computador. Este software gratuito distribudo pela Adoble necessrio para a leitura dos PDFs presentes no DVD como a apostila didtica e os datasheets. Aps a instalao ser concluda, aparecer uma tela informando que a instalao foi realizada com sucesso (ver Figura 4). O instalador colocar atalhos em sua rea de trabalho e no menu iniciar do Windows.

Figura 4 - Concluso da instalao do software

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


INFORMAES DO DVD Ao iniciar o software do DVD didtico Sempra, aparecer uma breve discrio de seu contedo e dicas para seu uso. Na parte superior do programa existe uma barra de menus (ver Figura 5) que permite navegar pelos contedos do DVD.

Figura 5 - Barra de menus

Ao clicar em apostila didtica o DVD abrir o texto da apostila dentro de seu programa (ver Figura 6). Recomendamos colocar o programa em tela cheia e mover a barra de menus para a esquerda facilitando assim a visualizao da apostila. Caso deseje, voc pode ir ao diretrio de instalao do software e abrir a apostila em um leitor de pdfs de sua preferncia.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 7

Figura 6 - Apostila didtica

A aba Vdeos permite assistir todos os vdeos contidos no DVD atravs de um player presente no software (ver Figura 7). Recomendamos que voc assista os vdeos de instalao do MPLAB e C18 assim como os vdeos de gravao de firmware e de teste do KIT.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6

Figura 7 - Vdeos

Na aba Instaladores voc encontrar a descrio e os instaladores das ferramentas utilizadas no desenvolvimento de firmwares para o PIC18F4550 presente na placa de desenvolvimento (ver Figura 8). Para comear o desenvolvimento, necessrio instalar o MPLAB e o compilador C18. Existe uma seo na apostila e um vdeo no DVD para auxili-lo nas instalaes.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 9

Figura 8 - Instaladores

O teste do KIT permite manipular cada um dos perifricos contidos na placa de desenvolvimento E-P18 atravs de uma interface grfica intuitiva (ver Figura 9). Para isto basta conectar o KIT em seu computador pelo cabo USB e estar rodando o FIRMWARE DE TESTE DO KIT. Caso exista outro firmware de aplicao gravado no seu KIT basta ir em gravar PIC e regravar o teste do KIT.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6

Figura 9 - Teste da placa de desenvolvimento

Para testar os LEDs, o buzzer e o rel, basta clicar sobre eles na figura da placa de desenvolvimento presente na interface grfica. Voc pode testar a escrita e a leitura da memria EEPROM presente no PIC18F4550 escrevendo o valor que deseja no determinado endereo. Essa informao permanecer salva at a prxima gravao no PIC quando memria EEPROM tambm limpa (preenchida completamente por 0xFF) pelo gravador. O boto Gravar o PIC ser usado por voc duran te todo seu desenvolvimento. Dada sua importncia, existe uma seo na apostila e um vdeo no DVD didtico ensinando a gravar firmwares no KIT atravs do bootloader.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 11

Em datasheets voc encontrar informaes sobre o MPLAB, o compilador C18, o PIC18F4550 e todos os perifricos contidos na placa de desenvolvimento. O DVD possui pequenos tutoriais sobre as ferramentas utilizadas e breves resumos a respeito da linguagem de programao C para consulta. Estes tutoriais podem ser acessados atravs da aba Tutoriais. Colocamos a sua disposio o cdigo fonte de diversos projetos desenvolvidos para nosso KIT didtico. Eles esto divididos em bsicos, intermedirio e avanados. O projeto bootloader foi criado e disponibilizado pela Microchip e foi adicionado ao DVD didtico para que voc possa estudlo e, com isso, entender melhor o processo de auto gravao. Na aba Internet voc encontrar um pequeno browser para abrir nossa pgina na internet, nosso frum e ver os vdeos do youtube. Voc tambm pode acessar estes sites atravs de seu navegador de internet padro. Clicando sobre o boto de informaes voc encontrar dados sobre nossa empresa, uma breve descrio das funcionalidades do DVD e informaes sobre a equipe que o criou.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Placa de desenvolvimento E-P18 V3.6 Baseado no PIC18F4550, a placa de desenvolvimento possui diversas funcionalidades atuais, entre elas: comunicao USB, auto-gravao via BootLoader (no necessria a utilizao de gravadoras externas), gravao via ICSP, circuitos atuadores-sinalizadores, chaves/teclas, circuitos sensores e displays. A Figura 10 mostra uma viso geral dos componentes da placa de desenvolvimento E-P18 V3.6

Figura 10 - Viso geral da placa de desenvolvimento E-P18

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 13

CIRCUITOS ATUADORES Os circuitos atuadores so compostos por: 3 (trs) LEDs (Vermelho, Verde e Amarelo), Rel de 5V e o Buzzer (Sirene). A Figura 11, Figura 12 e Figura 13 mostram as ligaes de cada um desses atuadores no PIC18F4550.

Figura 11 - Ligao dos leds no PIC.

Figura 12- Ligao do Rel no PIC.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6

Figura 13 - Ligao do Buzzer (Sirene) no PIC. CHAVES/TECLAS A placa de desenvolvimento possui quatro chaves tteis ( push-button): Boto 1, Boto 2, RESET e BOOT. A chave RESET de uso especfico e no pode ser utilizada pelos programas desenvolvidos pelo usurio. Para se utilizar a chave ttil BOOT necessrio que o Jumper BOOT/RB4 esteja selecionado na posio BOOT, como mostrado na Figura 14. Caso contrrio, o boto no possui nenhuma funcionalidade e o pino RB4 (onde a chave BOOT est conectada) ficar disponvel no conector do Display de 7Segmentos, tanto para acionamento do prprio display, quanto para a utilizao de dispositivos externos ao KIT.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 15

Figura 14 - Ligao da Chave Push Button (Chaves Tteis) no PIC. A Figura 15 mostra as ligaes das chaves Dip-Switch no KIT. Observe a existncia de um Jumper chamado CHAVES. Com ele possvel habilitar ou desabilitar os pull-ups presentes em cada uma das chaves. Os pull-ups devem ser desabilitados sempre que o usurio desejar acionar outros dispositivos externos por meio do conector de expanso.

Figura 15 - Ligao da Chave Dip switch no PIC.

CIRCUITOS SENSORES

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Os circuitos sensores so compostos por: um LDR, um sensor de temperatura e um potencimetro. A Figura 16, Figura 17 e Figura 18 mostram as ligaes de cada um desses sensores na placa de desenvolvimento. O LDR (Light Dependent Resistor) um transdutor resistivo sensvel as variaes da intensidade luminosa. A sua resistncia inversamente proporcional intensidade de luz a qual est submetido, ou seja, quanto maior a intensidade de luz aplicada sobre ele, menor ser o valor de sua resistncia eltrica. Desta forma, fica fcil verificar pela Figura 16 que medida que a resistncia do LDR diminui a tenso eltrica aplicada na entrada analgica AN5 tambm ir diminuir.

Figura 16 - Ligao do LDR no PIC.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 17

O sensor de temperatura utilizado o MCP9700A, que est conectado ao PIC como mostrado na Figura 17. Este sensor est acoplado ao KIT por meio de um conector, podendo assim ser removido. Isso permite a conexo de outros sensores entrada analgica AN0, desde que estes possuam caractersticas eltricas compatveis com as entradas analgicas do PIC (ver datasheet do PIC18F4550 Conversor Analgico Digital).

Figura 17 - Ligao do sensor de temperatura no PIC.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


O potencimetro funciona como um circuito divisor de tenso. A tenso eltrica aplicada ao pino AN4 do PIC18F4550 varia de acordo com a posio de seu parafuso. (Figura 18)

Figura 18 - Ligao do potencimetro no PIC.

DISPLAYS A placa possui dois conectores para displays: um conector para display duplo de 7-segmentos (anodo comum) e um conector compatvel com a maioria dos displays de LCD Alfa-Numricos disponveis no mercado (displays 8x1, 8x2, 16x1, 16x2, 16x4, 32x2, etc.). As Figura 19 e Figura 20 mostram as ligaes de cada um desses conectores. Observe que para habilitar o funcionamento do ponto entre os dois dgitos, o Jumper BOOT/RB4 deve estar selecionado na posio RB4, como mostrado na Figura 19.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 19

Figura 19 - Ligao do display duplo de 7 segmentos no PIC. Observao: o display de 7 (sete) segmentos do tipo Anodo Comum, isso quer dizer que seus LEDs (a1, b1, c1, d1 ...) acendero quando as portas conectadas a eles (RB0, RB1, RB2, ...) estiverem em lgica binria 0 (zero) ou 0 (zero) Volts.

Figura 20 - Ligao do display de LCD no PIC.

CIRCUITOS DE GRAVAO IN-CIRCUIT (ICSP)

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


O KIT E-P18 possui um conector padro usado para gravao in-circuit, o ICSP (In-Circuito Serial Programming). Desta forma, o kit pode ser conectado gravadoras disponveis no mercado que possuam esse tipo de conexo (ICD3, PICKIT3, dentre outras), tanto para carregar programas, quanto para debug e emulao de firmwares, veja a Figura 21.

Figura 21 - Conector padro MICROCHIP ICSP.

RECOMENDAES PARA USO DO CONECTOR ICSP: - Desconectar qualquer perifrico ligado nos pinos RB6 e RB7, como por exemplo: o display duplo de 7 segmentos e o LCD. - Usar a alimentao da placa do KIT E-P18 pela USB ou por uma fonte externa. No recomendada a utilizao da alimentao da prpria gravadora.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 21

Jumpers do KIT E-P18 Jumper uma ligao mvel entre dois pontos de um circuito eletrnico. , geralmente, uma pequena pea plstica que contm um metal em seu interior, responsvel pela conduo de eletricidade entre dois ou mais pontos de um circuito. So responsveis por desviar o fluxo eltrico permitindo configuraes por meio fsico do hardware em questo. A placa de desenvolvimento dispe de diversos jumpers que permitem habilitar e desabilitar dispositivos, como por exemplo, buzina e rel, ou ainda, possibilitam ao usurio escolher entre duas opes de configurao. Os Jumpers so identificados por meio de nomes escritos na placa do KIT E-P18. Abaixo segue uma lista com todos os nomes e a funo de cada um deles: Jumper CHAVES: quando removido desabilita os pull-ups das 4 chaves do Dip-Switch. Jumper BUZZER: quando removido desabilita o funcionamento do Buzzer. Jumper REL: quando removido desabilita o funcionamento do rel Jumper BOOT | RB4: com este jumper possvel escolher aonde o pino RB4 ser conectado. Quando selecionado na posio BOOT, o pino RB4 estar conectado chave ttil BOOT. J se selecionado na posio RB4, a chave BOOT para de funcionar e o pino RB4 fica disponvel no conector do display de 7-Segmentos. Jumper VUSB | VBAT: permite ao usurio escolher qual ser a fonte de alimentao do KIT, se proveniente do cabo USB (posio VUSB) ou da alimentao externa (posio VBAT).

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


A Figura 22 mostra como os cinco Jumpers esto conectados aos respectivos circuitos do KIT E-P18.

Figura 22 - Jumpes do KIT E-P18.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 23

A placa de desenvovlimento E-P18 possui ainda BORNES DE EXPANSO que do acesso maioria dos pinos do microcontrolador PIC18F4550. Eles permitem que suas portas de PWM, I/O, comunicao serial e paralela, pinos de interrupo externa, portas de entrada analgicas, entre outras, sejam utilizadas para controlar dispositivos externos placa de desenvolvimento do KIT. CUIDADO Cuidado ao conectar e desconectar o sensor de temperatura do KIT, sempre o manuseie atravs do Conector MOLEX. NUNCA puxe pelo fio.

Conector Molex

ALIMENTAO O KIT E-P18 funciona com alimentao 5V da USB ou com fonte externa de 7 a 12 V/500 mA.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Apostila didtica E-P18 A apostila didtica E-P18 foi desenvolvida para orientar o estudo inicial de sistemas microcontrolados utilizando a placa de desenvolvimento E-P18 e o DVD Didtico. A apostila transmite o contedo de forma clara e objetiva tendo captulos organizados sequencialmente. O captulo 1 traz conceitos iniciais necessrios para o entendimento de sistemas microcontrolados como arquitetura de sistemas microprocessados, portas lgicas, sistemas numricos, entre outros. O captulo 2 aborda arquitetura do PIC18F4550 e recursos da placa de desenvolvimento E-P18. O captulo 3 possui informaes sobre as ferramentas utilizadas no desenvolvimento de firmwares para o PIC18F4550. Este captulo mostra detalhadamente como instalar as ferramentas e seu funcionamento. O captulo 4 aborda a programao de microcontroladores. Possui uma breve reviso das estruturas, tipos de dados e operadores da linguagem C. No final do captulo existe uma lista de boas prticas de programao.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 25

Modos de gravao: O modo mais comum de gravar o Firmware de Aplicao chamado de gravao off-board. Nesse mtodo necessrio retirar o microcontrolador da sua plataforma de aplicao (placa de circuito impresso que liga os perifricos do microcontrolador aos dispositivos externos que ele ir controlar, como por exemplo: botes, rels, LEDs, display, etc.) e coloc-lo em outro dispositivo, chamado Gravadora, que ir gerenciar a transferncia do Firmware de Aplicao de dentro do computador para a memria de programa do microcontrolador. Este mtodo melhor detalhado na seo 3.6 da apostila didtica. A Figura 23 ilustra esse tipo de gravao.

Figura 23 - Mtodo de Gravao Off-Board.

Existem ainda outros dois mtodos de gravao: In-circuit via Hardware e Incircuit via Bootloader. Nesses mtodos, no h a necessidade de retirar o microcontrolador da placa de aplicao para realizar a gravao do firmware em sua memria de programa (In-circuit no circuito). In-circuit via Hardware: Neste modo, apesar de no precisar retirar o PIC do KIT, ainda necessrio o uso de uma gravadora. Alm disso, a placa de aplicao (por exemplo, o KIT Didtico) deve possuir alguma interface de comunicao com a gravadora, pois ser a gravadora que gerenciar o processo de transferncia e armazenamento na memria de programa do microcontrolador. Para os PICs um mtodo de conexo entre gravadora e placa de aplicao o ICSP (In-Circuit Serial Programmer), compatvel com a

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


maioria das gravadoras de PIC existentes no mercado. Perceba na Figura 24 que o KIT Didtico est conectado gravadora por meio de seu conector ICSP (ver detalhes do KIT na seo 2.3 da apostila). Assim como no mtodo off-board, neste mtodo necessrio conectar a gravadora ao MPLAB (via conexo serial ou USB). O MPLAB busca o arquivo.hex (firmware compilado) no HD do computador e o envia para a gravadora via porta USB ou serial. A gravadora acessa a memria de programa do PIC (memria FLASH) via conexo ICSP e armazena o todo o arquivo.hex. (ver Figura 24)

Figura 24 - Modo de gravao in-circuit via hardware.

In-circuit via Bootloader: Este um mtodo de auto-gravao, ou seja, o prprio microcontrolador onde se deseja carregar o arquivo.hex ir gerenciar todo o processo de gravao. Isso possvel porque em uma pequena parte de sua memria de programa (FLASH) foi previamente gravado outro firmware, que ir coordenar a transferncia do Firmware de Aplicao (arquivo.hex) do computador para a memria a prpria memria de programa do microcontrolador. Esse firmware chamado de Bootloader, expresso em ingls que significa Rotina de Partida. O Firmware Bootloader (previamente gravado em uma pequena parte da memria de programa do microcontrolador por um dos outros dois mtodos mencionados anteriormente) o programa que inicia a gravao (o carregamento) de Firmwares de Aplicao no microcontrolador pelo mtodo

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 27

in-circuit via Bootloader. No caso do PIC18F4550 isso feito atravs da porta USB. O Bootloader ir comunicar com o software de gravao de nosso DVD Didtico, presente no cone Gravar PIC. Maiores detalhes sobre este procedimento so vistos na seo 3.4 da apostila ou nos vdeos de nosso DVD Didtico. A maior vantagem de sistemas que possuem a funcionalidade de autogravao no precisar retirar o microcontrolador de sua plataforma de aplicao e de no fazer uso de uma gravadora.

Figura 25 - Mtodo de Auto-Gravao.

O Bootloader no PIC18F4550 usa a memria do endereo 0x000h at o endereo 0x800h. Este o nico programa que deve ser gravado na memria interna do PIC, por meio de um circuito de gravao externo (uma gravadora PIC).

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Como criar um projeto O primeiro passo para desenvolver uma soluo utilizando um microcontrolador da Microchip a criao de um projeto. O projeto contm as informaes do microcontrolador e do compilador utilizado, os diretrios onde esto os arquivos fonte e as bibliotecas, configuraes da workspace, entre outros. O MPLAB disponibiliza uma ferramenta para facilitar a criao de projetos chamada Project Wizard que ser utilizada nesta seo. Para criar um projeto siga os seguintes passos: 1) Crie uma pasta em seu computador com o nome do seu projeto. Abra o DVD didtico e clique no cone Projetos. No menu Projetos ( esquerda da tela), em Arquivos Modelos, clique sobre a famlia do PIC desejado (PIC18 ou PIC32). Em seguida, clique no boto Salvar Modelo e escolha o diretrio onde deseja salvar os arquivos. Os arquivos modelo devem ser salvos dentro da pasta de projeto que voc acabou de criar (ver Figura 26).

Figura 26 - Arquivos modelo no DVD didtico.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 29

2) Abra o MPLAB. Clique no menu Project e em seguida em Project Wizard (ver)

Figura 27 - Janela do MPLAB - Acessando o "Project Wizard"

3) Abrir uma janela de boas vindas ao assistente de criao de projetos. Clique em avanar (ver Figura 28)

Figura 28 - Janela de Boas Vindas.

4) A tela seguinte permite a seleo do dispositivo a ser utilizado. Em nossos KITs utilizamos o PIC18F4550 ou o PIC32MX775F256L. Selecione o

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


microcontrolador desejado e, em seguida, clique no boto avanar (ver Figura 29).

Figura 29 - Escolha do microcontrolador.

5) Na prxima tela, necessrio selecionar qual o compilador a ser utilizado no projeto. Isto feito atravs da opo Active Toolsuite. Caso esteja utilizando o PIC18F4550 escolha a opo Microchip C18 Toolsuite. Caso esteja utilizando nosso KIT avanado com o PIC32, escolha a opo Microchip PIC32 C-Compiler Toolsuite. Em seguida, clique em avanar (ver Figura 30).

Figura 30 - Escolha da "Active Toolsuite"

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 31

6) A prxima tela permite ao usurio escolher o diretrio onde o projeto ser salvo, bem como o nome do mesmo. Para tanto, clique em Browser e escolha o diretrio e o nome do projeto. Em seguida, clique em avanar.

Figura 31 - Escolha do diretrio.

7) A prxima tela permite adicionar arquivos ao seu projeto. Ns no recomendamos adicionar arquivos atravs desta janela devido grande complexidade dos modos de importao de arquivos. Apenas clique em avanar. (ver Figura 32)

Figura 32 - Inserir arquivos.

8) A prxima janela mostra um resumo dos dados do seu projeto. Confira o microcontrolador escolhido, o compilador, o caminho do projeto. Se todas as informaes estiverem corretas clique em concluir (ver Figura 33).

Mini Manual KIT E-P18 V3.6

Figura 33 - Resumo do projeto.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 33

9) O prximo passo adicionar os arquivos main.c e linker ao seu projeto. Recomendamos que utilizem os arquivos disponveis em nosso DVD. Para adicionar arquivos ao seu projeto, utilize janela do Projeto (Ver Figura 34Erro! Fonte de referncia no encontrada.). Nesta janela voc pode adicionar arquivos fontes (Source Files), arquivos cabealhos (Header Files), arquivos objetos (Object Files) e arquivos de biblioteca (Library Files).

Figura 34- Janela "Project".

10) Para adicionar o arquivo main.c em seu projeto, clique com o boto direito do mouse sobre a pasta Source Files, e em seguida clique em Add Files (ver Figura 35). 11) Abrir uma janela de busca. Localize seu arquivo (previamente copiado em seu computador, dentro do diretrio do seu projeto) e, em seguida, clique em abrir (ver Figura 36).

Figura 35 - Adicionando arquivos ao projeto.

Figura 36 - Adicionando arquivos ao projeto.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


12) Para incluir o arquivo linker (.lkr) siga as mesmas instrues dos passos 10 e 11. No entanto, este arquivo deve ser includo na pasta Linker Script. Para isso, clique com o boto direito na pasta Linker Script e, em seguida, clique em Add Files. Encontre o arquivo de linker e clique em abrir. 13) Seu projeto est pronto. O passo seguinte ser abrir o arquivo main.c e comear a desenvolver o seu cdigo. Para abrir o arquivo main.c, v na janela Project, na pasta Source Files e d um duplo clique em main.c (ver Figura 37).

Figura 37 - Janela do MPLAB mostrando o arquivo main.c do projeto teste.mcp aberto.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 35

Como compilar e gravar um firmware na placa de desenvolvimento utilizando o bootloader Aps a implementao de um programa no MPLAB os prximos passos seriam a compilao e gravao do cdigo na placa E-P18. Compilar transformar o cdigo escrito em linguagem C, para linguagem de mquina, hexadecimal (para maiores detalhes veja a seo 3.2 da apostila didtica). O processo de compilao de seu projeto muito simples. V barra ferramentas e clique sobre o boto build all. Observe na janela Output as mensagens do compilador. Caso seu projeto no possua erros, ir aparecer mensagem BUILD SUCCEEDED indicando que a compilao foi efetuada com sucesso (ver Figura 38). Voc tambm pode pressionar o atalho ctrl+F10 para iniciar

Figura 38 - Boto de compilao - Build All.

Aps a compilao de seu projeto ser gerado um arquivo com o mesmo nome do projeto com extenso .hex dentro da pasta do projeto. Esse o seu firmware compilado. Os nossos KITs Didticos possuem o BootLoader gravado na memria de programa de seus PICs. Isso permite que ele realize uma Auto-Gravao (ver seo 3.3 da apostila). A seguir sero mostrados os passos necessrios para se carregar um firmware na memria de programa de um PIC utilizando nossa placa de desenvolvimento E-P18 e o nosso DVD Didtico.

Procedimento para gravao de um firmware via bootloader

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


1- Abra o DVD Didtico e clique no cone Gravar PIC. Conecte o sua placa E-P18 ao seu computador e coloque-o em modo de gravao conforme mostrado na animao do DVD (segure o boto de BOOT e d um clique no boto RESET). Observe que os leds vemelho e amarelo comearo a piscar. Na caixa de texto Status ir aparecer a mensagem Kit didtico conectado. Observe tambm que alguns dos botes sero habilitados aps a conexo (ver Figura 39).

Figura 39 - DVD Didtico cone Gravar PIC.

2 - O prximo passo informar o diretrio onde est localizado o firmware que deseja gravar no PIC. Isso feito atravs do boto de funcionalidade Abrir Arquivo Hex. Usaremos um projeto exemplo do DVD Didtico. Clique no boto Load HEX File e v ao diretrio E:\DVD Didtico\Arquivos\Projetos\Botao LED. Selecione o arquivo hexadecimal (.hex) disponvel nessa pasta (neste exemplo o arquivo ser Boto LED.hex) e, em seguida, clique em Abrir (ver Figura 40).

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 37

Figura 40 - Escolha do arquivo.hex que se deseja gravar no PIC.

3- Em seguida clique no boto Gravar / Verificar e aguarde alguns instantes. Observe que aparecero algumas mensagens na caixa de texto Status (ver Figura 41).

Figura 41 - Processo de gravao do PIC.

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


4 - A gravao foi concluda com sucesso. Clique no boto Reiniciar do programa ou no boto de reset na placa para verificar o funcionamento do seu programa no KIT. Prticas Esta seo trs sugestes de prticas para fixar o contedo aprendido. A teoria para resoluo destas prticas pode ser encontrada em nossa apostila didtica e as resolues destas prticas esto no DVD didtico na parte de Projetos. A Sempra permite que o contedo destas prticas, assim como de seus enunciados, sejam utilizados para quaisquer fim, desde que a empresa Sempra seja referenciada nesse processo.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 39

Prtica 1 Acende LED Objetivo: O projeto acende LED o "Helow Word" de sistemas microcontrolados. Neste projeto manipulamos dois registradores de funes especiais TRIS e PORT para configurar a porta do PIC como sada digital e fornecer 5 V para porta onde est ligado o LED verde (RC2). A Figura 42 mostra um diagrama de blocos para esta prtica. Dicas:
Figura 42- Diagrama de Voc deve configurar RC2 como sada digital SFR TRISx usado para CONFIGURAR uma porta blocos. Acende LED digital como Entrada ou Sada:

0 = sada / Output. 1 = entrada / Input. Voc deve modificar o nvel lgico dos pinos: ALTO ou BAIXO SFR usado para ACESSAR a porta digital para Leitura (Read) ou Escrita (Write) de dados. 0 = pino com nvel lgico 0 1 = pino com nvel lgico 1

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


Prtica 2 Aperta o boto e acende o LED

Objetivo: Este projeto abrange entrada e sada digital. Enquanto o boto1 (RE1) estiver solto o LED vermelho ficar aceso e o LED verde ficar apagado. Ao pressionar o boto1(RE1) o LED vermelho ir apagar e o verde ir acender. A Figura 42 mostra um diagrama de blocos do projeto.
Figura 43 - Pratica 2. Diagrama de blocos

Prtica 3 Apresenta nmero no display de 7 segmentos Objetivo: Apresentar o nmero 13 no display duplo de sete segmentos utilizando a biblioteca desenvolvida pela Sempra. Prtica 4 L chave DIP Objetivo: Ler a chave DIP como se ela representasse um nmero em binrio e mostrar este nmero no display duplo de 7 segmentos duplo do KIT E-P18.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 41

Prtica 5 Contador de cliques Objetivo: Criar um contador de cliques utilizando a placa de desenvolvimento E-P18. O display duplo de 7 segmentos utilizado para mostrar o valor atual do contador. O programa comea a contagem do nmero 0, a cada clique do boto1 (RE1) o contador incrementado. A cada clique do boto2 o contador decrementado. O contador trabalha apenas na faixa de 00 a 99. Dica: Para que a contagem no dispare a cada clique necessrio fazer um debouncer via firmware nos botes. Isto pode ser feito adicionando um delay dentro da condio que verifica se o boto foi pressionado. Prtica 6 Ol mundo display de LCD Objetivo:
Escrever frases no display de LCD da placa de desenvolvimento E-P18. Para

isso, utilizar as funes presentes na biblioteca de escrita no display de LCD. Prtica 7 Cronmetro regressivo no display de LCD Objetivo: Fazer um alarme configurvel com contador regressivo utilizando o KIT EP18. Ao inicializar, o programa deve pedir ao usurio (atravs do display de LCD alfanumrico) para entrar com um horrio composto de minutos e segundos. A entrada de dados deve ser feita da seguinte forma:

Mini Manual KIT E-P18 V3.6


B1 - Incrementa o digito subindo de 0 a 9 e voltando a 0 caso ultrapasse 9. B2- Decrementa o digito descendo de 9 a 0 e voltando em 9 caso ultrapasse 0. Boot - Confirma e passa para o prximo digito ou termina a fase de configurao caso esteja no ultimo dgito. Aps finalizar a configurao o programa deve usar o perifrico TIMER1 para implementar um contador decrescente no display de LCD. Enquanto a contagem estiver correndo o LED verde deve estar aceso para sinalizar o funcionamento. Ao passar a metade do tempo (arredondado para cima) o LED amarelo deve acender e faltando 3 segundos para finalizar o LED vermelho deve acender e o LED amarelo apagar. Ao estourar o tempo o rel e o buzzer devem ser ligados e permanecerem assim at que o usurio pressione o boto BOOT. Prtica 8 Visualizador de sensores no display de LCD Objetivos: Fazer um projeto que use o conversor A/D do PIC18F4550 para ler os valores do potencimetro, do sensor de temperatura e do LDR e mostrar no display de LCD. Prtica 9 Semforo com contador regressivo Objetivos: Implementar um semforo com dois funcionamentos distintos: dia e noite. Este estado definido atravs da leitura do LDR(AN3). O tempo implementado com o uso do perifrico TIMER. Dia: Alternar os LEDs verde, amarelo, vermelho na respectiva ordem nos tempos abaixo: Verde - 10 segundos. Amarelo - 4 segundos. Vermelho - 15 segundos. Noite: O LED amarelo deve piscar intermitentemente.

www.sempratecnologia.com.br
Copyright - Todos os diretos reservados

Pgina 43

You might also like