You are on page 1of 2

10/12/2013 - 03h33

Hollande trar ao Brasil fabricante de caa


RICARDO BONALUME NETO DE SO PAULO Quando o presidente francs, Franois Hollande, desembarcar no Brasil, depois de amanh, trar um personagem especial: ric Trappier, presidente da Dassault, fabricante do caa Rafale. A Frana tenta vender h anos o caa ao Brasil. O Rafale foi dado como quase certo vencedor da concorrncia F-X2 no governo Lula (2003-2010) pelo ento presidente Nicolas Sarkozy, em 2009. As chances de o caa francs ser escolhido o principal avio de combate da Fora Area Brasileira durante dcadas futuras --depois de uma novela que j dura mais de uma delas-- aumentaram por vrios motivos. Franois Hollande tem uma boa relao com a presidente Dilma Rousseff. Ela o visitou poucos meses depois de ele ser eleito. Trappier dever responder a todos os detalhes --tcnicos, polticos, financeiros-- que Dilma e Hollande quiserem saber sobre o bilionrio contrato para aquisio de 36 avies --mas que podem chegar a 120, se a FAB tiver condies de renovar toda sua frota de caas-bombardeiros e for vivel sua produo no Brasil pela Embraer.
Joey Quan/Wikimedia Commons

Dassault Rafale, caa projetado na dcada de 80 para substituir todos os Mirage 2000 da fora area francesa

Um dos principais rivais do Rafale, o caa americano F/A-18 Super Hornet, sofreu muito politicamente com as revelaes de espionagem dos EUA, inclusive no Brasil e na Frana. Outro ponto a favor do Rafale a parceria que Brasil e Frana tm na construo de submarinos. Em misses recentes, como no Afeganisto, na Lbia e no Mali, o Rafale foi muito bem-sucedido em combate. "Uma das misses envolveu um voo da base area de Saint-Dizier, na Frana, at o Mali,

o equivalente a voar de Porto Alegre a Boa Vista", disse ontem Benot Dussaugey, o novo vice-presidente responsvel pelo consrcio Rafale International. O "principal vendedor" do mais importante avio da Dassault veio ao Brasil para dez dias de conversas. Ele falar com autoridades e empresas nacionais que podero se envolver na produo de componentes para os Rafale da FAB caso ele seja escolhido pelo governo de Dilma --ou seu sucessor, se ela decidir adiar a compra, como fizeram os dois presidentes anteriores. Est prestes a ser concludo um acordo de venda e produo de 126 Rafale para a ndia, incluindo no final 100% de nacionalizao do avio, com total transferncia de tecnologia. Seria um bom exemplo do que poderia acontecer no Brasil, embora o objetivo inicial aqui seja de uma nacionalizao de pelo menos 50% (mais que isso no traria custo-benefcio para apenas 36 avies). Dussaugey esteve ontem na Embraer, uma das cerca de 50 empresas, entidades ou centros de pesquisa com os quais o consrcio j tem acordos de cooperao. Um dos exemplos de transferncia de tecnologia que ele cita a Omnisys, de So Bernardo do Campo (SP), controlada pela multinacional Thales, que seria responsvel pelos radares do Rafale. "O Rafale inteiramente francs, o que permite uma irrestrita transferncia de tecnologia", diz Dussaugey, alfinetando seus concorrentes, o sueco Gripen, que possui componentes fabricados nos EUA, e o F/A-18, ambos dependentes do bom humor do governo americano.

Endereo da pgina:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1383299-hollande-trara-ao-brasil-fabricante-de-caca.shtml Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicaao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Folha de S. Paulo.

You might also like