You are on page 1of 12

GUIA PARA TESTES EM CAMPO ALTA TENSO

TRANSFORMADORES PARA INSTRUMENTOS

SUGESTES AREVA

APRESENTAO

Este guia tem como objetivo orientar os clientes sobre a teoria e a aplicao correta dos equipamentos de testes, para os ensaios de campo, bem como o acompanhamento do desempenho de cada transformador para instrumentos. Esclarecemos que fica a critrio do cliente a escolha da periodicidade para a realizao dos testes, dependendo da disponibilidade e da urgncia que cada situao exige. Este guia dever ser complementado, logicamente, pelo manual do instrumento para cada tipo de teste, adequado ao modelo em uso, durante os testes.

Eng. !oo "oberto "ezende #ustamante $oordenador de %ssistncia &cnica

a) Instrumento e Ensa!o ' ohm(metro )*E++E", de uso generalizado como instrumento para medio da resistncia de isolamento. - um dispositivo de campo, port til, e cuja operao pode ser manual, motorizada, a retificador ou a pilha. $omo o resultado da resistncia de isolamento varia com a oscilao da tenso aplicada, importante que o instrumento seja capaz de manter esta tenso constante durante o ensaio e que ela seja compat(vel com a tenso nominal do transformador. % correspondncia entre estes valores recomendada a seguir. &E/01' /'*2/%3, 3%4' 5"2*, &"%/06'"*. 0'# E/0%2'789: %t <=89 4e <=89 a <>?89 <>?89 e acima *ediBes entre secund rios ou entre secund rios C massa &E/01' *;/2*% /' *E++E"79olts: <@@@ A=@@ =@@@ =@@

/otas.<: /os transformadores de potencial com isolamento progressivo a tenso de ensaio deve ser a requerida para o n(vel de <=89. A: Dma das empresas da "egio 0udeste utiliza tambm o ohm(metro )*E++E", de <@89 para transformadores acima de <>?89. Este aparelho alimentado por retificador e semelhante ao de =89. ") Cu! a os# $er!%!&a'(es e )re&au'(es !n!&!a!s 5ara uso correto do ohm(metro )*E++E", so indispens veis certas precauBes , tais como. E /ivelar o instrumento. 2sto poss(vel mediante o ajuste dos ps regul veis. ' indicador de n(vel situado na parte superior fornecer esta indicaoF E *anter constante a tenso de ensaio, pois a resistncia de isolamento varia com a oscilao da tenso aplicada. /o tipo motorizado no existe esta preocupao. /o tipo manual deve ser mantida aproximadamente constante a rotao especificada pelo fabricante. Dma indicao pr tica de que esta rotao foi alcanada o al(vio do esforo necess rio para girar a manivelaF E $om os terminais de ensaios abertos 7sem os cabos: ajustar o infinitoF

E $om os cabos ligados aos terminais do instrumento e com os seus terminais isolados e separados, acionar o ohm(metro )*E++E",. 0e o ponteiro indicar valor menor que o infinito existe defeito na isolao dos cabos e este deve ser eliminado antes de se proceder a medioF E $urtoEcircuitandoEse os terminais dos cabos linha 732/E: e terra 7E%"&G:, verificar, atravs da leitura zero, verificar se os cabos no esto abertos. /o caso do instrumento manual, isto deve ser feito girandoEse a manivela lentamente, e no caso de acionamento motorizado ligandoEse e desligandoEse o motor, procedendoEse a verificao quando o motor estiver em baixa rotao para evitar choques no ponteiro. /os dois casos acima deveEse usar a menor escala do instrumentoF E /a realizao do ensaio, utilizar de in(cio a menor escala do instrumento, a fim de minimizar os choques do ponteiro no caso de isolao defeituosa. Em seguida, e em condiBes normais de isolao, usar a escala adequada para a medio. &) E*e&u'+o os ensa!os ' ensaio de resistncia de isolamento em transformadores para instrumentos consiste basicamente na medio dos valores desta resistncia, entre os enrolamentos prim rios e secund rios e entre estes e os pontos aterrados do equipamento. 4eveEse observar que quando se ensaiam &2Hs que j esto ligados, como em manuteno preventiva, o manuseio dos terminais dos enrolamentos secund rio pode trazer conseqIncias indesej veis, por exemplo. danos mecJnicos, vazamentos de Kleo, abertura de circuitos secund rios, inverso de polaridade, etc...5or esta razo, deveEse executar os ensaios sem que os terminais secund rios sejam desligados da carga. E /o caso de transformadores de correntes ligados a esquemas de proteo diferencial ou em circuitos de medio em paralelo, os seus terminais prim rios e secund rios nunca devem ser curtoEcircuitados. E %ntes do ensaio o equipamento deve ser cuidadosamente limpo. E %s leituras com o ohm(metro )*E++E", motorizado so feitas aos <=, >@, L= e M@ segundos e depois a cada minuto at <@ minutos. 's transformadores para instrumentos geralmente apresentam logo nas primeiras leituras valores iguais que continuam at se completar o tempo de <@ minutos convencional. 2sto se deve ao fato da constante de tempo da corrente de absoro ser bastante pequena para estes equipamentos. 5or isso que esse ensaio na maioria das vezes pode ser interrompido em > ou L minutos apKs o seu in(cio.

's pontos de ligao do ohm(metro )*E++E", ao equipamento sob ensaio, depende de sua funo, &$ ou &5, nNmero de enrolamentos secund rios e tipo de construo. %s ligaBes so principalmente as mostradas a seguir.

<E&ransformador de 5otencial

" prim 5"2*O"2'

" primCsec

&%/PDE E /Q$3E'

" sec 0E$D/4O"2'

%s ligaBes de ensaios so. E 5rim rio contra terra, com secund rio em )+uard,7fig. <: E 0ecund rio contra terra, com prim rio em )+uard,7fig. A: E 5rim rio contra secund rio, com o )+uard, na terra7fig. >: /o caso onde houver mais de um secund rio, alm das posiBes acima indicadas, eles devem ser ensaiados entre si, pK exemplo, secund rio 2 contra secund rio 22, com o )+uard, no prim rio e na terra7fig. L:. Puando o aterramento do &5 for externo, atravs da bucha de passagem, efetuaEse as leituras indicadas anteriormente desconectandoEse o aterramento do prim rio. 4eveEse destacar que a leitura prim rio x secund rio sofrer bastante influncia das buchas de aterramento. Puando o aterramento do prim rio do &5 for interno, sero efetuadas apenas leituras entre secund rios x terra e entre secund rios.

AE&ransformador de 5otencial $apacitivo 7 &5$ : /o caso deste tipo de aparelho de fabricao %"E9% os capacitores e a parte indutiva so montados juntos, formando uma unidade selada, que no possibilita o ensaio dos componentes em separado. /este caso o ensaio deve ser executado a partir do secund rio nas posiBes. E 0ecund rios contra terraF E Entre secund riosF E 's capacitores e o prim rio podem ser ensaiados juntos com relao R terra. >E&ransformador de corrente 's transformadores de corrente so ensaiados as mesmas posiBes indicadas para os &5Hs.
5"2*. 5"2*.

+ 0E$.

E 0E$.

62+. < 5"2*.

62+. A 5"2*.

+ 0E$.

E 0E$.

62+. >

62+. L

'#0E"9%STE0. E 5ara todas as ligaBes citadas abaixo, os enrolamentos devem ser curtoEcircuitados durante as mediBes, permitindo uma melhor distribuio do potencial de ensaio. E $omo o valor da resistncia de isolamento varia com a temperatura, esta deve ser corretamente determinada durante o ensaio. E %notar tambm a umidade relativa do ar no momento do ensaio, determinando assim as condiBes em que foi realizado. /o caso de &$Hs de buchas as mediBes do prim rio para o secund rio eCou pontos aterrados so executadas quando se ensaia o equipamento do qual o &$ parte. 5or isso suficiente medir o isolamento do secund rio para terra. ) Va,ores ,!m!tes e &orre'(es ne&ess-r!as /o h mtodo seguro de se avaliar as condiBes de um &5 ou &$, em funo dos resultados isolados. % avaliao deve ser feita pela comparao dos ensaios realizados, em condiBes similares, na mesma unidade ou em unidades idnticas. %ssim, tendncias persistentes para a diminuio da resistncia indicam problemas iminentes que devem ser investigados. /ota. /o usual fazerEse correo de temperatura para este tipo de ensaio.

ISOLAMENTO COM CORRENTE ALTERNADA


a) O".et!$os ' ensaio tem por finalidade a deteco de defeitos na isolao de equipamentos eltricos, podendoEse determinar se esta encontraEse contaminada, deteriorada ou em deteriorao, atravs das perdas dieltricas. Estes ensaios so executados normalmente nas recepBes e manutenBes preventivas. 5ara se acompanhar o desempenho dos equipamentos executaEse este ensaio segundo uma programao periKdica, principalmente nos casos em que grande a incidncia de defeitos em um determinado tipo de equipamento.

") Con&e!tos /era!s E 6%&'" 4E 5E"4%0 42E3-&"2$%0 Dm sistema de isolao ideal comportaEse como um capacitor sem perdas, significando que ligado a uma fonte de corrente alternada ser percorrido por uma corrente 2c, chamada de corrente de carga, adiantada de U@V em relao R tenso aplicada. Em um sistema real, entretanto, aparece tambm uma corrente 2" em fase com a tenso aplicada, devido R fuga de potncia ativa da isolao, que se manifesta produzindo aquecimento por efeito !oule. % figura a seguir representa um sistema de isolao real quando submetida a uma tenso alternada.

2$

2&

2& 2$ D D

2"

2"

62+. W

0endo. D XY &enso aplicada R isolao 2" XY $omponente resistiva da corrente 2$ XY $omponente capacitiva da corrente 2& XY $orrente resultante Em condiBes ideais ter(amos 2" nula e consequentemente 2"C2$ X @F /a pr tica, como 2" no nula, a relao 2"C2$ apresentar diferentes valores de acordo com a qualidade da isolao, isto , valores crescentes com a degenerao da mesma. Esta grandeza 2"C2$ denominada )6ator de 4issipao,, sendo utilizada para verificar as condiBes de isolamento de diferentes equipamentos eltricos.

/a figura anterior observaEse que. tg Z X 2"C2$ 7 fator de perdas : %lm de verificar a qualidade da isolao, o ) fator de perdas, ou ) fator de dissipao, ou tg Z, como tambm conhecido, permitir ainda o acompanhamento do desempenho do equipamento durante sua vida, atravs das variaBes ocorridas em sua isolao. 9oltando novamente R figura acima, verificaEse que. [ X Jngulo entre tenso e corrente cos [ X fator de perdas cos [ X 7 U@ \ ] : X sen Z $onsiderandoEse 7Z : um Jngulo pequeno do ponto de vista trigonomtrico, temEse. 0en Z ^ tg Z X cos [ 2sto quer dizer que o fator de potncia do isolamento, neste caso, aproximadamente igual ao fator de perdas ou tg Z, podendo tambm ser utilizado para indicar as condiBes da isolao. Puanto menor for o fator de potncia, melhor ser a sua isolao. Dm Jngulo considerado pequeno at =V. %ssim, sen =V X @,@?WA , tg =V X @,@?W=. &endo em vista este valores, podeEse dizer que para valores de perdas percentuais de at ?,W_ perfeitamente aceit vel a utilizao dos princ(pios de medio de fator de perdas para a determinao do valor da tg Z ou para a determinao do fator de potncia. ` medida que o fator de perdas aumenta, vai aumentando a diferena entre os valores obtidos atravs destes dois princ(pios, sendo Ntil destacar que o fator de potncia vai representar valores sempre inferiores aos de tg Z. 5ara uma avaliao mais real da diferena dos resultados obtidos com estes dois princ(pios de determinao do fator de perdas, deveEse acrescentar que para um Jngulo 7Z: de =V obtmEse um fator de potncia correspondente a UU,W_ do valor obtido pela medio da tg Z. 5ara um Jngulo 7Z: de <<V , que vai corresponder a uma fator de perdas da ordem de A@_, encontraEse um fator de potncia correspondente a U?,<_ do valor da tg Z. 4estaqueEse que no est inclu(da nestes percentuais a exatido dos respectivos instrumentos de ensaio.

4eveEse acrescentar que o fator de potncia do isolamento pode ser utilizado para determinar o fator de perdas, mesmo quando o Jngulo 7Z: no pequeno. 5ara tanto, deveEse determinar o Jngulo a partir do fator de potncia, obtendoEse o valor do cotg [ X tg Z.

E $%D0%0 E $'/0EPab/$2%0 4E 4E&E"2'"%S1' 4% 20'3%S1' %s principais causas da deteriorao da isolao so de origem trmica e qu(mica. /as causas de origem trmica podemos citar os ciclos de variao de temperatura, que podem causar o aparecimento de foras mecJnicas internas. %ltas temperaturas por per(odos longos tambm contribuem para a deteriorao do material isolante. $omo conseqIncias das causas mencionadas podem resultar rachaduras, destruindo a integridade f(sica da isolao. Existem dois processos de deteriorao, de origem qu(mica, do material isolante. devido R reao com substancias presentes no seu ambiente normal 7envelhecimento da isolao :, e outro devido R reao com contaminantes imprevistos. 9isto que a falha da isolao em servio pode conduzir a conseqIncias graves, desej vel localizar o isolamento deteriorado antes da ocorrncia da falha. 0eria de grande interesse se pudessem ser feitos ensaios para verificar as propriedades mecJnicas ou eltricas do isolamento, que revelariam a presena de deteriorao. 2nfelizmente, fisicamente, no poss(vel a aplicao de ensaios mecJnicos. Entretanto, ensaios eltricos so facilmente aplic veis. Puando a isolao contaminada com umidade, esta pode ser avaliada pelo instrumento da corrente de conduo 2", que ocasionar um aumento de perdas dieltricas. Em geral podeEse dizer que qualquer contaminante aumenta a corrente de conduo. *as reaBes qu(micas lentas que ocorrem no processo de envelhecimento podem no causar o aumento da corrente de conduo 2", podendo at conduzir a um decrscimo, dependendo do grau de umidade e da temperatura de trabalho do transformador para instrumento. % diminuio na corrente de conduo simula um melhoramento nas propriedades dieltricas da isolao, mas ao mesmo tempo, o processo de envelhecimento tende a enfraquecer a isolao e reduzir sua rigidez mecJnica. ' enfraquecimento mecJnico pode conduzir a uma falha eltrica. 5ortanto, a medida das perdas dieltrica exige uma interpretao correta para servir de indicao da deteriorao das propriedades dieltricas da isolao.

E 2/63Db/$2% 4% &E*5E"%&D"% /' 6%&'" 4E 5E"4%0 %s caracter(sticas eltricas da maioria dos materiais isolante variam com a temperatura. ' fator de perdas da isolao de um modo geral cresce com o aumento da temperatura. 4evido a este fencmeno extremamente importante, sempre que se mencionar o fator de perdas, mencionaremEse tambm a temperatura de ensaio. 9isando a comparar os resultados dos ensaios periKdicos de um mesmo equipamento, tendo estes ensaios sido realizados a diferentes temperaturas, necess rio conhecer o modo como varia o fator de perdas dos referidos equipamentos com a temperatura. 5ara efeito de comparao o fator de potncia de &$Hs e &5Hs convertido a uma temperatura de A@V $, com base em uma tabela fornecida pelo fabricante do instrumento de ensaio. $omo esta tabela geral, devemEse utilizar, quando poss(vel, as tabelas fornecidas pelo fabricante do prKprio transformador sob ensaio.

E 2/63Db/$2%0 4% D*24%4E "E3%&29% 4' %" /' E/0%2' 4E 6%&'" 4E 5E"4%0 42E3-&"2$%0 %pesar da tenso reduzida que ser utilizada, tendo em vista a tenso nominal do equipamento e para evitar poss(veis correntes de fuga pela parte externa da porcelana, normalmente no se deve fazer o ensaio quando a umidade relativa do ar for superior a W@_. %lgumas mediBes efetuadas com valores superiores no apresentaram problema algum, enquanto que alguns resultados duvidosos obtidos durante o controle dos &5Hs e &$Hs em operao talvez pudessem ser atribu(dos a esse fator.

E E0$'3G% 4% &E/01' 4E E/0%2' 4' 6%&'" 4E 5E"4%0 /a pr tica, o interesse principal detectar principalmente as isolaBes que esto deterioradas a ponto de apresentarem risco de falhas ou de apresentarem problemas no que diz respeito a r dio interferncia. ' ensaio do equipamento no campo para ser bem sucedido requer uma tenso de ensaio adequada para detectar a deteriorao da isolao para todos os n(veis de tenso, incluindo os mais elevados em utilizao. $onsiderando apenas a obteno de dados para a elaborao de novos projetos, por parte do fabricante dos equipamentos, uma tenso de ensaio prKxima da nominal do equipamento pode fornecer dados valiosos, lembrandoEse sempre que para estas tensBes so acentuadas as influncias externas e de corona no resultado do ensaio.

0ob o ponto de vista tcnico, para ensaio de campo, a tenso escolhida dever ser tal que solicite suficientemente a isolao do equipamento sob ensaio. % tenso normalmente recomendada para a execuo desses ensaios de <@89, pois atende o requisito citado acima e no se verificam acentuadas influncias nos resultados. Entretanto, usual a utilizao de tensBes de A,= e =,@ 89 para a execuo deste ensaio, com obteno de resultados satisfatKrios.

E 2/63Db/$2% 4% 2/4DS1' /' E/0%2' 4' 6%&'" 4E 5E"4%0 Puando os ensaios so realizados nas proximidades de equipamentos energizados, os resultados podem ser influenciados devido ao aparecimento de correntes que circulam atravs dos instrumentos de medio, que so originadas por tensBes induzidas no equipamento sob ensaios ou no circuito de medio. 5ara reduo desta influncia os instrumentos e os cabos so fornecidos com blindagem eletrost tica, que so aterradas durante a execuo dos ensaios.

You might also like