You are on page 1of 24

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M.

Guilhoto

243

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 19851


Rossana Lott Rodrigues2 Joaquim J. M. Guilhoto3

Resumo Este artigo delimita e caracteriza o 'setor' cooperativa na economia do Paran e desagrega o setor Agropecuria e os setores componentes da Indstria Alimentar das matrizes de insumo-produto, construdas para o Estado para os anos de 1980 e 1985, em Cooperativa e no-Cooperativa. O objetivo da pesquisa caracterizar, de forma sistmica, o perfil das relaes intersetoriais, detectar os setores-chave e verificar a evoluo da estrutura produtiva paranaense, destacando o(s) setor(es) relacionados s Cooperativas. A anlise realizada considerando 40 setores. As principais concluses mostram que: os setores Celulose, Papel e Grfica e Indstria Txtil foram chave em 1980 e 1985, portanto, setores dinmicos e importantes para o crescimento da economia estadual; a estrutura produtiva paranaense mostrou-se mais diversificada de 1980 para 1985, revelando conseqente incremento da complexidade econmica; os coeficientes tcnicos das cooperativas agropecurias apresentaram-se muito similares aos das empresas nocooperativas, evidenciando que aquelas esto acompanhando, de perto, a evoluo tecnolgica ocorrida nas no-cooperativas que atuam nos setores Agropecuria e na Indstria Alimentar.
Agradecemos os comentrios feitos pelos pareceristas annimos. Professora da Universidade Estadual de Londrina-UEL, Departamento de Economia. E-mail: rlott@uel.br 3 Professor Titular da FEA-USP, Professor do Regional Economics Applications Laboratory (REAL), University of Illinois, e Pesquisador do CNPq. E-mail: guilhoto@usp.br
2 1

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

244

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

Palavras-chave: anlise econmica, cooperativa agropecuria, economia regional, insumo-produto, relao intersetorial. Abstract This paper delimits and characterizes the cooperative sector in Parana economy and breaks down the agricultural sectors and the components of food processing industries of input-output tables, built for State for the years of 1980 and 1985, in Cooperative and non-Cooperative sectors. The goal is to characterize, in systemic order, the intersectorial relations outline, detect the key- sectors and verify the evolution of the productive structure in Parana, highlighting the sectors related to Cooperatives. The analysis is made for 40 sectors. The main conclusions showed that: Paper Prod. & Printing and Textiles sectors were key-sectors in 1980 and 1985, therefore, dynamic and important sectors for the States economic growth; the productive structure of Parana proved to be more diversified from 1980 to 1985, showing consequent increase of economic complexity; the agricultural cooperatives technical coefficient were very similar to the non-cooperatives, showing that the first are closely following the technological evolution occurred in the non-cooperatives that act in Agricultural sector and food processing industries. Key words economic analysis, agricultural cooperative, regional economy, input-output, intersectorial relation. Jel Classification: B15 e Q13

1 Introduo
De acordo com Ct et al. (1995), as cooperativas agropecurias no so somente a maior fora socioeconmica, mas, tambm, um fenmeno difundido e encontrado em todos os continentes, sob todas as condies econmicas, sociais, culturais e polticas. Apesar das desigualdades na distribuio da oferta dos alimentos e no crescimento demogrfico, a demanda por alimentos tende a crescer significativamente, considerando a previso de que a populao mundial atingir 5,7 bilhes de pessoas na virada do sculo e que, nos prximos 20 anos, deve crescer, aproximadamente, 1,4 bilho (CT et al., 1995).
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

245

Um aspecto positivo das cooperativas agropecurias, notadamente das que se dedicam agroindstria, a capacidade de dominar a cadeia produtiva de determinados produtos, o que lhes confere maior poder de concorrer de forma eficiente no mercado. Considerando as grandes regies do Brasil, as cooperativas do Sul destacam-se no segmento agropecurio pelo nmero de associados e funcionrios envolvidos. So 313 cooperativas, com 468.277 associados e 65.219 funcionrios, 50,7 e 57,8% do total do segmento, respectivamente (OCB, 1997). Na regio Sul, o Estado do Paran o que apresenta o cooperativismo mais organizado e, nele, o segmento agropecurio o mais desenvolvido. Em 1996, eram 66 cooperativas e 119.756 associados, dos quais 75% trabalhavam em mdulos de rea de at 50 ha (OCEPAR, 1997a). Estudar a importncia dos setores agropecuria e componentes da indstria alimentar ligados s cooperativas na economia paranaense importante por vrias razes. Uma delas refere-se ao fato de que, na primeira metade dos anos 80, as cooperativas constituram-se em importante instrumento de poltica pblica, participando da disseminao de tecnologias e da implementao de polticas desenvolvimentistas do governo. No Paran, isso ocorreu com a difuso do crdito rural, da armazenagem, manejo e conservao de solos, manejo integrado de pragas, assentamento de agricultores, viabilizao da comercializao, com os programas PRORURAL e Paran Rural, etc. (OCEPAR, 1997b)3. Outra razo que conduziu realizao deste estudo foi o papel desempenhado pelas cooperativas na organizao da produo, permitindo, via integrao dos produtores, reduo dos agentes de comercializao e aumento da eficincia dos mecanismos de arrecadao tributria do Estado. Essa ao faz das cooperativas importantes instrumentos, tambm, na execuo da poltica fiscal do governo. Dentro desse contexto, torna-se relevante levantar as seguintes questes: como evoluiu a estrutura produtiva do Paran de 1980 para 1985?;
3

O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PRORURAL) e o Paran Rural, ambos extintos atualmente, foram programas de mbito estadual, implantados na dcada de 80, que tinham como objetivo geral auxiliar o pequeno produtor no desenvolvimento de suas atividades, de modo a proporcionar-lhe condies para melhoria do nvel de vida e de renda [TURRA, F. E. (OCEPAR, Curitiba). Comunicao pessoal, 2000].
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

246

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

qual o poder de encadeamento dos diversos setores econmicos do Estado?; quais as caractersticas das relaes intersetoriais das cooperativas com os demais setores da economia?; as cooperativas agropecurias constituem setor-chave na economia estadual? Para responder a essas questes prope-se o emprego da anlise insumo-produto, pois o instrumental analtico mais adequado para identificar, de forma sistmica, a interdependncia setorial, bem como orientar nas polticas econmicas que podem ser implementadas no sentido de permitir maior participao das cooperativas agropecurias na economia estadual. Um esclarecimento deve ser feito com relao ao perodo estudado. Embora passados 19 anos, a anlise aqui proposta s foi possvel depois que foram estimadas as matrizes de insumo-produto para o Paran, a partir de 1980. Considerando que a comparao entre a estrutura produtiva estadual dos anos 80 (inserida numa economia nacional fechada) com a dos anos 90 (relativa economia brasileira aberta e integrada via MERCOSUL) possa revelar alteraes e tendncias importantes no que se refere conformao/arranjo dos setores e s relaes intersetoriais no Estado, este artigo confirma algumas mudanas que esto sendo delineadas dentro da nova e atual realidade econmica estadual, nacional e mundial. Finalmente, em que pesem as diferenas entre as empresas cooperativas e as no-cooperativas relatadas na seo abaixo e, por isso, a expectativa de que haja diversidade na performance tecnolgica de ambas, a hiptese do presente trabalho de que, em termos de coeficientes tcnicos, no h grandes diferenas entre elas uma vez que as duas so empresas que concorrem entre si no mesmo mercado4. Do contrrio, o prprio mercado se encarregaria de excluir as de pior desempenho. Assim, as cooperativas e as no-cooperativas que permaneceram ativas nos anos 80 devem ter apresentado coeficientes tcnicos bastante semelhantes.

4 grande a profuso de trabalhos que analisam a cooperativa como empresa, notadamente nos pases da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, dentre as vrias investigaes pode-se citar Bialoskorski Neto e Zylbersztajn (1994), Zylbersztajn (1994) e Bialoskorski Neto (1998).

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

247

2 As cooperativas enquanto setor de produo5 2.1 Empresa cooperativa e empresa no-cooperativa


Vrios estudos sobre cooperativas mencionam, com maior ou menor grau de detalhamento, as diferenas entre essas empresas e as nocooperativas. Segundo Gonalves e Vergo (1994), do ponto de vista jurdico, as duas conformaes bsicas que as empresas que dominam o ncleo da cadeia produo-consumo da agropecuria podem assumir, so: a sociedade por aes e a sociedade por quotas. A empresa no-cooperativa uma sociedade por aes. Quem detm maior participao no capital, detm, tambm, maior poder de deciso. Por outro lado, a empresa cooperativa uma sociedade por quotas, centrada no princpio de um homem/um voto no processo de tomada de decises. Em resumo, pode-se dizer que a diferena bsica entre cooperativa e no-cooperativa a organizao do capital, uma vez que ela ser a grande responsvel pela forma com que se tomaro as decises relativas s estratgias empresariais.

2.2 O 'setor' cooperativa


A definio mais simples para "setor de atividade", que aparece nos livros clssicos de microeconomia, "um conjunto de firmas produzindo um bem homogneo" (FERGUSON, 1982). O 'setor de atividade' utilizado quando se faz referncia concorrncia perfeita ou ao monoplio. No caso da diferenciao do produto ser fator importante do mercado, pode-se agregar firmas produtoras de bens proximamente relacionados e referir-se a elas como um "grupo de produo" (FERGUSON, 1982).

5 Os termos setor e indstria sero usados indistintamente neste artigo, considerando que se far uso da anlise de insumo-produto para a qual essas denominaes so, geralmente, usadas como sinnimos, segundo Miller e Blair (1985).

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

248

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

Na anlise insumo-produto, uma das hipteses adotadas a de que o nmero de setores ou indstrias igual ao nmero de bens produzidos. Em outras palavras, cada setor ou indstria produz um nico bem. Diante disso, a definio clssica de 'setor de atividade' mencionada acima ser adotada neste estudo, considerando que, dado seu nvel de agregao, a distino precisa no importante para os propsitos do trabalho. A conjugao do conceito de 'setor de atividade' com as caractersticas especficas das cooperativas salientadas anteriormente, permite delimitar o 'setor' cooperativa na economia paranaense e remeter ao uso do instrumental insumo-produto como o mais indicado para detectar, de forma sistmica, as relaes setoriais presentes na economia do Estado, com destaque para o 'setor' cooperativa.

3 Metodologia
Partindo das relaes fundamentais da anlise de insumo-produto, descritas em Miller e Blair (1985), e utilizando o mtodo do quociente locacional, classificado por Haddad et. al. (1989) como medida de localizao, Rodrigues (2000) estimou as matrizes de insumo-produto para o Paran para os anos de 1980 e 1985, estruturadas em 40 setores . A partir das matrizes regionais, foram usados os seguintes mtodos de anlise para atingir os objetivos propostos: ndices de ligaes de Rasmussen-Hirschman, campo de influncia e matriz de intensidade. Os ndices de ligaes de Rasmussen-Hirschman, ao considerarem a estrutura interna da economia baseada no modelo de insumo-produto, determinam os setores que teriam o maior poder de encadeamento dentro da economia, isto , as ligaes para trs, que estimam o quanto um setor demanda dos outros setores, e para frente, que informam o quanto um setor demandado pelos outros [RASMUSSEN (1956), HIRSCHMAN (1958) e GUILHOTO et al. (1994)]. Desse modo, com base na equao L = (I - A)-1, em que I a matriz identidade e A = |aij| a matriz de coeficientes tcnicos de produo, define-se lij como um elemento da matriz inversa de Leontief, L, L* como a mdia de todos os elementos de L e L j e Li como a soma dos elementos
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

249

de uma coluna e de uma linha tpica de L, dada, respectivamente, como

L j = lij
i =1

Li = lij
j =1

i, j=1,2,...n

(1)

Assim: ndices de ligaes para trs:

U j = [L j / n ]/ L*
ndices de ligaes para frente:

(2)

U i = [Li / n ]/ L*

(3)

Para Rasmussen e Hirschman, valores maiores do que 1, tanto dos ndices de ligaes para trs quanto para frente, indicam setores acima da mdia e, portanto, setores-chave para o crescimento da economia. Apesar dos ndices de ligaes de Rasmussen-Hirschman avaliarem a importncia dos setores em termos de seus impactos no sistema como um todo, dificultam a visualizao dos principais elos de ligaes dentro da economia, isto , de quais seriam os coeficientes que, se alterados, teriam um maior impacto no sistema como um todo. Visando superar este problema, utiliza-se o enfoque do campo de influncia desenvolvido por Sonis e Hewings (1989 e 1994). O conceito de campo de influncia descreve como se distribuem as mudanas dos coeficientes diretos no sistema econmico como um todo, permitindo, assim, determinar quais as relaes entre os setores que seriam mais importantes dentro do processo produtivo. Desse modo, o conceito de campo de influncia se apresenta como uma anlise complementar dos ndices de ligaes de Rasmussen-Hirschman, uma vez que os principais elos de ligao dentro da economia vo ocorrer nos setores que apresentam os maiores ndices de ligaes, tanto para frente como para trs. O procedimento para o clculo do campo de influncia requer a matriz A e uma matriz de variaes incrementais nos coeficientes diretos de insumo, E = |ij|. As correspondentes matrizes inversas de Leontief so dadas por L = [I - A]-1 = |lij| e por L() = [I - (A + )]-1 = |lji ()|. De
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

250

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

acordo com Sonis e Hewings (1989 e 1994), caso a variao seja pequena e s ocorra num coeficiente direto, isto :

ij =

i = i1 , j = j1

0 i i1 ou j j1

(4)

o campo de influncia desta variao pode ser aproximado pela expresso:

F ( ij ) =

[L(

ij

ij

) L]

(5)

em que F (ij) a matriz (n x n) do campo de influncia do coeficiente aij. Para determinar quais os coeficientes que possuem o maior campo de influncia, associa-se a cada matriz F(ij) um valor que dado por:

S ij = [ f kl ( ij ) ]
n n k = l l =1

(6)

Desse modo, os coeficientes diretos que possuem os maiores valores de Sij sero aqueles com maior campo de influncia dentro da economia como um todo. Recentemente, Sonis et al. (1997) e Sonis e Hewings (1999) expandiram a tcnica do campo de influencia para introduzir a noo de intensidade, a qual pode ser visualizada por meio de matriz tridimensional. Nesta abordagem, deriva-se a matriz do produto dos multiplicadores (MPM) que revela a hierarquia das ligaes para trs e para frente, delineando a topografia econmica a ela relacionada e refletindo a estrutura de cruz associada MPM. Mais especificamente, a MPM pode ser derivada a partir dos multiplicadores das linhas e das colunas da matriz inversa de Leontief apresentados anteriormente. Assim, os vetores linha e coluna dos multiplicadores coluna e linha podem ser apresentados, respectivamente, como:

M c (L ) = [L1

L2

... Ln ]

L1 L M l (L ) = 2 L n

(7)

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

251

Admitindo que l seja a soma de todos os elementos da matriz inversa de Leontief, denominada de intensidade global da matriz, dada por:

l = lij
i =1 j =1

(8)

define-se a matriz de intensidade ou a MPM como:

M=

1 Li L j l

L1 1 L2 = (L1 l ... L n

L2 ... Ln ) = mij

(9)

A organizao das linhas e colunas de M pode ser feita de modo que os centros dos cruzamentos correspondentes apaream na diagonal principal. Neste caso, a matriz M mostrar uma topografia econmica descendente, baseada na seqncia de ordenao por tamanho dos multiplicadores coluna e linha. Este arranjo, tambm, revela a hierarquia descendente dos ndices para frente e para trs de Rasmussen-Hirschmam [SONIS et al. (1997) e SONIS e HEWINGS (1999)]. Contudo, a construo da matriz M importante pois permite explorar, de forma consistente e complementar, a estrutura destes ndices tradicionais. A matriz M pode ser construda para diferentes regies ou para a mesma regio em diferentes pontos no tempo, o que cria a possibilidade de estabelecer uma classificao sistemtica destas economias. Desse modo, adotando como numeraire ou base a ordenao por tamanho dos multiplicadores coluna e linha de certa economia ou de dado perodo, a topografia econmica pode ser visualmente comparada: desvios da topografia descendente retratada pela economia tomada como base, refletiro diferenas na estrutura econmica entre as regies ou entre perodos distintos em uma mesma regio. Estas diferenas mostraro, no caso de estudos com mais de uma regio, variao no conjunto de indstrias das regies, variao no grau da intermediao
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

252

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

intraregional e variao na tecnologia. Considerando uma regio em pontos diferentes no tempo, as alteraes podero refletir variao no mix de indstrias, variaes no grau de ligaes setoriais, bem como mudanas na tecnologia ocorridas nesta economia. A topografia econmica resultante da MPM, embora no substitua outras tcnicas, constitui em ferramenta complementar na definio preliminar de diferenas e similaridades entre economias ou entre diferentes perodos da mesma economia.

4 Resultados 4.1 Evoluo da participao setorial no valor adicionado e no valor da produo


Visando dimensionar a participao dos setores na economia estadual, sero usados o valor adicionado (va) e o valor da produo (vp) mostrados na Tabela 1.

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

253

Tabela 1 Participao setorial no valor adicionado (va) e no valor da produo (vp) do Paran, 1980 e 1985.
(Em %) Setores va 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 28 29 31 32 33 34 35 36 37 38 40 Agropecuria no-Cooperativa 16,44 Agropecuria Cooperativa 6,25 Extrativa Mineral 0,19 Fabricao de Minerais no Metlicos 1,59 Metalurgia 0,57 Mquinas e Equipamentos 1,04 Material Eltrico/Eletrnico 0,65 Transportes 0,36 Madeira e Mobilirio 4,17 Celulose, Papel e Grfica 1,61 Indstria da Borracha 0,08 Qumica 3,48 Farmacutica e Veterinria 0,10 Indstria de Artigos de Plsticos 0,37 Indstria Txtil 1,16 Vesturio, Calados, Couros e Peles 0,41 Indstria do Caf no-Cooperativa 0,66 Indstria do Caf Cooperativa 0,10 Benef. de Prod. Vegetais no-Cooperativa 1,58 Benef. de Prod. Vegetais Cooperativa 0,29 Abate de Animais no-Cooperativa 0,22 Abate de Animais Cooperativa 0,06 Indstria de Laticnios no-Cooperativa 0,01 Indstria de Laticnios Cooperativa 0,08 Fabricao de Acar no-Cooperativa 0,44 Fabricao de Acar Cooperativa 0,00 Fabricao de leos Vegetais Cooperativa 0,07 Fab. de Outros Prod. Alimen. no-Cooperativa 1,76 Indstrias Diversas 0,21 Servios Industriais de Utilidade Pblica 1,56 Construo Civil 8,24 Comrcio 8,93 Transportes 4,22 Comunicaes 0,83 Instituies Financeiras 8,33 Aluguel de Imveis 5,15 Outros Servios 11,89 1980 vp 12,32 4,80 0,14 1,69 1,09 1,18 0,79 0,61 4,96 1,96 0,17 6,99 0,12 0,46 1,75 0,50 2,27 0,37 2,72 0,55 0,71 0,20 0,06 0,34 0,83 0,00 0,22 2,82 0,34 1,37 9,63 6,83 4,02 0,54 4,79 2,75 12,50 va 12,08 8,09 0,33 1,10 0,52 1,12 1,03 0,78 2,49 1,90 0,10 4,16 0,14 0,37 1,42 0,62 0,68 0,20 1,44 0,33 0,45 0,08 0,02 0,10 0,37 0,00 0,19 1,39 0,31 3,60 5,10 12,13 5,20 0,94 13,16 2,40 7,99 1985 vp 9,47 6,53 0,24 1,42 0,92 1,17 1,24 1,24 2,90 2,29 0,14 8,39 0,17 0,46 2,04 0,73 1,98 0,60 2,31 0,58 1,46 0,27 0,07 0,27 0,86 0,00 0,56 2,70 0,32 3,67 6,17 8,96 5,66 0,60 7,65 1,3 6,69

Fonte: dados da pesquisa. RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

254

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

Observa-se que os setores Agropecuria (1 e 2) apresentam, juntos, a maior participao no va e no vp durante todo o perodo estudado. As posies seguintes so alternadas entre os setores do ramo servios (32 a 40), que apresentam crescimento da participao no va e no vp, reforando a j conhecida tendncia histrica registrada com o desenvolvimento das economias. Dentre esses setores, cabe destacar, nos anos de 1980 e 1985, os setores Comrcio (34) e Instituies Financeiras (37) (Tabela 1). Os setores componentes da indstria de transformao (4 a 31) apresentaram, de forma geral, crescimento da participao no va e no vp nos anos de 1980 e 1985. Entretanto, alguns comentrios merecem ser feitos relativamente indstria de transformao. A indstria alimentar (setores 17 a 30), permaneceu como importante segmento da economia paranaense em 1980 e 1985, detendo cerca de 6,3% e 14,3%, em mdia, da participao no va e no vp, respectivamente, participaes que lhe conferiu o primeiro lugar no segmento industrial. O setor Qumica (12) apresentou crescimento importante da participao no va e no vp entre 1980 e 1985, resultado da implantao de uma unidade da PETROBRAS em Araucria, na regio metropolitana de Curitiba. A Tabela 1 mostra, tambm, que, dos setores estudados, oito esto desagregados em cooperativa e no-cooperativa. Esses setores so aqueles nos quais as cooperativas agropecurias paranaenses tm atuado mais tradicionalmente na produo de alimentos in natura e processados. Assim, so relacionados dois setores produtores de alimentos in natura, (1) e (2), e 14 setores produtores de alimentos processados ou componentes da indstria alimentar, (17), (18), (19), (20), (21), (22), (23), (24), (25), (26), (27), (28), (29) e (30). Considerando que um dos objetivos do presente estudo analisar o setor Cooperativa, traado um cenrio evolutivo do perodo 1980/85, com base no valor adicionado (va) e no valor da produo (vp) setorial. Este cenrio balizar a anlise relativa s ligaes setoriais e setoreschave na economia paranaense. Antes, porm, interessante fazer uma rpida referncia aos anos que antecedem o perodo estudado, de forma a caracterizar a conjuntura da poca, que, certamente, influenciou no comportamento e nas decises dos agentes econmicos no futuro prximo.
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

255

Na dcada de 70, as cooperativas paranaenses apresentaram crescimento intenso, reflexo de um conjunto de fatores favorveis. Dentre eles poderiam ser citados: 1) o destaque dado ao setor cooperativo, pelo Estado, na modernizao agrcola, concedendo-lhe posio privilegiada como agentes da Comisso de Organizao da Triticultura Nacional (COTRIN)6 ; 2) as mudanas na legislao cooperativista, especialmente a Lei 5.764, de 16/12/71, permitindo s cooperativas maior flexibilidade de atuao como empresas comerciais; 3) a posio das cooperativas como agentes da Comisso de Financiamento da Produo (CFP) na execuo da poltica de preos mnimos e, fundamentalmente 4) o acesso dessas empresas a crditos oficiais altamente subsidiados para aumento de sua capacidade instalada e diversificao de suas atividades (IPARDES, 1985). No perodo 1975/83, a indstria alimentar paranaense pde ser caracterizada como diversificada e integrada a mercados externos ao Estado, detentora de parque industrial recente, com ntida tendncia concentrao econmica e conseqente predomnio de grandes estabelecimentos. Nesses anos, registrou-se, tambm, o aumento da presena das cooperativas na indstria alimentar do Paran. Entre 1980 e 1985, os setores produtores de alimentos processados ligados s cooperativas (18, 20, 22, 24, 26, 28, e 30) elevaram sua participao no va e no vp da indstria alimentar do Estado de 10,43% para 16,48% e de 12,46% para 17,41%, respectivamente. Em contrapartida, os setores no-cooperativos (17, 19, 21, 23, 25, 27 e 29) reduziram sua participao no va e no vp da indstria alimentar de 89,57% para 83,52% e de 87,44% para 82,59% (Tabela 1). A expanso da participao das cooperativas foi marcante tanto nos setores de atuao tradicional, como Beneficiamento de Produtos Vegetais (20), Fabricao de Outros Produtos Alimentares (30), quanto em reas nas quais as cooperativas iniciaram posteriormente suas atividades, como Fabricao de leos Vegetais (28) e Abate de Animais (22). interessante destacar dois aspectos que caracterizaram o caminho das cooperativas para a verticalizao. O primeiro a constatao de que as cooperativas decidiram-se, claramente, pela instalao de unida6

Esta Comisso foi criada em 1955, com o objetivo de organizar e desenvolver a triticultura no Brasil.
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

256

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

des industriais de porte relativamente grande, a exemplo das empresas no-cooperativas atuantes na indstria alimentar. O segundo se refere ao fato de que a mobilizao de capital prprio no foi a principal fonte de financiamento da industrializao inicial destas empresas, como tambm no foi das inverses privadas (IPARDES, 1985). A prvia e slida insero das cooperativas na comercializao de produtos agrcolas apontada como um dos fatores que teriam contribudo para que essas empresas ampliassem o peso de sua presena na indstria alimentar (IPARDES, 1985). Quanto agropecuria, interessante observar que o setor Agropecuria Cooperativa, diferentemente do setor Agropecuria noCooperativa (2), elevou sua participao tanto no va quanto no vp nos anos de 1980 e 1985 (Tabela 1).

4.2 Ligaes industriais e setores-chave na economia do Paran 4.2.1 Os ndices de Rasmussen-Hirschman


A Tabela 2 mostra os resultados dos ndices de ligaes de RasmussenHirschman para os anos e setores estudados, bem como a ordem de importncia dos mesmos na economia. Uma viso panormica da Tabela 2 permite destacar somente dois setores-chave para o crescimento da economia paranaense, levando em conta o conceito restrito (ambos os ndices maiores do que 1): Celulose, Papel e Grfica (10) e Indstria Txtil (15), ambos componentes da indstria de transformao. Levando em conta somente o ano de 1980, alm dos dois setores acima mencionados, o setor Fabricao de Outros Produtos Alimentares no-Cooperativa (29) tambm foi chave na economia estadual (Tabela 2). Entretanto, a evoluo do perfil da estrutura produtiva paranaense pode ser melhor caracterizada considerando a definio menos restrita de setores-chave (um dos ndices maior do que 1). Dentro dessa perspectiva, o Paran apresentou, alm dos setores assinalados anteriormente, 21 setores-chave em 1980 (14 com ligaes para trs e 7 com ligaes para frente), 23 em 1985 (16 com ligaes para trs e 7 com ligaes para frente). Essas informaes evidenciaram as seguintes caractersticas da ecoRER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

257

Tabela 2 ndices de Rasmussen-Hirschman, Paran, 1980 e 1985.


Setores 1980 1985

Trs Ordem Frente Ordem Trs Ordem Frente Ordem 1 Agropecuria no-Cooperativa 2 Agropecuria Cooperativa 3 Extrativa Mineral 4 Fabricao de Minerais no Metlicos 5 Metalurgia 6 Mquinas e Equipamentos 7 Material Eltrico/Eletrnico 8 Material de Transporte 9 Madeira e Mobilirio 10 Celulose, Papel e Grfica 11 Indstria da Borracha 12 Qumica 13 Farmacutica e Veterinria 14 Indstria de Artigos de Plsticos 15 Indstria Txtil 16 Vesturio, Calados, Couros e Peles 17 Indstria do Caf no-Cooperativa 18 Indstria do Caf Cooperativa 19 Benef. de Prod. Vegetais no-Cooperativa 20 Benef. de Prod. Vegetais Cooperativa 21 Abate de Animais no-Cooperativa 22 Abate de Animais Cooperativa 23 Indstria de Laticnios no-Cooperativa 24 Indstria de Laticnios Cooperativa 25 Fab. de Acar no-Cooperativa 26 Fab. de Acar Cooperativa 27 Fab. de leos Vegetais no-Cooperativa 28 Fab. de leos Vegetais Cooperativa 29 Fab. de Outros Prod. Alimentares no-Cooperativa 30 Fab. de Outros Prod. Alimentares Cooperativa 31 Indstrias Diversas 32 Serv. Ind. de Utilidade Pblica 33 Construo Civil 34 Comrcio 35 Transporte 36 Comunicaes 37 Instituies Financeiras 38 Aluguel de Imveis 39 Administrao Pblica 40 Outros Servios 0,8744 0,8999 0,7858 0,9523 0,7857 0,7730 0,7918 0,7765 1,0606 1,0770 0,9395 0,8423 0,9486 1,0134 1,0604 0,9687 1,5782 1,5885 1,1400 1,1604 1,2795 1,2835 1,2753 1,2676 1,0073 1,2851 1,2949 1,1588 1,1829 0,8101 0,8688 0,9123 0,7905 0,7893 0,7216 0,6939 0,6741 0,7623 0,9253 25 24 32 19 33 35 29 34 14 13 21 27 20 16 15 18 2 1 12 10 6 5 7 8 17 4 3 11 9 28 26 23 30 31 37 38 39 36 22 4,0292 1,7899 0,5927 0,8791 0,7556 0,7763 0,6248 0,6083 0,8191 1,2147 0,6266 3,3024 0,5593 0,7111 1,0777 0,5646 0,9883 0,6173 0,7805 0,5935 0,6229 0,5673 0,5780 0,7175 0,7770 0,9278 0,5769 1,0441 0,5571 0,6213 1,0201 0,7228 1,4243 1,3066 0,6210 0,8205 0,6258 0,6061 2,9519 1 4 33 13 19 18 25 30 15 7 23 2 38 22 8 37 11 29 16 32 26 36 34 21 17 12 35 9 39 27 10 20 5 6 28 14 24 31 3 0,8773 0,9125 0,7398 1,0135 0,7739 0,7517 0,7993 0,8003 1,0198 1,0622 0,8708 0,8957 0,9727 1,0433 1,1025 0,9880 1,3958 1,4083 1,0593 1,1128 1,3160 1,3208 1,1930 1,1964 1,1468 1,3207 1,3325 1,2237 1,2450 0,8488 0,9814 0,8978 0,8059 0,8827 0,6990 0,6714 0,6790 0,7987 0,8409 26 22 36 18 34 35 32 31 17 14 27 24 21 16 13 19 2 1 15 12 6 4 10 9 11 5 3 8 7 28 20 23 30 25 37 39 38 33 29 3,6184 2,1254 0,6627 0,9327 0,7207 0,7934 0,6866 0,6985 0,7757 1,2509 0,6180 3,7083 0,5746 0,7201 1,1810 0,5868 0,7990 0,6330 0,8184 0,6247 0,6985 0,5855 0,5926 0,6906 0,8194 0,9806 0,6453 0,8219 0,5879 0,6355 1,2388 0,7289 1,8305 1,5134 0,6692 0,8257 0,6345 0,6365 1,3359 2 3 27 11 20 17 25 22 18 7 34 1 39 21 9 37 16 32 15 33 23 38 35 24 14 10 28 13 36 30 8 19 4 5 26 12 31 29 6

Fonte: dados da pesquisa.


RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

258

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

nomia paranaense nesses anos: a) a conjugao de ndices de ligaes para trs elevados em todos os setores alimentares (17 a 30), com ndices de ligaes para frente mais elevados nos setores Agropecuria (1 e 2), Servios (32, 34, 35 e 40) e Qumica (12), permite afirmar que o Paran apresentava, nos anos 80, indstria pouco diversificada, centrada nas indstrias produtoras de alimentos e na agropecuria enquanto fornecedora de matrias-primas; b) o nmero de setores com ligaes para trs foi, praticamente, o dobro do nmero de setores com ligaes para frente, evidenciando que so aceitveis polticas que objetivem estimular a demanda por insumos intermedirios, notadamente se essa demanda for atendida por insumos domsticos; c) o comportamento dos ndices de ligaes para trs dos setores alimentares aponta na direo de queda da importncia dos mais tradicionais, como Indstria do Caf (17 e 18) e Beneficiamento de Produtos Vegetais (19 e 20), enquanto setores indutores do crescimento da economia estadual; d) por outro lado, os setores alimentares mais modernos, ou com novas atividades, registraram menor decrscimo, a exemplo da Indstria de Laticnios (23 e 24), ou mesmo crescimento no seu dinamismo, como foi o caso de Abate de Animais (21 e 22), Fabricao de leos Vegetais (27 e 28) e Fabricao de Outros Produtos Alimentares (29 e 30); e) outros setores da indstria de transformao, tais como Fabricao de Minerais no Metlicos (4) e Material de Transporte (8) e, em menor grau, Material Eltrico/Eletrnico (7) parecem emergir na economia paranaense, delineando tendncia futura de maior diversificao industrial; f) os setores do ramo servios ganham importncia para o crescimento da economia estadual. O tamanho dos ndices de ligaes um indicador da capacidade dos setores em dinamizar a economia. Com base na Tabela 2, e considerando os quatro maiores ndices de ligaes para frente, observa-se que a oferta de insumos se processou pelos setores Agropecuria no-Cooperativa (1), Agropecuria Cooperativa (2), Qumica (12) e Outros Servios (40) em 1980. Em 1985 essa combinao alterou-se pouco, com a substituio do setor (40) pelo setor Comrcio (34). Por outro lado, levando em conta os quatro maiores ndices de ligaes para trs, trs deles foram relativos a setores vinculados s cooperativas, Indstria de Caf (18), Abate de Animais (22) e Fabricao de leos vegetais (28), e um Indstria de Laticnios no-Cooperativa (23)
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

259

em 1980. J em 1985, os setores (18), (22), (24) e (28), concentraram a demanda por insumos para o processamento industrial no Paran.

4.2.2 - O Campo de Influncia


Para complementar a anlise dos ndices de ligaes de RasmussenHirschman e detectar como se distribuem as alteraes dos coeficientes diretos no sistema econmico como um todo, foi calculado o campo de influncia. Assim, as relaes intersetoriais mais importantes dentro do processo produtivo da economia paranaense nos anos em tela podem ser vistas nas Figuras 1 e 2, onde so apresentados os 50 coeficientes setoriais com maior campo de influncia. Em 1980, se pequenas mudanas nos coeficientes diretos de produo ocorressem na economia estadual, as relaes comerciais da Indstria do Caf no-Cooperativa (17) seriam as grandes propagadoras dessas alteraes no sistema, apresentando sete coeficientes relativos venda e um envolvendo compras. Certamente, a importncia desempenhada pelo caf na economia paranaense na dcada de 80 pode ser vista como principal razo desse comportamento (Figura 1). Dentro desse contexto, e considerando somente o lado das compras, cabe destacar, em primeiro lugar, o setor Agropecuria no-CooFigura 1 Coeficientes setoriais com maior campo de influncia, Paran, 1980.
Setores compradores

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Setores vendedores

260

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

perativa (1), comprando de todos os setores, e o setor Qumica (12), com compras dos setores (10), (15), (17), (18) e (32). A Figura 2 revela que, em 1985, os principais elos de ligaes da economia so dominados pelos setores Txtil (15) e Servios Industriais de Utilidade Pblica (32), ambos com quatro coeficientes relativos a vendas para outros setores e quatro envolvendo compras de seus produtos. Novamente, para os setores Agropecuria no-Cooperativa (1) e Qumica (12) a dominncia se apresentou mais relacionada s ligaes para trs, com 28 dos 50 coeficientes com maior campo de influncia localizados no primeiro e 14 no segundo, confirmando a importncia destes setores como principais compradores de insumos dos demais setores da economia diante de alteraes nos seus coeficientes diretos. No ano de 1985, emergem setores que apresentam ligaes importantes somente na direo das vendas, como Celulose, Papel e Grfica (10), Txtil (15) e Servios Industriais de Utilidade Pblica (32) (Figura 2). Nos anos analisados, algumas tendncias importantes puderam ser detectadas: a) a economia paranaense apresentou-se mais interligada, com maior nmero de relaes intersetoriais importantes dentro do Figura 2 Coeficientes setoriais com maior campo de influncia, Paran, 1985
Setores compradores

Setores vendedores
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

261

processo produtivo; b) essa diversificao ocorreu com maior intensidade no segmento de transformao; c) o setor Agropecuria no-Cooperativa continuou sendo o mais importante comprador de insumos na economia estadual, embora tenha cedido espao para outros setores; d) as relaes de comrcio envolvendo os setores (1), (12), (15) e (32) nos anos de 1980 e 1985 tiveram profundo efeito no resto da economia.

4.3 Estrutura de Produo Paranaense: a topografia econmica


A estrutura produtiva da economia do Paran para os dois anos estudados est retratada nas Figuras 3 e 4. Nelas, pode-se visualizar a topografia setorial da economia do Estado, tomando as medidas de intensidade de 1980 como base. Observou-se que, no ano de 1980, o pico da hierarquia ocorreu na interseo do setor Agropecuria no-Cooperativa (1) e Indstria do Caf Cooperativa (18), seguido pelo setor Agropecuria no-Cooperativa (1) e Indstria do Caf no-Cooperativa (17). Os setores Agropecuria noCooperativa (1) e Qumica (12), seguidos do setor Outros Servios (40) so, visivelmente, os que apresentaram, com a Indstria do Caf Cooperativa (18), as combinaes com maiores picos em 1980. A partir do quarto cruzamento, os picos decresceram de forma mais homognea (Figura 3). Figura 3 - Topografia da estrutura econmica do Paran, 1980

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

262

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

Em 1985 o setor Qumica (12) assume a liderana, compondo, com a Indstria do Caf Cooperativa (18) e Indstria do Caf noCooperativa (17), os dois maiores picos da hierarquia, respectivamente. interessante salientar dois pontos no cenrio de 1985 que o diferencia do de 1980: a) o pico da hierarquia em 1985 ocorreu com valores menores do que em 1980; b) do quarto cruzamento em diante, emergiu uma faixa de setores (2, 34, 35, 10, 15, 29, 32 e 17) que apresentou crescimento das ligaes para frente e para trs em 1985, relativamente a 1980 (Figura 4). Figura 4 Topografia da estrutura econmica de 1985 usando a hierarquia do Paran de 1980.

Comparando as Figuras 3 e 4 pode-se perceber que, de 1980 para 1985, a estrutura setorial da economia paranaense mostrou tendncia de conformao menos desigual entre os picos, revelando maior diversificao da estrutura produtiva e conseqente incremento da complexidade econmica.

5 Consideraes finais
A partir das matrizes de insumo-produto estimadas para o Paran para os anos de 1980 e 1985 foi possvel constatar que somente os setores Celulose, Papel e Grfica e Indstria Txtil constituram setores-chave
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

263

na economia paranaense nesses anos. Entretanto, considerando o conceito menos restrito, outros setores puderam ser assim classificados, dentre eles todos os setores relacionados s cooperativas. Outra constatao importante refere-se ao fato das cooperativas agropecurias apresentarem, para os anos estudados, coeficientes tcnicos de produo bastante similares aos das empresas no-cooperativas que atuam na agropecuria e na indstria alimentar. Considerando que esses coeficientes refletem a base tecnolgica de produo em dado ano, conclui-se que as cooperativas esto acompanhando de perto a evoluo tecnolgica ocorrida nesses setores, o que confirma a hiptese formulada no estudo. Uma terceira constatao diz respeito, de um lado, tendncia de perda de importncia dos setores alimentares na economia estadual, e de outro, emergncia de outros setores da indstria de transformao, tais como Fabricao de Minerais no Metlicos, Material de Transporte e, em menor grau, Material Eltrico/Eletrnico, delineando tendncia futura de maior diversificao industrial. Considerando que as cooperativas agropecurias estudadas atuam, basicamente, nos setores alimentares e que estes perderam espao para outros da indstria de transformao na economia do Estado, pode-se delinear para os setores cooperativo e no-cooperativo paranaenses que atuam na indstria alimentar um cenrio de maior concorrncia, no somente pela participao na estrutura produtiva do Estado mas, tambm, pela maior abertura da economia em curso no Brasil. Embora os resultados deste estudo devam ser entendidos como indicaes do comportamento setorial da economia do Paran nos anos estudados, na medida em que so detectados os setores com maior poder de encadeamento regional para impulsionar o crescimento econmico, os que apresentam os principais elos de ligaes dentro da economia, etc., cria-se um conjunto de informaes importantes que podem ser trabalhadas para orientar o governo, na definio e adoo de polticas pblicas especficas para os setores, e os empresrios, no direcionamento de seus investimentos. Por fim, sugere-se para o futuro estudos que atualizem a presente anlise de forma a incorporar informaes que permitam confirmar ou no as tendncias delineadas no presente artigo.
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

264

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

6 Referncias Bibliogrficas
BIALOSKORSKI NETO, S.; ZYLBERSZTAJN, D. Cooperativismo Economia de empresas e estratgias. Perspectiva Econmica, v. 29, n. 84, p. 7-22, 1994. (Srie Cooperativismo, n. 35) BIALOSKORSKI NETO, S. Agribusiness cooperativo: economia, crescimento e estrutura de capital. Piracicaba, 1998. 257p Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo. CT, D.; CARR, G.; BEAULIEU, M. et al. 1995 Profile: agricultural cooperation throughout the world. Montral: Centre de Gestion des Coopratives/cole des Hautes tudes Commerciales, 1995. 103 p. FERGUSON, C. E. Microeconomia. Rio de janeiro: Forense-Universitria, 1982. Cap.8. 610 p. GONALVES, J. S. ; VEGRO, C. L. R. Crise econmica e cooperativismo agrcola: uma discusso sobre os condicionantes das dificuldades financeiras da cooperativa agrcola de Cotia (CAC). Agricultura em So Paulo, v. 41, n. 2. p. 57-87, 1994. GUILHOTO, J. J. M; SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D; MARTINS, E. B. ndices de ligaes e setores-chave na economia brasileira: 1959/ 80. Pesquisa e Planejamento Econmico, v. 24, n. 2, p. 287-314, 1994. HADDAD, P. R.; FERREIRA, C. M. de C.; BOISIER, S. et al. Economia Regional: teoria e mtodos de anlise. Fortaleza: BNB. ETENE, 1989. 694p. (Estudos Econmicos e Sociais, 36). HIRSCHMAN, A. O. The strategy of economic development. New Haven: Yale University Press, 1958. 217p. INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

Rossana Lott Rodrigues e Joaquim J. M. Guilhoto

265

SOCIAL. Agroindstrias e cooperativas no Paran . Curitiba: IPARDES, 1985. 55p. MILLER, R. E.; BLAIR, P. D. Input-output analysis: foundations and extensions. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1985. 464 p. ORGANIZAO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB) Nmeros do cooperativismo brasileiro. Braslia: Departamento Tcnico e Econmico/Banco de Dados, 1997. 20 p. ORGANIZAO E SINDICATO DAS COOPERATIVAS DO PARAN (OCEPAR). O Cooperativismo Paranaense. Curitiba - PR, 1997a. 14 p. (Coleo Histria do Cooperativismo). ORGANIZAO E SINDICATO DAS COOPERATIVAS DO PARAN (OCEPAR). Projeto de Investimento Agroindustrial das Cooperativas do Paran. Curitiba - PR, 1997b. 176p. (Apostila). RASMUSSEN, P. N. Studies in intersectoral relations, Amsterdam: North-Holland, 1956. RODRIGUES, R. L. Cooperativas agropecurias e relaes intersetoriais na economia paranaense: uma anlise de insumo-produto. Piracicaba: 2000. 175p. Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo. SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D. Error and sensitivity input-output analysis: a new approach. In: MILLER, R. E.; POLENSKE, K. R.; ROSE, A.Z. (Ed.) Frontiers of input-output analysis. New York: Oxford University Press, 1989. SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D. Fields of influence in input-output systems . Urbana: University of Illinois. Regional Economics Applications Laboratory, 1994. (mimeo.) SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D; GUO, J. Input-output multiplier product
RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

266

Estrutura Produtiva, Relaes Intersetoriais e Cooperativas Agropecurias no Paran em 1980 e 1985

matrix . Urbana: University of Illinois. Regional Economics Applications Laboratory, 1997. (Discussion Paper 94-T-12). SONIS, M.; HEWINGS, G. J. D. Economic Landscapes: Multiplier Product Matrix Analysis for Multiregional Input-Output Systems, Hitotsubashi Journal of Economics, v. 40, n. 1, p. 59-74, June 1999. ZYLBERSZTAJN, D. Organizao de cooperativas: desafios e tendncias. Revista de Administrao, v. 29, n. 3, p. 23-32, jul/set 1994.

Aceito para publicao em maro de 2004.

RER, Rio de Janeiro, vol. 42, n 02, p. 243-266, abr/jun 2004 Impressa em junho 2004

You might also like