You are on page 1of 11

Texto para a questo 1.

Desacordo no Acordo No esquea dizer que, em 1888, uma questo grave e gravssima os fez concordar tambm, ainda que por diversa razo. A data explica o fato: foi a emancipao dos escravos. Estavam ento longe um do outro, mas a opinio uniu-os. A diferena nica entre eles dizia respeito significao da reforma, que para Pedro era um ato de justia, e para Paulo era o incio da revoluo. Ele mesmo o disse, concluindo um discurso em S. Paulo, no dia 20 de maio: A abolio a aurora da liberdade; esperemos o sol; emancipando o preto, resta emancipar o branco. Natividade ficou atnita quando leu isto; pegou da pena e escreveu uma carta longa e maternal. Paulo respondeu com trinta mil expresses de ternura, declarando no fim que tudo lhe poderia sacrificar, inclusive a vida e at a honra; as opinies que no. No, mame; as opinies que no. As opinies que no, repetiu Natividade acabando de ler a carta. Natividade no acabava de entender os sentimentos do filho, ela que sacrificara as opinies aos princpios, como no caso de Aires, e continuou a viver sem mcula. Como ento no sacrificar?... No achava explicao. Relia a frase da carta e a do discurso e tinha medo de o ver perder a carreira poltica, se era a poltica que o faria grande homem. Emancipado o preto, resta emancipar o branco, era uma ameaa ao imperador e ao imprio. No atinou... Nem sempre as mes atinam. No atinou que a frase do discurso no era propriamente do filho; no era de ningum. Algum a proferiu um dia, discurso ou conversa, em gazeta ou em viagem de terra ou de mar. Outrem a repetiu, at que muita gente a fez sua. Era nova, era enrgica, era expressiva, ficou sendo patrimnio comum. H frases assim felizes. Nascem modestamente, como a gente pobre; quando menos pensam, esto governando o mundo, semelhana das idias. As prprias idias nem sempre conservam o nome do pai; muitas aparecem rfs, nascidas de nada e de ningum. Cada um pega delas, verteas como pode, e vai lev-las feira, onde todos as tm por suas.
Esa e Jac. Cap. 37, pg 59 60.

1. UEGO Assinale V, para os itens verdadeiros, e F, para os falsos: ( ) A citao: uma questo grave, gravssima e Era nova, era enrgica, era expressiva constituem exemplos de gradao de idias. ( ) As figuras de linguagem presentes na frase do discurso, so: metfora em A abolio a aurora da liberdade; metonmia em esperemos o sol, e, anttese, em preto e branco. ( ) Trinta mil expresses de ternura, caracteriza um hiprbato. ( ) As opinies que no, repetiu Natividade... ilustra um discurso indireto. ( ) Atinar, conforme o dicionrio Aurlio, significa: descobrir pelo tino, pelo raciocnio, por conjetura ou por indcio; acertar com; d ar com; achar. Essas definies encaixam-se perfeitamente interpretao que Natividade deu ao contexto e frase. Leia o texto a seguir e responda a questo.
Sem data H seis ou sete dias que eu no ia ao Flamengo. Agora tarde lembrou-me l passar antes de vir para casa. Fui a p; achei aberta a porta do jardim, entrei e parei logo. L esto eles, disse comigo. Ao fundo, entrada do saguo, dei com os dois velhos sentados, olhando um para o outro. Aguiar estava encostado ao portal direito, com as mos sobre os joelhos. D. Carmo, esquerda, tinha os braos cruzados cinta. Hesitei entre ir adiante ou desandar o caminho; continuei parado alguns segundos at que recuei p ante p. Ao transpor a porta para a rua, vi-lhes no rosto e na atitude uma expresso a que no acho nome certo ou claro: digo o que me pareceu. Queriam ser risonhos e mal se podiam consolar. Consolava-os a saudade de si mesmos.
ASSIS, Machado de. Memorial de Aires. In: Obra Completa. Rio de Janeiro, Aguilar, 1989.

2. UFR-RJ Em Consolava-os a saudade de si mesmos., o autor est empregando a linguagem: a) denotativa. b) coloquial. c) conotativa. d) paradoxal. e) sinestsica. 3. U.F. Pelotas-RS Leia atentamente o poema abaixo:
Lio sobre a gua Este lquido gua.

Quando pura inodora, inspida e incolor. Reduzida a vapor, sob tenso e a alta temperatura, move os mbolos das mquinas, que, por isso, se denominam mquinas de vapor. um bom dissolvente. Embora com excees, mas de um modo geral, dissolve tudo bem, cidos, bases, sais. Congela a zero graus centesimais e ferve a 100, quando a presso normal. Foi nesse lquido que numa noite clida de vero, sob um luar generoso e branco de camlia, apareceu a boiar o cadver de Oflia com um nenfar na mo.
GEDEO, Antonio. Poesias completas (19561967). Lisboa, Portuglia, 1972. p. 244-5.

Aps a leitura do poema, analise as seguintes afirmativas: I. No texto, h uma leitura denotativa da realidade (propriedade e funes da gua, ciclo hidrolgico) mesclada a uma leitura conotativa, pois na gua tambm h um lugar para a tragdia humana. II. A mudana de tempo verbal na poesia simboliza a passagem de uma linguagem pretensamente denotativa para uma linguagem que relata aes humanas. III. Na segunda estrofe, h uma informao fsico-qumica que, embora incorreta, permite constatar o descompasso existente entre o mundo da cincia e o mundo da poesia, lio pretendida pelo eu-lrico. Com relao s afirmativas acima, pode-se dizer que est(o) correta(s): a) somente a afirmativa III; b) as afirmativas I e III; c) as afirmativas I e II; d) as afirmativas II e III; e) somente a afirmativa I. Texto para a questo 4:
A Paz 1. Vieram famintos, Desnudos, Cansados. Alforjes vazios, 5. Os olhos opacos, Sentaram-se mesa. Vieram vestidos De linho, De seda. 10. Alforjes to cheios Os olhos to vidos, Sentaram-se mesa. E ele chegou. Na branca toalha, 15. Ao longo estendida, Nem vinho, nem peixe, Nem gua, nem po. Olhou-os nos olhos, Sentiu-lhes a fome, 20. Sentiu-lhes o frio, Chamou-os meus filhos, Serviu-lhes a paz.
Neusa Peanha.

4. IESB Julgue os itens, segundo os critrios da leitura, compreenso e interpretao textuais. ( ) Os dois primeiros movimentos do texto juntam indivduos de diferentes classes sociais. ( ) olhos opacos (v.5) e olhos to vidos (v.11) configuram oposio em nvel conotativo. ( ) O terceiro movimento da leitura do texto apresenta intertextualidade com o texto bblico. ( ) Nos versos 16 e 17, ocorre a figura de construo chamada polissndeto.

( ) O verso 21 poderia ser escrito assim: Chamou -os de meus filhos, sem incorrer em qualquer erro gramatical. Texto para a questo 5.
O sistema circulatrio sangneo um vasto e complexo circuito de vasos que tem como pea principal o corao, pois do seu trabalho que resulta a fora propulsora que impulsiona o sangue atravs de toda a rede vascular.

5. U. Alfenas-MG Considere as seguintes afirmaes a respeito do excerto acima. I. A funo de linguagem predominante no excerto a referencial. II. Predomina no texto o nvel elevado de linguagem por situar-se acima da linguagem padro. III. Na redao do texto, foi usada a linguagem de nvel tcnico, caracterizada por um lxico prprio das reas da cincia e da filosofia, entre outras. IV. A palavra pois introduz orao que indica concluso, conseqncia. Esto corretas as afirmaes dos itens: a) I e III. b) I e II. c) II e IV. d) III e IV. e) I e IV. Leia o texto a seguir e responda a questo.
Esparadrapo H palavras que parecem exatamente o que querem dizer. Esparadrapo, por exemplo. Quem quebrou a cara fica mesmo com cara de esparadrapo. No entanto, h outras, alis de nobre sentido, que parecem estar insinuando outra coisa. Por exemplo, incunbulo*.
QUINTANA, Mrio. Da preguia como mtodo de trabalho. Rio de Janeiro, Globo 1987 p. 83.

*Incunbulo: [do lat. Incunabulu: bero] Adj. 1 Diz-se do livro impresso at o ano de 1500./S.m. 2 Comeo, origem. 6. UFR-RJ A expresso quebrar a cara largamente empregada na lngua portuguesa com sentido conotativo. O vocbulo que melhor traduz o emprego conotativo dessa expresso : a) fracassar; d) desanimar; b) machucar-se; e) destruir. c) desistir; Texto para as questes 7 e 8.
Memrias de um Sargento de Milcias (fragmento) No captulo XIII, intitulado Escapula, o Leonardo havia sido detido pelo Major Vidigal, mas, driblando a escolta, no caminho para a priso, consegui fugir. O trecho abaixo reproduzido parte desse captulo e aborda, entre outras coisas, o sentimento do Major frente situao. O Major Vidigal fora s nuvens com o caso: nunca um s garoto, a quem uma vez tivesse posto a mo, lhe havia podido escapar, e entretanto aquele lhe viera pr sal na moleira; ofend-lo em sua vaidade de bom comandante de polcia, e degrad-lo diante dos granadeiros. Quem pregava ao Major Vidigal um logro, fosse qual fosse a sua natureza, ficava-lhe sob a proteo, e tinha-o consigo em todas as ocasies. Se o Leonardo no tivesse fugido, e arranjasse depois a soltura por qualquer meio, o Vidigal era at capaz, por fim de contas, de ser seu amigo; mas tendo-o deixado mal, tinha-o por seu inimigo irreconcilivel enquanto no lhe desse desforra completa. J se v pois que as fortunas do Leonardo redundavam-lhe sempre em mal; era realmente um mal naquele tempo ter por inimigo o Major Vidigal, principalmente quando se tinha, como o Leonardo, uma vida to regular e to lcita.
ALMEIDA, Manuel A. de. Memrias de um Sargento de Milcias. So Paulo, FTD, 1992.

7. UFMS O texto literrio utiliza a lngua de maneira criativa e original; por isso, muitas vezes, uma leitura nos surpreende, pois certas palavras e expresses apresentam significados novos ou fora do comum, e devem ser entendidas no contexto em que se encontram, sob pena de a compreenso do texto como um todo ficar prejudicada. Nesse sentido, a expresso fora s nuvens, na 1 linha, indica que o Major ficara: a) indiferente. d) enfurecido. b) eufrico. e) meditativo. c) envaidecido. 8. UFMS Leia o texto abaixo, extrado de um ensaio sobre Memrias de um Sargento de Milcias.
Prodgio de humor e ironia, isento de qualquer trao idealizante, no romanc e no h lugar para as tintas sentimentais e hericas nem para o abuso de peripcias inverossmeis, to do gosto

do romance romntico da poca...


WALDMAN, Berta. O romntico fruto de uma pisadela e de um belisco, em Memrias de um Sargento de Milcias, ed. citada.

Identifique entre as alternativas abaixo, retiradas do fragmento transcrito do romance, a seqncia que apresenta sentido claramente irnico. a) se o Leonardo (...) arranjasse depois a soltura. b) em sua vaidade de bom comandante de polcia. c) uma vida to regular e to lcita. d) fosse qual fosse a sua natureza. e) inimigo irreconcilivel. 9. Univali-SC
Vises de um novo tempo (...) Mas a cidadania no se constri apenas com palavras, com boas intenes. Este edifcio tem como alicerce a vontade frrea de nossa gente, o desejo de interferir ativamente no comando dos destinos da comunidade. Esta base, cremos, foi a formao moral herdada de nossos fundadores, que acreditavam poder aqui edificar uma sociedade livre, participativa e laica, onde cada um pudesse ter de acordo com suas capacidades e segundo suas necessidades. Na construo de uma sociedade justa e democrtica, acreditamos, tem especial relevncia a existncia da imprensa livre, pluralista, que possibilite o trnsito correto da informao, indispensvel para a afirmao da cidadania. A continuao do exerccio desta prtica jornalstica, da difuso da informao de interesse pblico, de qualidade e com profunda afinidade com a realidade, uma das boas notcias que aguardamos para o prximo sculo.
SCHRAMM, Egon Jos. Jornal de Santa Catarina, 22 de setembro de 1999.

Indique a opo, cuja frase, retirada do texto acima, se vale do sentido como conotativo da linguagem: a) Este edifcio tem como alicerce a vontade frrea de nossa gente... b) Esta base, cremos, foi a formao moral herdada de nossos fundadores... c) ... tem especial relevncia a existncia da imprensa livre... d) ... onde cada um pudesse ter de acordo com suas capacidades e segundo suas necessidades. e) A continuao do exerccio desta prtica jornalstica, da difuso da informao de interesse pblico, de qualidade e com profunda afinidade com a realidade... 10. U. Alfenas-MG
Copo dgua no sereno O copo no peitoril Convoca os eflvios da noite. Vem o frio nervoso da serra Vm os perfumes brandos do mato dormindo Vem o gosto delicado da brisa E pousam na gua.
Carlos Drummond de Andrade.

Considere as seguintes afirmaes: I. Nas referncias descritivas de seres inanimados, o autor premia os cinco sentidos do corpo humano. II. O texto constri-se basicamente no uso de sinestesias e prosopias. III. o tipo de texto que analisa, interpreta e explica os dados da realidade. Est correto o que se afirma: a) em I, II e III. b) em II e III. c) em I e II. d) apenas em I. e) apenas em II. 11. PUC-PR Considerando apenas o sentido prprio, denotativo, e no o sentido figurado, conotativo, assinale a alternativa que contenha um sinnimo para a palavra senda: a) vereda. b) casa. c) banda. d) turma. e) companhia. 12. AEU-DF Leia o texto A lngua na literatura brasileira e depois julgue os itens seguintes, em relao semntica e estilstica.

A LNGUA NA LITERATURA BRASILEIRA (Machado de Assis) Entre os muitos mritos dos nossos livros nem sempre figura o da pureza da linguagem. No raro ver intercalados em bom estilo os solecismos da linguagem comum, defeito grave a que se junta o da excessiva influncia da lngua francesa. Este ponto objeto de divergncia entre os nossos escritores. Divergncia digo, porque, se alguns caem naqueles defeitos por ignorncia ou preguia, outros h que os adotam por princpio, ou antes por uma exagerao de princpio. No h dvida que as lnguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no sculo de quinhentos um erro igual ao de afirmar que a sua transplantao para a Amrica no lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influncia do povo decisiva. H portanto certos modos de dizer, locues novas, que de fora entram no domnio do estilo e ganham direito de cidade. Mas se isto um fato incontestvel, e se verdadeiro o princpio que dele se deduz, no me parece aceitvel a opinio que admite todas as alteraes da linguagem, ainda aquelas que destroem as leis da sintaxe e a essencial pureza do idioma. A influncia popular tem um limite; e o escritor no est obrigado a receber e dar curso a tudo o que o abuso, o capricho e a moda inventam e fazem correr. Pelo contrrio, ele exerce tambm uma grande parte da influncia a este respeito, depurando a linguagem do povo e aperfeioando-lhe a razo. Feitas as excees devidas, no se lem muito os clssicos no Brasil. Entre as excees poderia eu citar at alguns escritores, cuja opinio diversa da minha neste ponto, mas que sabem perfeitamente os clssicos. Em geral, porm, no se lem, o que um mal. Escrever como Azurara ou Ferno Mendes seria hoje um anacronismo insuportvel. Cada tempo tem o seu estilo. Mas estudar-lhes as formas mais apuradas da linguagem, desentranhar delas mil riquezas que, fora de velhas, se fazem novas, no me parece que se deva desprezar. Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros que se enriquece o peclio comum.

( ) Os solecismos de que nos fala no texto, so os erros de grafia e de pronncia das palavras. ( ) Divergncia no implica diferentes posturas diante do tema abordado por Machado. ( ) Por no sculo de quinhentos, entendemos os anos de mil e quinhentos. ( ) A expresso ganham direito de cidade alude irrefutvel insero de novos termos na lngua e sua conseqente aceitao por parte de todos que a utilizam. ( ) H silepse de pessoa em nem tudo temos os modernos. 13. UFF-RJ Assinale a opo em que os elementos grifados nos trechos a seguir exemplificam a figura de linguagem apresentada. a) Paronomsia o emprego de palavras semelhantes no som, porm de sentido diferente. / Entretanto, vida diferente no quer dizer vida pior; outra coisa. b) Eufemismo uma substituio de um termo, pela qual se pode evitar usar expresses mais diretas ou chocantes, para referir-se a determinados fatos. / Os amigos que me restam so de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos santos. c) Anfora a repetio de uma ou mais palavras no princpio de duas ou mais frases, de membros da mesma frase, ou de dois ou mais versos. / Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me tambm. Quis variar e 1embrou-me escrever um livro. d) Metonmia a designao de um objeto por palavra designativa de outro objeto que tem com o primeiro uma relao. / O que aqui est , mal comparando, semelhante pintura que se pe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hbito externo, como se diz nas autpsias; o interno no agenta tinta. e) Onomatopia o emprego de palavra cuja pronncia imita o som natural da coisa significada. / Foi ento que os bustos pintados nas paredes entraram a falar -me e a dizer-me que, uma vez que eles no alcanavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. 14. UFMT-Modificada Antes de julgar os itens abaixo, leia o texto Ateno ao sbado. Use V, para os verdadeiros, e F para os falsos.
Ateno ao Sbado Acho que sbado a rosa da semana; sbado de tarde a casa feita de cortinas ao vento, e algum despeja um balde de gua no terrao: sbado ao vento a rosa da semana; sbado de manh, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilho em mim perdido: outras abelhas farejaro e no outro sbado de manh vou ver se o quintal vai estar

cheio de abelhas. No sbado que as formigas subiam pela pedra. Foi num sbado que vi um homem sentado na sombra da calada comendo de uma cuia de carne-seca e piro; ns j tnhamos tomado banho. De tarde a campainha inaugurava ao vento a matin de cinema: ao vento sbado era a rosa de nossa semana. Se chovia s eu sabia que era sbado; uma rosa molhada, no? No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforo metlico a semana se abre em rosa: o carro freia de sbito e, de sbito, antes do vento espantado poder recomear, vejo que sbado de tarde. Tem sido sbado, mas j no me perguntam mais. Ento eu no digo nada, aparentemente submissa. Mas j peguei as minhas coisas e fui para domingo de manh. Domingo de manh tambm a rosa da semana. No propriamente rosa que eu quero dizer.
LISPECTOR, Clarice. Os melhores contos de Clarice Lispector. Seleo de Walnice Galvo, So Paulo, Global, 1997.

( ) Sbado ao vento e grande esforo metlico so construes de valor denotativo e monossmico. ( ) Ocorre personificao em a semana vai morrer e antes do vento espantado. ( ) A expresso Tem sido sbado deixa de indicar um dado sobre o tempo e descreve o estado de esprito da personagem. 15. Univali-SC
Pacincia At quando o corpo pede um pouco mais de alma A vida no pra Enquanto o tempo acelera e pede pressa Eu me recuso fao hora, vou na valsa A vida to rara Enquanto todo mundo espera a cura do mal E a loucura finge que isso normal Eu finjo ter pacincia O mundo vai girando cada vez mais veloz A gente espera do mundo e o mundo espera de ns Um pouco mais de pacincia
Lenine.

Analise as afirmaes abaixo com base no texto apresentado. I. O autor se utiliza de prosopopia em alguns versos. II. So tambm utilizadas expresses populares no texto. III. A palavra pacincia tem um sentido denotativo. IV. H antteses na letra da msica acima. A alternativa correta considerando o texto apresentado : a) nenhuma est correta; b) apenas a III est correta; c) todas as afirmaes esto corretas; d) I e IV esto corretas; e) II, III e IV esto corretas. 16. F.M. Itajub-MG Motivos de alegria e de tristeza ... trancados na ilha do nosso egosmo. Reconhea as figuras de linguagem que aparecem nestas duas frases. a) ironia e hiprbole. b) eclipse e paralelo. c) anttese e metfora. d) nfase e comparao. e) contraste e aluso. 17. AUE-DF Leia o texto Novos & velhos e julgue os itens seguintes, em relao semntica e estilstica.
NOVOS & VELHOS (Mrio Quintana) No, no existe gerao espontnea. Os (ainda) chamados modernistas, com a sua livre potica, jamais teriam feito aquilo tudo se no se houvessem grandemente impressionado, na incauta adolescncia, com os espetculos de circo dos parnasianos. Acontece que, por sua vez, fizeram eles questo de trabalhar mais perigosamente, sem rede de segurana - coisa que os acrobatas antecessores no podiam dispensar. Quanto a estes, os seus severos jogos atlticos eram uma sadia reao contra a languidez dos romnticos. E assim, sem querer, fomos uns aprendendo dos outros e acabando realmente por herdar suas qualidades ou repudiar seus defeitos, o que no deixa de ser uma maneira indireta de herdar. Por essas e outras que mesmo um equvoco esta querela, ressuscitada a cada gerao, entre novos e velhos.

Quanto a mim, jamais fiz distino entre uns e outros. H uns que so legtimos e outros que so falsificados. Tanto de um como de outro grupo etrio. Porque na verdade a sandice no constituiu privilgio de ningum, estando equitativamente distribuda entre novos e velhos, em prol do equilbrio universal. E, alm de tudo, os novos significam muito mais do que simples herdeiros: embora sem saber, embora sem querer, so por natureza os nossos filhos naturais.

( ) No texto gerao espontnea reporta-se a criao sbita, exploso criadora. ( ) Ao colocar entre parnteses a palavra ainda , Quintana alude ao sentido denotativo da palavra modernista. ( ) Os acrobatas so os poetas parnasianos em oposio aos nefelibatas simbolistas. ( ) A expresso sem rede de segurana significa sem as amarras da tcnica potica tradicional. ( ) H ironia em a sandice no constitui privilgio de ningum. 18. UFMS A conotao ocorre quando as palavras ganham, no texto em que esto inseridas, um outro sentido que se acrescenta ao seu sentido primeiro (sentido denotativo, prprio, habitual). Sendo assim, identifique, entre os trechos abaixo, retirados do texto de Raquel Noveira, aquele(s) em que h presena de conotao.
Faz parte de nossa tradio tomar mate. Chimarro o mate cevado, sem acar, regado a gua quente. Terer o refresco, bem gelado. De acordo com o clima, passa-se do chimarro ao terer. Para tomar mate necessrio adquirir-se uma cuia, morena e matuta, uma bomba ou bombilha e a erva moda, tudo semelhante a um corao verde com uma artria de prata, conforme poema do gacho Aparcio Silva Rillo. O ideal tom-lo numa grande roda, sob um laranjal. Se houver os servios de alguma bugra para carregar mate, timo. Carregar mate significa algum ficar segurando a chaleira, passar a cuia de uma mo para a outra, de uma boca para a outra, respeitando a vez de cada um, a animao da prosa e o ritmo dos sorvos. Levar a chaleira l dentro para esquentar de novo quando a gua comear a esfriar, para no azedar o mate. bom que haja no cu um sol bem vermelho e uma poeira cor-de-tijolo envolvendo tudo. Se for na hora do quiriri e algumas estrelas perfurarem a tarde com suas pontas de lata, a conversa ser mais lenta. Se algum falar alguma frase, alguma palavra em guarani, como ch-kamb ou cunhata, dar mais sabor erva. Importante mesmo que haja um clima de comunho, de cachimbo da paz, tudo muito morno e quente. (...)
NOVEIRA, Raquel. O arado e a estrela. Campo Grande, Ed. UCDB, 1996. p. 23.

01. Chimarro o mate cevado, sem acar, regado a gua quente. 02. ... tudo semelhante a um corao verde com uma artria de prata, conforme poema do gacho Aparcio Silva Rillo. 04. O ideal tom-lo numa grande roda, sob um laranjal. 08. bom que haja no cu um sol bem vermelho e uma poeira cor -de-tijolo envolvendo tudo. 16. Se for na hora do quiriri e algumas estrelas perfumarem a tarde com suas pontas de lata, a conversa ser mais lenta. D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 19. U. Alfenas-MG Os prdios so altos e se espreitam traioeiramente com binculos na sombra. Predomina nessa frase a figura de linguagem denominada: a) metfora. b) prosopopia. c) hiprbole. d) eufemismo. e) ironia. 20. Univali-SC Indique o item em que a figura de linguagem existente nas manchetes, retiradas de revistas de circulao nacional, est denominada corretamente entre parnteses: a) O pai do ciberespao Isto , 14/04/99 (PLEONASMO). b) A supermoeda murchou Veja, 27/01/99 (METONMIA). c) A canoa furada dos impostos Veja, 30/06/99 (METFORA). d) Um passado escrito por plen e lascas de madeira Superinteressante, agosto/99 (ANTTESE). e) O gigante e os anes Superinteressante, agosto/99 (PROSOPOPIA). Leia o texto abaixo e responda s questes 21 e 22.
............... Dois homens tramando um assalto.

Valeu, mermo? Tu traz o berro que nis vamo rend o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo. Pra arej. Podes cr. Servicinho manero. s entr e peg. T com o berro a? T na mo. Apareceu um guarda. Ih, sujou. Disfara, disfara... O guarda passa por eles. Discordo terminantemente. O imperativo categrico de Hegel chega a Marx diludo pela fenomenologia de Feurbach. Pelo amor de Deus! Isso o mesmo que dizer que Kierkegaard no passa de um Kant com algumas slabas a mais. Ou que os iluministas do sculo 18... O guarda se afasta. O berro, t recheado? T. Ento vaml.
Lus Fernando Verssimo.

21. UEMS Sobre a linguagem utilizada nesse trecho, correto afirmar: I. Foram utilizados dois nveis de linguagem, sendo um popular, cheio de grias, e outro culto, com vocabulrio rico. II. A linguagem utilizada pelos assaltantes pode ser considerada correta apenas no segundo momento de suas falas, ou seja, na passagem do guarda. III. O contedo e o vocabulrio da linguagem dos assaltantes no est de acordo com os nveis de linguagem empregados. Esto corretas: a) II e III. d) I e III. b) I. e) I e II. c) I, II e III. 22. UEMS A expresso Tu traz o berro que nis vemo rend o caixa bonitinho, poderia ser substituda, sem mudar o sentido, em linguagem formal, por: a) Voc traz o revlver que ns vamos dominar o caixa bonito. b) Me traga o revlver que ns vamos dominar facilmente o caixa. c) Tu trazes o revlver que vais dominar o caixa. d) Traga-me o revlver que vamos dominar de maneira bela o caixa. e) Traga o revlver que vamos dominar facilmente o caixa. 23. U. Alfenas-MG Definio: Silepse uma figura de linguagem que ocorre quando efetuamos a concordncia no com os termos expressos, mas com a idia a eles associada em nossa mente. Assinale a alternativa em que esse tipo de figura acontece. a) Aos amigos faltou-lhes coragem. b) Vi com meus prprios olhos. c) Luar, espere um pouco / Que pro meu samba poder chegar. d) Toda profisso tem seus espinhos. e) Quando a gente novo, gosta de fazer bonito. 24. U. Alfenas-MG
Ningum coa as costas da cadeira. Ningum chupa a manga da camisa. (...)
Jos Paulo Paes.

Na composio do excerto, o poeta emprega termos figurados por falta de palavras mais apropriadas. A figura de linguagem em questo a: a) catacrese. b) sinestesia. c) metfora. d) metonmia. e) perfrase. 25. U.E. Londrina-PR Leia os poemas abaixo:
Pronto pra outra gravei seu olhar seu andar

sua voz seu sorriso. voc foi embora e eu vou na papelaria comprar uma borracha.
CHACAL. Drops de abril. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1984. p. 87.

Happy End o meu amor e eu nascemos um para o outro agora s falta quem nos apresente
CACASO. Beijo na boca. Rio de Janeiro: 7 letras, 2000. p. 13.

Sobre os poemas, correto afirmar: a) Ambos redimensionam a desiluso amorosa tanto atravs da elevao espiritual quanto do recurso a elementos prosaicos. b) Ambos focalizam a temtica amorosa, despertando atenes para o eu-lrico, que sofre transformaes decisivas do passado para o futuro. c) Ambos enfocam a temtica amorosa, atravs da ironia que minimiza diferenas entre passado, presente e futuro. d) Ambos ignoram a temtica amorosa, preferindo dar nfase aos assuntos cotidianos, como na poesia marginal em geral. e) Ambos ridicularizam a desiluso amorosa, embora continuem professando a f no amor definitivo que no ser superado sequer pela morte. 26. UFR-RJ No fragmento que bom passar a mo no som da percalina percebe -se: a) a correlao entre o sentido prprio e o sentido figurado das palavras; b) relao de termos que consiste no uso do todo pela parte; c) suavizao de uma idia atravs da substituio de uma palavra; d) relao entre percepo de sentidos diferentes; e) emprego de termos que se referem a conceitos contrrios. 27. UFGO-Modificada
Mestre do Coro Quem te ensin essa mandinga? - Foi o nego de sinh. O nego cust dinhero, dinhero cust ganh, Camarado. Coro Cai, cai, Catarina, sarta de m, vem v Dalina. Mestre do Coro Amanh dia santo, dia de corpo de Deus Quem tem roupa vai na missa, quem no tem faz como eu.

O fragmento transcrito apresenta um registro lingstico prprio tambm das rodas de capoeira, conforme pode ser atestado em O pagador de promessas, de Dias Gomes. Sobre a linguagem do trecho citado, pode-se afirmar que: ( ) a variedade no-padro cumpre seu papel comunicativo, desde que pautada pela clareza e coerncia. ( ) na 1 estrofe, o vocbulo cust tem o mesmo sentido, nas duas construes em que foi usado. ( ) a palavra camarado apresenta uma flexo de gnero, imprpria, de acordo com a norma padro. INSTRUO: Leia atentamente o texto e julgue os itens da questo 28.
O samba do Ernesto O Arnesto nos convid prum samba Ele mora no Brs Nis fumo e no encontremos ningum Nis vortemos com uma baita duma reiva Da otra vez nis num vai mais Nis num semos tatu Notro dia encontremos co Arnesto Qui pidiu discurpa mas nis num aceitemos Isso num si faiz Arnesto nis num s importa

Mais voc devia ter ponhado um recado na porta Ansim ia turma num deu pra espera Aduvido que isso num faiz mr Num tem importncia nis si habitua
Adoniran Barbosa e Nicola Caparrino.

28. UFMT ( ) O texto retrata um pedido de desculpas de amigos que no se vem h muito tempo. ( ) Aduvido, vortemos, ponhando, ansim, ia so marcas de uma variedade lingstica utilizada por pessoas de pouca ou nenhuma escolaridade. ( ) Prum, num, cuma, duma, pra marcam a moralidade oral do texto. ( ) Sempre que usada a primeira pessoa do plural, no texto, a desinncia verbal adequada.
Lngua Portuguesa - Funes da linguagem e Linguagem figurada

29. Uniube-MG
Cumprida a obrigao, Fabiano levantou-se com a conscincia tranqila e marchou para casa. Chegou-se beira do rio. A areia fofa cansava-o, mas ali, na lama seca, as alpercatas dele faziam chape-chape, os badalos dos chocalhos que lhe pesavam no ombro, pendurados em correias, batiam surdos.
RAMOS, Graciliano, Vidas secas.

Observando-se, neste excerto de Vidas secas, a linguagem do autor, pode-se afirmar que a expresso grifada uma figura de linguagem denominada: a) onomatopia. b) pleonasmo. c) aliterao. d) eufemismo. 30. U.E. Londrina-PR Observe os quadros abaixo. O comentrio irnico de Mafalda no ltimo quadro refere-se, fundamentalmente, a uma figura de linguagem presente nos quadros anteriores, que : a) hiprbole. b) metfora. c) aliterao. d) metonmia. e) pleonasmo. 31. Uniube-MG H figuras de linguagem em: I. anttese em o meu dia foi bom, pode a noite descer; II. prosopopia em a noite com seus sortilgios encontrar lavrado o campo, a casa limpa, a mesa posta; III. metfora em com cada coisa em seu lugar; IV. comparao em quando a indesejada das gentes chegar / (no sei se dura ou corovel). Esto corretas as afirmativas: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV.
Lngua Portuguesa - Funes da linguagem e Linguagem figurada

Leia, a seguir, o fragmento retirado do livro Macunama, de Mrio de Andrade, e responda a questo 32.
Meu av, d caa pra mim comer? Sim, Currupira fez. Cortou carne de perna moqueou e deu pro menino, perguntando. O que voc est fazendo na capoeira, rapaiz! Passeando. No diga! Pois , passeando... Ento contou o castigo da me por causa dele ter sido malvolo pros manos. E contando o transporte da casa de novo pra deixa onde no tinha caa deu uma grande gargalhada. O Currupira

olhou pra ele e resmungou: Tu no mais curumi, rapaiz, tu no mais curumi no... Gente grande que faiz isso...

32. UFGO Uma caracterstica importante das lnguas o fato de que elas no so uniformes nem estticas. Fatores como regio, classe social, idade, entre outros, explicam suas variaes. Tendo em vista o comentrio que voc acabou de ler e as particularidades lingsticas do trecho de Macunama, julgue os itens. ( ) A construo d caa pra mim comer tpica da linguagem oral, representado, portanto, uma variao de d-me caa para eu comer, prpria da norma padro. ( ) O emprego de palavras como rapaiz e faizrevela variao no nvel dos sons, indicando pronncia de um falante, no caso o Currupira, que utiliza a variedade padro lngua. ( ) Em por causa dele ter sido malvolo, ocorreu uma variao no nvel sinttico, uma vez que esse enunciado, na norma padro, corresponde a por causa de ele ter sido malvolo. ( ) O enunciado Tu no mais curumi, apesar de ser um exemplo de falar informal , est de acordo com a lngua padro, como se pode verificar pela concordncia verbal. 33. Cesgranrio Assinale a opo em que h correspondncia entre o perodo e o recurso estilstico a ele atribudo. a) Quem pode vai para fora hiprbato. b) Aquele jardim era meu amigo metonmia. c) Eles so as minhas aldeias metfora. d) Uma voz de gua no silncio anfora. e) Que bom ver outra vida! Que bom ouvir a outra face do disco! anstrofe. 34. U. Santa Ursula-RJ-Modificada Primeiramente, nos versos de carne e de memria / de osso e de esquecimento e nos versos bocas bafos bacias / bandejas bandeiras bananeiras, o autor se utiliza dos seguintes recursos de linguagem: a) metfora e comparao; b) metonmia e aliterao; c) anttese e aliterao; d) comparao e hiprbato; e) paradoxo e aliterao.

You might also like