You are on page 1of 70

PORTRAIT Fundo da gaveta Morada da memria que por um equvoco - talvez No foi jogada fora.

A vida pretrita, mais que perfeita No fundo de uma gaveta. sempre no passado aquele futuro sempre seu presente sua ausncia.

Pedra & Lama Quando canto desalento. Todo um pranto Por teu tento que no meu. Tento. Mas diferente de Perseu Perco a batalha, Me petrifica teu olhar. Meu riso ento se esvai, Medo em mim se estende, Uma ausncia insistente Que tende a me dilacerar. Dilata em mim vazio Meus olhos me delatam Mesmo em pedra entro em luto Pelas vidas e as distncias que se alargam E me alarmo Pareo alagar numa poa de lama E pedra em lama afunda Findando em mim os sonhos, Ficando em mim os tolos fitos, Eu, paraninfo do infortnio Divagando, descrevendo, Descendo sem retorno Em transtorno Pois te perdi. Teu amor, Perdi, E vivo afundando.

Sobre a bondade, desespero e reao em cadeia Pai, Quando pequeno, Vi plantar e arar por ns. Pai, Veio a tormenta, Vi prantear e orar por ns. Pai, Ps mesa o que podia, E nos orgulhvamos de sua grandeza Te imaginava uma poesia - mesmo que por vezes nos faltasse Ainda me lembro Passevamos, Segurava sua mo. Defronte a padaria Pediu que perguntasse o preo do po E assim procedi. Porm, quando sai Prontamente perdi meu pudor Quando plantei meus olhos pueris Na plida figura de meu pai morto Ao lado de seu assassino. Pranteei e cedi ao pecado: No percebeu a peixeira de meu pai, Empunhada por mim, Perpass-lo por vezes. Quando tudo passou, Percebi um garoto, Atnito, ao observar o esfaqueado, E populares que diziam polcia: O primeiro morreu tentando roubar, O segundo foi morto pelo filho do primeiro. Ainda lembro, pai A vida dedicada ns, E dos garotos que perderam seus pais.

Elegia do serto Deus, inda hoje eu pedi Que no me faltasse o po Deus, inda hoje eu pedi Que brotasse rosa nesse cho E que chovesse, mesmo uma chuva tmida Pra molhar de alegria Essa elegia do serto Deus, inda hoje eu pedi Foras preu terminar meu labor Deus, eu ainda te pedi Que da paixo fosse o calor Que eu tivesse um amor Pra florestar meu corao Se choro, me sinto um egosta J que minha terra seca gua no posso derrubar Se clamo, porque inda acredito Que dos oceanos infinitos gua no serto vai jorrar

Sobre a ambiguidade de existir Confundem-se em mim Como numa sinestesia Sentimentos sincopados e insensatos Solidamente construdos e alvoroados. E num agora que sempre, H o sentimento intermitente Que me rouba a fala, a boca, a alma Que afaga meu tato, me desloca, e me acalma. Penso que a dor to mais inconveniente, Sentimento to pungente Que faz da gente um ser to voraz De palavras, de paz, de equilbrio Mas tambm no o o amor? Tal ardor, que queimo num fervor to intenso To lentamente, to descontente, e to frio Penso que viver no foge s expectativas dbias Por isso me fao em dois: Aquele que faz poesias, E outro que se faz poesia.

Contraponto Voc plumeia enquanto dana, Mas em seu olhar, elefanto e no caibo mais em mim.

Sobre Saussure e Hjelmslev De repente acontece. Uma prece que pede um contedo pruma forma esvaziada. Contudo, mesmo que signo sem referente, percebo tudo diferente. O que se tirar duma forma esvaziada? A possibilidade de preench-la com qualquer contedo.

Mais uma de estrela Quando a vi na viela da Aurora No parecia aquela que brilhava outrora Estrela extremada, vendeu seu brilho Perdeu seu siso Tornou-se um nada. agora estranha apagada, Viola sua vida, Viola minha viola. Disse-me: - Me voil! Au revoir! - Foi nessa viela que vi minha vida passar.

Anos to famintos quanto o amor Os anos me passaram e me pesaram as pernas O tempo, em toda sua onipotncia, pregou-me tal pea. Meus pais pensavam que sua prole perpetuaria sua linhagem, Bobagem. Os anos me pesaram e meus ps que outrora pisavam pungentes Apossaram-se dum pisar plumtico - Eu que outrora fleumtico, fluo como um rio Mas rio tambm seca, e em So Paulo rio no se move Anos me pisaram, e inda pisam Ficam enfraquecendo-me, caoando de mim Caaram-me meu bem mais precioso. Tambm eu passei-me por pai, embora obsoleto Tive Pedro. Pedro perdeu-se, perdeu-se porque se apaixonou Pedro, apaixonado, partiu com Paula por uma estrada pela madrugada E foi atropelado por uma pick-up, morrendo subitamente Os anos me puniram repetindo sua ausncia E tentando roubar-me suas lembranas Eu pensei que a natureza era contrria Que Pedro me enterraria, perpetuaria a linhagem de meus pais, teria sua prole, Bobagem.

Maria

Ah, Maria, to aflita e sem tino inda assim, amaria, far-me-ia teu menino. Sim, sorria, Porque enfim, Maria Sentimos sintonias Sopramos sinfonias Sofremos euforias, Uma alforria de eus - os meus e seus To confundveis e to fundidos. Mas do sorriso fez-se o pranto Sim, sofria, Porque enfim, Maria Senti devorar-me o amor Provocou-me tamanha dor, qual torpor febril O amor feito fera desferiu seu bote E eu cedi, porque no sou forte, Oh deus, oh deus, por que me abandonaste Se sabias que era fraco, se sabias quem era eu? O amor comeu meus dias, minhas horas, os meus ais O amor comeu meus sapatos, meu terno, os meus umbrais. Nunca mais, Maria Te vi to slida, to srdida Te vejo to lvida, to lnguida, Pouco vivida, mas sempre to cndida Quando a gente perde a gente sente, Quando a gente perde sem nunca ter ganhado o que perdeu, recomenda-se um analista Eu fiz uma lista de coisas pra te desesquecer, mas percebi que preciso me desprender do pensar pra te desperder Ah, Maria Eu te amaria, se deixasse, Um amor atemporal, Mas prefere outros - determinante pronome indefinido plural.

Cor borrando a vida Eu, absorto, Absolvo sortes obsoletas e as absolvo Abdico dvidas perenes Torno divina a vida. Tanta vida tenho que corro, Borrando de vida indevidamente o que morte carbonizada, Corroborando que a vida uma tinta um tanto tnue Que tinge de qualquer tom aquilo que tange

Poesia Poesia concreta, Poesia completa, Poesia conserta e merece um concerto - com certo apreo. Quem com palavras cria um universo, Cria qualquer verso sem tergiversar, E se tem de versar porque algo lhe tomou o ar. Com sorte, um verso consome sortilgios. Sim, a poesia traz esse privilgio. Com azar, um verso pode mitigar gigante sentimento. Por isso o verso traz tamanho tormento. Dessarte vive a vida, copiando a arte pra ser bela. E a bela que merece um verso coincide em muito com a arte, Porque ela que, vindo, traz a vida.

Cludia

- Dedicado Cludia Cardoso, a verdadeira poesia

Incline aos cus Suas janelas dalma E se acalme Cludia Que sua plcida pele Repele a to cida noite Pois sua alma colore Tinge o cu de paixo Faz do negro um vermelho Que inveja at Stendhal Clamo, Cludia, Pra que se eternize assim: Um verso intraduzvel que colore a mais negra noite.

To slida e to srdida to slida, to srdida, sabiamente intransponvel. To s. Um sto solitrio. Solteira inviolvel. Atinge-me - de qualquer maneira e contundente - fica em mim to reluzente, parte de seu brilho. Deixou-me assim to desconexo e desentendido: um verso que nunca pude traduzir, mostrouse ser o mais belo verso que li. voc esse verso que me deixa em desatino. Queria te traduzir - falhei. Queria que fosse de minha autoria - no . Queria que ao menos fosse dedicado a mim - no se dedica a mim na proporo que me dedico a voc To intransponvel nesse seu invlucro de amores impossveis To passveis de erros os meus gestos Calo-me. Versejo. S o que me restam: versos de minha autoria que posso traduzir em qualquer lngua, mas em que nenhuma delas traduzir o que voc pra mim.

Poesia do vento l de fora

Voc em mim troveja Me naufraga o seu sorriso Que me torna em desatino E por isso desafino Quando te canto, tanto, e sempre Tamanho o torpor pranteio E voc raia num sorriso ou no horizonte E te vejo Sempre em mim Sempre a me cegar Sempre a me naufragar - Mar meu, ser que posso Tornar amor meu, em amor nosso?

Cromtico To preta e branca a minha vida. que sua falta me azula, e as tardes so to carmesins

Monalisa No sei se so suas sardas No sei se so suas curvas Quem sabe so suas falas Que se mostram um tanto turvas Talvez sejam os seus olhos Os culpados disso tudo Os cupidos dissolutos Que a esculpiram dentro em mim Escaparam-me as palavras Pesaram-me as pernas Pois passaram assim to ternas Suas mos em minhas mos Seus cabelos me refinam Seus desejos no definham Os seus beijos no se findam Ledos lbios de alecrim poesia, inspirao Me paralisa, perfeio Oh Monalisa de cor da paixo Decora o acorde que faz sua cano Seu sorriso como um farol Que ilumina a minha estrada Extrato etreo de Afrodite Um mistrio sem limites Sua voz uma sonata Nem sonetos a traduz Tradio to renovada Turbilho que me seduz Voc vai voam os meus ais Meus sentidos desvanecem Desaparece meu destino Me devora o desatino Suas cores me colorem Suas dores me consomem Somos dois, somos um Sem voc no sou nenhum

Estratos estranhos Sou meu escravo Sou meu criador Sou tudo aquilo que escrevo Tambm o que apago Cravo no papel alguns escritos Em verdade, todos escrotos Exceto os excertos Em que descrevo os encontros Que so to casuais, to normais, To despedaados, to desperdiados Esses descrevo discretamente Pra que ningum roube de mim O direito da lembrana Das brincadeiras de criana Daquela mo em minha aliana Hoje no mais Sou hoje escravo e senhor Sou hoje escravo e senhor O que descrevo minha dor Dor de ser senhor de mim E no ser senhor duma senhora

Passantes Passam invisveis Em possveis idas e vindas Vidas passveis de erro Nos becos, ruas e bares Aos berros, nuas vulgares Ruas escuras, palco dos males Todos sem cura, todos sem culpa, todos sem lares. E que tal a humanidade? H uma cegueira intencional Pra no ver quo vis so Seus atos, seus casos, seus tratos. No cu, Lua extremada Na Terra, humanidade abandonada Sem culpa, sem condio, sem convico.

Estrela carente Quem me dera Ter a cadncia duma estrela cadente Que mesmo cadente estrela Que mesmo latente estria Papel principal Extrema importncia Num palco s de estrelas Realizadora de desejos Mas to cheia de sonhos Que se acabam Quando a estrela cai desaba, encontra o cho Seu brilho se esvai, se dissolve Cadente estrela carente Muitos te pedem, s voc perde

Bosque das buscas Nem sempre nossas buscas Terminam em um bosque s vezes, nossas buscas resultam em um baque Repentina boca aberta, Repentina boca branca, Palidez tamanha quando pegos de roldo s vezes, nossos brnquios Buscam por um ar mais puro Pra respirar um amor mais brando Pra brindar um novo encanto E por isso que eu canto De repente, num repente ou bossa nova Esse desejo ardente Uma necessidade que nossa Que inova E que busca Um amor assim mais brando Inda que lbios fiquem brancos Tal o baque do brotar Desse amor assim to brando Ora eu canto, ora eu brindo Ora eu brinco de buscar Num bosque ou dicionrio Alguma inspirao Que resulte na cano Que louva a busca, que louva-deus Pois s quem busca que acha o que seu Seja um bosque, seja um baque Seja um amor assim mais brando O que d busca encanto esse resultado to avulso Que d gente impulso De no deixar de buscar

Tempo ao tempo Quanto tempo o tempo tem? Pois tempo tem tempo tambm. O tempo tanto nos tempera Traz tanto, cura pranto Tinge tmporas E de tempos em tempos Tempo para Pede tempo Para Primavera Que venera, Prima vida, Que parabeniza, Que te faz, menina, Menina pra todo o tempo.

Canto ode Uma ode difcil conceber E d um dio porque fcil perceber Que no vou compor sequer alguma ode Porque uma ode nem sei por onde comear No quero pagode Quero cano sem fasca Do contrrio explode E o que cano se torna cinzas Mas foge assim de mim Como forjar uma ode Ode diz pra mim: - Comigo c no pode! J tentei cantar pra Odisseu dio meu, no saiu nenhuma ode Como pode uma ode ser to difcil assim Morrer sem uma ode ser meu triste fim J tentei fazer ode sobre qualquer conde Sem sucesso quase pulei de uma ponte O despertar de uma ode no se d assim Morrer sem uma ode ser meu triste fim E eu j conformado por pertencer a tal escria Dessa que no consegue nem cantar alguma histria Comecei ento a compor uma palindia E terminei por compor uma pardia Pardia para odiar o parodiar Mal a toquei j me pediram pra parar Uma pardia to ruim quanto se pode imaginar Dessas feitas para o dio fomentar No tem graa, sentido, forma e tom Afinal, como compositor no sou nada bom Tambm v se pode, s queria uma ode Mas nunca soube por onde comear Morrer sem uma ode ser meu triste fim Comecei do fim, nunca mais eu vou cantar.

Sentimento do mundo Me jogo num segundo Num abismo to profundo Sem ter medo do imundo Sem ser ledo vagabundo Sem ti, minto absurdos Pois voc minha verdade Mia doce vaidade Vai idade, finca e fica Sentimento assim to surdo Num corao to sujismundo Que se intensifica Que me agiganta De que me adianta Me jogar no abismo Viver de escapismo Se o real t acontecendo O mundo padecendo Sem ter tento, Tanto vento e nenhum balo E de que adianta sentimento Por um mundo sem razo Ensimesmado e turro Que j j padece J que o povo esquece Que poesia fica Que poeta vai Que se intensifica medida que se esvai

Capites da areia Abram alas, Pedro Bala vem a Pra embalar, pra sacudir a Bahia Como eu queria Ser criana, ser adulto, Ter esperana, ter estudo Que bobeira! Sou da areia capito Exmio afano e dono da cidade No roubo por maldade, mas por necessidade E pra que ser capito, em meio solido? Triste fim! S se feliz acompanhado, J dizia o bom Jobim pros desinformados Eu tenho uma cidade inteira Eu tenho os capites da areia, Eu tenho, Pirulito e Professor, Um sacrlego, outro sonhador Joo Grando e Volta-Seca, Um todo corao, outro todo lampio, Tenho o Gato e o Sem-Pernas Gaiato vaidade, e garoto habilidade Boa-Vida que seu nome o traduz em toda sua luz Menina Dora que adora Pedro Bala que embala a Bahia Dia e noite, noite e dia, Sem cessar! E pra festa comear, essa cano eu vou encerrar.

Escuta Escuta, s te peo um minuto, No demoro, prometo, que te escrevi um poemeto De tamanho dissoluto. No, no se v! Escuta o que te fiz E s depois me diz Se vai, se fica, Se esvai ou se intensifica. Escuta, escrevi enquanto em seus olhos submersos vieram-me tona trs versos que so os seguintes: Encantei-me com seus requintes Mas teu cerne colheu o pouco que eu tinha E agora te quero pra ser minha Agora que escutou pode ir, Mas se for, leva junto meu corao que em verdade j no meu, seu, eu sei, eu sei, seu.

Amlgama Clama por sua alma, Oh amlgama De sopro de vida E p da Terra, Clama, Pois a sina no se encerra. To pesado o seu fado Seu corpo fatigado Quer o corvo, quer algo mais Quer a sorte a sorrir em seus umbrais. Clama, amlgama, Pela alma que ama, O corvo te chama Pra te libertar dos pesos adicionais Pra no ter que carregar tal fado nunca mais.

#1 Sou todo escombros Por mim no passam pessoas Nem sonhos (S me restam lembranas)

#2 Sua falta me arboriza. Me arraiguei. De meus galhos inda cair o fruto duma vida - vida que plantei e que voc colheu.

#3 Corao da gente bate toda hora - Toda hora inapropriada.

Clida noite Clida noite dos idos tempos Saudades tenho de ti No me visitas, a falta agiganta, O peito glido teu lume clama A mente desatina, pede tua chama. Noite clida, clebre vida De dvidas clssicas E tristeza imedida. To formosas: Voc e as Accias. Clida noite, livrai-me do aoite Das dvidas clssicas, dos falsos amores. Plcida noite, meu desejo no se finda To linda: A garota que a outro ama. Na cida noite clida chama Queima meu desejo, Desejo assim clama: - D-me, Accia, a garota que a outro ama. - No posso, no posso, desista! - Deixa de falcias, no resista! - No posso, no posso, desista! - Dela no desistirei, no insista! Clida noite, noite plcida, cida vida, que tristeza imedida.

pica Tua pele, veludo mpar - imagino. Teus lbios, escudo que me repele. O desejo mergulhar nestes olhos de ressaca, sem destino Mas teu sorriso misto de Medusa e Afrodite, E eu: Mero mortal. - Quem me dera ser Odisseu Quem me dera o seu Sou estrela, a Lua, teu amor. Estrela do mar numa piscina de lgrimas, Que do seu lume intangvel Alcana s o reflexo - Amor, substantivo sem nexo

Sina Inda menino M sina j me acompanhava: - No ters tal encanto, Tornars teu desejo em pranto. E assim foi. Foi Aurlia, Foi Iracema, Foram Luza e Ceclia. Ficaram somente as palavras, E a sina, maldita sina que carrego.

Impotente Impotente. Sinto-me assim Quando as palavras que choram o amor So inteis para chorar a desigualdade Todo o resto vaidade Desigualdade no ventura, dissabor Para muitos O po nosso de cada dia Tem gosto acre Jantar ralo com gosto de massacre De alma, corpo e mente At o que nos foi dado nos tomado Minha poesia contra o mundo: Impotente. Pequeno fruto da hierarquia Operrio por necessidade Impotente contra a vaidade Vai idade, nada muda A dita dura h muito O clamor ningum escuta Mas a criana no morreu E logo erguer os braos E gritar: no somos Impotentes.

Depois de Teresa Delimitaram minha verve Ataram minhas mos E agora me privam das palavras. O problema, senhora, que me privando as palavras Privam-me tambm a senhora Sem palavras, como chorarei saudades? Que farei eu para te aproximar Quando vastas terras afastam-nos? Se botam um freio na minha boca Canto-te disforme, De maneira que no merece, Se me tomarem as palavras, senhora, No haver consolo Haver somente eterna esperana Que um dia regressar, Tomar minhas mos, E sem nenhuma palavra O esprito de Deus se mover sobre a face das guas

O chofer no teve culpa O chofer no teve culpa, eu sei Coube a ele destruir tudo o que sonhei Em pedaos eu fiquei, no consigo prosseguir Iracema, quem deixou voc partir? Iracema, pacincia, no posso guardar rancor Se o chofer soubesse como aperta a dor Certamente a avistaria, e o carro frearia, Mas Iracema, o chofer nada sabia Iracema, voc foi meu grande amor Deixou-me e ento casei com a saudade E s me resta a poesia ou uma cano Pra declarar, Iracema, minha paixo.

Estatuscou O garoto que iria mudar o mundo, Estava em cima do muro Quando Berlim virou notcia. Mudar o mundo? Perguntou-se pra que, Se existem desculpas plausveis para se tornar burgus sem culpa. Vendeu seu Marx Investiu no tesouro direto Preferiu no mais escolher a msica, E dana o que estiver tocando. O garoto? Estatuscou.

Qui Ah se tu soubesses quem sou eu, Saberia que me fao em pranto, Devido ao teu encanto, Qual desejo tanto Que me encante Pra congelar-me neste instante Em que sou eterno amante Amada minha, O que guarda o beijo teu? Minhalma caminha Nesse desejo petulante De querer-te a todo instante Num sentimento inebriante Oriundo deste lume Que consome teu perfume E me deixa num queixume Por no ser minha, E talvez nunca ser, A mulher que amo tanto e tanto Que me faz em pranto devido ao teu encanto, Tu vens provocante enquanto caminha, Enquanto me grita a vida escarninha Que tu nunca sers minha. Nego-me tal pensamento Contudo me permito o sofrimento De am-la assim enfeitiado Que preu extasiar-me do torpor Pra provar de tal calor Que produz o meu amor Feito vislumbrante lume Que consome teu perfume E me deixa num queixume Por no ser minha, E talvez nunca ser, E j no durmo, apenas penso: Ser? Bom, qui.

Soneto corriqueiro Caminho como que esboando minha runa Intangvel, repelido por quem vem e vai Pouco carrego da alegria - que se esvai Resta o conformismo - alma desatina Este dom, mais parece maldio Maldio gnea, minh'alma combustvel Desfao-me num lume invisvel - Soprai vento sul! Tirai-me deste cho! Levai-me proutro plano Onde eu seja imperecvel E tenha mais que a poesia Onde minh'alma no seja engano Intangvel Ou somenos em demasia

voc que tem voc que tem perfume de mulher minha minha boca que te espera e toda imperfeio que preciso voc que tem a beleza que me falta a paixo que guardo e medo de ser minha voc que tem motivos pra me ganhar preu deixar de te compor e comear a nos compor Sem fim No sem mim

Enjoadinho Eu? Sou qualquer coisa entre meu nascimento e morte Uma construo inacabada Uma frase que no foi ouvida Um pensamento no acometido Um sentimento que no foi vivido Eu sou tudo aquilo que quis Mas no fui capaz de tornar-me Pois o que a gente a gente E no se constri nada Alm daquilo que voc feito

Feliz ano novo Para este ano que h de iniciar No te desejarei que sorria, abrir-te-ei sorrisos No te desejarei alegrias, propici-las-ei Quanto ao amor, sabe que tens em mim, Que te entrego jazidas insondveis de lumes eternos, dessa chama que queima e no se sente. Para esse ano que no tarda em tomar o seu posto No seja creditado as complacncias Posto que estas sero mritos teus - E queira Deus que possa ser eu co-autor de tais mritos Estando contigo no velho e no novo Na riqueza e na pobreza Na felicidade e na tristeza E que seja eterno enquanto dure Tal qual um ano, que vem e vai, Mas no sem antes marcar sua presena.

Preta Preta, diz-me Que me quer to bem Que no me amar com desdm Preu ter o que me anime Preta, diga-me que sim Que aceita ser minha mulher Que no importa o que vier Ser minha t o fim Preta, larga o relgio Juro parar o tempo por ns Pra ser eterno e durar Preta, arranca-me do cio No mundo deixe-nos a ss E viverei pra te amar

Natal todo dia Para cada dia Um novo natal Alegria em demasia Algum especial Que em sua vida Venham felicitaes Que no haja ferida Mas existam paixes Venham reincios Que no haja mais partida Tampouco um final Desejo-te poema de Vincius E que sua vida Seja um eterno Natal

O que sou Sou poeta assimtrico Qualquer coisa entre a vida e a morte Piegas e pattico Fingindo ser to forte Sou o vento de l Que segue perdido Confuso vento c Perco meu prprio sentido Sou o que me rodeia Sou quem se afasta E quem se aproxima Lume que clareia Tempo que se gasta E quem te pe pra cima

Rouxinol Por que andas to calado rouxinol? Ficaram tuas asas, mas se foram tuas alegrias? To calados andam os teus dias Acaso pra ti no mais resplandece o Sol? Hoje taciturno continua a voar Remetendo negra nuvem tempestuosa Voa de maneira to desastrosa Parece no querer tuas tristezas mitigar Espanta teus males ave piegas Torna a sagacidade de outrora Cante, enfim Libera o dom que tu te negas Renasa das cinzas que j se faz a hora De encantar e cantar pra mim

Deixe-me Deixe-me te desejar A noite que te daria O sorriso que te abriria E tua pele que faria corar Deixe-me tentar Tratar-te como merece Pois meu corpo j padece Por do teu lado me ausentar Deixe-me saber Qual sabor tem seu riso Que me fez perder o siso E por ti endoidecer Deixe-me enfim Descobrir-me em ti Para te decifrar em mim.

Sorriso de perdio Teu sorriso traz perdio E nele se perde meu siso Doce disfarce de paraso Trajando lbios de maldio

Ensaio emprico sobre a amizade Ai de mim se no houvesse a amizade E os ombros largos do conforto Eu nada seria seno uma poro ferida Fruto das angstias que a vida permite Ai de mim no fosse o amado ouvinte Com tal sagacidade acolhedora Que me abre os olhos pra vida E amortece a queda pra realidade Ai de mim se os amigos no agissem como espelhos Que choram quando choro, que sorriem quando sorrio Que morrem quando morro, que morrem para que eu viva E feito lembranas me direcionam a retido Ai de mim no houvesse a converso Dum amigo num irmo, e dum irmo num amigo Pois viveria, inda que lnguido, em desventuras romnticas Mas no viveria sem o amigo, sem o irmo, sem meu Deus.

Sentir Eu? Nada fao se no sentir. Sentir amores, sentir calafrios, sentir tristezas, sentir saudades, e sentir esquecer o que outrora me consumia, e ver-me enganado ao ver-te passar e olhar-te, no como da primeira vez, mas sim como da primeira vez que percebi que era teu, e somente teu.

Branco Num advento sinestsico Do teu calor provei Do teu frio fiz-me refm Preenchi-me com tua profundidade E teu vazio se fez meu vazio Puro e santo Unio, tambm ausncia Est em minha pele latente Est em meu corao intenso.

Verde Semeei-te para colher-te Reguei-te, minha rosa Com esmero e devoo E tanto fiz, tanto me dei Que de certo em ti ficou meu eu Mas parece-me que te cultivei em mau solo Do teu florescer ganhei espinhos Teus espinhos ferem-me me resta esperana Queixo-me as rosas, elas nada falam tenho esperana em ns.

Vermelho Desejei teus lbios magentas Mas no os vivi Foi o carmesim escorrido na cruz Que me salvou da morte, Oriunda do sentimento premente, Tomava com voracidade tuas mas E com cautela teu corao Partiu minha rosa que se corava ao meu toque Partiu meu corao que palpitava ao teu toque

Azul Mantenho-me fiel ao que disse E embora envolto por monotonia Estou tranqilo, pois o que h de ser ser Sou eu um sonhador ingnuo? Prefiro me retratar como amante alienado Encantado pela lua no cu Encantado pela lua no mar Em todo tempo fui fiel a ns sou leal ao que sinto Ao seu tempo, vir me acordar desse sonho para vivermos outro

Preto Da tua ausncia provo todo dia E me lembro de quando me sufocava, No negror de teus cabelos Na hombridade dos teus olhos No teu sorriso nico J no ando sfrego Ando, porm, trpego Na penumbra de tua indeciso bem sabe o que quero Sempre respirando fundo pois um dia hei de sufocar-me em ti novamente.

Que Vincius me perdoe De teu sorriso brota meu sorriso, Da tua ausncia nascem meus versos. No vou deixar que morra em mim ainda que muitos digam para ceder O desejo de amar teus lbios que so doces, E sei que nada posso te dar alm do que outrem oferece. E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto entrelaando nossos dedos E em minha voz, a tua voz teu sorriso enfim se abre O corpo exausto do excesso de sono teu sorriso me faz bem A mente cheia de pensamentos degradantes teu sorriso me faz bem A mente cheia de expectativas complacentes teu sorriso me faz bem Escusa-me se te ofendo com meus medos no quero teu choro Sou criana crescida e fao-me de forte sabes que no sou E perco-me, confuso, na nsia de deixar de ser fardo, Para ser fado. Seu medo meu medo, Sou teu problema, mas no o meu Peo apenas que releve essa minha casmurrice, No fuja, e me explica como me ganha Fica, e tento te ganhar.

Essa manta que me cobre Em conquistar, fui conquistado Quis tragar, fui tragado Pobre de mim amante pensador Que em matria de amar sou amador.

Transitoriedade e mesmice Vai o trem, ficam lembranas, eu permaneo fito, caem as folhas, hibernam os ursos, eu permaneo fito, pelos crescem, pelos caem, eu permaneo fito, homo hirto, homo curvo, eu permaneo fito, lgrimas de ventura, eu permaneo fito, lgrimas de desventura, eu permaneo fito, sorriso interno, eu permaneo fito, sorriso externo, eu permaneo fito.

Sobre errar, acertar e amar Quis Deus que o homem amasse para que aprendesse com seus erros e desfrutasse seus acertos. Quis Deus que o homem errasse para que aprendesse com seus acertos e desfrutasse seus amores. Quis Deus que o homem acertasse para que aprendesse com seus amores e desfrutasse seus erros.

23:23 Eu me entrego em demasia mas seus olhos me rejeitam logo adentro a fantasia e nossos laos se estreitam. Oh doce verossimilhana em ti encontro meu amparo, quando no tenho esperana ao onrico me disparo. Ah se soubesse quem eu sou ou das minhas predilees se me visse por um instante. Veria que amor em mim plantou uniria nossos coraes far-me-ia seu nico amante.

Versos livres 1 Seu olhar no me basta pois a outros tambm olha tampouco os seus lbios que se perdem em dissabores. No me interessa seu sorriso se no oriundo de paixo e que v s favas seus cabelos se so outros que os penteiam. Assaz me seria o puro sentimento nossos corpos intrnsecos faz-la minha senhora. Quero seu apego, sua necessidade de mim para que em minha ausncia outro no a complete e extinga nossa juno. J no sou nada, se no voc dentro de mim anelo que no tarde sua reciprocidade para enfim ter razes para escrever. Meus poemas ento jorraro paz, transbordaro complacncias, no entanto sero exguos ante meu amor por ti.

Versos livres 2 O verdume nos seus olhos diferem dos meandros seus ora s angelical ora s voluptuosa. Minha senhora, permita-me sua pele d-me ardente paixo faa-me seu ser. Um pedido apenas fao no me ganhe, se no me deixar ganh-la. Feito Capitu seus olhos de ressaca me encaram como esfinge, ou a decifro ou sou devorado.

Versos livres 3 Tamanho imbrglio causa aos pensamentos tal recndito do seu olhar que guarda oceanos de segredos e naufraga aos que no os decifram. Vai-se vida, ficam resqucios resta o sentimento anacrnico a incompreenso da ausncia. Voc chega, felicidade ttil mas no v o que h para ser visto to somente no v o que quer. E drena razo, consome o peito, como se nunca houvesse partido, mas no v o que h para ser visto, to somente no v o que quer.

Buclico Oh sagaz perfume buclico liberta mesmo que tardiamente faz-nos exguos como semente seduz o mais melanclico Doce graa que inibe males d-nos razo para sorrir enfim d-nos seu verdume como fazes dum homem menino simples assim Seu flerte no suficiente pois o encanto no padece e cobiar a ti nos consome O desejo cresce velozmente Longe tal anseio no esmorece J no cessa, de ti temos fome

Que a vida seja bela Que a vida se faa poesia e ilibada se revele ao mundo que ao advento da infortnia seja essa a poesia o nosso sorriso. Que se desdobre em versos a sutileza em amar a glria em chorar e com esmero a vida prossiga. Que se perpetuem as sonatas as jazidas de amores latentes em bilhetes e a inocncia das mos dadas. Que o mago da vida no seja onrico mas concreto, e assim poesias no simularo vida pois a vida ser poesia.

Haicai ilibado Os aquferos, assim como o amor, ho de se sujar.

A vida um poema sem medida Eu no sirvo para ser poeta, No sei escrever metricamente, To somente um mero pateta, Sem medida, de dizer latente. A poesia to completa, E por deveras dificultosa, Que no me considero poeta, Considero-me autor de prosa. Escrevo versos assimtricos, E tento expressar o que sinto, Pra tal, no preciso de medida. Ora escrevo versos fatdicos, Ora me contradigo, ora eu minto, Mas nunca meo a minha vida.

De verdade Quero amor assaz, que me cale, carcias pagas com meu amor, sinceridade, amar sem temor, paixo, e que dio no fale. Quero compreenso, poder ficar, No um corao to lnguido, to estreito, puro, mas sofrido, companheirismo, sem ter mal-estar. Quero a mim mesmo, tenho dito, pois somente eu me suporto, no me firo, eu s me consolo. Paixo, no somente um fito, amor vivo, e no dio morto, quero ser feliz, no mero tolo.

Mar De saudade que feito o mar, Do choro de quem espera algum, Pra muitos, essa gua se fez lar, Lar arredio, lar de vai e vem. Mar composto de mil histrias Afunda pesadelos, traz sonhos, Desfaz temores, traz memrias, Ante ao mar, somos exguos. Este vai e vem da onda mente, Toma pra si amores de outrem, Ama-os com toda imensido. Quis do mar ser independente, Mas se no vou a ele, ele quem vem, Ento me traga em sua direo.

Soneto Fraternal Brinquedos de batata, livros devorados, e ingenuidade, tudo que quero a vida simplria novamente, dessas que a gente recebe mais carinho enquanto doente, e pouco nos importa dinheiro, ou a vaidade. Quero o garoto estudando no quarto, ansioso em rever os poucos amigos, e no o homem distante destes companheiros antigos, pois desta figura sem tempo, estou farto. No terei saudade, porm desta rotina, onde j no somos todos por um, sendo apenas eu, lutando pelo resto. Quando no os vejo isso me desatina, soa como que desses amigos no sou nenhum, mesmo a verdade sendo que, no sou pra essa rotina.

You might also like