You are on page 1of 42

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

LNGUA PORTUGUESA Questes Objetivas


AS QUESTES DE 1 A 4 REFEREM-SE AO TEXTO 1. TEXTO 1 O Google no quer que voc veja isto aqui Quartis, fronteiras, zonas de guerra; conhea os locais censurados pelo site 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Com o Google Maps, voc pode ver o mundo inteiro de cima. Ou melhor: quase. Pouca gente sabe, mas o servio de mapas fortemente censurado dezenas de lugares, de bases militares a instalaes governamentais, tm suas imagens bloqueadas. Pode parecer teoria da conspirao, mas no : a empresa admite que h censura. Mas diz que no tem culpa. O Google no distorce as imagens. Ns usamos as fotos que recebemos dos nossos fornecedores. E algumas delas vm, sim, alteradas, disse um porta-voz do Google ao jornal San Francisco Chronicle. As responsveis pela censura seriam as empresas que operam os satlites fotogrficos e vendem suas imagens ao Google. Elas assumem a responsabilidade. Ns restringimos imagens que possam colocar os EUA em risco, diz Chuck Herring, da empresa DigitalGlobe. E a censura no pra a; as fotos de vrios outros pases tambm so manipuladas. Texto de Bruno Garattoni Superinteressante Edio 256 Agosto 2008

1) Observe

as sugestes construes do texto 1.

de

reescrita

de 2) Analise as seguintes ocorrncias no texto 1.

afirmativas

sobre

I Quase (linha 1) refere-se a ver o mundo I que operam (linha 7) por operadoras inteiro de cima. II que h censura (linha 4) por haver censura II O subttulo sugere que o Google no publica III que possam colocar em risco (linhas 9) somente fotos originais. por de risco IV que no tem culpa (linha 4) por III Ou melhor (linha 1) introduz uma possibilidade mais restrita do que a mencionada desculpado anteriormente. V que recebemos (linha 5) por recebidas IV Substitui-se voc pode (linha 1) por possvel sem prejuzo do sentido inicial. Assinale a opo que contm reescritas adequadas V Com (linha 1) expressa companhia. ao texto e que dispensem qualquer outra alterao. Escolha a alternativa que contm afirmativas corretas. A) I III B) II V A) I II V C) III IV B) I II IV D) I V C) I III IV E) I II D) II IV V E) II III IV

CADERNO 2 LNGUA PORTUGUESA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

3) Leia as seguintes afirmativas sobre ocorrncias 4) Escolha a alternativa que contm afirmativa no texto 1 correta sobre o texto 1. I Ns (linha 5) refere-se a Google (linha 4). A) Na construo E a censura no pra a (linha II A pontuao est inadequada perante a norma 9), a palavra sublinhada denota idias gramatical na linha 3. consecutivas. III O uso de seriam (linha 7) sugere incerteza B) Na construo E algumas delas vm, sim, quanto ao contedo da afirmao. alteradas (linhas 5 e 6), a palavra sublinhada IV A (linha 9) refere-se censura imposta ao denota idias em oposio. C) A palavra que empregada duas vezes, na linha Google. V Manipuladas (linha 10) implica adulterao 4, apresenta a mesma classe gramatical do que de fotos. utilizado na linha 5. D) Observa-se a mesma referncia no emprego de Assinale a alternativa que indica as afirmativas elas (linha 8) e de suas (linha 7). verdadeiras E) A palavra ns tem a mesma referncia nas linhas 5 e 8. A) I III V B) III IV V C) II III IV D) I IV V E) I II IV

CADERNO 2 LNGUA PORTUGUESA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

AS QUESTES 5 A 11 REFEREM-SE AO TEXTO 2. TEXTO 2 Voc ainda vai sentir saudades do EUA A China superpotncia comea a mostrar sua cara. E ela no das mais bonitas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 O ex-lder chins Deng Xiaoping tinha um lema para definir sua poltica exterior: taoguang yanghui ou esconda sua capacidade, espere a oportunidade. Dito e feito. H 50 anos, a China raramente viajava no carro dos lderes que guiavam o planeta. H 10 anos, de vez em quando conquistava o direito de sentar no banco de trs. Hoje, a oportunidade de que Deng Xiaoping falava parece ter aparecido. A China d toda pinta de estar interessada em assumir o volante do carro: j disputa com a Alemanha o posto de 3a economia mundial e, se continuar nesse ritmo, em 3 ou 4 dcadas ser capaz de rivalizar com os EUA. Parece uma grande notcia para quem est cansado de ver os americanos dar sozinhos as cartas no planeta (e algum no est?). Mas, a julgar por suas primeiras aes, a superpotncia China no est l muito preocupada em entrar para a histria moderna pela porta da frente. Os chineses no tm grande apreo pela opinio pblica. No parecem se importar com as conseqncias do que fazem. E adoram esconder seus objetivos. Por isso mesmo, ningum sabe ao certo como a China se comportar quando chegar liderana. A nica certeza de que o pas tem duas prioridades internacionais: evitar que a independncia de Taiwan seja reconhecida e suprir suas (enormes) necessidades energticas. A primeira prioridade tem sido moleza: em busca de acordos comerciais ou investimentos em infraestrutura, muitos pases africanos e latinos (Brasil inclusive) tm concordado em colocar a ilha rebelde no gelo. Para resolver a segunda, a China enfia o p na lama. Em busca de minrio de ferro, leo ou madeira, os chineses saram s compras, em todos os cantos do planeta, sem se preocupar com os detalhes bobagens como poluio, aquecimento global ou a ficha do vendedor.
Texto de Eduardo Szklarz e Srgio Gwercman Superinteressante Edio 235 Janeiro 2007

5) A referncia a carro dos lderes (1 pargrafo) uma metfora para A) posio secundria na economia. B) indstria automobilstica de ponta. C) ascendncia internacional. D) avano tecnolgico. E) lugar sem destaque nas relaes internacionais. _______________________________________ 6) Quanto ao desenvolvimento da China, o texto afirma que A) a economia chinesa a terceira no mundo hoje. B) h 50 anos, o lder chins tinha que utilizar seu prprio carro. C) a poltica exterior chinesa tem metas explcitas. D) os carros chineses eram de pssima qualidade. E) em menos de meio sculo o pas poder ser a principal economia do mundo.
10

7) Ao afirmar que a China enfia o p na lama para resolver seus problemas energticos (linha 18), o autor A) constata que os chineses compram matria prima de muitos pases. B) informa que os chineses esto extraindo matria prima de seu solo. C) avalia que o governo chins no leva em conta a tica das relaes internacionais. D) reconhece que a China est determinada a desenvolver sua economia. E) associa o desenvolvimento chins poluio descontrolada.

CADERNO 2 LNGUA PORTUGUESA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

8) Assinale a alternativa que contm a reescrita de quando chegar liderana (linhas 13-14) que causa ALTERAO do sentido inicial da construo. A) Por chegar liderana. B) Na liderana. C) Chegando liderana. D) Ao chegar liderana. E) Uma vez na liderana.

10) Escolha a opo que contm a avaliao do autor do texto 2 sobre a poltica externa da China. A) E algum no est? (linha 9). B) A ilha rebelde (linhas 17 e 18). C) Enormes (linha 15). D) Entrar... pela porta da frente (linha 10). E) Bobagens (linha 20). _______________________________________

_______________________________________

11) Assinale a opo que d ao texto 2 um tom irnico. A) Colocar a ilha rebelde no gelo (linhas 17 e 18). B) Enfia o p na lama (linha 18). C) E adoram esconder seus objetivos (linha 12). D) Os chineses no tm grande apreo pela opinio pblica (linhas 10 e 11). E) Enormes (linha 15).

9) Analise as seguintes afirmativas sobre as seguintes ocorrncias no texto 2. I Ainda (no ttulo) sugere certeza sobre um evento tido como pouco provvel. II Suas (linha 15) refere-se a Taiwan (linha 15). III Quando (linha 13) marca uma condio para o que a China far.

IV E (no subttulo) marca oposio entre eventos. V Isso (linha 13) refere-se a E adoram esconder seus objetivos (linha 12).
Escolha a alternativa que contm afirmativas corretas. A) II IV B) I V C) II III D) III IV E) I IV

CADERNO 2 LNGUA PORTUGUESA

11

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2009

AS QUESTES 12 A 15 REFEREM-SE AO TEXTO 3. TEXTO 3 Bula de um medicamento

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

Determinado medicamento tem como substncias ativas a metoclopramida, a dimeticona e a pepsina. Elas agem em colaborao entre si de modo a melhorar algumas etapas importantes do processo digestivo. A ao do produto se inicia cerca de meia hora aps sua tomada, durando por 4 a 6 horas. A metoclopramida uma substncia til no tratamento e preveno de nuseas (enjos) e vmitos. Ela melhora a fora com que o estmago se contrai durante a digesto, acelera o seu tempo de esvaziamento (reduzindo a sensao de peso no estmago aps as refeies) e impede que o alimento volte ao esfago, o que em geral causa a sensao de refluxo (azia, regurgitao). Ela age muito pouco nos intestinos, no sendo causadora de diarria. A dimeticona tem como principal ao a destruio de bolhas de gs que se formam dentro do estmago e dos intestinos, reduzindo a sensao de estufamento e peso e os rudos percebidos aps as refeies. A pepsina uma substncia capaz de quebrar as protenas da dieta (geralmente vindas de produtos de origem animal e de gros como soja e feijo), ajudando a acelerar o processo de digesto, reduzindo a sensao de desconforto que pode durar vrias horas aps uma refeio rica em protenas.

12) A construo agem em colaborao entre 14) Assinale a alternativa contendo reescrita que ALTERA o sentido original de algum trecho do si (linha 2), no texto, texto. A) significa que as trs substncias tm funo A) Origem animal e de gros como soja e comum. feijo (linhas 11 e 12) como origem animal e B) explicita a finalidade das trs substncias. vegetal. C) implica que as substncias so incuas quando B) A destruio de bolhas de gs (linha 9) agem separadamente. como destruir bolhas de gs. D) deixa dvidas sobre o papel das trs C) Os rudos percebidos (linha 10) como os substncias. rudos que se percebem. E) significa que as trs substncias somam suas D) Com que o estmago se contrai (linha 5) funes. como de contratibilidade do estmago. desconforto (linha 13) como _________________________________________ E) De desconfortvel. 13) Escolha a alternativa que identifica corretamente a relao introduzida pelas formas _________________________________________ 15) Assinale a alternativa que identifica verbais terminadas em -ando no texto 3. corretamente relaes no texto. A) Sendo (linha 8) e reduzindo (linha 12) A) Os trechos em parnteses traduzem trechos que conseqncia. os antecedem. B) Reduzindo expressam relaes diferentes B) Ela tem a mesma referncia nas linhas 5 e 8. nas linhas 6 e 12. C) Durando (linha 3) e sendo (linha 8) adio C) Aps as refeies (linha 6) expressa circunstncia de tempo em relao a de eventos. reduzindo (na mesma linha). D) Reduzindo (linha 6) e ajudando (linha 12) D) O que empregado duas vezes, na linha 7, conseqncia. refere-se ao termo esfago (linha 7). E) Ajudando (linha 12) e reduzindo (linha 12) E) Ajudando a acelerar o processo de adio de eventos. digesto (linha 12) refere-se natureza da dieta.

12

CADERNO 2 LNGUA PORTUGUESA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

LITERATURA BRASILEIRA
____________________________________________________________________________________

A partir da leitura dos trs poemas a seguir, responda s questes 1, 2 e 3:

Cano do exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho noite, Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer encontro eu l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi. No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que desfrute os primores Que no encontro por c; Sem quinda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi.

Nova cano do exlio Um sabi na palmeira, longe. Estas aves cantam um outro canto. O cu cintila sobre flores midas. Vozes na mata, e o maior amor. S, na noite, seria feliz: um sabi, na palmeira, longe. Onde tudo belo e fantstico, s, na noite, seria feliz. (Um sabi, na palmeira, longe.) Ainda um grito de vida e voltar para onde tudo belo e fantstico: a palmeira, o sabi, o longe.

Uma cano Minha terra no tem palmeiras... E em vez de um mero sabi, Cantam aves invisveis Nas palmeiras que no h. Minha terra tem relgios, Cada qual com a sua hora Nos mais diversos instantes... Mas onde o instante de agora? Mas onde a palavra "onde"? Terra ingrata, ingrato filho, Sob os cus da minha terra Eu canto a Cano do Exlio!

1) Os poemas Cano do exlio, Nova cano do exlio e Uma cano so, respectivamente, de autoria de A) Gonalves Dias, Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana. B) lvares de Azevedo, Olavo Bilac e Manuel Bandeira. C) Gonalves Dias, Olavo Bilac e Carlos Drummond de Andrade. D) lvares de Azevedo, Manuel Bandeira e Mario Quintana. E) Gonalves Dias, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

CADERNO 2 LITERATURA BRASILEIRA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

2) Cano do exlio uma das mais conhecidas composies da literatura brasileira. Escrito por um dos expoentes do Romantismo, o poema pode ser inserido, cronologicamente, na A) Terceira Gerao Romntica, em que era bastante comum a exaltao da natureza brasileira. B) Segunda Gerao Romntica, quando distinguir Brasil e Portugal, literariamente, torna-se uma obrigao. C) Terceira Gerao Romntica, em que o condoreirismo, do qual o poema acima citado um dos grandes exemplos, aparece com freqncia. D) Segunda Gerao Romntica, embora Cano do exlio seja uma composio que destoe da temtica mais recorrente do perodo, qual seja, o individualismo. E) Primeira Gerao Romntica, momento de exacerbao nacionalista, devido a uma necessidade de afirmao do pas recmconstitudo.

4) O romance O pintor de retratos, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, apresenta as personagens Sandro Lanari, Ldia e Carducci, cujas nacionalidades so respectivamente: A) brasileira, brasileira e francesa. B) italiana, brasileira e italiana. C) italiana, uruguaia e italiana. D) francesa, uruguaia e francesa. E) italiana, brasileira e brasileira.

_______________________________________

5) Seco estudo de cavalos, para l que eu vou e Silncio, presentes no livro Onde estivestes de noite, de Clarice Lispector, so _______, podendo ser caracterizados como _______. A opo que preenche adequadamente as lacunas : A) textos em prosa; relatos que apresentam personagens caricatas. B) textos em verso; relatos de fatos que aconteceram na realidade. C) textos na forma dramtica; relatos que no possuem a interferncia de um narrador. D) textos em prosa; relatos que misturam o conto de fico, a crnica de costumes e o ensaio. E) textos em verso; relatos que priorizam impresses e reflexes pessoais de um eulrico.

_______________________________________

3) Nova cano do exlio e Uma cano inspiram-se em Cano do exlio. Essa inspirao intenciona A) copiar, sem nenhuma inspirao, a Cano do exlio. B) apontar o ridculo da Cano do exlio. C) homenagear, com humor, a Cano do exlio. D) manter a fidelidade ao apuro formal da Cano do exlio. E) mostrar, assim como a Cano do exlio, que o exlio uma condio que traz alegria e conforto s pessoas.

_______________________________________

6) No conto Voc no acha que esfriou?, presente no livro A noite escura e mais eu, de Lygia Fagundes Telles, o enredo sugere uma dimenso temtica voltada para A) o meio ambiente. B) a violncia urbana. C) o desemprego. D) a educao infantil. E) o homossexualismo.

CADERNO 2 LITERATURA BRASILEIRA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

7) Considerando a leitura do livro Esa e Jac, de Machado de Assis, INCORRETO afirmar que A) a personagem feminina principal do romance, Flora, morre ao final, sem se decidir por qual dos irmos gmeos possua mais afeio. B) a ao do romance situa-se toda na cidade de So Paulo, onde os dois protagonistas, irmos gmeos, moram e estudam Medicina. C) as personagens principais do romance chamam-se Pedro e Paulo. D) a personagem secundria mais relevante do romance o ex-ministro aposentado Aires, amigo e conselheiro dos irmos gmeos. E) o enredo do romance abarca episdios histricos importantes da vida nacional, como a Abolio da Escravatura e a Proclamao da Repblica. _______________________________________ 8) A narrativa Amar, verbo intransitivo, de Mrio de Andrade, publicada em 1927, conta a histria de uma famlia da burguesia paulistana. Apresenta, entre outros episdios, a preocupao do empresrio e fazendeiro paulista Felisberto de Sousa Costa com a educao do filho adolescente Carlos. Felisberto contrata uma pessoa que passa a orientar o rapaz acerca do amor carnal. Assinale a alternativa correta, considerando o nome e a nacionalidade da pessoa contratada: A) Elza; alem. B) Elga; alem. C) Maria Lusa; italiana. D) Maria Lusa; brasileira. E) Marina; brasileira. _______________________________________ 9) Em Lendas do Sul, Joo Simes Lopes Neto d tratamento literrio a trs histrias mticas que povoam o imaginrio do Rio Grande do Sul. So elas, na ordem em que aparecem no livro: A) O Angera, A salamanca do Jarau e O negrinho do pastoreio. B) Me Mulita, A salamanca do Jarau e So Sep. C) A mboitat, O Curupira e A Me do Ouro. D) O Saci, So Sep e O negrinho do pastoreio. E) A mboitat, A salamanca do Jarau e O negrinho do pastoreio.

10) Tomando como referncia o livro Viagem, de Ceclia Meireles, assinale a alternativa que apresenta a caracterstica que mais se ajusta produo potica da autora: A) marcada pela experincia da luta de classes, preocupada com os conflitos polticos e econmicos no capitalismo brasileiro. B) parte de um distanciamento do real imediato, norteando as imagens para a fugacidade e a indefinio. C) detm-se em questionar a pobreza no campo, informando a importncia da arte na elevao espiritual do homem. D) comunica um sentimento de esperana plena na religio catlica. E) aborda o turismo em diferentes lugares do mundo.

_______________________________________

11) Leia atentamente as trs afirmaes abaixo, todas formuladas a partir do livro Saras de fogo, de Olavo Bilac. I. Pertencente ao Simbolismo, observam-se composies, em sua maioria, de difcil compreenso. II. Composto de poemas que apresentam grande apuro formal, especialmente na mtrica e na presena das rimas. III. Apresenta alguns poemas de inspirao ertica, tais como O julgamento de Frinia, Satnia, Beijo eterno e A tentao de Xencrates. Com base nas afirmativas acima, podemos dizer que, apenas, A) II est correta. B) I e III esto corretas. C) I e II esto corretas. D) II e III esto corretas. E) III est correta.

CADERNO 2 LITERATURA BRASILEIRA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

12) Tendo em vista o final do romance Lucola, de Jos de Alencar, pode-se afirmar que A) a personagem Lcia/Maria da Glria foge para o interior do Rio de Janeiro, deixando Paulo para sempre. B) as personagens Lcia/Maria da Glria e Paulo, vencidos os obstculos sociais, terminam juntos. C) a personagem Lcia/Maria da Glria, aps perder o filho que esperava, morre. D) a personagem Lcia/Maria da Glria admite que nunca esteve grvida, sendo, ento, abandonada por Paulo. E) a personagem Lcia/Maria da Glria retorna prostituio, ao mesmo tempo em que Paulo conclui o seu curso de Direito.

romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, divide-se em trs partes distintas, que apresentam, cada uma, as fases as quais a personagem-ttulo vivencia, visando emancipao do Brasil. Essas trs diferentes fases podem ser assim nomeadas: 14) O A) Primeira fase: cultural; segunda fase: agrria; terceira fase: econmica. B) Primeira fase: social; segunda fase: esportiva; terceira fase: poltico-militar. C) Primeira fase: agrria; segunda fase: cultural; terceira fase: econmica. D) Primeira fase: cultural; segunda fase: agrria; terceira fase: poltico-militar. E) Primeira fase: cultural; segunda fase: polticomilitar; terceira fase: agrria. _______________________________________

_______________________________________ 15) Leia Irene no cu. 13) Leia o fragmento a seguir, extrado do romance So Bernardo, de Graciliano Ramos: Para ser franco, declaro que esses infelizes no me inspiram simpatia. Lastimo a situao em que se acham, reconheo ter contribudo para isso, mas no vou alm. Estamos separados! A princpio estvamos juntos, mas esta desgraada profisso nos distanciou. Madalena entrou aqui cheia de sentimentos e os propsitos esbarraram com a minha brutalidade e o meu egosmo. Creio que nem sempre fui egosta e brutal. A profisso que me deu qualidades to ruins. E a desconfiana terrvel que me aponta inimigos em toda a parte! A desconfiana tambm conseqncia da profisso. Com base na leitura do romance e do trecho acima, assinale a alternativa que corresponde personagem responsvel por tais declaraes e sua atividade profissional. A) Paulo Honrio; latifundirio. B) Lus Padilha; professor. C) Paulo Honrio; escritor. D) Lus Padilha; escritor. E) Lus Padilha; latifundirio. Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no cu: Licena, meu branco! E So Pedro bonacho: Entra, Irene. Voc no precisa pedir licena. O poema Irene no cu, do livro Libertinagem, de Manuel Bandeira, integra o Modernismo brasileiro porque apresenta A) versos em decasslabos, marcado pelo sentido trgico da existncia. B) versos livres, marcado pelo humor e pela ironia. C) versos metricamente regulares, marcado pelo preciosismo vocabular. D) versos em decasslabos, marcado pela linguagem coloquial. E) versos livres, marcado pela ausncia de ritmo e melodia.

CADERNO 2 LITERATURA BRASILEIRA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

FSICA
16) Um lanamento de projtil a composio de dois movimentos: um, analisado horizontalmente, e o outro, verticalmente. Analise os grficos abaixo: 17) A durao de um ano de aproximadamente 3X107 segundos. A luz viaja a uma velocidade de 3x108 metros por segundo. Com base nisso, pode-se dizer que 1 ano-luz equivale a A) 6x1015 m. B) 9x1015 m/s. C) 9x1015 m. D) 6x1015 m/s. E) 6x101 m.
t(s)

v(m/s)

v(m/s)

h(m)

t(s)

t(s)

(I) Pode-se dizer que:

(II)

(III)

I) o grfico I pode representar o mdulo da velocidade horizontal, em funo do tempo. II) o grfico II pode representar o mdulo da velocidade vertical, em funo do tempo. III) o grfico III pode representar a altura do projtil,em funo do tempo. Esto corretas as afirmativas: A) Apenas II B) I e II C) I e III D) Apenas III E) II e III

CADERNO 2 FSICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

18) Um bloco com massa M = 3 kg, encontra-se disposto sobre um plano inclinado de 30 com a horizontal, conforme mostra a figura. Considere g=10m/s2 e que o coeficiente de atrito esttico entre o bloco e o piso igual a 0,75. Podemos dizer que

20) Um objeto flutua parcialmente imerso numa piscina. Este fato se d porque A) a presso maior na superfcie do que em outras profundidades. B) a densidade da gua menor do que a densidade do objeto. C) o peso do volume de gua deslocada igual ao peso do objeto. D) a fora de tenso superficial do lquido a mesma do objeto. E) segundo o princpio de Pascal, as foras de empuxo e peso do objeto esto em equilbrio. _______________________________________

A) o bloco fica parado e a fora de atrito maior que a componente da fora peso ao longo do plano. B) o bloco fica parado e a fora de atrito igual a componente da fora peso paralela ao plano. C) o bloco fica parado e a fora de atrito menor que a componente da fora peso ao longo do plano. D) o bloco desce o plano inclinado e a fora de atrito menor que a componente da fora peso paralela ao plano. E) o bloco desce o plano inclinado e a fora de atrito maior que a componente da fora peso paralela ao plano.

21) O efeito Doppler caracterizado por A) um deslocamento na freqncia detectada, devido ao movimento da fonte vibratria que se aproxima ou se afasta do receptor. B) um deslocamento na freqncia detectada, apenas quando a fonte vibratria se aproxima do receptor. C) um deslocamento na freqncia detectada, apenas quando a fonte vibratria se afasta do receptor. D) um deslocamento na velocidade detectada, devido ao movimento da fonte vibratria que se aproxima ou se afasta do receptor. E) uma freqncia constante detectada, devido ao movimento da fonte vibratria que se aproxima ou se afasta do receptor.

_______________________________________

19) Quanto s caractersticas das ondas eletromagnticas e ondas sonoras, podemos afirmar que A) ambas apresentam a caracterstica de dualidade onda-partcula. B) viajam no vcuo com a velocidade da luz. C) viajam em qualquer meio, inclusive no vcuo, sofrendo reflexo, refrao e disperso. D) propagam-se como ondas transversais e longitudinais, respectivamente. E) ambas resultam de interferncia destrutiva da combinao de outros tipos de ondas.

CADERNO 2 FSICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

22) Para aquecer certa massa de gua de 10oC a 30o C, foi gasta uma quantidade Q1 de calor. Para aquecer a metade desta massa de 28oC a 38oC, seria necessria uma quantidade de calor igual a A) 4Q1 B) Q1/4 C) Q1/2 D) 2Q1 E) Q1

25) Em 1886 e 1887, Heinrich Hertz realizou experincias que confirmaram a existncia de ondas eletromagnticas e a teoria de Maxwell sobre a propagao da luz. Hertz descobriu, ainda, que uma descarga eltrica entre dois eletrodos ocorre mais facilmente quando se faz incidir sobre um deles luz ultravioleta. Este efeito conhecido como efeito fotoeltrico, que consiste do fato de a luz arrancar A) prtons. B) eltrons. C) nutrons. D) tomos da estrutura atmica. E) quarks. ________________________________________

_______________________________________ 26) No experimento de Rutherford, concluiu-se que deveria haver ncleo atmico devido ao fato de que algumas partculas alfa A) no sofriam nenhum desvio. B) sofriam pequenos desvios. C) sofriam grandes desvios, sem inverter o sentido do movimento. D) retornavam na direo do feixe incidente. E) eram espalhadas de um ngulo de 90.

23) Quando resfriamos uma determinada o o quantidade de gua de 4 C at 0 C, ocorre que A) o volume aumenta e a densidade diminui. B) o volume diminui e a densidade aumenta. C) o volume e a densidade diminuem. D) o volume permanece constante e a densidade diminui. E) o volume e a densidade aumentam.

_______________________________________

24) Dos seguintes objetos, qual deles visvel em uma sala perfeitamente escura? A) um gato preto. B) um espelho. C) uma lmpada desligada. D) qualquer superfcie da cor clara. E) um fio aquecido ao rubro.

CADERNO 2 FSICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

27) Um dipolo eltrico constitudo de duas cargas de mesmo mdulo q e de sinais opostos, separados por uma distncia d, como mostra a figura abaixo.

.
P

Sendo k = 9, 0 109 Nm 2 C 2 , o campo eltrico no ponto mdio P entre estas cargas tem mdulo E igual a

8kq
A)

12 kq
B) C) D)

zero

kq
d
2

2kq
E)

________________________________________

28) Trs capacitores idnticos, cada um de capacitncia C , so associados em srie. Podemos dizer que a capacitncia equivalente da associao vale:

A)

C 2

B) 3C C) 2C D) C E)

C 3

CADERNO 2 FSICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

29) Numa circunferncia de raio r = 1, 0m esto fixas as cargas

q1= -1 C, q2= +2 C, q3= -3 C e q4= +4 C


O potencial devido a essas cargas no centro da circunferncia, em relao ao potencial de referncia igual a zero no infinito,
q1

q4

q2

q3

A) 1000 V B) 9000 V C) 3000 V D) 18000 V E) 500 V

________________________________________

30) Um chuveiro eltrico residencial de 110 V indica uma potncia de 5400 W para inverno e 3200 W para vero. Assim sendo, as resistncias correspondentes ao inverno e vero so, respectivamente, A) B) C) D) E)

110 110 e 5400 3200 121 121 e 32 54 121 121 e 54 32 5400 3200 e 110 110 2 2 ( 5400 ) e ( 3200 ) 110 110

CADERNO 2 FSICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

BIOLOGIA
31) Analise as afirmativas abaixo onde so apresentadas estruturas celulares. I O retculo endoplasmtico granuloso uma rede de tubos e bolsas achatadas com mitocndrias aderidas sua superfcie, estas atuam produzindo protenas. II Os clios so estruturas filamentosas mveis compostas de microtbulos que so constitudos de molculas de protena (tubulina). III Os cloroplastos so estruturas ovaladas (alongadas), delimitados por membranas lipoproticas, sendo internamente preenchidos por pequenas bolsas discoidais (achatadas) empilhadas. Com base nas afirmativas acima, podemos dizer que, apenas, A) I e II esto corretas. B) II e III esto corretas. C) I e III esto corretas. D) II est correta. E) I est correta. _________________________________________
Gene C Gene P

33) Considere um casal, ambos heterozigotos, para duas anomalias genticas diferentes: polidactilia (autossmica dominante) e albinismo (autossmica recessiva). Qual a probabilidade de gerar o primeiro filho com as duas anomalias? A) 1/16 B) 1/4 C) 1/8 D) 3/16 E) 3/8

_________________________________________

34) A via biossinttica abaixo mostra o caminho para a formao do pigmento antocianina que d a colorao das flores em ervilhas com os seus respectivos genes. As enzimas C e P devem ser produzidas, para que haja o pigmento antocianina, do contrrio as flores sero brancas.

32) Quanto aos processos de diviso celular em humanos, correto afirmar que
Enzima C Enzima P

A) as clulas somticas sofrem meiose, que um processo pelo qual uma clula me (com 46 cromossomos) origina duas clulas filhas (com 23 cromossomos). B) as clulas da epiderme sofrem mitose, que um processo pelo qual uma clula me (com 23 cromossomos) origina duas clulas filhas (com 46 cromossomos). C) as clulas reprodutivas sofrem meiose, que um processo pelo qual uma clula me (com 46 cromossomos) origina quatro clulas filhas (com 23 cromossomos). D) os gametas so produzidos atravs de mitose, que um processo pelo qual uma clula me (com 46 cromossomos) origina quatro clulas filhas (com 23 cromossomos). E) as clulas somticas sofrem mitose, que um processo pelo qual uma clula me (com 23 cromossomos) origina duas clulas filhas (com 46 cromossomos).
10

precursor

intermedirio

antocianina

Assinale a alternativa que apresenta a relao entre os genes que produzem essas enzimas. A) Recessividade. B) Dominnica. C) Epistasia. D) Co-dominncia. E) Semi-dominncia.

CADERNO 2 BIOLOGIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

35) Ao ingerir cocana, um indivduo apresentou, como efeito imediato, batimento acelerado do corao, devido potencializao, por essa substncia, de um sistema nervoso perifrico. O sistema nervoso perifrico que aumenta a freqncia cardaca e a substncia qumica neurotransmissora liberada so, respectivamente, A) Autnomo simptico e noradrenalina. B) Voluntrio e acetilcolina. C) Autnomo simptico e acetilcolina. D) Autnomo parassimptico e noradrenalina. E) Autnomo parassimptico e acetilcolina. ________________________________________ 36) Durante o exerccio intenso, a demanda de oxignio alta para a produo de energia. A alta demanda energtica tem como conseqncia a elevada produo de gs carbnico. Uma das estratgias, para suprir esta demanda de oxignio e eliminar o excesso de gs carbnico produzido, o aumento da ventilao pulmonar, controlado, principalmente, pelos centros respiratrios localizados no tronco cerebral (bulbo). Qual dos fatores abaixo pode ser responsvel pelo aumento da taxa de ventilao pulmonar? A) Nveis baixos de gs carbnico. B) Nveis elevados de oxignio. C) Nveis elevados de nitrognio. D) Nveis baixos de hidrognio. E) Nveis elevados de gs carbnico. ________________________________________ 37) Em muitos casos, a estrutura responsvel pelas trocas gasosas est relacionada ao ambiente em que o animal vive. Assinale a alternativa que apresenta a correspondncia correta entre a estrutura utilizada para realizar as trocas gasosas e o respectivo exemplo de animal:
Traquia Pulmo Peixe-boi Tubaro Camundongo Borboleta Golfinho Tegumento Minhoca R Jacar Sapo Planria Brnquias Siri Baleia Mexilho Pingim Tartaruga

38) A FURG uma Universidade voltada para o ecossistema costeiro. Recentemente, seus pesquisadores detectaram a presena do mexilho dourado em ecossistemas aquticos da regio sul do Brasil. A invaso desse molusco extico, de hbito alimentar filtrador, traz conseqncias para a estrutura da comunidade aqutica e suas relaes trficas. Na figura abaixo, esto representadas as biomassas hipotticas do mexilho dourado, fitoplncton, camaro e peixe, a partir do momento da invaso do molusco em um ecossistema aqutico.
100

80

60 %

Mexilho Fitoplncton Camaro Peixe

40

20

0 1 2 3 4 5 6 Anos 7 8 9 10

A partir desse grfico, pode-se dizer que as relaes trficas e a funo do mexilho dourado no ecossistema A) consumidor primrio e secundrio, que se alimenta de fitoplncton, camaro e peixes. B) consumidor primrio que reduz o fitoplncton e, conseqentemente, afeta toda a teia trfica no ecossistema. C) consumidor secundrio que se alimenta de camaro e peixe, aumentando o zooplncton e, conseqentemente, reduzindo o fitoplncton. D) consumidor de macroalgas submersas, sendo que a biomassa do mexilho aumenta, devido reduo dos outros organismos. E) um organismo com biomassa controlada por peixes e camares, que controlam o fitoplncton.

A) B) C) D) E)

Gafanhoto Barata R Aranha Minhoca

CADERNO 2 BIOLOGIA

11

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

39) No Ciclo do Carbono, os organismos vivos so responsveis pela circulao deste elemento entre a matria orgnica e inorgnica. Marque a alternativa que apresenta os processos de fixao e liberao do Carbono com seu respectivo exemplo. A) excreo (animais), transpirao (animais). B) respirao (vegetais), fermentao (bactrias). C) predao (animais), digesto (bactrias). D) nitrificao (bactrias), respirao (vegetais). E) fotossntese (vegetais), respirao (animais).

41) Quanto s caractersticas e propriedades de organismos protistas, pode-se afirmar que I os ciliados apresentam citstoma e numerosos flagelos longos. II os rizpodes locomovem-se lentamente e capturam seu alimento por meio de pseudopdes. III as diatomceas apresentam parede celular rgida e so importantes produtores primrios nos mares. IV os organismos protistas so unicelulares procariontes de tamanho microscpico (<1 mm). V o termo alga no tem valor taxonmico, pois congrega seres com caractersticas celulares distintas. Com base no exposto acima, correto afirmar que apenas A) I II III esto corretas. B) I III IV esto corretas. C) III IV V esto corretas. D) II III V esto corretas. E) II III IV esto corretas.

_________________________________________

40) No grfico a seguir, pode-se observar as curvas que descrevem a taxa de fotossntese como resposta da intensidade luminosa das espcies A e B e, tambm, que a taxa de respirao similar para as duas espcies.
Fotossntese %
100

80

Espcie A Espcie B

60

_________________________________________
Respirao

40

20

0
1 2 20 3 4 40 5 6 60 7 8 Intensidade Luminosa %

809

100 10

reproduo em pinheiros Araucaria angustifolia (Gimnosperma), cuja populao foi reduzida drasticamente (2%) no sul do Brasil, o pesquisador concentrou sua anlise nos seguintes aspectos: A) tamanho das folhas. B) morfologia dos estrbilos e a formao do tubo polnico. C) quantidade de esporos eliminados das cpsulas com caliptra. D) nmero de flores formadas por cada planta. E) teor protico dos esporos.

42) Estudando

correto afirmar que A) em baixa intensidade luminosa, a espcie B apresenta a taxa fotossinttica mais alta do que a espcie A. B) a taxa de respirao aumenta, proporcionalmente, com o aumento luminoso. C) a espcie A melhor adaptada para crescer em condies de sombra do que a espcie B. D) o ponto de saturao de luz da espcie A maior do que na espcie B. E) o ponto de compensao das duas espcies o mesmo.

12

CADERNO 2 BIOLOGIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

43) A maior parte das espcies de moluscos bivalves (ostras, mexilhes e mariscos) sofreu uma modificao que permitiu o desenvolvimento de um outro modo de adquirirem alimento. Que modificao foi esta, e o que ela permite? A) Aumento da superfcie das brnquias, permitindo a alimentao pela filtrao de partculas da gua. B) Desenvolvimento do p, permitindo a escavao do substrato em busca de alimento enterrado. C) Desenvolvimento da rdula, permitindo a alimentao pela raspagem de algas na superfcie das pedras. D) Desenvolvimento dos msculos adutores das conchas, permitindo a manuteno das conchas fechadas, aprisionando pequenos animais no seu interior. E) Desenvolvimento dos sifes, permitindo a explorao de tocas e galerias para a predao sobre aneldeos.

45) Os cnidrios so animais de estrutura corporal relativamente simples e de hbito predador. O cnidcito a principal estrutura que rene os organismos neste filo, e utilizada no ataque e na defesa. Marque a alternativa que melhor define este tipo de clula. A) Clula com um tipo de rede que permite a filtrao de partculas presentes na gua. B) Clula capaz de disparar descargas eltricas nas presas. C) Clula que produz muco adesivo que permite a captura do alimento. D) Clula que contm uma cpsula cheia de lquido urticante e um filamento protctil. E) Clula capaz de gerar calor que queima os tecidos da presa e permite a sua captura.

_________________________________________

44) Os insetos tiveram sucesso na colonizao do ambiente terrestre. Para tanto, foi fundamental economizar gua e ser capaz de captar o oxignio do ar. Marque a alternativa que apresenta as estruturas de excreo e de trocas gasosas presentes nesses animais, e sua respectiva contribuio para a conquista desse ambiente. A) rins (economia de gua por excreo de cido rico) e traquias (levam o ar para os pulmes sem perda de gua). B) rins (economia de gua por excreo de uria) e pulmes (trocam gases diretamente com o sangue). C) glndulas coxais (economia de gua por excreo de amnia) e brnquias (permitem respirao em diversos ambientes). D) tbulos de Malpighi (economia de gua por excreo de amnia) e pulmes foliceos (permitem a troca gasosa na ausncia de gua). E) tbulos de Malpighi (economia de gua por excreo de cido rico) e traquias (levam o ar diretamente aos tecidos).

CADERNO 2 BIOLOGIA

13

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

HISTRIA
46) Sobre os perodos da chamada Pr-Histria, podemos afirmar que A) no perodo imediatamente posterior ao Paleoltico, surgiram algumas sociedades em vrias regies do mundo, marcando, com essas transformaes, o surgimento das civilizaes. B) no curto perodo Paleoltico, o homem plantava para sobreviver, caava os animais para a alimentao e dominava o fogo, que lhe permitia cozinhar os alimentos. C) na Idade dos Metais, que antecedeu o perodo Neoltico e foi o mais duradouro, o homem comeou a trabalhar os metais confeccionando utenslios como panelas, vasos e machados. D) no perodo Neoltico, ocorreram transformaes significativas no modo de vida do homem que passou a cultivar plantas, domesticar animais e confeccionar cermicas. E) no perodo conhecido como Idade dos Metais, o homem descobriu o fogo e comeou a trabalhar as primeiras peas de cermica que serviam para cozinhar os alimentos e armazen-los. 47) A civilizao egpcia, entre outras, deixou legados importantes para a humanidade. Sobre ela podemos concluir que I) o fara egpcio personificava todos os grandes poderes do Estado, sendo considerado um deus vivo. Esse Estado era, assim, uma Teocracia. II) durante o Mdio Imprio foram construdas as maiores e mais conhecidas pirmides com os seguintes nomes: Quops, Qufren e Mnfis. III) o grupo preponderante da sociedade egpcia era constitudo pelos nobres, sacerdotes e comerciantes. IV) durante o Mdio Imprio, iniciado com a expulso dos Hicsos, deu-se a reforma religiosa que substituiu o politesmo pelo monotesmo. V) os egpcios desenvolveram e manipularam substncias qumicas que deram origem fabricao de diversos remdios e compostos qumicos. Assinale a alternativa correta. A) I e V B) II e V C) I, II e IV D) I e III E) II, IV e V _________________________________________ 48) No sculo VI a.C, teve incio a formao do Imprio que durou mais de dois sculos e atingiu uma extenso territorial de, aproximadamente, 5 milhes de km. Foi um dos maiores Imprios do Antigo Oriente Mdio. O domnio de todo esse territrio exigiu a submisso de diferentes povos e culturas. Exigiu tambm a montagem de uma complexa mquina administrativa que inclua altos funcionrios, conhecidos como os olhos e ouvidos do rei (COTRIM, Gilberto. Histria e Conscincia do Mundo. So Paulo: Saraiva, 1994, pg. 56) A citao acima se refere aos A) Hebreus. B) Egpcios. C) Babilnios. D) Persas. E) Assrios.

14

CADERNO 2 HISTRIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

49) A Baixa Idade Mdia ficou marcada por A) retrao econmica, surgimento da primeira legislao social, desenvolvimento industrial e crescimento das cidades. B) expanso econmica e social, desenvolvimento agrcola e crescimento das cidades. C) expanso comercial, desenvolvimento agrcola, surgimento de sociedades mais complexas e retrao das cidades. D) expanso econmica e social, desenvolvimento da indstria e crescimento das cidades. E) retrao econmica e social, declnio da produo agrcola e empobrecimento das cidades. _________________________________________ 50) O pioneirismo portugus, nas viagens ocenicas e na colonizao ultramarina, foi estimulado A) pelo grande volume de metais preciosos que o Estado Nacional portugus dispunha para comercializar com outros Estados. B) pela ascenso ao trono portugus da empreendedora dinastia de Borgonha. C) pelo enfraquecimento da burguesia comercial que se ops administrao dos reis portugueses. D) pela aliana com os mouros que proporcionaram o volume maior de riquezas do Estado Portugus. E) pela formao do Estado Nacional em Portugal depois da luta contra os rabes. _________________________________________

52) O ano de 1968 foi marcado por inmeras manifestaes em todo o planeta. Com base nisso, podemos afirmar que A) no ps-1968, temas como a famlia, as relaes entre pais e filhos e a liberao sexual entraram na ordem do dia. B) as manifestaes de apoio interveno militar americana, no Vietn, mobilizaram a juventude em vrios pases. C) nos pases capitalistas e nos socialistas, os jovens foram s ruas em defesa dos governos autoritrios. D) a ofensiva dos vietcongues, no Vietn, marca o incio da vitria militar americana. E) a tradio e o poder foram legitimados pela juventude no slogan a imaginao no poder. _________________________________________ 53) Sobre a vinda da famlia Real portuguesa para o Brasil em 1808, correto afirmar que A) as regras definidas no pacto colonial persistem inflexveis, mesmo quando a metrpole est poltico-administrativamente estabelecida na colnia. B) no mesmo ano de 1808, D.Joo decreta a abertura dos portos brasileiros aos pases latino-americanos. C) vieram ao Brasil, fugindo da invaso prussiana em Portugal. D) o monoplio portugus, no comrcio com o Brasil, continua a existir. E) concedida por D.Joo liberdade para o estabelecimento de fbricas e manufaturas na Colnia.
_______________________________________________________

51) Podemos indicar como experincia de projeto socialista na Amrica Latina, no perodo posterior Segunda Guerra Mundial, A) A Revoluo de 1964 no Brasil. B) Peronismo na Argentina. C) A Revoluo Cubana. D) O Governo Stroessner no Paraguai. E) O Governo Bordaberry no Uruguai.

54) Em relao ao perodo Imperial, podemos afirmar que A) estendeu-se at 1889, finalizando com o estabelecimento do Estado Novo. B) a decadncia do Imprio esteve ligada, entre outros fatores, questo religiosa, questo militar e abolio da escravido. C) durante o perodo regencial, a plena harmonia caracterizou as provncias. D) o Segundo Reinado inicia-se com a maioridade de D. Pedro I. E) iniciou-se em 1815, com a proclamao da Independncia por D. Pedro I.

CADERNO 2 HISTRIA

15

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

55) Podemos afirmar que a economia e a sociedade brasileira, no Segundo Reinado, caracterizada por A) exclusivismo da mo-de-obra escrava nas lavouras do caf. B) existncia de uma mentalidade escravista dos senhores em relao aos trabalhadores assalariados. C) um forte desenvolvimento industrial promovendo a modernizao do pas. D) monocultura cafeeira voltada ao mercado interno. E) preponderncia das atividades pecuaristas e da pequena agricultura.
_______________________________________________________

58) poca da II Guerra Mundial, o modelo poltico em voga no Brasil era a autoritria ditadura estado-novista. Diante do conflito mundial, a postura brasileira foi a seguinte: A) manteve a neutralidade, durante toda a II Guerra Mundial. B) participou da II Guerra Mundial, ao lado das foras do Eixo. C) participou da II Guerra Mundial, ao lado dos Aliados. D) comandou um bloco latino-americano antibeligerante. E) rompeu relaes com o Eixo, mas evitou participar do conflito armado. _________________________________________

56) Uma das caractersticas marcantes da Repblica Brasileira, em seus primeiros anos, esteve ligada s prticas governamentais A) anarquistas. B) socialistas. C) sebastianistas. D) autoritrias. E) populistas. _________________________________________

59) O combate corrupo tem sido uma constante promessa de candidatos Presidncia da Repblica, ao longo da Histria Brasileira. De acordo com essa proposta, em diferentes pocas, um candidato props o uso simblico de uma vassoura para varrer a corrupo do pas, enquanto outro se autodenominava como um caador de marajs. Respectivamente, os candidatos que apresentaram essas idias, em suas campanhas, foram A) Getlio Vargas e Tancredo Neves. B) Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso. C) Joo Goulart e Itamar Franco. D) Gaspar Dutra e Jos Sarney. E) Jnio Quadros e Fernando Collor de Mello. _________________________________________ 60) Durante o perodo de redemocratizao brasileira, conhecido como Nova Repblica, foi institudo o chamado Plano Cruzado que visava estabilizao da economia fragilizada pela alta inflao. Essa planificao econmica encontraria respaldo em amplo segmento da populao, vindo a popularizar-se a seguinte denominao a alguns dos apoiadores das medidas governamentais: A) os fiscais do Sarney. B) os constitucionalistas do Ulysses. C) os cruzados do Itamar. D) os jacobinos do Collor. E) os esperanosos do Tancredo.

57) No Brasil, o golpe de Estado de novembro de 1891 foi perpetrado tendo em vista A) a Intentona Comunista e as reaes conservadoras dela advindas. B) as medidas populistas de Floriano Peixoto. C) a insatisfao de Deodoro da Fonseca com a ao do Congresso Nacional. D) a concretizao do Plano Cohen. E) a poltica dos governadores de Campos Salles.

16

CADERNO 2 HISTRIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

ESPANHOL
As questes de 1 a 15 devero ser respondidas com base no texto a seguir. Los vigilantes del espacio
Mnica Salomone

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

Mara Eugenia Sansaturio es soriana, de 43 aos, matemtica. Da clases de clculo avanzado en la Escuela de Ingenieros Industriales de la Universidad de Valladolid. Y aunque sus alumnos no lo sospechen, Mara Eugenia es un personaje clave en la selecta comunidad mundial de vigilantes del espacio, integrada por dos centenares de astrnomos profesionales y aficionados en todo el planeta. Ms conocida por Genny, su nombre de guerra en los mensajes electrnicos con que los vigilantes se mantienen en perpetuo contacto, Sansaturio maneja el nico programa que existe hoy para predecir automticamente posibles impactos de asteroides. Es decir, que si un asteroide fuera a chocar contra la Tierra en las prximas dcadas, el primer aviso provendra muy probablemente de sus mquinas. Es fcil imaginar una pelcula inspirada en su trabajo: un gran pedrusco se acerca sigilosamente, pero a miles de kilmetros por hora, y es una modesta herona en la sombra la que logra salvar al planeta. Pero un final as sera poco realista. Si hoy pasara eso, lo ms probable es que el desenlace fuera dramtico. Estimamos que hay unos mil asteroides cercanos a la Tierra de ms de un kilmetro de dimetro, y un milln de ms de 50 metros [los de menos tamao se desintegran en la atmsfera], informa en su pgina web David Morrison, uno de los responsables del programa de bsqueda de asteroides de la NASA. El pasado enero, la cuenta de asteroides cercanos a la Tierra descubiertos ascenda a 1.743, de los que 587 tienen ms de un kilmetro de dimetro. Es decir, se ha descubierto, slo una pequea parte de los que hay, y en esta situacin [de desconocimiento], lo ms probable es que si uno fuera a impactar nos enteraramos demasiado tarde; la primera seal sera un destello luminoso y el temblor de la tierra tras el impacto, dice Morrison. Sucede que el sistema solar no est tan ordenado como se le suele pintar. En torno al Sol giran los nueve planetas, pero tambin un nmero desconocido de asteroides y cometas de mltiples tamaos -el mayor asteroide es 2001 KX76, con unos 1.200 kilmetros de dimetro-. Qu pasa si uno de estos asteroides cercanos a la Tierra da en el blanco? Pues algunos ejemplos son el crter de 200 kilmetros en Yucatn (Mxico) y la extincin de los dinosaurios, fenmenos ambos causados por un asteroide de 10 kilmetros de dimetro hace 65 millones de aos; o los miles de kilmetros cuadrados de bosque arrasados por el pedrusco de apenas 60 metros que explot a 10 kilmetros de altura sobre Tunguska, en Siberia, en 1908. Fuente:El Pas Semanal, N 1333, pg. 62.

Glosario:
Soriana (lnea 1) oriunda de la provincia de Soria (Espaa). NASA (lnea 15) siglas de Nacional Aeronautics and Space Administration. Organismo fundado en 1958 en Estados Unidos; encargado de dirigir y coordinar las investigaciones aeronuticas. Pedrusco (lneas 09 y 26) m. coloq. trozo de piedra sin tallar.

CADERNO 3 ESPANHOL

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

1) El texto presentado es de A) ficcin cientfica. B) literatura. C) divulgacin cientfica. D) humor. E) biologa.


_________________________________________________________

5) En la primera lnea la expresin da clases equivale en portugus a A) d gorjetas. B) tem muita classe. C) sem classe. D) d entrevistas. E) ministra aulas. __________________________________________

2) El pblico al que se dirige este texto es el de los A) qumicos. B) lectores en general. C) bibliotecarios. D) bilogos. E) filsofos. 6) En la lnea 2 el conectivo aunque es sinnimo de A) conjuntamente. B) nunca. C) a pesar de que. D) casi siempre. E) tambin.
_________________________________________________________

3) Los vigilantes del espacio a los que se refiere el ttulo del artculo son los A) asteroides. B) astronautas. C) qumicos. D) astrnomos. E) astrlogos. __________________________________________

7) La palabra aficionados, en la lnea 4, equivale en portugus a A) amadores. B) torcedores. C) especialistas. D) astronautas. E) aspirantes.
_________________________________________________________

4) Mara Eugenia Sansaturio como vigilante del espacio estudia A) los planetas. B) el Sol . C) la Tierra. D) los asteroides. E) los cometas.

8) En la lnea 7 el vocablo fuera es en ese contexto A) una forma del verbo ser. B) un sinnimo del adjetivo ftil. C) un sinnimo del adverbio afuera. D) una forma del verbo formar. E) una forma del verbo ir.

CADERNO 3 ESPANHOL

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008

9) En la lnea 11 eso se refiere a A) la aproximacin de un asteroide. B) el rodaje de una pelcula. C) la consagracin de una modesta herona. D) la salvacin del planeta. E) la sombra del sol. _________________________________________

13) En el sintagma se le suele, en la lnea 20, el vocablo suele es una forma del A) sustantivo sueldo. B) sustantivo sol. C) verbo ser. D) sustantivo suelo. E) verbo soler.

_________________________________________________________

10) La expresin de los, en la lnea 17, se refiere a los A) planetas. B) telescopios. C) asteroides. D) astrnomos. E) nmeros. 14) La expresin da en el blanco de la lnea 23 significa en portugus A) ficar em branco. B) bater no homem branco. C) virar o alvo de. D) acertar o alvo. E) dar esmola a.
_________________________________________________________

__________________________________________ 11) En la lnea 18 el vocablo uno corresponde en portugus a A) ao artigo indefinido um. B) ao numeral um. C) a gente. D) ao pronome indefinido nenhum. E) ao pronome indefinido algum.
_________________________________________________________

15) Elija entre las opciones propuestas, la que contenga dos palabras acentuadas en la penltima slaba A) astrnomos (lnea 4) y automticamente (lnea 7). B) Eugenia (lnea 1) y avanzado (lnea 1). C) atmsfera (lnea 13) y bsqueda (lnea 14). D) ms (lnea 17) y es (lnea 17). E) extincin (lnea 24) y hace (lnea 25).

12) Sucede, en la lnea 20, se traducira al portugus por A) acontece. B) cede. C) seduz. D) acessa. E) tira.

CADERNO 3 ESPANHOL

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

INGLS
___________________________________________________________________________________________________________________

As questes de 1 a 15 devero ser respondidas com base no texto a seguir. ____________________________________________________________________________________ What is Cultural Diversity?

Cultural Diversity is a fact


1 The World has some 6000 communities and as many distinct languages. Such difference 2 naturally leads to diversity of vision, values, beliefs, practice and expression, which all deserve 3 equal respect and dignity. 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Cultural Diversity is our everyday reality The international migration rate is growing fast every year. According to the International Migration Report 2002 of the United Nations Department of Economic and Social Affairs, the number of migrants has doubled since the 1970s. The report also says that around 175 million persons are residing away from the country of their birth and one in every 10 persons in the developed regions is a migrant. Also, more migrants are coming from countries ever farther away. While the reasons for migration vary (economic, political, personal choice), one thing is sure: we live in an increasingly heterogeneous society. Cultural Diversity reflects the respect of fundamental rights Culture is a set of distinctive spiritual, material, intellectual and emotional features of society or a social group. It encompasses, in addition to art and literature, lifestyles, ways of living together, values systems, traditions and beliefs. Respecting and safeguarding culture is a matter of Human Rights. Cultural Diversity presupposes respect of fundamental freedoms, namely freedom of thought, conscience and religion, freedom of opinion and expression, and freedom to participate in the cultural life of one's choice. Cultural Diversity is our collective strength The Johannesburg Declaration on Sustainable Development (September 2002) acknowledges that our rich diversity, which is our collective strength, should be used to ensure sustainable development (par. 16). Cultural Diversity, indeed, is not just a natural fact that we need simply recognize and respect. It is about plurality of knowledge, wisdom and energy which all contribute to improving and moving the World forward.
UNESCO Cultural Sector: http://portal.unesco.org/culture/en/ev.phpURL_ID=13031&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Glossary: beliefs (lines 2 and 15) crenas. a set of (line 13) um conjunto de. strength (lines 19 and 21) fora. sustainable development (lines 20 and 21-22) desenvolvimento sustentvel. acknowledges (line 20) certifica, reconhece. ensure (line 21) garantir.

CADERNO 3 INGLS

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

1) According to the text, cultural diversity is related to A) diversity, future reality and sustainable development. B) future reality, migration and plurality. C) plurality, heterogeneity and our everyday reality. D) migration, natural fact and past reality. E) diversity, past reality and heterogeneity.

5) The word which (line 21) refers to A) Johannesburg Declaration. B) our collective strength. C) sustainable development. D) cultural diversity. E) our rich diversity.

_________________________________________ 6) The words spiritual, material, intellectual and emotional (line 13) are A) pronouns. B) nouns. C) adjectives. D) verbs. E) prepositions. _________________________________________ 7) The subject of the clause is underlined in A) Respecting and safeguarding culture is a matter of Human Rights. (lines 15 and 16). B) Respecting and safeguarding culture is a matter of Human Rights. (lines 15 and 16). C) Also, more migrants are coming from countries ever farther away. (lines 9 and 10). D) Also, more migrants are coming from countries ever farther away. (lines 9 and 10). E) The international migration rate is growing fast every year. (line 5).

_________________________________________

2) In the sentence It encompasses... (line 14), the pronoun it refers to A) society. B) culture. C) social group. D) art. E) literature.

_________________________________________ 3) In the sentence It is about... (line 23), the pronoun it refers to A) plurality of knowledge. B) natural fact. C) respect. D) cultural diversity. E) wisdom.

_________________________________________

_________________________________________

8) The verb is underlined in A) The World has some 6000 communities and as many distinct languages. (line 1). B) () one thing is sure: we live in an increasingly heterogeneous society. (lines 10 and 11). C) Cultural Diversity presupposes respect of fundamental freedoms () (line 16). D) The report also says that around 175 million persons () (lines 7 and 8). E) While the reasons for migration vary () (line 10).

4) According to the context of the text, the words encompasses (line 14) and presupposes (line 16) mean respectively A) inclui e pressiona. B) circunda e presume. C) abarca e prestigia. D) inclui e implica. E) abarca e pressiona.

CADERNO 3 INGLS

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

9) The number 175 million (line 7) refers to A) the number of people who are living far from their birthplaces. B) the number of migrants who are living in a developed region. C) the number of people who are living in their own hometowns. D) the number of migrants who are residing inside their own country. E) the number of people who are searching for a place to live. _________________________________________ 10) The reasons for migration may be related to A) sustainable development and plurality of knowledge. B) language, diversity of practice and expression. C) economy, politics or personal options. D) language, religion and literature. E) values systems, traditions and beliefs.

13) The only true statement related to the text is A) According to the Johannesburg Declaration, we live in a monocultural society. B) There is only one reason for migration. C) Cultural diversity is a possibility. D) Culture is only related to literature, art and religious beliefs. E) Since the 1970s, the international migration rate has increased one hundred percent.

_________________________________________

14) In (...) the cultural life of ones choice (line 18) it is implied that A) people should question somebody elses choice. B) people should be forced to follow one specific cultural life. C) people should be advised to follow ones cultural life. D) people should be free to choose the cultural life they want to live. E) people should take part in other cultural lives.

_________________________________________ 11) With the use of the sentence we live in an increasingly heterogeneous society (line 11), the authors point of view it that A) the readers can question this statement. B) the readers cannot deny this statement. C) there is no evidence for this fact. D) cultural diversity is a forthcoming possibility. E) culture diversity depends on fundamental rights.

_________________________________________

15) According to the text, we can affirm that A) Cultural diversity is not related to Human Rights to any extent. B) Cultural diversity contributes to the improvement of the World. C) We should fight against cultural diversity. D) Wisdom and energy do not contribute to improving and moving the World forward. E) There is a tendency of reduction in the rate of international migration.

_________________________________________ 12) The () respect of fundamental freedoms, namely freedom of thought, conscience and religion, freedom of opinion and expression, and freedom to participate in the cultural life of one's choice (lines 16-18) are A) some conditions for cultural diversity. B) an optional element of cultural diversity. C) some consequences of cultural diversity. D) a contrast with cultural diversity. E) a comparison with cultural diversity.

CADERNO 3 INGLS

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

MATEMTICA
_____________________________________________________________________________________
16) As figuras abaixo representam diagramas de Venn de dois conjuntos arbitrrios A e B. Assinale a alternativa que representa o diagrama de Venn no qual (A BC) est sombreado. A) 17) Em uma determinada localidade, a empresa E1 de txi cobra R$2,00 a bandeirada e mais R$ 2,00 por quilmetro rodado. A empresa E2 cobra R$ 3,00 por quilmetro rodado e no cobra bandeirada. O grfico que representa as duas tarifas
E2
R$

A)
6 2

E1

B)

Km

2
R$

E1

B)
3

C)

E2 2
Km

1
R$

C)
3

E1 E2
Km

D)

D) E)
4 3

R$

E1 E2
Km

R$

E)
3 2

E2 E1

Km

3 4

CADERNO 3 MATEMTICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

18) Seja a matriz A = (aij), do tipo 3x3, tal que a ij = i + j, se i > j 2 se i = j a ij = i , a ij = 2i j, se i < j Podemos afirmar que A) a matriz A triangular inferior. B) o trao da matriz A igual a 7. C) o determinante da matriz A igual a 32. D) a matriz A simtrica. E) a matriz A singular.

i, j {1,2,3}

21) Num painel fixo em uma parede, representado pela figura abaixo, um artista pinta de amarelo apenas 3 dos 9 quadradinhos. O nmero de maneiras distintas que esse artista poder pintar

A) 9 B) 27 C) 84 D) 81 E) 243

___________________________________ 19) O logaritmo, em uma base x, do nmero x y = 5+ 2. Ento, o valor de x 2 3 2 5 B) 2 A) C) 2 D) 5 E) 4 3 ___________________________________ 22) Considerando que, em estatstica, a moda o valor mais freqente de um grupo de valores observados, podemos dizer, de acordo com a tabela abaixo, que a moda das notas observadas em uma turma de 35 alunos N de alunos que obtiveram a nota 0 0 1 4 5 5 5 8 4 2 1

Nota 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 A) 5

___________________________________

20) O preo de uma certa mercadoria, comprada com carto de crdito, calculado dividindo o preo vista por R$ 0,80. Logo, pode-se afirmar que o valor da mercadoria comprada com carto de crdito, em relao ao preo vista, apresenta A) um desconto de 25%. B) um acrscimo de 25%. C) um acrscimo de 80%. D) um desconto de 20%. E) um acrscimo de 20%. B) 8 C) 4 D) 2 E) 7

CADERNO 3 MATEMTICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

23) Para que o polinmio x3 - 6x2+mx+n seja divisvel por (x-1)(x-2), o produto m.n deve ser igual a A) 66 B) 66 C) D) 0 2

25) Na figura DE paralelo a BC e AO bissetriz interna do tringulo ABC. Ento, x+y igual a

E) - 2

O
___________________________________ A) 15 B) 20 24) Um navegador v do canal da barra do Rio Grande o topo do prdio da plataforma P-53, sob um ngulo de 300. Aproximando-se 52m em direo plataforma, o novo ngulo de viso de 600. Considerando que o navegador e a base da
3 1, 7 , plataforma esto nivelados e que podemos concluir que a altura da plataforma de, aproximadamente

C) 25 D) 30 E) 35

A) 55m B) 50m C) 26m D) 45m E) 40m

CADERNO 3 MATEMTICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

26) Sabendo que o ngulo EB mede 1200 e que AB paralelo a DC , o valor de x e y na figura abaixo

28) O slido gerado por um quadrado de lado 6, que gira em torno de sua diagonal, tem volume igual a A) 720 B) 81 2 C) 36 2 D) 108 2 E) 27 2

A) x = 1200 B) x = 1300 C) x = 1100 D) x = 1200 E) x = 600

e e e e e

y = 600 y = 600 y = 600 y = 1100 y = 1300

___________________________________ 27) Uma esfera de raio 3 cm cai numa cavidade cnica, com abertura de 9 cm de raio e cuja profundidade tem 12 cm. A distncia do vrtice da cavidade ao centro da esfera

A) 8 cm B) 4 cm C) 20 cm D) 10 cm E) 5 cm

CADERNO 3 MATEMTICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

29) Na figura abaixo, a circunferncia maior possui centro em A e raio 10cm; o tringulo ABC e a circunferncia menor possui retngulo em A centro no ponto mdio de BC . A medida da rea da lua representada pela parte sombreada

A) 10 cm2 B) 50 cm2 C) 25 cm2 D) 10 cm2 E) 50 cm2

___________________________________

30) Os pontos (1,3), (2,7) e (4,k) do plano cartesiano esto alinhados se e somente se A) k = 15 B) k = 11 C) k = 14 D) k = 12 E) k = 13

CADERNO 3 MATEMTICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

QUMICA

31) Com base nas seguintes configuraes eletrnicas I) 1s2 2s2 2p6 II) 1s2 2s2 2p6 3s2 III) 1s2 2s2 2p63s2 3p6 IV) 1s2 2s2 2p5 V) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1 correto afirmar que A) as configuraes II e III representam estados fundamentais de no-metais. B) as configuraes IV e V representam estados fundamentais de metais. C) as configuraes I e III podem representar, respectivamente, estados fundamentais de ctions do terceiro e quarto perodos da tabela peridica. D) as configuraes I e IV no apresentam eltrons desemparelhados. E) as configuraes I, III, IV e V representam no-metais. _______________________________________ 32) Assinale a alternativa em que todas as espcies, no estado gasoso, apresentam momento de dipolo eltrico. A) NF3, H2O e HCCl3 B) BeF2, H2O e HCCl3 C) NF3, CO2 e H2O D) H2O, CH4 e BCl3 E) BeF2, BCl3 e HF _________________________________________ 33) Assinale a alternativa que apresenta a comparao correta, em relao aos raios de tomos e ons. A) raio do Mg2 > raio do O2 + B) raio do Na > raio do Na + C) raio do Na > raio do F D) raio do F > raio do Mg2 E) raio do F > raio do O2
+ -

34) Adicionando 50 mL de gua destilada a 100 mL de uma soluo de cido clordrico 0,10 mol/L, pode-se afirmar que A) o nmero de ons H e Cl por cm3 diminui. B) o nmero de ons H e Cl por cm3 aumenta. C) o nmero total de ons diminui. D) o nmero total de ons aumenta. E) a condutividade eltrica do meio no alterada. _________________________________________ 35) Considere os seguintes xidos: I) Na2O II) CO2 III) CaO IV) SO3 Assinale a alternativa que apresenta apenas xidos que, quando dissolvidos em gua, tornam o meio cido: A) II e III B) II e IV C) III e IV D) I e II E) I e IV
+ + -

_________________________________________

36) Dois frascos esto sem rtulo, em um laboratrio de qumica, cada um contendo uma substncia pura lquida e incolor. Assinale a alternativa correta que contm parmetros que permitiriam a identificao desses lquidos. A) Densidade e pH. B) Ponto de ebulio e pH. C) Massa e pH. D) Temperatura e ponto de ebulio. E) Densidade e ponto de ebulio.

10

CADERNO 3 QUMICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

37) Considere o equilbrio qumico temperatura de 25C, representado pela equao: A(g) + 3 B(g) C(g) + D(g)

39) So feitas as seguintes afirmaes: I) A gua, como substncia pura, ferve sempre a 100C, independentemente da altitude do local em que se encontre. II) A uma certa temperatura T, um lquido A mais voltil do que a gua se a sua presso de vapor for maior do que a presso de vapor de gua na temperatura T. III) Mediu-se a presso de vapor de gua em dois frascos A e B, evacuados e contendo respectivamente, 50 mL e 100mL de gua pura. A presso de vapor medida no frasco A a metade daquela medida no frasco B. Assinale a alternativa com a(s) afirmativa(s) correta(s): A) I, II e III B) I e II C) II e III D) Apenas III E) Apenas II _________________________________________ 40) A ......................................... consiste na interao de ................................... atmicos, que se transformam, originando novos orbitais, em ........................................... nmero. Estes novos orbitais so denominados de orbitais............................ Os termos que completam, corretamente, as lacunas so respectivamente: A) hibridizao, orbitais, diferente, hbridos. B) ligao, nveis, diferente, moleculares. C) hibridizao, orbitais, igual, hbridos. D) ligao, orbitais, igual, hbridos. E) hibridizao, orbitais, igual, moleculares.

Dados de um experimento tpico so mostrados na tabela abaixo:


Reagentes n de moles iniciais n de moles no equilbrio A 1 x B 2 y C 0 0,5 Produtos D 0 0,5

Assinale a alternativa correta que representa a soma de moles de A e B encontrada no equilbrio A) x + y = 2 B) x + y = 1 C) x + y = 3 D) x + y = 0,5 E) x + y = 4

_________________________________________

38) A velocidade da reao de decomposio de uma substncia A quadruplica, quando sua concentrao duplicada. Assinale a alternativa que contm a afirmao correta. A) A reao de 3 ordem com respeito A. B) A reao de 1 ordem com respeito A. C) A reao de 2 ordem com respeito A. D) A reao ordem indefinida com respeito A. E) A reao de ordem zero com respeito A.

CADERNO 3 QUMICA

11

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

41) Tm-se cinco compostos orgnicos para os quais os pontos de ebulio determinados experimentalmente foram 36,1C, 68,7C, 98C, -0,5C e 125C. Sabendo-se que estes compostos so alcanos, podemos afirmar que os pontos de ebulio correspondem respectivamente ao: A) pentano, hexano, heptano, butano e octano. B) butano, pentano, hexano, heptano e octano. C) heptano, butano, octano, hexano e pentano. D) butano, hexano, pentano, heptano e octano. E) hexano, octano, heptano, butano e pentano. _________________________________________

44) Uma amina secundria A) um composto orgnico com um grupo (-NH2) ligado ao tomo de C, na posio 2 de uma cadeia. B) um composto orgnico, no qual dois tomos de hidrognio do NH3 foram substitudos por radicais alquilas ou arilas. C) um composto orgnico com dois grupos (-NH2) na cadeia principal. D) um composto orgnico com dois tomos de carbono e um grupo (-NH2) na cadeia principal. E) um composto orgnico, no qual um dos tomos de hidrognio do NH3 foi substitudo por um radical alquila com carbono secundrio. _________________________________________

42) Um composto orgnico possui frmula mnima (CH2)n e a massa de 0,2 mol deste composto 19,6 g. Sobre este composto so feitas as seguintes afirmaes: I O composto um alcadieno e sua massa molar de 98 g. II Podem ocorrer ismeros de cadeia para esse composto. III O composto possui uma insaturao e sua massa molar de 49 g. IV um hidrocarboneto, formado apenas por C e H e sua frmula molecular C7H14. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) III e IV B) I e III C) II e III D) I e II E) II e IV _________________________________________

45) Deixou-se por um determinado tempo um fio de estanho e um fio de ferro mergulhados em uma soluo aquosa de sulfato de cobre (CuSO4). A respeito desse experimento pode-se afirmar que I o fio de estanho aumentar de massa enquanto o fio de ferro no sofrer alterao em sua massa. II haver deposio de cobre em ambos os fios. III a soluo ter a concentrao aumentada em ons Sn++ e Fe++. IV o fio de estanho aumentar de massa enquanto o fio de ferro ter sua massa reduzida. Dados eletroqumicos:
Reao Eletrdica Cu++ (aq) + 2e- Cu(s) Sn++ (aq) + 2e- Sn(s) Fe++ (aq) + 2e- Fe(s) Potencial Padro de Reduo (o) + 0,34 V - 0,14 V - 0,44 V

43) Uma cadeia carbnica aliftica, homognea, saturada, apresenta, entre seu nmero total de carbonos, um tomo de carbono quaternrio, dois tomos de carbono tercirios e trs tomos de carbono secundrios. Essa cadeia apresenta A) 6 tomos de carbono. B) 9 tomos de carbono. C) 10 tomos de carbono. D) 12 tomos de carbono. E) 11 tomos de carbono.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s). A) III e IV B) II e IV C) I e III D) II e III E) I

12

CADERNO 3 QUMICA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

GEOGRAFIA

46) Em 02/05/2008, a passagem do ciclone Nargis por Mianmar deixou um registro de 10.000 mortos e mais de 2.000 desaparecidos. As vtimas deste tipo de fenmeno meteorolgico chegam a, pelo menos, 180.000 mortos no mundo.

47) Observe a representao cartogrfica abaixo e, a partir dela, analise as afirmativas:

Sobre esse fenmeno meteorolgico, correto afirmar que A) uma tempestade muito destrutiva, que atinge at 400 km/h de velocidade no centro do cone, produzindo fortes redemoinhos e elevada poeira. B) forma-se em latitudes mdias associado a centros de alta presso, mediante a entrada de frentes frias. C) gerado a partir de sistemas de baixa presso atmosfrica; surge em mares de guas muito quentes, em torno de 26 a 27 C. D) uma tempestade produzida por massas de ar frio, que se deslocam em movimentos circulares e em velocidades crescentes, que podem superar 100 km/h. E) gerado em zona equatorial, o que permite que o efeito Coriolis desvie os ventos, criando uma circulao ciclnica.

I. representa, num plano, uma grandeza tridimensional como o relevo. II. as curvas de nvel tambm podem ser denominadas de isbaras, quando representam o relevo de superfcie. III. as curvas de nvel so denominadas isbatas, quando representam terrenos submersos. IV. em um mapa escala 1:50.000, as curvas de nvel so desenhadas em espaos regulares unindo pontos, cujas cotas variam de 20 em 20 m. V. a feio representada pela cota 117 m de um talvegue. Esto corretas apenas as afirmativas A) I, III e V B) I, II e V C) II e IV D) II, III e IV E) I e III

CADERNO 3 GEOGRAFIA

13

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

48) Em abril de 2008, um sismo de 5,2, na escala de Richter, atingiu a regio costeira do Sudeste e Sul do Brasil, o abalo chegou a gerar danos leves a estruturas de vrios edifcios. Sobre os abalos ssmicos no Brasil, pode-se afirmar que I. no Brasil, no ocorrem terremotos de grande magnitude, pois o mesmo est distante dos limites da placa sul-americana. II. os terremotos, no Brasil, ocorrem em maior freqncia e menor intensidade que em pases situados nas proximidades de borda de placa. III. mesmo no interior de placas estveis, podem ocorrer falhamentos ativos onde o acmulo de esforos pode gerar terremotos. IV. no Brasil, o estado do Acre que apresenta sismos em zonas profundas da crosta. V. a regio Sul do Brasil a que apresenta o menor nmero de falhamentos ativos, portanto, a de menor sismicidade. Com base no exposto acima, esto corretas apenas as afirmativas A) I, II e V B) I, III, IV e V C) II, IV e V D) II, III e IV E) I, III e IV _________________________________________

50) As figuras I, II e III correspondem respectivamente a trs tipos de chuvas, a saber: (I)
Ar frio

(II)
Ar quente

(III)
Vento gua

A) convectiva, frontal e orogrfica. B) frontal, convectiva e orogrfica. C) orogrfica, convectiva e frontal. D) frontal, orogrfica e convectiva. E) convectiva, orogrfica e frontal. _________________________________________

51) Entre as causas da degradao dos solos INCORRETO citar A) a salinizao. B) as queimadas. C) a laterizao. D) a humificao. E) a compactao.
________________________________________________________

49) Os elementos naturais que compem uma paisagem no existem de forma independente. As combinaes dos diversos elementos naturais resultam em vrias pores diferenciadas do espao terrestre que so denominadas DOMNIOS MORFOCLIMTICOS. Assinale, abaixo, a alternativa que contm somente ELEMENTOS NATURAIS que compem os domnios morfoclimticos. A) clima, solo e ecossistema. B) clima, relevo e vegetao. C) vegetao, formao arbustiva e relevo. D) estrutura geolgica, massa de ar e planalto. E) clima, bacia hidrogrfica e estrutura geolgica.

52) Qual o nome dos minsculos planetas que giram ao redor da estrela Sol? A) sednas elpticas. B) satlites. C) planetas elpticos. D) satlites orbitais. E) planetides.

14

CADERNO 3 GEOGRAFIA

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

53) No mapa abaixo, esto representados dois tipos de estruturas geolgicas presentes em territrio brasileiro: bacias sedimentares e escudos cristalinos.

54) A sociedade industrial transformou o tipo de relao conflituosa do ser humano com a natureza, criando um novo tipo de paisagem, a qual chamamos de A) terceira natureza descapitalizada. B) primeira natureza socializada. C) terceira natureza capitalizada. D) segunda natureza ou natureza humanizada. E) terceira natureza ou natureza monitorizada.

_________________________________________

I II

55) O Segundo Mundo, atualmente, representa um conjunto de pases que perdeu a unidade que possua at os anos 1980. Qual a principal caracterstica da base econmica do Segundo Mundo, para tentar superar as desigualdades sociais? A) socialismo de economia planificada. B) socialismo fundamentado na propriedade privada. C) capitalismo de economia verticalizada. D) capitalismo de economia horizontalizada. E) socialismo de formaes descentralizadas do Estado.

1) relacione os nmeros correspondentes s estruturas geolgicas representadas no mapa: ( ) bacias sedimentares ( ) escudos cristalinos 2) relacione os nmeros das estruturas geolgicas correspondentes aos recursos minerais associados: ( ) minrio de ferro ( ) petrleo 3) relacione os nmeros das estruturas geolgicas correspondentes s rochas associadas: ( ) arenito ( ) granito Assinale a alternativa que apresenta as relaes corretas: A) (1- I e II), (2-I e II) e (3-II e I) B) (1- II e I), (2-I e II) e (3-I e II) C) (1- I e II), (2-II e I) e (3-I e II) D) (1- II e I), (2-II e I) e (3-II e I) E) (1- I e II), (2-II e I) e (3-II e I)

_________________________________________

56) O processo de industrializao do Brasil iniciou-se com a produo de quais tipos de bens? A) bens de consumo no-durveis. B) bens de consumo durvel. C) bens de capital monetriofixo. D) bens de capital agrcola. E) bens de capital industrial-fixo.

CADERNO 3 GEOGRAFIA

15

FURG COPERVE PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

57) A principal cidade sagrada da Civilizao Islmica, Muulmana ou Maometana : A) Riad. B) Alexandria. C) Bagd. D) Damasco. E) Meca. _________________________________________

60) De acordo com o grfico de pirmide etria, representado abaixo, podemos afirmar que

58) Os Censos de 1991 e 2000 realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) apontam que o Brasil apresentou, nesse perodo, uma diminuio da taxa de fecundidade. O que significa taxa de fecundidade? A) ndice de crescimento populacional. B) Nmero de partos por mulher em idade reprodutiva. C) Nmero de filhos por mulher em idade reprodutiva. D) Nmero de mulheres fecundas. E) Nmero de mulheres frteis.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), 2000.

_________________________________________ 59) Segundo o relatrio A Situao da Populao Mundial (2006), elaborado pela Organizao das Naes Unidas (ONU), 3% da populao mundial formada por migrantes, isto significa que 195 milhes de pessoas deixaram sua terra natal em busca de uma vida melhor. Considerando a importncia do deslocamento em quantidade, um exemplo desses fluxos migratrios ocorre no seguinte sentido: A) brasileiros para Porto Rico e Nova Zelndia. B) europeus para Brasil e Alemanha. C) australianos para Brasil. D) brasileiros para EUA, Paraguai e Japo. E) nigerianos para China e Iraque.

I. a pirmide representa uma projeo, a partir de estimativas de contagem populacional. II. a pirmide refere-se populao total do Brasil. III. em 1980, o Brasil possua um elevado nmero de idosos. IV. as estimativas para 2050 apontam para o Brasil um total de quase nove milhes de mulheres com 80 anos de idade. V. a pirmide demonstra graficamente o envelhecimento da populao brasileira. Com base no exposto acima, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) B) C) D) E) I; II; V. I; IV; V. I; II; III. II; III; IV. III; I; V.

16

CADERNO 3 GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PR-REITORIA DE GRADUAO COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO

GABARITO CADERNO 1
LNGUA PORTUGUESA (08/7/2008) QUESTO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Es t
Av. Itlia, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil

el
Fone: (53)3233.6666 E-mail: coperve@furg.br

ar
ALTERNATIVA CORRETA

B C A B A E D E A C D C E B D

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PR-REITORIA DE GRADUAO COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO
GABARITO CADERNO 2
(09/7/2008) QUESTO ALTERNATIVA CORRETA QUESTO ALTERNATIVA CORRETA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A E C C D E B A E B D C A D B E C B D C A B A E B D A E D C

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B C D C A E A B E C D B A E D D A D B E C A E B B D C C E A

LITERATURA BRASILEIRA

ar
Fone: (53)3233.6666

BIOLOGIA

Es t
Av. Itlia, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil

el

HISTRIA

FSICA

E-mail: coperve@furg.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PR-REITORIA DE GRADUAO COMISSO PERMANENTE DO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO 2008 de INVERNO
GABARITO CADERNO 3
(10/7/2008) QUESTO ALTERNATIVA CORRETA QUESTO ALTERNATIVA CORRETA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C B D D E C A E A C B A E D B D A C B B C E A D D B E C E A

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C A D A B E B C E C A E D B D C E B B A D E C D A A E C D B

LNGUA ESTRANGEIRA

ar
Fone: (53)3233.6666

QUMICA

Es t
Av. Itlia, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil

el

GEOGRAFIA

MATEMTICA

E-mail: coperve@furg.br

You might also like