You are on page 1of 5

EDUCAO E O PROJETO DE FORMAO NA NAO BRASILEIRA NA ATUALIDADE

POR: ANTNIA JOSILENE PINHEIRO ROCHA E JOS EVANGELISTA DAMASCENO O estudo relata as prerrogativas relativas educao brasileira para formao da nao na atualidade, mediante a Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educao (PNE) e d outras providncias para o decnio 2011-2020.

Para entender o PNE torna-se necessrio realizar uma breve contextualizao da educao brasileira neste terceiro milnio. O redimensionamento da educao brasileira se assenta na Lei de Diretrizes e bases da Educao nacional (LDB) n 9.394/96. Ressalta-se, porm, que para o estabelecimento do PNE para a vigncia relativa ao perodo 2011-2020 a LDB teve que ser redimensionada em face das reivindicaes que emergiram da sociedade civil, mediante as demandas dos segmentos educativos, trabalhistas, empresariais, das associaes de classe e as demandas inerentes globalizao cientfica, tecnolgica e humanstica que norteiam a mundializao dos saberes e conhecimentos mediante a educao.

Em face do novo delineamento da educao nacional prescritas nas disposies transitrias preconizadas na LDB que expressa o compromisso do governo em relao s diversas metas reivindicadas nacionalmente que este estudo se fundamenta atravs de uma pesquisa bibliogrfica em livros, peridicos e legislao relativa educao brasileira que ensejou o Plano Nacional da Educao Brasileira.

RESSIGNIFICANDO O PNE BRASILEIRO MEDIANTE A LDB N. 9.394/1996

Para estabelecer as diretrizes do PNE da educao brasileira, tornou-se necessrio redimensionar a LDB de 1996, mediante disposies transitrias inerentes as reivindicaes nacionais e as recomendaes da conferncia de Jomtiem sobre Educao para Todos no Ano Internacional de Alfabetizao, em 1990, na Tailndia, tendo com meta primordial a revitalizao do

compromisso mundial de educar todos os cidados do planeta. As disposies transitrias institudas modificaram artigos, pargrafos, incisos e alneas que foram regulamentados por intermdio de leis que alteram: - a idade de acesso a educao bsica que passa ser quatro anos de idade cronolgica (Lei n. 11.700/2008), a composio dos nveis escolares em educao bsica (educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio) e educao superior. Inmeras so as leis que regulamentam a LDB a guisa de exemplo cita-se: matrcula dos menores de seis anos de idade (Lei n. 11.114/2005); oferta ensino mdio gratuito a todos que demandarem (Lei n. 12.061/2009); educao profissional e tecnolgica (Lei n. 11.741/2008), entre outras leis pertinentes a efetivao da educao nacional. (BRASIL, 2012).

Em face da reformulao, criaram-se vrias estratgias e metas para estabelecer normas institucionais visando a um novo rumo na educao brasileira. Foram elaboradas, em um primeiro momento, algumas reformas educacionais que no resolveram e tampouco atenuaram problemas graves na educao brasileira. O artigo 1 da Lei n. 10.172/2001 prescreve que fica aprovado o Plano Nacional de Educao (PNE) para o decnio 2011-2020. (BRASIL, 2001).

O PNE 2011-2020 tem como objetivos fundamentais: - a elevao global do nvel de escolaridade da populao; - a melhoria da qualidade do ensino em todos os nveis; - a reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica e, democratizao da gesto do ensino pblico, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princpios da participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola e a participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

As diretrizes educacionais prescritas no PNE so: I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - superao das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V formao para o trabalho; VI - promoo da sustentabilidade scio-ambiental; VII - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas; VIII estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto; IX - valorizao dos profissionais da educao; X - difuso dos princpios da equidade, do respeito diversidade e gesto. Essas diretrizes devem ser operacionalizadas mediante 20 metas a serem cumpridas at 2020.

Cada meta acompanha de estratgias para que se atinjam os objetivos delimitados. Algumas determinaes j foram previstas em leis aprovadas, no entanto assevera que: pelo menos 20% das metas tratem diretamente da valorizao e formao dos profissionais do magistrio. Entre elas a garantia de que todos os sistemas de ensino elaborem planos de carreira no prazo de dois anos, que todos os professores da educao bsica tenham nvel superior

e metade deles formao continuada com ps-graduao - com a previso de licenas para qualificao. O PNE ainda determina que o rendimento mdio do profissional da educao no seja inferior ao dos demais trabalhadores com escolaridade equivalente.

Ademais, o plano inclui metas de acesso educao infantil e aos ensinos mdio e superior. Ele reafirma a Proposta de Emenda Constituio (PEC) aprovada e determina a universalizao da pr-escola at 2016 e acrescenta que 50% das crianas de at 3 anos devam ter acesso creche at 2020, patamar que j estava apontado no atual PNE, mas no foi atingido. Hoje, esse atendimento inferior a 20% da populao infantil.

No ensino superior, o PNE estabelece que 33% dos jovens de 18 a 24 anos estejam matriculados nesta etapa - hoje esse percentual inferior a 15%, longe da meta de 30% que havia sido estabelecida no plano aprovado em 2001. Considerando toda a populao, a taxa de matrcula dever atingir 50% at 2020. No ensino tcnico, a matrcula dever ser duplicada. O plano tambm determina que se atinja a titulao anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Outra meta que todas as crianas sejam alfabetizadas at os 8 anos de idade e o analfabetismo na populao com mais de 15 anos erradicado at o fim da dcada - essa ltima tambm j estava prevista no PNE em vigor, mas a taxa ainda de 9,7%. A educao em tempo integral dever ser oferecida em 50% das escolas pblicas e os cargos de direo ocupados mediante critrios tcnicos e mrito. Hoje comum que os diretores sejam indicaes polticas das secretarias de educao.

O documento tambm incluiu as metas de crescimento do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), que funciona como um termmetro da qualidade da educao. At 2021, o Pas dever atingir mdia 6 em uma escala de 0 a 10; em 2009 a nota foi 4,6. O PNE estabelece a meta de investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) na rea.

Embora haja vrios problemas estruturais na educao no Brasil, o PNE trouxe um avano significante educao profissional, que ganhou nova configurao (MANFREDI, 2003, p. 79). Se antes eram incipientes e se dedicavam ao ensino de ofcios artesanais e manufatureiros, agora expressam redes de escolas dirigidas para essa nova sociedade que desponta como sendo industrializada, sob as diretrizes impostas pelo capital, organizadas pelo Governo Federal e Governos Estaduais.

ESTRATGIAS EDUCATIVAS PRESCRITAS NO PNE As estratgias preconizadas no PNE so: - definir, em regime de colaborao

entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, metas de expanso das respectivas redes pblicas de educao infantil segundo padro nacional de qualidade compatvel com peculiaridades locais; -manter e aprofundar programa nacional de reestruturao e aquisio de equipamentos para a rede escolar pblica de educao infantil, voltado expanso e melhoria da rede fsica de creches e pr-escolas pblicas; - avaliar a educao infantil com base em instrumentos nacionais, a fim de aferir a infra-estrutura fsica, o quadro de pessoal e os recursos pedaggicos e de acessibilidade empregados na creche e na pr-escola; - estimular a oferta de matrculas gratuitas em creches por meio da concesso de certificado de entidade beneficente de assistncia social na educao; - fomentar a formao inicial e continuada de profissionais do magistrio para a educao infantil; estimular a articulao entre programas de ps-graduao stricto sensu e cursos de formao de professores para a educao infantil, de modo a garantir a construo de currculos capazes de incorporar os avanos das cincias no atendimento da populao de quatro e cinco anos; - fomentar o atendimento das crianas do campo na educao infantil por meio do redimensionamento da distribuio territorial da oferta, limitando a nucleao de escolas e o deslocamento das crianas, de forma a atender s especificidades das comunidades rurais; -respeitar a opo dos povos indgenas quanto oferta de educao infantil, por meio de mecanismos de consulta prvia e informada; fomentar o acesso creche e pr-escola e a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao, assegurando a transversalidade da educao especial na educao infantil.

EMPREENDER NA EDUCAO INTEGRAL

No mbito da educao formula-se, portanto, a tese da educao como instrumento de desenvolvimento social e, para tanto, o ponto de partida est na educao integral. No entender de Prebisch (1963), a educao enquanto um elemento dinmico do processo de desenvolvimento, no se limita ao campo estrito da economia, mas alcana todo o horizonte da sociedade. Deste ponto de vista, a primeira expresso tangvel da poltica redistributiva da renda dever comear pelo investimento social nos recursos humanos e pela efetiva oportunidade de acesso a educao. Sob o influxo dessa concepo de Educao, passa-se ento a admitir a idia de planejamento impondo dessa forma ao Estado funes complexas.

CONCLUSO

luz destas consideraes, a finalidade deste artigo contribuir para a discusso em torno das seguintes questes: como se desenvolve neste momento histrico a relao entre educao e desenvolvimento numa sociedade marcada pela exacerbada concentrao de renda e sem ruptura de sua estrutura social? Qual o papel que cabe ao Estado brasileiro face

evoluo do capitalismo em sua fase monopolista e sua relao com a Educao?

Neste sentido, desafiante observar na sociedade brasileira que os postulados constitucionais que garantem a educao como um bem da civilizao indispensvel para a cidadania no so concretizados, tendo este impasse alcanado o sculo XXI. Em face desta debilidade crnica do Estado Brasileiro, questiona-se: como ultrapassar os obstculos estruturais que tornam inatingvel a universalizao de uma escola pblica de qualidade?

Diante do atual cenrio poltico que se apresenta no Brasil, necessrio termos perspectivas histricas para enfrent-lo, a fim de que se possa contribuir, na qualidade de educadores e pesquisadores, para que se abram s novas geraes infinitas possibilidades que viabilizem a sua insero no mundo contemporneo.

REFERNCIAS

1. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10172.htm. Acesso: 01/07/2012.

2. ______. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001: aprova o plano nacional de educao e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10172.htm. Acesso: 01/07/2012.

3. ______http://www.camara.gov.br/sileg/integras/831421.pdf ACESSADO 08 07 2012.

4. LIBNEO, Jos Carlos; OLIVEIRA, Joo Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. 7. ed. So Paulo: Cortez, 2009.

5. MANFREDI, Silvia Maria. Educao profissional no Brasil. So Paulo: Cortez, 2003.

6. PREBISCH, Ral. Dinmica do desenvolvimento latino-americano. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

You might also like