You are on page 1of 3

Resenha sobre Fortuna, de William Kentridge

Trabalho realizado para a disciplina CAP0290 - Pintura e colagem, ministrada pelo Prof. Dr. Marco Giannotti Bruno Ferreira (NUSP 6009719)

exposio Fortuna, do sul-africano William Kentrige, trouxe para a Pinacoteca do Estado de So Paulo uma retrospectiva com cerca de trezentas

obras dos ltimos 24 anos da produo do artista, que tornou-se internacionalmente conhecido, a partir dos anos 1980, por seus filmes de animao feitos a carvo. O conjunto de trabalhos exibidos percorrem e mesclam diferentes linguagens, desafiando os limites entre desenho, pintura, colagem, escultura, performance e vdeo; no entanto, j nos trabalhos mais antigos da exposio, vemos despontar um processo criativo de fluxo ininterrupto, cujo fio condutor so as ideias de tempo, movimento e transformao.

Os trabalhos exibidos vinculam poeticamente dramas individuais e coletivos a temas polticos, e so claramente marcados pela influencia da paisagem e da histria da terra natal do artista. Na vdeo-instalao The Refusal of Time, que ocupou o octgono da Pinacoteca, Kentridge realiza uma colagem de formas e temas anteriores que reaparecem com frequncia em sua obra: a procisso de um comboio de sombras feitas com papis rasgados, o desenho em carvo, o caminhar do artista em seu prprio ateli, as infinitas pginas de livros antigos, a escrita e as esculturas cinticas. A vdeo-instalao surgiu a partir de uma srie de conversas do artista com o fsico e historiador da cincia norte-americano Peter Galison, acerca de questes que incluem

o controle do tempo, a teoria da relatividade, os buracos negros e a teorias das cordas. Os cadernos que registram o dilogo foram publicados recentemente por ocasio da dOCUMENTA (13), realizada em 2012 na cidade de Kassel, Alemanha.

Em The Refusal of Time, uma msica anrquica faz fundo para uma sequncia de animaes que retratam a institucionalizao do tempo no final do sculo XIX. Kentridge narra a histria de tais tentativas: a inveno de relgios, dos fusos horrios, e as vises utpicas de sincronizao temporal. No centro da instalao, h uma escultura em movimento, breathing machine ou elephant, um autmato que realiza movimentos semelhantes a um bombeamento. Segundo os escritos do prprio artista, trata-se de uma metfora da evoluo cientfico-industrial durante a era moderna e de um lembrete do impulso vo de controlar tempo.

J nas outras salas da exposio, vemos os primeiros vdeos realizados pelo artista em que figuram temas ligados cena poltica sul-africana, nesse momento j encontramos motivos que ressurgiro em seus trabalhos posteriores: o retrato de um gato, realizado atravs de recortes que aludem s figuras articuladas, comuns em brinquedos infantis e materiais didticos no final sculo XIX e incio do sculo XX; o desenho de uma figura antropomorfizada coberta por algo que se assemelha a um invlucro de tecido e que, em desenhos posteriores, mescla-se figura do prprio artista. Nas salas seguintes podemos ver esculturas cinticas construdas com objetos ordinrios: um trip antigo de madeira, uma roda de bicicleta, um pedal de bateria, um instrumento de fole e um cone de alto-falante. Esses objetos tematizam as vertentes presentes no trabalho do artista, a assemblage de instrumentos obsoletos, o movimento e a aluso a uma figura que representa em si a ideia de tempo.

O tempo e as figuras do passado reaparecem ainda em outras obras, nas escrituras que realiza sobre pginas de enciclopdias antigas, no uso de instrumentos estereoscpicos e nas colagens feitas com jornal amassado, papelo e galhos de rvores. Tambm esteve exposto na Pinacoteca um Phenakistoscope com desenhos da procisso de Kentridge, tratava-se de mecanismo pr-cinematogrfico que a partir do

encadeamento de uma sequncia de imagens estticas criava a sensao de movimento. O uso do Phenakistoscope muito importante para conferir a hiptese de que o artista opere sempre na linha da colagem. Isso porque esse instrumento do final do sculo dezenove capaz de criar, momentaneamente, um terceiro elemento a partir de sua estrutura mecnica e do uso de imagens fixas. Esse novo dado, de ndice efmero, a temporalizao da imagem, a insero de algo que s passa a existir a partir do encontro casual entre o fotograma, a mquina e a mo do espectador que gira sua manivela.

Em linhas gerais, dentro do lxico imagtico de Kentridge, continuamente desmontado e rearranjado, podemos perceber uma transmutao de objetos cotidianos que o artista, provavelmente, tinha em mos: um bule de caf que, somado a um tecido transforma-se em uma mulher; uma xcara, uma tesoura e um compasso, que tambm somados a outros objetos ou recortes de papis, lembram a forma e movimento humano. Ao longo de toda a exposio possvel ver como os cdigos de representao e de interpretao evidente so rompidos e remontados em formas hbridas, abrindo possibilidades para sentidos entrecruzados.

Podemos dizer ainda que os trabalhos presentes em Fortuna tratam sempre de uma metfora do prprio processo criativo do artista, que o espectador tem a oportunidade de observar no tempo, enquanto a obra criada. O tempo de Kentridge se faz diante de nossos olhos em um presente contnuo, um vir a ser constante, que cria uma amlgama entre passado e futuro por meio de operaes de montagem audiovisual, que tratam-se, ultimamente, de um processo de colagem temporal.

You might also like