You are on page 1of 4

1- JUSTIFICATIVA

O Ensino de Geometria nas Escolas Pblicas, na maioria das vezes, vem sendo trabalhada de uma forma superficial e sem ligao com os objetos vistos e tocados no dia a dia dos alunos. Entende-se que a geometria no deve ser considerada apenas como o estudo de retngulos, segmentos de reta e assim por diante, mas sim de forma aprofundada e, ao mesmo tempo em que v ao encontro da realidade concreta do aluno. Essa realidade no diferente no tocante a geometria espacial, onde, geralmente, so trabalhadas diversas frmulas, tais como: frmula para o clculo da rea de superfcies de slidos, frmulas para clculos de volumes de slidos, etc..., no entanto, sem relacionar com objetos que fazem parte do cotidiano do aluno, ou seja, resolues de problemas descontextualizadas. Entretanto, acredita-se que a tarefa do professor comprometido com o ensino, especialmente, o de matemtica, no tocante a Geometria Espacial, vai alm de propor problemas com meras aplicaes de frmulas, mas sim dar condies para que esse aluno consiga aumentar a sua compreenso do espao que est a seu redor atravs de experincias concretas. Percebe-se, tambm, que a geometria, alm de estar desconectada com o dia a dia do aluno, vem se afastando da prpria matemtica acarretando, assim, uma dificuldade maior dos alunos em apreender os demais contedos estruturantes dessa disciplina e, tambm, de outras reas, em especial a Fsica, uma vez que a geometria, no decorrer da histria, auxiliou a compreenso desses contedos e de diversas reas das cincias. Percebe-se, tambm que as Geometrias vm sendo estranguladas e muitas vezes nem superficialmente trabalhadas, ou seja, ... nas ltimas dcadas, o estudo da Geometria nas escolas foi relegado a um segundo plano. E esse fato preocupante, pois um estudo formal da Geometria desenvolve mentes que raciocinam, criam relaes, deduzem (Schmitz, Leder e Milani, 1994). Com isso, a relevncia deste curso propor a ampliao do papel da Geometria, em especial, da Geometria Espacial, visto que, existem indcios de que o seu estudo leva a uma facilidade em compreender a matemtica como um todo e consecutivamente pode facilitar a resoluo de clculos e, ao mesmo tempo, desenvolve uma visualizao espacial, que se entende ser importante para que o cidado possa relacionar-se com o seu prprio meio de uma forma satisfatria. Desta maneira, ser proposto aos professores de Matemtica, uma reflexo sobre o ensino da geometria, sobretudo, da Geometria Espacial e, ainda, a construo de um material didtico, como proposta, para o uso em sala de aula com alunos da quinta srie do Ensino Fundamental da Escola Pblica municipais de Serrinha.
Delson Matias /Helineide Dantas & Marileide Queiroz

2- PROBLEMATIZAO
O ensino da Geometria Espacial na Escola Pblica Municipal est sendo conduzido de forma efetiva que possibilite ao aluno uma interao significativa com o meio em que vive?

3- OBJETIVOS:
3.1- Objetivo geral:
Refletir sobre a importncia do Ensino de Geometria Espacial nas Escolas Pblicas Municipal, relacionando-a com os demais contedos estudados no currculo de Matemtica e das Cincias como um todo e, assim, propor um material didtico para ser usado pelos professores do referido ensino.

3.2- Objetivos Especficos:


Identificar possveis problemas que se relacionam com o Ensino da Geometria, em especial, da Geometria Espacial. Mostrar a importncia da Geometria para o desenvolvimento do clculo. Mostrar a importncia da Geometria no desenvolvido das cincias, por exemplo: da Fsica. Relacionar os objetos que so visualizados no dia a dia com os modelos tericos da Geometria Espacial, tais como: esfera, cilindro, pirmides e assim por diante. Montagem de material didtico para o Ensino da Geometria Espacial nas Escolas Pblicas do Municpio.

Delson Matias /Helineide Dantas & Marileide Queiroz

4- FUNDAMENTAO TERICA

Para entender como deve ser trabalhada a Geometria na Escola Pblica do Municpio recorre-se aos documentos oficiais que determinam como abordar esse contedo. Nos Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN) encontra-se que a geometria deve proporcionar ao aluno a leitura e a interpretao do espao, principalmente, em que est a sua volta. Quando os alunos tm de representar um objeto geomtrico por meio de um desenho, buscam uma relao entre a representao do objeto e suas propriedades e organizam o conjunto do desenho de uma maneira compatvel com a imagem mental global que tm do objeto. Uma vez que o PCN trabalha com Competncias e Habilidades deixa claro que a Geometria deve desenvolver ...as habilidades de visualizao, desenho, argumentao lgica e de aplicao na busca de solues para problemas podem ser desenvolvidas com um trabalho adequado de Geometria, para que o aluno possa usar as formas e propriedades geomtricas na representao e visualizao de partes do mundo que o cerca (PCN, 1999) Portanto, se faz necessrio preparar um material didtico que venha de encontro com a proposta discutida neste curso.

5- ESTRATGIAS DE AO
Esta proposta dever ser trabalhada com os docentes da rede municipal da prefeitura Municipal de Serrinha. Uma vez que esta proposta esteja fundamentada nas atividades e nos estudos apresentados, ser montado o material didtico para aplicao do mesmo e logo aps colocado em prtica.

Delson Matias /Helineide Dantas & Marileide Queiroz

6- CRONOGRAMA DAS AES:


Atividades aula inaugural Formao Formao Formao Formao Formao Formao Formao Formao Formao Formao Formao 2013 Setembro Outubro Novembro Dezembro 24 30 07 21 28 04 11 18 25 02 09 16

Janeiro

7- LOCAL/ HORRIO:
Sala da UAB Leobino /19:30h s 21:30h

8- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Brasil, Parmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. Braslia: Ministrio da Educao, 1999, 364p. KALEFF, A. M., Vendo e entendendo Poliedros: do desenho ao clculo do volume atravs de quebra-cabeas e outros materiais concretos Niteri, Ed. UFF, 2003. SCHMITZ, Carmem Ceclia e outros, Geometria de 1a a 4a sries: uma brincadeira sria; metodologia do ensino de geometria So Leopoldo, Editora Unisinus, 2 edio, 1994.

Delson Matias /Helineide Dantas & Marileide Queiroz

You might also like