You are on page 1of 17

31 de Julho a 02 de Agosto de 2008

CINCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: A LEI DA INOVAO


Srgio Murilo Archanjo da Silva (FINEP) smsilva@finep.gov.br Ana Lcia Seroa da Motta (UFF) smsilva@finep.gov.br

Resumo Este trabalho apresenta como foco, examinar o papel e os rumos da cincia, tecnologia e da inovao brasileira, no contexto da Lei de Inovao, para fortalecer o Sistema Nacional de Cincia e Tecnologia, intensificando a interao entre os diversos agentes do Ministrio, suas Agncias e Unidades vinculadas, outras entidades do Governo, empresas, universidades e centros de pesquisas. Essas normas legais estabelecem medidas de incentivo inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo, com vistas capacitao e ao alcance da autonomia tecnolgica e ao desenvolvimento industrial do pas, pela anlise das principais medidas explicitadas no seu texto. A concluso preliminar a que se chega que a poltica de Estado com relao inovao significativamente frgil. No caso estudado, verificamos que a Lei de Inovao Tecnolgica uma ousada formulao que busca democracia e excelncia ainda que a prtica dos primeiros anos de funcionamento nos permita argumentar que as partes mais relevantes envolvidas nessa questo - Governos Federal e Estadual, Empresas, Universidades e Centros de Pesquisa - devam continuar aprofundando o debate sobre o tema objeto deste estudo.

Abstract This work presents as focus, to examine the objective and the routes of science and technology and the Brazilian innovation, in the context of the Law of Innovation, to fortify the National System of Science and Technology, being intensifieed the interaction enters the diverse agents of the Ministry, its tied Agencies and Units, other entities of the Government, companies, university and centers of research. These rules of law establish measured of incentive to the innovation and the scientific and

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

technological research in the productive environment, with sights to the qualification and the reach of the technological autonomy and to the industrial development of the country, for the analysis of the main measures relatedness in its text. To the end, one becomes a preliminary analysis of structure of the area of sciences and technology. The conclusion the one that if arrives is that the politics of State with relation to the innovation is significantly fragile. In the studied case, we verify that the Law of Technological Innovation is a bold formularization that it still searchs - democracy and excellency - that the practical one of the first years of functioning in allows them to argue that the involved parts most excellent in this question - Governments Federal and State, Companies, University and Centers of Research - must continue deepening the debate on the subject object of this study. Key Words: Law of the Innovation, Science and Technology, Politics of Innovation and Searches and Development.

Palavras-chaves: Lei de Inovao, Cincia e Tecnologia, Polticas de Inovao e Pesquisa e Desenvolvimento.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

1. INTRODUO

O Brasil um pas com um sistema nacional de inovao tecnolgica recente, o investimento brasileiro em cincia e tecnologia, embora crescente nos ltimos anos, ainda insuficiente, tanto em termos absolutos como em porcentagem do PIB, principalmente se comparado com pases dotados de real capacidade de inovao. Tal investimento encontra-se em torno de 1,18% do PIB ao ano, com forte participao estatal, j que 50% dos gastos so do governo federal e 17% de estados e municpios. Agrava-se o quadro, uma vez que a participao privada inversamente proporcional dimenso das empresas. Para tornar mais preocupante o quadro, tem ocorrido reduo dos oramentos federais e estaduais de cincia e tecnologia, por causa do ajuste fiscal. Alm disso, h um claro desequilbrio regional dos investimentos em cincia e tecnologia, simtrico s disparidades regionais de renda, que para ser corrigido exigir polticas pr-ativas. O desenvolvimento econmico do pas demanda aes governamentais mais agressivas na coordenao dos mecanismos diversos de incentivos empresa privada nacional; na modernizao de cada instrumento existente e na formulao de uma poltica industrial abrangente que contemple, preferencialmente, a participao crescente da empresa nacional, comprometida com o desenvolvimento de tecnologias prprias. Embora ainda imperfeitos, no coordenados, de ao limitada e carente de recursos, j existem no Brasil, e esto sendo utilizados, mecanismos conducentes criao de um clima favorvel ao desenvolvimento da tecnologia industrial, similares queles praticados nas naes industrializadas. A proposta do trabalho pretende levantar algumas questes com relao s polticas de gesto de cincias, tecnologia e da inovao no Brasil, a partir da avaliao da consistncia da Lei da Inovao Tecnolgica LIT e do Decreto de regulamentao (Decreto n 5.563, de 13 de outubro de 2005), enfatizando sua importncia para o desenvolvimento econmico do pas. A pequena participao do setor privado nas atividades de pesquisa e desenvolvimento uma questo central da discusso da presente dissertao. As relaes do Estado com o setor privado na rea de pesquisa e desenvolvimento precisa ser revista com urgncia. No contexto do

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

processo de fortalecimento da cincia e tecnologia nacional, urgente e necessrio empreender uma iniciativa de carter legal e institucional que oferea s universidades, centros de pesquisas, empresas e governos, os instrumentos necessrios ao estmulo inovao. Este desafio, se corretamente enfrentado, representa oportunidade de ascenso educacional, econmica e social para milhes de brasileiros.

2. FORMULAO DO PROBLEMA

Superar limitaes estruturais como riscos da economia, os elevados custos dos investimentos e a escassez de fontes governamentais de financiamento so passos importantes para aumentar a taxa de inovao tecnolgica no Brasil, considerada por Silva (1999), uma das mais baixas do mundo. O planejamento tecnolgico, a gesto do risco nos processos inovadores, a qualificao profissional dos recursos humanos e as parcerias, principalmente com universidades, instituies de pesquisas e empresas so hoje fatores fundamentais para que as estratgias de inovao brasileiras realmente se efetivem. Esta pesquisa tem como objetivo central responder a seguinte questo: como induzir a indstria nacional a fazer mais pesquisa e desenvolvimento no Brasil?. Para responder questo central da pesquisa e alcanar os objetivos propostos, so formulados trs pontos de vista, que sero discutidos no trabalho: 1) Capacitao: a formao da mo-de-obra qualificada no recebe a necessria ateno, os dispndios com pesquisa e desenvolvimento (P&D) so reconhecidamente baixos em relao a outros pases em desenvolvimento e as empresas no demonstram interesse em apoiar-se na universidade ou em outros centros para inovar, nem mesmo priorizam investimentos (em P&D) dentro do prprio processo produtivo. 2) Adequao: a aproximao entre a universidade e a empresa por ser tratar de um ponto crtico para a promoo da inovao no Brasil. 3) Esforos: a Lei de Inovao Tecnolgica faz parte dos esforos que o governo vem desenvolvendo para preencher uma lacuna na poltica industrial e tecnolgica do pas, para definir as atividades de pesquisa de interesse tecnolgico do Brasil.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

3. MTODO DA PESQUISA

O projeto de pesquisa que se desenvolve neste trabalho constitui uma pesquisa descritiva que tem como objeto de estudo a Lei da Inovao Tecnolgica no Brasil. Inicia-se com um levantamento bibliogrfico sobre cincia e tecnologia. O passo seguinte consiste na coleta de dados, realizadas a partir de pesquisa documental, com o intuito de verificar a validade dos pontos de vista formulados e, por decorrncia, apresentar uma resposta questo central da pesquisa.

4. DESENVOLVIMENTO

4.1. CINCIA E TECNOLOGIA

Desde os primrdios da disciplina moderna, os economistas que escreveram sobre o desenvolvimento econmico identificaram o avano tecnolgico como sua fora motora principal (Smith, 1776; Marx, 1867; Schumpeter, 1911). Nas dcadas de 1950 e 1960, diversos estudos tentaram medir a contribuio da mudana tecnolgica para o crescimento econmico em pases que produziam nas fronteiras da tecnologia (Solow, 1957; Denison, 1962). Conclui-se neles que o avano tecnolgico foi o responsvel pelo aumento da produtividade do trabalho. Desde aquela poca, surgiu uma vasta literatura emprica e terica sobre o progresso tecnolgico nos pases industriais avanados. A cincia e a tecnologia continuam transformando a estrutura da produo, a natureza do trabalho e a utilizao dos perodos de lazer. Os avanos contnuos na informtica e na tecnologia de informao esto na vanguarda da onda atual de inovao de alta tecnologia. A biotecnologia impulsiona as prticas agrcolas, o desenvolvimento farmacutico e a preveno de doenas, embora levante uma srie de questes ticas e ambientais. Os avanos nas tecnologias miniaturizadas transformaram as prticas mdicas, a cincia fsica, o desempenho dos computadores e muito mais. A importncia da cincia e da tecnologia vai mais alm da aquisio de conhecimento e de como usado. As preocupaes contnuas acerca da distribuio dos custos

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

e benefcios do desenvolvimento tecnolgico provocam muitos debates nacionais e internacionais. Tais preocupaes incluem a transferncia de tecnologia, os direitos de propriedade intelectual, tecnologias apropriadas, o equilbrio entre privacidade e segurana, e a possibilidade de que pases carentes na rea de informao se encontrem no lado errado de uma linha divisria digital. A resoluo ltima desses assuntos influencia o futuro desenvolvimento da cincia e tecnologia, assim como seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente. Tais suposies so, portanto, descritas no trabalho da GEO-3 (2002). No Brasil os investimentos das indstrias em Pesquisa e Desenvolvimento - P&D so muito pequenos e os recursos governamentais ainda so a principal fonte para o desenvolvimento de pesquisa no Pas (SILVA, 1999). Uma das razes que, nos pases em desenvolvimento, o sendo comum remete idia de que a pesquisa uma atividade da universidade. Esse fato pode ser observado no Brasil (CRUZ, 2000), onde quase a totalidade da pesquisa realizada pelo setor acadmico. A Tabela 1 apresentada a seguir contm informaes sobre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento pblicos e privados pelos setores de execuo; governo, empresas e ensino superior, comparado com outros pases, em anos mais recentes. Observa-se que nos Estados Unidos da Amrica, quem realiza as atividades de desenvolvimento e de pesquisa aplicada essencialmente a indstria, por ampla margem (mais de 80% do desenvolvimento, quase 70% da pesquisa aplicada), a indstria investe os recursos em si mesma.
Tabela 1. Dispndios nacionais em pesquisa e desenvolvimento (P&D), pblicos e privados, por setor de execuo, pases selecionados, em anos mais recentes disponveis.
(em percentual)

Pases Alemanha Argentina Austrlia Brasil Canad China Coria

Anos
2003 2003 2002 2004 2004 2003 2003

Governo
13,4 41,1 20,3 21,3 10,5 27,1 12,6

Empresas
69,8 29,0 48,8 38,4 51,2 62,4 76,1

Ensino Privado sem superior fins lucrativos


16,8 27,4 28,0 40,2 38,1 10,5 10,1 0,6(1) 2,5 2,9 0,1 0,3

...
1,2

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Espanha Estados Unidos da Amrica Frana Japo Mxico Portugal Rssia

2003 2003 2003 2003 2001 2002 2003

15,4 9,0 17,1 9,3 39,1 20,7 25,3

54,1 68,9 62,3 75,0 30,3 31,8 68,4

30,3 16,8 19,3 13,7 30,4 36,7 6,1

0,2 5,3 1,4 2,1 0,2 10,8 0,2

Fonte(s): Organisation for Economic Co-operation and Development, Main Science and Technology Indicators, 2005/1 e Brasil: Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (Siafi). Extrao especial realizada pelo Servio Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Pesquisa Industrial de Inovao Tecnolgica (Pintec) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) - 2000 e 2003. Elaborao: Coordenao-Geral de Indicadores - ASCAV/SEXEC - Ministrio da Cincia e Tecnologia. Atualizada em: 07/08/2006.

No Brasil, verifica-se o contrrio: dois teros do esforo de pesquisa e desenvolvimento P&D so bancados pelo governo. Em pases em que a economia enfrenta dificuldades de competitividade, como o caso em toda a Amrica Latina, o investimento da indstria em P&D reduzido ou nulo, sendo quase toda atividade de P&D suportada pelo governo. Pelo menos h explicaes que podem ser apontadas para a questo de pouca eficcia nos sistemas incompletos de inovao desses pases, sobretudo do caso brasileiro. A primeira referese ausncia de mecanismos mais permanentes de financiamentos dos investimentos em tecnologia para o setor produtivo. A instabilidade econmica crnica dessas economias desarticulou o aparato institucional-financeiro, inviabilizando a concesso, de forma sistemtica, de incentivos fiscais, creditcios e de financiamentos a um maior nmero de empresas e de segmentos industriais. A pouca opo e a dificuldade de acesso aos financiamentos pblicos inovao, para a maioria das empresas, acentuaram ainda mais o hiato tecnolgico intra e entre empresas. Conforme Tabela 2 observa-se o efeito da poltica brasileira de formao de recursos humanos para C&T, e da colocao destas pessoas principalmente em universidades. O elemento criador de inovao na empresa no outro seno o cientista ou o engenheiro formado nas universidades. No por acaso, nos pases tecnologicamente mais competitivos, a maioria dos pesquisadores trabalha nas empresas e no nas universidades. As empresas norte-americanas empregam cerca de 760 mil, 80% do total de cientistas e engenheiros existentes no pas.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

O nmero total de profissionais ativos em P&D no Brasil pode ser considerado muito pequeno quando comparado com os valores de outros pases, constituindo apenas 11% do total da Fora de Trabalho (FT) brasileira.
Tabela 2. Distribuio de pesquisadores em equivalncia de tempo integral, por setores institucionais, de pases selecionados, nos anos mais recentes disponveis.
(em percentual)

Setores Pases Alemanha Argentina Austrlia Brasil Canad China Coria Espanha Estados Unidos da Amrica Frana Japo Mxico Portugal Rssia Anos
2003 2003 2002 2004 2002 2003 2003 2003 2002 2003 2003

Governo
14,4 38,8 11,0 6,5 6,9 20,7 7,9 16,7 3,6 12,7 5,0

Empresas
60,2 12,4 28,1 25,8 61,8 52,3 73,6 29,8 79,9 52,2 67,9

Ensino superior
25,4 46,3 58,3 66,6 31,0 20,1 17,5 53,2 ... 33,4 25,5

1999
2003 2003

34,5
17,0 31,0

16,2
18,7 53,9

48,7
49,7 14,8

Fonte(s): Organisation for Economic Co-operation and Development, Main Science and Technology Indicators, November 2003 e Brasil: para empresas: Pesquisa Industrial de Inovao Tecnolgica (Pintec) - 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE); para estudantes de doutorado: Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes); e, para o restante: Diretrio dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), Censo 2000, da Assessoria de Estatstica e Informao (AEI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Elaborao: Coordenao-Geral de Indicadores - ASCAV/SEXEC - Ministrio da Cincia e Tecnologia. Nota(s): Pesquisadores em equivalncia de tempo integral: neste no clculo, e no caso do Brasil, consideram-se as hipteses: os pesquisadores das instituies de ensino superior e os estudantes de mestrado e doutorado que pertencem a grupos de pesquisa, dedicam 50% de seu tempo s atividades de pesquisa. Os pesquisadores dos institutos de pesquisa e do setor privado sem fins de lucro, dedicam 100%. No caso dos pesquisadores em empresas, considerou-se a dedicao informada Pintec. Atualizada em: 07/08/2006.

O Grfico 2 ilustra esta comparao internacional, onde vemos que nos EUA, Coria do Sul e Japo quase 80% da FT atua em P&D. Na Coria do Sul, um dos nossos competidores por mercados de produtos de alta tecnologia, quase o qudruplo do que no Brasil. Atualmente, no Brasil, 73% dos Cientistas e Engenheiros C&E trabalham para instituies de ensino superior, como docentes em regime de dedicao exclusiva ou tempo integral, enquanto que apenas 11% trabalham para empresas (PITCE-2005).

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Grfico 2: Distribuio de pesquisadores

Distribuio de Pesquisadores Rssia (2003) Portugal (2003) Mxico (1999) Japo (2003) Frana (2003) EUA (2002) Espanha (2003) Coria (2003) China (2003) Canad (2002) Brasil (2004) Austrlia (2002) Argentina (2003) Alemanha (2003)

Ensino superior Empresas Governo

0
onte: O prprio autor.

20

40

60

80

100
F

A distribuio como a americana, com a maioria dos C&E trabalhando na empresa aquela que se verifica em todos os pases industrializados, com pequenas variaes. Segundo Cruz (2000), a baixa quantidade de Cientistas e Engenheiros - C&E na empresa no Brasil acarreta uma srie de dificuldades ao desenvolvimento econmico brasileiro, como por exemplo a baixa competitividade tecnolgica da empresa brasileira e a reduzida capacidade do pas em transformar cincia em tecnologia e em riqueza. Esta uma das razes porque a competitividade tecnolgica da empresa no Brasil pequena, o que pode ser verificado atravs da contagem do nmero de patentes registradas com origem no Brasil nos Estados Unidos. O pequeno nmero de cientistas e engenheiros empresariais no Brasil se correlaciona com o reduzido investimento empresarial em P&D. O Brasil tem 23% dos cientistas dentro das empresas, bem abaixo dos 54% na Coria do Sul e dos 80% nos Estados Unidos. A quantidade de engenheiros tambm insuficiente para a economia brasileira dar um salto tecnolgico.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Apesar de todo esforo feito, o Brasil dispe, hoje, de 700 pesquisadores por milho de habitantes, o que significa cinco vezes, menos que a Coria e quinze vezes menos que o Japo, tendo em vista que est formando aproximadamente 25.000 mestres e 10.000 doutores por ano. Por fim, a interao universidade-empresa agravada, pela dificuldade histrica encontrada pelo pas para estabelecer uma ponte entre cincia e tecnologia (Moraes e Stal, 1994; Burgos, 1999; Azevedo et al., 2002). Entre essas barreiras podem ser destacados os seguintes receios: pelo lado da universidade de que nfase excessiva seja dada pesquisa aplicada, em detrimento da pesquisa bsica; de que as reas tecnolgicas sejam privilegiadas, em detrimento das reas humanas; de que os pesquisadores passem a se preocupar com problemas de curto prazo, em detrimento da soluo de problemas de interesse da sociedade; de que haja uma diviso injusta de custos (pblicos) e benefcios (privados); pelo lado da empresa de que informaes sigilosas vazem para o mercado e o resultado dos investimentos seja apropriado pela concorrncia; de que os resultados obtidos no sejam proporcionais aos recursos despendidos; de que a pesquisa universitria mostre-se incompatvel com os prazos da indstria. Diante desse cenrio, o governo, as universidades e o setor privado buscam solues para estimular a interao universidade-empresa, a contratao de doutores pelas empresas e aperfeioar os cursos de engenharia.

4.2. A LEI DA INOVAO TECNOLGICA A Lei 10.973/04, chamada Lei de Inovao Tecnolgica LIT, que dispe sobre incentivos inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo, e d outras providncias, de autoria do Poder Executivo, foi regulamentada em 11 de outubro de 2005, sancionada pelo Presidente da Repblica em 02 de dezembro do mesmo ano e promulgada em fevereiro de 2006. Objetiva criar um ambiente propcio para aumentar o envolvimento das empresas no desenvolvimento de projetos inovadores que levam a gerar novos produtos e processos. Busca-se, com ela, uma elevao do nvel de parcerias entre empresas, universidades e institutos cientficos e tecnolgicos para que ganhem fora e estimulem o processo de inovao.

IV CNEG

10

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

4.2.1. ASPECTOS RELEVANTES DA LEI DE INOVAO

Do conjunto de medidas destinado a estimular as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao sintetizamos as que seguem: alianas estratgicas para cooperao entre as Instituies de Cincia e Tecnologia - ICT e os setores empresariais; participao do pesquisador nos ganhos econmicos decorrentes da explorao dos resultados da atividade criativa protegida, com fator de estmulo inovao, com o estabelecimento de um percentual mnimo desses ganhos (5%); possibilidade de afastamento de pesquisadores para constituir empresas inovadoras estimulando, assim, o surgimento de empresas de base tecnolgica, superando os entraves do inciso 10 do artigo 117 do Estatuto do Servidor Pblico, que no permitia a atividade empreendedora desses profissionais (professores, pesquisadores e tecnlogos); na implementao da Lei priorizar as atividades de pesquisa nas regies menos desenvolvidas do Pas e da Amaznia; subveno econmica s atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovao das empresas, que representa aporte de recursos financeiros diretos s empresas, priorizando as microempresas e empresas de pequeno porte; alocao de recursos pblicos nas empresas para o desenvolvimento de produtos; compartilhamento, mediante remunerao e prazo determinado, dos laboratrios, equipamentos, instrumentos e demais instalaes das ICT com micro e empresas de pequeno porte, visando incubao de empresas, bem como a utilizao dessa infra-estrutura de pesquisa com empresas nacionais e organizaes de direito privado sem fins lucrativos voltados atividade de pesquisa; bolsa de estmulo inovao para servidor, militar ou empregado pblico das ICT envolvidos nas atividades de pesquisa cientfica, tecnolgica e desenvolvimento de produtos e processos com instituies pblicas e privadas; possibilidade de adoo pela ICT do resultado da atividade criativa do inventor independente; estmulo s atividades inovadoras por empresas de pequeno porte.

5. ANLISE DOS RESULTADOS

A partir da pesquisa bibliogrfica e dos resultados da pesquisa documental, pretende-se identificar as barreiras que dificultam o nosso desenvolvimento. A anlise do problema feita

IV CNEG

11

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

luz dos trs pontos de vista formulados, no item Formulao do problema. No prximo item, so feitas consideraes acerca destes pontos de vista e apresentadas alternativas para reduzi-lo.

Ponto de Vista 1: Capacitao A pesquisa bibliogrfica revelou que para avaliar a situao em termos de formao de mo-de-obra qualificada em termos de instruo da fora de trabalho disposio do setor de C&T&I, o Brasil est formando aproximadamente 25.000 mestres e 10.000 doutores por ano. Os dispndios com P&D so baixos com relao a outros pases, constatam-se que a dotao oramentria para C&T no conta com uma ao poltica planejada e duradoura, pois, numa anlise detalhada, fica evidente a descontinuidade das aes em prol da rea. A distribuio de pesquisadores (cientistas e engenheiros C&E) por setores institucionais. Atualmente, no Brasil, 73% dos Cientistas e Engenheiros C&E trabalham para instituies de ensino superior, como docentes em regime de dedicao exclusiva ou tempo integral, enquanto que apenas 11% trabalham para empresas (PITCE-2005). Dessa forma, as anlises e os argumentos utilizados, at o presente momento, nesta pesquisa, permitiram responder, a pergunta formulada no incio deste trabalho Como induzir a indstria nacional a fazer mais P&D no Brasil?. A esse respeito, a situao brasileira delicada, pois a formao da mo-de-obra qualificada no recebe a necessria ateno, os dispndios com pesquisa e desenvolvimento (P&D) so reconhecidamente baixos em relao a outros pases em desenvolvimento e as empresas no demonstram interesse em apoiar-se na universidade ou em outros centros para inovar, nem mesmo priorizam investimentos (em P&D) dentro do prprio processo produtivo. Uma grande dificuldade aqui parece ter sido a cultura de protecionismo, e, portanto, o baixo valor dado competitividade e criatividade, na empresa brasileira. Mais do que isto, as origens estrangeiras da maior parte da indstria instalada no pas induzem a um comportamento de busca de inovao na matriz em vez de desenvolv-la aqui. Some-se a isto um ambiente econmico com taxas de juros enormes e instabilidades constantes, o que certamente desfavorece o investimento em atividades que remuneram a longo e mdio prazo.

IV CNEG

12

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Ponto de Vista 2: Adequao A verificao do ponto de vista de adequao fica limitada ao levantamento bibliogrfico e a opinio do autor, pois, a embora tenha havido esforos importantes no Brasil nas ltimas dcadas, a relao universidade-empresa ainda no foi satisfatoriamente equacionada, tendo-se um considervel desafio pela frente. Questes culturais, organizacionais, gerenciais e de capacitao precisam ser enfrentadas para que se possa ganhar efetividade no pas. importante ter em mente que se tratam de duas entidades de naturezas distintas, com misses diversas, mas que podem e devem ter interesses convergentes. Duas questes so particularmente importantes para promover a interao universidadeempresa: a primeira refere-se heterogeneidade das instituies presentes nessa interao. A segunda diz respeito aos tipos de interao que devem ser buscados. Desde logo necessrio delimitar o espectro abrangido por essas entidades: como universidade entende-se todo o espectro de gerao e desenvolvimento do conhecimento; como empresa entende-se todo o universo da produo, considerando-se como produo a utilizao do conhecimento disponvel na forma de bens e servios, providos por entidades pblicas e privadas, destinadas a promover a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade do desenvolvimento econmico e social. De acordo com a situao analisada acima, pode-se dizer que s dificuldades apontadas acarreta srios prejuzos ao setor em questo, j que se trata de um dos mais viveis meios de aumentar a produtividade ao longo do tempo. Assim, a exemplo de outros pontos de vistas, esse tambm tende a contribuir para um desempenho insatisfatrio do setor de cincia e tecnologia brasileiro.

Ponto de Vista 3: Esforos O terceiro e ltimo ponto de vista refere-se Lei da Inovao Tecnolgica. No resta dvida de que a rea de C&T tem hoje um poderoso instrumento de poltica em suas mos. Do ponto de vista da gesto, este instrumento inovador, por ter em sua filosofia mecanismos que promovem a convergncia entre ticas distintas a de poltica pblica, a setorial, a empresarial e privada, a acadmica e a cientfica e tecnolgica. Mas seus

IV CNEG

13

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

processos de gesto ainda precisam de desenvolvimento, para extrair no instrumento Lei de Inovao Tecnolgica o seu potencial estratgico para a rea e para o Pas, pois se nota pouca aderncia entre a poltica de C&T e as polticas setoriais. As leis comentadas constituem um esforo para estimular a produo de inovao no Brasil. Alguns dos incentivos representam substancial mudana no quadro, notadamente para as Instituies de Cincia e Tecnologia ICT. Assim, a exemplo de outros pontos de vista, esse apresenta uma proposta interessante, mas cuja prtica vem se dando de forma conservadora, tmida, quase burocrtica, para a rea de cincia e tecnologia.

6. CONCLUSES

O trabalho objetivou construir bases para examinar o texto da Lei de Inovao Tecnolgica e do Decreto de sua regulamentao e concluiu-se que na rea de cincia e tecnologia, a atuao do Estado primordial e determinante. No entanto, tudo indica que a soluo dos problemas da rea de cincia e tecnologia no depende de uma atitude dos governos, mas sim uma atitude das prprias empresas, j que a base da competitividade encontra-se na empresa, e no fora dela. Acredita-se que somente com medidas efetivas, como investimento em pesquisa e desenvolvimento, que a cincia e a tecnologia brasileira pode alcanar os nveis de competitividade necessrios sua continuidade. Um melhor conhecimento da relao universidade, empresa e governo podem facilitar a elaborao at mesmo de estratgias eficientes para otimizao de projetos de inovao tecnolgica, incentivando o aumento do nmero de participantes em projetos desse tipo, bem como um melhor aproveitamento dos investimentos em tecnologia feitos pelo governo e a iniciativa privada no Pas. O papel que se deve esperar da universidade na realizao do desenvolvimento tecnolgico de educadora e no avano do conhecimento fundamental para que se possa ter P&D na empresa e para que o conhecimento humano avance em todas as reas. O governo brasileiro j realiza vultuosos investimentos na formao de pessoal qualificado, o pas forma atualmente 25.000 mestres e 10.000 doutores por ano, e em projetos de pesquisa fundamental e

IV CNEG

14

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

aplicada. Cabe empresa aproveitar estas condies e convert-las em competitividade. A verdade que o principal mecanismo para a interao entre a universidade e a empresa a contratao dos profissionais formados nas universidades pelas empresas. Por conseguinte, o processo de construo de competncias tecnolgicas e organizacionais, no interior das empresas exige, entretanto, que se viabilize um amplo e constante acesso s fontes de informao bsica, visando transformar informaes em conhecimento. Para que isso ocorra, preciso que sejam gerados estmulos para as empresas criarem departamentos especficos de P&D. As empresas dependem do ambiente econmico, no processo de concorrncia do mercado, na disputa em torno de inovaes. No Brasil, alm da escassez de capital e da prevalecente cultura no inovativa, ainda sobram juros elevados e burocracia, que dificultam desde a simples internao de amostras de produtos at licenas de instalaes ou produo. Os elementos colhidos deste trabalho indicam que necessrio ir mais alm da aprovao da Lei da Inovao Tecnolgica, visto que ela no se esgota em si mesma. Para superar essas dificuldades e atingir seus propsitos, a implementao da Lei de Inovao vai exigir que ocorra uma efetiva interao das aes do governo com o segmento privado, a comunidade cientfica e tecnolgica e demais atores. Sendo assim, a Lei de Inovao Tecnolgica uma proposta interessante, mas cuja prtica vem se dando de forma conservadora, tmida, quase burocrtica, provavelmente em funo da novidade que ela representa e do desafio que transcender os conflitos existentes para perceber o interesse coletivo. Evidenciam-se os limites do possvel, num pas onde a poltica do Estado com relao inovao significativamente frgil. 7. REFERNCIAS VILA, Olvio. Entrevista em 22/08/2006, sobre a Lei da Inovao.

http://www.ciencia.sp.gov.br. Acesso em: 28 dezembro 2006. AZEVEDO, Nara et al. Pesquisa cientfica e inovao tecnolgica. Dados Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, v. 45, n. 1, p. 139-175, 2002.

IV CNEG

15

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

BRASIL. Decreto n 5.563, de 11 de outubro de 2005. Regulamenta a Lei n 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispe sobre incentivos inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo e d outras providncias. Disponvel em: www.planalto.gov.br. Acesso em 14 maio 2005.

______. Lei n 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispe sobre incentivos inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo e d outras providncias. DOU, Braslia, n. 232, 3 dez. 2004.

___. Ministrio de Cincia e Tecnologia - MCT. Indicadores de pesquisa e desenvolvimento e cincia e tecnologia 2000. Disponvel em: www.mct.gov.br. Acesso em: 01 julho 2006. Institute for Scientific Information ISI. National Science Indicators NSI. U.S Patent and Trademark Office USPTO.

BURGOS, Marcelo. Cincia na periferia: a luz sncroton brasileira. Juiz de Fora: EDUFJF, 1999. CRUZ, C.H.B. A Universidade, A empresa e a Pesquisa que o Pas Precisa. Parcerias Estratgicas N 8 Maio/2000.

DENILSON, E.F. The Sources of Economic Growth in the United States and the Alternatives before Us. New York: Committee for Economic Development, 1962.
IV CNEG Niteri, RJ, Brasil, 01 e 02 de agosto de 2008.

GEO-3. Perspectivas do Meio Ambiente Mundial 2002. Captulo 4. Perspectivas Futuras 200232, Cincia e tecnologia, p. 349. http://www.wwiuma.org.br/geo_mundial_arquivos/captulo 4.pdf. Acesso em: 25 abril 2007.

MARX, K. Capital. New York: Modern Library, 1934; publicado pela primeira vez em 1867.

MORAES, Ruderico; STAL, Eva. Interao empresa-universidade no Brasil. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, v. 34, n. 4, p. 98-112, 1994.

IV CNEG

16

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteroi, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

SILVA, J.C.T Modelo interativo empresa-universidade no desenvolvimento de produto. So Paulo. 163 p. Tese (Doutorado) Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Departamento de Engenharia de Produo, 1999.

SCHUMPETER, J. The Theory of Economics Development. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1968; publicado pela primeira vez em 1911.

SMITH. Adan. The Wealth of Nations. New York: Modern Library, 1937; publicado pela primeira vez em 1776. SOLOW, R.M. Technical Change and the Aggregate Production Function. In: Review of Economics and Statistics, v.39, p.312-20, 1957.

IV CNEG

17

You might also like