You are on page 1of 29

TREINAMENTO EM ERGONOMIA

Operadores de check-out (Caixa)


Anexo I da NR-17

ERGONOMIA NA FRENTE DE CAIXA


A APAS informa sobre as mudanas do anexo 1 da NR-17 que entram em vigor em 31/07/09.

Prezado, Cumprindo seu papel de entidade participativa e atuante junto aos rgos governamentais, a APAS informa e orienta sobre o anexo 1 da Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que estabelece mudanas em relao frente de caixa. Ateno para as informaes importantes: Fique atento! O prazo para reforma de 15% dos check-outs das lojas j em funcionamento 31/07/09 Em todas as lojas que forem inauguradas ou reformadas, os check-outs
j devem atender ao que foi definido pelo anexo 1 da NR-17

Resumo das especificaes:


Balana no centro e nivelada com o check-out Esteira eletrnica nos check-outs acima de 2,7 metros de comprimento Check-outs sem quinas ou cantos vivos Apoio para os ps Cadeira confortvel com ajuste de assento e coluna

Sumrio
1. Noes de Ergonomia O que ? Quais tipos existem ? Quando surgiu ? Onde aplicamos ? Voc j pensou ? Prevenindo acidentes 2. O Posto de Trabalho Cadeira Equipamentos

Sumrio
3. Manipulao de Mercadorias Balana; Registro de Mercadorias. 4. Organizao do Trabalho 5. Aspectos Psicossociais 6. Informao aos Operadores

1. Noes de Ergonomia
ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS = normas O QUE ? Ergonomia a cincia que estuda as relaes entre o homem e o seu trabalho, os equipamentos que utiliza e o meio ambiente. Ela surgiu pela necessidade do homem facilitar a sua vida, diminuindo cada vez mais a quantidade de esforo fsico e mental aplicado na execuo de suas tarefas.

Tipos de Ergonomia
Correo Atua de maneira restrita, modificando elementos parciais de posto de trabalho como: iluminao, rudo, dimenso. Concepo Atua diretamente no projeto do posto de trabalho.
30 cm
8cm

86 cm

16 cm

66 cm

Conscientizao Atua para que o trabalhador usufrua dos benefcios do posto de trabalho, quanto boa postura e o uso adequado de mveis e equipamentos

66 cm

82 cm

12 cm

Quando surgiu a Ergonomia ?


Ela surgiu juntamente com a necessidade de sobrevivncia do homem primitivo, que sem querer, comeou a aplicar seus princpios ao por exemplo: - fazer utenslios de barro para tirar gua das nascentes e rios, para seu uso; - fazer armas para se defender ou abater animais.

Onde aplicamos a Ergonomia ?


No lar No transporte

Na escola

No lazer

No trabalho

Voc j pensou ?
Que certas atividades rotineiras, podem causar problemas, tanto para homens como para mulheres ? Por exemplo: Lavar roupas (no tanque); Lavar loua (arear panelas); Trocar botijo de gs (rolado). Que um dia de faxina em casa pode ser to ou mais desgastante que seu trabalho na empresa, e que voc vir a preferir seu trabalho na empresa.

Voc j pensou ?
Que durante toda nossa vida nos movimentamos, fazendo diversas tarefas ? Que algumas tarefas e movimentos realizados em nossas casas, podem trazer srias conseqncias sade e acabar por se manifestar na empresa ? Que prevenir apenas no trabalho fazer preveno parcial, incompleta e que pode ter efeito duvidoso ?

Prevenindo Acidentes
Para prevenir acidentes, necessrio conhecer o posto de trabalho (check-out), os equipamentos nele presentes (cadeira, descanso para os ps, balana, scanner, impressora de cheque) e a organizao do trabalho.

2. O Posto de Trabalho
Deve atender s caractersticas dos operadores (90% das pessoas), compatibilizando as reas de viso e manipulao.
SCANER ESTEIRA ESTEIRA

BALANA

Deve assegurar condies para o trabalho na posio sentada e em p.

2. O Posto de Trabalho
Deve possuir cadeira estofada de bordas arredondadas e com regulagem de altura do assento e do encosto.

Deve ser possuir apoio para os ps, independente da cadeira.

Cadeira
Ajuste da altura do encosto: 1. Gire a rosca localizada na parte de trs do encosto no sentido anti-horrio;
2. Ajuste o encosto na altura desejada; 3. Gire novamente a rosca para travar o encosto, s que no sentido horrio.

Cadeira
Ajuste da altura do assento: 1. Fora da cadeira, puxe a alavanca (altura) e aguarde o assento subir; 2. Com a alavanca puxada, sente e ajuste a altura do acento at que seus ps estejam devidamente apoiados no piso; 3. Solte a alavanca para travar.

Equipamentos

Cdigo de Barras

Scanner com Leitor tico


Fabricante
Cdigo do Pais Produto

3. Manipulao de Mercadorias/Balana
A pesagem de mercadorias, s poder ser realizada com a balana colocada frontalmente ao operador, nivelada com a superfcie do check-out e prxima ao operador.

Balana Embutida

No permitida a colocao da balana lateralmente

3. Manipulao de Mercadorias
Para realizar a passagem das mercadorias: 1. Posicione-se em frente a o scanner;

2. Deslize os produtos com uma mo at o leitor;


3. Utilize a mo contrria para a liberao dos produtos. Deve-se ainda evitar o levantamento dos produtos e qualquer tipo de toro ou giro dos OMBROS, dos PUNHOS ou do TRONCO.

3. Manipulao de Mercadorias
Registro de embalagem com vrias unidades: 1. Mantenha-a no carrinho; 2. Solicite ao cliente que retire uma unidade da embalagem, para o registro;

3. Multiplique a unidade pelo total de volumes da embalagem. Para registrar produtos pesados empurre o produto, com as duas mos, evitando a toro do tronco.

4. Organizao do Trabalho
A disposio fsica, o nmero de check-out aberto e o nmero de operadores devem ser compatveis com o fluxo de clientes e o ritmo adequado de trabalho, utilizando-se para tal fim:

a. pessoal de apoio/substituio; b. filas nicas por grupos de check-outs; c. caixas especiais (idosos, gestantes, deficientes, pequenas quantidades); d. pausas durante a jornada; e. rodzio entre os operadores.

5. Aspectos Psicossociais
Todo operador de check-out deve portar dispositivo de identificao visvel (crach), com nome e/ou sobrenome, escolhido(s) por ele prprio.

vedado obrigar o uso de vestimentas, propagandas ou maquilagem temtica, que causem constrangimento

6. Informao aos Operadores


O que voc precisa saber sobre LER/DORT para ajudar no tratamento e na preveno

O termo LER (Leses por Esforos Repetitivos) / DORT (Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) refere-se a um conjunto de doenas que atingem principalmente os membros superiores, atacam msculos, nervos e tendes provocando irritao e inflamao dos mesmos, geralmente curveis quando detectadas precocemente.

6. Informao aos Operadores


A LER/DORT causada somente pelo trabalho? No tambm causada por atividades esportivas, atividades do lar, m postura, entre outras. Quais so as doenas consideradas LER/DORT? So tenossinovite, tendinites, bursite, dedo de gatilho, lombalgia, sndrome do tnel do carpo e outras. O que se pode fazer para ajudar no tratamento? - Procurar os recursos mdicos da Empresa; - Evitar atividades esportivas e domsticas; - Adotar posturas corretas.

6. Informao aos Operadores


Do ponto de vista fisiolgico, durante a jornada de trabalha, deve-se promover a alterao da postura, de em p para sentado e vice-versa.

Posies fixas por tempo prolongado solicitam maiores tenses e cansao muscular alm de no favorecer a boa circulao sangnea.

6. Informao aos Operadores


A posio sentada:

a. Alivia a musculatura das pernas e a presso nas articulaes do quadril, joelhos e tornozelos;
b. Garante conforto e recuperao do operador. A posio em p: a. Possibilita a utilizao em conjunto das duas mos;

b. Distribui melhor o peso do corpo sobre os ps;


c. Possibilita caminhar, favorecendo a circulao do sangue.

6. Informao aos Operadores


Nossa coluna vertebral composta de 33 vrtebras, ela assume o eixo de ligao entre cabea e cintura, dando equilbrio, suporte, flexibilidade e postura ereta a todo conjunto.

6. Informao aos Operadores


Para evitar problemas na coluna, e outras LER/DORT, procure adotar posturas corretas, tanto no trabalho quanto nas atividades em casa, no lazer, na escola, no transporte, etc.

OBRIGADO!

You might also like