You are on page 1of 2

O que tica profissional em psicologia tem a ver com o termo da Psicologia da Sade Ateno e cuidado em sade.

Explique que este termo significa na prtica do psiclogo e para ilustrar a explicao exemplifique.

Ao refletir sobre tica em sade, em especial sobre o conceito de tica em Psicologia da Sade um trabalho arriscado, porm desafiante. Principalmente porque esse pensamento admite opinies e duvidas, sobre os ensinamentos tericos que

orientam a aplicao da pratica no campo da sade, sendo um deles o trabalho tico na Ateno e cuidado em sade. A procura por cuidado tem sido uma das principais demandas em ateno sade na sociedade atual. Surgindo como critica s diversas formas de tratar o ser humano em seu sofrimento. Quando faz referencia definio de ateno e cuidado, no se entendido como um nvel de ateno do sistema de sade, mas sim como uma ao de atuao integral, tendo sua importncia e definio direcionada para o entendimento de sade como o direito de ser. Sendo o respeitar, o amparar, ouvir o sujeito em seu sofrimento e proteger como pratica principal do profissional da sade. Nesse sentido a tica nessa pratica tem como principal caracterstica olhar as diferenas culturais, a subjetividade do sujeito num contexto coletivo e individual, que atravs de ferramentas usadas pela psicologia (escuta, cuidado, vinculo) pode enfrentar os processos de excluso vividos por uma parte da populao que de certo modo desloca o sujeito para uma subjetividade cidad, onde ele sai de um lugar assistido para um lugar de protagonista e de direitos. Desenvolvendo dentro da ateno e cuidado em sade laos de solidariedade, no sentido da integralidade. A de lembrar que a palavra prtica adquire um significa diferente do uso comum, ela no se engana com o simples fazer tcnico, mas que se engloba no agir social. Assim a tica profissional relacionado ao termo Ateno e cuidado em sade significa juntar atividades curativas, preventivas e de reabilitao baseado na ao acolhedora do profissional de sade e no estabelecimento de vnculos. Tendo como meta o atender bem, o profissional teve ter uma escuta qualificada do paciente, resolver e caso seja necessrio fazer um encaminhamento adequado e seguro. O Vnculo tambm de grande importncia no trabalho do profissional, dando segurana do seu trabalho e ateno necessria ao usurio e acompanhando seu paciente por todos os processos.

O psiclogo da sade no est empenhado na situao relacionada doena, mas seu interesse est focado na maneira como o sujeito vivencia e experincia seu estado de doena ou sade, seu trato consigo, com os outros e tambm com o mundo. Tendo ento a inteno de fazer o sujeito incluir no seu propsito de vida uma prtica de aes e comportamentos presentes que os levem promover a sade, prevenir doenas e acima de tudo auxiliar no processo de adaptao ao adoecer, suas consequncias e como viver melhor com isso. Sendo assim, a psicologia da sade procura entender a funo das variantes psicolgicas sobre o cuidado da sade e os comportamentos relacionados. Realizar tambm intervenes com o foco de prevenir e doenas e ajudar no manuseio, no enfrentar da doena, buscando sempre entender o sujeito e sua doena em um contexto cultural, social, psicolgico e biolgico. Para exemplificar o que foi dito a cima pode-se fazer referencia a humanizao do SUS (sistema bsico de sade), que tem como doutrina a universalidade (garantia de ateno sade e atendimento a todos os cidados), equidade (todo cidado igual perante o SUS) e integralidade (o homem um ser integral, bio-psico-social, e dever ser atendido com essa viso integral por um sistema de sade tambm integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua sade. (Roncalli, 2003)). Elaborando programas nos campo da preveno e promoo de sade. No campo da preveno so feitas aes de vigilncia sanitria, vacinao, saneamento bsico e exames mdicos e odontolgicos periodicamente. E no campo da promoo de sade so elaboradas aes em educao na sade, bons padres alimentares, o uso de aptides e capacidades e aconselhamentos (sexual e drogas), buscando sempre garantir a qualidade de vida de todos os cidados.

You might also like