You are on page 1of 14

Anlise mtrica do apagamento das vogais postnicas no finais no dialeto do noroeste paulista

(Metrical analysis of syncope of posttonic non-final vowels in dialect of the northwest of So Paulo state) Adriana Perptua Ramos1, Luciani Ester Tenani1
1

Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas Universidade Estadual Paulista (UNESP) didiramosbr@yahoo.com.br, lutenani@ibilce.unesp.br

Abstract:. In this paper, we present an analysis of the phonological process syncope of posttonic non-final vowels, in names, in the dialect of the northwest of So Paulo state. The analysis is based in the perspective of Metrical Theory (HAYES, 1995). The aims of this analysis are: (i) to observe how the process, in the phonological word, is conditioned by relationship between conditions of foot and syllable well-formed; (ii) to investigate if the foot formation and form and the process is related with the rhythmic structures, in the postlexical level; (iii) to make a study based in acoustic proceedings. In order to do this, we use speech data controlled by experiment. Key-words: vowel; syncope; Metrical Theory. Resumo:. Neste artigo, apresentamos uma anlise do processo fonolgico de apagamento das vogais postnicas no finais, nos nomes, no dialeto do noroeste paulista. A anlise est embasada na perspectiva da Teoria Mtrica (HAYES, 1995). Os objetivos dessa anlise so: (i) observar como a aplicao do processo, no interior da palavra, condicionada pela relao entre as condies de boa formao do p e da slaba; (ii) investigar se a formao e a forma do p e a aplicao do processo tambm est relacionada s alternncias rtmicas no nvel pslexical e (iii) realizar um estudo fundamentado por meio de procedimentos acsticos. Para tanto, utilizamos dados controlados por meio de experimento. Palavras-chave: vogais; apagamento; Fonologia Mtrica.

1. Introduo
Neste artigo demonstramos uma anlise do processo fonolgico de apagamento das vogais postnicas no finais, nos nomes, no dialeto do noroeste paulista sob a perspectiva da Fonologia Mtrica, aperfeioada por Hayes (1995). A partir do estudo de Lee (2004), que demonstra a relao existente entre a aplicao do processo e a formao de ps no interior da palavra; realizamos um estudo que procura observar, por meio da anlise de dados experimentais, como a aplicao do processo, no interior da palavra, condicionada pela relao entre as condies de boa formao do p e da slaba. Junto com o autor, assumimos que h uma relao entre a formao e a forma do p e a aplicao do processo apagamento das vogais postnicas no finais e demonstramos que a aplicao do processo somente ocorre se atendidas as condies de boa formao silbica e do p. Tambm, investigamos se a formao e a forma do p e a aplicao do processo tambm est relacionada s alternncias rtmicas no nvel pslexical. Nesse sentido, propomos uma anlise para investigarmos: (1) se em uma frase entoacional, com alternncias binrias, a vogal postnica no final ser apagada para que as alternncias mantenham-se binria; (2) se em uma frase entoacional com

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

21

alternncia no-binria, a vogal postnica no ser apagada para que as alternncias se mantenham ternria, visto que a proparoxtona tem p ternrio. Lee (2004) tambm discute a relao da sncope com o padro de acento no portugus do Brasil na perspectiva da Teoria Mtrica. Em seu estudo terico, definiu como eixo de suas reflexes, as seguintes questes: (i) por que ocorre a sncope em palavras proparoxtonas; (ii) o que motiva esse fenmeno; e (iii) se h alguma relao entre a sncope e o padro de acento primrio do portugus. O autor prope que a motivao da sncope em proparoxtonas se d pela relao com a formao e a forma do p. Desse modo, a sncope ocorre na posio fraca do p, isto , na slaba medial de um item proparoxtono, havendo, em seguida, uma ressilabificao entre os elementos da palavra, resultando em uma mudana de acento da antepenltima para a penltima slaba. O resultado um item lexical constitudo de um p binrio de cabea esquerda. Os contextos propcios aplicao da sncope, para que as condies de boa formao silbica sejam atendidas, proposto por Arajo et. al. (2007) so: (a) a slaba postnica do tipo CV e a slaba posterior postnica tem no onset uma consoante lquida ch.ca.ra (ch.cra); (b) a slaba postnica do tipo CV e a consoante dessa slaba uma variante de /r/ - c.re.bro (cer.bro); (c) a slaba postnica do tipo CV e a consoante dessa slaba uma das consoantes nasais /m, n/ - c.mo.da (cm.da). Alm desses contextos, encontramos tambm, em nossos dados, o seguinte contexto propcio: (d) a slaba postnica do tipo CV e a consoante dessa slaba /s, z/ - d.zi.mo (diz.mo).

2. Pressupostos Tericos
2.1. Fonologia Mtrica Um dos pressupostos tericos da Fonologia Mtrica o acento que resultada de uma relao de proeminncia entre as slabas. Desse modo, o acento deixa de ser considerado como uma propriedade de um segmento. Essa nova concepo de acento introduzida a partir de Liberman e Prince (1977). Esses autores afirmam que o acento, anteriormente atribudo s vogais e descrito linearmente, passa a ser descrito de forma no-linear, sendo, portanto, o resultado da estruturao hierrquica dos constituintes prosdicos, cujas unidades bsicas so a slaba, o p e a palavra. Desse modo, o acento decorrente do modo como as slabas se organizam em ps mtricos. Por meio dessa nova concepo, o fenmeno acentual das lnguas pode ser mais bem descrito em termos de estrutura relacional. O objetivo principal da Fonologia Mtrica determinar os tipos de ps possveis nas lnguas, de modo a observar, assim, explicaes sobre o acento, buscando princpios gerais das lnguas particulares. Hayes (1995), a partir dos pressupostos tericos introduzidos por Liberman (1975) e Liberman e Prince (1977), formula os princpios da Fonologia Mtrica. Hayes (1995) prope o princpio de culminatividade, em que cada palavra ou frase tem uma nica slaba portadora de acento principal. Por meio desse princpio, fica estabelecido que cada srie ter apenas um acento principal. Outro princpio proposto por Hayes (1995) o da distribuio rtmica, que diz respeito alternncia rtmica em que os acentos ocorrem em distncias iguais.

22

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

Hayes (1995) prope uma teoria que privilegia a economia descritiva dos sistemas de acento das lnguas do mundo. Para tanto, formula um pequeno conjunto de parmetros para a construo do p, unidade bsica na Fonologia Mtrica, a saber:
(01) (02) (03) (04) (05) (06) (07) Tipo de p: troqueu (silbico ou mrico) ou iambo. Parmetro do P Degenerado: ps degenerados so permitidos ou no. Direo de segmentao: da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. Regra Final: esquerda ou direita. Segmentao dos ps: iterativamente ou no-iterativamente. Modo de segmentao: acentuao persistente ou no-persistente. Modo de construo da grade mtrica: bottom-up ou top-down.

Com relao tipologia de ps, Hayes (1995) assume apenas ps binrios e ilimitados. Desse modo, para eliminar ps ternrios, utiliza o recurso da extrametricidade. A extrametricidade um recurso utilizado para adequar a palavra prosdica ao domnio das regras gerais de atribuio de acento. Um elemento perifrico, marcado por colchetes angulados, pode tornar-se temporariamente invisvel para as regras de construo de constituintes, no exercendo nenhum papel na atribuio do acento. Introduzida por Liberman e Prince (1977) e tambm utilizada por Halle e Vergnaud (1987), a extrametricidade tem aplicao restrita na proposta de Hayes (1981, conforme Hayes, 1992) da seguinte forma:
(08) Constituncia: somente constituintes (segmento, mora, slaba, p, palavra fonolgica) podem ser marcados como extramtricos. Perifericidade: um constituinte pode ser extramtrico somente se estiver em uma borda designada (esquerda ou direita) do seu domnio. Marcao de borda: a borda no-marcada para a extrametricidade a borda direita. No-exaustividade: uma regra de extrametricidade bloqueada se converter em extramtrico o domnio inteiro das regras de acento.

(09)

(10) (11)

Desse modo, a base do inventrio dos ps dada por um princpio chamado de Lei Imbico-Trocaica, que determina o conjunto de ps possveis. Esta Lei leva em considerao aspectos de boa formao da estrutura rtmica de uma dada sequncia. So trs os tipos de ps propostos por Hayes (1995), a saber:
(12) Troqueu silbico: O troqueu silbico um p com duas slabas, com proeminncia inicial e que leva em considerao apenas as slabas, sem atentar para a sua organizao, ou seja, no faz distino entre slabas leves e pesadas. Os sistemas de acento que optam pelo troqueu silbico so sistemas insensveis ao peso silbico, com constituintes binrios de cabea esquerda. Pelo fato de os constituintes serem binrios, itens que contm nmero mpar de slabas no tero todas as slabas distribudas em ps. (13) Iambo:

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

23

O iambo tem cabea direita, o que o diferencia dos troqueus. Os sistemas de acento que optam pelo iambo so sistemas com constituintes binrios de cabea direita, sendo que esses constituintes podem ser compostos por uma slaba leve e por outra slaba leve ou pesada (primeiro caso) ou apenas por uma slaba pesada (segundo caso). (14) Troqueu mrico: O troqueu mrico leva em considerao a distino entre slabas leves e pesadas, ou seja, conta as moras de que as slabas so constitudas. No primeiro caso, duas slabas leves, cada uma correspondendo a uma mora, formam um p, com cabea esquerda; no segundo caso, uma slaba pesada, correspondendo a duas moras, forma sozinha um p. Os sistemas de acento que optam pelo troqueu mrico so sistemas sensveis ao peso silbico, com constituintes binrios de cabea esquerda, ou um nico constituinte, no caso de slabas pesadas.

2.2. Fonologia da Slaba A estrutura silbica um fator muito importante que deve ser considerado quando Em nosso estudo, assumimos a proposta de Collischon (1999) para a estrutura de slaba no Portugus do Brasil. A estrutura silbica um fator que deve ser considerado quando observamos a aplicao do processo fonolgico de apagamento das vogais postnicas no finais. Isso se deve ao fato de que existem condies universais de silabao que envolve questes de sonoridade e de licenciamento prosdico que no podem ser violadas. Desse modo, a ocorrncia ou no do processo fonolgico de apagamento est diretamente relacionada com o fato de essas condies no serem violadas. Nesse sentido, a seguir, expomos, de modo sucinto, os pressupostos tericos sobre a slaba que so relevantes para o estudo do apagamento das vogais postnicas no finais. por meio da escala de sonoridade que se estabelece a posio em que os segmentos podem figurar no interior da slaba. Determinam-se quais elementos podem ocorrer dentro do ataque ou da coda silbica, a partir da informao segundo o qual as sequncias de elementos devem ser dispostas de modo que haja um crescente de sonoridade dos mesmos em direo ao ncleo. Selkirk (1984) prope, por meio do Princpio de Generalizao de Sequncia de Sonoridade, que em qualquer slaba, o elemento mais sonoro constitui o ncleo e precedido/seguido por elementos de grau de sonoridade crescente/decrescente. (COLLISCHON, 1999, p. 102), como observado no exemplo, a seguir:
(15) Escala de sonoridade (do mais sonoro para o menos sonoro) Vogal > Lquida > Nasal > Obstruinte

Com base neste princpio, a sequncia de segmentos nt (nasal<obstruinte) no pode constituir o ataque da slaba, visto que quando h sequncia de elementos dentro do ataque ou da coda, estas apresentam sonoridade crescente em direo ao ncleo. (COLLISCHON, 1999, p. 102). Desse modo, este princpio desenvolvido por Selkirk (1984), explica a diviso silbica correta da palavra lebre em le.bre, por exemplo. No entanto, no suficiente para explicar a diviso silbica incorreta da mesma palavra em leb.re. Clements (1990), semelhantemente ao princpio desenvolvido por Selkirk (1984), prope o Princpio de Sequenciamento de Soncia (PSS). Por meio desse

24

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

princpio, os segmentos com posio mais alta ficam no ncleo da slaba e os segmentos com posio mais baixa ficam nas margens. Clements (1990) adota uma escala de soncia semelhante ao de Selkirk (1984). No entanto, acrescenta o elemento grau de soncia que determina que, no Portugus do Brasil, por exemplo, haja a preferncia por slabas com elementos adjacentes separados por uma distncia mnima de dois graus na escala de soncia. Por este princpio tambm explica a diviso correta da palavra lebre em le.bre, visto que as slabas atendem condio de distncia mnima de dois graus na escala de soncia (le = 0>4) e (bre = 0>2>4).
Quadro 01. Escala de Soncia O> 0 N> + 1 L> + + 2 G> + + + 3 V + + + + 4 silbico vocide aproximante soante grau de soncia

Para explicar a diviso incorreta da palavra em leb.re, que uma possibilidade dada a escala anterior, Clements (1990) prope tambm o Princpio de Ciclo de Sonoridade em que a curva de sonoridade aumenta maximamente na demisslaba1 inicial e cai minimamente na final. Por meio desse princpio, a slaba leb no possvel porque a demissba final (eb) cai maximamente, e no minimamente como deveria ser. A vogal /e/ tem grau de soncia 4 e a consoante /b/ tem grau de soncia 0. Desse modo, a curva de sonoridade cai maximamente. Segundo Collischon (1999), no princpio de licenciamento prosdico, proposto por It (1986) todas as unidades prosdicas de um determinado nvel devem pertencer a estruturas prosdicas hierarquicamente superiores. Com base, neste princpio, nenhum segmento pode aparecer na representao fonolgica sem estar associado a um n silbico. Essas condies universais de silabao so consideradas quando h a possibilidade de haver uma ressilabificao bem formada aps o apagamento da vogal postnica no final. A seguir, mostramos um exemplo em que a violao das condies universais de silabao levam ao bloqueio da regra de apagamento da vogal postnica no final.
Quadro 02. Exemplo de violao das condies universais de silabao

item

Apagamento da vogal postnica nao final . p .ca

1 possibilidade de ressilabificao p.ca*

2 possibilidade de ressilabificao .pca*2

.po.ca

No exemplo, se houvesse o apagamento da vogal [o], a consoante /p/ tornar-se-ia um segmento flutuante, no associado a nenhum n silbico, violando, assim, o
As slabas no so divididas em ataque, ncleo e coda, mas sim em duas partes parcialmente superpostas, as demisslabas, sendo que o pico silbico pertence a ambas.
2

Os pontos representam fronteira de slaba e os asteriscos representam que a diviso silbica agramatical.

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

25

princpio de licenciamento prosdico. Para que este princpio no fosse violado, a consoante flutuante deveria ligar-se vogal // da slaba precedente, ocupando a posio de coda, como representado na primeira possibilidade de ressilabificao, apresentado no exemplo acima, ou deveria ligar-se consoante /k/ da slaba seguinte, ocupando a posio de ataque, como representado na segunda possibilidade de ressilabificao, tambm apresentado no exemplo acima. No entanto, nenhuma dessas opes pode ocorrer, visto que no primeiro caso h a violao do Princpio de Ciclo de Sonoridade e a demisslaba final cai maximamente e no segundo caso h a violao do Princpio de Sequenciamento de Soncia, j que os segmentos /p/ e /k/ da slaba [pka] possuem o mesmo grau de soncia.

3. Procedimentos Metodolgicos
Elaboramos um experimento a fim de criarmos situaes, nas quais, houvesse a interao das variveis relevantes para respondermos as questes de natureza mtrica. O experimento tem dois objetivos. O primeiro objetivo observar se o apagamento das vogais postnicas no finais, alm de estar diretamente relacionado com a formao e a forma do p, no interior da palavra fonolgica (conforme Lee, 2004), tambm influenciado pelas alternncias rtmicas que se do em constituintes maiores do que a palavra, como a frase entoacional. O segundo objetivo observar se, mesmo nos itens proparoxtonos que apresentam contextos propcios aplicao do processo, h restries de algumas estruturas silbicas na aplicao do processo ou se o processo se d de forma categrica. Caso haja restrio, pretendemos apresentar explicaes para esse fato. Para a realizao do experimento, utilizamos como equipamentos um notebook Acer, um headphone com microfone profissional da marca Gold Ship. As caractersticas do microfone so: (i) escuta: 40 mm do tipo dimico; (ii) impedncia: 32 OHMS; (iii) sensibilidade: 96 dB 4 dB; (iv) microfone: tipo condensador; (v) padro polar: omnidirecional; (vi) frequncia: 50 ~ 16.000 Hz. O programa utilizado para gravar os experimentos, segment-los e realizar a anlise do sinal acstico foi o Praat (verso 5.0.32). Para a realizao do experimento, selecionamos duas pessoas que atendem ao seguinte perfil de informantes: (i) sexo/gnero: feminino; (ii) origem: nascidas em So Jos do Rio Preto; (iii) escolaridade: Ensino Superior e (iv) faixa etria: de 16 a 25 anos. Destacamos, ainda, que inspecionamos o sinal acstico nos dados do experimento sobre o processo de apagamento das vogais postnicas no finais para que pudssemos observar a coerncia de nossa percepo auditiva na anlise dos dados de fala espontnea. Desse modo, se a inspeo do sinal acstico se mostrasse coerente com a anlise perceptual, isso representaria que a anlise perceptual dos dados de fala espontnea foi realizada de modo coerente em ambos os processos em estudo. 3.1. Elaborao e realizao do experimento O experimento sobre o apagamento das vogais postnicas no finais possui duas partes. A diviso em partes evidencia o objetivo em analisar nveis prosdicos diferenciados. Os itens lexicais selecionados para a realizao do experimento sobre o processo de apagamento das vogais postnicas no finais foram rvore, culos,

26

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

cmoda, dzimo e crebro. A justificativa para a escolha desses itens est no fato de terem contexto propcio para a aplicao do apagamento da vogal postnica no final, como proposto por Arajo et. al. (2007). Nesse sentido, selecionamos um item para cada contexto segmental propcio, de modo que dispusssemos de exemplares para cada grupo contextual de aplicao do processo. Na primeira parte do experimento, controlamos a realizao da palavra fonolgica. Para tanto, foram construdas perguntas do tipo o utenslio que as pessoas usam para tomar caf ? e fichas com o nome de alguns objetos, incluindo o nome do objeto alvo da resposta, no caso, xcara e o nome de objetos que seriam inadequados para a resposta proposta, de modo que o informante s pudesse escolher o nome do objeto alvo da resposta. Na realizao do experimento, o entrevistador fez a pergunta para o informante e mostrou o conjunto de fichas selecionadas para cada pergunta. O informante elegeu o objeto adequado e respondeu, de modo a pronunciar o item selecionado que sempre foi uma proparoxtona. Na segunda parte do experimento, em que controlamos as alternncias mtricas na frase entoacional (I), para cada item selecionado, foram elaboradas duas frases entoacionais: em uma foi controlada a alternncia binria e em outra, a alternncia no binria, como mostrado abaixo.
Quadro 03. Exemplo de constituio da segunda parte do experimento Alternncia binria Alternncia no binria [A bela rvore] [fica perto] [deste homem] [A altssima rvore] [fica esplndida] [na casa de Brbara]

Controlamos as frases fonolgicas () em cada I, do seguinte modo: trs s sendo que o item lexical alvo encontra-se na posio inicial da I. Com relao ao nmero de palavras fonolgicas para cada , sempre houve duas palavras fonolgicas, sendo que a proparoxtona sempre a segunda palavra fonolgica, visto que essa posio sempre carrega acento e evento tonal em sentenas neutras (Cf. TENANI, 2002). As sentenas foram dispostas de forma aleatria, de modo a no termos uma sequncia de frases entoacionais com o mesmo item de nossa pesquisa. Na aplicao do experimento, o entrevistador pediu para que o informante lesse as sentenas, repetindo trs vezes cada uma, continuadamente, de modo a fazer uma pequena pausa entre a pronncia de cada uma das sentenas. O entrevistador esclareceu que o informante no precisava se preocupar em contar as frases ditas. Alm disso, o entrevistador orientou o informante para que a leitura das sentenas fosse feita em uma velocidade de fala normal. Desse modo, o entrevistador pediu para que o informante realizasse uma leitura prxima ao que considerasse uma leitura fluente. O procedimento da repetio continuada das frases se justifica pela possibilidade de haver diminuio da formalidade do experimento, de modo que os informantes passem a realizar uma fala menos controlada, uma vez que, durante a repetio, os informantes perdem a concentrao na tarefa proposta, desvinculando-se um pouco do texto escrito. O procedimento da pausa entre as frases pronunciadas se justifica para que no haja novas segmentaes.

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

27

3.2. Uso de procedimentos acsticos na anlise mtrica do apagamento das vogais postnicas mediais Fizemos uso de alguns conceitos da Teoria linear fonte-filtro da produo da fala, para que pudssemos inspecionar o sinal acstico dos itens proparoxtonos. Adotamos os procedimentos acsticos para que pudssemos observar se de fato h a aplicao do fenmeno fonolgico apagamento das vogais postnicas no finais, ou se h, apenas, uma reduo da durao das vogais postnicas no finais ou, at mesmo, se h uma perda da qualidade formntica dessas vogais. A Teoria linear fonte-filtro da produo da fala, idealizada por Fant (1960), de base fontica, a base para que possamos entender as relaes acstico-articulatrias relevantes para respondermos s questes que nos colocamos. Alm disso, essa teoria fornece fundamentos para muitos procedimentos necessrios a uma anlise acstica da fala. Essa teoria, por meio do modelo de ressonncia de tubos, fornece subsdios para que possamos reconhecer as caractersticas segmentais das vogais, fricativas, nasais, oclusivas, lquidas, etc. A partir dessa teoria, temos a possibilidade de, por meio da observao dos formantes (F1 e F2), caracterizar a vogal alvo de nosso estudo. Com relao ao reconhecimento dos segmentos voclicos, a teoria nos permite reconhecer as caractersticas da vogal central shwa, que a base para que possamos observar os formantes F1 e F2, de modo a caracterizarmos o segmento voclico. Nesse sentido, ao sabermos que o shwa realizada numa posio central da cavidade bucal (como ilustrado na figura a seguir), que seu F1 500Hz e seu F2 1500Hz, que F1 inversamente proporcional altura da vogal e que F2 diretamente proporcional posio ntero-posterior da vogal, conseguirmos caracterizar as vogais por meio da anlise de F1 e F2. Por meio disso, sabemos que se o F2 observado for maior que 1500Hz, o segmento voclico refere-se alguma vogal anterior /i, e, /. Ao contrrio, se o F2 for menor que 1500Hz, o segmento voclico refere-se alguma vogal posterior /u, o, /. Para sabermos de qual segmento voclico se trata entre aqueles pertencentes ao F2 maior e/ou menor que 1500Hz, temos de observar tambm o F1. Se o F1 estiver entre, aproximadamente, 100 a 300Hz, o segmento voclico ser a vogal alta /i/ (quando o F2 for maior que 1500Hz) ou a vogal alta /u/ (quando o F2 for menor que 1500Hz). Se o F1 estiver entre 400 a 500Hz, o segmento voclico ser a vogal /e/ (quando o F2 for maior que 1500Hz) ou a vogal alta /o/ (quando o F2 for menor que 1500Hz). Nesse sentido, ao verificarmos, por exemplo, o sinal acstico de um dado segmento que possui suas frequncias em torno de F1: 300Hz e F2: 2000Hz; saberemos que esse segmento tratase, provavelmente, da vogal alta, anterior /i/.

Diagrama 01. Tringulo Voclico

28

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

3.3. Realizao das anlises perceptual e acstica Primeiramente fizemos a anlise perceptual dos dados, de modo a observarmos a aplicao ou no do apagamento da vogal postnica medial. Em seguida, fizemos a anlise acstica dos dados, de modo a observarmos se a realizao fontica do dado condizia com o dado percebido auditivamente. Esse procedimento foi adotado para que pudssemos observar se houve uma coerncia entre o fato percebido auditivamente e o fato realizado concretamente, descrito acusticamente.

4. Anlise dos dados


4.1. Comparao entre a anlise perceptual e a inspeo acstica do apagamento das vogais postnicas no finais Na primeira parte do experimento, como destacado na seo 3, controlamos a realizao do item proparoxtono, com contexto segmental propcio aplicao do apagamento da vogal postnica no final e isolado de contextos prosdicos maiores do que a palavra fonolgica, como, por exemplo, os itens rvore, veculo, dzimo, cmoda e crebro. Na segunda parte do experimento, controlamos as alternncias na frase entoacional, na qual o item proparoxtono foi inserido, como, por exemplo: A bela rvore fica perto deste homem. A seguir, no quadro 04, apresentamos os resultados obtidos na primeira parte do experimento sobre o apagamento das vogais postnicas no finais. Abaixo, no quadro 05, apresentamos os resultados para a segunda parte do experimento.
Quadro 04. Resultados obtidos na primeira parte do experimento

itens rvore veculo dzimo cmoda crebro

informante 01 informante 02 perceptual acstica perceptual acstica 13 1 1 1 1 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Quadro 05. Resultados obtidos na segunda parte do experimento

Repeties rvore Binrio no binrio Veculo Binrio no binrio


3

informante 01 percepo auditiva sinal acstico 1 2 3 1 2 3 1 1 1 0 1 1 0 0 1 1 0 0 1 1 1 0 1 1 0 0 1 1 0 0

informante 02 percepo auditiva sinal acstico 1 2 3 1 2 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

O nmero 1 representa que houve apagamento da vogal postnica no final e o nmero 0 representa que no houve apagamento da vogal postnica no final.

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

29

Cmoda Binrio no binrio Dzimo Binrio no binrio Crebro Binrio no binrio

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 0 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 1 1 0 0

0 0 0 1 0 0

0 0 1 1 0 0

Ao realizarmos uma comparao entre os resultados da anlise perceptual e acstica, nas duas partes do experimento, constatamos que houve coerncia dos sujeitos, ou seja, a aplicao ou no do processo percebida, de modo coerente, visto que a anlise do sinal acstico confirma o fato percebido auditivamente. A seguir, apresentamos o espectrograma da ocorrncia em que no houve o apagamento da vogal postnica no final.

Diagrama 02. Espectro do item crebro

No espectro do item crebro, o segmento presente entre as consoantes // e /b/, devido aos seus valores formnticos (aproximadamente, F1: 433 e F2: 2114); a vogal //. Nesse sentido, verificamos que no houve o apagamento da vogal postnica no final. J no espectro do item dzimo, no h a presena de nenhum segmento entre as consoantes /z/ e /m/, ou seja, nesse item, houve o apagamento da vogal postnica no final /i/. 4.2. Anlise Mtrica Nesta subseo, discutimos os resultados alcanados por meio de uma anlise mtrica dos dados obtidos experimentalmente. No quadro 04, j apresentado anteriormente, apresentamos os resultados obtidos na primeira parte do experimento. Constatamos que a aplicao do apagamento da vogal no ocorre de forma categrica,

30

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

visto que apenas os itens rvore e veculo tiveram a vogal postnica no final apagada, na maioria das ocorrncias. Em seguida, passamos a analisar as semelhanas e diferenas existentes entre os itens em que houve e aqueles em que no houve a aplicao do processo. Verificamos que os itens rvore e veculo, que tiveram a vogal postnica no final apagada, tm em comum o fato de os segmentos lateral e tepe continuarem a ocupar a posio de ataque da slaba aps a aplicao do processo e a conseguinte reestruturao silbica, como mostrado em (1). J os itens dzimo, cmoda e crebro, que no tiveram a vogal postnica no final apagada, tm em comum o fato de os segmentos /z/, // e /m/, que ocupam posio de ataque da slaba no final, no passar a ocupar a posio de coda silbica, caso houvesse a aplicao do processo, como mostrado em (2).

Diagrama03. Representao da reestruturao silbica aps apagamento da vogal no final

Nesse sentido, observamos que, nos itens em que houve a aplicao do processo, o segmento flutuante se mantm na posio de ataque, j nos demais a aplicao do processo levaria tambm a uma mudana da posio do segmento na estrutura silbica: de ataque passaria coda da slaba reestruturada. Com relao a esse fato, encontramos uma explicao em Beckaman (1998), sobre o Princpio da Posio Privilegiada. A posio de ataque silbico, no sistema lingustico de muitas lnguas, representa uma posio privilegiada em detrimento da posio de coda uma vez que no ataque h a manuteno do contraste fonmico, enquanto, na coda, h perda dos contrastes, ocorrendo, muitas vezes, neutralizao. Nesse sentido, observamos que, nos itens em que houve a tendncia para a aplicao do processo, h a manuteno do segmento na posio de ataque aps a

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

31

aplicao do processo, ou seja, os segmentos /l/ e // mantm suas qualidades acsticas. Nos itens em que no houve a tendncia para a aplicao do processo, essa manuteno da posio na estrutura silbica no ocorreria, caso o processo se aplicasse: os segmentos /z/, /r/ e /m/, deixam de ser segmentos especificados, tornando-se segmentos sub-especificados, fonemicamente, representados por /S/, /R/ e /N/. Posto isto, constatamos que o processo de apagamento das vogais postnicas no finais no interior da palavra fonolgica com contexto segmental propcio aplicao do processo est condicionado manuteno, nas mesmas posies silbicas, dos segmentos que se tornam flutuantes, aps o apagamento das vogais postnicas no finais. Essa manuteno na mesma posio silbica dos segmentos flutuantes implica em continuar esse segmento especificado, ou seja, o segmento no perder seu contraste fonmico. Com relao segunda parte do experimento, pretendemos observar se a relao entre a formao e a forma do p e a aplicao do processo tambm tem relao com as alternncias no nvel ps-lexical, mais especificamente, no nvel da frase entoacional. Para tanto, como j explicitamos anteriormente neste trabalho, controlamos as alternncias mtricas na frase entoacional em ps binrios e no-binrios. Os resultados, mostrados no quadro 05, revelam que o processo no influenciado pelas alternncias mtricas binria e no-binria no nvel da frase entoacional. Era esperado que os itens proparoxtonos, inseridos em frases entoacionais em que foram controlados ps binrios, sofressem o apagamento da vogal postnica no final. No houve evidncias para essa relao entre formao e forma do p e as alternncias rtmicas no nvel da frase entoacional. Nessa segunda parte do experimento, observamos tambm a atuao da condio de boa formao da slaba na aplicao do processo. No entanto, percebemos que h algumas diferenas nos resultados, devido, possivelmente, interferncia de fatores tipicamente observados em constituintes maiores do que a palavra fonolgica. Nos itens rvore, cmoda e crebro, a aplicao do processo se deu da mesma forma que na primeira parte do experimento, ou seja, no item rvore houve apagamento da vogal postnica no final e nos itens cmoda e crebro no houve. Os itens veculo e dzimo apresentaram um comportamento diferente. Esse comportamento pode ser explicado devido nfase. Com relao ao item veculo, no se observou uma tendncia a partir dos resultados, na segunda parte do experimento, entre as duas informantes, uma vez que na fala da informante 01, de modo geral, no houve apagamento da vogal [u] postnica no final, enquanto que a informante 02 realizou o processo. Essa diferena se deve a uma diferena com que as informantes realizaram os enunciados: a informante 02 produziu uma sentena neutra, equanto a informante 01 produziu o item veculo com nfase. Essa diferena pode ser observada por meio do contorno meldico associado a cada item, como se observa nas figuras abaixo.

32

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

Diagrama 04. Aplicao do processo e variao de pitch

Portanto, a explicao para no ter ocorrido a aplicao do processo no item veculo, na fala da informante 01, est no fato de essa informante ter dardo nfase frase fonolgica que contm o item. Por outro lado, a explicao para ter ocorrido aplicao do processo no item veculo, na fala da informante 02, est no fato de essa informante no dar nfase frase fonolgica que contm o item. Com relao ao item dzimo, houve, no segundo experimento, a aplicao do processo, no se observando a tendncia manuteno do segmento /z/ como ataque e como segmento especificado, mas se observa uma tendncia implementar a alternncia binria no nvel da palavra.

5. Consideraes Finais
Pudemos observar que a aplicao do processo fonolgico de apagamento das vogais postnicas mediais, alm de estar diretamente relacionado com a formao e a forma do p trocaico, como proposto por Lee (2004), tambm influenciado por restries silbicas. Constatamos que o processo de apagamento das vogais postnicas no finais no interior da palavra fonolgica com contexto segmental propcio aplicao do processo est condicionado manuteno, nas mesmas posies silbicas, dos segmentos que se tornam flutuantes, aps o apagamento das vogais postnicas no finais. Essa manuteno na mesma posio silbica dos segmentos flutuantes implica em continuar esse segmento especificado, ou seja, o segmento no perder seu contraste fonmico. Na segunda parte do experimento, observamos tambm a atuao da condio de boa formao da slaba na aplicao do processo. No entanto, percebemos que h algumas diferenas nos resultados, devido, possivelmente, interferncia de fatores tipicamente observados em constituintes maiores do que a palavra fonolgica.

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

33

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARAJO, G. e OLIVEIRA, L. As proparoxtonas e o sistema acentual do portugus. In: ARAJO, G. (org) O acento em portugus: abordagens fonolgicas. So Paulo: Parbola, 2007. BECKMAN, J. Positional Faithfulness. Tese (Doutorado). Amherst: University of Massachusetts, 1998. CLEMENTS, G. N. The role of the sonority cycle in core syllabification. In: KINGSTON & BECKMAN (eds). Papers in laboratory phonology I: between the grammar and physics of speech. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. COLLISCHONN, G. O acento em portugus. In: BISOL, L. Introduo a Estudos de fonologia do portugus brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. FANT, G. Acoustic theory of speech production. Mounton: Hague, 1960. HAYES, Bruce. Metrical Stress Theory: Principles and Case Studies. Chicago: University of Chicago Press, 1995. LEE, S. Sncope, Brevis Brevians e Acento no Portugus Brasileiro. Indito, 2004, UFMG. IT, J. Syllable Theory in Prosodic Phonology. PhD. Dissertation. Boston/ Amherst, MA: University of Massachusetts, 1986. LIBERMAN, Mark; PRINCE, Alan. On stress and linguistic rhythm. Linguistic Inquiry, Cambridge, Mass., v.8, n.2, p.249-336, 1977. SELKIRK, E. O. Phonology and syntax, the relation between sound and struture. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. TENANI, L. E. Domnios Prosdicos no portugus do Brasil: implicaes para a prosdia e para a aplicao de processos fonolgicos. Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2002.

34

ESTUDOS LINGUSTICOS, So Paulo, 38 (1): 21-34, jan.-abr. 2009

You might also like