You are on page 1of 66

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Reviso do conceito de fora: As foras traduzem interaces entre corpos. As foras detectam se !elos efeitos "ue !roduzem nos cor!os# "ue !odem ser$ Alterao do estado de repouso ou de movimento do cor!o Deformao do cor!o %&o grandezas vectoriais !R"A # ( toda a causa ca!az de alterar o estado de re!ouso ou de movimento de um cor!o ou de l-e causar deforma0es

'ara caracterizar uma fora ( necess)rio indicar os elementos de uma fora$ Direco: direc&o da recta se*undo a "ual a fora actua +linha de aco, vertical/-orizontal. Sentido: indica a orienta&o da fora numa dada direc&o. cada direc&o !ode ter 2 sentidos. Ponto de aplicao Intensidade

Quando v)rias foras actuam num cor!o diz se "ue o cor!o est) su/eito a um sistema de foras.

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

A fora resultante ( determinada !ela adi&o vectorial de todas as foras "ue actuam no cor!o$

A$ Resultante de um sistema de duas foras com a mesma direco e o mesmo sentido

%$ Resultante de um sistema de duas foras com a mesma direco e sentidos opostos

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

'$ Resultante de um sistema de duas foras concorrentes com *ngulo de +,-

D&'!(P!SI")! D&

!R"AS:

'or vezes ( necess)rio !ro/ectar# ou se/a# decom!or o vector fora nas direc0es dos ei1os coordenados 11 e 22. A essas !ro/ec0es d) se o nome de componentes da fora.
2 2

3sando as rela0es tri*onom(tricas# vem$

cos cos 4 ent&o cos 4

sen

ent&o sen

sen

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

I./&RA'"0&S 1 DIS/2.'IA & D& '!./A'/! Interaces

Por contacto ora muscular ora el5stica &mpurrar um corpo 'hutar uma 6ola

1 dist*ncia

ora grav3tica oras el4ctricas oras magn4ticas

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Interaco

9rav3tica

&lectromagn4tic a 7limitado

.uclear forte 5o interior do n8cleo +10 19 m,

.uclear fraca .o interior do n:cleo ;<,$<= m>

Alcance

7limitado %em!re atractiva.

Interaco

:1erce se entre todas as massas movimento dos astros. mar(s. reten&o da atmosfera <

'ode ser atractiva ou re!ulsiva. :1erce se entre todas as car*as el(ctricas Fen<menos el(ctricos# ma*n(ticos e "umicos

:ntre "uar;s +:ntre !rot0es e neutr0es,

&ntre nuclees e electres

&feitos ;e?emplos > Intensidad e relativa

=ant(m a a*re*a&o dos n8cleos

Radioactivid ade@ produo de energia nas estrelas

PAR&S A'")! # R&A'")! & /&R'&IRA 7&I D& .&8/!. 5um determinado sistema# as foras internas actuam sem!re aos !ares e est&o e1ercidas em cor!os diferentes. 6onstituem !ares ac&o reac&o.

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Sempre Aue um corpo e?erce uma fora so6re outroB esse outro e?ercer5B so6re o primeiroB uma fora com a mesma direcoB a mesma intensidade e sentidos opostos Cuando dois corpos interagemB a fora Aue o corpo < e?erce so6re o corpo D 4 igual e oposta E fora Aue o corpo D e?erce so6re o corpo <. 'aracter3sticas das foras Aue constituem o par aco # reaco >?m a mesma lin-a de ac&o +a mesma direc&o, >?m o mesmo m<dulo +a mesma intensidade, >?m sentidos o!ostos. Actuam em cor!os diferentes# !or isso os seus efeitos n&o se anulam.

@ es"uerda$ as foras e1ercidas na ma& !ertencem a !ares ac&o

reac&o diferentes.

@ direita$ a ma& e a >erra est&o re!resentadas !or !ontos. em cada !ar# a ac&o e a reac&o est&o a!licadas em cor!os distintos. A ma& n&o !enetra na mesa nem comea a levitar !or"ue as foras P e N s&o i*uais em m<dulo e# !or isso# o seu efeito total ( nulo. =as no constituem um !ar ac&o reac&o# !ois s&o foras a!licadas no mesmo corpo.

Pares aco # reaco:

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

.!/AS S!%R& A FG 7&I D& .&8/!.

5&o faz sentido calcular a resultante de um !ar ac&o reac&o# !ois as foras est&o a!licadas em cor!os diferentes. A 3A Bei de 5eCton ( v)lida "uer !ara foras de contacto# "uer !ara foras D distEncia. As foras "ue constituem um !ar ac&o reac&o resultam sem!re do mesmo ti!o de interac&o. A!esar de as foras se c-amarem de Fac&oG e Freac&oG n&o e1iste de facto uma ac&o e a se*uir uma reac&o$ as foras e1ercem se simultaneamente# n&o e1istindo de forma inde!endente# e "ual"uer uma delas !ode ser classificada como Fac&oG ou de Freac&oG. ;sugerir a resoluo dos e?erc3cios < a HB p5gs. +D e +F>

7ei da 9ravitao Iniversal

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

5eCton su*eriu "ue a fora com "ue a >erra atraa uma ma& era a mesma com "ue a >erra atraa a Bua# e a mesma "ue se e1erce em "ual"uer !onto do 3niverso# e desi*nou a !or ora 9ravitacional ou ora da 9ravidade# re!resentada !or .

6onsideremos o sistema >erra Bua e as foras "ue amHos os !lanetas e1ercem no centro de massa do outro# como mostra a fi*ura se*uinte.

6ada uma destas foras ( uma fora *ravitacional cu/a intensidade depende da massa dos corpos "ue interactuam entre si e da dist*ncia entre os seus centros de massa.

AssimB a intensidade da fora gravitacional 4: Directamente proporcional E massa dos corpos Aue interactuamB J @ Inversamente proporcional ao Auadrado da dist*ncia entre os centros de massa dos corpos Aue interactuamB isto 4B directamente proporcional ao inverso do Auadrado da dist*ncia entre os centros de massa dos corposB @ J .

Dois corposB de massas e B e?ercem um so6re o outro uma fora atractiva Aue 4 directamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao Auadrado da dist*ncia Aue os separa.

$ intensidade da fora de atrac&o entre os dois cor!os +5, m< e mD massas dos dois cor!os "ue interactuam + d ,

distEncia entre os centros de massa dos dois cor!os

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

9$ constante de !ro!orcionalidade desi*nada !or constante de gravitao universal ; >

(as o Aue 4 <.K 6onsidera a intensidade da fora com "ue a >erra atrai !ara si uma massa de 1 kg colocada D sua su!erfcie. :nt&o$

6omo

I#J 5

:nt&o# um cor!o de massa 1;* ( atrado !ara a >erra com uma fora de intensidade# a!ro1imadamente# de I#J 5. Agora 4 f5cil sa6er Aue <N a intensidade da fora com Aue a /erra atrai para siB E sua superf3cieB um corpo de massa igual a ,B<,D kg, ou seLaB apro?imadamenteB <,, g.

A!esar da fora *ravitacional ser uma fora de fraca intensidade +( a mais fraca das "uatro interac0es fundamentais,# esta interac&o rege o IniversoB fazendo$se sentir em todos os corpos Aue o constituem: =ant(m a <rHita dos !lanetas em torno do %ol e dos sat(lites em torno dos !lanetas !rinci!ais =ant(m em <rHita os sat(lites artificiais 'rovoca a "ueda dos cor!os D su!erfcie da >erra 'ermite e1!licar a !eriodicidade dos cometas e a a!ro1ima&o de aster<ides.

PorAue 4 AueB tratando$se de foras do mesmo tipoB uma ma cai para a /erraB mas a 7ua no caiK %e lar*armos a ma& ela cai na vertical devido D fora *ravtica. =as# Hasta dar l-e um im!ulso na -orizontal !ara "ue ela n&o caia na vertical# mas sim mais adiante.

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:# se o im!ulso fosse mesmo muito *rande# a ma& n&o cairia nunca soHre a terra# !ois acaHaria !or voltar ao stio de onde !artiu com a mesma velocidade. 5esse caso a ma& ficaria em <rHita.

6onsideremos o lanamento -orizontal de um cor!o !r<1imo da su!erfcie da >erra. Para uma velocidade de lanamento suficientemente grande o corpo entrar5 em Mr6itaN

Kra# a Bua !ode ser vista como uma *i*antesca Fma&G# cu/a velocidade ( muito *randeL

(A velocidade um vector tangente trajectria.)

'odemos considerar o movimento da Bua em torno da >erra como uma situa&o similar a esta.

5o incio da forma&o do %istema %olar# -) cerca de 4#9 mil mil-0es de anos# a Bua# "ue ( o resultado da colis&o du!la de um !roto!laneta +Krfeu, com a >erra em forma&o# ficou com a velocidade inicial certa !ara ficar a orHitar a >erra. =as uma coisa ( certa$ se a Bua !artisse da actual !osi&o com velocidade nula# viria a colidir com a >erra# devido D fora *ravitacional "ue a >erra e1erce soHre ela.

10

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

+6laro "ue a Bua e1erce soHre a >erra uma fora *ravitacional de i*ual intensidade mas e1iste uma diferena suHstancial na in(rcia dos cor!os$ a massa da Bua ( muito menor "ue a da >erra# !or isso seria a Bua a cair soHre a >erra# /) "ue a >erra tem maior in(rcia,. >al como -) uma fora *ravtica entre a >erra e a Bua# tamH(m -) uma fora *ravtica entre o %ol e a >erra. Mo mesmo modo "ue a Bua orHita a >erra# a >erra tamH(m orHita o %ol desde a (!oca da forma&o do %istema %olar. : do mesmo modo "ue a velocidade inicial da Bua era a ade"uada !ara ela ficar em <rHita# tamH(m a >erra e todos os outros !lanetas do %istema %olar tin-am as velocidades ade"uadas !ara !ermanecerem em <rHitas !raticamente circulares em torno do %ol. K !r<!rio %ol n&o est) !arado# mas *ira em torno da nossa Nal)1iaL

;Sugerir a resoluo dos e?erc3cios = a <OB p5gs. +F e +O>

&feito das foras so6re a velocidade Cuando uma fora actua num corpo esta pode modificar o estado de movimento do corpo.

Se o cor!o tem velocidade nula# a actua&o da fora !ermite "ue este se mova. Se a fora tem a mesma direc&o da velocidade esta faz variar o valor da velocidade mas n&o a sua direc&o$ Se a fora tem o mesmo sentido da velocidade# esta faz aumentar o valor da velocidade. Se a fora tem sentido o!osto ao da velocidade esta faz diminuir o valor da velocidade.

Se a fora tem direc&o diferente da velocidade esta faz mudar a direc&o da velocidade e o cor!o !assa a e1ecutar um movimento curvilneo.

11

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Se a direco da fora for diferente da direco da velocidade # a direc&o da velocidade ir) mudar e o movimento ser5 curvil3neo. 5este caso# !ode decom!or se a fora se*undo duas direc0es$ uma com!onente na direc&o da velocidade e a outra na direc&o !er!endicular D velocidade. A componente da fora na direco da velocidadeB da velocidade. A componente na direco perpendicularB da velocidade.
P ?

B faz variar o mMdulo

B faz mudar a direco

3m caso !articular ( o de uma fora "ue actua !er!endicularmente D velocidade$ ela s< faz variar a direc&o mas n&o o seu m<dulo. 3m e1em!lo ( o movimento a!ro1imadamente circular da Bua em volta da >erra.

A grandeza vectorial Aue ao longo do tempo reflecte a variao da velocidadeB Auer em direcoB Auer em intensidadeB Auer em sentido 4 a acelerao.

A'&7&RA")! (QDIA: Nrandeza vectorial "ue mede a varia&o de velocidade num determinado intervalo de tem!o.

+m/s2,

5um movimento rectilneo se*undo o ei1o dos 11$

12

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

+com!onente escalar da acelera&o,

.I( (!RI(&./! R&/I7S.&!

Se

tiverem o mesmo sentidoB o movimento 4 acelerado ;o mMdulo da

velocidade aumenta ao longo do tempo>.

Se

tiverem sentidos opostosB o movimento 4 retardado ;o mMdulo

da velocidade diminui ao longo do tempo>.

13

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

.I( (!RI(&./! 'IRRI7S.&!

.os movimentos curvil3neos a velocidade varia constantemente em direc&o !elo "ue h5 sempre acelerao.

!s vectores

no tTm a mesma direcoB mas

tem a direco de

Quando se re!resenta vectorialmente o vector acelera&o# verifica se "ue$ na traLectMria rectil3nea o vector acelerao tem a direco do movimento na traLectMria curvil3nea o vector acelerao aponta para o interior da curvatura

14

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

(ovimento rectil3neo +!ode -aver ou n&o acelera&o,

Acelera&o e velocidade t?m a mesma direc&o e o mesmo sentido. K movimento ( acelerado.

Acelera&o e velocidade t?m a mesma direc&o mas sentidos o!ostos. K movimento ( retardado.

(ovimento curvil3neo +O) sem!re acelera&o,

=esmo "ue

O) sem!re acelera&o !ois a velocidade varia em direc&o. e t?m direc0es diferentes.

A'&7&RA")! I.S/A./2.&A: acelera&o "ue se oHt(m "uando o intervalo de tem!o considerado tende !ara zero.
;>
Assim# matematicamente !ode se escrever$ a = lim v t 0

9raficamente: A acelera&o em cada !onto ( determinada !elo declive da tan*ente D curva nesse !onto# no *r)fico .
t;s>

15

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

9r5ficos velocidade # tempo e gr5ficos acelerao # tempo A !artir de *r)ficos velocidade tem!o !odemos deduzir informa&o soHre a acelera&o e vice versa.

;>

;>

a ;>

t;s>

t;s>

t;s>

;>

;> a ;>

t;s>

t;s>

t;s>

;>

;>

a ;>

t;s>

t;s>

t;s>

;>

a ;>

t;s>

t;s>

16

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

;>

a ;>

t;s>

t;s>

7&I

I.DA(&./A7 DA DI.2(I'A # S&9I.DA 7&I D& .&8/!.

%e a!licarmos foras de intensidades diferentes a cor!os com a mesma massa# ( !ossvel verificar "ue$ uma fora uma fora L 42 43 # !roduz uma acelera&o !roduz uma acelera&o "ue ( du!la de "ue ( tri!la de

A acelerao m4dia adAuirida por um mMvel 4 directamente proporcional E fora aplicada.

%e a!licarmos a mesma fora a

cor!os com massas diferentes $

17

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

! mMdulo da acelerao adAuirida por um mMvel 4 inversamente proporcional E sua massa.

Isaac .eUton estaHeleceu a rela&o entre fora e acelera&o# v)lida !ara "ual"uer cor!o de massa constante$ A fora resultante do sistema de foras Aue actuam num corpo produz nele uma acelerao com a mesma direco e o mesmo sentido da fora resultanteB Aue 4 tanto maior Auanto maior for a intensidade da fora resultante.

A constante de !ro!orcionalidade entre a fora resultante +

, "ue actua no cor!o e a

acelera&o + , "ue ele ad"uire# desi*na se !or massa inercial +ou# sim!lesmente# massa, Assim$
Vm

+equao fundamental da dinmica)

Significado Significado f3sico f3sico de de <. <. Um Um newton newton (1N) (1N) a a intensidade intensidade da da fora fora exercida exercida numa numa partcula partcula material material de de massa massa um quilograma (1 kg) de modo a imprimir-lhe a acelerao de um metro um quilograma (1 kg) de modo a imprimir-lhe a acelerao de um metro por por segundo segundo quadrado quadrado (1 (1 ) ) na na direco direco e e sentido sentido da da fora. fora.

18

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Nraficamente# a rela&o entre a F P e a ( traduzida !or uma recta "ue !assa !ela ori*em# sendo o valor do declive da recta igual ao da massa do corpo.

5ote se "ue o m<dulo da fora no ( !ro!orcional D velocidade# mas sim D acelera&o# isto (# D varia&o de velocidadeQ

Cual 4 a acelerao de um corpo suLeito apenas ao seu prMprio pesoK .o caso de um corpo em Aueda livre ;sem resistTncia do ar> a fora resultante 4 a fora grav3tica e a acelerao 4 a da gravidade.

A e"ua&o fundamental da dinEmica toma !ois a forma$ Vm

;Sugerir a resoluo dos e?erc3cios <W a <=B p5gs. +O e +W>

7&I DA I.QR'IA # PRI(&IRA 7&I D& .&8/!. ! Aue acontece se a resultante das foras Aue actuam num corpo for nulaK 'ela Bei Fundamental da MinEmica# se a resultante das foras "ue actuam soHre um cor!o for nula# ent&o a sua acelera&o ( nula. Assim# a velocidade mant(m se constante# ou se/a# n&o varia nem em m<dulo nem em direc&o nem em sentido. %e a fora resultante "ue actua soHre um cor!o for nula# ele manter) a sua velocidade.

19

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

.este caso podem acontecer duas situaes: se o cor!o est) em re!ouso# dever) continuar em re!ouso. se o cor!o est) animado de uma certa velocidade# vai manter essa velocidade.

3m movimento com velocidade constante ( necessariamente rectilneo e diz se uniforme !or"ue o seu m<dulo n&o varia. Qual"uer cor!o !ermanece em re!ouso ou em movimento rectilneo uniforme "uando soHre ele n&o actua "ual"uer fora ou "uando ( nula a resultante das foras "ue soHre ele actuam.

%e via/armos num carro e o condutor faz uma trava*em# tendemos a !rosse*uir o movimento com a velocidade "ue trazamos# ou se/a# somos !ro/ectados !ara a frente. R !or isso "ue# num autom<vel# devemos sem!re usar sem!re cinto de se*uranaQ

Quando um carro emHate num muro# muitas vezes e1iste a !ro/ec&o do condutor ou dos !assa*eiros. 7sto deve se ao facto de a fora a!licada no autom<vel durante a colis&o n&o ser imediatamente transmitida ao ocu!ante# o "ue faz com "ue este manten-a o seu estado de

%e estivermos de !( num autocarro "uando este arranca# sentimo nos dese"uiliHrar !ara tr)s. K autocarro# ao ser actuado !ela fora do motor# sofre uma acelera&o "ue o faz iniciar um movimento !ara diante# mas a fora n&o ( a!licada nos ocu!antes. 'or essa raz&o# "uando o autocarro arranca tendemos a manter o nosso estado de re!ouso# ou se/a# manter a !osi&o# o "ue nos faz dese"uiliHrar !ara tr)s. K o!osto ocorre "uando o autocarro trava# isto (# se n&o estivermos a*arrados# somos !ro/ectados !ara a !arte dianteira do autocarro.

20

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

A$ 3m livro assente numa mesa est) su/eito D ac&o de duas foras$ o seu peso + P , e a fora "ue a mesa e1erce no livro +fora da reaco normal da superf3cie $ N ,. 6omo as duas foras se e"uiliHram +anulam se,# o livro est) em re!ouso. % # 3ma !atinadora# numa !ista sem atrito# est) su/eita D ac&o de duas foras$ o seu peso + P , e a reaco normal da superf3cie + N ,. 6omo estas foras se e"uiliHram# a !atinadora move se em lin-a

Quando# numa !rova -!ica o cavalo trava de re!ente# na"uilo "ue se c-ama uma Fne*aG# muitas vezes o cavaleiro ( !ro/ectado !or cima do cavalo.

A Bei da 7n(rcia S tamH(m a!licada em tru"ues de ma*ia# como !or e1em!lo# no tru"ue em "ue um m)*ico tira uma toal-a deHai1o de !ratos e co!os sem "ue estes se me1am. 3m outro tru"ue ( o "ue est) su*erido na fi*ura. 6oloca se um Hocado de cart&o soHre um co!o e uma moeda soHre o cart&o. M) se uma !ancada no cart&o# o mais Hrusca e -orizontalmente !ossvel# e a moeda cai dentro do co!o.

In4rcia $ Avers&o "ue os cor!os t?m D mudana do seu estado de re!ouso ou de movimento. A in(rcia ( uma !ro!riedade *eral da mat(ria.

Quanto maior for a massa de um cor!o maior ser) a fora necess)ria !ara l-e alterar a sua velocidade.

A massa de um corpo 4 uma medida da sua in4rcia. Cuanto maior for a massa dum corpoB maior ser5 a sua in4rcia.

21

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

;Sugerir a resoluo dos e?erc3cios <+ a DFB p5g. +W>

(ovimentos segundo AristMtelesB 9alileu e .eUton. +ler !)*s. 9T e 9J manual de te1to,

'oncepo de AristMteles ;s4c. IR a. '.>


K movimento de "ueda de um cor!o ( um movimento natural# !ois o cor!o ( feito !redominantemente !elo elemento FterraG# cu/o lu*ar natural ( !or Hai1o do elemento FarG. K movimento de "ueda de um cor!o realiza se com velocidade constante. K ar favorece o movimento. Ks cor!os mais !esados caem mais ra!idamente da mesma altura. %e nen-uma fora actuar num m<vel# este acaHa !or !arar.

'oncepes de 9alileu ;s4c. XRI # XRII>


K movimento de "ueda de um cor!o ( um movimento forado# !ois ( !rovocado !or uma fora "ue nele se e1erce.

K movimento de "ueda de um cor!o realiza se com aumento uniforme de velocidade +na aus?ncia de ar,. K ar contraria o movimento. Ks cor!os mais !esados caem ao mesmo tem!o da mesma altura +inde!endentemente do seu !eso,. %e nen-uma fora actuar num m<vel# este manter) eternamente a sua velocidade +!rinc!io da in(rcia,.

:sta com!ara&o mostra "ue em Arist<teles funcionava a l<*ica do senso comum# com Hase nos sentidos# e da "ual ainda -o/e n&o nos liHert)mosQ :m Nalileu !redominava a l<*ica do senso crtico# "ue n&o se dei1a levar !elas a!ar?nciasL

22

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:n"uanto "ue !ara Arist<teles a velocidade era !ro!orcional D fora# !ara Nalileu era a acelera&o "ue estava relacionada com a fora. 5eCton consolidou esta l<*ica# construindo a 'inem5tica +onde se descrevem os movimentos como fen<menos !uros, e a Din*mica +onde se estaHelecem as leis fundamentais "ue e1!licam os movimentos,. 5asceu a (ec*nica 'l5ssica e# com ela# a 5ova Fsica.

'oncepes actuais do movimento

1.

K movimento ( um fen<meno em "ue um oH/ecto muda de !osi&o num referencial arHitrariamente escol-ido. 2. K movimento ( um fen<meno universal. todos os oH/ectos se movem e o !r<!rio 3niverso est) em e1!ans&o +no modelo do Ui* Uan*,. 3. As leis de 5eCton s&o a!lic)veis nos referenciais inerciais !ara velocidades !e"uenas com!aradas com a luz. 4. 5&o -) referenciais aHsolutos# isto (# em re!ouso aHsoluto# nem es!ao aHsoluto +!alco est)tico# sede dos movimentos dos oH/ectos,# nem tem!o aHsoluto +o tem!o tamH(m varia com o referencial, se*undo a >eoria da Pelatividade einsteineana. +%u*erir a resolu&o dos e1erccios 4T a 4J# !)*s. 104 e 109, 'aracter3sticas dos movimentos prM?imos da superf3cie da /erra

6onsideram se movimentos !r<1imos da su!erfcie da >erra a"ueles "ue ocorrem a uma distEncia da su!erfcie da >erra muito !e"uena "uando com!arada com o raio do nosso !laneta.

(ovimentos rectil3neos num plano horizontal

Me acordo com a 1A e a 2A leis de 5eCton# de!endendo da resultante das foras "ue actuam soHre um cor!o# o movimento rectilneo !ode ser uniforme# acelerado ou retardado.

/ipo de movimento

'onsideraes

=ovimento rectilneo uniforme

m.r.u.

Fr = 0 a = 0 V = cons tan te

23

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

=ovimento rectilneo e acelerado

m.r.a.

Fr > 0 a > 0 V f > Vi

=ovimento rectilneo e retardardo

m.r.r.

Fr < 0 a < 0 V f < Vi

>aHela 6aractersticas do movimento em fun&o da resultante das foras.

%e

# os movimentos anteriores !assam a desi*nar se de movimentos

rectil3neos uniformemente variados ;m.r.u.v>:

%e

o movimento diz se rectil3neo uniformemente

acelerado ;m.r.u.a.> /) "ue o valor da velocidade aumenta uniformemente com o tem!o# ou se/a# !ara intervalos de tem!o i*uais -) aumentos de velocidade i*uais %e e o movimento diz se rectil3neo uniformemente

retardado ;m.r.u.r.> /) "ue o valor da velocidade diminui uniformemente com o tem!o# ou se/a# !ara intervalos de tem!o i*uais -) diminui0es de velocidade i*uais
Deduo das eAuaes gerais do movimento

'ara descrever o movimento de uma !artcula material# ( necess)rio con-ecer as e1!ress0es analticas "ue traduzem a varia&o da !osi&o# da velocidade e da acelera&o da !artcula# em fun&o do tem!o. 'omo os movimentos em estudo so essencialmente rectil3neosB unidimensionaisB simplifica$se a notao vectorialB utilizando valores alg46ricos. Assim# os valores das *randezas ser&o afectados dos sinais Y ou $# consoante a *randeza vectorial ten-a sentido !ositivo ou ne*ativo em rela&o ao referencial definido.

'orpo com movimento rectil3neo uniformemente variado

24

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

6onsidere se um cor!o animado de movimento rectil3neo uniformemente variado e um referencial constitudo !or um s< ei1o +unidimensional, coincidente com a direc&o do movimento.

3ma !artcula material descreve um movimento rectil3neo uniformemente variado ;m.r.u.v.>B em rela&o a um dado referencial# "uando o valor da sua velocidade varia uniformemente com o tempoB ou se/a# "uando -) variaes de velocidade iguais em intervalos de tempo iguais.

Me acordo com a 2A Bei de 5eCton# vem$

Mesi*nando !or$

velocidade do cor!o no instante velocidade inicial do cor!o# no instante inicial + , acelera&o do cor!o devida D a!lica&o da fora

:nt&o# !ode se escrever$

6onsiderando "ue o incio da conta*em dos tem!os ( anterior$

# !ode se sim!lificar a e"ua&o

Assim$

;S.I.>

&Auao ou 7ei das velocidades

25

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:sta e"ua&o e1!rime uma rela&o linear entre

e . A sua re!resenta&o num *r)fico

velocidade tem!o ( um se*mento de recta cu/o declive ( o valor da acelera&o.

%e calcularmos a )rea soH o *r)fico# a )rea do tra!(zio +a"ui riscada a azul,# oHtemos o espao percorrido !elo cor!o# "ue coincide com a componente escalar do deslocamento nas condi0es anteriormente referidas.

:ssa )rea ( dada !or$

=as# como se !ode ver !elo *r)fico# U +Hase maior, ( i*ual a +altura, ( i*ual a . Assim# !ode se escrever$

H +Hase menor,( i*ual a

e-

6omo

# suHstituindo vem$

26

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

=as

# ent&o$

;S.I.> do

&Auao ou 7ei das posies ;7ei

movimento>

Knde$

!osi&o do cor!o no instante

!osi&o inicial do cor!o no instante

'orpo com movimento rectil3neo e uniforme 6onsidere se# a*ora# um cor!o animado de movimento rectil3neo e uniforme e um referencial constitudo !or um s< ei1o +unidimensional, coincidente com a direc&o do movimento.

27

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

3ma !artcula material descreve um movimento rectil3neo uniforme ;m.r.u.>B em rela&o a um dado referencial# "uando a sua velocidade se mant4m constante em mMduloB direco e sentido.

5este movimento# os espaos percorridos !ela !artcula material s&o directamente proporcionais aos intervalos de tempo correspondentes. Me acordo com a 1A Bei de 5eCton# vem$

:nt&o# !ode se escrever$

6onsiderando "ue o incio da conta*em dos tem!os ( escrever se$

# a e"ua&o anterior !assa a

;S.I.>

7ei do (ovimento Rectil3neo e Iniforme

28

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

A resultante das foras tem o sentido do movimento /ipo de movimento Possi6ilidade A (ovimento uniformemente acelerado

A resultante das foras tem sentido oposto ao do movimento (ovimento uniformemente retardado

Bei das velocidades

Bei das !osi0es

Possi6ilidade %

Bei das velocidades

29

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Bei das !osi0es

+%u*erir a resolu&o dos e1erccios 2T# 30# 31# 33 a 3V# 3J a 41# !)*s. IT a 102,

AULA N 11 (90 MIN) SUMRIO: Banamento e "ueda# na vertical# com resist?ncia do ar des!rez)vel

()

7anamento e AuedaB na verticalB com resistTncia do ar desprez5vel Cueda livre ( o movimento vertical# !r<1imo da su!erfcie da >erra# de um cor!o "ue# !artindo do re!ouso# a!enas est) su/eito D interaco grav3tica# des!rezando se a resist?ncia do ar +o "ue ( v)lido se o cor!o for !e"ueno/com!acto e a velocidade envolvida for !e"uena,. Nalileu foi o !rimeiro cientista a estudar a "ueda dos graves +c-ama se *rave a um cor!o su/eito a!enas D fora *ravtica,.

Cueda livre

3m grave em "ueda livre + ,# cai verticalmente com movimento rectil3neo uniformemente acelerado. 7nde!endentemente da massa# "ual"uer cor!o em "ueda livre move se com acelerao constante "ue# no mesmo local# ( i*ual !ara todos os cor!os. >rata se da acelerao grav3tica ; > K vector acelerao grav3tica ; > tem as se*uintes caractersticas$ Direco: vertical Sentido: descendente +de cima !ara Hai1o, Intensidade ;valor>: de!endente da latitude e da altitude# !ara o mesmo !laneta +D su!erfcie da >erra tem o valor !adr&o , 30

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

(ovimento de AuedaB na verticalB com efeito da resistTncia do ar desprez5vel

6onsidera se um *rave "ue ( aHandonado# em "ueda livre +sem velocidade inicial# de uma determinada altura relativamente D su!erfcie de refer?ncia.

,#

A fora *ravtica e a velocidade do cor!o em cada instante s&o vectores com a mesma direco e o mesmo sentido # !elo "ue o movimento de Aueda do grave 4 um movimento rectil3neo uniformemente acelerado.

+Pectilneo !or"ue a tra/ect<ria do centro de massa do *rave ( uma recta. acelerado !or"ue a norma da velocidade aumenta ao lon*o do tem!o. uniformemente acelerado !or"ue# como a fora resultante ( constante# a acelera&o tamH(m o (# lo*o o m<dulo da velocidade do *rave aumenta "uantidades i*uais em intervalos de tem!o i*uais.,

6omo a direc&o do movimento ( vertical# escol-e se como referencial o ei?o ,P# o "ual !ode ser orientado !ositivamente !ara Hai1o +o sentido do movimento,# ou !ara cima +o sentido contr)rio ao do movimento, conforme a nossa conveni?ncia.

6onsoante o sentido arHitrado como !ositivo !ara o ei1o 02 assim a acelera&o do movimento do *rave# a acelera&o da *ravidade# !ossui valor al*(Hrico !ositivo ou ne*ativo.

'lano de refer?ncia

'lano de refer?ncia

31

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

5esta situa&o o sentido de

coincide com o 5esta situa&o o sentido de

( o!osto ao

sentido arHitrado como !ositivo# lo*o o seu sentido arHitrado como !ositivo# lo*o o seu valor al*(Hrico ( !ositivo + , valor al*(Hrico ( ne*ativo + ,

'ondies espec3ficas do movimento:

- Direco: vertical ;direco !P> - Sentido: descendente tTm a mesma direco e o mesmo sentido

>endo em conta as condi0es es!ecficas# uniformemente variado tomar&o a forma$

as

e"ua0es

do

movimento

rectilneo

&Auao das posies

32

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

&Auao das velocidades

5o caso concreto do movimento "ue estamos a analisar# como anteriores !odem sim!lificar se$

as e"ua0es

e se considerarmos

vem

A !artir das e1!ress0es *en(ricas da lei das velocidades e da lei das !osi0es# !ara este ti!o de movimento# !odemos oHter uma rela&o entre a velocidade e a acelera&o descon-ecendo o intervalo de tem!o decorrido durante o movimento. Assim$

A resolu&o da e"ua&o anterior leva nos a$

33

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:nt&o$

5o caso concreto do movimento "ue estamos a analisar# a Aueda livre de um grave# a e1!ress&o toma a forma !ois e

34

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Ascenso de um graveB na verticalB com efeito da resistTncia do ar desprez5vel

6onsidera se um *rave "ue ( lanado verticalmente !ara cima# com velocidade inicial + ,.

5ote se "ue a fora *ravtica e a velocidade inicial do cor!o t?m a mesma direco e sentidos opostos# !elo "ue o movimento de ascenso do grave 4 um movimento rectil3neo uniformemente retardadoB ou se/a# o m<dulo da velocidade do *rave diminui "uantidades i*uais em intervalos de tem!o i*uais.

'lano de refer?ncia 'lano de refer?ncia

K sentido de

coincide com o sentido K sentido de como !ositivo. +

( o!osto ao sentido arHitrado

arHitrado como !ositivo. +

35

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Ade"uando as e1!ress0es da Bei do movimento e da Bei das velocidades ao movimento ascensional# vem$

ou

ou

Determinao do tempo de su6ida e da altura m5?ima 5ote se "ue a ascenso de um grave termina no instante em Aue a sua velocidade se anula ; A !osi&o >. desi*na se !or

corres!ondente#

altura m5?ima + !or ,

# "ue !ode re!resentar se

K tem!o necess)rio !ara o *rave atin*ir a altura m)1ima c-ama se tempo de su6ida.
'lano de refer?ncia

K tempo de su6ida corres!onde ao tem!o decorrido at( se anular a velocidade do *rave. Pe!resenta se !or . Assim# !artindo da e"ua&o das velocidades$

36

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

0
Ku se/a$

A altura m5?ima corres!onde D !osi&o m)1ima atin*ida !elo *rave durante a suHida. 5esta !osi&o# a velocidade do *rave ( nula.
Assim# !artindo da e"ua&o das !osi0es$

6onsiderando

# vem$

%uHstituindo

!or

oHt(m se$

Ku se/a$

%e

37

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Pode$se ainda provar Aue o tempo de descida 4 igual ao tempo de su6ida: %endo a*ora

0.

'ortanto$

! tempo de descida 4 igual ao tempo de su6ida.

! valor da velocidade com Aue o corpo atinge o ponto de partida 4 igual ao valor da velocidade de lanamento.

A 8nica fora "ue actua soHre o cor!o ( a fora *ravtica "ue ( conservativa# !ortanto# a ener*ia mecEnica do sistema conserva se. 6omo o cor!o retorna ao !onto de lanamento# ao nvel do solo a ener*ia !otencial *ravtica ( nula# lo*o a ener*ia mecEnica s< !ossui com!onente cin(tica# da "ue a ener*ia cin(tica do cor!o no instante em "ue foi lanado se/a i*ual D ener*ia cin(tica do cor!o "uando !assa na mesma !osi&o# o "ue im!lica "ue o m<dulo da velocidade se/a o mesmo.

AULA N 12 (135 MIN) SUMRIO: Metermina&o do tem!o de suHida e da altura m)1ima. =ovimento e "ueda# na vertical# com resist?ncia do ar a!reci)vel.

(/)

38

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Pesolu&o de e1erccios.

(ovimento de AuedaB na verticalB com efeito da resistTncia do ar apreci5vel

5em sem!re !odemos des!rezar a resist?ncia do ar. :la (# !or e1em!lo# Hastante 8til !ara evitar "ue o !)ra "uedista c-e*ue ao solo com velocidade e1cessiva. =as ( tamH(m inc<moda noutras situa0es$ os faHricantes de autom<veis !rocuram ado!tar formas aerodinEmicas !ara os veculos a fim de diminuir o efeito de resist?ncia do ar. A resist?ncia do ar tem um maior efeito "uando um cor!o vai a *rande velocidade e "uando n&o ( !e"ueno nem tem uma forma com!acta. 3ma Hola# mesmo !e"uena# ao atin*ir *randes velocidades# sofrer) uma resist?ncia do ar si*nificativa. K mesmo acontece na "ueda de um Hal&o# !or ser *rande.
5a atmosfera um cor!o lar*ado de uma *rande altura n&o !ode acelerar indefinidamente. Mevido D resist?ncia do ar# a velocidade vai aumentando cada vez menos at( atin*ir um valor constante. A velocidade m5?ima atin*ida !elo cor!o c-ama se velocidade terminal.

! movimento de um p5ra$Auedista
Me incio o !)ra "uedista n&o aHre o !)ra "uedas. A resist?ncia do ar de!ende da velocidade e# como esta ( !e"uena# o peso ; > do sistema 4 superior E resistTncia do ar ; >. A fora resultante "ue actua no sistema ( n&o nula e tem sentido descendente A velocidade aumenta em m<dulo lo*o o sistema a!resenta m.r.a. gr5fico de ! a A ;p5g. H<>

@ medida "ue a velocidade aumenta# a resist?ncia do ar tamH(m aumenta# at( i*ualar o !eso do sistema. A fora resultante "ue actua no sistema ( nula + V ., !assando este a mover se com a <G velocidade

velocidade constante. K !)ra "uedista atin*e

terminal de cerca de 90 m/s +

200 ;m/-,

K sistema a!resenta m.r.u. gr5fico de A a %

39

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Quando o !)ra "uedas aHre# devido D sua forma# a resist?ncia do ar aumenta Hruscamente +6,. K m<dulo da resist?ncia do ar ( su!erior ao m<dulo do !eso. A fora resultante "ue actua no sistema ( n&o nula# mas tem sentido o!osto D velocidade. A velocidade diminui em m<dulo lo*o o sistema a!resenta m.r.r. gr5fico de % a ' @ medida "ue a velocidade diminui# a resist?ncia do ar tamH(m diminui# at( i*ualar o !eso do sistema. A fora resultante "ue actua no sistema volta a ser nula. K !)ra "uedista atin*e a DG velocidade terminal de cerca de 10 m/s +W 3V ;m/-, "ue ( a velocidade constante a "ue c-e*a ao solo. A esta velocidade c-e*a ao solo em se*uranaQ K sistema a!resenta m.r.u. # gr5fico de ' a D

K *r)fico velocidade tem!o a!resenta se na fi*ura se*uinte.

'omo se interpreta o gr5fico v V f ;t>K

5o momento do salto +incio do troo A# o !)ra "uedista est) su/eito a!enas D fora *ravtica "ue a >erra e1erce soHre ele move se em Aueda livre# ad"uirindo movimento rectil3neo uniformemente acelerado. Mecorrido um certo intervalo de tem!o# a resist?ncia do ar ao movimento torna se si*nificativa +a resist?ncia do ar aumenta com o valor da velocidade,. 6omo a resultante das foras Aue actua 40

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

no sistema 4 diferente de zero# o movimento continua a ser rectil3neo e acelerado# com acelera&o vari)vel. 5o troo do *r)fico re!resentado !or U# a resultante das foras "ue actua no sistema ( nula X o efeito da resist?ncia do ar anula o efeito do !eso do sistema. 'or isso# o !)ra "uedista move se com velocidade constante +"ue se desi*na !or velocidade terminal, X o *r)fico ( uma lin-a recta !aralela ao ei1o das aHcissas. K sistema ad"uire movimento rectil3neo uniforme. :m '# o valor da velocidade com "ue se move o !)ra "uedista decresce acentuadamente. 7sto !or"ue# "uando o !)ra "uedas se aHre# a resist?ncia do ar e1erce se em toda a sua su!erfcie interior. A resultante das foras "ue actua no sistema ( diferente de zero. K sistema move se com movimento rectil3neo retardado. :m D# a fora resultante volta a anular$se. K sistema move se com velocidade constante# "ue se desi*na novamente !or velocidade terminal. K sistema est) animado de movimento rectil3neo uniforme.
Foi 9alileu 9alilei "ue !erceHeu "ue a resistTncia do ar atrasa de maneira diferente o movimento de Aueda dos corpos. =as# se se des!rezar a resist?ncia do ar# inde!endentemente da sua massa# os cor!os aHandonados da mesma !osi&o relativamente ao solo cair&o simultaneamente !ois a acelera&o dos seus movimentos ( a mesma. :m -omena*em a Nalileu# em 2 de A*osto de 1IT1# o astronauta Mavid %cott# comandante da miss&o A!ollo 19# lar*ou da mesma altura relativamente D su!erfcie lunar uma !ena e um martelo# e1!eri?ncia essa "ue com!rovou o raciocnio anterior. 5&o e1istindo resist?ncia D "ueda dos cor!os estes atin*iram o solo ao mesmo tem!o.

K filme desta e1!eri?ncia encontra se dis!onvel em$ -tt!$//nssdc.*sfc.nasa.*ov/!lanetar2/ima*e/feat-erdro!Ysound.mov

Representao gr5fica dos movimentos

9r5ficos do movimento rectil3neo e uniforme ;(.R.I.>


Variaes de posio iguais em intervalos de tempo iguais

Posio # tempo

>

41

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014


Relocidade # tempo

Ano lectivo

Velocidade
>

constante

Acelerao # tempo

Acelerao nula
>

42

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

9r5ficos do movimento rectil3neo uniformemente acelerado ;(.R.I.A.>


Variaes de
Posio # tempo

posio sucessivamente maiores

>

Relocidade # tempo

Aumentos de velocidade iguais em intervalos de tempo iguais

>

Acelerao # tempo

Acelerao constante

>

9r5ficos do movimento rectil3neo uniformemente retardado ;(.R.I.R.>


Variaes de posio sucessivamente menores

Posio # tempo

>

Relocidade # tempo

Diminuies de velocidade iguais em intervalos de tempo iguais

>

Acelerao # tempo

Acelerao constante

>

43

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

9r5ficos referentes E ascenso e Aueda de graves

+%u*erir a resolu&o dos e1erccios das !)*s. IV a 103,


AULA N 13 (90 MIN) SUMRIO: Pesolu&o de e1erccios. ()

AULA N 14 (90 MIN) SUMRIO: Banamento na -orizontal com efeito da resist?ncia do ar des!rez)vel.

()

7anamento na horizontal e Aueda com resistTncia do ar desprez5vel

Banar um cor!o -orizontalmente si*nifica im!rimir l-e uma velocidade inicial com direc&o -orizontal.

3m proL4ctil ( "ual"uer oH/ecto "ue a!<s um im!ulso inicial se move no ar soH a ac&o da fora da *ravidade.

Foi Nalileu "uem# !ela !rimeira vez# deu uma e1!lica&o !ara o movimento de um !ro/(ctil lanado !or um can-&o. A e1!los&o faz com "ue a Hala se deslo"ue# inicialmente# se*undo a direc&o -orizontal# com velocidade de valor constante.

44

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

5o entanto# a Hala est) su/eita D ac&o da fora grav3tica. 'or isso# o !ro/(ctil descreve uma tra/ect<ria para6MlicaB em "ue o valor da velocidade aumenta# sucessivamente# durante a "ueda.

6aso des!rezemos a resist?ncia do ar e consideremos o !ro/(ctil como uma !artcula material# o movimento de um proL4ctil lanado horizontalmente pode ser e?plicado em termos de duas componentes como se se tratassem de dois movimentos independentes.

A inde!end?ncia dos dois movimentos !ode ser verificada na ima*em estroHosc<!ica corres!ondente aos movimentos de duas Holas. %&o lanadas da mesma altura# su/eitas D ac&o da fora *ravitacional# considerando des!rez)vel a resist?ncia do ar. %imultaneamente# lar*a se a Hola vermel-a e atira se a Hola amarela. Zerifica se "ue a Hola amarela desce e avana !ara a direita# mas o movimento da !ro/ec&o na vertical da Hola amarela ( id?ntico ao movimento da Hola vermel-a# "ue s< se move na vertical. 'odes realizar a se*uinte e1!eri?ncia$

Mis!0e uma r(*ua de !l)stico e duas moedas de 90 c?ntimos tal como mostra a fi*ura. 'ressiona a r(*ua no !onto m(dio. A!lica um im!ulso numa das e1tremidades da r(*ua !ara "ue uma das moedas caia verticalmente a outra se/a atirada lateralmente +na -orizontal,. Kuve os im!actos das duas moedas no solo. !s sons so simult*neosK

45

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:n"uanto na -orizontal a velocidade se mant(m constante e# !or isso# no mesmo intervalo de tem!o o cor!o !ercorre o mesmo es!ao# na vertical a velocidade aumenta e o cor!o !ercorre es!aos cada vez maiores no mesmo intervalo de tem!o# ou se/a# nesta direc&o o movimento ( acelerado.

Assim# o movimento !ode ser estudado decom!ondo o nestas duas direc0es$

3ma com!onente se*undo a direco horizontal +ei?o ,?,# na "ual o !ro/(ctil tem velocidade de valor constante o movimento ( uniforme ;m.u.># !ois n&o -) nen-uma fora resultante a actuar nesta direc&o. +'ela 1A lei de 5eCton,

Assim# segundo o ei?o ??:

3ma com!onente se*undo a direco vertical +ei?o ,P,# na "ual o !ro/(ctil cai em Aueda livre o movimento ( uniformemente acelerado ;m.u.a.>. %oH a ac&o e1clusiva da *ravidade# o valor da acelera&o# I#J m.s 2. # mant(m se constante# sendo i*ual a

Assim# segundo o ei?o PP:

46

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:s"uematizando o "ue acontece ao lon*o da "ueda$

Mescrevendo o movimento do !ro/(ctil !ela comHina&o de dois movimentos inde!endentes# verificamos "ue a velocidade resultante ( tan*ente D tra/ect<ria.

A figura I mostra os dia*ramas dos movimentos -orizontal e vertical$ no movimento horizontalB a velocidade mant4m$se constante. no movimento vertical o mMdulo da velocidade aumenta. A figura II mostra a comHina&o dos dois movimentos +soma vectorial da velocidade na -orizontal e da velocidade na vertical,# verificando se "ue a traLectMria 4 uma par56ola.

6onsideremos um cor!o lanado de uma altura h com velocidade inicial -orizontal de m<dulo direco horizontalN
.

SM h5 velocidade inicial na

Direco horizontal ;,?>: 5o referencial da fi*ura# s&o$ # e e as fun0es

47

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Direco vertical ;,P>: 5este referencial da fi*ura# # e e as fun0es s&o$

K "uadro se*uinte resume as caractersticas do lanamento -orizontal$

'ara calcular o tempo de Aueda# Hasta fazer se*undo 02$


0

na e"ua&o das !osi0es

'ara calcular o alcance m5?imo +!onto de emHate do cor!o com o solo# se*undo o ei1o 11,# suHstitui se na e"ua&o das !osi0es se*undo 01$

48

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

A traLectMria do movimento ( dada !elo con/unto de coordenadas e"ua0es do movimento se*undo o ei1o 01 e se*undo o ei1o 02$

# ou se/a# usando as

&Auao de uma par56ola

+:sta e"ua&o mostra a varia&o "uadr)tica da coordenada

com a coordenada

# "ue

re!resenta uma !ar)Hola corres!ondente D tra/ect<ria descrita !or um cor!o lanado -orizontalmente.,

Assim# !ara o lanamento -orizontal$

49

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

+%u*erir a resolu&o dos e1erccios 43 a 4V da !)*.104,


AULA N 15 (135 MIN) SUMRIO: Actividade laHoratorial 1.1 %er) necess)rio uma fora !ara "ue um cor!o se mova[ Question)rio soHre a actividade laHoratorial. AULA N 16 (90 MIN) SUMRIO: =ovimento num !lano inclinado. Pesolu&o de e1erccios. () ()

(ovimento num plano inclinado

Quando se lar*a uma esfera de massa m num !lano com inclina&o a esfera desce. Qual ( o ti!o de movimento da esfera[

em rela&o D -orizontal

'ara estudar o movimento da esfera ( conveniente utilizar um referencial cu/o ei1o 01 se/a !aralelo ao com!rimento AU do !lano e suHstituir as foras "ue actuam na esfera !elas suas com!onentes se*undo os ei1os 01 e 02. 7sso si*nifica suHstituir o !eso com!onentes e a "ue corres!ondem os valores$
P

!elas suas

e U

50

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

6omo a coordenada da esfera em 02 se mant(m constante durante a descida# a resultante das foras se*undo este ei1o ( nula /) "ue relativamente ao movimento em 01# actua somente a fora acelera&o constante# cu/o valor ( dado !or$ . Assim# durante a descida# e "ue ser) res!ons)vel !or uma

%endo assim# durante a descida a esfera move se com movimento rectilneo uniformemente acelerado. A acelerao 4 constante e no depende da massa da esfera.

AULA N 17 (90 MIN) SUMRIO:

()

:ntre*a e correc&o do "uestion)rio soHre a actividade laHoratorial 1.1. %er) necess)rio uma fora !ara "ue um cor!o se mova[ 6orrec&o do >'6.

AULA N 18 (135 MIN) SUMRIO:


:ntre*a e correc&o do "uestion)rio soHre a AB1.1.

()

Pesolu&o de uma fic-a de traHal-o.

AULA N 19 (90 MIN) SUMRIO:

()

51

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

6orrec&o dos e1erccios da fic-a de traHal-o. AULA N 20 (135 MIN) SUMRIO: 6orrec&o do >.'.6.. :sclarecimento de d8vidas. ()

AULA N 21 (90 MIN) SUMRIO: Fic-a de avalia&o.

()

AULA N 22 (90 MIN) SUMRIO: :ntre*a e correc&o da fic-a de avalia&o. Ks sat(lites *eoestacion)rios$ caractersticas e a!lica0es.

()

Sat4lites geostacion5rios

As comunica0es no mundo moderno e1i*em sat(lites em <rHita acima da su!erfcie terrestre +( o caso do N'%,. %em os sat(lites n&o seria !ossvel assistir em directo# !ela televis&o# a um /o*o de futeHol do outro lado do !laneta.

O) centenas de sat(lites em <rHita fundamentalmente# as se*uintes funes$ $ $ $ $

em

torno

da

>erra#

os

"uais

e1ecutam#

KHservam o nosso !laneta. :nviam sinais !ara determina&o da !osi&o +como no caso do sistema N'%, Actuam nos sistemas de comunica&o de informa&o a lon*as distEncias :nviam sinais r)dio !ara transmiss0es televisivas e radiodifundidas

Ks sat4lites geostacion5rios s&o sat(lites "ue acom!an-am o movimento da >erra# permanecendo imMveis acima do mesmo !onto acima da >erra. 7sto s< ( !ossvel !or"ue o seu per3odo or6ital 4 igual ao per3odo de rotao da /erra# ou se/a# estes sat(lites demoram cerca de 24 - a descrever uma <rHita com!leta.

52

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

!s sat4lites geoestacion5rios so usados # entre outras coisas# para comunicao e previso do tempo.

5em todos os sat(lites descrevem o mesmo ti!o de <rHita# !ois esta de!ende da fun&o a "ue o sat(lite se destina. A fi*ura ao lado mostra al*uns ti!os de <rHitas utilizadas.

As <rHitas mais comuns s&o$ A Mr6ita polar +os sat(lites !assam nos !<los e soHrevoam todo o *loHo em al*umas revolu0es, A Mr6ita geostacion5ria +( uma <rHita e"uatorial. ( circular e !assa soHre o e"uador# nos !ontos de latitude zero,

53

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

+5ote se "ue os sat(lites N'% n&o est&o nesta cate*oria n&o s&o *eoestacion)rios# !ois o seu !erodo orHital ( de 12-# nem as suas <rHitas se situam no !lano e"uatorial da >erra,.

'omo 4 Aue um sat4lite permanece em Mr6ita terrestreK

6omo saHemos# um !ro/(ctil lanado -orizontalmente do cimo de uma montan-a cai tanto mais longe Auanto maior for o valor da sua velocidade . %e n&o e1istisse atmosfera e o !ro/(ctil fosse lanado com uma velocidade suficientemente elevada este retornaria ao !onto de lanamento# com!ortando se como um sat(lite.

%ir 7saac 5eCton !ensou$ F%e a velocidade de lanamento de um !ro/(ctil for suficientemente elevada# talvez este descreva uma tra/ect<ria circular# acom!an-ando a curvatura da terraLG.

5esse caso# o !ro/(ctil !ermanecer) em <rHita terrestre com velocidade de mMdulo constante# !ois a resist?ncia do ar (# !raticamente# des!rez)vel. 6omo o !ro/(ctil# em <rHita terrestre# est) soH a influ?ncia da fora *ravitacional# o seu movimento 4 circular.

'ara "ue um cor!o consi*a Fesca!arG D fora *ravitacional terrestre# im!edindo o de cair# ( necess)rio "ue ad"uira uma velocidade muito elevada cerca de 11 ;m.s 1 +40 000 ;m/-,. %< os fo*uet0es !odem atin*ir esta velocidade e colocar os sat(lites a orHitar a >erra.

54

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

A fi*ura se*uinte ilustra como ( "ue um fo*uet&o# !or e1em!lo# o Ariane# coloca em <rHita *eostacion)ria um sat(lite de comunica0es.

AULA N 23 (135 MIN) SUMRIO: =ovimento circular e uniforme

(ovimento 'ircular e Iniforme

3m movimento 4 uniforme "uando no varia o mMdulo da velocidade.

K movimento !ode ter uma traLectMria circular e ser uniforme. R o caso do movimento da Bua em torno da >erra ou do movimento de um sat(lite em torno da >erra.

:ste movimento c-ama se movimento circular e uniforme. Ao contr)rio do movimento rectilneo e uniforme# a acelerao no 4 nula !or"ue a velocidade varia constantemente em direco.

55

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

O) outros e1em!los de movimentos circulares e uniformes$ o movimento de uma cadeirin-a da roda *i*ante ou o movimento do centro de massa de um carro numa !ista circular com o velocmetro a indicar sem!re o mesmo valor.

K "ue -) de comum entre estes movimentos[

A fora resultante "ue actua soHre o cor!o ( sem!re !er!endicular D velocidade# cu/o m<dulo nunca varia. Al(m disso# a fora resultante a!onta sem!re !ara o centro da tra/ect<ria. Mesi*na se# !or isso# !or fora centr3peta.

A acelera&o# !ela %e*unda Bei de 5eCton# tem a mesma direc&o e sentido da fora centr!eta. >amH(m se desi*na# !or esse motivo# !or acelerao centr3peta e tamH(m ( !er!endicular D velocidade
%u!0e "ue um sat(lite *eostacion)rio de massa m ( colocado numa <rHita de raio r em torno da terra. K sat(lite# ao lon*o da sua <rHita# ocu!a as !osi0es A# U e 6. Mescreve um movimento circular velocidade de mMdulo constante. com

Mes!rezando os efeitos da resist?ncia do ar# a 8nica fora a actuar soHre o sat(lite ( a fora grav3tica Aue 4 sempre perpendicular E velocidade. Assim# a fora *ravtica s< faz variar a direco da velocidade mas n&o o seu m<dulo# ou se/a# o mMdulo da velocidade 4 constante.

56

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

>rata se de um movimento circular e uniforme +m.c.u.,.

6omo a fora *ravtica a!onta !ara o centro da >erra "ue ( tamH(m o centro da traLectMria circular# diz se "ue ( uma fora centr3peta. 5este movimento# a direco do vector velocidade linear varia constantemente D medida "ue o sat(lite descreve a sua tra/ect<ria circular !ois a fora centr3peta !rovoca no cor!o uma acelera&o i*ualmente desi*nada centr!eta.

:nt&o o sat(lite !ossui uma acelerao centr3peta +!or a!ontar !ara o centro da tra/ect<ria, "ue ( respons5vel pela variao da direco de circular Aue o sat4lite descreve. B ou seLaB pela traLectMria

Assim# num movimento circular e uniforme:

fora resultante e# conse"uentemente# a acelerao s&o perpendiculares E velocidade e a!ontam !ara o centro da tra/ect<ria +desi*nam se !or fora centr3peta e acelerao centr3peta, A direco do vector velocidade varia +a direc&o de ( sem!re tan*ente D tra/ect<ria, ! mMdulo da velocidade 4 constante

'aracter3sticas do vector acelerao centr3peta ;

>

Direco$ radial. !er!endicular a Sentido$ diri*ido !ara o centro da tra/ect<ria Ralor:

:m "ue$ Acelera&o centr!eta

57

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Zelocidade linear

Paio da tra/ect<ria

'aracter3sticas do vector fora centr3peta ;

>

Direco$ radial Sentido$ diri*ido !ara o centro da tra/ect<ria Ralor:

:m "ue$

Fora centr!eta Zelocidade linear Paio da tra/ect<ria =assa

Deduo de

Be*enda$ ;A> =ovimento circular uniforme de uma !artcula "ue vai da !osi&o A !ara a !osi&o U.

;%> Metermina&o *r)fica do vector

58

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

;'> =edida do arco

K valor da velocidade mant(m se constante# ent&o$ Ks triEn*ulos A6U e 'KQ s&o semel-antes !ois t?m os En*ulos todos i*uais.

Bo*o$

Mividindo amHos os memHros !or

# vem$

'ara intervalos de tem!o muito !e"uenos# o com!rimento da corda i*ual ao com!rimento do arco vem$ ou se/a$ . 6onsiderando o limite "uanto

( a!ro1imadamente ,#

tende !ara zero +

+mMdulo do vector acelerao centr3peta>

.ota: Quando a velocidade escalar tamH(m varia no decorrer do tem!o# o movimento circular n&o ( uniforme e o movimento tem# al(m da acelera&o centr!eta +acelera&o normal,# uma acelera&o tan*encial$

A %e*unda Bei de 5eCton +

, !ermite oHter a velocidade no movimento orHital de

um sat(lite de massa m "ue descreve uma <rHita circular em torno de um !laneta de massa ($

59

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:nt&o

'ela Bei da Nravita&o 3niversal# saHe se "ue$

=as

ent&o

+:sta ( a condi&o necess)ria !ara "ue o sat(lite se manten-a em <rHita terrestre,

A velocidade or6ital: Depende da massa do !laneta e do raio da <rHita. .o depende da massa do sat(lite.

A fora centr!eta tem al*umas a!lica0es im!ortantes na e1!lica&o de al*uns fen<menos. 'or e1em!lo# ( a fora de atrac&o e1ercida !ela >erra soHre a Bua +uma fora centr3peta> "ue !ermite "ue a Bua descreva a sua <rHita em torno da >erra. R tamH(m devido D fora centr3peta "ue os sat(lites *eostacion)rios descrevem <rHitas a!ro1imadamente circulares em torno da >erra com uma dada velocidade. A ora 'entr3petaB Aue assegura a variao do vector velocidade no (ovimento 'ircular IniformeB pode ter diferentes origens:

60

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

a, 5o caso da Bua# ( a Fora de atrac&o *ravtica e1ercida !ela >erra.

H, Quando um autom<vel faz uma curva numa estrada -orizontal# ( a Fora de Atrito entre os !neus e a estrada.

c, 5o !?ndulo c<nico# ( a Pesultante do 'eso e da >ens&o no fio.

d, 5o F!oo da morteG# em "ue um motociclista roda numa !ista "uase vertical# ( a resultante entre o 'eso do con/unto e a Peac&o 5ormal da !ista.

9randezas caracter3sticas do movimento circular uniforme

5o movimento circular e uniforme ;m.c.u.> re*ularmente re!etido# !ode se usar *randezas facilmente mensur)veis$

K per3odo +/, ( o tem!o "ue demora a ocorrer uma volta com!leta# ou se/a# ( o menor intervalo de tem!o no "ual o m<vel re!ete as suas caractersticas cinem)ticas +!osi&o# velocidade# L,. A unidade S.I. ( segundo ;s>.

'or e1em!lo# o !erodo de um sat(lite *eostacion)rio ( de# a!ro1imadamente# 24 -# ou se/a# JV 400 s. 7sto si*nifica "ue o sat(lite ao fim deste intervalo de tem!o re!ete as mesmas caractersticas.

A freAuTncia ;f> # n8mero de voltas !or unidade de tem!o. A unidade S.I. ( hertz ;Zz> ou ;s$<>. 5&o ( mais do "ue o inverso do !erodo.

Assim# o !erodo e a fre"u?ncia relacionam se atrav(s da e1!ress&o$

61

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:nt&o a fre"u?ncia do sat(lite *eoestacion)rio (

Relao entre a velocidade linearB o per3odo e a freAuTncia

Ao fim de uma volta com!leta +o "ue corres!onde a um !erodo,# o sat(lite *eostacion)rio descreve uma tra/ect<ria circular de raio . Ku se/a# o espao percorrido pelo sat4lite eAuivale ao per3metro da circunferTncia .

K valor da velocidade linear !ode ser calculado atrav(s do "uociente entre o espao percorrido !elo sat(lite intervalo de tempo corres!ondente ao per3odo . e o

Assim# a e1!ress&o matem)tica "ue !ermite relacionar as *randezas velocidade linear# per3odo +e/ou freAuTncia> com o raio da circunfer?ncia descrita !or um sat(lite de massa m# considerado part3cula material ($

ou

:m "ue$ Zelocidade linear Paio da tra/ect<ria 'erodo Fre"u?ncia

'aracter3sticas do vector velocidade linear

62

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

Direco$ tan*ente D tra/ect<ria no !onto considerado Sentido$ o do movimento da !artcula

(Mdulo$

ou

Relocidade angular

A fi*ura re!resenta duas !osi0es A e U de um sat(lite +considerado !artcula material, "ue se move se*undo uma tra/ect<ria circularB em torno da >erra# com velocidade de mMdulo constante.

A !osi&o# num determinado instante# da !artcula material "ue descreve um movimento circular uniforme !ode indicar se em fun&o do raio centro . da circunfer?ncia "ue descreve e do *ngulo ao

A velocidade angular define se como o *ngulo descrito por intervalo de tempo.

Relocidade angular

$ ( o Auociente entre o *ngulo ao centro ;

> descrito !ara as

duas !osi0es sucessivas da !artcula e o intervalo de tempo "ue demora a descrev? lo.

Pe!resenta se# simHolicamente# !ela letra *re*a <me*a,.

+l? se

A unidade %.7. ( o radiano por segundo

A e1!ress&o matem)tica "ue !ermite calcular a velocidade an*ular S$

63

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

:m "ue$ Zelocidade an*ular

\n*ulo ao centro

.unca em grausNN

7ntervalo de tem!o

Pode$se concluir:

.um movimento circular e uniforme$ K valor da velocidade linear ( constante. A velocidade angular tamH(m tem valores constantes !or"ue s&o descritos En*ulos ao centro de i*ual am!litude em intervalos de tem!o i*uais.

Relao entre os valores da velocidade linear e da velocidade angular

%aHe se "ue$

e "ue o com!rimento do arco

Mividindo !or

64

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

'ara intervalos de tem!o muito !e"uenos !ode se considerar "ue

:nt&o vem$

Assim#

ou

Relao entre a velocidade angular e o per3odo ;ou a freAuTncia>

%e uma !artcula descreve uma volta com!leta# ent&o$

%e

:nt&o$

!I

%e

:nt&o

Relao entre acelerao centr3peta e velocidade angular

65

Fsica e Qumica A 11 ano 2013/2014

Ano lectivo

AULA N 24 (90 MIN) SUMRIO: 6orta mato escolar.

()

AULA N 25 (90 MIN) (15/11/2010) SUMRIO: 6orrec&o do >'6. Pesolu&o de e1erccios soHre =63.

AULA N 26 (135 MIN) SUMRIO: Actividade laHoratorial 1.2. Queda livre.

66

You might also like