You are on page 1of 11

Contedo programtico das disciplinas Disciplinas sob a responsabilidade do Instituto de Fsica da UFRJ 4.1.1.1.

1 Introduo s Cincias Fsicas Carga horria: 80h de trabalho terico e 40h de trabalho prtico Ementa: O mtodo cientfico: a observao de um fenmeno, a elaborao de um modelo para descrev-lo, previses a partir desse modelo e verificao dessas previses usando a ptica geomtrica atravs do estudo da propagao linear da luz. A evoluo das idias sobre o sistema solar: movimentos planetrios e da Lua; Tycho Brahe, Kepler e Galileu; lei da gravitao universal de Newton; as idias recentes sobre a formao e estrutura do sistema solar. A observao experimental e a realizao de medidas: planejamento e execuo de uma experincia; medidas diretas, suas incertezas e unidades de medidas usando aplicaes em termometria, medidas eltricas e hidrosttica. Apresentao e interpretao de resultados experimentais: tabelas e grficos Sistemas de referncia: grandezas vetoriais: fora, posio e velocidade; cinemtica e situaes de equilbrio; Leis de Newton. Fsica 1a Mecnica do Ponto Material Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Mecnica do ponto material: conceitos de fora, massa e grandezas cinemticas (posio, deslocamento, velocidade e acelerao). As leis do movimento: a lei da inrcia; referenciais inerciais e no inerciais; a segunda Lei de Newton; a lei da ao e reao;. A descrio do movimento: a escolha do observador e a relatividade galileana; sistemas de referncia e sistemas de coordenadas; medidas de grandezas cinemticas: posio, tempo. A realizao de medidas indiretas: medidas de velocidade e acelerao; a interpretao probabilstica das incertezas experimentais; incertezas em medidas indiretas: propagao de erros. Trabalho e energia mecnica: trabalho de uma fora no deslocamento de um corpo pontual ao longo de uma trajetria; trabalho de foras constantes; energia cintica de um corpo; o teorema trabalho-energia cintica; foras conservativas e foras dissipativas; energia potencial; energia mecnica e as condies para sua conservao. Torque e momento angular: os conceitos de torque de uma fora agindo sobre uma partcula e momento angular de uma partcula em relao a um ponto; as condies para a conservao do momento angular de uma partcula; foras centrais; o movimento de corpos sob a ao da fora gravitacional; as leis de Kepler para o movimento de planetas e a Lei da Gravitao Universal, de Newton. Fsica 1b - Sistemas de Partculas e Corpos Rgidos Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental.

Ementa: Sistemas de partculas: as grandezas gerais para a descrio de um sistema de partculas momento linear, momento angular e energia mecnica e suas leis de conservao. O centro de massa de um sistema de partculas: definio e propriedades; a descrio do movimento de um sistema de partculas como a composio de um movimento de translao de uma partcula com um movimento interno observado do referencial do centro de massa. Aplicaes: colises; rotaes em torno de eixos fixos. Corpos rgidos: o modelo de um sistema de partculas como um corpo rgido; movimento de um corpo rgido; caso particular: o movimento plano de um corpo rgido; as condies para o rolamento sem deslizamento. Aplicaes concretas de distribuies de probabilidade: a anlise estatstica de dados experimentais; distribuies; distribuio gaussiana; mdias e flutuaes em torno da mdia. Leis de conservao: colises, centro de massa, rotaes em torno de eixo fixo. Fsica 2a Fluidos e Fsica Trmica Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Fluidos: esttica e introduo dinmica de fluidos; viscosidade. Teoria Cintica dos Gases: a descrio estatstica de um sistema de muitas partculas; a interpretao microscpica dos conceitos de temperatura e energia. Termodinmica: calor e primeira lei da Termodinmica; a segunda lei da Termodinmica na forma macroscpica; entropia e reversibilidade. Aplicaes: ciclos termodinmicos, motores, refrigeradores. Medidas experimentais indiretas: propagao de incertezas para medidas correlacionadas. Fsica 2b Oscilaes e Ondas em Meios Mecnicos Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Oscilaes: o oscilador harmnico simples; oscilaes amortecidas e foradas; osciladores acoplados; modos normais de vibrao de um sistema. Ondas mecnicas numa corda vibrante: o movimento ondulatrio e suas caractersticas: fenmenos de interferncia, reflexo, refrao, difrao e polarizao; a equao de onda e suas solues. Ondas num meio elstico: a propagao do som; som, rudo e sons musicais; uma introduo Fsica da msica e dos instrumentos musicais. Apresentao de resultados experimentais: o ajuste de dados experimentais pelo mtodo da minimizao de 2 em casos lineares; grficos e escalas logartmicas; linearizao de dados experimentais.

Fsica 3a - Eletricidade Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Eletricidade: a Lei de Coulomb; campo eltrico, Lei de Gauss, potencial eltrico; condutores e isolantes. Medidas eltricas: corrente eltrica, ddp, resistncias; resistores e capacitores associaes em srie e paralelo e circuito RC. Anlise de dados experimentais: demonstrao e uso do mtodo de ajuste por mnimos quadrados para o caso linear. Fsica 3b Magnetismo e Leis de Maxwell Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Magnetismo: campo magntico; Lei de Ampre e de Biot-Savart; Lei de Faraday; propriedades magnticas da matria; indutncia; Lei de Ampre-Maxwell, corrente de deslocamento. Medidas eltricas: indutores circuitos de corrente contnua e alternada; impedncia. As equaes de Maxwell. Fsica 4a Ondas Eletromagnticas e ptica Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: O modelo da propagao geomtrica da luz: a luz como um raio luminoso; formao de imagens; lentes; espelhos planos, cncavos e convexos. As caractersticas ondulatrias da luz: reflexo, interferncia, refrao, difrao e polarizao da luz. Ondas eletromagnticas: propagao de ondas eletromagnticas; antenas. O espectro de ondas eletromagnticas: cor. Anlise de dados experimentais: formalizao de conceitos referentes a ajustes de dados por minimizao e expresso quadrtica para propagao de incertezas. Fsica 4b Introduo Relatividade e Mecnica Quntica Carga horria: 40h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa: Relatividade especial: os resultados experimentais sobre a propagao da luz; a teoria da relatividade especial, simultaneidade. Introduo Mecnica Quntica: os primrdios da teoria quntica; a dualidade ondapartcula; o princpio da incerteza; funo de onda; amplitude de probabilidade; o princpio da superposio de estados; a equao de Schrdinger. Aplicaes da Mecnica Quntica: o tomo de hidrognio; os espectros atmicos, spin e momento angular; interao da radiao com a matria.

Mecnica Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: Formalismo newtoniano: apresentao do formalismo e aplicao ao movimento de uma partcula e ao movimento de um corpo rgido. Formalismos lagrangeano e hamiltoniano: apresentao dos formalismos, exemplificando com uma aplicao simples. Eletromagnetismo e tica Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: Equaes de Maxwell; ondas eletromagnticas em meios materiais: solues de problemas simples. Mecnica Quntica Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: Observveis e operadores; conceito de medida; soluo de problemas simples a uma dimenso poos de potencial, oscilador harmnico; momento angular e spin; a equao de Schrdinger em trs dimenses aplicao: o tomo de hidrognio. Fsica Estatstica e Matria Condensada Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: Introduo fsica estatstica: estados microscpicos e macroscpicos; ensembles estatsticos; o princpio de Boltzmann; entropia; teoria cintica dos gases; partculas idnticas e estatstica quntica; aplicaes simples. Introduo fsica da matria condensada: eltrons e ons como constituintes bsicos de slidos; estrutura eletrnica dos slido; condutores e isolantes; vibraes de uma rede cristalina; aplicaes.. Instrumentao para o Ensino de Fsica Carga horria: 40h de trabalho terico e 40h de trabalho experimental. Ementa: Estudo conceitual e experimental de um assunto de Fsica na abordagem de projetos de ensino mdio existentes. Anlise desses projetos sob o ponto de vista de sua metodologia, tcnicas de avaliao. Laboratrio Avanado Carga horria: 60h de trabalho terico e 20h de trabalho experimental. Ementa:

Sistemas binrios; lgica booleana; circuitos basculares; registros a deslocamento; seletores-multiplexadores e decodificadores-desmultiplexadores; conversores AD/DA; computadores-princpios gerais. Codificao da informao; transdutores de entrada e sada; amplificadores operacionais; realimentao; osciladores e temporizadores; rudo; som e alta fidelidade. Histria da Fsica 1 Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: O problema do movimento e o surgimento da Filosofia da Natureza. A Cosmologia antiga; a Fsica de Aristteles; a Fsica medieval; as origens da Mecnica. A Revoluo Cientfica dos sculos XVI e XVII. A Lei da Inrcia e o problema do movimento circular. As leis da ptica Geomtrica e a natureza da luz. As contribuies de Newton: conceito de fora, gravitao universal e a teoria de Newton da luz e das cores. Histria da Fsica 2 Carga horria: 40h de trabalho terico Ementa: A teoria do calor: o calrico e a fenomenologia do calor. Eletromagnetismo: as contribuies de Faraday, Maxwell e Hertz. O sculo XX: os primrdios da Fsica Atmica e os impasses da Fsica Clssica. A teoria da Relatividade Restrita e a proposta da Relatividade Geral. O nascimento e o desenvolvimento da Mecnica Quntica. Informtica no Ensino de Fsica Carga horria: 20h de trabalho terico e 60h de trabalho experimental. Ementa: Introduo arquitetura e estrutura da linguagem computacional. Apresentao e discusso de programas computacionais para o ensino de cincias em um ambiente de sala de aula e de laboratrio didtico. Linguagens de autoria; processadores de texto e hipertexto, editores de conserware. Programas aplicativos; planilha eletrnica, pacotes estticos, banco de dados. Critrios e instrumentos para avaliao de softwares educativos. Tpicos de Fsica Carga horria: 80h de trabalho terico. Ementa: Noes de: fsica nuclear; astrofsica; fsica de partculas elementares; sistemas dinmicos, cos e complexidade; fsica atmica e molecular. Disciplinas sob Responsabilidade do Instituto de Matemtica da UFF Introduo a Probabilidade e Estatstica Carga horria: 40h de trabalho terico.

Ementa: Tcnicas de contagem e combinatria: conjuntos e operaes com conjuntos. Permutaes. Combinaes. Arranjos e arranjos com repetio. Binmio de Newton e tringulo de Pascal. Probabilidade: tcnicas de contagem. Experimentos, eventos e espao amostral. Probabilidade, definio e propriedades bsicas. Probabilidade condicional e eventos independentes. Teorema de Bayes e aplicaes. Nmeros Complexos Carga horria: 40h de trabalho terico. Ementa: Noes elementares. congruncia e semelhana de tringulos e figuras planas. Crculo, polgonos convexos. Inscrio e circunscrio de polgonos no crculo. Posies relativas de retas e crculos e de crculos e crculos. O conjunto dos nmeros complexos, representao geomtrica, mdulo. Elementos de Trigonometria. A forma polar de um nmero complexo, a frmula de De Moivre. Razes n-simas da unidade. Relaes trigonomtricas no tringulo. Geometria Analtica Carga horria: 80h de trabalho terico. Ementa: Vetores: vetores no plano e no espao, propriedades, operaes e representao grfica. Produto interno, vetorial e misto. Projees ortogonais. Equao do plano. Equaes de retas no plano e no espao. Posies relativas de uma reta e de um plano entre duas retas. Clculo de distncias. Cnicas: equaes das cnicas. Identificao e grficos. Qudricas: superfcies cilndricas, cnicas, regradas e de revoluo. Identificao e grficos. lgebra Linear I Carga horria: 80h de trabalho terico. Ementa: Matrizes: matrizes e determinantes. Sistemas lineares. Espaos Vetoriais: espao vetorial, subespaos. Combinaes lineares, independncia linear, bases e dimenso. Transformaes lineares: definio e exemplos. Teorema do ncleo e imagem, aplicaes. Representao matricial de uma transformao linear. Mudana de base e de coordenadas. Pr-Clculo Carga horria: 100h de trabalho terico. Ementa:

Conjuntos numricos: os conjuntos dos nmeros naturais, inteiros e racionais. Irracionais e reais. Progresses geomtricas e somas infinitas. Expanses decimais. A reta real, coordenadas e intervalos. Inequaes simples. Curvas no plano: coordenadas no plano. Equao da reta, inclinao. Trinmio do segundo grau. Cnicas como lugar geomtrico. Polinmios em uma varivel real: funes polinomiais, operaes com funes polinomiais. Razes de um polinmio e o teorema de D'Alembert. O algoritmo de Euclides e o MDC de dois polinmios. O teorema fundamental da Algebra. Fatores irredutveis de um polinmio. Fatorao. Relaes entre as razes e os coeficientes de um polinmio. Funes racionais e sua decomposio. Funes numricas: funes reais de varivel real, domnio, contra-domnio e imagem. Operaes com funes, composio de funes. Representao grfica de uma funo. Funes pares e mpares, funes injetoras e sobrejetoras, bijees. Funes montonas. A inversa de uma funo e o seu grfico. Funes exponencial e logaritmo. Clculo I Carga horria: 120h de trabalho terico. Ementa: Funes: limites de funes e assntotas. Continuidade de funes reais de uma varivel real. Os teoremas bsicos de continuidade (valor intermedirio). Derivao: secantes e tangentes a grficos de funes. A derivada: definio, propriedades, representao geomtrica e taxas de variao. Tangentes e normais a grficos de funes. O teorema do valor mdio. Funes inversas e implcitas. Derivadas de ordem superior, velocidade e acelerao no movimento retilneo uniforme. Problemas de mximos e mnimos. Regra de L'Hospital. Funes trigonomtricas inversas. Integrao: a integral, definio, propriedades elementares. O problema do clculo de reas de figuras planas. Clculo II Carga horria: 120h de trabalho terico. Ementa: Introduo a equaes diferenciais. Mtodos de integrao: integrao por partes, mudana de variveis, substituio trigonomtrica, fraes parciais etc. Aplicaes: clculo da rea de superfcies simples e clculo de volumes de slidos de revoluo. Curvas parametrizadas e comprimento de arco. O comprimento de uma curva. Funes de vrias variveis: grficos, curvas de nvel. Clculo de reas e volumes de superfcies de revoluo. Limites, continuidade, derivada direcional e gradiente. O plano tangente ao grfico de superfcies. A regra da cadeia. Pontos crticos, mximos e mnimos e aplicaes.

Clculo III Carga horria: 120h de trabalho terico. Ementa: Coordenadas polares, cilndricas e esfricas em duas e trs dimenses, parametrizao de curvas e superfcies no espao. Integrais duplas e triplas, integrais iteradas, o teorema de Fubini. Mudana de variveis. Aplicaes, clculo de reas e volumes. Integrais de linha, campos vetoriais, teoremas de Green, Gauss e Stokes. Aplicaes da teoria do potencial. Equaes Diferenciais Carga horria: 80h. Ementa: Equaes diferenciais: introduo histrica, equaes diferenciais, solues e problemas com valores iniciais. Solues numricas de equaes diferenciais, o mtodo de Euler e o mtodo de Runge-Kutta. Implementao usando software matemtico. Equaes diferenciais de primeira ordem: separao de variveis, equaes lineares, fatores integrantes e equaes exatas. Equaes homogneas. Aplicaes. Equaes diferenciais de segunda ordem: equaes lineares homogneas com coeficientes constantes, a equao caracterstica, o princpio de superposio e o espao de solues. As razes da equao caracterstica e as solues. Equaes lineares no homogneas, variao dos parmetros e coeficientes indeterminados. Aplicaes. Resoluo de sistemas de equaes lineares.

Disciplinas sob Responsabilidade da Faculdade de Educao da UERJ Filosofia da Cincia Carga horria: 40h. Ementa: O problema da aceitao das teorias cientficas. Formas do realismo cientfico. A relao entre teoria e fato. O critrio da verdade na cincia. As noes de verificao, confirmao, corroborao, falseamento. As lgicas indutivas. O progresso da cincia. Progresso cumulativo versus revolues cientficas. As explicaes cientficas. Modelos de explicao cientfica. A abordagem pragmtica. Filosofia da Educao Carga horria: 40h. Ementa: Estudo de contribuies filosficas dos grandes pensadores da educao, com destaque para os projetos educacionais, concepes e ideais que ajudaram a construir. Psicologia da Educao Carga horria: 80h.

Ementa: Fatores scio-histricos e estudo do desenvolvimento e da aprendizagem; diversidade de concepes de homem. A Psicologia da Educao nas sociedades capitalistas e a produo de conceitos: diferenas individuais, natureza infantil, os mitos da aprendizagem. Aplicaes educacionais de algumas teorias psicolgicas: Freud, Skinner, Rogers, Piaget, Vygotsky. Aspectos psicolgicos da avaliao da aprendizagem. Sociologia da Educao Carga horria: 60h. Ementa: Contexto scio-histrico da emergncia da Sociologia da Educao. Enfoques tericos da relao educao e sociedade, educao e modernidade; o surgimento dos sistemas nacionais de ensino. Educao e contexto social: relaes de poder, ideologia e suas repercusses nas propostas curriculares. Estrutura e Funcionamento do Ensino Carga horria: 80 h. Ementa: Estrutura e funcionamento da organizao escolar em uma perspectiva histrica. Aspectos da relao com a sociedade. Concepo, objetivos e finalidades do ensino bsico (educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio) e superior no Brasil. Legislao do ensino. Administrao do sistema educacional. Formao de professores. Questes atuais do sistema de ensino nacional. Didtica Carga horria: 80h. Ementa: Didtica e os processos de ensino e aprendizagem. Construo da identidade e trabalho docente: formao e profisso. Desafios do professor no cotidiano da sala de aula. Planejamento, avaliao e autonomia. Teoria e Prtica Pedaggica Carga horria: 40h. Ementa: A formao do professor. Conhecimento da realidade escolar. O papel social e poltico do educador. O relacionamento professor-aluno: o papel do afeto. Prtica Pedaggica Especfica I Carga horria: 80h. Ementa:

Concepes dos professores de Fsica sobre a Fsica e sobre o ensino da Fsica. A profissionalizao e o ensino da Fsica no ensino fundamental e no ensino mdio. Anlise e seleo de atividades especficas para o ensino da Fsica. Prtica Pedaggica Especfica II Carga horria: 80h. Ementa: Planejamento. Elaborao de sequncias didticas para a prtica. Trabalho de apoio ao professor na escola. Trabalho em pequenos grupos ou atendimento individual. Elaborao de relatrio de contedo-planejamento com descrio das atividades, resultados obtidos e apreciao crtica de sua atuao. Disciplinas ministradas sob corresponsabilidade do Instituto de Fsica da UFRJ e da Faculdade de Educao da UERJ Estgio Supervisionado 1 Carga horria: 80h. Ementa: Participao em sala de aula, como observador crtico de aulas de Fsica. Prtica supervisionada em sala de aula. Elaborao de relatrio contedo-planejamento com descrio das atividades, resultados obtidos e apreciao crtica. Estgio Supervisionado 2 Carga horria : 80h. Ementa: Participao em sala de aula, como participante e auxiliando o docente em aulas de Fsica no ensino mdio. Prtica supervisionada em sala de aula. Elaborao de relatrio contedo-planejamento com descrio das atividades, resultados obtidos e apreciao crtica. Disciplina sob responsabilidade do Departamento de Computao do IM/UFRJ Introduo Informtica Carga horria: 40h de trabalho terico e 40h de trabalho prtico. Ementa: Hardware: princpio de funcionamento do computador, identificao dos principais componentes, montagem de um computador. Sistema operacional: conceito de sistema operacional, sistema Windows e Linux, instalao de programas. Internet: conceito de Internet, navegao, sites de busca, repositrios de programas, sites voltados para o ensino. E-mail: enviar e receber e-mails, arquivos anexados.

Edio de texto: programas de edio de texto, edio de frmulas. Planilhas: uso de planilhas eletrnicas, frmulas e decises lgicas, grficos em planilhas. Grficos e multimdia: arquivos de imagem (gif, jpg etc.), arquivos de som, multimidia, flash etc. Hipertexto: O que HTML, editores e browsers. Disciplina sob responsabilidade do Instituto de Qumica da UFRJ Introduo Qumica Carga horria: 80h de trabalho terico. Ementa: Introduo Qumica a partir do estudo da tabela peridica. Disciplina sob responsabilidade do Instituto de Biofsica da UENF Grandes Temas em Biologia Carga horria: 60h de trabalho terico. Ementa: Introduo Biologia a partir da anlise do processo de formao do conhecimento tomando como exemplo alguns temas importantes no campo da biologia no seu sentido mais amplo.

You might also like