You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior

Prova
1.

Concurso Pblico: MDIC- 2012


(Edital ESAF n. 04, de 21/3/2012)

Instrues

Conhecimentos Especcos
Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

2
cursiva,
para

Grupo

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

A grandeza no consiste em receber honras, mas em merec-las.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

COMRCIO INTERNACIONAL 1 - A criao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) representa um marco na evoluo do sistema multilateral de comrcio instaurado com o Acordo Geral de Comrcio e Tarifas (GATT) em 1947. Com base nessa assertiva, assinale a opo correta. a) Com a entrada em funcionamento da OMC em janeiro de 1995, as regras que regiam o comrcio internacional at ento foram suplantadas por aquelas previstas no Acordo constitutivo daquela organizao. b) A necessidade de adaptar as regras do comrcio internacional concebidas em 1947 s circunstncias contemporneas justicou a derrogao dos dispositivos e princpios do Acordo Geral de Comrcio e Tarifas original em favor de novo acordo negociado em 1994 (GATT 1994). c) Apesar da expanso do corpo de regras consubstanciado no conjunto de acordos emanados da Rodada Uruguai, o sistema multilateral, sob a gide da OMC, continua regido basicamente pelos mesmos princpios enunciados no GATT 1947. d) O princpio da transparncia, que obriga os membros da OMC a darem cincia a todos os demais de todos os regulamentos e medidas comerciais que venham a adotar, foi introduzido no GATT 1994 em complemento aos princpios da Nao Mais Favorecida e do Tratamento Nacional presentes no texto original do GATT 1947. e) No GATT 1994, o princpio da No Discriminao foi relativizado em razo do objetivo de priorizar os acordos e blocos comerciais regionais e os sistemas preferenciais como meios de alcanar mais rpida liberalizao do comrcio internacional. 2 - O comrcio internacional de servios est amparado em acordo multilateral negociado durante a Rodada Uruguai e entrou em vigor em 1995. Sobre o mesmo correto armar que: a) tem por objetivo fundamental promover a gradual liberalizao do comrcio de servios prestados, tanto em bases comerciais como no exerccio da autoridade governamental. b) dadas as diferenas em relao ao comrcio de bens, os princpios e objetivos bsicos que orientam o comrcio de servios so distintos dos previstos no GATT. c) o acordo estabelece como objetivo fundamental a exibilizao do direito dos pases de regularem setores domsticos de servios em favor da gradual abertura de seus mercados a prestadores estrangeiros. d) preconiza a proibio dos monoplios e a eliminao de prticas comerciais por prestadores de servios que restringem a competio nos mercados nacionais como meios de promover a liberalizao do comrcio de servios. e) alcana todos os servios associados aos modos de prestao denominados comrcio transfronteirio, consumo no exterior, presena comercial e presena de pessoas fsicas.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 2

3 - O Acordo sobre a Implementao do Artigo VI do Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio 1994 preconiza que uma investigao para determinar a existncia, o grau e o efeito de qualquer dumping ser iniciada a) pelo Conselho de Comrcio de Bens da OMC, por recomendao expressa do Mecanismo de Reviso de Polticas Comerciais. b) pela indstria domstica, em estrita observncia dos critrios para determinar a margem de dumping praticada e o dano causado, encaminhando petio diretamente ao rgo de Soluo de Controvrsias da OMC. c) pelo governo do pas exportador, com propsito preventivo, quando existirem indcios da prtica de dumping. d) pelo governo do pas cujas exportaes tenham sido afetadas pela prtica do dumping mediante petio da indstria domstica. e) quando se constatar que o preo do produto exportado inferior ao preo normal do mesmo produto ou de seus similares no mercado de destino. 4 - O valor aduaneiro de um bem, para efeitos de tributao quando de sua importao, deve ser, segundo o Acordo de Valorao Aduaneira, o preo efetivamente pago ou a pagar pelo mesmo em uma venda de exportao ao pas de importao. Sobre a aplicao deste critrio, correto armar que: a) deve ser feita de forma incondicional, tanto no que se refere disposio e uso do bem em questo pelo comprador, quanto s condies de venda. b) deve tomar em conta condicionalidades previstas no Acordo, tais como a adio ao valor aduaneiro de custos incorridos pelo importador e no incorporados ao preo pago e que estejam associados a comisses e corretagem, custos de embalagem, royalties e licenas. c) quando da impossibilidade de determinao do valor de transao, tomar-se- com critrio substitutivo o preo de venda de bens idnticos praticado no pas importador. d) de natureza exclusiva, por ser sua determinao calcada em informaes objetivas e acessveis. e) comporta alternativamente a opo por outro critrio razovel mutuamente acordado entre a autoridade aduaneira e o importador, e que esteja em conformidade com o Acordo de Valorao Aduaneira.

Prova 2 - Grupo 2

5 - Tomando em conta os procedimentos para a resoluo de controvrsias no mbito da Organizao Mundial de Comrcio (OMC), assinale a opo correta. a) O incio de um processo de soluo de controvrsias se d com o estabelecimento de um painel incumbido de avaliar objetivamente o litgio luz da normativa multilateral e de apresentar relatrio nal no prazo mximo de seis meses ao rgo de Soluo de Controvrsias (OSC). b) O descumprimento de recomendaes e decises do rgo de Soluo de Controvrsias enseja a elevao da controvrsia ao rgo de Apelao cujas decises so mandatrias e, se descumpridas, abrem caminho para a autorizao de medidas retaliatrias. c) As decises do rgo de Soluo de Controvrsias, uma vez acatado e circulado entre as partes litigantes o Relatrio de um painel, so irrecorrveis. d) Cabe parte perdedora indicar, para apreciao do Painel ou do rgo de Apelao, as medidas a serem tomadas para a implementao de recomendaes e decises deles emanadas. e) Aps a adoo do relatrio do Painel pelo rgo de Resoluo de Controvrsias, a parte perdedora deve apresentar proposta de implementao das recomendaes/decises dele emanadas, caso no tenha noticado sua inteno de recorrer ao rgo de Apelao. 6 - Os critrios e regras de valorao aduaneira presentes no Cdigo Aduaneiro do Mercosul a) so os mesmos utilizados no mbito da OMC, sendo a base de clculo o valor da transao consubstanciado no preo efetivamente pago ou a pagar pela mercadoria adquirida, acrescido dos custos de transporte at o porto, alm dos gastos auferidos com carregamento, descarregamento e seguro. b) tomam por base o disposto no Acordo de Valorao Aduaneira da OMC quanto ao valor de transao como critrio bsico, mas reduz e simplica os mtodos subsequentes de valorao previstos naquele Acordo quando da impossibilidade de determinao do valor de transao. c) so peculiares em razo da integrao produtiva, da estrutura tarifria do Mercosul e do regime de livre comrcio entre os pases membros, fatores que alteram os parmetros de determinao do valor de transao preconizados na Organizao Mundial do Comrcio (OMC). d) so aplicveis exclusivamente s importaes procedentes de terceiros pases e regies, haja vista a no incidncia de tarifas no comrcio intrazona. e) coincidem com a normativa da Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI), em cujo mbito esto amparados juridicamente os acordos do Mercosul.

7 - Considere as seguintes assertivas sobre defesa comercial no Mercosul e, em seguida, assinale a opo correta. a) O Mercosul no dispe de normativas comuns sobre medidas de defesa comercial. b) As controvrsias sobre a aplicao dos Acordos Anti-dumping e sobre Subsdios e Medidas Compensatrias da OMC podem ser apreciadas no marco do sistema de resoluo de controvrsias do Mercosul. c) O Mercosul dispe de marcos jurdicos que facultam aos pases membros implementar procedimentos comuns de investigao e adotar um processo decisrio comum frente a prticas desleais de comrcio por terceiros pases. d) Apenas as matrias relativas prtica de dumping pelos pases membros so tratadas com base em normativa integrada e procedimentos de investigao comuns aos pases do Mercosul. e) As salvaguardas comerciais no comrcio intra-bloco representam importante instrumento de promoo do equilbrio nas trocas internas e de maior equidade frente s disparidades entre as econmicas dos pases membros. 8 - Sobre o sistema de codicao de mercadorias aplicado no mbito do Mercosul, correto armar que: a) em razo da necessidade de maior detalhamento das mercadorias sujeitas a controle aduaneiro, adotouse a Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatstica (NVE), com quatro posies adicionais ao Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias SH. b) o mesmo aplicado no mbito da Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) em cujo mbito foi constitudo o Mercosul. c) aplica-se Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias (SH), sem extenses. d) resultou da extenso da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias (NBM), quando da criao do Mercosul, ao comrcio intra-bloco. e) um desdobramento do Sistema Harmonizado de Designao e Codicao de Mercadorias (SH) da Organizao Mundial de Alfndegas (OMA), com o acrscimo de duas posies s seis existentes no SH. 9 - A promoo do desenvolvimento em reas fronteirias da Regio Norte do Pas e o incremento das relaes bilaterais com os pases vizinhos naquela mesma regio, em consonncia com a poltica de integrao latino-americana, so objetivos expressos do regime aduaneiro aplicado em rea especial denominado: a) Zona Franca de Manaus. b) rea de Livre Comrcio. c) Zona de Processamento de Exportao. d) Entreposto Industrial. e) Loja Franca.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

10- O termo de comrcio que implica compromisso mnimo para o vendedor, restringido-o entrega da mercadoria ao comprador em sua propriedade ou em outro local designado, no desembaraada para exportao e no embarcada em qualquer veculo coletor : a) Free Carrier (FCA). b) Free on Board (FOB). c) Delivered Ex-Ship (DES). d) Ex Works (EXW). e) Carriage Paid To (CPT).

13- Analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. a) O aproveitamento de economias de escala em diferentes pases conduz especializao em um nmero restrito de produtos, reduzindo assim a oferta de bens no mercado mundial e as possibilidades de comrcio entre eles. b) Em um modelo de concorrncia imperfeita e em condies monopolsticas, o comrcio internacional restringido pela segmentao dos mercados, escalas de produo limitadas e pequena diversidade de bens disponveis para o intercmbio comercial. c) Mesmo em condies de concorrncia imperfeita, as possibilidades e os ganhos do comrcio resultam de vantagens comparativas relativas tal como denidas no modelo ricardiano e no do aproveitamento de economias de escala pelas indstrias. d) No modelo de concorrncia monopolstica centrado na produo de manufaturas, um pas tanto produzir e exportar bens manufaturados como tambm os importar, alimentando assim o comrcio intraindstrias e gerando ganhos extras no comrcio internacional. e) Os rendimentos crescentes associados ao aproveitamento de economias de escala alimenta a concentrao monopolstica, levando assim ao aumento dos preos nos mercados domsticos e no mercado internacional e impactando negativamente o comrcio internacional. 14- A imposio de tarifas s importaes exerce importantes efeitos sobre a renda internamente. Acerca desses efeitos, correto armar que a) a renda do governo e dos produtores domsticos beneciados com a proteo tarifria aumenta, ao mesmo tempo em que se reduz o poder aquisitivo dos consumidores. b) no h efeitos signicativos decorrentes da taxao das importaes sobre a renda, pois os ganhos auferidos pelos setores beneciados pela proteo tarifria tendem a ser anulados pelo aumento subsequente dos preos relativos e pela contrao da demanda no mercado domstico. c) exerce efeito concentrador na medida em que alimenta a transferncia de renda dos consumidores para os produtores. d) em virtude da contrao das importaes e do favorecimento da produo domstica, o efeito concentrador inicial tende a se reverter em razo do crescimento da produo e da renda nacional em um segundo momento. e) a renda do governo diminui e aumenta, concomitantemente, a renda dos produtores domsticos.

RELAES ECONMICAS INTERNACIONAIS 11- De acordo com o modelo de David Ricardo, o padro de especializao produtiva de um pas e, por consequncia, a composio de sua pauta exportadora est diretamente relacionada (s) a) diferenas entre os custos de remunerao do capital em diferentes indstrias. b) vantagens relativas determinadas pela produtividade do fator trabalho em diferentes indstrias. c) dotao dos fatores de produo. d) vantagens absolutas derivadas das diferenas na remunerao da mo de obra. e) vantagens comparativas relativas determinadas pela produtividade do capital. 12- Considere as premissas e os objetivos do Modelo Hecksher-Ohlin e assinale a opo correta. a) O modelo permite demonstrar como a oferta relativa de fatores de produo e o emprego dos mesmos em diferentes intensidades na produo explicam os padres de especializao e as possibilidades do comrcio internacional. b) O modelo um complemento do modelo ricardiano por aliar a abundncia dos fatores de produo aos custos do trabalho como fator explicativo dos padres de especializao e dos ganhos do comrcio. c) O modelo preconiza que um pas produzir e exportar aqueles produtos cujos fatores produtivos sejam aproveitados mais ecientemente, independentemente de sua oferta internamente. d) O modelo ressalta a dotao de recursos como fator determinante dos padres de especializao e de comrcio, considerando de importncia secundria os custos dos fatores e a intensidade relativa de seu emprego na produo como elementos explicativos daqueles padres. e) O modelo preconiza que, com a ocorrncia do comrcio, a especializao decorrente da abundncia de fatores tende a produzir, ao longo do tempo, crescente diferenciao dos preos relativos dos fatores de produtos no mercado internacional.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 4

Prova 2 - Grupo 2

15- Considerando-se a ao governamental no modelo de industrializao orientada para as exportaes, correto armar que a) limitada em razo do protagonismo central dos agentes econmicos privados nacionais e estrangeiros atuantes na atividade exportadora na realizao de investimentos produtivos e em relao aos fatores que garantem competitividade nos mercados internacionais. b) semelhante desenvolvida no modelo de substituio de importaes na medida em que est centrada na aplicao de instrumentos tarifrios e incentivos produo. c) de carter subsidirio e envolve fundamentalmente a promoo de marcos polticos, jurdicos e institucionais favorveis aos investimentos e atividade econmica. d) prescinde de formas de interveno econmica e concentra-se na proteo da livre iniciativa, da competio e dos uxos de comrcio e de investimento. e) de grande alcance, envolvendo o apoio ao desenvolvimento da infraestrutura, a concesso de incentivos scais e creditcios, o nanciamento da produo e das exportaes e investimentos em educao e qualicao prossional. 16- Em relao aos subsdios s exportaes, correto armar que a) so proibidos pela normativa da OMC por distorcerem as condies de concorrncia internacional. b) seus efeitos sobre os preos no mercado interno do pas que os aplica so semelhantes aos de uma tarifa sobre as importaes. c) produzem deteriorao dos termos de troca ao elevar os preos no mercado interno e reduzi-los nos mercados de destino, o que compensado pelo aumento da renda que provocam no mercado interno. d) exercem efeitos concentradores de renda na medida em que envolvem transferncia de recursos pblicos em favor de um segmento especco do setor produtivo, e diminuem a renda do prprio governo e dos consumidores. e) possuem efeitos positivos em termos do bem-estar econmico geral de um pas na medida em que contribuem diretamente para o crescimento e diversicao da atividade econmica e para o aumento do emprego e da renda nos setores exportadores.

17- A Associao de Cooperao Econmica da sia e do Pacco (APEC) uma entidade econmica multilateral dedicada promoo do comrcio e dos investimentos entre seus membros. Em relao integrao econmica em seu mbito, correto armar que a) a APEC conforma, no presente, uma rea de preferncias tarifrias em transio para uma rea de livre comrcio a ser conformada at 2020. b) a APEC objetiva estimular a liberalizao do comrcio e dos investimentos mediante a cooperao econmica e tcnica, a promoo de medidas de facilitao do comrcio e no pela via da expanso e do aprimoramento de acordos preferenciais ou compromissos mandatrios entre seus membros. c) objetiva a criao de uma rea de livre comrcio que resultar da convergncia dos acordos comerciais regionais j celebrados entre seus estados membros. d) a Associao atua no sentido de fortalecer e aprimorar os acordos comerciais regionais j celebrados entre os pases membros e de facilitar, ao mesmo tempo, a instaurao de um regime de livre comrcio na Associao. e) a APEC foi constituda almejando o estabelecimento de um mercado comum entre os pases membros. 18- A Associao Latino-Americana de Integrao (ALADI) a maior organizao latino-americana voltada para a integrao econmica. Sobre sua atuao neste campo, correto armar que a) a Associao prov um foro de discusso e negociao de temas econmicos comerciais com vistas formao de posies comuns nos foros negociadores internacionais. b) alcana eminentemente temas de poltica comercial como tarifas, classicao de mercadorias, medidas de facilitao do comrcio, salvaguardas, regras de origem e defesa da concorrncia. c) se restringe a prover o marco jurdico para acordos de integrao bilaterais ou sub-regionais e a supervisionar as medidas adotadas pelos pases membros na implementao dos acordos celebrados no marco da Associao em matria de cooperao econmica. d) dene-se em torno da articulao de iniciativas de cooperao nanceira e monetria, de facilitao do comrcio e de apoio aos pases de menor desenvolvimento relativo. e) prov marco jurdico para iniciativas de integrao econmica entre os pases membros e uma rea de preferncias comerciais constituda com base na Preferncia Tarifria Regional e em acordos de alcance parcial e de complementao econmica celebrados entre os pases membros.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

19- As transaes realizadas com o objetivo de mitigar riscos associados utuao de preos de mercadorias ou de ativos nanceiros e que envolvem a comercializao de instrumentos como contratos e ttulos conversveis cujos valores esto vinculados ao valor dos bens ou ativos que lhes deram origem conformam o mercado denominado: a) mercado de swaps. b) mercado futuro. c) mercado a termo. d) mercado de opes. e) mercado de derivativos. 20- Um dado pas de economia aberta e que adota um regime cambial de taxas exveis atravessa um perodo de intenso crescimento econmico, alimentado por vultosos investimentos diretos; a despeito do forte crescimento das importaes, vem acumulando robustos supervits comerciais; em contrapartida, enfrenta um surto inacionrio que leva o Banco Central a promover a gradual elevao das taxas de juros. O cenrio externo marcado pela preponderncia de polticas monetrias expansionistas, juros baixos e por grande liquidez internacional. Considerando os impactos desses fatores sobre o valor da moeda nacional em relao ao dlar norte-americano, correto armar que: a) atuam todos no sentido da valorizao cambial. b) atuam todos no sentido da desvalorizao cambial. c) os fatores externos (polticas monetrias expansionistas, juros baixos e alta liquidez no mercado internacional) concorrem para a desvalorizao cambial. d) os fatores domsticos (supervits comerciais, aumento dos juros, ingresso de investimentos externos) pressionam em favor da desvalorizao do cmbio. e) apenas o aumento das importaes atua no sentido da desvalorizao do cmbio. 21- A recente crise econmica em pases da Zona do Euro colocaram em questo os benefcios da integrao monetria tal como preconizados em formulaes tericas sobre reas monetrias timas. De acordo com tais formulaes, as reas monetrias timas propiciam: a) a reduo de custos de transao e ganhos de ecincia monetria associados utuao cambial. b) a intensicao da integrao econmica regional e maior exibilidade para lidar com choques econmicos internos e externos. c) o aumento da credibilidade da poltica monetria e a reduo da incerteza cambial e da inao. d) a manuteno do poder de paridade de compra com os parceiros da rea e maior autonomia na conduo das polticas de juros. e) a diluio dos efeitos de choques econmicos entre os participantes e menor disponibilidade de instrumentos alternativos de ajuste econmico.

22- No conjunto das instituies que integram o sistema nanceiro internacional, o Banco de Compensaes Internacionais possui condio e funes singulares. Acerca dele, correto armar que a) oferece diversos servios nanceiros aos bancos centrais, a outras instituies monetrias ociais e a instituies nanceiras internacionais voltadas para a gesto de suas reservas e ativos nanceiros internacionais. b) rgo integrante do Sistema Banco Mundial que prov assistncia nanceira sob a forma de emprstimos em condies facilitadas a projetos de desenvolvimento e de infraestrutura, em particular aos pases de menor desenvolvimento relativo. c) organismo multilateral incumbido da promoo da cooperao entre instituies nanceiras pblicas e privadas no plano internacional. d) atua no campo da cooperao monetria, provendo recursos para fundos de estabilizao de reservas internacionais, concedendo emprstimos para a correo de desequilbrios do balano de pagamentos e assessorando os Bancos Centrais em matria de controle de preos. e) desempenha papel central na regulao do mercado internacional de capitais, notadamente no tocante atuao das instituies nanceiras no bancrias e bancos de investimentos. 23- So objetivos prioritrios da atuao do Banco Interamericano de Desenvolvimento: a) promover a cooperao e a integrao econmica regional e aumentar a segurana energtica. b) reduzir a pobreza e as desigualdades sociais, responder aos desaos da mudana climtica, apoiar o desenvolvimento de energias renovveis e promover a sustentabilidade ambiental. c) suprir as necessidades dos pases pequenos e vulnerveis e promover a segurana ambiental. d) promover o desenvolvimento por meio do setor privado, estimular as privatizaes e a desregulamentao das economias. e) promover a liberalizao dos uxos de bens e de capitais na regio e apoiar a reestruturao do mercado nanceiro.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

24- O Clube de Paris atua com o sentido de encontrar solues coordenadas e sustentadas para diculdades de pagamento enfrentadas por pases devedores mediante a reestruturao de dvidas e reestruturao das obrigaes de servios e antecipao de pagamentos. Caracteriza-se por ser um(a) a) organismo internacional integrado pelos centrais dos principais pases credores. bancos

MACROECONOMIA, MICROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO ECONMICO 26- Considere os seguintes dados presentes na Conta de Alocao da Renda do Sistema de Contas Nacionais, em unidades monetrias: Renda Nacional Bruta: 3.175 Excedente Operacional Bruto e Rendimento Misto Bruto (total): 1.336 Remunerao dos Empregados: 1.414 Impostos sobre a Produo e a Importao: 496 Subsdios Produo: 6 Rendas de Propriedades Enviadas ao Resto do Mundo: 83 Com base nessas informaes, correto armar que, em unidades monetrias, as Rendas de Propriedade Recebidas do Resto do Mundo foram iguais a: a) 101. b) 24. c) 18. d) 65. e) 97. 27- Considere os seguintes coecientes de comportamento monetrio: d = (depsitos a vista/meios de pagamentos) c = (papel moeda em poder do pblico/meios de pagamentos) R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depsitos a vista nos bancos comerciais) Considere d = 0,6 e R = c. Ento, para cada unidade a mais de Base Monetria na economia, haver: a) 1,5625 a mais de meios de pagamentos na economia. b) 1,9642 a mais de meios de pagamentos na economia. c) 1,8944 a mais de meios de pagamentos na economia. d) Haver uma diminuio dos meios de pagamentos na economia. e) Nada acontecer com os meios de pagamento na economia, j que R = c. 28- No faz parte da conta de servio do balano de pagamentos as despesas e/ou receitas realizadas entre residentes e no residentes de um pas: a) com corretagens. b) com Royalties e licenas. c) com aluguis de equipamentos. d) com eventos culturais e recreacionais. e) com as aplicaes em fundos de renda xa.

b) organismo internacional integrado pelas principais instituies nanceiras privadas internacionais. c) entidade de natureza informal integrada pelos principais credores ociais. d) frum intergovernamental de dilogo e cooperao em matrias econmicas. e) instituio nanceira privada.

25- As questes relacionadas governana econmica global tm assumido crescente relevncia na agenda internacional. Nesse contexto, o G-20 nanceiro desponta como principal referente para o tratamento de questes relacionadas situao da economia global e reforma das instituies econmicas internacionais. Considerando a atuao do G-20 nesse contexto, assinale a opo correta. a) O G-20 ocupou o lugar do G-08 como principal mecanismo multilateral de cooperao em matrias econmicas e nanceiras em razo de sua maior representatividade e da importncia das economias emergentes no contexto da economia global e para o tratamento da crise nanceira. b) Voltado originalmente para o tratamento de questes comerciais no mbito da Organizao Mundial do Comrcio e da promoo dos interesses das economias emergentes na Rodada de Doha, o G-20 foi alado condio de plataforma institucional para a discusso e a coordenao de medidas voltadas para a superao da crise nanceira global, desencadeada em setembro de 2008. c) Em razo da atual conjuntura econmica internacional, a agenda do G-20, tal como reetida nos encontros de cpula, tem priorizado o tratamento de temas relacionados reforma das instituies nanceiras globais. d) A crise das economias da Zona do Euro forou importante mudana de prioridades do G-20 que se deslocaram de questes vinculadas regulao dos mercados nanceiros para a estabilidade monetria e cambial. e) Os temas mais amplos como a promoo do desenvolvimento econmico, sustentabilidade, gerao de emprego e combate corrupo e dimenses sociais da globalizao no formam parte da agenda do G-20.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

29- Considere os seguintes dados presentes no Sistema de Contas Nacionais em unidades monetrias: Salrios: 681 Contribuies Sociais Diversas: 141 Contribuies Sociais Imputadas: 38 Rendimento Misto Bruto: 201 Rendimento Operacional Bruto: 755 Imposto sobre a Produo e Importao: 335 Para que, em unidades monetrias, o Produto Interno Bruto da Economia seja de 2.147, os subsdios produo e importao e a remunerao dos empregados devero ser (em unidades monetrias) respectivamente: a) 38 e 822. b) 4 e 860. c) 8 e 681. d) zero e 681. e) 22 e 898. 30- Considere que o equilbrio no mercado de bens seja dado pelo seguinte sistema de equaes:

31- Considere o modelo de oferta e demanda por moeda e o modelo keynesiano. Suponha um aumento nos gastos pblicos. Considerando tudo mais constante, correto armar que o aumento dos gastos pblicos provocar a) uma reduo na demanda por moeda. Se a oferta de moeda car estvel, o efeito nal ser a ocorrncia de um equilbrio com taxas de juros mais baixas. b) uma reduo na demanda por moeda, pois tornar os ttulos pblicos mais atrativos. c) um aumento na taxa de juros por resultar em um aumento na base monetria sem alterar a demanda por moeda. d) um aumento na taxa de juros por elevar a demanda por moeda. e) uma queda na demanda por moeda com efeitos nulos sobre a taxa de juros no curto prazo. 32- No modelo de Solow, considere a situao em que a economia encontra-se em um equilbrio com menos capital por trabalhador do que aquele vericado no estado estacionrio dado pela regra de ouro. Suponha que o formulador de poltica econmica altere a taxa de poupana no sentido de alcanar o estado estacionrio dado pela regra de ouro. correto armar que a) nada acontecer com o consumo, j que a economia permanecer no denominado estado estacionrio. b) para atingir o novo equilbrio, o formulador de poltica econmica dever reduzir a taxa de poupana no sentido de estimular o consumo e estimular as empresas a elevar o estoque de capital com base nas expectativas de um maior consumo no futuro. c) no momento em que alterada a taxa de poupana, haver uma forte elevao do consumo por trabalhador. Ser esse efeito que garantir a conduo da economia para o equilbrio timo. d) no momento em que alterada a taxa de poupana, o consumo por trabalhador cair. Ao longo do tempo, entretanto, com a economia sendo conduzida para o novo equilbrio dado pela regra de ouro, esse consumo aumentar at atingir novo patamar, que ser superior ao patamar dado pelo equilbrio anterior. e) haver uma elevao permanente do consumo total e uma queda no estoque de capital por trabalhador na economia.

Y=C+I+G C = C0 + C1.Y I = I0 I1.i G = G0


Em que Y = PIB da economia; C = consumo agregado; I = investimento agregado; G = Gastos do Governo; C0 ,

C1, G0, I0 e I1 so parmetros ou valores positivos, sendo 0 < C0 <1. Considerando essas informaes, podemos
concluir que a inclinao da curva IS ser dada por:

a) - (1 C1)/+I1. b) + (1 C1)/-I1. c) -I1. d) - (1 C1). e) + (1 C1).

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

33- A tabela abaixo descreve alguns pontos da fronteira de possibilidades de produo, tambm conhecida como curva de possibilidades de produo, de um pas hipottico que produz e consome apenas dois bens, denominados bem A e bem B. Quantidade produzida em milhes de unidades ao ano Bem A 0 20 40 60 80 100 Bem B 100 96 84 64 36 0

34- Com relao ao mecanismo de funcionamento de mercado correto armar que a) em se tratando de um bem normal, um aumento na renda dos consumidores levar a uma reduo na quantidade de equilbrio desse bem. b) a curva de demanda de um determinado bem deslocase para a esquerda quanto o preo desse bem aumenta. c) um aumento na renda dos consumidores induz uma reduo nos preos de equilbrio dos bens inferiores. d) todo bem de Giffen um produto importado. e) a posio da curva de oferta de um bem no depende dos preos dos insumos empregados em sua produo. 35- O governo de determinado pas decidiu estabelecer uma quota mxima (limite de quantidade) de importao para um determinado bem que no possui equivalentes nacionais. Pode-se armar que essa poltica a) prejudicar os produtores externos desse bem independentemente das caractersticas da demanda domstica. b) beneciar os produtores externos do bem caso a demanda domstica do mesmo seja inelstica. c) beneciar os produtores externos do bem caso a demanda domstica do mesmo seja elstica. d) prejudicar os produtores externos do bem caso a oferta do mesmo seja inelstica. e) beneciar os consumidores locais.

Suponha que a economia desse pas seja pequena em relao ao resto do mundo, de tal sorte que seu comrcio com outros pases no afete os preos internacionais. Suponha tambm que no haja uxos internacionais de capitais, de modo que a nica forma de um pas nanciar suas importaes atravs de suas receitas de exportaes. Considere uma situao inicial na qual o pas encontra-se fechado ao comrcio internacional, produzindo anualmente 60 milhes de unidades do bem A e 64 milhes de unidades do bem B, o preo internacional do bem A igual a US$ 8 por unidade e o preo internacional do bem B igual a US$ 10 por unidade. Nessas condies, pode-se armar que: a) para aumentar seu consumo dos dois bens, o pas deve especializar-se na produo do bem de maior valor agregado por unidade produzida, exportar parte de sua produo desse bem e importar seu consumo do bem com menor valor agregado por unidade produzida. b) em relao situao inicial, caso reduza a produo do bem B e aumente a produo do bem A, esse pas pode aumentar o consumo dos dois bens, exportando uma parte do que produz do bem A e importando uma parte de seu consumo do bem B. c) em relao situao inicial, esse pas pode aumentar o consumo dos dois bens, especializando-se na produo do bem A, exportando parte dessa produo e importando todo seu consumo do bem B. d) em relao situao inicial, esse pas pode aumentar o consumo dos dois bens, especializando-se na produo do bem B, exportando parte dessa produo e importando todo seu consumo do bem A. e) em relao situao inicial, caso reduza a produo do bem A e aumente a produo do bem B, esse pas pode aumentar o consumo dos dois bens, exportando uma parte do que produz do bem B e importando uma parte de seu consumo do bem A.

36- Considere trs bens denominados bem A, bem B e bem C. Os trs bens so transacionados em mercados em concorrncia perfeita e possuem ofertas independentes, isto , a curva de oferta de cada um desses bens no afetada pelos preos dos outros dois bens. Alm disso, o bem A substituto do bem C e o bem B complementar do bem C. Ento: a) uma reduo no custo de produo do bem C dever levar a uma elevao na quantidade de equilbrio no mercado do bem A e a uma reduo no preo de equilbrio no mercado do bem B. b) uma elevao no custo de produo do bem C dever levar a uma reduo na quantidade de equilbrio no mercado do bem A e a uma elevao no preo de equilbrio no mercado do bem B. c) uma elevao no custo de produo do bem C dever levar a uma elevao no preo de equilbrio no mercado do bem A e a uma reduo na quantidade de equilbrio no mercado do bem B. d) uma reduo no custo de produo do bem C dever levar a uma elevao no preo de equilbrio no mercado do bem A e a uma reduo no preo de equilbrio no mercado do bem B. e) uma reduo no custo de produo do bem C dever levar a uma elevao no preo de equilbrio no mercado do bem A e a uma reduo na quantidade de equilbrio no mercado do bem B.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

Prova 2 - Grupo 2

37- Sobre a regulamentao de um mercado dominado por um monopolista, correto armar que a) caso tenha perfeita informao acerca dos custos do monopolista e da funo de demanda por seu produto, o regulador deve xar o preo mximo como o preo sobre a curva de demanda associado quantidade para a qual o custo marginal de produo igual receita marginal do monopolista. b) apenas polticas de regulao que permitam um aumento no preo do produto do monopolista so capazes de lev-lo a aumentar sua produo. c) caso tenha perfeita informao acerca dos custos do monopolista e da funo de demanda por seu produto, o regulador deve xar o preo mximo correspondente ao ponto de igualdade entre o custo mdio de produo e o preo de demanda. d) caso tenha perfeita informao acerca dos custos do monopolista e da funo de demanda por seu produto, o regulador deve xar o preo mximo correspondente ao ponto de igualdade entre o custo varivel mdio de produo e o preo de demanda. e) possvel que a imposio de um preo mximo ao produto do monopolista induza-o a aumentar a quantidade produzida. 38- Assinale a nica opo correta. a) Um exemplo de externalidade negativa a emisso de dixido de carbono (gs estufa) decorrente da queima de combustveis fsseis em diversas atividades industriais e de transporte e sua consequente contribuio para o aquecimento global. b) Um exemplo de externalidade positiva o aumento no preo do cigarro decorrente de um imposto especco sobre a venda desse produto. c) Os servios mdicos de transplante de rgos constituem um exemplo tpico de um bem pblico, no sentido econmico da palavra. d) A existncia de assimetria de informao leva necessariamente ao fenmeno da seleo adversa. e) De acordo com a denio econmica, um bem pblico um bem provido pelo setor pblico.

39- O ndice de desenvolvimento humano vem sendo utilizado crescentemente, em contraposio com o PIB per capita. , evidentemente, mais abrangente que os indicadores tradicionais, at porque transcende aspectos meramente econmicos e quantitativos. Um dos parmetros para a sua aferio : a) proporo entre a populao com mais de 60 anos e com at 15 anos. b) PIB por habitante, em dlar ponderado pela paridade do poder de compra. c) proporo de analfabetos na populao economicamente ativa. d) taxa anual de desmatamento. e) taxa de matrcula no 10 grau. 40- Ao tratar do desenvolvimento econmico com liberdade, o economista indiano Amarty Sem pretendeu demonstrar, na comparao entre sistemas de economia de mercado e centralmente planicados, fundamentalmente, que a) em ambos os casos, os mesmos resultados so alcanveis. b) os indivduos preferem sistemas de livre escolha, por exemplo, em decises tais como onde trabalhar e o que produzir. c) as pessoas tm o mesmo nvel de satisfao quando podem dispor dos mesmos nveis de consumo para esforos idnticos. d) a liberdade no um meio eciente para denir critrio de desenvolvimento. e) a liberdade econmica pode construir-se sem as demais liberdades. 41- Para uma corrente de economistas, entre os quais despontam nomes como Hirschman e Myrdal, desenvolvimento no se confunde com crescimento: este condio necessria, mas no suciente, para o desenvolvimento. Para os estruturalistas, em particular, entre as caractersticas apontadas como essenciais ao processo de desenvolvimento, cita-se: a) ritmo de expanso econmica, acompanhando o aumento demogrco. b) maior dinamismo do comrcio exterior em relao ao mercado interno. c) aumento da concentrao de renda para possibilitar um crescimento econmico mais acelerado. d) maior especializao da economia em torno dos setores de expanso mais rpida. e) progresso tecnolgico como fator progressivamente endgeno.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

10

Prova 2 - Grupo 2

42- A composio orgnica do capital, segundo Marx, resulta de uma relao entre o capital constante e o capital varivel. Considere que: Y(b) = valor bruto da produo Y(l) = valor lquido da produo C = capital constante V = capital varivel q = composio orgnica do capital M = mais-valia M* = taxa de explorao (da mais-valia) Segundo a viso marxista, assinale a equao correta. a) Y(l) = Y(b) C b) M* = M/C c) q = (C + V)/C d) M = M* / V e) C + M = Y(b) + V 43- W. W. Rostow, ao descrever as suas etapas do desenvolvimento econmico, referindo-se s mudanas no econmicas entre as pr-condies para o arranco, apontou o nacionalismo reativo que teria provocado um duplo efeito-demonstrao nas regies coloniais do hemisfrio sul. O conjunto de circunstncias relevantes, nesse contexto, permitiu a) a instituio de um sistema descentralizado de tributos. b) que os nativos continuassem a exercer atividades econmicas exclusivamente tradicionais para facilitar as exportaes da metrpole. c) a expanso dos mercados urbanos locais. d) a concentrao dos servios modernos. e) que habitantes da metrpole viessem estudar na colnia. 44- Ao discorrer sobre as conexes fundamentais entre subdesenvolvimento e dependncia, Celso Furtado, em sua obra clssica O Mito do Desenvolvimento Econmico, arma, entre outras coisas, que a) a industrializao de um pas perifrico tende a tomar a forma de manufatura local daqueles bens de consumo que j eram previamente produzidos artesanalmente. b) aumentar o consumo das massas signica difundir o uso de novos produtos, j na fase de rendimentos decrescentes nos pases cntricos. c) a dependncia caracterizada por padres de consumo modelados do exterior exigiu, na primeira fase de expanso do sistema capitalista, signicativos investimentos estrangeiros diretos. d) existe uma estreita correlao entre o grau de diversicao de uma cesta de bens de consumo, de um lado, e o nvel da dotao de capital por pessoa empregada e a complexidade da tecnologia, de outro. e) o fenmeno da dependncia, manifestado inicialmente pela imposio externa de padres de consumo, s se tornou possvel pela acumulao de dcits substanciais no comrcio exterior.
Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012 11

45- As contas externas brasileiras apresentam grandes desaos para os prximos anos e tm sido objeto de intensos debates. A respeito da situao atual e perspectivas a curto e mdio prazo, assinale a opo correta. a) Apesar da queda da participao dos produtos industrializados em nossas exportaes, os produtos de alta e de mdia-alta tecnologia vm aumentando sua participao. b) As importaes tendem a crescer com a retomada da atividade econmica interna e a revalorizao do dlar. c) O crescimento da economia mundial, associado queda no preo das commodities, refora a perspectiva de aumento de nossos saldos comerciais. d) A queda da SELIC e a tributao de aplicaes especulativas de curto prazo devem reduzir a atratividade para os capitais externos ociosos responsveis pela alta liquidez do mercado nanceiro internacional. e) O aumento nos juros da dvida externa tm sido compensados com a reduo nas remessas de lucros, fator associado entrada de investimentos diretos.

Prova 2 - Grupo 2

CONTABILIDADE NACIONAL 46- Com base nas identidades contbeis do Sistema Nacional de Contabilidade, incorreto armar que: a) para uma economia aberta e com o governo, a conta de distribuio secundria da renda explicita a segunda fase do processo de distribuio da renda, discriminando os recebimentos e os pagamentos de transferncias de renda com o resto do mundo. b) em uma economia aberta e com o governo, um dcit em transao corrente do balano de pagamentos de um pas est diretamente associado a uma poupana externa negativa. c) em uma economia fechada e com o governo, os investimentos privados e pblicos e os gastos correntes das administraes pblicas devem ser nanciados pela poupana privada e pelas receitas lquidas do governo. d) em uma economia fechada e com o governo, mesmo que exista poupana pblica positiva, existir dcit oramentrio toda vez que a poupana pblica for inferior ao investimento pblico. e) em uma economia aberta, a absoro domstica coincidir com o produto interno da economia independente do saldo dos balanos comercial e de servios. 47- Com as informaes retiradas no Sistema de Contas Nacionais, listadas abaixo, possvel obter os valores do Produto Interno Bruto (PIB) e da Renda Nacional Bruta (RNB) de um determinado Pas.
Operaes e Saldos Excedente operacional Bruto inclusive rendimento de autnomo Impostos sobre a produo e de importao Subsdios produo Consumo Intermedirio Renda de propriedades enviadas ao Resto do Mundo Renda de propriedades recebidas do Resto do Mundo Transferncia de capital recebida do Resto do Mundo Remunerao dos empregados residentes e no residentes 1.180,00 200,00 80,00 700,00 600,00 300,00 100,00 500,00

48- Exemplicamos, abaixo, os dados monetrios consolidados de uma economia hipottica, ano de 2009, que compem a Tabela de Recursos e Usos.
Descrio Valor da produo das atividades Imposto sobre importao Imposto sobre produtos industrializados Imposto sobre circulao de mercadorias Imposto sobre a folha de pagamento Importao Exportao Margem de Transporte apurada para a economia Margem de Comrcio apurada para a economia Valor Monetrio $ 37.500,00 4.000,00 2.000,00 1.800,00 1.000,00 3.500,00 4.500,00 2.500,00 1.600,00

Com base nessas informaes, podemos armar que os valores da Oferta Total da Economia a preos bsicos e a preos de consumidor so, respectivamente: a) 41.000,00 b) 45.500,00 c) 41.000,00 d) 38.500,00 e) 45.500,00 e e e e e 52.900,00. 51.300,00. 48.800,00. 53.900,00. 52.900,00.

49- Assinale a armativa incorreta. a) Em domiclios ocupados por seus proprietrios, so imputados valores de aluguel equivalentes aos valores exercidos no mercado para compor a atividade aluguel de imveis nas tabelas de recursos e usos. b) Pagamentos de salrios e outras remuneraes dos funcionrios pblicos, assim como gastos com bens e servios do governo, entram no clculo da renda nacional. c) Servios pessoais e domsticos tais como preparo de refeies, educao e cuidados com as crianas, limpeza e as reparaes e manuteno dos bens de consumo durveis e habitao , realizados por membros da famlia para seu prprio consumo nal, so excludos da medio da produo. d) Com o objetivo de realizar a transformao das importaes medidas a preos CIF para preos FOB, foi criada uma coluna de Ajuste CIF/FOB na Tabela de Recursos e Usos. e) Ao comprar um automvel usado em uma revendedora, o consumidor est contribuindo para elevar o Produto Interno Bruto (PIB), uma vez que representa um aumento do consumo de bens durveis.

correto armar que os valores do PIB e da RNB so, respectivamente, iguais a: a) PIB = 2.500,00 b) PIB = 1.960,00 c) PIB = 1.800,00 d) PIB = 1.880,00 e) PIB = 1.960,00 e e e e e RNB = 2.200,00. RNB = 1.760,00. RNB = 1.500,00. RNB = 1.600,00. RNB = 1.660,00.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

12

Prova 2 - Grupo 2

50- Um Analista de Comrcio Exterior inicia um estudo para vericar o valor monetrio da Poupana Bruta do Pas X, no ano de 2011. Para realizar esse estudo, o Analista retira do Sistema de Contas Nacionais do Pas X os seguintes elementos das Contas Econmicas Integradas (CEI) e os respectivos valores monetrios, apresentados abaixo:
Formao Bruta de Capital Fixo Transferncias de Capital enviadas ao Resto do Mundo Exportao de bens e servios Variao de Estoque Transferncia de Capital recebida do Resto do Mundo Capacidade (+) Necessidade (-) de Financiamento $ 400,00

52- Em uma economia hipottica, so analisados 4 setores institucionais. O quadro abaixo apresenta algumas informaes retiradas das Contas Econmicas Integradas dessa economia.
Renda Disponvel Bruta 122.000,00 14.000,00 670.000,00 940.000,00 Poupana Bruta 122.000,00 7.000,00 79.000,00 150.000,00

Setor Institucional Empresas no-nanceiras

$ $

50,00 Empresas nanceiras 80,00 Famlias Total da Economia

$ 200,00 $ 150,00 $ -800,00

Considerando que o quarto setor institucional dessa economia hipottica constitudo pelas administraes pblicas, correto armar que: a) o dcit corrente das Administraes Pblicas 48.000,00. b) o setor institucional das Administraes Pblicas responsvel por 20% das despesas de consumo nal da economia. c) a despesa de consumo nal das Administraes Pblicas decitria em 48.000,00. d) a despesa de consumo nal supera a renda disponvel bruta das Administraes Pblicas em 58.000,00. e) nenhum setor institucional possui um valor de despesa de consumo nal maior do que o setor institucional das Administraes Pblicas. 53- A partir das denies da Matriz de Fluxo de Fundos, so denidas as seguintes variveis: PB = Poupana Bruta FBCF = Formao Bruta de Capital Fixo VE = Variao de Estoque ALAF = Aquisio de Ativos Financeiros VLP = Variao Lquida de Passivos DE = Discrepncia Estatstica Com base nessas denies e na estrutura da conta uxo de fundo, e assumindo que a Poupana = Investimento, correto armar que: a) PB + VLP = FBCF + VE + ALAF + DE. b) PB + ALAF = FBCF + VE + DE. c) PB - VLP = FBCF + VE - ALAF + DE. d) PB = FBCF + VE +VLP + DE. e) PB - FBCF - VE = ALAF + DE.

Aps esse levantamento, o Analista de Comrcio Exterior poder armar que a Poupana Bruta no Pas X, em 2011, foi de: a) $ 0,00 (zero). b) $ 1.500,00. c) $ 1.300,00. d) $ 1.220,00. e) $ 220,00. 51- Os agregados do Sistema de Contas Nacionais so indicadores de sntese e grandezas-chave para os objetivos da anlise macroeconmica e para comparaes no espao e no tempo. De acordo com o conceito de agregados adotado pelo IBGE, apresentado nas Contas Econmicas Integradas para uma economia aberta, correto armar que: a) a Demanda Total da Economia igual ao somatrio do consumo intermedirio, da despesa de consumo nal, da formao bruta de capital xo, da variao de estoque, das exportaes de bens e servios menos o valor das importaes de bens e servios. b) o Produto Interno Bruto medido pela tica da renda igual remunerao dos empregados mais o total dos impostos (lquidos de subsdios) sobre a produo e importao mais o rendimento misto bruto mais o excedente operacional bruto. c) a Renda Nacional Bruta igual ao PIB menos as rendas primrias a pagar, lquidas das rendas primrias a receber, das unidades no residentes (Resto do Mundo). d) o Saldo do Balano de Pagamentos em transao corrente igual ao saldo externo da conta de operaes correntes com o Resto do Mundo registrado com o sinal trocado. e) o Produto Interno Bruto medido pela tica da produo igual ao valor da produo menos o consumo intermedirio mais os impostos, lquidos de subsdios, sobre produtos no includos no valor da produo.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

13

Prova 2 - Grupo 2

54- Os dados extrados do balano de pagamentos de uma economia hipottica, expressos em milhes de reais em 2003, esto apresentados no quadro abaixo.
Dcit no balano de transaes correntes $ 1.200,00 Supervit em transferncias unilaterais $ correntes Dcit no Balano de Rendas Supervit Balano de Servios Exportaes de Mercadorias (FOB) $ $ $ 200,00 800,00 700,00 600,00

56- Existe um patrimnio de recursos naturais fundamental ao funcionamento do sistema econmico que simplesmente ignorado pela metodologia do Sistema de Contas Nacionais (SCN) convencional que o considera um sistema isolado. Diante dessa constatao, marque a armativa incorreta. a) Pela metodologia do SCN, o valor adicionado da extrao de um recurso natural no renovvel por um pas, em um determinado ano, computado como a diferena entre a receita das vendas do recurso, menos o custo de sua extrao. b) O valor intrnseco de um recurso natural no renovvel computado pelo SCN atual. c) O SCN falha ao ignorar os impactos da devoluo ao meio ambiente dos rejeitos produzidos pelo sistema econmico e ao no tomar em conta os impactos e os custos da degradao ambiental gerada pelo sistema econmico. d) O Produto Interno Lquido obtido deduzindo do Produto Interno Bruto as informaes relativas ao desgaste do estoque de capital produzido na economia em um determinado ano, sem considerar o valor de depleo (depreciao) do capital natural. e) Uma das propostas do SCN trabalhar com um conceito mais amplo de capital de forma a abranger o capital natural, permitindo a apurao de indicador como o Produto Interno Lquido Ajustado Ambientalmente. 57- Em uma economia hipottica, foram acompanhados os preos e quantidades de seus produtos no momento t0 e t1. A partir dessas informaes de preos e quantidades foram obtidos os seguintes somatrios: p0q0 = 50
decimais)

A partir dessas informaes, um analista econmico apurou que o valor das importaes de bens e servios (FOB), em milhes de reais, realizado pela economia hipottica foi de: a) $ b) $ 600,00. 300,00.

c) $ 1.100,00. d) $ 1.500,00. e) $ 500,00.

55- Marque a opo que possui a armativa incorreta. a) A relao entre os insumos consumidos em cada atividade e a produo total dessa atividade, denominado coeciente tcnico da produo na proposta do modelo de insumo produto de Leontief, constante. b) Os forward linkages so interpretados como sendo o aumento total na produo de todos os setores quando h um aumento unitrio pela demanda nal da atividade i. c) O deator implcito do PIB representa a variao de preos mais abrangente na economia, pois sintetiza uma medida de preos de todos os bens e servios produzidos. d) A comparao de medidas de PIB entre pases deve ser feita escolhendo a moeda de um pas como padro e aplicando a taxa de cmbio mdia do ano s estimativas de outros pases em detrimento do uso do ndice de Poder de Paridade de Compra das moedas. e) Os indicadores de longevidade, educao e renda per capita compem a dimenso de desenvolvimento humano do ndice de Desenvolvimento Humano (IDH).

p1q1 = 220

p0q1 = 120

p1q0 = 160

Para o perodo t = 1, correto armar que o (use duas

a) ndice de Paasche de quantidade igual a 1,83. b) ndice de Fischer de quantidade igual a 2,42. c) ndice de Paasche de preo igual a 1,38. d) ndice de Laspeyres de preo igual a 3,20. e) ndice de Fischer de preo igual a 1,82.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

14

Prova 2 - Grupo 2

58- Uma das preocupaes de um analista econmico reside na necessidade de comparar informaes intertemporais. A seguir, apresentada uma srie de valores correntes da Demanda Total da economia Alfa. Para proceder anlise dessas informaes, foi solicitada ao analista econmico a transformao de toda srie para valores reais de 2003, utilizando o deator implcito do PIB.
Ano 2001 2002 2003 2004 ndice: Deator Implcito do PIB Base 2000 = 100 1,2 1,3 *** *** Base 2002 = 100 *** *** 1,4 1,3 Valor Corrente da Demanda Total 100 120 130 120

Assinale a opo de valores reais de 2003 da demanda total (sem casa decimal) que est correta. a) (Ano 2001 = 152) (Ano 2002 = 158) b) (Ano 2002 = 168) (Ano 2004 = 129) c) (Ano 2001 = 157) (Ano 2002 = 178) d) (Ano 2002 = 168) (Ano 2004 = 125) e) (Ano 2003 = 130) (Ano 2004 = 125) 59- Quando o objeto do analista for avaliar o crescimento da economia de um pas ao longo do tempo, a melhor medida : a) PIB nominal a preos do consumidor. b) PIB corrente a preos de mercado. c) PIB nominal a preos de mercado. d) PIB real a preos do consumidor. e) PIB corrente a preos bsicos.

60- A partir da matriz de insumo produto tipo Leontief do Pas Omega, composta por 2 setores de atividades, foi obtida a matriz [I A]-1 dos requisitos diretos e indiretos por unidade de demanda nal, apresentada a seguir: Matriz [I A]-1 Setor A Setor I Setor A 1,5 1,0 Setor I 1,5 5,0

Considerando a demanda do Setor A igual a 10 e a do Setor I igual a 70, podemos armar que os Valores Brutos da Produo do Setor A e do Setor I sero iguais a: a) Setor A = 120, b) Setor A = 140, c) Setor A = 360, d) Setor A = 320, e) Setor A = 160, Setor I = 360. Setor I = 320. Setor I = 120. Setor I = 140. Setor I = 340.

Concurso Pblico: Analista de Comrcio Exterior - ACE/MDIC-2012

15

Prova 2 - Grupo 2

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

You might also like